• Nenhum resultado encontrado

Outubro 2018 Ano 21 Nº 130 SBUS REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ULTRASSONOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Outubro 2018 Ano 21 Nº 130 SBUS REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ULTRASSONOGRAFIA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

SBUS

REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ULTRASSONOGRAFIA

Outubro 2018 | Ano 21 | Nº 130

(2)
(3)

MEMBROS DO CONSELHO FISCAL Titulares: Dra. Rejane Maria Ferlin; Dr.

Washington Luiz Ferreira Rios e Dra. Maithe Vendas Galhardo

Suplentes: Dr. Monres José Gomes e

Dr. Manoel Chaves Filho

CONSULTIVO

Dra. Lucy Kerr Dr. Sang Choon Cha Dr. Waldemar Naves do Amaral

Jornalista responsável Dário Álvares Comercialização Claudio Serrano Diagramação Lethicia Serrano

EXPEDIENTE

PUBLIC

AÇÃO

Sociedade Brasileira de Ultrassonografia

End.: Rua Teodoro Sampaio, 352 - Conj. 53/54 - Pinheiros CEP: 05406-000 - São Paulo - SP

Fones: (11) 3081-6049 | (11) 3081-6736 Site: www.sbus.org.br | E-mail: sbus@sbus.org.br DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Rui Gilberto Ferreira Vice-presidente: Adilson Cunha Ferreira Secretário Geral: Maurício Saito 1º Secretário: Pedro Pires Ferreira Neto Tesoureiro Geral: Waldemar Naves do Amaral 1º Tesoureiro: Fernando Marum Mauad Diretor Científico e Cultural: Sang Choon Cha

Diretor de Defesa Profissional: Carlos Stéfano Holffmann Britto Diretor Social e Comunicação: Jorge Alberto Bianchi Telles

Palavra do Presidente

Superamos as

expectativas

S

uperação. Esta palavra representa bem o balan-ço final da 22ª edição do Congresso Brasileiro de Ultrassonografia, 14º Congresso Internacional de Ultrassonografia da Fisusal e o Encontro da Liga Brasileira de Ultrassonografia Músculo-Esquelética (LBUM). Superamos, mais uma vez, os números de congressistas, de tra-balhos científicos inscritos, de expositores, realizamos a prova destinada à obtenção de Habilitação em Ultrassonografia Geral, reconhecida pela Federação Internacional de Ultrassonografia da América Latina – FISUSAL. Foram dias privilegiados de atualização, aperfeiçoamento científico e confraternização fraternal entre ultrassonografistas de todas as partes do país e do mundo. Dias nos quais assistimos, com imensa alegria, a superação de todas as expectativas iniciais da comissão organizadora.

Nem bem nos despedimos dos congressistas e conferencistas do 22º CBUS, já estamos, a toda velocidade e com muita dedicação, preparando mais um evento científico que certamente entrará para a história da US brasileira: o 15th ISUOG International Symposium, que será realizado em parceria com a Society of Ultrasound in Obstetrics and Gynecology (ISUOG), no período de 12 a 14 de abril de 2019, no Maksoud Plaza, em São Paulo. A programação do simpósio reunirá ilustres palestrantes internacionais da ISUOG nas áreas de ginecologia, obstetrícia e os grandes nomes da Ultrassonografia brasileira. Os colegas ultrassonografistas não per-dem por esperar mais essa excelente iniciativa da SBUS e ISUOG. 2019 promete. Esperamos que os escolhidos pelo povo bra-sileiro cumpram fielmente suas missões e desenvolvam essa pátria amada!

Rua 27-A nº 142 - Setor Aeroporto Fone: (62) 3941-7676

Rui Gilberto Ferreira

Presidente da Sociedade

Brasileira de Ultrassonografia

(4)

Evento internacional

Vem aí o 15º Simpósio

Internacional ISUOG

S

BUS e a Society of Ultrasound in Obste-trics and Gynecology (ISUOG) realizam, no período de 12 a 14 de abril de 2019, no Maksoud Plaza, em São Paulo, o maior evento de Ultrassonografia em Ginecologia e Obste-trícia do mundo, o 15th ISUOG International Sympo-sium, uma oportunidade privilegiada de atualização e aperfeiçoamento científico.

O Comitê organizador local é composto pelos médicos Waldemar Naves do Amaral (Presidente), Fabrício Costa (Presidente), Wellington Martins (pre-sidente), Rui Gilberto Ferreira (Presidente da SBUS), Adilson Ferreira (São Paulo), Renato Sá (Rio de Ja-neiro), Evaldo Trajano (Brasília) e Eduardo Fonseca (Paraíba).

Os Simpósios Internacionais da ISUOG são proje-tados para incentivar o intercâmbio mais amplo de

pesquisa e informação em todo o mundo. De acor-do com os organizaacor-dores, o evento contará com a presença de ilustres palestrantes internacionais da ISUOG nas áreas de ginecologia e obstetrícia, que junto com os grandes nomes da ultrassonografia bra-sileira, garantirão atualizações nos principais tópicos da ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia.

Um dos responsáveis pela vinda desse importante evento internacional para o Brasil é o ultrassonogra-fista Fabrício da Silva Costa, embaixador da ISUOG no Brasil e Australásia. Há 10 anos, o médico fez pós--doutorado em Melbourne, Austrália, e foi convidado para permanecer na Universidade de Melbourne. Fez fellowship australiano de Ultrassonografia em Gineco-logia e Obstetrícia.

Fabrício da Silva Costa apresenta alguns detalhes do Simpósio Internacional da ISUOG 2019 e adianta

RevistaSBUS

(5)

como a parceria entre ISUOG e SBUS pode revolu-cionar a Ultrassonografia brasileira.

Ultrassonografia no Brasil

“O Brasil é um centro extremamente importante na Ultrassonografia. Os ultrassonografistas brasileiros são bastante qualificados e são reconhecidos interna-cionalmente por esta qualificação. Mas a educação é algo que precisa ser recorrente no país e o Con-gresso da SBUS é um exemplo de evento que educa os médicos ultrassonografistas em altíssimo nível”.

Simpósio 2019

“A iniciativa da SBUS e sua parceria com a ISUOG, trazendo pela primeira vez no Brasil o seu Simpósio Internacional, vai propiciar a vinda de 10 professores internacionais. Espero que este seja um grande pon-tapé para a parceria científica das duas entidades, promovendo maior intercâmbio”.

Motivação

“É uma oportunidade única para o ultrassonogra-fista brasileiro. Quero convocá-los em peso para este importante evento científico, que será realizado em abril de 2019, em São Paulo. A presidente da ISUOG, professora Katia Bilardo (Holanda) estará conosco, além de outros nomes, tanto da Medicina Fetal quan-to da Ginecologia e Obstetrícia. Nomes que os ultras-sonografistas conhecem de livros e publicações. Ter a oportunidade de vê-los presencialmente, interagir e aprender, é realmente único. Nosso grande motivador, além de promover esta educação para o ultrassono-grafista brasileiro, é aumentar o intercâmbio e, quem sabe um dia, trazer o Congresso Mundial da ISUOG para o Brasil. Este congresso veio para a América La-tina uma vez, há quase 20 anos. O simpósio será nos-sa chance de mostrar nosnos-sa intennos-sa participação e o valor do ultrassonografista brasileiro”.

(6)

Muita ciência e

atualização no 22º CBUS

N

o período de 26 a 29 de setembro, no Centro de Conven-ções Frei Caneca, em São Paulo, a Sociedade Bra-sileira de Ultrassonografia (SBUS) realizou a 22ª edição do Con-gresso Brasileiro de Ultrassono-grafia, 14º Congresso Internacio-nal de Ultrassonografia da Fisusal e o Encontro da Liga Brasileira de Ultrassonografia Músculo-Es-quelética (LBUM).

Além dos grandes nomes da Ultrassonografia brasileira, o evento científico contou com convidados internacionais como Fabrício da Silva Costa (Austrá-lia), Ana Bianchi (Uruguai), Guil-lermo Azulay (Argentina), Iván Quirós Bazán (Peru), Jader Cruz (Portugal), Jéssica Preisler (Chile), Lena Soledad Pari Galindo (Peru)

e Miguel Ruoti Cosp (Paraguai), que realizaram conferências, mi-niconferências e participaram de mesas redondas e discussões nas áreas de Ginecologia, Obstetrí-cia, Medicina Interna, câncer de mama, Músculo-esquelética e Pe-diatria.

