• Nenhum resultado encontrado

DESTAQUES. Pedestres têm local correto para passagem na portaria. Separação de recicláveis é obrigação Pág. 02

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESTAQUES. Pedestres têm local correto para passagem na portaria. Separação de recicláveis é obrigação Pág. 02"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Sorocaba, Junho de 2013. Informativo gratuito do Residencial Sunset • Bimestral • Ano II • Nº 17

Separação de

recicláveis é

obrigação

Pág. 02

Lote de apoio deve

ser limpo durante e

após término da obra

Pág. 03

Menores dirigindo

está entre os

princi-pais problemas de

residenciais fechados

Pág. 08

Pedestres têm

local correto

para passagem

na portaria

Pág. 06

DESTAQUES

Construção da sede administrativa está adiantada

Pág. 02

(2)

02

Expediente

Diretor Presidente: Ovidio Correa Junior • Diretor Tesoureiro: Osvaldo Antonio Figueira Diretor Social: José Vitório Jeronimo • Presidente do Conselho: Vanderley Rodrigues Silva Conselheiros: Dra. Monica Hungaro, Lucio Ângelo Rosa e Mario Osamu Hayakawa Supervisor Administrativo.: Fábio M.Vieira • Contato ADM: (15) 3211.2942 Reportagens: Joellen Pereira • Diagramação: FTJ Artes Gráficas Ltda. Redação: joellen@informativosdoscondominios.com.br

Comercial: telma@informativosdoscondominios.com.br

Coordenação Geral: Telma Cerqueira • Tel. Comercial: (15) 2104.0018 / 7834.4780 Impressão: Paratodos Gráfica e Editora • Tiragem: 350 exemplares • Distribuição Interna

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, com a opinião da FTJ Artes Gráficas.

Anuncie Conosco: (15) 2104.0018

Alphaville, Aldeia da Mata, Angelo Vial, City Castelo, Golden Park, Granja Olga, Ibiti, Ibiti Royal, Lago da Boa Vista, Mont Blanc, Sunset,

Tivoli, Villa dos Inglezes, Vivendas do Lago

Construção da sede

administrativa está adiantada

A construção da sede administrativa do Sunset está adiantada e deve ser concluída em breve. O espaço abrigará cozinha, vestiários e sanitários para os funcionários, almoxarifa-do e a sala administrativa, onde a equipe faz a gestão almoxarifa-do residencial. Com o novo prédio, prestadores de serviços e visitantes que precisem ir até à administração não precisarão entrar no residencial, já que haverá um acesso para atendimento externo.

(3)

03

M

ais que um compromisso com o meio ambiente, a separação de lixo reciclável em unidades residenciais passou a ser obri-gação desde a sanção da lei municipal 9423, de autoria do vereador José Fran-cisco Martinez.

Desde dezembro a lei obriga condomínios residenciais, comerciais e industriais de Sorocaba a realizarem a seleção do lixo reciclável.

Em Sorocaba são produzidas 500 tonela-das diárias de lixo, dos quais aproximada-mente 35% poderiam ser reciclados, po-rém, misturados aos orgânicos, acabam no aterro, gerando prejuízos sociais, am-bientais e aos cofres públicos.

Apenas 400 toneladas de recicláveis são re-colhidas mensalmente pelas cooperativas de reciclagem, número muito aquém do que a cidade é capaz. Segundo a Secretaria

de Parcerias (SEPAR), Sorocaba tem capacida-de para reciclar duas mil toneladas ao mês.

LIXO MAL ACONDICIONADO OFERECE

RISCOS AOS PROFISSIONAIS DA LIMPEZA

Todas as semanas coletores de lixo percorrem as ruas do loteamento realizando as coletas se-letivas e orgânicas. Mas um problema tem sido constante e preocupa administração e respon-sáveis pela coleta: o lixo mal acondicionado. Quando mal acondicionado o lixo oferece riscos à saúde do coletor, que pode como já aconteceu várias vezes, se ferir com vidros e outros materiais cortantes descartados de maneira incorreta.

Para o técnico de segurança do trabalho, Alo-ísio, da empresa responsável pela coleta, é necessário que seja feito um trabalho de cons-cientização com moradores e funcionários. ”Os proprietários devem instruir os empregados

do-mésticos, ou quem é responsável pelo des-carte do lixo a embrulhar, por exemplo, os restos de vidro em dois ou três jornais, antes de colocá-los em sacolas plásticas”, alerta. Outro grande problema também é em re-lação ao descarte de agulhas, o ideal é que esse material seja colocado dentro de gar-rafas pets fechadas antes de ir para o lixo. É importante destacar a importância da coleta seletiva para a sociedade, bem como desses profissionais, que têm sua saúde exposta a tantos riscos causados pela má postura de pessoas usuárias de seus serviços. Portanto, cabe ao morador a responsabilidade de atuar diretamente na separação correta dos materiais para prevenção de acidentes, adotando as de-vidas medidas de segurança.

A coleta de recicláveis é realizada toda terça e sexta, e a orgânica às terças, quin-tas e sábados.

AGORA É LEI

(4)

04

Cuidando do que é nosso

Pais devem ensinar crianças a cuidar bem dos brinquedos do parque

A área de lazer do residencial e o Play são opções de diversão para as crianças, princi-palmente nessa época do ano em que elas se encontram em recesso escolar. Pensando no bem estar delas o residencial investiu na compra de novos brinquedos para o parque. Esses brinquedos fazem a alegria da criança-da e dos pais que tem a opção de levar seus filhos brincarem ao ar livre, sem que para isso tenham que sair do residencial. Porém,

algumas crianças extrapolam nas brincadei-ras e acabam estragando o parque, como tem acontecido com frequência, rasgando e tirando pedaços da espuma protetora dos brinquedos. É necessário que elas sejam advertidas pelos responsáveis e instruídas a não cometer tais atos depredativos. As crianças devem apren-der desde cedo a comportar-se em grupo e que, independente do local onde estejam, viver em sociedade é saber respeitar os

li-mites, cuidando do ambiente e pensan-do sempre no bem estar pensan-do próximo. Afinal, as áreas comuns do nosso lotea-mento são uma extensão de nossas casas e devem ser igualmente bem cuidadas, evitando gastos futuros e desnecessários. A manutenção e troca do play devem ser feitas pelo tempo de uso, que pode na-turalmente vir a causar algum desgaste e não pelo mau uso, assim como qual-quer outro patrimônio do residencial.

(5)

05

A

cidentes domésticos são bastante co-muns, mas muitas vezes não são vistos com a seriedade necessária. No Brasil, são responsáveis por 20% das internações hospitalares e 40% dos óbitos de causa ex-terna entre crianças de 1 a 14 anos, segun-do aponta Centro de Vigilância Epidemioló-gica da Secretaria de Estado da Saúde. Se já dizia o velho ditado “com criança há de se dormir com um olho aberto e outro fecha-do”, com os idosos não há diferença, pois um simples trauma, para eles pode ser fatal. Alguns objetos e situações caseiras que pare-cem simples e sem riscos podem representar uma ameaça para crianças, idosos ou até mes-mo para alguns adultos desatentos.

De acordo com a Associação Médica Brasileira (AMB), a maioria dos acidentes com crianças e idosos ocorre dentro de casa como queimadu-ras, fratuqueimadu-ras, cortes e quedas. Um estudo feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e UNICEF, em 2008, apontou que 870 crianças e adolescentes morrem por dia, no mundo, devi-do a afogamentos, quedas, queimaduras e into-xicações em suas casas ou em áreas próximas. Por sua experiência os idosos logicamente não colocarão o dedo na tomada, nem se machucarão com facas por falta de atenção, porém os cuidados com eles devem ser

re-dobrados no sentido de que eles estão muito mais propensos a sofrer traumatismos provo-cados por quedas, pois vivem, muitas vezes, em um ambiente inadequado com escadas sem cor-rimão, banheiros sem barras de apoio, tapetes soltos ou mesmo o chão encerado, entre outros. Algumas situações são totalmente inesperadas, porém a maior parte dos acidentes domésticos pode ser evitada. Saiba como agir e como não agir:

DESMAIOS: Primeiramente chame socorro médico. Depois, deite a pessoa com a barriga pra cima, puxe a cabeça pra trás para esticar o pescoço e liberar as vias aéreas. Deixe as roupas folgadas para facilitar a circulação sanguínea. Se a pessoa vomitar, coloque-a de lado para que não aspire o vômito.

QUEIMADURAS: coloque a área queimada debaixo de água corrente limpa. NÃO aplique nada em cima (pasta de dente, borra de café ou sabão) e proteja o local com uma gaze. Caso não tenha a gaze, proteja o local com um pano limpo e folga-do. Se o local queimado estiver coberto por algum tecido, não remova, apenas lave e deixe para que os médicos o removam.

CORTES EM GERAL: lave o local com água limpa e faça compressão com um pano limpo para estancar o sangramento. Em cortes profundos, se o

sangramen-to não parar entre cinco a dez minusangramen-tos, a pes-soa deve ser levada para atendimento médico.

FRATURAS: imobilize o local com um objeto duro e se dirija ao serviço médico, evitando mexer o membro fraturado.

INGESTÃO DE MEDICAMENTOS ERRADOS OU PRODU-TOS QUÍMICOS:não provoque o vômito, porque pode inflamar ainda mais o esôfago, e nem beba nada, porque algumas substâncias po-dem reagir ao líquido (até mesmo ao leite). Pegue a embalagem do produto ingerido e se dirija imediatamente do Pronto Socorro.

MORDIDAS E ARRANHÕES DE ANIMAIS:lave o local com sabão e se dirija a um pronto socorro SEM fazer torniquete. No caso de animais pe-çonhentos, se possível leve o bicho para con-firmar se é venenoso. Em situação de mordida de cachorro, verifique se o mesmo foi vaci-nado contra a raiva. Já no caso de gatos, eles podem transmitir síndrome de Arranhadura, portanto, mesmo em arranhões, é preciso la-var o local e procurar o atendimento médico.

ENGASGAMENTO: se a pessoa conseguir deve tos-sir para expelir o que está obstruindo as vias áreas e NÃO deve beber nada. Caso ela não consiga tossir, aperte a pessoa engasgada por trás, na altura do diafragma.

Acidentes domésticos são responsáveis

por 20% das internações hospitalares

Saiba o que fazer em casos de acidentes dentro de casa

(6)

06

O início de qualquer grande construção pre-cisa de um espaço para alocar os materiais e ferramentas utilizadas na obra. Em nosso caso, o proprietário deve pedir autorização por escrito ao dono do lote vizinho para que possa utilizá-lo durante o período, porém, com o compromisso de devolvê-lo no mes-mo estado em que o encontrou: limpo. “O dono da obra deve se responsabilizar por isso. É uma incumbência prevista em estatuto”, afirma o administrador do lotea-mento. Em vistoria pelo Sunset muitos pro-prietários têm sido notificados devido ao entulho deixado nos terrenos de apoio, que devem permanecer limpos durante e após o término da obra.

Cabe frisar a diferença entre a sujeira nor-mal de uma obra e entulho. Areia, pedras, madeiras e outros materiais devem estar

organizados no terreno. O que não pode é deixar vidros estilhaçados, madeiras com pregos, embalagens, latas e outros recipien-tes que acumulem água parada. Evite mul-ta. Mantenha os terrenos limpos.

Anote algumas recomendações:

• Acumule madeiras com uma estrutura que as deixe elevadas, sem contato com o chão. De forma desordenada em meio à grama é o ambiente propício para a procriação de escorpiões e outros animais peçonhentos.

• Vidros, lâminas, pregos e outros materiais cortantes não podem ser descartados nos terrenos, pois oferecem riscos a pedestres e até mesmo para os funcionários da obra.

• Lata de tinta, bacias e contêineres devem ser mantidos em local coberto e com a boca virada para baixo, pois são focos em poten-cial para o mosquito da dengue.

Lote de apoio deve ser limpo

durante e após término da obra

Residenciais fechados são planejados para trazer segurança para os mora-dores. E não é somente contra tenta-tivas de invasão externa. Segurança envolve outras questões importantes, como o respeito aos limites de veloci-dade, trânsito de pedestres pela cal-çada, controle de entrada de visitan-tes e a correta utilização do sistema de acesso.

Na portaria, uma ocorrência comum é a passagem de pedestres pelas cance-las de veículos, costume que os coloca em risco. Mesmo sendo uma prática arriscada em qualquer lugar, no caso do Sunset em especial, a cautela deve ser maior, devido ao pequeno recuo e espaço disponível aos automóveis. A administração solicita, mais uma vez, que os proprietários não passem a pé pelas cancelas de veículos, já que há um local apropriado para passa-gem. Esta é uma precaução de segu-rança, portanto, respeite.

Pedestres têm

local correto

para passagem

(7)

CLASSIFICADOS

(8)

08

Direção irresponsável

Menores dirigindo está entre os principais problemas de residenciais fechados

U

m dos grandes problemas que assolam a comunidade nos dias atuais são os menores de idade que dirigem os carros e motoci-cletas de seus pais de maneira irresponsável e imprudente.

Como já é de conhecimento notório, so-mente o condutor maior de idade e devida-mente habilitado é que possui autorização legal para conduzir veículos automotores. Contudo, poucas pessoas têm conheci-mento sobre a legislação vigente e so-bre as penalidades aplicáveis nesse caso. É importante saber que existem várias possibilidades de punição. Primeiro, se o acidente deixar vítima, e o menor (con-dutor) for filho do proprietário do veícu-lo, sua carteira de habilitação será apre-endida, em seguida, o veículo deverá ser conduzido à delegacia para ser lavrado

o RO ou BO do acidente e neste constará a apreensão do veículo em depósito público. Como consequência, o dono do veículo terá que assinar um termo de responsabilidade, concordando em se apresentar espontanea-mente à autoridade quando for convocado. Com relação ao menor (condutor), o mesmo será citado e o delegado responsável remete-rá os autos ao Ministério Público, comunican-do o fato ao Juizacomunican-do da Infância e Juventude. Tudo isto gera um inquérito policial, e como consequência, um processo judicial que po-derá acarretar penas brandas (custear o tra-tamento médico da vítima ou prestação de serviços comunitários, etc.) ou severas (reco-lhimento do menor em instituição para infra-tores, condenação do pai do infrator em até 04 anos de detenção, etc...). Mas tudo depende de inúmeros fatores, pois as leis além de terem várias maneiras de interpretação, ainda há os detalhes do acidente que podem atenuar ou agravar a pena do acusado ou dos acusados.

De qualquer forma, a apreensão da CNH do pai do menor somente ocorrerá se ele ad-mitir que permitiu por sua conta e risco que seu filho conduzisse o veículo, e nesse caso a carteira será recolhida pelo Detran, e só será devolvida (ou não) após o término do inquérito policial ou processo judicial. Isto tudo se a vítima não ficar incapacitada definitivamente ou morrer (o que agrava-ria a situação), pois nesse caso virará ho-micídio e pode ser culposo (sem intenção) ou doloso (com intenção).

Neste caso específico, o maior de ida-de poida-de pegar até 30 anos ida-de reclusão e o menor até 03 anos em uma instituição para menores.

Dr. Adriano Pereira Esteves OAB/SP 205.737

Referências

Documentos relacionados

A partir de 19 de fevereiro de 2018, os excedentes serão convocados para matrícula, por ordem rigorosa de classificação, em listagem divulgada no endereço

A importância fisiológica da dK depende de sua atividade biológica, que ainda não é conhecida; portanto, a influência da ingestão de alimentos com elevadas concentrações de

De volta ao Brasil, atuou por dez anos como pastor na Comunidade Luterana do Rio de Janeiro e como professor universitário (1991-2000). De lá para cá vive e trabalha em Goiás...

• Não há inflação de alimentos, há inflação, causada por choques cambiais, auxílio emergencial, problemas fiscais e má gestão de estoques públicos;. • O Brasil precisa

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Procede-se a esta averbação conforme autorização contida no Paragrafo Quarto da Cláusula Terceira do Contrato por Instrumento Particular de Compra e Venda de Imóvel Residencial,

Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é relatar o caso clínico de um paciente que procurou a Área de Cirurgia Buco-Maxilo-Faciais da Fop/Unicamp para realização de

Além disso, embora a prescrição antecipada ou prescrição virtual, ou ainda, prescrição pela pena em perspectiva, antes reconhecida por força de construção jurisprudencial