• Nenhum resultado encontrado

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (RECUPERAÇÃO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (RECUPERAÇÃO)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SEMANA 18

Componente Curricular: História Ano de escolaridade: 8° ano Ensino Fundamental

Período: 28/06 a 03/07/2021

Número de aulas: 04 aulas Carga horária: 03h20min INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (RECUPERAÇÃO)

ALUNO:____________________________________________________________________________ UNIDADE TEMÁTICA: Os processos de independência nas Américas.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Os caminhos até a independência do Brasil.

HABILIDADE: (EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.

FORMAS DE GOVERNO

As Formas de Governo consistem na política de governança adotada na organização das nações.

Trata-se de um tema complexo que se altera ao longo dos anos à medida que os Estados passam a expandir regimes e sistemas de acordo com as tendências sociais.

O primeiro estudioso a refletir acerca da complexidade do governo foi Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) - filósofo grego que se dedicou à Metafísica, Ética e ao Estado e em sua obra “A Política“ analisa os regimes políticos, bem como as suas formas.

SEGUNDO ARISTÓTELES

Aristóteles descreve o governo com critérios de justiça e objetivos que visam o bem comum. Assim, classifica as formas de governo mediante o número e o poder dado ao(s) governante(s).

Segundo Aristóteles era legítimas, puras - porque visavam o interesse comum - as seguintes formas de governo:

Monarquia - Rei tem poder supremo

Aristocracia - Alguns nobres detém o poder

Democracia ou Politeia - Povo detém o controle político

Por sua vez, eram ilegítimas - porque visavam interesse próprio - as seguintes formas que deturpavam a concepção de governo do filósofo - as chamadas formas legítimas citadas acima - corrompendo, assim, a sua essência política:

Tirania - Poder supremo obtido de forma corrupta

Oligarquia - Poder detido por um grupo que o exerce de forma injusta Demagogia ou Olocracia - Poder exercido por facções populares

Depois de Aristóteles muitos outros estudos abordaram este assunto, resultando em formas de governo diferentes, tal como as que Maquiavel considerou: República e Principado.

Monarquia e República

Monarquia e República são as duas formas de governo que predominam atualmente.

Na Monarquia o poder é exercido pelo rei, que é sucedido por descendência. Nessa forma de governo não existe limite temporal, de modo que o seu governante - o monarca - exerce o cargo até a sua morte ou abdicação.

A Monarquia pode ser Absoluta ou Constitucional. Na primeira, o poder é ilimitado, absoluto conforme sugere sua denominação.

Quanto à Monarquia Constitucional - também chamada de Monarquia Parlamentarista - o governo é exercido pelo cargo do primeiro-ministro.

No que respeita à República o poder é exercido por um presidente - no caso do presidencialismo - ou primeiro-ministro - no caso do Parlamentarismo - eleito por meio de eleições diretas (diretamente por voto popular) ou indiretas (por representantes escolhidos pelo povo, que compõem o chamado colégio eleitoral). Tanto as funções do presidente como a do primeiro-ministro são desempenhadas por um prazo determinado.

(2)

PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO O Presidencialismo e o Parlamentarismo são os principais tipos de Democracia.

No Presidencialismo o presidente tem poderes executivos e desempenha os cargos de Chefe de Estado (representa a nação num âmbito internacional) e de Chefe de Governo (administra internamente a nação). No Parlamentarismo, por sua vez, o Chefe de Governo é chamado de primeiro-ministro, todavia os poderes estão a cargo dos Parlamentares (deputados).

PELO MUNDO

O estudo e a reflexão sobre essa matéria fez com que ela se expandisse, de modo que atualmente são adotados pelo mundo diferentes regimes e sistemas políticos. Vejamos:

Arábia Saudita - Monarquia Absoluta - Teocracia China - República Popular

Estados Unidos da América - República Presidencialista Japão - Monarquia Constitucional

Líbia - República Parlamentarista Reino Unido - Monarquia Constitucional

NO BRASIL

Entre 1882 e 1889 o Brasil passou pelo período monárquico. Posteriormente, com o golpe de 15 de Novembro de 1889, a forma de governo em vigor é a República Presidencialista.

Entre 1961 e 1963 a forma de governo no nosso país foi o Parlamentarismo.

No dia 15 de Novembro é recordada a data histórica da proclamação da república no nosso país, cujo primeiro presidente foi o Marechal Deodoro da Fonseca.

Dísponivel em://www.todamateria.com.br

ATIVIDADES

01)A imagem a abaixo se refere ao voto do cabresto, faça uma análise, tendo em vista as campanhas eleitorais da atualidade,e descreva abaixo as semelhanças e diferenças encontradas .Na sua opinião hoje em dia ainda existe voto cabresto?Por quê?

Dísponivelem/guiadoestudante,com.br

_________________________________________________________________________________ ____ _________________________________________________________________________________ ___ _________________________________________________________________________________ ___ 02) A seguinte forma de governo, onde o poder supremo é obtido de forma corrupta,pode ser denominada de ?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 03) Segundo o texto quais são as duas formas de governo que predomina atualmente?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(3)

04) Explique a frase:

"Apesar de o Brasil ter se tornado independente pouca coisa mudou no nosso país."

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ____ 05) Qual a forma de governo vigorou entre 1961 e 1963 no nosso país ?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 06) Agora relacione o sistema de governo a quem o exerce.

(A) Presidente. ( ) Monarquia. (B) Imperador . ( ) República.

07) Citado no texto com os principais tipos de Democracia:

a)__________________________o presidente tem poderes executivos e desempenha os cargos de Chefe de Estado (representa a nação num âmbito internacional) e de Chefe de Governo (administra internamente a nação).

b)___________________________, por sua vez, o Chefe de Governo é chamado de primeiro-ministro, todavia os poderes estão a cargo dos Parlamentares (deputados).

SEMANA 19

Componente Curricular: História

Ano de escolaridade: 8° ano Ensino Fundamental Período: 05/07 a 09/07/2021

Número de aulas: 03 aulas Carga horária: 02h30min INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (RECUPERAÇÃO)

ALUNO:____________________________________________________________________________ UNIDADE TEMÁTICA: Os processos de independência nas Américas.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Os caminhos até a independência do Brasil.

HABILIDADE: (EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

(4)

CAUSAS DA INDEPENDÊNCIA

A independência do Brasil foi declarada em 1822 e esse acontecimento está diretamente relacionado com eventos que foram iniciados em 1808, ano em que a família real portuguesa, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, mudou-se para o Brasil.

A chegada da família real no Brasil ocasionou uma série de mudanças que contribuiu para o desenvolvimento comercial, econômico e, em última instância, possibilitou a independência do Brasil. Além disso, o Brasil experimentou, em seus centros, um grande desenvolvimento resultado de uma série de medidas implementadas por D. João VI, rei de Portugal.

Instalado no Rio de Janeiro, o rei português autorizou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, permitiu o comércio entre os brasileiros e os ingleses como medidas de destaque no âmbito econômico. Outras medidas de destaque são destacadas pelo jornalista Chico Castro:

“Tomou providências, um ano após a sua chegada, para que houvesse interesse pela educação e literatura brasileiras no ensino público, abrindo vagas para professores. Instalou na Bahia uma loteria para arrecadar fundos em favor da conclusão das obras do teatro da cidade; mandou estabelecer em Pernambuco a cadeira de Cálculo Integral, Mecânica e Hidromecânica e um curso de Matemática para os estudantes de Artilharia e Engenharia da capitania; isentou do pagamento de direitos de entrada em alfândegas brasileiras de matérias-primas a serem manufaturadas em qualquer província e criou, pela primeira vez no país, um curso regular de língua inglesa na Academia Militar do Rio de Janeiro”|1|.

Essas e outras medidas que foram tomadas pelo rei português demonstravam uma clara intenção de modernizar o país como parte de uma proposta que fizesse o Brasil deixar de ser apenas uma colônia portuguesa, tornando-se, de fato, parte integrante do Reino de Portugal. Isso foi confirmado quando, em 16 de dezembro de 1815, D. João VI decretou a elevação do Brasil para parte do Reino Unido.

Isso, na prática, significou que o Brasil deixava de ser uma colônia e transformava-se em parte integrante do Reino português, que agora passava a ser chamado de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Essa medida era importante para o Brasil e, segundo as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling, a medida tinha como objetivo principal evitar que o Brasil seguisse pelo caminho da fragmentação revolucionária – como havia acontecido na relação entre EUA e Inglaterra.

GUERRA DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Diferentemente do que muitos acreditam a independência do Brasil não foi pacífica. Com a declaração da independência, uma série de regiões no Brasil demonstrou sua insatisfação e rebelou-se contra o processo de independência. Eram movimentos “não adesistas”, isto é, movimentos que eclodiram nas províncias que não aderiram ao processo de independência e que se mantiveram leais a Portugal.

Os quatro grandes centros da resistência contra a independência do Brasil aconteceram nas seguintes províncias:

Pará, Bahia, Maranhão e Cisplatina (atual Uruguai).

 Entre as consequências do processo de independência do Brasil, podem ser mencionados:  Surgimento do Brasil enquanto nação independente;

 Construção da nacionalidade “brasileira”;

 Estabelecimento de uma monarquia nas Américas (a única no continente junto da haitiana e mexicana);

 Endividamento do Brasil por meio de um pagamento de 2 milhões de libras como indenização aos portugueses.

SILVA, Daniel Neves. "Independência do Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/independencia-brasil.htm. Acesso em 13 de junho de 2021.

ATIVIDADES

01) Com base no texto responda.

A chegada da família real no Brasil ocasionou uma série de mudanças que contribuiram para?

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 02 ) Cite 3 Consequências da independência do Brasil?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

(5)

Segundo seu entendimento, o processo de independência do Brasil foi pacífico? Explique. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 03) Quais as províncias, que foram contra a independência do Brasil?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 04) O Brasil experimentou, em seus centros, um grande desenvolvimento resultado de uma série de medidas implementadas por D. João VI, rei de Portugal. Cite pelo menos 3 medidas .

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ SEMANA 20

Componente Curricular: História

Ano de escolaridade: 8° ano Ensino Fundamental Período: 12/07/2021 a 16/07/2021

Número de aulas: 03 aulas Carga horária: 2h30min

ALUNO:______________________________________________________________________________ UNIDADE TEMÁTICA: Os processos de independência nas Américas.

Enfretamento ao Coronavírus.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Os caminhos até a independência do Brasil. Prevenção e combate ao Coronvírus.

HABILIDADE: (EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.

INFORMATIVO

A prefeitura municipal de Mutum Minas Geral dispõe sobre novas medidas para enfrentamento da situação de emergência e calamidade pública decorrente do coronavírus, onda roxa e dá outras providências. E toma medidas emergenciais como o decreto abaixo, que pode ser encotrado na página da Prefeitura Municipal de Mutum. Decreto Nº 5920 de 18 de Maio de 2021

Dísponivelem/https://saude.abril.com.br

CORONAVÍRUS

O coronavírus é um novo vírus contagioso e ainda há muito a ser descoberto sobre ele. Ao contrário daqueles que causam a gripe comum, não há pré-imunidade conhecida, vacina ou tratamento específico e presume-se que todas as pessoas sejam suscetíveis a ele. Médicos Sem Fronteiras (MSF) está muito preocupada com como a pandemia do Covid-19 afetará a população de países com sistemas de saúde já frágeis. A sobrecarga dos sistemas de saúde vem se mostrando um dos maiores impactos da nova doença, mesmo em países com estruturas médicas robustas. Em países com estruturas fragilizadas por falta de investimento ou conflitos, como as regiões em que MSF atua, o peso sobre as equipes e instalações médicas pode ter resultados ainda mais devastadores.

CAUSA

Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV).

(6)

identificada anteriormente em seres humanos. PREVENÇÃO

As principais recomendações para impedir a propagação do vírus incluem lavagem regular das mãos; cobrir boca e nariz com a parte interna do cotovelo ou com lenço descartável ao tossir e espirrar; e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas gripais.

SINTOMAS

Sinais comuns da infecção incluem febre e tosse seca e, em menor proporção, sintomas respiratórios, dores no corpo e incômodo na garganta. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal. Cerca de 80% se recuperam sem precisar de tratamento especial e 1 em cada 6 pessoas que contraem o coronavírus fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. Pessoas idosas e que têm problemas crônicos, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver a forma grave da doença. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar orientação médica.

TRATAMENTO

Não há nenhum tratamento específico com medicamentos antivirais para o coronavírus. O tratamento se baseia no alívio dos sintomas.

Dísponivelem/https://saude.abril.com.br

ATIVIDADES

Agora que você já conhece o mundo dos vírus, vamos descobrir quem é esse tal de Coronavírus. 01)Escreva abaixo como o Coronavírus se propaga?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 02) Cite pelo menos 3 formas de evitar a propagação e contaminação pelo

vírus.

____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 03) Agora, tente explicar com suas palavras, o que você acha que significa

pandemia._____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

A VINDA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA PARA O BRASIL

(7)

A vinda da família real portuguesa para o Brasil ocorreu em 28 de novembro de 1807 e a comitiva aportou no Brasil em 22 de janeiro de 1808.