Trabalhos científicos

Nesta edição do Congres-so Brasileiro de UltrasCongres-sonografia dobrou o número de trabalhos científicos inscritos. Foram 85 e--pôsteres, de alta qualidade, reafirmando o aperfeiçoamento científico e a dedicação dos médicos, além do significativo crescimento dos Temas Livres no congresso.

Segundo o coordenador da Comissão de Temas Livres, Leo-nardo Piber, além das diversas

modalidades em Ultrassonogra-fia, este ano foram recebidos trabalhos relacionados à Edu-cação, caracterizados pelos métodos de avaliação e ensino em Ultrassonografia, e outros. “Es-tes outros são trabalhos de áre-as como a Jurídica e a Bioética, que envolvem, de alguma forma, a Ultrassonografia. Estas áreas inovam e agregam bastante ao aprendizado médico”, explica.

Na próxima edição do evento serão acrescentadas sessões de temas livres e os melhores traba-lhos inscritos em forma de pôster serão convidados para apre-sentação durante o Congresso. “É uma forma de prestigiar os trabalhos e os autores”, salienta Leonardo Piber, médico ultrasso-nografista e professor de Imagi-nologia.

(7)

Trabalhos premiados

PRIMEIRO LUGAR

ANOMALIAS CONGÊNITAS: DIVERGÊNCIA NO DIAGNÓSTICO ENTRE NÍVEL PRIMÁRIO E TERCIÁRIO DO SUS

Autores: Amaral, W.N.; Moraes, C.L.; Tacon, F.S.A.; Lopes, J.F.

SEGUNDO LUGAR

MEDIDAS ULTRASSONOGRÁFICAS DE GORDURA ABDOMINAL RELACIONADAS COM DIAGNÓSTICOS ANTROPOMÉTRICOS EM CRIANÇAS

Autores: Piber, L.S.; Wanderley, M.I.A.; Oliveira, J.C.; Dias, J.T.C.G.; Juliano, Y.; Novo, N.F.; Armond, J.E; Souza, P.C.

TERCEIRO LUGAR

PREVALÊNCIA DE LESÃO DO MANGUITO ROTADOR A ULTRASSONOGRAFIA EM CLÍNICA DE REFERÊNCIA

Autores: Gomes, M.J.; Cainelli, L.S.; Cruz, V.E.F.; Gomes, H.S.S.; Lopes, J.F; Moretti, L.A; Moura, JR.; D.R.; Reis, L.S.S.G.

(8)

Novos membros da ABU

D

urante o 22º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS, foram empossados os novos membros da Academia Brasileira de Ultrassonogra-fia Antônio Carlos Matteoni de Athayde, Giovanni Guido Cerri, Luiz Eduardo Machado e Maria Cristina Chammas.

Fundada em 19 de outubro de 2017, no Cen-tro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a Academia Brasileira de Ultrassonografia (ABU) tem como objetivos principais contribuir para o pro-gresso da Medicina e ciências correlatas voltadas a área de Ultrassonografia; implementar atividades para fortalecimento dos programas relacionados à Ultrassonografia; apresentar sugestões e solicitar providências às autoridades constituídas, em ques-tões relacionadas à saúde e ao ensino médico da área de Ultrassonografia; homenagear vultos e comemorar fatos relevantes da Medicina e ci-ências correlatas; congregar vultos de destaques

Academia

da Ultrassonografia medicina brasileira em número limitado a 40 membros titulares; colaborar, quando solicitada, com autoridades governamentais em as-suntos relacionados ao ensino médico ou à saúde; colaborar, quando solicitada e se lhe aprouver, com entidades associativas não governamentais, em atividades relacionadas ao ensino médico ou à saúde; cultuar a história da Medicina na área de Ultrassonografia; promover atividades culturais diversas relacionadas à Medicina e ao exercício profissional do médico de forma continuada; pro-mover eventos científicos na área médica; instituir e conceder Prêmios e Láureas a médicos que se destacarem na ciência, no ensino ou no serviço em prol da comunidade; colaborar com as instituições de ensino médico de graduação e pós-gradua-ção no intuito de formar médicos especialistas de qualidade; manter publicação de natureza educa-cional e continuada, voltada para a Medicina de Ultrassonografia.

(9)

SBUS realizou prova de

Habilitação em US Geral

I

ntegrando a programação da 22ª edição do Congresso Brasileiro de Ultrassonografia, 14º Congresso Internacional de Ultrassonografia da Fisusal e o Encontro da Liga Brasileira de Ultrassonografia Músculo-Esquelética (LBUM), no dia 26 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a SBUS realizou a pro-va destinada à obtenção de Habilitação em Ul-trassonografia Geral, reconhecida pela Federação Internacional de Ultrassonografia da América Latina – FISUSAL.

Qualificação

A SBUS, juntamente com a Federação Interna-cional das Sociedades de Ultrassonografia da América Latina (FISUSAL), certificará os médicos aprovados na avaliação, reconhecendo seu am-plo conhecimento.

De acordo com o médico Leonardo Piber, inte-grante da Comissão de Provas da SBUS, o principal objetivo é incentivar a cultura técnica médica de sócios e não sócios para que cada vez mais os ul-trassonografistas ofereçam uma atuação de quali-dade à sociequali-dade. 73 médicos realizaram a prova.

(10)

Nos dias 24 e 25 de agosto, no salão de con-venções do Real Hospital Português, em Recife (PE), a federada Pernambucana, com o apoio da SBUS, realizou a 9ª Jornada de Ultrassonografia e Medicina Fetal e 3º Encontro Luso Brasileiro de Medicina Fetal.

Com aproximadamente 10 horas de conferências de renomados especialistas nacionais e regionais e integral apoio da SBUS, foi realizada, nos dias 14 e 15 de setembro, a VII Jornada da Associação de Ul-trassonografia Potiguar.

Marcaram presença no evento científico potigar como conferencistas o Dr. Antônio Gadelha, Dr. Carlos Stephano, Dr. Luiz Roberto (Diretor Geral do Hospital Rio Grande), Dr. Geraldo Alves (médico do Grupo Fleury) e Dra. Uianê Azevedo (médica da Liga

Norte-No evento científico foram debatidos temas atuais e relevantes por palestrantes conceituados, garantin-do uma excelente oportunidade de atualização em um ambiente de informalidade com grandes nomes da Ultrassonografia local, nacional e internacional.

-Riograndense Contra o Câncer), que compartilharam conhecimentos e promoveram uma verdadeira imersão em Ultrassonografia, abordando temas atuais como Rastreamento Fetal do Primeiro Trimestre, Avaliação das Vísceras Ocas, US Tireoide – TIRADS, Diagnóstico Ecográfico da Restrição de Crescimento Fetal, Dop-pler Arterial dos Membros Inferiores, de Artérias Renais e na Avaliação da TVP, BIRADS US, Vitalidade Fetal Anteparto, Anatomia Ecografia Vascular do Abdômen, entre outros.

Jornadas PE / RN

9ª Jornada

Pernambucana

(11)
(12)

Referências

Documentos relacionados

Concebendo o jornal impresso enquanto sistema de auto-referência e heterorrefêrencia, segundo Niklas Luhmann (2005), o contextualizamos em perspectiva de sociedade em rede de

Based on the results, it could be verified that even being capable of supporting data communication in PLC and wireless media, the hardware resource usage and power consumption of

VIAJE CONOSCO Programe-se para visitar cristãos perseguidos em 2019 LISTA MUNDIAL Como funciona o sistema que rege a perseguição no

Nos termos dos artigos 101.º-A e 101.º-C do Código das Sociedades Comerciais, os Senhores Obrigacionistas cujos créditos sejam anteriores à publicação do projeto

Tal como sublinhado recentemente por Paul Jackson, da Invesco, os investidores enfrentam presentemente dois dilemas: por um lado, a economia mundial está a

Elemento de tração Elemento de tracción Strength member Elemento de tração Elemento de tracción Strength member Tubos Tubos Tubes Tubos Tubos Tubes Cabo óptico Cable óptico

As empresas que descumprirem qualquer das cláusulas da presente convenção, que contenha obrigação de fazer, exceto aquelas que já tenham multa especificada, e uma vez

35 PROTOVIT PLUS (POLITAMÍNICO) 20ML - FRASCO - Código: 01.048.0007 Quantidade: 20 Marcas Preferidas: INFORMAÇÕES DA ÚLTIMA COMPRA. Data: 20/07/2015 Fornecedor: M2M Fabricante: