• Nenhum resultado encontrado

NEPAD PLANNING AND COORDINATING AGENCY

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NEPAD PLANNING AND COORDINATING AGENCY"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NEPAD PLANNING AND COORDINATING AGENCY

P.O. Box 218 Midrand, Midrand 1685, Gauteng, Johannesburg, South Africa

OFFICE - +27 (0) 11 256 3600 | FAX - +27 (0) 11 206 3762 | WEB - www.nepad.org

ANÚNCIO DE VAGA: OFICIAL DE PROGRAMA PRINCIPAL – FINANCIAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO PROJECTO - NO.VA/NPCA/19/01

A União Africana (UA) estabelecida como um corpo continental Pan Africano único, está encarregada de liderar a rápida integração de África e do desenvolvimento sustentável através da promoção da unidade, solidariedade, coesão e cooperação entre os povos de África e Estados Africanos assim como o desenvolvimento de uma nova parceria mundial. A sua Sede Principal está localizada em Addis Ababa, capital da Etiópia.

A Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) é o programa da União Africana adoptado em 2001 em Lusaka, Zâmbia, primáriamente dirigido ao alívio da pobreza e promoção do crescimento económico e desenvolvimento sustentável em África. Como consequência da integração da NEPAD nas estruturas e procedimentos da União Africana , foi estabelecida a Agência de Planeamento e Coordenação da NEPAD por Decisão da 14 ͣ Assembleia da UA em Fevereiro de 2010 como um corpo técnico da União Africana, em substituição do Secretariado da NEPAD.

Historial

O Programa para o Desenvolvimento de Infra-estrutura em África (PIDA) é um quadro de infra-estrutura continental para abordar as dificuldades de infra-estrutura através do desenvolvimento de infra-estrutura transfronteiriça nas áreas de transporte, energia, tecnologia da informação e comunicações (TIC) e gestão de água transfronteiriça (TWM). Os Chefes de Estado e do Governo da África adoptaram o PIDA e a Arquitetura Institucional para o Desenvolvimento de Infra-estrutura em África (IAIDA), durante a 18ª sessão ordinária realizada em Addis Abeba, Etiópia, de 29 a 30 de Janeiro de 2012

(Assembleia/UA/Decl.2 (XVIII). Desta maneira, o PIDA representa uma abordagem

pan-Africana que visa reduzir os custos de produção de energia e melhorar o acesso à energia; reduzir os custos de transporte e aumentar o comércio intra-Africano; melhorar a conectividade continental e promover a gestão transfronteiriça de água. Por conseguinte, o Plano de Acção Prioritário PIDA (PIDA-PAP), que foi estabelecido para implementação até 2020, incorpora 51 programas transfronteiriços decompostos em

mais de 400 projectos individuais (ver www.pida.africa) nos sectores acima

mencionados.

O mandato da Agência da NEPAD é o de:

i. Facilitar e coordenar a implementação de programas e projectos prioritários continentais e regionais;

ii. Mobilizar recursos e parceiros no apoio à implementação dos programas e projectos prioritários em África;

iii. Orientar e coordenar investigação e gestão de conhecimento; iv. Controlar e avaliar a implementação de programas e projectos; e

(2)

P.O. Box 218 Midrand, Midrand 1685, Gauteng, Johannesburg, South Africa

OFFICE - +27 (0) 11 256 3600 | FAX - +27 (0) 11 206 3762 | WEB - www.nepad.org

Os escritórios da Agência da NEPAD estão localizados em Midrand, Joanesburgo, África do Sul.

Com base no Acordo de Anfitrião entre o Governo da República da África do

Sul e a União Africana para a NEPAD funcionar como o Gabinete Provisório da UA fora da Sede da União Africana, a Agência de de Coordenação e Planeamento

da NEPAD convida os candidatos que são cidadãos dos Estados Membros da União Africana para a posição deOficial de Programa Principal – Financiamento

de Infra-Estrutura e Preparação do Projecto.

A. Posição

Título: Oficial de Programa Principal – Financiamento de Infra-Estrutura e Preparação do Projecto.

Nível da Posição: P4

Posto de Trabalho: Agência de Coordenação e Planeamento da NEPAD, Midrand, Joanesburgo, África do Sul

Supervisor: Director da NEPAD-RIITP B. ÁREAS PRINCIPAIS DE DESEMPENHO

Sob a supervisão do Director do RIITP, o especialista será responsável por fornecer apoio técnico e estratégico superior à equipe RIITP da NEPAD na área de Financiamento de Infra-Estrutura e Preparação do Projecto para projectos PIDA melhor preparados e aumento do investimento público e privado em infra-estrutura. Especificamente, o especialista irá gerir e liderar o Mecanismo de Entrega de Serviços (SDM) do PIDA para fornecer serviços de consultoria na preparação inicial do projecto. O especialista também irá orientar, melhorar e administrar o Network Continental de Negócios (CBN) do PIDA para aumentar o envolvimento do sector privado no desenvolvimento e financiamento de infra-estrutura regional, integrando CBN nas actividades SDM da NEPAD relacionadas ao desenvolvimento do projecto PIDA, mitigação de riscos e financiamento.

ÁREAS PRINCIPAIS DE DESEMPENHO

1. Gerir técnica e estrategicamente o SDM PIDA e CBN PBN como instrumentos centrais de assessoria e entrega de projectos da NEPAD para avançar o desenvolvimento e o financiamento de projectos PIDA no atendimento aos critérios de investimento de investidores dos sectores público e privado.

2. Fornecer assessoria técnica sobre financiamento de infra-estrutura e preparação de projectos para Comunidades Económicas Regionais e Estados Membros, aplicando os instrumentos consultivos da NEPAD na preparação de projectos, mitigação de riscos e financiamento, incluindo a participação do sector privado (i.e. SDM, CBN).

(3)

P.O. Box 218 Midrand, Midrand 1685, Gauteng, Johannesburg, South Africa

OFFICE - +27 (0) 11 256 3600 | FAX - +27 (0) 11 206 3762 | WEB - www.nepad.org

3. Desenvolver, rever e comercializar os projectos PIDA no que diz respeito a critérios de investimentos públicos e privados e fornecer assessoria técnica para implementá-los, realizando as intervenções de apoio à preparação de projectos, incluindo diligência devida, modelagem financeira, análise de risco e mitigação na estruturação de veículos de investimento, acordos de off-take, empréstimos, investimentos de capital, garantias, melhorias de crédito, contratos com fornecedores, etc.

4. Desenvolver, gerir e apoiar instrumentos PIDA da NEPAD relacionados como o Selo de Qualidade PIDA em cooperação com instalações de preparação de projectos, o Kit de Ferramentas de Criação de Emprego PIDA como um serviço de aconselhamento integral SDM, orientação política das campanhas de Agenda 5% / Mecanismo Africano de Garantia de Infra-estruturas, mercado de embalagens de projectos PIDA em cooperação com proprietários de projectos e em ligação com CBN (incluindo o desenvolvimento e implementação dos modelos de compromisso de negócio CBN e estrutura de governação).

5. Como um importante serviço de assessoria do SDM, gerir e comercializar o Kit de Ferramentas de Criação de Emprego do PIDA para prestar assessoria em relação à criação de empregos, de acordo com a estimativa de emprego do Toolkit e os resultados da análise de cenários.

6. Desenvolver e gerir o Grupo de Servicos de Especialistas para implantar rapidamente especialistas em infra-estrutura como parte do processo inicial de consultoria.

7. Facilitar relações activas com parceiros de desenvolvimento e investidores (financiadores comerciais e públicos, parceiros de capital, fundos etc.), provedores de mitigação de risco e outros parceiros financeiros que actuam na provisão de financiamento de infra-estrutura em África, bem como com desenvolvedores de projectos. parceiros técnicos e governos anfitriões.

8. Planear, organizar e implementar conferências, workshops, mesas redondas de investimento para projectos, etc. A nível da África, para a preparação de projectos PIDA, mitigação de riscos, financiamento e marketing.

9. Fornecer liderança e supervisionar a equipe técnica da NEPAD-RIITP, fornecer orientação clara e feedback regular sobre o desempenho da equipe, implementando revisões regulares de desempenho.

10. Estabelecimento e implementação de processos de informação / gestão de informação para a gestão superior da NEPAD, UA, Estados Membros da UA, e relatórios de impacto de projectos PIDA apoiados por serviços de consultoria SDM e CBN.

C. Requistos de emprego

Aptidões e competências requeridas

i. Pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante no financiamento e preparação de projectos de infra-estrutura usando as melhores práticas das técnicas comprovadas de financiamento de projectos.

(4)

P.O. Box 218 Midrand, Midrand 1685, Gauteng, Johannesburg, South Africa

OFFICE - +27 (0) 11 256 3600 | FAX - +27 (0) 11 206 3762 | WEB - www.nepad.org

ii. Histórico comprovado do uso de técnicas de financiamento de projectos para alcançar o fechamento financeiro; conhecimento dos critérios de investimento do sector privado e análise de crédito; capacidade de gerir todo o processo de desenvolvimento do projecto (incluindo a preparação de toda a documentação do projecto para os investidores, tais como contratos de termos, modelagem financeira e testes de estresse, estudos técnicos, contratos com fornecedores de serviços e equipamentos, etc.); criação de veículos para fins especiais com estrutura legal e de governação aceitável; equidade originária, dívida e mitigação de risco (incluindo garantias); gestão de processos de diligência devida do investidor; condução de processos de melhoria de crédito para mitigar riscos de crédito e outros; e negociação dos contratos a termo e todos os aspectos das actividades de financiamento de projectos.

iii. Histórico comprovado na mobilização de financiamento para o processo de preparação do projecto (capital público e privado), elaboração de ToRs para (pré) - estudos de viabilidade, pedidos de financiamento de projectos e / ou quaisquer outros estudos preparatórios e serviços técnicos.

iv. Histórico comprovado de trabalho em cooperação e assessoria com e instituições públicas e privadas na área de financiamento de infra-estrutura e preparação de projectos em África.

v. Conhecimento do ambiente da UA, PIDA e os desafios de preparação /

financiamento de infra-estruturas na África Subsariana.

vi. Capacidade de fazer parcerias de perto e de forma efectiva com participantes críticos no desenvolvimento de projectos de infra-estrutura em África (ex., DFIs, instrumentos de mitigação de risco, provedores de capital e financiamento de dívida, fornecedores de serviços e equipamentos, etc.).

vii. Capacidade de se envolver em gestão de parcerias de alto nível. viii. Histórico comprovado de gestão de recursos humanos e liderança.

ix. Forte capacidade de planeamento, análise e organização, com ênfase particular no financiamento / preparação de projectos.

x. Excelentes capacidades de comunicação, estratégia, planeamento, implementação, monitoramento e avaliação.

xi. Elevado nível de integridade e responsabilidade, abordagens flexíveis ao trabalho aliadas a entusiasmo, compromisso e energia.

xii. Capacidade de realizar várias tarefas e trabalhar sob pressão com uma ampla gama de indivíduos e instituições.

xiii. Manter o sigilo ao mais alto nível em todos os momentos.

xiv. Capacidade de trabalhar em um ambiente multi-cultural e multi-nacional.

D. Educação e Experiência: Os candidatos devem ter um mestrado em

Finanças, Economia, Administração de Empresas ou qualquer outra área relacionada com um mínimo de dez (10) anos de experiência pós-qualificação em instituições do sector público, organizações não-governamentais ou similares nacionalmente, regionalmente e / ou internacionalmente.

(5)

P.O. Box 218 Midrand, Midrand 1685, Gauteng, Johannesburg, South Africa

OFFICE - +27 (0) 11 256 3600 | FAX - +27 (0) 11 206 3762 | WEB - www.nepad.org

E. Outras competências relevantes

i. Excelente conhecimento prático de aplicações informáticas (MS Word, Excel,

PowerPoint e projecto) e uso de internet.

ii. Capacidade de criar modelos financeiros para projectos de infra-estrutura. iii. Conhecimento prático de análise e desenvolvimento de políticas e gestão

de programas e / ou projectos, implementação e monitoramento.

iv. Tecnicamente competente, conhecedor, com experiência em questões de financiamento do desenvolvimento internacional relacionadas com a mobilização de capital privado (incluindo dívida e capital próprio, técnicas de mitigação de risco e critérios de investimento de investidores institucionais).

F. Requisitos de linguagem: A proficiência em uma das seguintes línguas de

trabalho da União Africana (Inglês, Francês, Português e Árabe) é um requisito. O conhecimento de uma ou mais das outras línguas de trabalho da UA seria uma vantagem adicional.

G. Mandato de Nomeação: A nomeação será feita em um contrato de curto

prazo da UA por um período de um (1) ano, dos quais os primeiros três (3) meses serão considerados como período de estágio. Este é renovável dependendo do desempenho e da disponibilidade de fundos.

H. Integração do Género: A Agência de Planeamento e Coordenação da

NEPAD é uma entidade patronal com oportunidades iguais e candidatas qualificadas são fortemente encorajadas a candidatar-se.

I. Aplicações devem ser enviadas utilizando fonte ‘’Arial’’ 11.5: Para aplicar, por

favor, apresentar o seguinte:

a. Uma carta de motivação indicando as razões para procurar emprego na Agência de Planeamento e Coordenação da NEPAD.

b. Curriculum vitae detalhado e actualizado (CV), não excedendo cinco (5) páginas e indicando a sua nacionalidade, idade e sexo.

c. Três (3) referências com bom conhecimento do trabalho do candidato, fornecendo detalhes completos de contacto, telefone, fax e endereços de e-mail.

d. Cópias autenticadas de todas as qualificações oficiais.

J. Remuneração: Salário básico indicativo de US$48,131.20 per annum mais

outras prerrogativas ex. Ajustamento Post (57% do salário básico), Subsídio de Habitação ($27,434.79 per annum), gratificação (15% do salário bruto) em conformidade com as regras e procedimentos aplicáveis ao pessoal da União Africano recrutado internacionalmente.

K. Aplicações devem ser recebidas até Segunda-Feira 25 de Março de 2019 2019 e devem ser dirigidas ao:

(6)

P.O. Box 218 Midrand, Midrand 1685, Gauteng, Johannesburg, South Africa

OFFICE - +27 (0) 11 256 3600 | FAX - +27 (0) 11 206 3762 | WEB - www.nepad.org

Head of Human Resources

NEPAD Planning and Coordinating Agency P O Box 1234; Halfway House; Midrand, 1685

Email: hr@nepad.org;

Por favor note que só os candidatos na lista de pré-selecção vão ser contactados.

A Nova Parceria para Desenvolvimento de África (NEPAD) é uma visão e estrutura estratégica para uma renovação de África que é baseada numa compreensão partilhada que é imperativo erradicar pobreza e posicionar os países Africanos num caminho de crescimento económico e desenvolvimento persistente. A Agência da NEPAD trabalha intimamente com a Comissão da União Africana (CUA), comunidades económicas regionais, governos nacionais, instituições de investigação, e organizações da sociedade civil na tentativa de erradicar a pobreza em África enquanto também expressa as preocupações de África ao nível global. Para mais informações consulte: www.nepad.org

Referências

Documentos relacionados

Mediante o impacto do paciente com o ambiente do centro cirúrgico, a equipe de enfermagem deve estar voltada para o aspecto humano do atendimento, centrando suas

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

*Ablativo: As fun¸c˜oes do antigo caso ablativo s˜ao assumidas, no grego, pelo caso genitivo. O sentido b´asico do ablativo era indicar separa¸c˜ao; da´ı, os sentidos de