• Nenhum resultado encontrado

IMPACTO DAS ALTERAÇÕES IMPOSTAS PELA RESOLUÇÃO Nº 001/2006-CN NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IMPACTO DAS ALTERAÇÕES IMPOSTAS PELA RESOLUÇÃO Nº 001/2006-CN NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RENATO DE ASSUNÇÃO

IMPACTO DAS ALTERAÇÕES IMPOSTAS PELA

RESOLUÇÃO Nº 001/2006-CN NO PROCESSO

ORÇAMENTÁRIO

Projeto de pesquisa apresentado em cumprimento parcial às exigências do Curso de Especialização em Orçamento Público do Instituto Serzedelo Corrêa, para obtenção do diploma de especialista.

ISC-CEFOR-UNILEGIS

Curso de Especialização em Orçamento Público

Brasília, fevereiro 2008

(2)

TEMA

Avaliação dos resultados decorrentes da aplicação das alterações impostas pela Resolução nº 01/2006-CN no Processo Orçamentário.

DELIMITAÇÃO DO OBJETO

A mais de cinco décadas são envidados esforços no sentido da modernização orçamentária no Brasil. A reorganização econômico-financeira e administativa dos diversos níveis governamentais sempre estiveram entre as principais metas dos governos.

A Constituição Federal de 1988 tratou o tema orçamentário de uma forma muito particular, buscando uma forma de disciplinar não só as leis orçamentárias, como também o processo legislativo a que essas leis deveriam ser submetidas. Assim, regulamentou a tramitação dos projetos de lei: do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.

No período de 1990 a 2006 foram criados diversos dispositivos legais com o objetivo de regular e orientar o Processo Orçamentário no âmbito do Congresso Nacional. Apesar de muitos avanços, ainda haviam diversas falhas que careciam de ordenamento para que houvesse maior transparência e celeridade na apreciação das propostas elaboradas pelo Poder Executivo.

Após anos de discussão no âmbito da Comissão Mista de Orçamentos, foi aprovada, em dezembro de 2006, a Resolção nº 01-CN, cujo objetivo original era o de disciplinar a atuação dos atores, membros da Comissão Mista de Orçamentos, que atuam no Processo Orçamentário, destacando-se os papéis dos relatores setoriais, do relator geral, dos membros dos comitês que integram a Comissão e dos membros indicados pelos partidos para integrarem a CMO.

O teste concreto das alterações propostas pela Resolução nº 01/2006-CN, se deu no exercício de 2007, quando o processo orçamentário para 2008 foi submetido à apreciação do Congresso Nacional sob nova regulamentação que reestruturou a composição da Comissão Mista de Orçamentos e ditou novos ritos de apreciação da peça orçamentária. Essas alterações, mudaram de forma radical alguns importantes componentes políticos do processo orçamentário.

O trabalho a ser desenvolvido, busca respostas aos seguintes questionamentos: Diante das alterações propostas por meio da Resolução 001/2006, houve uma radical inovação no

(3)

processo de apreciação da Lei Orçamentária Anual ? Quais os avanços puderam ser identificados ? Quais as dificuldades foram enfrentadas para compatibilizar e concluir a análise e aprovação do Orçamento Geral da União para 2008 ?

De acordo com as respostas a alcançadas, buscaremos apresentar propostas que possam preencher as lacunas, que porventura sejam encontradas no proceso orçamentário a ser analisado.

OBJETIVOS Objetivo Geral

Apresentar as conseqüências práticas dos efeitos causados pelas novas normas impostas ao Processo Orçamentário decorrentes da aprovação da Resolução nº 01/2006-CN, com abordagem dos avanços alcançados e das dificuldades enfrentadas durante a tramitação da proposta orçamentária no âmbito do Congresso Nacional para ajustes da nova regulamentação. A análise busca apresentar comparativos à tramitação de outros PLOA regulados por instrumentos legais anteriores.

Objetivos Específicos

Comparar os avanços, as dificuldades e os prejuízos resultantes das radicais mudanças impostas pela nova Resolução.

Apresentar propostas de ajustes para solução dos problemas e das falhas evidenciadas durante o processo de apreciação do Orçamento da União de 2008 pelo Congresso Nacional.

