• Nenhum resultado encontrado

Departamento de Ciências da Educação Licenciatura em Educação Sénior 2.º Ano / 1.º Semestre. Programa. Unidade Curricular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Departamento de Ciências da Educação Licenciatura em Educação Sénior 2.º Ano / 1.º Semestre. Programa. Unidade Curricular"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Departamento de Ciências da Educação Licenciatura em Educação Sénior

2.º Ano / 1.º Semestre

Programa

Unidade Curricular

Educação, Família e Sociedade

Área Científica

Educação

Unidades de crédito

3,5

Coordenador científico

Aldina Mécia Loja e Silva Melo

Docente

Nuno Silva Fraga

(2)

Introdução

“Acabei (…) por reconhecer que estas diferenças que separam os indivíduos, o direito que cada pessoa tem de utilizar a sua experiência da maneira que lhe é própria e de descobrir o seu significado, tudo isto representa as potencialidades mais preciosas da vida. Qualquer pessoa é uma ilha, no sentido muito concreto do termo; a pessoa só pode construir uma ponte para comunicar com as outras ilhas se primeiramente se dispôs a ser ela mesma e se lhe é permitido ser ela mesma. Descobri que é quando posso aceitar uma outra pessoa, o que significa especificamente aceitar os sentimentos, as atitudes e as crenças que a constituem como elementos integrantes reais e vitais, que eu posso ajudá-la a tornar-se pessoa: e julgo que há nisto um grande valor.” (Rogers, 1985: 32).

Objectivos

O objectivo principal da disciplina é problematizar e analisar, por um lado, a instituição familiar enquanto espaço de educação e socialização onde as interacções geracionais têm uma relevância primordial; por outro, a presença transversal e multifacetada das dimensões educativas, em sentido amplo, nas dinâmicas das sociedades actuais e suas potencialidades junto das gerações mais velhas. Espera-se que o aluno do decorrer das actividades quer teóricas quer práticas desenvolva as seguintes competências de natureza genérica: Instrumentais (Capacidades cognitivas, metodológicas, digitais e linguísticas); Interpessoais (Capacidades pessoais e sociais de interacção e cooperação) e Sistémicas (Capacidades que relacionem os diversos sistemas de conhecimentos, atitudes e valores na resolução de problemas de natureza prática).

Conteúdos

Os conteúdos programáticos desenvolvem-se perante as três grandes áreas da unidade curricular. Temos assim três grandes módulos: Educação, Família e Sociedade. Para cada um, serão abordados áreas específicas tendo em conta uma visão sistémica da tríade.

1. Educação

a) Educação Formal, não-formal e informal.

b) Os quatro pilares da Educação segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

c) Os sete saberes necessários à educação do Futuro – Análise à obra de Edgar Morin. d) Os Lugares da Educação:

- Educação Não-Formal: cenários da criação.

e) Cidades Educadoras: os princípios essenciais ao impulso educador da cidade. - Carta das Cidades Educadoras (2004).

(3)

- Comunidades (de) Aprendentes: um outro futuro para as cidades e para os cidadãos.

- VI Congresso Internacional das Cidades Educadoras (Lisboa 2000): “La dimensión educativa de la ciudad”.

f) Universidades para a Terceira Idade.

2. Família

a) A Família e o Idoso: Uma visão sobre o enquadramento sociocultural da família. b) Famílias e sociedades: a diversidade das formas familiares.

- A família de hoje, uma instituição em crise (?) e a emergência de novos modelos familiares.

“A Família no fim da vida”:

- O tempo da família: ciclo de vida familiar. - A velhice: principais desafios.

c) O lugar do idoso na família: contextos e trajectórias. - A Especificidade da Sociedade Portuguesa.

- O Papel das Redes de Solidariedade Primária no Contexto da Crise do Estado-Providência. - O Lugar do Idoso na Família: Contextos e Trajectórias.

- Potencialidades e Limites das Solidariedades Informais. d) Tipos de família em Portugal: interacções, valores e contextos.

e) Modelos de análise da família segundo a Sociologia da Família: Modelo com Orientação Normativa; Modelo de Mobilização de Recursos.

f) O Eclipse da Família: uma reflexão de carácter filosófico segundo Fernando Savater. g) A Família Fragmentada: uma visão crítica da Família segundo Alvin Toffler.

3. Sociedade

a) A ecologia do desenvolvimento humano por Bronfenbrenner (visão geral) b) O Processo de Socialização:

- Socialização primária. - Socialização secundária. - Ressocialização.

- Os conflitos de socialização. c) A “produção social” das idades. d) O conceito de Idadismo.

e) Comunidades (de) Aprendentes: um outro futuro para as cidades e para os cidadãos. (revisão). f) Envelhecimento: o papel do idoso na sociedade. Perspectiva histórica.

(4)

g) O papel do Estado no apoio social ao cidadão sénior. O Semi-Estado-Providência. Cidadania activa.

Metodologia

- Aulas de índole teórica com base na análise crítica e discussão de textos, excertos de livros, explanação de conteúdos.

- Aulas práticas em que, por exemplo, os alunos apresentarão e discutirão trabalhos a realizar individualmente e/ou em grupo, cujas problemáticas estarão enquadradas nos conteúdos programáticos da unidade curricular.

Procurar-se-á que os alunos comuniquem os seus saberes, resultantes das pesquisas, estudos, ou experiências vividas, baseando-se no princípio de o que se comunica aos outros é um saber adquirido.

Avaliação

A avaliação de conhecimentos será contínua (o que pressupõe assiduidade, pontualidade e participação efectiva nas aulas). Estão sujeitos a esta avaliação os alunos com mais de 75% de assiduidade às aulas.

A avaliação será baseada em todas as participações e efectivos desempenhos individuais e de grupo, nomeadamente na apresentação dos trabalhos.

Assim, a avaliação compreenderá três partes:

1. Realização de uma frequência enquanto forma de avaliação crítica e reflexiva sobre os conteúdos desenvolvidos na aula pelo docente, contemplando a possibilidade de serem abordadas temáticas apresentadas pelos grupos de trabalho. (40% da classificação final).

2. Realização de um trabalho de grupo em forma de um ensaio sintético sobre uma das áreas temáticas da unidade curricular de Educação, Família e Sociedade. (40% da classificação final).

3. Serão atribuídos 20% da classificação final à análise e comentário de textos entregues pelo docente e trabalhados individualmente pelo discente enquanto trabalho autónomo do mesmo. As análises serão (aleatoriamente) sujeitas a uma apresentação à turma por indicação do docente.

(5)

Os alunos que não obtiverem a classificação final de 10 valores consideram-se reprovados na unidade curricular sendo-lhes dada a oportunidade de realizar um exame (época normal).

Bibliografia

Almeida, A. et al. (1998). Relações familiares: mudança e diversidade In José Viegas e António Firmino da Costa (eds.), Portugal – que modernidade? (pp. 45-78). Oeiras: Celta.

Azevedo, J. (2002). O fim de um ciclo? A educação em Portugal no início do século XXI. Porto: Edições ASA.

Cardoso, G. (1998). Para uma sociologia de ciberespaço. Mem Martins: Publicações Europa América.

Costa, A. (1999). Sociedade de Bairro. Dinâmicas Sociais da Identidade Cultural pp. 208-245. Oeiras: Celta Editora.

Costa, A. (2001). O que é a Sociologia (3rd ed.). Lisboa: Quimera Editores.

Dubar, C. (1997), A Socialização – construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora.

Giddens, A. (1997). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Giddens, A. (1998). As consequências da Modernidade. Oeiras: Celta Editora. Giddens, A. (2000). O Mundo na Era da Globalização. Lisboa: Editorial Presença.

Kellerharls, J. et al. (1989). Microssocilogia da família. Mem Martins : Publicações Europa América.

Kellerharls, J., & Motandon, C. (1991). Les Stratégies Éducatives des Familles – Milieu Social, Dynamique Familial et Éducation des Pré-adolescents. Lausanne : Delachaux et Niestle.

Leandro, M. (2001). Sociologia das Famílias nas Sociedades Contemporâneas. Lisboa : Universidade Aberta.

Mendes, G. (2005). Entre a Família e a Creche: Estratégias educativas e modalidades de uma relação. Dissertação de Mestrado apresentado no ISCTE. Lisboa: (Texto policopiado).

Meyer, J. (2000). Globalização e currículo: problemas para a teoria em sociologia da educação, in Nóvoa, A., & Schriewer, J. (eds.), A Difusão Mundial da Escola pp.15-32. Lisboa: Educa.

Pimental, L. (2001). O lugar do idoso na família. Coimbra: Quarteto Editora. Rogers, C. (1985). Tornar-se pessoa (7th ed.). Lisboa: Moraes Editores.

Sousa, L. et al. (2004). Envelhecer em Família: os cuidados familiares na velhice. Porto: Âmbar. UNESCO. (2003). Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Porto: Edições ASA.

(6)

Internet

Associação Internacional das Cidades Educadoras:

http://bcnweb13.bcn.es:81/NASApp/eduportal/pubPortadaAc.do

Scientific Electronic Library Online – SciELO: http://www.scielo.br/

Enciclopédia Livre: http://pt.wikipedia.org

Projecto Gutenberg: http://www.gutenberg.org

Observações

A realização de todos os trabalhos escritos, tais como, o trabalho de grupo e as análises críticas e reflexivas dos documentos entregues pelo docente no âmbito do trabalho autónomo deverão seguir as regras de formatação de trabalho científicos indicadas pela APA – American Psychological Association format (5th Edition).

Normas disponíveis em: http://www.crk.umn.edu/library/links/apa5th.htm

Reprografia: Caixa n.º 84

Contactos do docente:

Departamento de Ciências da Educação Nuno Silva Fraga

nfraga@uma.pt Caminho da Penteada 9000 - 390 Funchal

Referências

Documentos relacionados

Então os pais divulgam nosso trabalho, e a escola também ela divulga todos os resultados, então nós temos alguns projetos que desenvolvemos durante o ano letivo, que

Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é o de analisar a proposta curricular do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública, oferecido

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Em relação a esta questão, eu estou completamente de acordo que os Educadores devem gerir o tempo em função do desenvolvimento/aprendizagem da criança, ou seja, se a

Por meio dos registros realizados no estudo de levantamento e identificação de Felinos em um remanescente de Mata atlântica, uma região de mata secundária