• Nenhum resultado encontrado

FORTISSIMO Nº VOCÊ ESTÁ AQUI. Presto Veloce 18 MAI 19 MAI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORTISSIMO Nº VOCÊ ESTÁ AQUI. Presto Veloce 18 MAI 19 MAI"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

2008 2009 2010 2011 201

2

2013 20

14

2015 201

6

201

7

F O R T I S S I M O N º 0 8 2017

18 MAI

19 MAI

VOCÊ

E S T Á

AQUI

Presto

Veloce

(2)

Estreia em

palcos tradicionais

Com regência de Fabio Mechetti e tendo Pascal Rogé ao piano, a Filarmônica se apresentou pela primeira vez no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (foto) e no Theatro Municipal de São Paulo. No repertório, obras do mineiro Sergio Rodrigo, de Saint-Saëns e de Ravel.

2008 20

09

20

10

201

1

201

2

2013 20

14

2015 201

6

201

7

LINHA DO TEMPO — 4 de 12 Em cada programa

de concerto das séries Allegro, Vivace, Presto e Veloce você encontra um pedacinho da nossa história. No fim do ano, teremos relembrado nosso percurso até a décima temporada.

17 abr 16 a 19 jun 4 ago

8 a 14 set 25 ago

Uma sala para

a música

A construção da Sala Minas Gerais foi anunciada pelo Governo estadual em cerimônia para a imprensa e convidados. Naquela noite, a estreia do violinista israelense Vadim Gluzman com a Filarmônica soou como um brinde a essa notícia tão importante para a história da Orquestra.

Turnê Nacional

Sul e Sudeste

Com a brasilidade do

Concerto para piano nº 2 de

Hekel Tavares e a Segunda Sinfonia de Rachmaninov, a Filarmônica levou sua música a Porto Alegre, Florianópolis, Blumenau, Curitiba, Londrina e Paulínia. Uma vez mais, o pianista Arnaldo Cohen foi o companheiro nessa jornada conduzida por Fabio Mechetti.

Clássicos

ao ar livre

Desde o início da história da Filarmônica,

os concertos em praças e parques de Belo Horizonte e região metropolitana são momentos de muita alegria combinada a um rico repertório. No Parque Lagoa do Nado, o maestro Marcos Arakaki fez sua estreia como regente assistente da Orquestra; dois anos depois, Arakaki se tornaria regente associado.

Ilustres

convidados

A Filarmônica foi responsável por trazer a Belo Horizonte artistas consagrados no cenário internacional da música clássica. Entre eles, o norte-americano Joshua Bell, que veio interpretar o Concerto de Tchaikovsky, sob direção de Fabio Mechetti.

OS MELHORES CONCERTOS DE 2011,

JORNAL O GLOBO, 27 DEZ

Turnê Estadual

Cidades históricas

Um roteiro para não se esquecer. Nas igrejas de Tiradentes, São João del-Rei, Ouro Preto (foto) e Mariana, a música barroca foi a passagem para uma verdadeira viagem no tempo. Os concertos tiveram solo de Elisa Freixo no cravo e no órgão, com regência de Marcos Arakaki. FO TO: ANDRÉ FO SSA TI 17 e 18 ago A Filarmônica de Minas Gerais apareceu no Rio de Janeiro em agosto para fazer

um programa impressionista no Theatro Municipal [e] produziu versão

brilhante da suíte sinfônica Daphnis et Chloé, de Ravel. FO TO: RAF AEL MO TT A FO

(3)

FO

TO: ALEXANDRE REZENDE

Essa dúvida nunca existiu para Brahms, que não somente explorou, na segunda metade do século XIX, todas as teorias estéticas do sistema tonal, como consolidou de forma brilhante as técnicas composicionais ao seu dispor. A meticulosidade de seus propósitos e o respeito pelo passado são revelados nesta sua

Primeira Sinfonia, que ele levou

mais de vinte anos para finalizar.

Por fim, recebemos uma vez mais a talentosíssima pianista Anna Vinnitskaya, que nos brinda com o

Primeiro Concerto de Béla Bartók, obra

em que se unem a rica herança da música folclórica húngara com a força inexorável de um ritmo inebriante. Seria a Razão inimiga mortal do Sentimento? Algo a se pensar… ou a se sentir… Seria a Harmonia inimiga mortal da Melodia?

Essa pergunta foi colocada pelo famoso filósofo Jean-Jacques Rousseau ao expoente máximo do Barroco francês, Jean-Philippe Rameau. Séculos depois, o compositor brasileiro Jorge Antunes revisita essa questão ao escrever sua Apoteose de Rousseau. Ao celebrarmos os 75 anos de Antunes, introduzimos essa interessante obra ao público mineiro, deixando que a resposta venha (ou não) da inusitada experiência de ouvi-la.

Caros

amigos e

amigas,

F A B I O M E C H E T T I

(4)

Desde 2008, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sendo responsável pela implementação de um dos projetos mais bem-sucedidos no cenário musical brasileiro. Com seu trabalho, Mechetti posicionou a orquestra mineira nos cenários nacional e internacional e conquistou vários prêmios. Com ela, realizou turnês pelo Uruguai e Argentina e realizou gravações para o selo Naxos. Natural de São Paulo, Fabio Mechetti serviu recentemente como Regente Principal da Orquestra Filarmônica da Malásia, tornando-se o primeiro regente brasileiro a ser titular de uma orquestra asiática. Depois de quatorze anos à frente da Orquestra Sinfônica de Jacksonville, Estados Unidos, atualmente é seu Regente Titular Emérito. Foi também Regente Titular da Sinfônica de Syracuse e da Sinfônica de Spokane. Desta última é, agora, Regente Emérito. Foi regente associado de Mstislav Rostropovich na Orquestra Sinfônica Nacional de Washington e com ela dirigiu concertos no Kennedy Center e no Capitólio norte-americano. Da Orquestra Sinfônica de San Diego, foi Regente Residente. Fez sua estreia no Carnegie Hall de Nova York conduzindo a Orquestra Sinfônica de Nova Jersey e tem dirigido inúmeras orquestras norte-americanas, como as de Seattle, Buffalo, Utah, Rochester, Phoenix, Columbus, entre outras. É convidado frequente dos festivais de verão nos Estados Unidos, entre eles os de Grant Park em Chicago e Chautauqua em Nova York.

Realizou diversos concertos no México, Espanha e Venezuela. No Japão dirigiu as orquestras sinfônicas de Tóquio, Sapporo e Hiroshima. Regeu também a Orquestra Sinfônica da BBC da Escócia, a Orquestra da Rádio e TV Espanhola em Madrid, a Filarmônica de Auckland, Nova Zelândia, e a Orquestra Sinfônica de Quebec, Canadá. Vencedor do Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko, na Dinamarca, Mechetti dirige regularmente na Escandinávia, particularmente a Orquestra da Rádio Dinamarquesa e a de Helsingborg, Suécia. Recentemente fez sua estreia na Finlândia, dirigindo a Filarmônica de Tampere, e na Itália, dirigindo a Orquestra Sinfônica de Roma. Em 2016 estreou com a Filarmônica de Odense, na Dinamarca. No Brasil, foi convidado a dirigir a Sinfônica Brasileira, a Estadual de São Paulo, as orquestras de Porto Alegre e Brasília e as municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Trabalhou com artistas como Alicia de Larrocha, Thomas Hampson, Frederica von Stade, Arnaldo Cohen, Nelson Freire, Emanuel Ax, Gil Shaham, Midori, Evelyn Glennie, Kathleen Battle, entre outros. Igualmente aclamado como regente de ópera, estreou nos Estados Unidos dirigindo a Ópera de Washington. No seu repertório destacam-se produções de Tosca, Turandot,

Carmem, Don Giovanni, Così fan tutte, La Bohème, Madame Butterfly, O barbeiro de Sevilha, La Traviata e Otello.

Fabio Mechetti recebeu títulos de mestrado em Regência e em Composição pela prestigiosa Juilliard School de Nova York.

Fabio Mechetti

D I R E T O R A R T Í S T I C O E R E G E N T E T I T U L A R

FO

TO: EUGÊNIO SÁ

(5)

FABIO MECHETTI, regente

ANNA VINNITSKAYA, piano

programa

18 e 19 / MAI

Presto e Veloce

J O R G E A N T U N E S

Apoteose de Rousseau

B É L A B A R T Ó K

Concerto para piano nº 1

• Allegro moderato • Andante • Allegro molto

*

*

J O H A N N E S B R A H M S

Sinfonia nº 1 em dó menor, op. 68

• Un poco sostenuto – Allegro • Andante sostenuto

• Un poco allegretto e grazioso

• Adagio – Più andante – Allegro non troppo, ma con brio

Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e

Itaú Personnalité

apresentam

(6)

A N N A V I N N I T S K A Y A

F O T O: ANDRÉ F O SS A TI As gravações e apresentações de Anna Vinnitskaya inspiraram os mais variados elogios da crítica. Quem assiste às suas performances não tem como evitar o encantamento com a aura desta artista. Anna Vinnitskaya é uma grande pianista do nosso tempo que conta histórias com as notas, usando todo o potencial da sua expressividade. Nascida na Rússia, em Novorossiysk, Vinnitskaya vive em Hamburgo desde 2002. Atualmente é professora no Conservatório de Hamburgo, onde se formou sob orientação de Evgeni Koroliov. O repertório de Vinnitskaya vai de Johann Sebastian Bach a Sofia Gubaidulina. Suas escolhas enfatizam os grandes compositores russos para piano, como Rachmaninov, Prokofiev e Shostakovich, bem como as coloridas obras de Ravel, Debussy e Chopin para piano. Nos últimos anos, suas leituras de Brahms e Bartók chamaram atenção, em especial a apresentação dos três concertos de Bartók em uma tarde, com a Rundfunk-Sinfonieorchester Berlin sob direção de Marek Janowski. Público e crítica igualmente celebram a habilidade de Vinnistkaya de pintar grandes paisagens sonoras, à parte de sua interpretação incendiária. Seu esplendor técnico não é puramente virtuosístico, pois funde-se com seu som genuíno e sempre colorido.

Como solista, Vinnitskaya apresentou-se com renomadas orquestras, de Berlim (Deutsches Symphonie-Orchester) a Londres (Royal Philharmonic Orchestra); de Munique (Münchner Philharmoniker) a Tóquio (NHK Orchestra); de Birmingham (City of Birmingham Symphony) a Tel Aviv (Israel Philharmonic). Vinnitskaya também se apresenta regularmente com as principais orquestras de rádios. Entre os regentes com quem colaborou estão estrelas das novas gerações como Andris Nelsons, Kirill Petrenko e Krzysztof Urbanski, bem como mestres de várias temporadas como Charles Dutoit, Vladimir Fedoseyev e Marek Janowski. Suas gravações foram reconhecidas com vários prêmios, dentre eles o Diapason d’Or, a Escolha do Editor da Gramophone e o Echo Klassik. Vinnitskaya venceu sua primeira competição internacional aos doze anos. Entre suas premiações de maior prestígio estão a Competição Busoni, Itália, em 2005, o primeiro lugar no Concurso Rainha Elisabeth, Bélgica, em 2007, e o prêmio Leonard Bernstein no Festival Schleswig-Holstein, Alemanha, em 2008.

Na temporada 2016/2017, Anna Vinnitskaya é solista em residência na WDR Sinfonieorchester. Ela apresentará e gravará os concertos de Bartók com o regente principal da orquestra, Jukka-Pekka Saraste.

FO

(7)

J O R G E A N T U N E S

Apoteose de Rousseau

Espirituoso, combativo, detentor dos títulos de cidadão honorário de Brasília e Chevalier des Arts et des Lettres pelo governo francês, e com uma formação acadêmica sólida – possui três bacharelados (Física, Violino, Composição e Regência) e pós-graduação em diversos países, como na Argentina, Holanda, França –, Jorge Antunes é, antes de tudo, um defensor da dignidade humana e vê na obra de arte uma possibilidade de lutar para que o mundo seja mais justo. Acredita no valor social e portanto ético e político da música. Além disso, é considerado precursor da música eletroacústica no Brasil e ocupa, desde 1994, a cadeira número 22 da Academia Brasileira de Música. O conceito de harmonia remonta à Antiguidade clássica e possuía, naquela época, significados que abrangiam tanto a simultaneidade dos sons quanto a sua organização sucessiva, além de se referir a especulações relacionadas à harmonia entre alma e corpo, bem como ao equilíbrio dos corpos celestes. Esse entendimento permanece no século das luzes e está presente na

obra de Jean-Philippe Rameau (1683-1764), que defendia a harmonia como legítima imitação da natureza e base para a construção musical, inclusive da melodia. Ao contrário de Rameau, Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) defendia que a melodia era, sim, a verdadeira representante da natureza: afinal, os pássaros cantam melodias e não fazem harmonias. Além disso, os sentimentos humanos “somente” podiam ser expressos por meio de uma “bela” melodia. Em seu poema sinfônico Apoteose

de Rousseau, Jorge Antunes encena,

justamente, uma disputa sonora entre melodia e harmonia. E toma o partido de Rousseau, logo pelo Iluminismo, mostrando de que lado está. Nessa direção, a magistral composição de Jorge Antunes inicia-se com uma melodia pungente que, desconstruída e reconstruída, funciona como um fio condutor para nossa memória auditiva. Assim, durante toda a obra podemos ouvir melodias diatônicas, cromatismos e contrapontos contrapostos e

sobrepostos a clusters (aglomerados de notas), além de uma riqueza de

timbres orquestrais. O poema oscila entre harmonias densas e sonoridades mais delicadas, conduzindo-nos a uma audição ora mais próxima a harmonias tonais, ora, atonais. Ao lado disso reconhecemos citações estilísticas barrocas, clássicas, românticas e uma melodia modal tradicional, combinados em uma composição atual, moderna e com grande força expressiva, finalizando com a melodia inicial. De qualquer modo, o vocábulo

apoteose – que também comporta o

significado de ápice ou grandiosidade –, em sua acepção original traz o sentido de divinização de um imperador romano, de um herói e posteriormente do mártir da igreja cristã. Nessa perspectiva, a associação desse vocábulo a Rousseau, ou a Rameau, teria um sentido, pelo menos implícito, de glorificação ou imortalização. Ainda assim, a música para alguns e a melodia para os melômanos parecem ainda guardar uma relação com o inefável, com o suprassensível. Apesar de Jorge Antunes mostrar-se sempre mais preocupado com as questões sociais atuais.

INSTRUMENTAÇÃO Piccolo, 2 flautas, 2 oboés, corne inglês, 2 clarinetes, clarone, 2 fagotes, contrafagote, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, tuba, tímpanos, percussão, harpa, piano, cordas. PARA ASSISTIR Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba) – Eduardo Torres, regente | Acesse: fil.mg/arousseau Maestro Jorge Antunes: Polêmica e Modernidade – Carlos Del Pino, direção | Acesse: fil.mg/jorgeantunes PARA LER Flô Menezes – Apoteose de Schoenberg – Ateliê Editorial – 2002 Henri Pousseur – Apoteose de Rameau – Unesp – 2009

Maria Alice Volpe – Jorge Antunes: 70 anos de música e política – Revista Brasileira de Música da Escola de Música da UFRJ – v. 25, n. 2, p. 381-394 – jul./dez. 2002

EDILSON VICENTE DE LIMA Doutor em Musicologia pela USP, Mestre em Artes pela Unesp, professor na Universidade Federal de Ouro Preto.

15 min

2014 Brasil, Rio de Janeiro, 1942

(8)

B É L A B A R T Ó K

Concerto para piano nº 1

Grande pianista, Béla Bartók atuou sob a direção de célebres regentes, convidado por orquestras europeias e americanas. Fez seu primeiro recital aos dez anos, quando ainda estudava com sua mãe, competente professora de piano. Depois, aperfeiçoou-se com Istvan Thoman, aluno de Liszt. Durante trinta anos, Bartók lecionou piano no Conservatório de Budapeste, consolidando a fama de excelente pedagogo. Dos três concertos que escreveu para o instrumento, estreou os dois primeiros, sendo o nº 1 sob a regência do célebre Wilhelm Furtwängler. Com o grande êxito do Segundo Concerto, despediu-se do público alemão. O Concerto nº 3, escrito no exílio norte-americano, foi sua obra derradeira.

No Concerto nº 1 triunfam os aspectos percussivos do pianismo de Bartók: sonoridades violentas, agregações de ásperos blocos substituindo os acordes tradicionais e um mecanicismo insistente. No todo, trata-se de uma resposta bastante pessoal – e ainda hoje muito

impactante – aos apelos neoclássicos e construtivistas de sua época.

No primeiro movimento, Allegro moderato, o uso do ostinato torna-se fonte de enorme energia propulsora. Em vários momentos o piano se inclui entre os demais instrumentos de percussão, formando com eles um todo bem distinto. No Andante central, em forma A-B-A, as cordas se calam. Trata-se de uma meditação sóbria e profunda. O piano, de início, dialoga com a percussão. Na seção B central, o solista repete um desenho obstinado que serve de fundo ao crescendo dos sopros, libertos em extraordinária politonalidade. Sem transição, grotescos glissandos dos trombones introduzem o terceiro movimento. O Allegro molto final apresenta seu primeiro tema sobre um ostinato das cordas. As outras ideias

se relacionam com o material temático do primeiro movimento. Os motivos são breves, descontínuos e episódicos. Repleta de élan rítmico, a atmosfera é viva e animada. Aos dezoito anos, Bartók começou a estudar metodicamente as manifestações musicais populares de seu país.

Estendeu suas pesquisas pelo Leste europeu, chegando ao Norte da África e à Turquia. Seu método de trabalho implicava uma ética – o respeito pelas diferentes etnias e a superioridade do humanismo sobre o nacionalismo. O compositor recolheu, classificou e analisou milhares de canções, em busca de procedimentos musicais comuns às diversas culturas camponesas. Assimilou a surpreendente riqueza rítmica do folclore (em seus compassos inusitados) e libertou-se da hegemonia do sistema tonal pelo uso sistemático de modos e escalas seculares. Paralelamente às pesquisas de etnomusicologia, Bartók elaborou uma síntese original de certos aspectos do cânone da música ocidental. Reconhecia-se tributário, sobretudo, da influência de três grandes compositores: Debussy, Beethoven e Bach. Ao recuperar e incorporar elementos primitivistas à melhor tradição erudita europeia, Bartók contribuiu decisivamente para a renovação da linguagem musical contemporânea, tornando-se, incontestavelmente, um dos compositores mais inovadores e influentes do século XX.

INSTRUMENTAÇÃO Piccolo, 2 flautas, 2 oboés, corne inglês, 2 clarinetes, clarone, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, tímpanos, percussão, cordas. PARA OUVIR Bartók – Piano Concertos – Berlin Radio Symphony Orchestra – Ferenc Fricsay, regente – Géza Anda, piano – Deutsche Grammophon, Alemanha – 1995 PARA ASSISTIR Orquestra de Paris – Pierre Boulez, regente – Maurizio Pollini, piano | Acesse:

fil.mg/bpiano1a (1º movimento) fil.mg/bpiano1b (2º movimento) fil.mg/bpiano1c (3º movimento) PARA LER Pierre Citron – Bartók – Éditions du Seuil – Coleção Solfèges – 1963

François-René Tranchefort – Guia da Música Sinfônica – Nova Fronteira – 1990 25 min

1926 Estados Unidos, 1945

Hungria, atual Romênia, 1881

PAULO SÉRGIO MALHEIROS DOS SANTOS Pianista, Doutor em Letras, professor na UEMG, autor dos livros Músico, doce

músico e O grão perfumado – Mário de Andrade e a arte do inacabado. Apresenta o

programa semanal Recitais Brasileiros, pela Rádio Inconfidência.

(9)

Após a morte de Beethoven, a Sinfonia romântica trilhou dois caminhos principais: em uma direção, Berlioz e Liszt adotaram os programas extramusicais dos poemas sinfônicos, fugindo do modelo clássico vienense; em outra vertente, Mendelssohn e Schumann adaptaram-na à expressão mais intimista do Romantismo. Brahms tinha já 43 anos quando apresentou ao público sua primeira sinfonia – fato surpreendente para um compositor que, desde criança, se dedicara exclusivamente à música e acumulara várias obras de peso. Quando, em 1862, Brahms fixou-se definitivamente em Viena, o público já o aclamava como o “herdeiro de Beethoven”. Importantes músicos contemporâneos, como o crítico Hanslick, zelosos com a tradição musical alemã, o elegeram como a figura emblemática do movimento de reação à “música do futuro”, preconizada pelos poemas sinfônicos de Liszt e pelo drama musical wagneriano. É provável que o receio de uma comparação direta com o legado beethoveniano determinasse a demora da estreia da primeira sinfonia de Brahms. A partitura passou por um longo

processo de elaboração que se arrastou por mais de vinte anos, de 1855 a 1876. Logo após a estreia da Primeira, o maestro von Bülow a denominou a

Décima, aludindo à continuidade que

ela representaria em relação às nove sinfonias de Beethoven. Entretanto, a Primeira é uma obra absolutamente pessoal, dosando com inteligência a variedade de recursos e os elementos de contraste, como o uso de tonalidades e compassos diferentes para cada andamento. Quanto à forma cíclica, ela nunca é ostensiva, extraindo os temas dos diversos movimentos de apenas uma célula básica.

A introdução e o primeiro movimento (Un poco sostenuto – Allegro) já contêm os elementos fundamentais para o desenvolvimento de toda a Sinfonia. Os dois andamentos extremos adotam a forma sonata e se apresentam complementares – as tensões e o clima de inquietação criados no primeiro movimento só se resolvem no brilhantismo do último (Adagio – Più andante –

Allegro non troppo, ma con brio).

Brahms reduz as proporções dos dois movimentos intermediários, conformando-os a uma envergadura menor que a das grandes construções beethovenianas e dando-lhes um caráter mais intimista. O meditativo segundo movimento (Andante sostenuto) traz a estrutura de lied (A-B-A). Na seção central aparece uma bucólica melodia, confiada sucessivamente ao oboé e ao clarinete. O terceiro movimento (Un poco allegretto e

grazioso) tem a forma de um scherzo

com trio, mas renuncia ao caráter humorístico e agitado, tão frequente em Beethoven. O encantador tema principal soa como uma melodia entoada por um despreocupado caminhante que passeia pelo campo. Brahms limitou-se à orquestra usada por Beethoven na Nona sinfonia e conseguiu cores e planos sonoros absolutamente originais que contribuem para realçar os aspectos inovadores de sua Sinfonia – as sutilezas rítmicas, mudanças de acentuação, ruptura da regularidade dos compassos e a genial habilidade em variar os temas com fragmentações e inversões.

INSTRUMENTAÇÃO 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, contrafagote, 4 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, tímpanos, cordas.

PARA OUVIR Brahms – The Symphonies – Chicago Symphony Orchestra – Georg Solti, regente – Decca, Alemanha – 1996

PARA ASSISTIR Orquestra Filarmônica de Viena – Leonard Bernstein, regente Acesse: fil.mg/bsinf1domenor PARA LER José Bruyr – Brahms – Éditions du Seuil – Coleção Solfèges – 1965

François-René Tranchefort – Guia da Música Sinfônica – Nova Fronteira – 1990

Extraído do texto de PAULO SÉRGIO MALHEIROS DOS SANTOS Pianista, Doutor em Letras, professor na UEMG, autor dos livros Músico, doce músico e

O grão perfumado – Mário de Andrade e a arte do inacabado. Apresenta o

programa semanal Recitais Brasileiros, pela Rádio Inconfidência.

J O H A N N E S B R A H M S

Sinfonia nº 1 em dó menor, op. 68

1855/1876

Última apresentação desta obra — 24 abr 2012 Marcos Arakaki, regente

Áustria, 1897 Alemanha, 1833

(10)

FO

TO: EUGÊNIO SÁ

(11)

DIRETOR ARTÍSTICO E REGENTE TITULAR

Fabio Mechetti

REGENTE ASSOCIADO Marcos Arakaki

* principal ** principal associado *** principal assistente **** músico convidado

PRIMEIROS VIOLINOS

Anthony Flint – Spalla Rommel Fernandes –

Spalla associado

Ara Harutyunyan –

Spalla assistente

Ana Paula Schmidt Ana Zivkovic Arthur Vieira Terto Bojana Pantovic Dante Bertolino Joanna Bello Hyu-Kyung Jung Roberta Arruda Rodrigo Bustamante Rodrigo M. Braga Rodrigo de Oliveira SEGUNDOS VIOLINOS Frank Haemmer * Leonidas Cáceres *** Gideôni Loamir Jovana Trifunovic Luka Milanovic Martha de Moura Pacífico Matheus Braga Radmila Bocev Rodolfo Toffolo Tiago Ellwanger Valentina Gostilovitch VIOLAS

João Carlos Ferreira * Roberto Papi *** Flávia Motta Gerry Varona Gilberto Paganini Juan Díaz Katarzyna Druzd Luciano Gatelli Marcelo Nébias Nathan Medina VIOLONCELOS Philip Hansen * Robson Fonseca *** Camila Pacífico Camilla Ribeiro Eduardo Swerts Emilia Neves Lina Radovanovic Lucas Barros William Neres CONTRABAIXOS Nilson Bellotto * André Geiger *** Marcelo Cunha Marcos Lemes Pablo Guiñez Rossini Parucci Walace Mariano FLAUTAS Cássia Lima * Renata Xavier *** Alexandre Braga Elena Suchkova OBOÉS Alexandre Barros * Públio Silva *** Israel Muniz Moisés Pena CLARINETES

Marcus Julius Lander * Jonatas Bueno *** Ney Franco Alexandre Silva FAGOTES Catherine Carignan * Victor Morais *** Andrew Huntriss Francisco Silva TROMPAS

Alma Maria Liebrecht * Evgueni Gerassimov *** Gustavo Garcia Trindade José Francisco dos Santos Lucas Filho Fabio Ogata TROMPETES Marlon Humphreys * Érico Fonseca ** Daniel Leal *** Tássio Furtado TROMBONES

Mark John Mulley * Diego Ribeiro ** Wagner Mayer *** Renato Lisboa TUBA Eleilton Cruz * TÍMPANOS Patricio Hernández Pradenas* PERCUSSÃO Rafael Alberto * Daniel Lemos *** Sérgio Aluotto Werner Silveira HARPA Marcelo Penido **** TECLADOS Ayumi Shigeta * GERENTE Jussan Fernandes INSPETORA Karolina Lima ASSISTENTE ADMINISTRATIVA Débora Vieira ARQUIVISTA

Ana Lúcia Kobayashi

ASSISTENTES Claudio Starlino Jônatas Reis SUPERVISOR DE MONTAGEM Rodrigo Castro MONTADORES André Barbosa Hélio Sardinha Jeferson Silva Klênio Carvalho Risbleiz Aguiar

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

O Fortissimo está indexado aos sistemas nacionais e internacionais de pesquisa. Você pode acessá-lo também em nosso site.

GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS Fernando Damata Pimentel

VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS Antônio Andrade

SECRETÁRIO DE ESTADO DE CULTURA DE MINAS GERAIS Angelo Oswaldo de Araújo Santos

SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO DE CULTURA DE MINAS GERAIS João Batista Miguel Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Lei 14.870 / Dez 2003

Instituto Cultural Filarmônica

FORTISSIMO maio — nº 8 / 2017 ISSN 2357-7258 EDITORA

Merrina Godinho Delgado EDIÇÃO DE TEXTO Berenice Menegale ILUSTRAÇÕES Mariana Simões FOTO DE CAPA Rafael Motta BARTÓK Representante: Universal Edition AG CONSELHO ADMINISTRATIVO PRESIDENTE EMÉRITO Jacques Schwartzman PRESIDENTE

Roberto Mário Soares

CONSELHEIROS Angela Gutierrez Berenice Menegale Bruno Volpini Celina Szrvinsk Fernando de Almeida Ítalo Gaetani Marco Antônio Pepino Marco Antônio Soares da Cunha Castello Branco Mauricio Freire Octávio Elísio Paulo Brant Sérgio Pena DIRETORIA EXECUTIVA DIRETOR PRESIDENTE Diomar Silveira DIRETOR ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO Estêvão Fiuza DIRETORA DE COMUNICAÇÃO Jacqueline Guimarães Ferreira DIRETORA DE MARKETING E PROJETOS Zilka Caribé DIRETOR DE OPERAÇÕES Ivar Siewers EQUIPE TÉCNICA GERENTE DE COMUNICAÇÃO

Merrina Godinho Delgado

GERENTE DE PRODUÇÃO MUSICAL

Claudia da Silva Guimarães

ASSESSORA DE PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Gabriela Souza

PRODUTORES

Luis Otávio Rezende Narren Felipe ANALISTAS DE COMUNICAÇÃO Marciana Toledo Mariana Garcia Renata Gibson Renata Romeiro ANALISTA DE MARKETING DE RELACIONAMENTO Mônica Moreira ANALISTAS DE MARKETING E PROJETOS Itamara Kelly Mariana Theodorica ASSISTENTE DE MARKETING DE RELACIONAMENTO Eularino Pereira ASSISTENTE DE PRODUÇÃO Rildo Lopez EQUIPE ADMINISTRATIVA GERENTE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA

Ana Lúcia Carvalho

GERENTE DE RECURSOS HUMANOS

Quézia Macedo Silva

ANALISTAS ADMINISTRATIVOS

João Paulo de Oliveira Paulo Baraldi ANALISTA CONTÁBIL Graziela Coelho SECRETÁRIA EXECUTIVA Flaviana Mendes ASSISTENTE ADMINISTRATIVA Cristiane Reis ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS Vivian Figueiredo RECEPCIONISTA Meire Gonçalves AUXILIAR ADMINISTRATIVO Pedro Almeida AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS Ailda Conceição Rose Mary de Castro

MENSAGEIROS

Bruno Rodrigues Douglas Conrado

JOVEM APRENDIZ

Yana Araújo

SALA MINAS GERAIS

GERENTE DE INFRAESTRUTURA Renato Bretas GERENTE DE OPERAÇÕES Jorge Correia TÉCNICO DE ÁUDIO E ILUMINAÇÃO Rafael Franca ASSISTENTE OPERACIONAL Rodrigo Brandão

(12)

FILARMÔNICA ONLINE

WWW.FILARMONICA.ART.BR

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

filarmonica.art.br/concertos/agenda-de-concertos

CONHEÇA TODAS AS APRESENTAÇÕES

filarmonica.art.br/filarmonica/sobre-a-filarmonica

para melhor apreciar um concerto

RUA PIUM-Í, 229 CRUZEIRO

RUA JUIZ DE FORA, 1.257 SANTO AGOSTINHO

RUA LUDGERO DOLABELA, 738 GUTIERREZ Nos dias de concerto,

apresente seu ingresso em um dos restaurantes parceiros e obtenha descontos especiais.

Prezado (a) assinante,

amigo (a) e ouvinte,

Ao apresentar o ingresso do concerto desta noite em um dos restaurantes parceiros da Filarmônica, você ganha benefícios especiais. HAUS MÜNCHEN Você compra um prato e ganha outro de igual ou menor valor.

Rua Juiz de Fora, 1.257 – Santo Agostinho (31) 3291-6900

VERANO GOURMET Você ganha 10% de desconto no valor final da sua conta e do seu acompanhante. Rua Ludgero Dolabela, 738 – Gutierrez

(31) 2514-9927

AU BON VIVANT Você ganha 15% de desconto no valor final da sua conta e do seu acompanhante. Rua Pium-í, 229 – Cruzeiro

(31) 3227-7764 Bom apetite!

Saiba mais em www.filarmonica.art.br/ concertos/ingressos.

Válido apenas para o jantar, no mesmo dia do concerto. Benefícios não cumulativos com outras promoções.

Concertos —

maio

DIA 6, 18h

FORA DE SÉRIE / BARROCO ALEMÃO H. I. Biber Buxtehude / Chávez Pachelbel Telemann Haendel / Beecham Bach / Elgar

DIAS 11 E 12,

20h30

ALLEGRO / VIVACE L. Cardoso Khatchaturian Vaughan Williams

DIA 14, 11h

PRAÇA / TRILHAS DE CINEMA

DIAS 18 E 19,

20h30

PRESTO / VELOCE J. Antunes Bartók Brahms

DIAS 25 E 26,

20h30

ALLEGRO / VIVACE Dvorák Hindemith Villani-Côrtes Kodály

TOSSE

A tosse perturba a

concentração. Tente

controlá-la com a ajuda

de um lenço ou pastilha.

FOTOS E GRAVAÇÕES EM ÁUDIO E VÍDEO

Não são permitidas durante os concertos.

CONVERSA

O silêncio é o espaço da música. Por isso, evite conversas ou comentários durante a execução das obras.

CRIANÇAS

Não é recomendável a presença de menores de 8 anos nos concertos noturnos. Caso traga crianças, escolha assentos próximos aos corredores para que você possa sair rapidamente se elas se sentirem desconfortáveis.

COMIDAS E BEBIDAS

Não são permitidas no interior da sala de concertos.

PONTUALIDADE

Seja pontual. Após o terceiro sinal as portas de acesso à sala de concertos serão fechadas.

APARELHOS CELULARES

Não se esqueça de desligar o seu celular ou qualquer outro aparelho eletrônico. O som e a luz atrapalham a orquestra e o público.

CUIDADOS COM A SALA

Abaixe o assento antes de ocupar a cadeira. Também evite balançar-se nela, pois, além de estragá-la, você incomoda quem está na sua fila.

APLAUSOS

Deixe os aplausos para o final das obras. Veja no programa o número de movimentos de cada uma e fique de olho na atitude e gestos do regente.

(13)

/filarmonicamg

WWW.FILARMONICA.ART.BR

Rua Tenente Brito Melo, 1.090 | Barro Preto | CEP 30.180-070 Belo Horizonte - MG (31) 3219.9000 | Fax (31) 3219.9030

Sala

Minas

Gerais

DIVULGAÇÃO PATROCÍNIO MÁSTER APOIO INSTITUCIONAL MANTENEDOR REALIZAÇÃO C OMUNI CAÇÃO I CF

Referências

Documentos relacionados

Por exemplo, o títu- lo da palestra, de 2013, de Gerasimov é “As Tendências Principais na Evolução de Formas e Métodos de Empregar Forças Armadas e as Tarefas Atuais da

No entanto, a prioridade da capacidade de desdobrar rapidamente, como o fator de impulso para o projeto da Força, aumentava necessariamente o risco de sobrevivência

Tanto o Exército quanto o Corpo de Fuzileiros Navais adestram oficiais de área estrangeira (Foreign Area Officer — FAO) e oficiais de assuntos civis para servirem como

De acordo com a doutrina em referência, o agente deve assumir este estado quando for possível o contato com o inimigo e quando as condições do terreno e de

se que estado inicial da máquina é o estado inicial do agente. As entradas são os sensores e as saídas são estes sensores atualizados. Por Fica evidenciado nas sessões

Para que se possa mimetizar as condições do habitat natural de cada espécie, são avaliadas e implementadas técnicas de enriquecimento ambiental, através de métodos: físico,

У овом раду је, кроз неколико примера (Рекламно светло, Управљање синтисајзером, Семафор, Роботска рука,

Foram avaliados os parâmetros de resistência ao rasgamento progressivo, tração e alongamento, para os tratamentos: Balde com carne região dorsal, Balde com carne região ventral,