O refúgio no Brasil foi uma manobra inédita do Príncipe-Regente, D. João, para garantir que Portugal continuasse independente quando foi ameaçado de invasão por Napoleão Bonaparte.

Para garantir o êxito da transferência, o reino de Portugal teve apoio da Inglaterra, que também auxiliou na expulsão das tropas napoleônicas.

POR QUE A FAMÍLIA REAL VEIO PARA O BRASIL?

Em 1806, Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental determinando que os países europeus fechassem os portos para os navios da Inglaterra.

Enquanto isso negociou secretamente o Tratado de Fontainebleau (1807) com os espanhóis que

permitiria os franceses atravessar a Espanha para invadir Portugal. Em troca, o reino espanhol poderia se apoderar de um pedaço do território português.

Portugal não aderiu ao bloqueio continental devido à longa aliança política e comercial com os ingleses e, por este motivo, Napoleão ordenou a conquista, ocorrida em novembro de 1807. Antes disso, em 22 de outubro de 1807, o príncipe regente D. João e o rei da Inglaterra Jorge III (1738-1820) assinaram uma convenção secreta que transferia a sede monárquica de Portugal para

O BRASIL.

Neste mesmo documento, ficava estabelecido que as tropas britânicas se instalariam na ilha da Madeira temporariamente. Por sua parte, o governo português comprometeu-se em assinar um tratado comercial com a Inglaterra após fixar-se no Brasil. O príncipe regente, Dom João, determinou que toda a família real seria transferida para o Brasil. Também viajariam os ministros e empregados, totalizando 15,7 mil pessoas que representavam 2% da população portuguesa. Atualmente, estes números estão sendo revistos, pois muitos historiadores consideram a cifra exagerada.

EMBARQUE

Foram necessárias oito naus, três fragatas, três brigues e duas escunas para o transporte. Outros 4 navios da esquadra britânica acompanhavam a corte. Além das pessoas, foram embarcados no dia 28 de novembro de 1807, móveis, documentos, dinheiro, obras de arte e a real biblioteca. Aos que ficaram, lhes foi aconselhado receber de maneira pacífica os invasores para evitar derramamento de sangue. O general Junot (1771-1813), comandante da invasão, ficou em Lisboa até agosto de 1808 quando foi derrotado pelos ingleses. A partir daí, Portugal era governado pelo Conselho de Regência integrado por fidalgos do reino.

TRAVESSIA

A viagem ocorreu em condições insalubres e durou 54 dias até Salvador (BA), onde desembarcou no dia 22 de janeiro de 1808. Na capital baiana foram recebidos com festas e ali permaneceram por mais de um mês. No período em que esteve na Bahia, o Príncipe Regente assinou o Tratado de Abertura dos Portos às Nações Amigas e criou a Escola de Cirurgia da Bahia. No dia 26 de fevereiro, a corte partiu para o Rio de Janeiro, que seria declarada capital do Império. A chegada no Rio de Janeiro ocorreu em 7 de março de 1808. Havia poucos alojamentos disponíveis para acomodar a comitiva palaciana e muitas residências foram solicitadas para recebê-los. As casas que eram escolhidas pelos nobres recebiam em sua fachada a inscrição P.R., que significava "Príncipe Regente" e indicava a saída dos moradores para disponibilizar o imóvel. No entanto, a população interpretou a sigla, ironicamente, como "Ponha-se na Rua".Consequências Quartéis e conventos também foram usados para acomodar a corte. A mudança da Família Real e sua comitiva contribuiu para significativas mudanças no Rio de Janeiro, pois foram realizados melhoramentos e levantados novos edifícios públicos. O mesmo ocorreu com o mobiliário e a moda. Com a abertura dos portos, o comércio foi diversificado, passando a oferecer serviços como o de cabeleireiros, chapeleiros, modistas. D. João também abriu a Imprensa Régia, de onde surgiu a Gazeta do Rio de Janeiro. Foram criadas a Academia da Marinha, a Academia Militar, o Jardim Botânico, a Real Fábrica de Pólvora, Laboratório Químico-Prático, etc.

