• Nenhum resultado encontrado

INOVAÇÃO NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA AS ORGANIZAÇÕES O CASO DA EMPRESA MAGSUL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INOVAÇÃO NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA AS ORGANIZAÇÕES O CASO DA EMPRESA MAGSUL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INOVAÇÃO NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM COMO VANTAGEM COMPETITIVA

PARA AS ORGANIZAÇÕES – O CASO DA EMPRESA MAGSUL

Juliana Parreiras de Assis

1

, Roberta Manfron de Paula

²

1

Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Sapucaí – Univás – Av. Prefeito Tuany Toledo 470 – Fátima I – 37.550-000 Pouso Alegre – MG – Brasil

juliana@magsul.com.br

2

Professora auxiliar da Universidade do Vale do Sapucaí – Univás – Av. Prefeito Tuany Toledo 470 – Fátima I – 37.550-000 Pouso Alegre – MG – Brasil - Professora Auxiliar e Coordenadora Administrativa do

Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Cambuí – ISEPEC – Rua Antonio Alexandre de Moraes, 39 – Centro – 37.600-000 Cambuí – MG – Brasil. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional – MGDR pela

Universidade de Taubaté - UNITAU e Doutoranda em Administração – PMDA. pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE.

Roberta.univas@terra.com.br

Resumo- A inovação tecnológica tem contribuído muito para o desenvolvimento do país através da criação

de novas oportunidades de negócios. Esse desenvolvimento se deve a alta competitividade, concorrência, qualidade dos produtos. A motivação para o empreendedorismo faz toda a diferença no impacto no desenvolvimento econômico de um país, por exemplo, os empreendedores que são movidos por oportunidades são bem preparados, desenvolvem negócios voltados a tecnologias e inovações. A união desses dois conceitos estimula a vantagem competitiva das empresas. Baseado nesses conceitos este artigo tem a finalidade de apresentar a inovação no diagnóstico por imagem como fator diferenciador na qualidade dos serviços prestados e na oportunidade de vantagem competitiva do grupo Corpus/Magsul MN&D. Para atingir os objetivos propostos neste trabalho, esta pesquisa foi pautada por uma pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa aplicada descritiva baseada em dados secundários coletados na empresa.

Palavras-chave:Inovação Tecnológica, PET-CT, Corpus/Magsul MN&D

Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Introdução

Este artigo apresenta a inovação no diagnóstico por imagem como fator diferenciador na qualidade dos serviços prestados e na oportunidade de vantagem competitiva nas organizações.

A escolha do tema deve-se à importância do empreendedorismo estratégico do grupo Corpus/Magsul MN&D em obter um dos aparelhos mais importantes no diagnóstico por imagem, o PET-CT.

Refere-se a um avanço da tecnologia em diagnóstico por imagem. Nesse aparelho são realizados exames para Alzheimer, Necrose do Miocárdio e Metástase do câncer, diagnosticando se as lesões são malignas ou não, podendo até substituir uma biópsia que seria, às vezes, mais cara e mais invasiva para o paciente, se o paciente já está em tratamento com quimioterapia ou radioterapia o exame pode avaliar também a resposta terapêutica. As imagens nesse aparelho são feitas do corpo todo, porem sua captação é

muito precisa, diferente de outros equipamentos de radiologia como tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética que captam somente a anatomia, o PET-CT capta as imagens do órgão/tecido afetado.

Inaugurado no mês de Julho de 2011, o aparelho está localizado estrategicamente no centro da cidade de Pouso Alegre, no prédio da Corpus Imagens,

A aquisição do aparelho é um ganho muito importante não só para a cidade e para a empresa, mas para toda a região. Antes de sua aquisição os pacientes que necessitavam de fazer esse tipo de exame tinham que se deslocar para os grandes centros. Com a visão e atitude empreendedora dos gestores da empresa, hoje tem-se em Pouso Alegre o segundo aparelho no estado de Minas Gerais, o outro se encontra na capital. A clínica abrange todo o sul de Minas, em média, estão sendo realizados de 20 a 28 exames por mês.