JUSTIFICATIVA

O processo de apreciação da Lei Orçamentária para o exercício de 2008, sofreu profundas alterações em relação aos anos anteriores. As significativas mudanças impostas pela nova regulamentação aplicada por meio da Resolução nº 01/2006-CN, trouxe ao processo legislativo do Orçamento Geral da União, um rito diferenciado, com nova formulação e composição da Comissão Mista de Orçamentos.

Os problemas que surgiram ao longo do processo e as soluções dadas a esses problemas não foram suficientes para garantir a total aficácia da nova Resolução, que não conseguiu cumprir totalmente o seu papel disciplinador da análise do Projeto de Lei Orçamentária.

(4)

Tratando-se da primeira experiência à luz da nova regulamentação, caberá a esse estudo, apontar os avanços alcançados e as falhas e omissões identificadas, apresentando sugestões para possível implementação nos processos seguintes.

REVISÃO DE LITERATURA

Por tratar de um tema muito recente, o assunto posssui uma bibliografia extremamente resumida. O material a ser pesquisado deverá se concentar, basicamente, nas entrevistas e na experiência dos atores envolvidos no processo.

Para termos uma abordagem crítica mais qualificada, buscaremos a experiência de anos anteriores e do processo mais recente, com técnicos e legisladores de diferentes correntes de pensamento e de posicionamento político diverso.

METODOLOGIA

Para elaboração do trabalho serão utilizados todos os documentos e relatórios elaborados pelo corpo técnico das Consultorias de Orçamentos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, das assessorias das lideranças partidárias, e dos informativos da CMO. Além dos Pareceres e Relatórios apresentados pelos relatores setoriais e geral da proposta Orçamentária.

Serão utilizados como fonte de pesquisa, livros e publicações sobre orçamento público disponíveis nas bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

As entrevistas deverão ser realizadas dentro do âmbito do Congresso Nacional, com a participação do corpo técnico das Consultorias de Orçamentos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, das assessorias das lideranças partidárias, servidores da CMO, parlamentares membros da Comissão Mista de Orçamentos, incluindo relatores setoriais e coordenadores dos comitês que integram aquela Comissão.

(5)

BIBLIOGRAFIA

NÓBREGA, Marcos. Lei de Responsabilidade Fiscal e leis Orçamentárias. São Paulo: Juarez de Oliveira. 2002.

BARROS, Ricardo. De Olho no Dinheiro do Brasil. Brasília: Edição do Autor, 2007.

MILESKI, Hélio Saul. O Controle da Gestão Pública. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.

TORRES, Ricardo Lobo. O Orçamento na Constituição. Rio de Janeiro: Renovar, 1995.

MACHADO JR.,J. Teixeira, e REIS, Heraldo da Costa, A Lei 4320 Comentada, Rio de Janeiro: IBAM, 1999.

GIACOMONI, James. Orçamento Público, São Paulo: Editora Atlas, 2007. http://www.camara.gov.br http://www.senado.gov.br http://www.planejamento.gov.br http://www.fazenda.gov.br https://www.portalsof.planejamento.gov.br/ http://www.stn.fazenda.gov.br/

Referências

Documentos relacionados

DE MANU- TENÇÃO PREDIAL GERÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO E GESTÃO DE SERVIÇOS GERAIS SERVIÇO DE SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA ASSESSORIA TÉCNICA E JURÍDICA PARA

Oduvaldo Cacalano, Presidente da Fundação Santo André, no uso de suas atribuições estatutárias, tendo em vista decisão do Conselho Diretor em reuniões de 02 e 16/10/2012,

Público alvo: A oficina destina-se a pessoas que se vêm afetadas no exercício de suas funções pelas decisões tomadas pelo Poder Legislativo sobre

Caso você deseje que essas tarifas sejam as padrões para futuras tarifas, basta selecionar a tarifa e clicar em Alterar tarifa padrão, assim, as próximas tarifas que

CONSIDERANDO o teor da Resolução RES-CSMP Nº 001/2012, do Conselho Superior do Ministério Público de Pernambuco e da Resolução RES-CNMP nº 023/2007, do Conselho Nacional

Sempre que a conduta do servidor ou sua reincidência ensejar a imposição de penalidade, deverá a Comissão de Ética encaminhar a sua decisão à autoridade competente

Ele conside- rou para isso o número de espécies de pássaros (Ernest Mayr), número de espécies de cobras (Charles Mitchill Bogert), polimorfismo cromossômico em Drosophila (estudos

Engenharia Metalúrgica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil Empresarial, Engenharia Mecânica Empresarial, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecatrônica,