• Nenhum resultado encontrado

valorpneu info Qualidade de serviço Em 2015, a atividade da entidade gestora centrou-se em melhorar o serviço prestado aos seus stakeholders

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "valorpneu info Qualidade de serviço Em 2015, a atividade da entidade gestora centrou-se em melhorar o serviço prestado aos seus stakeholders"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

valorpneu

info

Porque existe Amanhã

Newsletter quadrimestral da Valorpneu

N.º 28 - dezembro 2015

Qualidade de serviço

Em 2015, a atividade da entidade gestora centrou-se

em melhorar o serviço prestado

aos seus ‘stakeholders’

(2)

editorial

O 13.º Encontro da rede Valorpneu foi como habitual um espaço de interação e partilha entre os diferentes operadores. Desta vez teve lugar em Óbidos, permitindo tirar partido desta magnifica região do oeste. Sublinho a participação da APA no evento que nos trouxe novidades acerca do contexto da Valorpneu na gestão de resíduos em Portugal e do seu privilegiado posicionamento internacional, deixando a expetativa da concessão a esta entidade gestora de uma nova licença num futuro próximo. Foi justamente para preparar o futuro e adequar as operações às exigências do mercado, sempre em permanente evolução, que a Valorpneu no decurso de 2015 adjudicou o estudo de avaliação do grau de satisfação dos serviços que presta, bem como os prestados pelos operadores do sistema. Os primeiros resultados do inquérito foram dados a conhecer no Encontro. O resultado global foi muito positivo. Numa escala de 1 a 5, a avaliação média global dos diferentes intervenientes no sistema situou-se entre 4,1 e 4,6. Fica o compromisso da divulgação dos resultados mais detalhados quando da conclusão do projeto. Seguramente que esta avaliação irá contribuir para identificar vetores de progresso do sistema e para a melhoria do desempenho dos seus intervenientes. A propósito de desempenho, destaco o operador “Metais Jaime Dias”, da Trofa, que arrecadou o Prémio de Desempenho de Ponto de Recolha de 2015, depois de em 2012 já lhe ter sido atribuída esta distinção. O prémio tem-se mostrado um instrumento motivador da melhoria contínua do serviço da rede de operadores de recolha com implicações na qualidade final da reciclagem de pneus. A promoção da reciclagem é um dos desígnios da Valorpneu. O reforço da sua promoção bem poderia ser realizado, tal como sucede com os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (mercê das alterações introduzidas pelo DL 233/2015), se uma parte das receitas da TGR geradas no fluxo de pneus usados revertesse a favor da indústria da reciclagem de pneus. Consciente da importância da promoção desta atividade, a Valorpneu continua a apostar na investigação e desenvolvimento de novos produtos. É exemplo o Prémio Inovação Valorpneu, este ano, na sua 7ª edição. Foi vencedor do prémio o projeto “Garrafeira modular em compósito de pneu reciclado (de matriz termoplástica)”, de Cyril dos Santos, do Instituto Politécnico de Leiria, que desenvolveu o trabalho sob orientação do Eng.º Gonçalo Mateus e do Doutor Artur Mateus. A divulgação dos prémios teve lugar no passado mês de outubro, no Centro Colombo, a par da exposição “Remade in Portugal apresenta Prémio Inovação Valorpneu” que mais uma vez deu a conhecer os trabalhos premiados neste concurso desde 2009. A investigação é basilar para a sustentabilidade dos sistemas de tratamento de pneus em fim de vida. Tal é reconhecido mesmo em organismos recentes, como a REDISA, da África do Sul, que aloca uma parte do seu orçamento a estas atividades.

Climénia Silva

Diretora-Geral

Editorial

A Metais Jaime Dias, SA foi cria-da em 1998 e está especialmen-te vocacionada para a gestão global de resíduos industriais, sendo uma referência no seu mercado, pela qualidade do serviço prestado.

Com cerca de 60 colaborado-res, a empresa possui os meios humanos e os equipamentos necessários para assegurar a gestão de uma larga gama de resíduos industriais, perigosos e não perigosos, apresentando a cada cliente soluções ajusta-das aos resíduos produzidos, permitindo maximizar a sua valorização.

Localizada na freguesia de Guidões, concelho da Trofa, com uma área total de 100.000 m2, dos quais 10.000m2 são de área coberta, a Metais Jaime Dias desenvolve a sua atividade essencialmente na área norte do

país, com especial enfoque para os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo.

A empresa é um centro de rece-ção acreditado pela Valorpneu desde finais de 2004, corres-pondendo a gestão de resíduos de pneus a cerca de 2% da sua faturação.

De acordo com Jorge Silva, administrador da empresa: “A integração da Metais Jaime Dias na Valorpneu permitiu oferecer aos seus clientes um serviço mais abrangente, uma vez que grande parte deles são oficinas que produzem pequenas quan-tidades de pneus usados e que têm de assegurar o seu encami-nhamento”. O destino dos pneus recolhidos é, essencialmente, a valorização material e a valoriza-ção energética em cimenteiras. A empresa recebeu este ano o Prémio Desempenho Valorpneu

Metais Jaime Dias

O Ponto de Recolha vencedor

do Prémio Desempenho 2015

(3)

A REDISA– Recycling and Economic Development Initiative of South Africa, uma empresa sem fins lucrativos representada por diversos agentes económicos da indústria de pneus, que garante a gestão de pneus usados na África do Sul, registou a sua primeira atividade operacional de recolha de pneus usados em dezembro de 2014, apesar do sistema ter iniciado em 2013 com o desenvolvimento da infraestrutura. Desde então, tem vindo a registar mensalmente o crescimento das quantidades de pneus usados recolhidos, que lhe permitiram até final de julho deste ano recolher um total de 146 269 toneladas de pneus usados. Os pneus usados recolhidos são encaminhados para unidades de processamento, para produção de granulados de borracha, negro de fumo, óleos, entre outros subprodutos da reciclagem. Sendo que uma parte dos pneus usados recolhidos ainda se encontra em stock ao longo da cadeia operacional, neste momento, foram processados um total de 98 845 toneladas de pneus usados no sistema REDISA.

Esta entidade gestora surgiu na sequência de uma iniciativa legislativa pioneira no continente africano, que impõe aos produtores e distribuidores de pneus a obrigatoriedade de registo e participação junto das autoridades

REDISA assegura Gestão de

Pneus Usados na África do Sul

governamentais e o desenvolvimento de planos de gestão integrada de pneus em fim de vida. De acordo com o seu plano de gestão, os produtores e importadores de pneus financiam o sistema num valor de R2,3+IVA (cerca de €0,15+IVA) por quilograma de pneus novos colocados no mercado. As receitas servem para financiar as operações de recolha, transporte e processamento dos pneus usados. A infraestrutura montada pela REDISA tem por base pontos de recolha localizados no território do país, que garantem a receção e armazenamento temporário dos pneus usados. A partir daí, os pneus são transportados até locais de armazenamento intermédio e, posteriormente, transportados para unidades de processamento, na sua maioria recicladores que produzem granulados de borracha e outros subprodutos.

Além da componente operacional, o sistema REDISA apoia e desenvolve atividades em áreas de investigação, responsabilidade corporativa e social. Um total de 3,5% das receitas da prestação financeira é alocado a estas áreas de atividade.

A REDISA surgiu na

sequência de uma

iniciativa legislativa

pioneira no

continente africano.

2015, tendo já sido galardoada com este prémio em 2012. Para Jorge Silva: “A atribuição deste prémio é o reconhecimento (e confirmação) da qualidade do nosso trabalho e, claramente, um incentivo para continuarmos a ser uma referência na gestão de pneus usados”.

Para além da gestão de resíduos, a Metais Jaime Dias complementa a sua ativida-de, assente num Sistema de Gestão Integrado de Qualidade e Ambiente que se encontra cer-tificado pela SGS ICS- Serviços Internacionais de Certificação de acordo com as normas NP EN ISO 9001:2008 e NP EN ISO 14001:2012, com a comer-cialização de produtos siderúr-gicos, peças automóveis usadas e com a assessoria ambiental. Relativamente a projetos futuros na área de pneus usados, este responsável refere que: “As práticas de valorização já são suficientes para o quantita-tivo existente, pelo que não equacionamos, de momento, qualquer projeto nessa área. No entanto, continuaremos a apostar nas práticas de reutilização, tais como as que já implementamos internamente (taludes, vedações, vasos, …) e nas que colaboramos externa-mente, nomeadamente na casa construída com pneus, na Trofa: ‘A Casa Ecofixe’”.

(4)

Resultados anuais

13.º Encontro da Rede

A aprovação do projeto da licença da Valorpneu foi, uma vez mais, um dos temas que esteve em cima da mesa no 13º Encontro Valorpneu, que decorreu em Óbidos nos dias 19 e 20 de novembro de 2015. Após a última licença concedida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em 2009, o ano passado esta licença foi prorrogada por um período de três meses renovável automaticamente por iguais períodos. Depois de destacar o bom desempenho da Valorpneu e o seu privilegiado posicionamento no contexto internacional, Ana Sofia Vaz, Chefe Divisão de Fluxos Específicos e do Mercado de Resíduos da APA, deixou a esperança de concessão desta licença num futuro próximo, “com novos paradigmas e novos desafios”, acrescentou Inês Diogo, Vogal do Conselho Diretivo da APA. Na sua apresentação, Ana Sofia Vaz referiu ainda que se encontra em curso um processo de revisão da legislação, datada de 2001 e desfasada do regime de tratamento de resíduos, com algumas alterações cirúrgicas, de ressalvar entre outras

a definição de preparação para reutilização, a alteração das metas e a clarificação do que se entende por resíduo. Adiantou ainda que entrou em vigor uma nova Taxa de Gestão de Resíduos para as Entidades Gestoras.

Este atraso na concessão da nova licença à Valorpneu cria algumas condicionantes no desenvolvimento estratégico da atividade da entidade gestora. Assim o afirma Climénia Silva, Diretora Geral da Valorpneu, que explicou que o foco da atividade da Valorpneu em 2015 centrou-se em continuar a progredir na qualidade serviço, nomeadamente, nos estudos de avaliação do grau de satisfação dos serviços do SGPU e da Valorpneu, na faturação eletrónica aos produtores, nas ações no âmbito das operação e da relação com produtores de pneus e em melhorias informáticas internas.

Climénia Silva disse ainda que, “a Valorpneu prevê terminar o ano de 2015 com 1930 produtores aderentes, um crescimento de 8% face ao ano

anterior”. Quanto aos objetivos de gestão, os de recolha e reciclagem continuam a ser ultrapassados e os de recauchutagem aquém do objetivo (ver gráficos – Objetivos de Gestão).

Outra das apostas da Valorpneu em 2015 foi a área de Investigação e Desenvolvimento (I&D), onde a empresa pretende reforçar e complementar soluções para a incorporação dos materiais derivados da reciclagem dos pneus usados, incentivar o desenvolvimento e a promoção de novos projetos inovadores e garantir a sustentabilidade no fluxo de pneus usados. Uma das novidades deste ano foi o lançamento de um filme para divulgar o Prémio Inovação, que este ano contou com a sua 7ª edição e se tem revelado um sucesso junto das universidades e do meio empresarial.

Com o lema “Um por Todos Todos por um Ambiente Melhor”, a Valorpneu juntou-se este ano à “Campanha Bosques dos Sonhos”, promovida pelas Associações Plantar uma Árvore e Terras

Valorpneu aguarda nova licença

(5)

dos Sonhos. Esta campanha tem como objetivos compensar as emissões associadas ao encontro com a plantação de 1000 árvores autóctones na Tapada de Mafra e realizar o sonho de uma criança ou jovem institucionalizado ou doente.

A apresentação dos resultados do estudo de “Avaliação do Grau de Satisfação dos Serviços do

SGPU e da Valorpneu”, elaborado pelo consórcio Avnaza Consulting e Leadership Business Consulting, foi outro dos pontos altos deste Encontro.

O estudo revelou que a média de satisfação global de funcionamento do SGPU é muito satisfatória, sendo que as avaliações mais altas foram dadas

pelos Valorizadores Energéticos/Recicladores/ Fragmentador e as avaliações mais baixas pelos Produtores e Detentores de Pneus Usados. A avaliação da satisfação global com a Valorpneu foi igualmente muito positiva, tendo sido a nota mais alta dada pelos Transportadores e a nota mais baixa pelos Detentores de Pneus Usados.

Paula Santos, Avanza Ana Sofia Vaz, APA Ana Lima, SGS Inês Diogo, APA Hélder Pedro, Valorpneu Climénia Silva, Valorpneu Rui Martins, Ernst & Young

RECOLHA

META

96%

P 2015

108,6%

2014

108,6%

2013

110,3%

2012

120,0%

2011

114,6%

2010

106,0%

2009

103,0%

27%

18,2%

18,3%

19,8%

22,4%

22,4%

20,9%

22,6%

PREP. REUT. E RECAUCHUTAGEM

META

P 2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

RECICLAGEM

69%

77,5%

72,3%

70,7%

81,6%

81,9%

74,7%

75,3%

META

P 2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

Metais Jaime Dias vence Prémio Desempenho 2015

Como já vem sendo habitual nestes encontros, Óbidos foi também palco da entrega do Prémio Desempenho 2015. O vencedor foi a empresa Metais Jaime Dias, S.A., que repetiu a vitória de 2012. Esta escolha foi feita com base em critérios pré-definidos e no desempenho obtido no período correspondente ao 2º semestre de 2014 e ao 1º semestre de 2015. Os resultados foram validados pela empresa de auditoria Ernst & Young. A Metais Jaime Dias, pertencente à rede Valorpneu desde 2004, está sedeada na Trofa e desenvolve a sua atividade essencialmente na gestão global de resíduos industriais, representando a gestão de pneus usados uma parte significativa da sua atividade.

(6)

Prémio Valorpneu INOV’15

Uma “Garrafeira modular em compósito de pneu reciclado (de matriz termoplástica)”, de Cyril dos Santos, do Instituto Politécnico de Leiria, foi o projeto vencedor dos Prémios Valorpneu INOV’15. Já o ano passado este Instituto foi premiado com um trabalho que previa a utilização da borracha reciclada em produtos para o espaço urbano, “Pino Urbano Modular”.

Cyril dos Santos desenvolveu este projeto em parceria com a empresa Plastimago, tendo como orientadores o Engº Gonçalo Mateus e o Prof. Artur Mateus do Instituto Politécnico de Leiria.

“Este projeto nasceu de um portefólio de produtos que a Plastimago está a desenvolver para incor-porar pneus em fim de vida. Como investigador e aluno de doutoramento estive envolvido neste pro-jeto da garrafeira em conjunto com Pedro Carreira e Jorge Domingues do Centro para o Desenvolvi-mento Rápido e Sustentado do Produto (CDRSP) e com Gonçalo Mateus da Plastimago”, refere Cyril dos Santos. Adiantando ainda que: “O produto tem vindo a ser desenvolvido de há dois anos a esta parte, começando por uns esboços e por uns protó-tipos em impressão 3D. Decidimos depois fazer um molde, umas garrafeiras por prensagem e agora já estamos numa fase mais avançada, a de começar a industrializar e a comercializar o produto. Neste momento, a Plastimago já tem diversos clientes interessados na garrafeira”.

Para além do projeto premiado houve duas men-ções honrosas atribuídas aos trabalhos “Aplicação de pneus inservíveis em cerâmica vermelha, tijolos, para construção de casas populares com foco no desenvolvimento sustentável”, de Maria Beatriz Kaznar e Danielle Gonçalves Mothé, orientadas pela Prof. Cheila Mothé e Prof. Michelle Gonçalves (Universidade Federal do Rio de Ja-neiro) e “Aplicabilidade da incorporação de fibras resultantes da reciclagem de pneus em matriz de gesso”, de Raphael Bruno e Sandra Magalhães Pacheco, orientados pelo Prof. Leonel Ramos e pela Prof.ª Ana Cristina Neves (Universidade Fernando Pessoa – Porto).

A entrega dos Prémios decorreu no dia 27 de outu-bro, no espaço da exposição “Remade in Portugal apresenta Prémio Inovação Valorpneu” no Centro

Instituto Politécnico de Leiria repete vitória no Centro Colombo

Colombo, em Lisboa. Na 7ª edição dos Prémios Valorpneu INOV’15 foram apresentados a con-curso sete projetos, de Portugal e Brasil. Embora em anos anteriores estivessem a concurso proje-tos oriundos do Brasil, esta foi a primeira vez que um trabalho deste país foi premiado.

O júri, que se mantém da edição anterior, é composto por entidades de reconhecido mérito na indústria, no Estado Português, no meio científico e artístico.

Ao vencedor foi entregue o valor monetário de 5.000 Euros. Os orientadores do projeto recebe-ram um prémio de 2.500 Euros. Aos trabalhos distinguidos com menção honrosa foram atribuí-dos o valor de 2.500 Euros a cada um. À semelhança do ano passado, a 7.ª edição de entrega dos Prémios Valorpneu INOV’15 foi au-tónoma, uma vez que os prémios sempre foram divulgados no âmbito do encontro anual da rede. Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu,

felicita os premiados e a qualidade de todos os trabalhos em concurso, destacando a importân-cia da recuperação do granulado de borracha e da sua aplicação em materiais com real valor para a sociedade e para a economia. No final, a diretora geral da Valorpneu lançou um desafio às Universidades e aos Professores: “Continuem a desenvolver projetos com vista à sua industriali-zação e comercialiindustriali-zação, pois alguns dos projetos premiados em edições anteriores estão muito bem encaminhados para serem comercializados”. Climénia Silva adiantou ainda que o Prémio INOV irá ter uma nova abordagem, que passa por uma maior aproximação ao tecido empresarial.

De destacar que desde há seis anos a esta parte, altura em que se iniciaram os Prémios Inovação, a Valorpneu já galardoou 15 trabalhos (8 Engenharia, 5 Design e 2 Arquitetura) num valor total de 65.000 Euros.

(7)

Ajustamentos no Regime

Jurídico de Segurança

Contra Incêndios

Prémio Valorpneu INOV’15

O Decreto-Lei nº 233/2015 de 13 de outubro veio proceder à terceira alteração do Decreto-Lei n.º 150/2008, de 30 de julho, estabelecendo as condi-ções de aplicação das receitas da Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) destinadas ao Fundo de Interven-ção Ambiental (FIA), prevendo-se, à semelhança do passado, um procedimento de seleção de candi-daturas para financiamento de atividades neste âmbito. Procede ainda à introdução de alterações ao modelo de direção e gestão do FIA, visando a desburocratização e agilização deste importante instrumento público de prevenção e reparação dos danos resultantes de atividades naturais ou humanas lesivas para o ambiente. O Decreto-Lei n.º 233/2015 define ainda que a fração das receitas do FIA correspondentes a 35% das receitas da TGR cobrada aos Sistemas de Gestão de Resíduos Ur-banos, num valor máximo de 1,5 milhões de euros, reverte, anualmente, a favor destes sujeitos passi-vos que apresentarem “bom desempenho” no que respeita ao esforço de reciclagem, produzindo este incentivo efeitos a partir de 1 de janeiro de 2016.

O Decreto-Lei n.º 224/2015 de 9 de outubro procede à alteração do Decreto -Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro, que aprova o regime jurídico da segurança contra incêndio em edifícios. Esta alteração advém da necessidade de proceder a alguns ajustamentos, identificados quer pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, quer por uma comissão de acompanhamento constituída por peritos representantes de várias entidades. A experiência colhida ao longo de sete anos sinalizou alguns pontos a reformular. Estes passam essencialmente pela clarificação de alguns aspetos do articulado e pela harmonização de requisitos técnicos, sem comprometer os aspetos basilares da legislação. O Decreto-Lei n.º 224/2015 entrou em vigor 45 dias após a sua publicação.

Os trabalhos de arquitetura, engenharia e design, realizados com pneus em fim de vida, projetados pelos participantes no Prémio Inovação Valorpneu entre os anos 2009 e 2014, estiveram expostos no Centro Colombo, em Lisboa, entre os dias 19 e 27 de outubro.

A exposição, intitulada “Remade in Portugal apresenta Prémio Inovação Valorpneu”, surgiu na sequência da colaboração entre o Centro Colombo e o projeto Remade in Portugal, resul-tante da partilha de valores e objetivos comuns, nomeadamente, o incentivo à poupança dos recursos naturais e ao consumo de produtos ecológicos e ami-gos do ambiente.

Carlos Laginhas, Ana Gomes, Bruno Pinelas, Ana Arribas e Cátia Fernandes, Sara Silva, Filipe Valadares e Miguel

Bravo, Bruno Vasconcelos e Pedro Malaca, Maria Neto, Fátima Pinto, Rui Machado, Diogo Pedro, Pedro Mendon-ça, Pedro Gonçalves, André Guilherme Cachaço, Paulo Campos, António Duarte e Bruna Silva são os autores dos projetos que foram apresentados no Centro Co-lombo, confirmando as suas capacidades de desenvolvimento de novos produtos e mostrando soluções inovadoras em di-ferentes áreas através da reutilização de pneus usados ou de materiais resultantes da reciclagem dos pneus.

A exposição esteve patente na Praça Central com projeção diária do filme para crianças “D.Flor e Sr.Pneu” e com o Jogo da Valorização, onde foi criada uma dinâmica de interatividade e de sensibi-lidade para a atividade da reciclagem de pneus.

Legislação

Alteração à reforma

(8)

Av. da Torre de Belém, 29 1400-342 Lisboa tel.: (+351) 213 032 303 fax: (+351) 213 032 305 e-mail: valorpneu@valorpneu.pt www.valorpneu.pt

Eventos e Iniciativas

The Grass Yarn & Tufters Forum 2016

Data: 15 a 17 de fevereiro de 2016

Local: Sofitel Kurfürstendamm, Berlin, Germany

Será a 11ª edição da conferência internacional anual relativa aos desenvolvimentos técnicos e comerciais de relvados sintéticos. Este fórum é reconhecido como plataforma internacional para compartilhar conhecimento e destacar os desenvolvimentos nesta área.

Info: http://www.amiplastics-na.com/events/Event.aspx?code=C704&sec=5410

Energy from Waste 2015

Data: 24 e 25 de fevereiro de 2016 Local: Londres, Inglaterra

Esta conferência reúne participantes e oradores mundiais de todas as áreas de resíduos e da indústria de energia. Os visitantes da conferência irão beneficiar de um programa destinado a promover a discussão e o debate entre uma audiência internacional de pensadores do setor e os decisores-chave.

Info: http://www.efwconference.com/

23

rd

Annual European Tyre Recycling Conference

Data: 16 a 18 de março de 2016

Local: NH du Grand Sablon, Bruxelas, Bélgica

Este evento com o tema “The Circular Economy-The Eco-nomics of Tyre Recycling” centra-se nas principais tecnologias de reciclagem de pneus e reúne empresas e decisores num fórum que incentiva as melhores práticas no desenvolvimento de novas tecnologias para este setor.

Info: http://www.etra-eu.org/joomla/events/future-events

International Automobile Recycling 2016

Data: 16 a 18 de março de 2016 Local: Hotel Palace, Berlim, Germany

O congresso é uma plataforma para a troca das mais recentes informações sobre a matéria, para encontrar parceiros de negócios e para obter acesso fácil a novos potenciais clientes. Focalizado na economia circular e no papel das diferentes partes interessadas no cadeia de reciclagem dos veículos em fim de vida.

Info: http://www.icm.ch/iarc-2016

Inserido na nova campanha de comunicação institucional da Valorpneu, que teve lugar em diversos meios de comunicação social entre os dias 11 e 25 de maio de 2015, a entidade gestora desafiou os mais jovens a conhecer a Valorpneu e a sua atividade, com o lançamento de dois jogos educativos: o Dominó do Ambiente e o Jogo da Valorização.

O Dominó é composto por infografias com mensagens chave que sustentam a campanha e que sensibilizam para a proteção do ambiente. Os jogos foram distribuídos massivamente a crianças e jovens, através do programa Ecoescolas e na exposição organizada pelo Remade no Centro

Colombo, para o Prémio Inovação Valorpneu.

No Jogo da Valorização o objetivo é ser o mais rápido a Recolher, Transportar e Valorizar o pneu usado, recriando os três passos essenciais do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados da Valorpneu: Recolha, Transporte e Valorização. Este jogo esteve disponível no Centro Colombo e no Salão Automóvel e destina-se a um público alvo dos 5 aos 12 anos. O intuito destes jogos é mobilizar um maior número de cidadãos para a construção de um ambiente sustentável, respeitando o mote da campanha de 2015: “Um por todos, todos por um ambiente melhor”.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre as técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras, visando proporcionar

Valores médios para comprimento da parte aérea aos 60 dias e peso da biomassa seca obtidos a partir de plantas micropropagadas de pal- ma forrageira (Opuntia strica

Quando foram questionados sobre o que poderia melhorar na comunidade, enfatizaram a questão da segurança pública, tendo em vista que o local é alvo de

Este produto educacional tem como proposta a elaboração de uma sequência didática e um circuito de um dispositivo sensor de pulsos cardíacos, usando um circuito

O produto consiste na aplicação da Realidade Aumentada na educação, no caso específico para a disciplina de física para com o conteúdo Modelos Atômicos, com o tema:

01-CLICK NO VÍDEO DA SUA TRILHA DE APRENDIZAGEM: Acessar às 08h20. Para realizar a Trilha de Aprendizagem basta seguir a ordem das letras. A-O que faremos na aula de hoje? Click

Declaro ainda estar ciente de que as informações que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e que, no caso de declaração falsa, estarei sujeito às sanções previstas

Desagregação geográfica das soluções preconizadas Modelos recolha e valorização Abrangência População abrangida Periodicidade da recolha Equipamentos de deposição Nº