• Nenhum resultado encontrado

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETRIZES ESTRATÉGICAS:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Para que sejam incorporadas novas ideias durante o necessário debate com a população, o candidato PAULINHO (22) apresenta as propostas gerais que foram aprovadas em Convenção para que sejam aperfeiçoadas, acrescidas e, portanto, melhoradas ao longo da presente campanha eleitoral:

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS:

(01) APOIO AO COMÉRCIO E SERVIÇOS:

O ambiente de negócios em São Gonçalo do Amarante pode ser estimulado com medidas de apoio ao comércio local, incluindo o setor de serviços. O fortalecimento da sala do empreendedor; o estímulo às compras locais; a qualificação em empreendedorismo; a simplificação de procedimentos nas Secretarias que atuam no setor; a criação de arranjos produtivos a partir das atividades do Aeroporto Internacional Aluízio Alves e a interlocução direta com a Administração serão algumas das diretrizes que nortearão a construção de medidas concretas em apoio aos setores de comércio e serviços.

(02) POLÍTICA INDUSTRIAL:

São Gonçalo do Amarante já dispõe de um dos mais expressivos parques industriais do Rio Grande do Norte. Tem uma vocação, portanto, já inclinada para o fomento à indústria. Além dos incentivos já inseridos em Leis Municipais, a nova Administração sistematizará parcerias com entes públicos e a iniciativa privada, bem como, uma política industrial local que motive a atração de novos empreendimentos industriais e fomente, de fato, um POLO DE EMPREGABILIDADE e GERAÇÃO DE OPORTUNIDADES.

(2)

(03) TURISMO:

O Rio Grande do Norte é um destino turístico consolidado e hoje, São Gonçalo do Amarante, é a principal porta de acesso, através do Aeroporto Internacional. Ampliar, em consequência, nosso potencial turístico, notadamente religioso, firmando parcerias, evidenciando nossa cultura e gastronomia, são premissas com os quais firmaremos uma atuação ousada no segmento, além das tradicionais festas religiosas e o grande evento dos Mártires de Uruaçu.

(04) AGROPECUÁRIA:

A atuação da Administração Municipal será no sentido de fortalecer a Agricultura Rural e Periurbana, consignando articulações e programas com as peculiaridades próprias da agricultura familiar e dos projetos comerciais, prestigiando as culturas orgânicas, sustentáveis e inovadoras.

Por outro lado, estimular a verticalização da produção, estimulando agricultores e pescadores para que incorporem etapas de beneficiamento e processamento da sua produção, aumentando suas possibilidades de ganho.

(05) ECONOMIA SOLIDÁRIA:

Continuar a incentivar a economia solidária através do apoio e incentivo as cooperativas e associações nas áreas rural e urbana. Apoiar a organização da mão de obra informal oferecendo consultoria e suporte para a criação de entidades com esse fim. Apoiar o artesanato e gastronomia do município considerando sua importante participação na economia local e geração de emprego e renda.

(06) QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL:

Articular esforços para que novas frentes de qualificação profissional sejam abertas no Município de São Gonçalo do Amarante, ampliando as parcerias com o Sistema "S" de capacitação e outras instituições como UFRN e IFRN. Instituir, nos programas de assistência e apoio a juventude, sempre possível, atividades transversais de qualificação

(3)

profissional, evidenciando as mais prioritárias ocupações no mercado de trabalho.

(07) SEGURANÇA PÚBLICA:

Ir além do que é devido ao Município. Esta é a principal diretriz. Articular as medidas que sejam necessárias para melhorarmos os índices de segurança em São Gonçalo do Amarante contribuindo com o trabalho ostensivo da Polícia Militar com ruas iluminadas, centrais de monitoramento a partir dos prédios públicos, programas de assistência articulados com as estatísticas da violência e iniciativas, articuladas com instituições, que visem conter – e diminuir - o uso de drogas ilícitas, além da parceria com todas as forças de segurança.

(08) CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

São Gonçalo do Amarante já mudou muito, mas a mudança precisa continuar. As ações de cidadania e desenvolvimento social estarão pautadas na principal diretriz: a família como centralidade das intervenções públicas e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Neste sentido, continuar e avançar com algumas iniciativas, dentre as quais, o acesso das famílias aos programas sociais dos Governos Federal e Estadual; a valorização das mulheres, idosos, negros e deficientes; a disponibilidade de meios para a obtenção de documentos, inclusive, apoio a primeira carteira de motorista para pessoas criteriosamente escolhidas dentre desempregados e mais pobres.

(09) JUVENTUDE CIDADÃ:

Programa específico de formação cidadã, qualificação para o mercado de trabalho, inserção em projetos de voluntariado e estágio profissional, com direito a uma bolsa financeira a ser instituída em lei municipal, com critérios aprovados previamente pelo Conselho Municipal da Juventude, além de outras iniciativas que estimulem o jovem a ser

(4)

protagonista da vida política, cultural e social no Município, Estado e País.

(10) CULTURA:

Promover todas as manifestações culturais - artesanato, folclore, danças contemporâneas, música, teatro, artes visuais, culinária, etc. - de forma articulada com outras ações de interesse social e de formação educativa, prestigiando a realização de eventos e promovendo outros que estão inseridos no calendário anual (cultural e social de São Gonçalo do Amarante), dentre os quais, a Grande Virada Cultural, programação com 24 horas contendo apresentações culturais, seminários, priorizando grupos locais e convidados para intercâmbio, como também a construção de um Centro de Artes e Cultura.

(11) ESPORTE:

Continuar o esforço local já em curso no sentido de firmar o esporte como instrumento indispensável à prática de qualidade de vida, combate as drogas e bem estar social e, em função de tal diretriz, buscar parcerias, elaborar projetos, captar recursos, oferecer contrapartida para ampliar os investimentos no setor, considerando o Calendário Esportivo e a construção de equipamentos e espaços esportivos.

(12) INCLUSÃO DIGITAL:

Articular medidas que resultem de projetos do Metrópole Digital da UFRN, do futuro Parque Tecnológico local e de outras iniciativas públicas em favor da ampliação da cobertura gratuita de internet em prédios e logradouros da Prefeitura Municipal, igualmente, da qualificação em tecnologia da informação e de seu uso em empreendimentos, escolas, instituições sediadas no Município de São Gonçalo do Amarante

(5)

(13) MEDICAMENTOS EM CASA:

Garantir que os idosos, deficientes e outras pessoas criteriosamente credenciadas recebam medicamentos de uso frequente e controlado em suas próprias residências, apoiando a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde e as Equipes do Programa Saúde da Família.

(14) SAÚDE PARA TODOS:

A Saúde Pública é direito do cidadão que deve ser exercido com todo o empenho, apoio e articulação da Administração Municipal que, em consequência, deve prover projetos e iniciativas que se voltem a universalização e a qualidade no atendimento, bem como, ampliar a rede municipal médica-hospitalar, inclusive construindo o Hospital Municipal, para efetivar as medidas criteriosamente planejadas em torno do desenvolvimento da Saúde Pública considerando, em síntese, a ampliação ao atendimento de consultas e exames especializados; atualização da lista de medicamentos de distribuição gratuita; contínua manutenção e ampliação, no que couber, a estrutura física e capacidade de atendimento das unidades básicas de saúde, dentre outras diretrizes, além do fortalecimento das ações do Conselho Municipal de Saúde e das Equipes de Saúde da Família.

(15) EDUCAÇÃO DE QUALIDADE:

A Educação Infantil e Fundamental deve priorizará o envolvimento de cada família, inserindo o aprendizado no contexto social em que está inserida a criança e o adolescente, ampliando a oferta de vagas na rede pública e criando possibilidades de progressão social a partir de uma aprendizado de qualidade, com disciplinas transversais de qualificação e empreendedorismo, estendendo, em etapas, o horário escolar para que o aluno permaneça mais tempo em atividades educacionais.

Enfim, as ações na área de Educação devem ser integradas com projetos e iniciativas das demais Secretarias Municipais, acompanhadas pelos Conselhos que atuam na rede pública municipal de ensino e conduzidas com transparência e participação com o objetivo consequente de

(6)

contínua melhoria das metas e índices da Educação básica de São Gonçalo do Amarante.

Por outro lado, uma postura de contínua articulação para que a cidade receba novos investimentos das outras esferas de Governo, do Sistema “S” e de instituições educacionais diversas que tragam unidades e serviços para o âmbito municipal, particularmente, uma nova luta para que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte instale um núcleo avançado em São Gonçalo do Amarante.

(16) CONCURSOS, SELEÇÕES E ENEM

A Administração Pública proverá cursos preparatórios para concursos públicos, seleções em programas de estágio e emprego e ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), fixando critérios para participação e mantendo calendário de aulas de revisões para que o maior número de participantes possa frequentar.

(17) MOBILIDADE URBANA:

O crescimento visto no Município de São Gonçalo exige um acompanhamento constante e uma visão, cada vez mais, moderna sobre o tema, entendendo as necessidades do momento e, principalmente, a criação de uma estrutura que possa atender no futuro próximo as enormes demandas que a população do município irá exigir. A diretriz estratégica sobre o assunto é a qualidade e o prestígio ao transporte público, ou seja, a atuação da Administração Municipal será preferencialmente em favor do interesse coletivo manifestado no apoio, regulamentação, estruturação do transporte público de passageiros.