A CARTA RÉGIA DE 1808

A primeira grande medida tomada por D. João VI, assim que chegou ao Brasil, foi promover a abertura dos portos brasileiros para as “nações amigas”, o que na prática significava apenas a Inglaterra – grande aliado e parceiro econômico de Portugal. Com essa medida, Portugal colocava fim ao exclusivo colonial e dava permissão aos comerciantes e grandes proprietários brasileiros para comercializar seus produtos diretamente com os ingleses. Esse acordo pôs fim ao Pacto Colonial e cumpriu com o acordo feito com os ingleses. Tratado de Aliança e Amizade, de Comércio e Navegação A fim de estreitar os laços comerciais e políticos com os ingleses, Dom João assina, em 1810, o Tratado de Aliança e Amizade, de Comércio e Navegação com o Reino Unido.

(8)

• O direito da extraterritorialidade. Isto permitia aos súditos ingleses que cometesse crimes em domínios portugueses serem processados por magistrados ingleses, segundo a lei inglesa;

• A permissão para construir cemitérios e templos protestantes;

• A segurança de que a Inquisição não seria implantada no Brasil e, desta maneira, os protestantes não seriam incomodados;

• Vantagens comerciais. O imposto de importação de produtos ingleses seria de 15%, ou seja, os produtos portugueses, 16%, e os demais países, 24% em nossas alfândegas.

• O compromisso do fim do tráfico negreiro em vistas da abolição da escravidão.

A transferência da corte também gerou insatisfação em muitos colonos. A presença de milhares de pessoas da aristocracia portuguesa causou descontentamento entre parte desses colonos, principalmente porque D. João VI passou a distribuir cargos e privilégios para aristocratas portugueses em detrimento das elites locais. Além disso, para financiar os altos gastos da corte portuguesa, o rei impôs uma política de aumento de impostos, o que desagradou a todos na colônia. A principal consequência da vinda da família real para o Brasil foi à aceleração do processo de independência do país. Em 1815, com fim das guerras napoleônicas, o Brasil foi declarado parte do Reino Unido de Portugal e Algarves, deixando de ser uma colônia. Isso foi necessário, pois os dirigentes europeus reunidos no Congresso de Viena não reconheciam a autoridade de Dom João numa simples possessão ultramarina. A permanência da família real foi decisiva para manter a unificação territorial do Brasil, pois reuniu parte da elite e da população em torno à figura do soberano.

https://www.todamateria.com.br/causas-da-independencia-do-brasil/ ACESSO DIA 10/09/2021.

www.todamateria.com.br/a-vinda-da-familia-real-para-o-brasil ACESSO DIA 10/09/2021.

ATIVIDADES 01) Explique o que estabelecia a Carta Régia 1808?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 02) Por que a Família Real veio para o Brasil?

____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 03) A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil tem sido objeto de intensos e calorosos debates na historiografia luso-brasileira. Dentre as novidades implantadas pela chegada da Corte de D. João, estão: I) Maior controle sobre a concessão de sesmarias, via criação da Mesa do Desembargo do Paço do Rio de Janeiro.

II) Fundação do Banco do Brasil

III) Criação da Companhia Geral de Comércio do Grão Pará e Maranhão IV) Criação da Intendência Geral da Polícia

V) Institucionalização do Tribunal da Relação do Rio de Janeiro para julgar as querelas da Província Assinale a alternativa que reune os elementos identificados com a transferência da Corte Portuguesa: a) ( ) I e II, apenas

b) ( ) I, II e III, apenas c) ( )_I,II e IV, apenas d )( ) III, IV e V, apenas

04)Segundo o texto, no período em que esteve na Bahia, o Príncipe Regente,sancionou algumas medidas. Que medidas foram estas?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 05) Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como:

a) Incapacidade dos Braganças de resistirem à pressão da Espanha para impedir a anexação de Portugal. b) Ato desesperado do Príncipe Regente, pressionado pela rainha-mãe, Dona Maria I.

c) Culminância de uma discussão popular sobre a neutralidade de Portugal com relação à guerra anglo-francesa.

d) Execução de um velho projeto de mudança do centro político do Império português, invocado em épocas de crise.

Referências

Documentos relacionados

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino

Ao compreender que a canção pode ser parcialmente entendida como produção relacionada ao gênero poético, tomarei por base as formas com que o gênero se apresenta na

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

4.8 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para o

A metodologia para se desenvolver esse projeto se deu através do levantamento bibliográfico, do estudo da linguagem a ser aplicada no software, do

As comunidades de Actinomycetales apresentaram variações entre as amostras de água de gotejamento e sedimento nas duas cavernas, sendo a água de gotejamento e a caverna

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo