• Nenhum resultado encontrado

Introdução. Acadêmica do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros. 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Introdução. Acadêmica do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros. 2"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Prevenção de acidentes de trânsito: a experiência de acadêmicos de medicina na “Semana do Trauma”

Prevention of traffic accidents: medical students’ experience at the “Trauma Week” campaign

Dâmaris Versiani Caldeira Gonçalves1 Antônio Guerra de Oliveira Neto2

Rodrigo Bráulio França Madureira3 Lincoln Valério Andrade Rodrigues4

Edrei Maia Soares5 Marcos Túlio Silva Costa6 Luiza Fernandes Fonseca Sandes7

Introdução

A Extensão Universitária é conceituada como articulação indissociável do Ensino e da Pesquisa, e viabiliza relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. A Extensão proporciona a discentes e docentes a interação com a comunidade, permitindo a troca de saberes e produzindo conhecimento integrado à realidade social na qual a Universidade se insere (NOGUEIRA, 2000).

As ligas acadêmicas em medicina, por sua vez, são grupos de discentes orientados por docentes para aprofundamento didático-pedagógico em temas específicos da área médica paralelos à graduação (HAMAMOTO FILHO et al, 2010). Essas ligas acadêmicas representam uma oportunidade extraclasse ímpar, que, embora focadas no

1 Acadêmica do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros. E-mail: dvcaldeira@yahoo.com.br

2 Acadêmico do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros. E-mail: neetoguerra@gmail.com

3 Acadêmico do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros. E-mail: r.braulio@hotmail.com

4 Acadêmico do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros. E-mail: lincolnvalerio01@hotmail.com

5 Acadêmico do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros. E-mail: edreimaia@hotmail.com

6 Acadêmico do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros. E-mail: mtuliocosta95@gmail.com

7 Acadêmica do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros. E-mail: luizaffsandes@gmail.com

(2)

ensino, abrangem a assistência à comunidade e a pesquisa (HORNERO, 2015). As ligas são, portanto, entidades importantes para a prática da extensão dentro do curso de medicina.

Visando à conversão do saber proporcionado pelo estágio extracurricular em ortopedia e traumatologia em serviço para a comunidade, a Liga Acadêmica Norte-Mineira de Ortopedia e Traumatologia (LANOT) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) promoveu uma campanha interinstitucional intitulada “Semana do Trauma – Uma Mobilização pela Vida”, na temática da prevenção de acidentes de trânsito. Inserida no contexto da Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011-2020, a “Semana do Trauma” traz à comunidade montesclarense a abordagem de um problema mundial de saúde pública, para o qual a solução é a adoção de medidas preventivas (CONFERÊNCIA GLOBAL DE ALTO NÍVEL SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO, 2015).

O objetivo do presente artigo é relatar a experiência vivenciada pelos acadêmicos do curso de medicina da UNIMONTES na organização e execução dessa campanha realizada em Montes Claros/MG.

Metodologia

A campanha “Semana do Trauma – Uma Mobilização Pela Vida” foi realizada dos dias 16 a 21 de maio de 2016. Liderada pela diretoria da LANOT, a “Semana do Trauma” contou com o suporte do comitê local da International Federation of Medical

Students' Associations of Brazil (IFMSA Brazil), organização não governamental de

acadêmicos de medicina comprometidos com ações em saúde pública. Além disso, a campanha foi apoiada pelo Corpo de Bombeiros Militar (COBOM) de Montes Claros, pelo Serviço de Atendimento Móvel às Urgências da Macrorregião Norte de Minas Gerais (SAMU Macro-Norte/MG) e pela Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transporte (MCTrans). Ademais, o projeto foi gentilmente acolhido pelo Departamento de Clínica Cirúrgica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UNIMONTES, ao qual a LANOT é vinculada.

A programação da “Semana do Trauma” consistiu na realização de palestras educativas e panfletagens para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio de Montes Claros, finalizada com ação em praça pública no centro da cidade voltada para a população montesclarense em geral. Todo o material didático

(3)

utilizado na campanha (slides e folders) foi desenvolvido pelos próprios acadêmicos da LANOT sob orientação do SAMU Macro-Norte/MG e do COBOM.

Cerca de dois meses antes da campanha, foram entregues cartas-convite a diversas escolas públicas e privadas de Montes Claros/MG, convidando-as a aderirem ao projeto. Foi, também, solicitada autorização da Prefeitura Municipal para uso da Praça Doutor Carlos para encerramento das atividades.

Estudantes de medicina não integrantes da LANOT puderam se inscrever livremente como voluntários do projeto duas semanas antes da campanha. 47 acadêmicos, ao todo, foram envolvidos no projeto e receberam capacitação ministrada por profissionais do SAMU Macro-Norte/MG na semana anterior às atividades, em palestra de duração aproximada de 2 horas.

Resultados

A campanha nas escolas

Cinco escolas, sendo duas da rede privada e três da rede pública, aceitaram o convite para participarem da campanha. Os acadêmicos foram escalados para atenderem às demandas das escolas, instruídos para realizarem duas alternativas de abordagens: palestra padronizada em auditório ou breve divulgação da campanha e panfletagem em cada sala de aula, conforme a preferência da escola manifestada previamente.

As palestras foram ministradas aos alunos de três das escolas parceiras. Os acadêmicos de medicina ministraram o conteúdo dos slides, acompanhados de profissionais do COBOM e do SAMU Macro-Norte/MG para a correção de eventuais erros e solução de dúvidas do público. As palestras tiveram duração média de 30 minutos. Os alunos atendidos se mostraram satisfeitos com as informações recebidas e demonstraram curiosidade sobre a temática durante as palestras.

Já a abordagem sala a sala foi preferida por duas escolas, as quais não dispunham de espaço físico para a realização de palestra. As medidas preventivas de acidentes de trânsito foram rapidamente trabalhadas no tempo médio de sete minutos por sala, enquanto os folders da campanha eram distribuídos a todos os alunos.

Um total de 1228 alunos do ensino fundamental e médio foi contemplado pela programação da Semana do Trauma nas escolas. Esse número foi levantado com base nas declarações emitidas pelas próprias escolas parceiras do projeto.

(4)

Figura 1. Palestras da campanha “Semana do Trauma – Uma Mobilização pela Vida” nas escolas em Montes Claros.

Fonte: Liga Acadêmica Norte-Mineira de Ortopedia e Traumatologia.

A campanha na Praça Doutor Carlos Versiani

Quanto à abordagem de transeuntes no centro da cidade de Montes Claros/MG, as atividades programadas na Praça Doutor Carlos Versiani consistiram em panfletagem, orientação, aferição de pressão arterial e simulação de primeiro atendimento emergencial à vítima de trauma no trânsito. Essas ações ocorreram no dia 21 de maio de 2016. As tendas, mesas e cadeiras utilizadas na campanha foram gentil e gratuitamente cedidas pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE). Os folders foram distribuídos aos transeuntes do centro de Montes Claros. Foram também distribuídos adesivos e folhetos disponibilizados pela MCTrans.

A simulação de atendimento à vítima de trauma foi articulada pelo SAMU e COBOM conjuntamente, contando com o apoio da MCTrans para a viabilização do trânsito no local da simulação. Dois acadêmicos da LANOT foram maquiados com lesões contusas típicas de acidentes de trânsito e atuaram como vítimas de um suposto acidente dentro de um automóvel sinistrado estrategicamente colocado na Praça Doutor Carlos Versiani. A simulação do resgate das vítimas atraiu a atenção dos transeuntes e da mídia.

A estimativa do número de pessoas contempladas pela ação em praça foi impossibilitada pela grande quantidade de pessoas que transitaram pelo local, assistiram à simulação e receberam os panfletos.

(5)

Figura 1. Atividades da Semana do Trauma na Praça Doutor Carlos Versiani, no centro de Montes Claros. A. Tenda onde foram realizadas as aferições de pressão arterial a abordagem dos transeuntes. B. Veículo

sinistrado posicionado para a simulação de resgate à vítima.

Fonte: Liga Acadêmica Norte-Mineira de Ortopedia e Traumatologia.

A Semana do Trauma na mídia

A divulgação da campanha se deu em diversos meios de comunicação: pelas redes sociais e pelo portal eletrônico da UNIMONTES (www.unimontes.br) na internet, pela Rádio Unimontes FM 101,1, e por jornais e telejornais locais.

Discussão

Os acidentes de trânsito são responsáveis por mais de 1,2 milhões mortes e causam ferimentos não letais em cerca de 50 milhões de pessoas por ano. São a primeira causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade, e, se consideradas todas as faixas etárias, tornam-se a nona causa de morte da população mundial, tendendo a se tornarem a sétima causa de morte em 2030. Dados sobre a realidade brasileira apontam que, no ano de 2013, ocorreram 42.291 mortes no trânsito (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, 2015).

Importante destacar que os usuários mais vulneráveis das vias são os pedestres, ciclistas e motociclistas(CONFERÊNCIA GLOBAL DE ALTO NÍVEL SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO, 2015). Considerando-se essas estatísticas, percebe-se que os estudantes de ensino fundamental e médio, público-alvo da “Semana do Trauma”, antes de terem idade suficiente para se habilitarem para a direção de veículos, já se expõem da maneira mais vulnerável aos riscos do trânsito, isto é, como pedestres, ciclistas e passageiros de motocicletas.

(6)

Com base na situação mundial, no ano de 2015, foi assinada a Declaração de Brasília. Destaca-se, nessa declaração, o incentivo ao desenvolvimento de ações para “aumentar a conscientização e desenvolver as capacidades dos usuários das vias”, propondo a “conscientização sobre fatores de risco, medidas de prevenção e proteção” como estratégia para aumentar a segurança no trânsito (CONFERÊNCIA GLOBAL DE ALTO NÍVEL SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO, 2015). Dessa maneira, o formato da campanha da LANOT é coerente com o consenso mundial.

Por fim, em consonância com a meta estabelecida pelo Plano Global para a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011-2020 de reduzir os acidentes de trânsito em 50% em todo o mundo até 2020, foi proposto no Brasil o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011-2020. Nele, incluem-se medidas educativas como a inserção do tema da segurança no trânsito nas escolas e a promoção de campanhas periódicas nos diversos meios de comunicação para a população em geral (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS, CONSELHO ESTADUAL PARA DIMINUIÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO E TRANSPORTES, INSTITUTO DE ENGENHARIA, 2011). Os moldes da “Semana do Trauma” estão, portanto, em conformidade com as orientações do Plano Nacional. Entretanto, para mais efetiva redução dos índices de morbimortalidade no trânsito e para maior adoção de medidas preventivas de acidentes pela comunidade local, reconhece-se a necessidade de manutenção desta campanha, ou o desenvolvimento de novos projetos, em caráter periódico ou contínuo.

Conclusão

As ligas acadêmicas do curso médico devem possibilitar ao acadêmico não apenas o aperfeiçoamento técnico-científico, mas também a prestação de serviço à comunidade. A Semana do Trauma, de iniciativa dos acadêmicos integrantes da LANOT, foi exitosa em seus objetivos por contar com apoio da Universidade e por estabelecer importantes parcerias com instituições envolvidas com a temática proposta. Todavia, a prevenção de acidentes de trânsito merece atenção contínua da sociedade, sendo necessário o desenvolvimento periódico de campanhas voltadas para o tema para a efetiva diminuição dos índices de morbimortalidade decorrentes desses eventos.

(7)

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (org). Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas – Documentos básicos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras 1987 – 2000. Belo Horizonte: PROEX/UFMG; o Fórum, 2000.

HAMAMOTO FILHO, Pedro Tadao et al. Normatização da abertura de ligas acadêmicas: a experiência da Faculdade de Medicina de Botucatu. Revista Brasileira de Educação

Médica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, p. 160-167, mar. 2010.

HORNERO, Zuleika Molina. Ligas acadêmicas de medicina na UNIFESP: papel na formação do graduando e importância da busca ativa de informação científica. 2015. 93f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2015.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Global Status Report on Road Safety 2015. [S.l.:

s.n.], 2015. Disponível em:

<http://www.who.int/violence_injury_prevention/road_safety_status/2015/en/>. Acesso em: 04 agosto 2016.

CONFERÊNCIA GLOBAL DE ALTO NÍVEL SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO, 2., 2015, Brasília, DF. Declaração de Brasília. [S.l.:s.n.], 2015. Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12508:segu nda-conferencia-global-de-alto-nivel-sobre-seguranca-no-transito&catid=42&lang=pt-BR&Itemid=280>. Acesso em: 04 agosto 2016.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS, CONSELHO ESTADUAL PARA DIMINUIÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO E TRANSPORTES, INSTITUTO DE ENGENHARIA. Proposta para o Brasil para Redução de Acidentes e Segurança Viária.

São Paulo: s.n., 2011. Disponível em:

<

Referências

Documentos relacionados

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Introduzido no cenário acadêmico com maior ênfase por Campos (1990), o termo accountability é de conceituação complexa (AKUTSU e PINHO, 2001; ROCHA, 2009) sendo

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São