(18) INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS URBANOS:

O importante é direcionar os serviços públicos para que atendam as demandas da população com qualidade. Assim, em busca da qualidade, os serviços devem ser avaliados o que motivará a prévia definição de metas. Por outro lado, a infraestrutura deve exigir um permanente

(7)

escritório de projetos, tendo em vista que os projetos estruturantes, em regra, são feitos em parceria com outros níveis de Governo. Portanto, em tudo, qualidade e planejamento. Investir planejada e continuamente em projetos, soluções e alternativas que melhorem a infraestrutura e desenvolvimento urbano priorizando, em consequência, obras estruturantes que, de um lado, colaborem com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e, sob outro aspecto, sejam indutoras do desenvolvimento econômico sustentável, considerando os grandes empreendimentos existentes no Município, são, enfim, diretrizes de atuação para a Administração Pública em relação a infraestrutura e serviços públicos.

E ainda, dentre outras propostas, é devido consignar o compromisso com o projeto de urbanização do centro e das principais entradas de São Gonçalo do Amarante; drenagem e pavimentação das ruas ainda não pavimentadas, especialmente, o projeto de interligação entre a via metropolitana, Poço de Pedra e Serrinha; construção de um cemitério parque, aproveitando anteprojeto já está elaborado pelo Município de São Gonçalo do Amarante.

(19) HABITAÇÃO E MELHORIAS HABITACIONAIS:

O déficit habitacional, apesar de todos os esforços já feitos, ainda persiste, fato que deve motivar novos projetos habitacionais, assim como, a melhoria na habitabilidade dos imóveis, sobretudo das famílias mais carentes. Ampliar, portanto, todas as iniciativas atuais em relação a regularização fundiária, construção da primeira moradia, distribuição de melhorias habitacionais e implantação do cheque-reforma são algumas das diretrizes a serem implementadas planejadamente em projetos e articulações que melhorem o número de famílias assistidas com os programas habitacionais da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

(20) ÁGUA E SANEAMENTO:

O esforço inicial da nova Administração deve ser no sentido de atuar para continuar a execução dos atuais projetos de saneamento que

(8)

resultarão no atendimento a 95% (noventa e cinco por cento) dos imóveis, assim como, encaminhar novos projetos e articular possibilidades para a implementação de saneamento na zona urbana e nas principais comunidades rurais renovando, a cada exercício, a meta de ampliação da rede de saneamento, tratamento de esgotos e resíduos, assim como, efetivar as melhorias necessárias para que a água disponibilizada pelo SAAE continue buscando os melhores índices de qualidade e potabilidade para as comunidades rurais e urbanas, além das áreas de expansão.

(21) CASA DOS CONSELHOS

Apoiar todos os Conselhos, seja de Direitos ou de Políticas, reunindo em um mesmo ambiente físico o apoio ao funcionamento dos colegiados, será uma diretriz prática de relacionamento com o controle social, além de estimular que o desempenho destes órgãos se dê com toda a transparência e eficácia.

(22) ADMINISTRAÇÃO PLANEJADA, ÉTICA E

TRANSPARENTE:

Mudanças importantes já aconteceram em São Gonçalo do Amarante nos últimos 08 anos. Foi feita e será mantida a regularidade dos pagamentos das obrigações contraídas com servidores e fornecedores com a fixação de calendário de pagamentos, bem como, regularidade fiscal, previdenciária e contábil. As mudanças podem continuar. Assim, além de buscar a excelência na prestação dos serviços públicos, a Administração Municipal continuará ampliando os meios de transparência e de informação para a população, priorizando a estruturação da Ouvidoria Municipal; a informatização dos serviços públicos e o atendimento à população; a criação do Código de Ética da Prefeitura e a prestação de contas à população por meio de Portal eletrônico (internet), boletins, imprensa e outras publicações periódicas, ouvindo cada comunidade, procurando atender os anseios gerais, sempre atento a novas demandas da sociedade são-gonçalense.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Embora os judeus possuam apenas um sexto de 1% de toda a terra árabe, eles são, não obstante, detestados pela maioria dos árabes.. Por que o povo judeu

Após 45 dias da realização do leilão o arrematante deverá retirar no Depósito da empresa, RODANDO CERTO SERVIÇOS DE ESTACIONAMENTO E REBOQUE DE VEÍCULOS S/S LTDA,

OBJETO: Primeira prorrogação do prazo de vigência do Contrato nº 398/2017 de contratação temporária de Assistente Social, desenvolvendo esta atividade na Secretaria

O Presidente da NitTrans e Subsecretário Municipal de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade, no cumprimento dos dispositivos do art..

14- A retirada dos lotes arrematados só será permitida após a integralização de todos os pagamentos previstos nestas condições, comprovadas mediante apresentação de nota

17 - Obriga-se o arrematante a proceder junto ao órgão competente à mudança de nome no Registro de Trânsito, fazendo a transferência da titularidade do veículo arrematado no

“Biomarcadores comportamentais em peixes Biomarcadores comportamentais em peixes e elos entre mecanismos de ação tóxica e mecanismos?. ecológicos”