Diante desses conceitos, este artigo tem o objetivo de apresentar a inovação tecnológica

(2)

referente à prestação de serviços através de exames por imagem de alta complexidade do grupo CORPUS/MAGSUL MN&D apresentando os benefícios socioeconômicos para Pouso Alegre e região, caracterizando-a como referencia em tratamento na área de saúde, principalmente na área oncológica, facilitando assim a vida da população na região, otimizando os serviços de saúde.

Metodologia

A metodologia do presente trabalho foi desenvolvida por meio de bibliografias e publicações sobre os conceitos de inovação tecnológica e qualidade na prestação de serviços Outros referenciais de cunho informativo também foram utilizados com o intuito de apresentar uma visão breve, mas geral em relação ao tema proposto, de forma que foram incluídas as especificidades do fenômeno pesquisado.

Empreendedorismo e Inovação como fator de sucesso nas organizações

O empreendedorismo e a inovação são fundamentais no cenário atual, pois são capazes de mudar e revolucionar o mundo.

“O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico envolve mais do que apenas o aumento de produção e de renda per capita; envolve iniciar e constituir mudanças na estrutura do negócio e da sociedade” (HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2009, p. 36).

A motivação para o empreendedorismo faz toda a diferença no impacto no desenvolvimento econômico de um país, por exemplo, os empreendedores que são movidos por oportunidades são bem preparados, desenvolvem negócios voltados a tecnologias e inovações. Esses negócios têm grande potencial de darem certo e geram mais riquezas, por outro lado existem os empreendedores por necessidade, não tendo muito impacto no crescimento econômico, pois não são bem preparados e seu foco não é a tecnologia e inovação, a maioria são negócios insignificantes e que não geram riquezas (DEGEN, 2009).

O empreendedor move a economia dos países, gerando ideias inovadoras, novos empregos e melhoria da qualidade de vida. Quando um empreendedor coloca em prática uma ideia, ele não muda apenas sua vida, mas gera transformações consideráveis em todo o país.

A inovação tecnológica tem contribuído muito para o desenvolvimento do país através da criação de novas oportunidades de negócios. Esse

desenvolvimento se deve a alta competitividade, concorrência, qualidade dos produtos.

O sucesso empresarial depende de a empresa ter uma inovação tecnológica, colocando novos produtos no mercado, com bom preço e qualidade, sempre monitorando o índice de inovação tecnológica estabelecendo metas e para alcançar os objetivos.

Para Dosi (1988), “a inovação está relacionada ao desenvolvimento, imitação, criação de novos produtos, processos e arranjos organizacionais”.

Uma inovação é executar um produto (bem ou serviço) novo, melhorado, no mercado, ou ir aprimorando continuamente um produto já existente no local de trabalho ou nos ambientes externos da organização.

Essa definição é muito abrangente, os tipos de inovações variam muito de empresa para empresa, porque algumas empresas lidam com projetos de inovações definidos, ou seja, introduzem um novo produto no mercado, já outras, melhoram seus produtos, processos e operações. Quaisquer dessas empresas podem ser inovadoras, pois a inovação pode ser a implementação de um novo produto, ou a melhora continua de um produto já existente, constituindo uma mudança significativa.

Segundo o Manual de Oslo (2005) existem quatro tipos de inovação: de processo, de marketing, organizacional e de produto.

Inovação de processo é você implementar

um novo ou melhorado método de produção ou distribuição. Incluindo as mudanças necessárias em técnicas, equipamentos e/ou softwares.

Inovação de marketing é a implementação

de um novo tipo de marketing com mudanças significativas na criação do produto, na embalagem, no posicionamento, na promoção do produto ou até mesmo no ato de fixar os preços.

Inovação organizacional é introdução de

um novo método na organização nos negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações em ambientes externos da organização.

Inovação de Produto é a introdução de um

produto novo, ou melhorado que se refere as suas características ou usos conhecidos, ou seja, melhoramentos em especificações técnicas, materiais, softwares, facilidade do uso ou outras características.

O termo produto se refere a um bem ou serviço, as inovações de produto podem utilizar de novos conhecimentos ou tecnologias, ou conhecimentos

(3)

ou tecnologias já existentes para seu aprimoramento, que podem ocorrer por meio de mudanças em materiais, componentes e outras características que melhoram seu desempenho.

A evolução nos aparelhos de diagnósticos por imagem se enquadra na inovação de produto, pois cada ano que passa está surgindo novos aparelhos de imagem, que estão inovando cada vez mais a área de medicina radiológica. O ultimo produto a ser lançado foi o PET CT, um grande avanço da tecnologia, que é um aparelho acoplado com o de Tomografia Computadorizada, que desde a sua existência, houve uma grande mudança na avaliação dos tumores, antes avaliados nos métodos de imagem morfológicos com a Tomografia e a Ressonância. Ele tem uma captação do corpo todo do paciente e muito nítida, que pega diretamente no órgão afetado, e não só na parte anatômica como os outros aparelhos radiológicos.

Pet-CT e o cenário nacional

O PET-CT é um sistema que junta às imagens do tomógrafo por emissão de pósitrons e da Tomografia Computadorizada com rapidez e precisão para logo iniciar o tratamento adequado com o paciente. O primeiro PET-CT foi desenvolvido nos Estados Unidos em 1998, só depois de três anos, que os primeiros equipamentos foram desenvolvidos para uso clínico nos grandes centros, como América do Norte, Europa e Ásia.

Em meados de 2003, o primeiro equipamento foi instalado no Brasil, na cidade de São Paulo no hospital Sírio Libanês e desde então, tem só crescido a aquisição do aparelho, tanto nos setores públicos, quanto privados.

Para Guimarães, (2010, p. 99) o PET-CT é fabricado por três grandes empresas multinacionais: Siemens Medical Solutions, GE Helthcare e Philips Medical Systems todas com intensa atividade de P&D para aprimoramento dos modelos.

O seu tratamento vem revolucionando grandes áreas na medicina avançada como Oncologia, Cardiologia e Neurologia. Na oncologia que sua aplicação tem crescido, porque mesmo começando dentro de um órgão, o câncer tem suas piores consequências, que são as metástases e a junção das imagens do tomógrafo por emissão de pósitrons com a tomografia permite identificar precocemente e com precisão se as lesões são malignas ou não, podendo até substituir uma biopsia que seria, às vezes, mais invasivo para o paciente. Porque geralmente a célula maligna consome muita glicose se compararmos aos tecidos normais e essa

diferença é que se faz permitir através do exame no PET CT a detecção da doença.

Na cardiologia tem sido empregado principalmente da detecção do miocárdio hibernante, já na Neurologia seu uso tem sido considerado mais importante no diagnóstico diferencial das demências. O exame pode ser feito em todos os pacientes com essas doenças, cujo diagnóstico é planejar a melhor estratégia de tratamento para o caso. É um exame simples, seguro e não causa nenhum efeito colateral, e por ser um aparelho aberto, pessoas com claustrofobia não teriam dificuldade em fazer esse tipo de exame, diferente da ressonância magnética.

O aparelho pode ser encontrado nos grandes centros como: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Distrito Federal entre outros. Hoje o Brasil conta com 80 aparelhos, estima-se que até o final do ano de 2012 terão 100 aparelhos instalados.

Por se tratar de um exame de alto custo, em média é cobrado por exame entre 5 e 7 salários mínimos, um numero inexpressivo de pessoas no Brasil tem recurso para utilizar desta tecnologia, alguns convênios ainda não o cobrem, mesmo com a lei da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que entrou em vigor em Abril deste ano, que obriga os convênios a ampliarem a cobertura de seus planos e não tem-se esse tipo de equipamento no SUS para beneficiar os pacientes mais carentes.

Pouso Alegre e a Saúde no Sul de Minas

Localizada em Minas Gerais, Pouso Alegre, hoje é a segunda maior cidade no Sul de Minas com 130.615 habitantes (IBGE 2012), com um PIB anual de R$ 2.077.368.000,00; número este que esta crescendo a cada ano, com a vinda de várias empresas nacionais e multinacionais para a cidade e a instalação maior shopping do sul de Minas Gerais.

Na área da saúde, Pouso Alegre é conhecida como uma cidade polo em serviços hospitalares, procedimentos cirúrgicos, clínicos, entre outros exames laboratoriais e procedimentos radiológicos. A cidade hoje conta com aproximadamente seis clinicas radiológicas, laboratórios, varias clinicas medicas, contando com aproximadamente 260 médicos (diversos profissionais na área de saúde e três hospitais, com um destaque maior para o HCSL (Hospital das Clinicas Samuel Libânio) que a partir Junho de 2012, com autorização do Ministério da Saúde, foi credenciado para o atendimento oncológico pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com isso estima-se que Pouso Alegre atenderá

(4)

aproximadamente 350 pessoas por mês até inicio de 2013 (UNIVAS 2012).

A oferta do aparelho PET CT na cidade e região é muito importante, pois com esse serviço, Pouso Alegre só tem a crescer e ser conhecida pela qualidade e diferenciação nos serviços na área de saúde, sendo considerada referencia, facilitando a qualidade de vida de muitas pessoas que não tinham acesso aos grandes centros para se tratarem, otimizando tempo e identificando os problemas com mais agilidade.

Corpus/Magsul MN&D

A iniciativa da empresa surgiu em meados de 1982 com a inauguração da Corpus Imagens, pela visão empreendedora de dois médicos de criar um centro de diagnóstico por imagem, começaram com apenas um aparelho de Raio-X , sendo a empresa pioneira na região. Atualmente a empresa conta com diversos aparelhos e realizam exames de Tomografia Computadorizada, Mamografia, Raio-X, Densitometria Óssea e Ultrassom.

Depois de 15 anos atuando como líder no mercado, devido a qualidade dos serviços prestados no diagnóstico por imagens, em Novembro de 1997, os empreendedores viram a necessidade de inovar na área de radiologia e fundou-se a Magsul, com a intenção de proporcionar exames de alta complexidade como Ressonância Magnética e Medicina Nuclear, em carência na região.

Cada vez mais o grupo

CORPUS/MAGSUL MN&D vem se destacando no setor da saúde, através da inovação no diagnóstico por imagem, sendo referência no mercado por toda sua estrutura e por seus profissionais bem capacitados. Hoje o grupo conta com uma sede própria em Pouso Alegre e mais três filiais, sendo uma filial na cidade de Itajubá inaugurada em 2008, a segunda filial na cidade de Varginha, inaugurada em 2010 e a terceira filial inaugurada na cidade de Alfenas em 2011. O foco do grupo é ser referência no diagnóstico por imagem mantendo a qualidade e o empreendedorismo, incorporando novas tecnologias médicas avançadas, possibilitando a sua aplicação junto à população através de profissionais altamente qualificados proporcionando desta forma a contínua evolução da empresa (MAGSUL 2012).

A percepção dos empreendedores fundadores do grupo em visualizar a inovação tecnológica como fator diferenciador na área de medicina levou-os a adquirir o aparelho de PET-CT em 2011. Um importante passo para consolidação da empresa no Sul de Minas,

fazendo do grupo CORPUS/MAGSUL MN&D empresa pioneira no segmento de exames de alta complexidade de medicina nuclear, consolidando assim a imagem e a marca do grupo como referencia regional nos serviços de saúde.

O aparelho PET-CT adquirido pelo grupo CORPUS/MAGSUL MN&D foi o 27º aparelho adquirido no Brasil, sendo realizado atualmente em média de 25 a 35 exames no mês.

Por se tratar de um exame de alto custo, percebemos que o numero de exames realizados por mês na empresa é significativo, afinal esse tipo de procedimento é particular, não sendo cobrado ainda por vários convênios médicos, e sabendo-se que o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não cobre esse tipo de exame também, na região quando necessário em caráter de urgência, algumas prefeituras custeiam o exame para ajudar os pacientes mais carentes.

Conclusão

Este artigo apresentou a inovação no diagnóstico por imagem como fator diferenciador na qualidade dos serviços prestados e na oportunidade de vantagem competitiva do grupo CORPUS/MAGSUL MN&D.

Adquirir o aparelho PET-CT projetou a empresa no setor de exames radiológicos, caracterizando a empresa como centro de referencia em realização de procedimentos radiológicos e medicina nuclear em procedimentos de alta complexidade, destacando-a como referencia no segmento na região.

Diante dos conceitos apresentados, conclui-se que a inovação e o empreendedorismo juntos são determinantes para o sucesso na busca por vantagem competitiva, pois o empreendedor é capaz de mudar os cenários existentes, é visionário, sabe planejar e aproveitar oportunidades, vem dia a dia contribuindo para o desenvolvimento do país, essas são as características mais evidentes nos fundadores do grupo CORPUS/MAGSUL MN&D.

Por essa razão várias pessoas estão sendo beneficiadas em seus tratamentos com a vinda desta grande inovação tecnológica que é o aparelho de PET-CT na área de radiologia, para Pouso Alegre e região.

Referências

CANTO, Odilon Marcuzzo Manual de Oslo,

Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação, 3.ed, editora OECD e OCDE,

(5)

CORPUS IMAGENS. Disponível em

http://www.corpusimagem.com.br/. Acesso em

08/08/2012

DEGEN, Ronald Jean. O Empreendedor:

empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

DOSI, G., Sources, Procedures, and Microeconomic Effects of Innovation, Journal of

Economic Literature, 26(3): (1988).

GUIMARÃES, Élide Mendes. Produção estratégica de insumos nucleares para a saúde no Brasil: o caso do FDG-18 F. 2010. Dissertação

(Mestrado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São

Paulo, 2010. Disponível em:

<http://www.teses.usp.br/teses/disponíveis/5/5137/ tde-27092010-142709/>. Acesso em: 2012-06-12. HISRICH, Robert D; PETERS, Michael P; SHEPERD, Dean A. Empreendedorismo. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

IBGE, Dados gerias do município, Disponível

em:http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.

php?codmun=315250# . Acesso em 10/06/12.

INSTITUTO ONCOGUIA, Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET). Disponível em:

http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=8 6&id=472&menu=2. Acesso em 18/08/12.

MAGSUL, Empresa, disponível em:

http://www.magsul.com.br/. Acesso em 20/05/12.

ONCOLÓGICA, Pet-ct e suas aplicações em

oncologia clínica. Disponível em:

http://www.cancerinfo.com.br/artigo/petct-e-suas-aplicacoes-em-oncologia-clinica.html. Acesso em

18/08/12.

PMPA, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre,

Dados Econômicos. Disponível em

http://www.pousoalegre.mg.gov.br/30/dados-economicos.aspx. Acesso em 10/06/12.

UNIVÁS, Ministro da Saúde autoriza o Hospital

das Clínicas Samuel Libânio iniciar os

trabalhos de oncologia. Disponível em:

http://www.univas.edu.br/Noticias/0000002078.asp

Referências

Documentos relacionados

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

Desde o início ele foi criado para atender alunos trabalhadores, então, geralmente as pessoas que procuram o projeto foi porque ficou muitos anos fora da escola e

Frente ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar e comparar a cinética do consumo de oxigênio e os valores de referência para a prescrição do treinamento

Resumo – O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos danos causados por Azochis gripusalis Walker, 1859 (Lepidoptera: Pyralidae) na produção da figueira (Ficus carica L.) e

Os resultados obtidos nos experimentos de filtração com dosagem ótima e super-dosagem de sulfato de alumínio e pH de coagulação próximo de 5 promoveram as melhores remoções

1.1.12 Demonstração de que possui, o PROPONENTE, em seu quadro permanente de pessoal, na data da entrega das propostas, profissional(is) de nível superior, a

Sessenta e três pacientes (angioedema hereditário) receberam o icatibanto em dois estudos de Fase III para tratamento de uma crise na fase controlada e 126 pacientes foram tratados

— Estágio de Capacitação e Especialização com a duração de uma semana, a decorrer no Laboratório de Ilustração Científica do Departamento de Biologia (prémio não