• Nenhum resultado encontrado

PARECER CÂMARA APROVADO EM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARECER CÂMARA APROVADO EM"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

INTERESSADO: Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul

ASSUNTO: Pa r ecer Or ien t a t ivo s ob r e a a p lica b ilid a d e d a Delib er a çã o CE E / MS nº 8144/2006

RELATORA: Consª Mariuza Aparecida Camillo Guimarães PARECER: 137/2007

CÂMARA: Plenária

APROVADO EM: 18/05/2007

O p r es en t e d ocu m en t o foi ela b or a d o p a r t in d o d e d u a s qu es t ões qu e s e d es t a ca r a m com a im p la n t a çã o, p ela Delib er a çã o CE E / MS n º 8 1 4 4 / 2 0 0 6 , d o Ensino Fundamental organizado em 9 anos e a matrícula das crianças com 6 (s e is ) an o s c o m ple t o s , qu a is s eja m : a m ob ilid a d e e a ela b or a çã o d e u m a n ova Pr op os t a Ped a gógica . Des s a for m a , a qu i r ea fir m a r em os os p r eceit os lega is d es t a n ova or ga n iza çã o e s u a s n eces s id a d es d o p on t o d e vis t a p ed a gógico e teórico-prático.

E m u m a p er s p ect iva h is t ór ica p od em os con s id er a r qu e a Lei n º 9 .3 9 4 / 9 6 , a va n çou b a s t a n t e em r ela çã o à s d em a is legis la ções ed u ca cion a is exis t en t es (Lei nº 4.024/61, Lei nº 5.692/71 e Lei nº 7.044/82).

No ca m p o d a E d u ca çã o Bá s ica , em b or a a or ga n iza çã o em s ér ies a n u a is ou p er íod os s em es t r a is e ciclos já fos s e d e con h ecim en t o p r évio em n os s os s is t em a s e es cola s , a flexib iliza çã o d os t em p os es cola r es , b a s ea d a n a autonomia da escola, desde que observadas as normas curriculares e os demais dispositivos legais, é um dos principais mecanismos da Lei.

A n ova or ga n iza çã o d e cla s s es , in d ep en d en t es d e s ér ies ou p er íod os , p a r a a gr u p a m en t o d e a lu n os com equ iva len t es n íveis d e a p r oveit a m en t o, a b r iu u m lequ e d e p os s ib ilid a d es qu e veio d is p on ib iliza r vá r ia s a lt er n a t iva s d e or ga n iza çã o p a r a o E n s in o Fu n d a m en t a l d e 9 a n os , a s s egu r a d o p ela Lei n º 11.274/2006.

As s im , os d ocu m en t os d o ME C p a r a a im p la n t a çã o d o E n s in o Fu n d a m en t a l d e n ove a n os t r a t a r a m d a qu es t ã o em s u a s or ien t a ções1, e,

n es t es , p er ceb e-s e qu e os d ois p r im eir os a n os s em p r e a p a r ecem com u m a or ga n iza çã o d e p er íod o d e a lfa b et iza çã o. Por qu e is t o? His t or ica m en t e, n os s o Pa ís a p r es en t a u m a t r a jet ór ia ver gon h os a d e a n a lfa b et is m o, b em com o d e crianças que chegam ao final do Ensino Fundamental sem o domínio do mundo lecto-es cr it o, ou a in d a , a n a lfa b et os fu n cion a is . Is t o s em con t a r os a lt os ín d ices d e r ep et ên cia e eva s ã o es cola r . E s s a é u m a s it u a çã o qu e s em p r e in com od ou , e vá r ia s p olít ica s t êm s id o en ca m in h a d a s p a r a s a n a r o p r ob lem a , com o os p r ogr a m a s d e a lfa b et iza çã o d e a d u lt os e d e a celer a çã o d e es t u d os , d en t r e outros.

Embor a es t a s p olít ica s t en h a m con t r ib u íd o p a r a d im in u ir o p r ob lem a , t od a s es s a s a ções s ã o volt a d a s p a r a d ep ois d e o p r oces s o já es t a r in s t a la d o, ou s eja , a cr ia n ça s e t or n ou a d oles cen t e ou a d u lt o qu e es t eve m a t r icu la d o em in s t it u ições es cola r es , m a s n ã o a d qu ir iu os con h ecim en t os qu e ob r iga t or ia m en t e es s a s in s t it u ições d ever ia m t er p r op or cion a d o, s a lvo, é cla r o, aqueles que não tiveram acesso a estas.

Pa r a a s cr ia n ça s qu e ch ega va m em u m a in s t it u içã o ed u ca cion a l p ela p r im eir a vez, ou p a r a a qu ela s qu e fr eqü en t a r a m a E d u ca çã o In fa n t il e qu e es t a va m en t r a n d o p a r a o en s in o ob r iga t ór io, a lgu m a s m ed id a s vin h a m s en d o t om a d a s n o s en t id o d e a m p lia r o t em p o d es t in a d o a o p r oces s o d e a lfa b et iza çã o por ora organizado no Ensino Fundamental.

Observava-s e qu e, p a r a a lgu m a s cr ia n ça s , o p er íod o p r op os t o er a s u ficien t e, m es m o p or qu e em ou t r a s cir cu n s t â n cia s t iver a m exp er iên cia s qu e a m p lia r a m o s eu a p r en d iza d o. Pa r a ou t r a s , t a is exp er iên cia s n ã o t iver a m a

(2)

Continuação do Parecer CEE/MS nº 137/2007 pág. 2 m es m a d im en s ã o, a s s im s en d o, p a r a es t a s ú lt im a s es s e t em p o p r ecis a va s er ampliado.

Foi com es t e in t u it o qu e os d ocu m en t os d o ME C en fa t iza r a m u m p er íod o m a ior d e a lfa b et iza çã o, p ois s a b em os qu e o a p r en d iza d o é u m p r oces s o subjetivo e que algumas crianças precisam de um tempo menor e outras de um tempo maior para aprender. A aprendizagem é um processo e como tal depende de um conjunto de fatores que não podem ser avaliados separadamente.

Nes s e s en t id o, n ã o p od em os “s egu r a r ” a qu ela s cr ia n ça s qu e ch ega m à s in s t it u ições ed u ca cion a is com con h ecim en t os e d es en volvim en t o s u p er ior a o a n o ou s ér ie em qu e foi m a t r icu la d a , a d qu ir id os d en t r o ou for a d e a lgu m a in s t it u içã o ed u ca t iva , exigin d o a s u a p er m a n ên cia s om en t e p or qu e p r ecis a constar tais conteúdos curriculares em seu histórico de vida escolar.

E s t e é u m d os s en t id os d a m ob ilid a d e. Algu m a s cr ia n ça s ir ã o p r ecis a r d e d ois ou a t é t r ês a n os p a r a s e a lfa b et iza r em , ou t r a s n ã o. E n t r et a n t o, m over u m a cr ia n ça d e u m a s ér ie p a r a ou t r a n ã o p od e s er u m a r egr a , p ois es t e é u m m eca n is m o qu e d eve s er u t iliza d o s om en t e p a r a a qu ela s qu e r ea lm en t e apresentam con d ições p a r a t a n t o e t en h a m a id a d e exigid a p a r a a en t r a d a n o Ensino Fundamental estabelecida na Deliberação CEE/MS nº 8144/2006:

Ar t . 9 ° A cr ia n ça qu e t iver 6 (s eis ) a n os d e id a d e, com p let os n o in ício d o a n o let ivo, d ever á s er m a t r icu la d a n o primeir o a n o d o E n s in o Fu n d a m en t a l, com d u r a çã o d e 9 (nove) anos.

§ 1 º À cr ia n ça qu e vier a com p let a r 6 (s eis ) a n os d e id a d e, n o d ecor r er d o m ês d e in ício d o a n o let ivo, fa cu lt a r -se-á a m a t r ícu la n o p r im eir o a n o d o E n s in o Fu n d a m en t a l, com duração de 9 (nove) anos.

§ 2 º As cr ia n ça s qu e com p let a r em 6 (s eis ) a n os d e id a d e, a p ós o p r im eir o m ês d o in ício d o a n o let ivo, em cu r s o, deverão ser matriculadas na Educação Infantil.

Um outro aspecto, que inclusive foi garantido na Lei nº 9.394/96, mas que a qu i d evem os ob s er va r é a ver ifica çã o d e r en d im en t o es cola r , com vis t a s a d et ect a r o gr a u d e p r ogr es s o d o a lu n o em ca d a con t eú d o e, a in d a , o levantamento de suas dificuldades visando à sua recuperação.

A in s u ficiên cia d e r en d im en t o es cola r é ob jet o d e r ecu p er a çã o, m a s a com p r ova çã o d e qu e a cr ia n ça já p os s u i t a l con h ecim en t o é u m in d ica t ivo d e qu e ela p r ecis a d e ou t r os con h ecim en t os p a r a a lém d a qu eles qu e já p os s u i. Pa r a is s o é qu e a Lei n º 9 .3 9 4 / 9 6 t a m b ém a d m it e a a celer a çã o d e es t u d os p a r a a lu n os com a t r a s o es cola r , b em com o o a va n ço em cu r s os e s ér ies m ed ia n t e verificação do aprendizado (art. 24, inciso V).

É a in d a , n o in t u it o d e p r op icia r à cr ia n ça a op or t u n id a d e d a a qu is içã o d e ou t r os con h ecim en t os p a r a a lém d a qu eles qu e já p os s u i, qu e es t e Con s elh o concebeu o mecanismo da mobilidade.

No en t a n t o, qu a n d o p en s a m os n a cr ia n ça qu e p a s s a r á p elo p r oced im en t o d e m ob ilid a d e, t em os qu e t er cr it ér ios cla r os e u m a Pr op os t a Ped a gógica coer en t e p a r a qu e es s a cr ia n ça , qu e n u n ca p a s s ou p or u m a a va lia çã o es cola r , n ã o s eja s u b m et id a a p r een ch im en t o d e fich a s ou a in d a a “p r ovin h a s ” qu e n em s em p r e exp r es s a m a qu ilo qu e ela con h ece. A ob s er va çã o d a cr ia n ça p a r a a s u a m ovim en t a çã o, ou n ã o, d eve s er n o s en t id o d e r es p eit a r os con h ecim en t os p r évios d a cr ia n ça , m oven d o-a p a r a u m a t u r m a com con h ecimentos compatíveis aos seus e não como uma forma de punição ou de premiação:

(3)

Continuação do Parecer CEE/MS nº 137/2007 pág. 3 [...] os s is t em a s d evem a d m in is t r a r u m a p r op os t a cu r r icu la r , qu e a s s egu r e a s a p r en d iza gen s n eces s á r ia s a o p r os s egu im en t o, com s u ces s o, n os es t u d os t a n t o à s cr ia n ça s d e s eis a n os qu a n t o à s d e s et e a n os d e id a d e qu e es t ã o in gr es s a n d o em 2 0 0 6 , b em com o à s cr ia n ça s in gr es s a n t es n o, a t é en t ã o, en s in o fu n d a m en t a l d e oit o anos. (BRASIL, 2006a, p. 07)

Qu a n d o d a im p la n t a çã o d o E n s in o Fu n d a m en t a l d e 9 a n os em Ma t o Gr os s o d o S u l, o Con s elh o E s t a d u a l d e E d u ca çã o d e Ma t o Gr os s o d o S u l (CE E / MS ), n a qu a lid a d e d e ór gã o n or m a t ivo d o S is t em a E s t a d u a l d e E n s in o, regulamentou as Leis nos 11.114/2005 e 11.274/2006, por meio da Deliberação

CEE/MS nº 8144, de 09/10/2006, e da Indicação nº 49/2006.

Na cit a d a d elib er a çã o con s t a m d is p os it ivos qu e a s s egu r a m a efet iva çã o d a m ob ilid a d e d os a lu n os m a t r icu la d os n o 1 º a n o d o E n s in o Fu n d a m en t a l e a in d a a t r a n s p os içã o d o E n s in o Fu n d a m en t a l com d u r a çã o d e 8 a n os p a r a o d e 9 anos.

A mobilidade, no entendimento deste Conselho, trata-se de um mecanismo que po de s e r u t iliz ado p ela in s t it u içã o d e en s in o p a r a b en eficia r o a lu n o m a t r icu la d o n o 1 º a n o d o E n s in o Fu n d a m en t a l qu e a p r es en t e os con h ecim en t os , com p et ên cia s e h a b ilid a d es p r evis t os n a Pr op os t a Ped a gógica p a r a o a n o d e es cola r iza çã o, a cim a cit a d o. E s s a p os s ib ilid a d e é p r evis t a n o a r t . 11 da supracitada deliberação nos seguintes termos:

Ar t . 1 1 . Fica a cr it ér io d a in s t it u içã o d e en s in o a d efin içã o em s u a Pr op os t a Ped a gógica e Regim en t o E s cola r , d a or ga n iza çã o d e u m a fa s e in icia l d e a lfa b et iza çã o, com p r ogr es s ã o con t in u a d a , fa vor ecen d o a o a lu n o a m ob ilid a d e, d e a cor d o com o d es en volvim en t o d e s u a a p r en d iza gem e ga r a n t in d o u m t em p o efet ivo p a r a o p r oces s o d e let r a m en t o e alfabetização.

A fas e in ic ial de alfabe t iz aç ão , c o m pro gre s s ão c o n t in u ada con s t it u i-se d e u m b loco ou ciclo d e d ois a n os let ivos (ou m a is ) d es t in a d os à a lfa b et iza çã o d a s cr ia n ça s in gr es s a n t es n o E n s in o Fu n d a m en t a l, en t r e os qu a is n ã o d eve ocor r er a r et en çã o/ r ep r ova çã o d o a lu n o n o fin a l d o a n o let ivo. Ou s eja , a cr ia n ça qu e cu r s ou t od o o 1 º a n o d o E n s in o Fu n d a m en t a l t er á p r ogr es s ã o/ a p r ova çã o p a r a o 2 º a n o n o fin al daqu e le an o le t iv o , in d ep en d en t em en t e d o r es u lt a d o d e s eu d es em p en h o. A r et en çã o/ r ep r ova çã o d o a lu n o, s e for o ca s o, s ó p od er á ocor r er n o fin a l d o ú lt im o a n o let ivo d o b loco ou ciclo.

É im p or t a n t e r es s a lt a r qu e es t a fas e in ic ial de alfabe t iz aç ão , c o m pro gre s s ão c o n t in u ada s ó p od er á s er a d ot a d a p ela u n id a d e d e en s in o s e es t iver con t em p la d a n a Pr op os t a Ped a gógica e p r es cr it a n o Regim en t o E s cola r . A u t iliza çã o ou n ã o d o m eca n is m o d a m ob ilid a d e, p r evis t a n o s u p r a cit a d o a r t igo 1 1 , fica a cr it ér io d a u n id a d e es cola r , d es d e qu e ob s er va d o o desenvolvimento da aprendizagem da criança e a determinação citada.

A m ob ilid a d e, dife re n t e m e n t e da pro gre s s ão c o n tinuada, t r a t a -s e d e u m m eca n is m o p elo qu a l é p os s ib ilit a d o, n o â m b it o d a s es cola s p er t en cen t es a o S is t em a E s t a d u a l d e E n s in o, a m ovim en t a çã o d o a lu n o m a t r icu la d o n o 1 º a n o d o E n s in o Fu n d a m en t a l p a r a o 2 º a n o, n o de c o rre r do an o le t iv o , s en d o r ecom en d a d a n os d ois p r im eir os m es es d e a t ivid a d es let iva s , d es d e qu e apresentadas as condições requeridas para tanto.

(4)

Continuação do Parecer CEE/MS nº 137/2007 pág. 4 As con d ições p a r a a efet iva çã o d a m ob ilid a d e p ela in s t it u içã o d e en s in o d evem , con for m e a In d ica çã o CE E / MS n º 4 9 / 2 0 0 6 ², es t a r p r evis t a s n a Pr op os t a Ped a gógica e d ecor r en t e r egu la m en t a çã o n o Regim en t o E s cola r cor r es p on d en t e, com a in d ica çã o cla r a e p r ecis a d os cr it ér ios qu e d evem orientar sua realização, sendo necessários, dentre outros, os seguintes:

1.a d em on s t r a çã o p elo a lu n o d e con h ecim en t os , com p et ên cia s e h a b ilid a d es s u p er ior es ou , n o m ín im o, equ iva len t es a o p r op os t o p a r a o 1 º a n o do Ensino Fundamental;

2.a idade exigida para o ingresso no Ensino Fundamental; 3.o grau de maturidade da criança que pode ser traduzido como:

a - a d em on s t r a çã o d a cr ia n ça , ju n t o a o gr u p o, d e qu e con s egu e cu id a r d e si própria com autonomia, em relação ao seu cotidiano escolar,

b - a com p r een s ã o e r es p os t a s , p ela cr ia n ça , d a s d em a n d a s qu e lh e s er ã o exigidas na fase subseqüente.

A in d ica çã o d es t es cr it ér ios p r es s u p õe qu e o cu r r ícu lo s eja or ga n iza d o observando os conhecimentos que as crianças possuem, independente de haver freqüentado a Educação Infantil, já que esta etapa de ensino não é indicativa de acesso ao Ensino Fundamental (art. 31 da Lei nº 9.394/96).

Os cr it ér ios d e a va lia çã o d evem s er coer en t es com a fa s e d e d es en volvim en t o em qu e a cr ia n ça s e en con t r a , con s id er a n d o qu e ela n ã o es t á h a b it u a d a a u m p r oces s o r ígid o d e a va lia çã o com p r ova s ou t es t es d e averiguação de conhecimentos.

Na Pr op os t a Ped a gógica e n o Regim en t o E s cola r d a in s t it u içã o d e en s in o d evem con s t a r a in d a : o p er íod o d a r ea liza çã o d a m ob ilid a d e, os m eca n is m os e in s t r u m en t os d e a va lia çã o u t iliza d os p ela es cola p a r a a id en t ifica çã o d a r ea l s it u a çã o d o a lu n o fr en t e a os cr it ér ios a cim a m en cion a d os e o in s t r u m en t o lega l - Por t a r ia ou At a - or ga n iza d o e a s s in a d o p ela d ir eçã o es cola r , r ela t ivo à m ovim en t a çã o d o a lu n o p a r a o a n o es cola r s egu in t e, d ocu m en t o es t e a s er a r qu iva d o n o p r on t u á r io d o a lu n o, a lém d e ou t r a s m ed id a s a d m in is t r a t iva s relativas ao registro nos documentos escolares.

Im p or t a n t e d es t a ca r qu e a Delib er a çã o CE E / MS n º 8 1 4 4 / 2 0 0 6 , em s eu art. 15, assim dispõe:

Ar t 1 5 . Na s s it u a ções p r evis t a s n os art s . 1 2 e 1 33, as in s t it u ições d e en s in o d ever ã o a d equ a r s u a Pr op os t a Ped a gógica e Regim en t o E s cola r a o d is p os t o n es t a n or m a , até o início do ano letivo de 2007.

Pa r á gr a fo ú n ico. A ela b or a çã o d e n ova Pr op os t a Ped a gógica e Regimento Escolar dar-se-á no decorrer do ano de 2007. Is s o im p lica qu e a es cola qu e op t ou p ela a p lica çã o d o m eca n is m o d a mobilidade deveria t e r pre v is t o t ais c rit é rio s e c o n diç õ e s de s u a re aliz aç ão antes do início do ano letivo de 2007.

A d ecis ã o d es t e Con s elh o E s t a d u a l d e E d u ca çã o em p er m it ir a m ob ilid a d e p a r a o 2 º a n o d os a lu n os m a t r icu la d os n o 1 º a n o d o E n s in o Fu n d a m en t a l d e 9 a n os , d ecor r eu d a s or ien t a ções d o ME C es cr it a s em 2 0 0 4 e 2 0 0 6 , con for m e referências bibliográficas e da consistência dos argumentos apresentados pelos p a r t icip a n t es d a s a u d iên cia s p ú b lica s r ea liza d a s p a r a d is cu s s ã o d a m in u t a d a Deliberação CEE/MS nº 8144/2006, os quais foram suficientes para comprovar os p r eju ízos d a qu ela s cr ia n ça s or iu n d a s , ou n ã o, d a fa s e fin a l d a E d u ca çã o In fa n t il e d e ou t r a s , c o m 7 an o s c o m ple t o s o u a c o m ple t ar n o de c o rre r do an o le t iv o qu e a p r es en t a m a s com p et ên cia s , con h ecim en t os e h a b ilid a d es p r evis t a s p a r a o 1 º a n o d o E n s in o Fu n d a m en t a l d e 9 a n os . Ou s eja , s e a p ós a m a t r ícu la e n o d ecor r er d o p er íod o let ivo is s o fica r com p r ova d o, a p er m a n ên cia

(5)

Continuação do Parecer CEE/MS nº 137/2007 pág. 5 d es s a cr ia n ça n o 1 º a n o d o E n s in o Fu n d a m en t a l d e 9 a n os n ã o r es u lt a r ia em a va n ço n os s eu s con h ecim en t os e, em a s s im s en d o, m a n t ê-la n o p r im eir o a n o, a lém d e fr u s t r a n t e p a r a a cr ia n ça , s er ia m ed id a in ib id or a n o s eu p r oces s o d e a p r en d iza gem in icia d o n a E d u ca çã o In fa n t il ou es t im u la d o e d es en volvid o n o meio social em que está inserida.

Tod a s a s cr ia n ça s in gr es s a n t es n o E n s in o Fu n d a m en t a l d e 9 a n os , em princípio, s ão c an didat as à m o bilidade , n o en t a n t o, en fa t iza -s e qu e es t e Con s elh o t em or ien t a d o - qu a n t o à efet iva çã o d a m ob ilid a d e p ela s in s t it u ições d e en s in o - qu e es s a p os s ib ilid a d e n ão po de s e r o fe re c ida m as s iv am e n t e e s im para aqu e las c rian ç as qu e s e e n qu adrare m n o s c rit é rio s e n as condições anteriormente descritos.

A d efin içã o d a s cr ia n ça s s u jeit a s à m ob ilid a d e d ep en d e d a a p lica çã o r es p on s á vel, p or p a r t e d a in s t it u içã o d e en s in o, d os cr it ér ios es t a b elecid os n a s normas deste Conselho em sua Proposta Pedagógica.

Nes t e con t ext o, o CE E / MS r egu la m en t ou d e for m a cla r a e p r ecis a qu a n d o d a In d ica çã o CE E / MS n º 4 9 / 2 0 0 6 e d a Delib er a çã o CE E / MS n º 8 1 4 4 / 2 0 0 6 es t a b elecen d o or ien t a ções , en t en d im en t os e d et er m in a ções r efer en t es à Pr op os t a Ped a gógica e a o Regim en t o E s cola r , o qu e vir ia a t en d er os a r t s . 1 0 , 1 1 , 1 24, 1 3 e 1 45, d a Delib er a çã o CE E / MS n º 6 3 6 3 / 2 0 0 1 , d eixa n d o a cr it ér io

d a es cola a d efin içã o d e s u a or ga n iza çã o, con for m e o a r t . 2 3 d a Lei n º 9.394/96.

As es p ecifica ções r efer en t es à s a d equ a ções d a Pr op os t a Ped a gógica e d o Regimento Escolar, previstas no art. 15 da Deliberação CEE/MS nº 8144/2006, para o ano letivo de 2007 deveriam, portanto, contemplar:

- cr it ér ios p a r a a or ga n iza çã o d e u m a fa s e in icia l d e a lfa b et iza çã o com progressão continuada, condição que garantiria a mobilidade;

- cr it ér ios p a r a a t r a n s p os içã o, s e for o ca s o, ob s er va n d o o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, no sentido de garantir um tempo efetivo para o processo de letramento e alfabetização; e

- d efin içã o d a or ga n iza çã o cu r r icu la r , d en t r e ou t r a s a lt er a ções n o funcionamento da escola no âmbito da Educação Básica.

Nes s e s en t id o, é fu n d a m en t a l ob s er va r qu e a es cola , a o ela b or a r s u a Pr op os t a Ped a gógica , a lém d e a b r a n ger a E d u ca çã o Bá s ica – E d u ca çã o In fa n t il, E n s in o Fu n d a m en t a l e E n s in o Méd io – d ever á t er r efer ên cia s d o p ú b lico d e ca d a u m a d es t a s et a p a s , e a qu i, p a r t icu la r m en t e, d a cr ia n ça qu e p od er á s er m ovid a , d e for m a a ofer ecer u m cu r r ícu lo n o E n s in o Fu n d a m en t a l qu e com p lem en t e a s exp er iên cia s viven cia d a s a t é en t ã o, e qu e, a p ós es t a et a p a , ela apresente condições para prosseguir em seus estudos.

Con s id er a n d o es s es a s p ect os , cu m p r e d es t a ca r , n o p r es en t e d ocu m en t o, a s ca r a ct er ís t ica s a p r es en t a d a s p or cr ia n ça s qu e es t ã o n a fa ixa et á r ia in d icada p a r a a E d u ca çã o In fa n t il6, con for m e es t a b elecid o n a Polít ica E s t a d u a l p a r a

E d u ca çã o In fa n t il d o E s t a d o d e Ma t o Gr os s o d o S u l e qu e, a o fin a l d es t a et a p a , algumas estarão no Ensino Fundamental, e ainda, uma parte destas poderá ser sujeita à mobilidade, desde que tenham competências para tal.

A Política indica que estas crianças:

- vêm d e d ifer en t es et n ia s , r a ça s , cr en ça s e cla s s es s ocia is , p or t a n t o p os s u em cos t u m es e va lor es , cu lt u r a is e s ocia is , p r es en t es n o s eu con t ext o m a is im ed ia t o, qu e in t er fer em e influenciam na sua percepção e inserção no mundo social; - d ia n t e d a s d es igu a ld a d es s ocia is , d es em p en h a m p a p éis , in clu s ive d e t r a b a lh o, n o in t er ior d a fa m ília e for a d ela , o qu e d em on s t r a qu e a s cr ia n ça s s ã o ca p a zes d e cr ia r , d e vestir-se, de comer sozinha e de ter autonomia;

(6)

Continuação do Parecer CEE/MS nº 137/2007 pág. 6 - encontram-s e em u m t em p o d e vid a em p er m a n en t e construção social;

- t êm ca r a ct er ís t ica s p r óp r ia s qu e a s d is t in gu em d a s d e ou t r a s fa ixa s et á r ia s , s ob r et u d o p ela im a gin a çã o, a cu r ios id a d e, o m ovim en t o e o d es ejo d e a p r en d er , a lia d os à sua for m a p r ivilegia d a d e con h ecer o m u n d o p or m eio d o brincar;

- a p r es en t a m gr a n d es p os s ib ilid a d es d e s im b oliza r e com p r een d er o m u n d o, es t r u t u r a n d o s eu p en s a m en t o e fazendo uso de múltiplas linguagens;

- gostam de participar de jogos que envolvem regras;

- vivem u m m om en t o cr u cia l d e s u a s vid a s n o qu e s e r efer e à construção de sua autonomia e de sua identidade;

- es t a b elecem t a m b ém la ços s ocia is e a fet ivos e con s t r oem s eu s con h ecim en t os n a in t er a çã o com ou t r a s cr ia n ça s d a m es m a fa ixa et á r ia , b em com o com a d u lt os com os qu a is s e relacionam;

- d es en volvem e t êm u m a u m en t o s ign ifica t ivo d a ca p a cid a d e d e com p r een s ã o e d e exp r es s ã o, qu a n d o estimuladas;

- in icia m e com p let a m d u r a n t e t od o o p er cu r s o d a E d u ca çã o In fa n t il, o p r oces s o d e a qu is içã o d e t od os os s on s da fala;

- con t a m h is t ór ia s e n a r r a m fa t os d e m od o or ga n iza d o fa zen d o u s o p len o d e s u a s p os s ib ilid a d es d e r ep r es en t a r o m u n d o, con s t r u in d o, a p a r t ir d e u m a lógica p r óp r ia e exp lica ções m á gica s p a r a com p r een d ê-lo. (Ma t o Gr os s o d o Sul, 2006, p.27-28)7

A citada Política afirma ainda que

[...] as propostas pedagógicas devem observar que apesar de o d es en volvim en t o in fa n t il s egu ir p r oces s os s em elh a n t es em t od a s a s cr ia n ça s , es t a s t êm r it m os e m od os in d ivid u a is p ecu lia r es a ca d a u m a , qu e d evem s er leva d os em con t a . É n a s in t er a ções com a s ou t r a s p es s oa s - a d u lt o-criança, criança-criança - qu e a s cr ia n ça s s e d es en volvem , con s t r oem e p r od u zem con h ecim en t o; qu e o a fet ivo – o ca r in h o, o a fa go, o t oqu e, o colo - s ã o fu n d a m en t a is n es s e p r oces s o; qu e a in t er a çã o fa m ília cen t r o e/ ou es cola -família, devem ser estimuladas e garantidas, pois a família – b iológica ou n ã o – é u m a r efer ên cia im p or t a n t e. (Ma t o Grosso do Sul, 2006, p. 28)8.

A a fir m a çã o a cim a n os r em et e à im p or t â n cia d o p la n eja m en t o d o E n s in o Fundamental de 9 anos, de uma Proposta Pedagógica clara que deve considerar a s exp er iên cia s e con h ecim en t os t r a zid os p ela s cr ia n ça s in gr es s a n t es n es s a etapa de ensino e que algumas delas serão sujeitas à mobilidade.

Tom a n d o, p or exem p lo, t r ês d ifer en t es es t u d ios os d o d es en volvimento in fa n t il, é p os s ível a va n ça r m os n es t a d is cu s s ã o. Pa r a Hen r i Wa llon , o d es en volvim en t o d a in t eligên cia d ep en d e d a s exp er iên cia s ofer ecid a s p elo m eio e d o gr a u d e a p r op r ia çã o qu e o s u jeit o fa z d ela s (Felip e, in Cr a id y e Ha er ch er , 2 0 0 1 , p . 2 8 )9. O a u t or ob s er va a lgu n s p er íod os ou fa s es d o d es en volvim en t o

in fa n t il e a qu i d es t a ca m os o qu e ele ch a m a d e personalismo, qu e va i d os t r ês a os s eis a n os a p r oxim a d a m en t e, e o e s tá gio ca te goria l, in d ica d o a os s eis a n os ,

(7)

Continuação do Parecer CEE/MS nº 137/2007 pág. 7 qu e é qu a n d o a cr ia n ça d ir ige o s eu in t er es s e p a r a o con h ecim en t o e a con qu is t a d o m u n d o ext er ior , em fu n çã o d o p r ogr es s o in t elect u a l qu e conseguiu conquistar até então (2001, p. 29)10.

Pa r a Vygot s k y, o fu n cion a m en t o p s icológico es t r u t u r a -s e a p a r t ir d a s r ela ções s ocia is es t a b elecid a s en t r e o in d ivíd u o e o m u n d o ext er ior . Ta is r ela ções ocor r em d en t r o d e con t ext os h is t ór ico e s ocia l, n o qu a l a cu lt u r a d es em p en h a u m p a p el fu n d a m en t a l, for n ecen d o a o in d ivíd u o os s is t em a s simbólicos de representação da realidade (2001, p. 29)11.

Pia get a fir m a qu e con h ecer s ign ifica in s er ir o ob jet o d e con h ecim en t o em u m d et er m in a d o s is t em a d e r ela ções , p a r t in d o d e u m a a çã o execu t a d a s ob r e o r efer id o ob jet o. Ta l p r oces s o en volve, p or t a n t o, a ca p a cid a d e d e or ga n iza r , es t r u t u r a r , en t en d er e, p os t er ior m en t e, com a a qu is içã o d a fa la , exp lica r p en s a m en t o e a çã o. O a u t or ob s er va qu e o d es en volvim en t o p od e s er com p r een d id o a p a r t ir d e a lgu n s es t á gios e, en t r e es t es , o pré-operacional qu e se dá por volta dos dois aos seis-sete anos de idade (2001, p. 31)12.

Ob s er va n d o a lgu n s d os p r in cip a is p on t os d o p en s a m en t o d os a u t or es s u p r a cit a d os , é im p or t a n t e qu e o a d u lt o qu e r ea liza o t r a b a lh o com cr ia n ça s n es s a fa ixa et á r ia a s con h eça e qu e t en h a cla r o qu e es t a n ova for m a d e or ga n iza çã o d o E n s in o Fu n d a m en t a l em 9 a n os n ã o m od ifica os ob jet ivos p r evis t os p a r a es t a et a p a d e en s in o, es t a b elecid os n o a r t . 3 2 , in cis os I a IV, d a LDB nº 9.394/96.

Por ém , é p r ecis o qu e a Pr op os t a Ped a gógica exp r es s e u m cu r r ícu lo qu e a t en d a a es s es ob jet ivos , con s id er a n d o qu e es t a s cr ia n ça s es t a r ã o s en d o matriculadas n o p r im eir o a n o d o E n s in o Fu n d a m en t a l e, algu m as de s t as , c o m possibilidade de mobilidade para o 2º ano.

Ressalte-s e, a in d a , qu e a s cr ia n ça s n ã o p r ecis a m d o a va l d os a d u lt os p a r a con h ecer em o m u n d o, ela s t êm r efer ên cia s d os a d u lt os , in flu ên cia s d a s u a comunidade e da sua cultura, mas também são produtoras de conhecimento.

O E n s in o Fu n d a m en t a l d e 9 a n os d e d u r a çã o, com cr ia n ça s d e 6 a n os , a li in clu íd a s , e a ela b or a çã o d e u m a Pr op os t a Ped a gógica , a d equ a d a a es t a n ova or ga n iza çã o, r em et e-n os a t r ês p on t os fu n d a m en t a is p a r a qu e es t a et a p a d a E d u ca çã o Bá s ica ven h a d a r u m s a lt o qu a lit a t ivo n a ed u ca çã o b r a s ileir a . Nes t e contexto, é importante pensar que:

- o in gr es s o e a n ova or ga n iza çã o n ã o p od em con s t it u ir -s e em m ed id a meramente administrativa;

- n a s eqü ên cia d o p r oces s o d e d es en volvim en t o e a p r en d iza gem d a s cr ia n ça s d e 6 a n os d e id a d e, é p r ecis o es t a r a t en t o à s s u a s ca r a ct er ís t ica s et á r ia s , s ocia is e p s icológica s , p a r a qu e s eja m r es p eit a d a s com o s u jeit os d o aprendizado;

- n a im p la n t a çã o, d eve-s e r ep en s a r o E n s in o Fu n d a m en t a l n o s eu con ju n t o, já qu e es t e n ã o vem cu m p r in d o, com p len it u d e, o s eu ob jet ivo d e formação básica do cidadão, conforme o art.32, inciso I, da LDB nº 9.394/96.

É n eces s á r io en t en d er qu e a a m p lia çã o d o E n s in o Fu n d a m en t a l p a r a 9 a n os p r op or cion a a d is cu s s ã o e o r ep en s a r s ob r e a for m a com o vem s en d o d es en volvid o o t r a b a lh o com a s cr ia n ça s d a s s ér ies in icia is , n o s en t id o d e a s s egu r a r qu e es t a s r eceb a m “u m a ed u ca çã o p len a p a r a t od a a vid a ”. (MÉZÁROS, 2005)

E s t a é u m a op or t u n id a d e ím p a r p a r a u m a n ova p r á t ica d os ed u ca d or es d a E d u ca çã o Bá s ica , com o u m t od o, s en d o p r im or d ia l qu e es s a p r á xis a b or d e os s a b er es e s eu s t em p os , b em com o os m ét od os d e t r a b a lh o e o es p a ço qu e a s crianças têm assegurado para continuarem a ser crianças.

(8)

Continuação do Parecer CEE/MS nº 137/2007 pág. 8 A es cola , t en d o a op or t u n id a d e d e r ep en s a r o E n s in o Fu n d a m en t a l com o u m t od o - d o 1 º a o 9 º a n o - de v e o bs e rv ar qu e ali s e e n c o n t ram c rian ç as e adolescentes, com idades diferenciadas e com necessidades específicas.

Nes s e s en t id o, o E n s in o Fu n d a m en t a l d e 9 a n os , exigir á qu e a in stituição educacional:

- r ep en s e os a s p ect os fís icos , m et od ológicos , d e for m a çã o d e p r ofes s or es , a va lia çã o, r ecu r s os p ed a gógicos , n o ofer ecim en t o d o 1 º a o 9 º a n o, e is t o d eve estar posto de forma clara em sua Proposta Pedagógica;

- ob s er ve os a s p ect os qu e ir ã o ga r a n t ir qu e a s cr ia n ça s in iciem o s eu p er íod o let ivo com 6 a n os e qu e o con clu a m com 1 4 a n os d e id a d e, p ois ca s o con t r á r io es t a r em os con t r ib u in d o m a is u m a vez com os a lt os ín d ices d e reprovação e evasão que historicamente têm maculado a educação nacional;

- con s id er e qu e a s cr ia n ça s m a t r icu la d a s com 6 a n os n o 1 º a n o d o Ensino Fu n d a m en t a l s e en con t r a m em p r oces s o d e a lfa b et iza çã o, o qu e p od e ocor r er em u m a n o, p a r a u n s , e, p a r a ou t r os , em d ois a n os ; qu e n ã o es t ã o h a b it u a d a s a u m s is t em a r ígid o, com a va lia ções e exigên cia s , a s qu a is , em a lgu m a s cir cu n s t â n cia s , s ob r ep õem -s e a o s eu d es en volvim en t o fís ico, m ot or e intelectual.

O E n s in o Fu n d a m en t a l, com d u r a çã o d e 9 a n os , r ep en s a d o em s u a t ot a lid a d e, d eve s er or ga n iza d o s ob a lgu n s a s p ect os qu e s er ã o es p ecíficos d a s t u r m a s d os p r im eir os a n os e ou t r a s qu e d evem s er p en s a d a s p a r a os d em a is . Nesse sentido, a organização pedagógica considerará:

- con t eú d os s ign ifica t ivos e com s en t id o p a r a a s cr ia n ça s e p r ofes s or es , interligados com o que acontece dentro e fora da escola;

- a t ivid a d es in s t iga n t es , com p r ob lem a s a r es olver e d ecis ões a t om a r e, a in d a , p os s ib ilid a d e d e a va n ço d a s cr ia n ça s n a con s t r u çã o e a p r op r ia çã o d e novos conhecimentos;

- a ces s o à s d ifer en t es lin gu a gen s (b a s t a n t e d is cu t id a s n a E d u ca çã o Infantil);

- acesso e vivência dos papéis de falante/ouvinte e de leitor/escritor; e - for m a çã o con t in u a d a d e t od os os p r ofis s ion a is d o E n s in o Fu n d a m en t a l p a r a ga r a n t ir a execu çã o d a p r op os t a , p r in cip a lm en t e p a r a os qu e a s s u m ir ã o o 1º e 2º anos.

Des t a for m a , es p a ço e t em p o d evem s er or ga n iza d os com r ot in a s , ca n t in h os , r egr a s , com b in a d os , r od a s , p a r qu es , b r in ca d eir a s p r ogr a m a d a s e não-p r ogr a m a d a s p elo a d u lt o, p r ojet os , a va lia çã o in d ivid u a l e d e gr u p o p or inferência de registros.

Pa r a t a n t o, fa z-s e n eces s á r io qu e a Pr op os t a Ped a gógica s eja flexível e a b er t a a o im p r evis ível, qu e a s a t ivid a d es p la n eja d a s s eja m d es a fia d or a s e s ign ifica t iva s , ca p a zes d e “im p u ls ion a r o d es en volvim en t o d a s cr ia n ça s e d e amplificar as suas experiências e práticas sócio-culturais.” (CORSINO, 2006).

No en t a n t o, es t e t r a b a lh o d ep en d e d o p r ofis s ion a l qu e o r ea liza r á , com o afirma Corsino (2006, p. 58):

S om os n ós qu e m ed ia m os a s r ela ções d a s cr ia n ça s com os elem en t os d a n a t u r eza e d a cu lt u r a , a o d is p on ib iliza r m os materiais, ao promovermos situações que: abram caminhos, p r ovoqu em t r oca s e d es cob er t a s , in clu a m cu id a d os e a fet os , fa vor eça m a exp r es s ã o p or m eio d e d ifer en t es lin gu a gen s , a r t icu lem a s d ifer en t es á r ea s d o con h ecim en t o e s e fu n d a m en t em n os p r in cíp ios ét icos , p olít icos e es t ét icos , con for m e es t a b elecem a s Dir et r izes Cu r r icu la r es p a r a o Ensino Fundamental [...].

(9)

Continuação do Parecer CEE/MS nº 137/2007 pág. 9 A escola tem um papel fundamental e decisivo, sobretudo para as crianças or iu n d a s d e fa m ília s d e b a ixa r en d a e com p ou ca es cola r id a d e, qu e n ã o d eve s er o d e o brigá-las a faz e re m e x e rc íc io s m e c ân ic o s , re pe t it iv o s , s e m significados e a ficarem sentadas por 4 horas consecutivas.

A es cola d eve t er es p a ços (in t er n o e ext er n o) on d e s e p er m it a m qu e a s crianças brinquem, pois esta é uma forma privilegiada de aprender. O ambiente lú d ico é o m a is a d equ a d o p a r a en volver , cr ia t iva m en t e, a cr ia n ça n o p r oces s o educativo. A es cola d eve t er es t r u t u r a fís ica e m a t er ia is a d equ a d os a o t a m a n h o d a cr ia n ça (ca r t eir a s , m es a s , a r m á r ios , p a r qu es , b r in qu ed os p ed a gógicos , livr os de literatura e utensílios).

É fu n d a m en t a l qu e a a lfa b et iza çã o s eja a d equ a d a m en t e t r a b a lh a d a n es s a fa ixa et á r ia , con s id er a n d o-s e qu e es s e p r oces s o n ã o s e in icia s om en t e a os 6 (s eis ) ou 7 (s et e) a n os d e id a d e, p ois , em vá r ios ca s os , in icia -s e b em a n t es , (em ca s a , com a fa m ília , ou n a s in s t it u ições d e E d u ca çã o In fa n t il – Cr ech e e Pr é-es cola ), fa t o b a s t a n t e r ela cion a d o à p r é-es en ça e a o u s o d a lín gu a é-es cr it a n o a m b ien t e d a cr ia n ça . A en t r a d a n a es cola n ã o d eve ca r a ct er iza r u m a r u p t u r a com a s u a vivên cia a n t er ior , m a s , s im , u m a for m a d e d a r con t in u id a d e à s s u a s exp er iên cia s p a r a qu e, gr a d a t iva m en t e, s is t em a t ize os con h ecim en t os s ob r e a lín gu a es cr it a e m a n t en h a os la ços s ocia is e a fet ivos , a s s im com o a s condições de aprendizagem que lhe darão segurança e confiança.

Des t a for m a , n o p r oces s o d e en t r a d a d a s cr ia n ça s d e 6 a n os n o E n s in o Fu n d a m en t a l, a in s t it u içã o d e en s in o d eve con s id er a r , p r im eir o, a cu r ios id a d e, o d es ejo e o in t er es s e d a s cr ia n ça s , u t iliza n d o a leit u r a e a es cr it a em s it u a ções s ign ifica t iva s p a r a ela s e, d ep ois , r ea liza r u m t r a b a lh o s is t em á t ico, cen t r a d o t a n t o n os a s p ect os fu n cion a is e t ext u a is qu a n t o n o a p r en d iza d o d os a s p ect os gr á ficos d a lin gu a gem es cr it a e d a qu eles r efer en t es a o s is t em a a lfa b ét ico d e representação.

Va le r es s a lt a r qu e o fa t o d e cr ia n ça s d e 6 a n os es t a r em s en d o a lfa b et iza d a s for m a lm en t e, n ã o é u m a n ovid a d e n o m eio ed u ca cion a l b r a s ileir o e n em em Ma t o Gr os s o d o S u l, p ois a s cr ia n ça s d e 6 a n os h á m u it o t em p o es t ã o n o s is t em a d e en s in o e u m a p a r cela d ela s t êm exp er iên cia s r ela cion a d a s à alfabetização na instituição de Educação Infantil, ou mesmo em casa.

No en t a n t o, u m a gr a n d e p a r cela d es s a s cr ia n ça s , p r in cip a lm en t e, a s d a s ca m a d a s p op u la r es in icia m es s a s exp er iên cia s s om en t e a o in gr es s a r n a es cola r id a d e for m a l, ou s eja , n o E n s in o Fu n d a m en t a l, já qu e o s is t em a d e ensino não tem absorvido a demanda existente para a Educação Infantil.

Des t a for m a , é im en s a a r es p on s a b ilid a d e d a in s t it u içã o d e en s in o a o r eceb er es s a s cr ia n ça s , n a m ed id a em qu e s ã o n eces s á r ios in ves t im en t os n a cr ia çã o d e u m a m b ien t e qu e lh es p os s ib ilit e, n ã o a p en a s o a ces s o a o m u n d o let r a d o p a r a n ele in t er a gir , m a s qu e p er m it a , a o m es m o t em p o, qu e continuem a brincar e a serem crianças.

É im p or t a n t e qu e a es cola , o(a ) p r ofes s or (a ) e os d em a is p r ofis s ion a is qu e a t u a m n a in s t it u içã o n ã o p er ca m d e vis t a a es p ecificid a d e d a in fâ n cia e os d ir eit os qu e a s cr ia n ça s t êm a o la zer , à s n ova s exp er iên cia s e op or t u n id a d es , a u m a m b ien t e s egu r o e a d equ a d o, a u m a b oa a lim en t a çã o e a o a ces s o a os b en s cu lt u r a is . Alfa b et iza r n ã o p od e s er o ú n ico a s p ect o d es s e p r im eir o m om en t o d e entrada no Ensino Fundamental.

Pos t a s es s a s or ien t a ções , en t en d e-s e qu e a s in s t it u ições es cola r es , a o efet iva r em a m a t r ícu la , a m ob ilid a d e e a t r a n s p os içã o con t em p lem em s u a Pr op os t a Ped a gógica e em s eu Regim en t o E s cola r , t a is or ien t a ções con for m e a legislação vigente.

(10)

Continuação do Parecer CEE/MS nº 137/2007 pág. 10 Consª Mariuza Aparecida Camillo Guimarães

Relatora Comissão do Ensino Fundamental de 9 anos

Ma r iu za Ap a r ecid a Ca m illo Gu im a r ã es – Con s elh eir a -Pr es id en t e d o CE E / MS – Presidente da Comissão

Alda Maria Ferreira de Souza – Técnica do CEE/MS

An a Mér cia Bu s in a r o Ba r r os o – Con s elh eir a Vice-Pr es id en t e/ Técn ica d o CEE/MS

Carla de Britto Ribeiro – Conselheira do CEE/MS Dione de Freitas Faria – Técnica do CEE/MS Irede Terezinha Zardin – Técnica do CEE/MS

Lílian Beatriz Pinto de Arruda Sodré – Técnica do CEE/MS Maria da Glória Paim Barcellos – Conselheira do CEE/MS Mariéte Félix Rosa – Técnica do CEE/MS

Samira Campos Doveidar Sandim – Técnica do CEE/MS

Soila Rodrigues Ferreira Domingues – Conselheira/Técnica do CEE/MS Vera de Fátima Paula Antunes – Conselheira/CEE/MS

Vera Lúcia de Lima – Conselheira/CEE/MS Especialista:

Ordália Alves de Almeida – UFMS Colaboradora:

Kátia Maria Alves Medeiros - SINEPE/MS II – CONCLUSÃO

A Plenária, reunida em 18/05/2007, aprova o parecer da Comissão. (aa) Ma r iu za Ap a r ecid a Ca m illo Gu im a r ã es – Pr es id en t e, An a Ma r ga r et h d os S a n t os Vieir a , J a n e Ma r y Ab u h a s s a n Gon ça lves , Ma r ia Cr is t in a Pos s a r i Lem os , Ma r ia d a Glór ia Pa im Ba r cellos , Nels on d os S a n t os , S oila Rod r igu es Fer r eir a Dom in gu es , S u eli Veiga Melo, S u za n a Ma r ia Cu r cin o Ped r os o S ch ier h olt e Ver a Lucia de Lima.

Mariuza Aparecida Camillo Guimarães Conselheira-Presidente do CEE/MS ________________________________

1 Ver qu a d r o d e Pos s ib ilid a d es d e or ga n iza çã o d o E n s in o Fu n d a m en t a l d e n ove

a n os a p r es en t a d a n a p á g. 5 , d o d ocu m en t o: BRAS IL/ ME C/ S E B. Am p lia çã o d o E n s in o F u n d a m en t a l d e 9 a n os : 3 º r ela t ór io d o p r ogr a m a . Br a s ília : FNDE , maio/2006.

2 Nes s e s en t id o, a In d ica çã o/ CE E / MS n º 4 9 / 2 0 0 6 p r op õe qu e a ela b or a çã o d a

Pr op os t a Ped a gógica e d o Regim en t o E s cola r é in d is p en s á vel, p ois , a im p la n t a çã o e im p lem en t a çã o d o E n s in o Fu n d a m en t a l d e 9 (n ove) a n os , é “u m p r oces s o qu e a lt er a s ign ifica t iva m en t e a E d u ca çã o Bá s ica , em t od a s a s s u a s et a p a s [...]”. Deve-s e a in d a , ob s er va r a legis la çã o vigen t e, es p ecia lm en t e n o qu e se refere à participação da comunidade em sua elaboração e aprovação.

3 Gr ifo n os s o - E s cla r ece-s e qu e o a r t igo 1 2 es t a b elece qu e: “A in s t it u içã o d e

(11)

Continuação do Parecer CEE/MS nº 137/2007 pág. 11 Fu n d a m en t a l em vigên cia ob ed ecer á a o p r a zo d et er m in a d o n o a t o con ces s ór io”; en qu a n t o o a r t igo 1 3 a s s im d is p õe: “F ica p r or r oga d o, a t é o fin a l d e 2 0 0 7 , o a t o con ces s ór io d e Au t or iza çã o d e F u n cion a m en t o d o E n s in o F u n d a m en t a l d a in s t it u içã o d e en s in o qu e, n a d a t a d a p u b lica çã o d es t a d elib er a çã o, es tiver oferecendo esta etapa autorizada até o final de 2006”.

4 Ar t . 1 2 . Os es t a b elecim en t os d e en s in o, r es p eit a d a s a s n or m a s com u n s e a d o

seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I – Elaborar e executar sua proposta pedagógica II- [...];

5 Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do

en s in o p ú b lico n a ed u ca çã o b á s ica , d e a cor d o com a s s u a s p ecu lia r id a d es e conforme os seguintes princípios:

I – p a r t icip a çã o d os p r ofis s ion a is d a ed u ca çã o n a ela b or a çã o d o p r ojet o pedagógico da escola.

II - p a r t icip a çã o d a s com u n id a d es es cola r e loca l em con s elh os es cola r es e equivalentes.

6 A E m en d a Con s t it u cion a l n º 5 3 / 2 0 0 6 in d ica a E d u ca çã o In fa n t il p a r a a s

cr ia n ça s d e 0 (zer o) a 5 (cin co) a n os d e id a d e. No en t a n t o, a in d a t em os a s criança s qu e vã o com p let a r 6 (s eis ) a n os (a p a r t ir d o m ês s u b s eqü en t e a o d o início do ano letivo), após o corte estabelecido pela norma do CEE/MS.

7 MATO GROS S O DO S UL. S ecr et a r ia d e E s t a d o d e E d u ca çã o.

S u p er in t en d ên cia d e Polít ica s d e E d u ca çã o. Política Es ta d u al p a ra Ed u ca çã o

Infantil. Campo Grande, MS, 2006. p. 27-28.

8 Ibid. p. 28.

9 FE LIPE , J a n e. O d es en volvim en t o in fa n t il n a p er s p ect iva s ocioin t er a cion is t a :

Piaget, Vygotsky, Wallon. In: CRAIDY, Carmem e HAERCHER, Gládis. Educação

Infantil: pra que te quero. Porto Alegre/RS: Artmed, 2001. p. 28.

10 Ibid., p. 29. 11 Ibid., p. 29. 12 Ibid., p. 31.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRAS IL/ Con s elh o Na cion a l d e E d u ca çã o. Pare c e r n º 0 5 / 9 6 - Pr op os t a d e Regulamentação da Lei nº 9.394/96.

BRAS IL/ Min is t ér io d a E d u ca çã o/ S ecr et a r ia d e E d u ca çã o Bá s ica . Ampliação do En s in o Fu n dam e n t al de 9 an o s : re lat ó rio do pro gram a. Br a s ília : FNDE , 2004a.

BRAS IL/ Min is t ér io d a E d u ca çã o/ S ecr et a r ia d e E d u ca çã o Bá s ica .O En s in o Fundamental de 9 anos: Orientações Gerais. Brasília: FNDE, 2004b.

BRASIL/ Min is t ér io d a E d u ca çã o/ S ecr et a r ia d e E d u ca çã o Bá s ica . Ampliação do En s in o Fu n dam e n t al d e 9 an o s : 3 º re lat ó rio d o pro gram a. Br a s ília : FNDE, 2006a.

BRAS IL/ Min is t ér io d a E d u ca çã o/ S ecr et a r ia d e E d u ca çã o Bá s ica . O En s in o Fu n dam e n t al de 9 an o s : Orie n t aç õ e s para a in c lu s ão da c rian ç as de 6 an o s de idade. Brasília: FNDE, 2006b.

BRASIL. Le i de Dire t riz e s e Bas e s n º 9 . 3 9 4 / 9 6 . Câ m a r a d os Dep u t a d os , Brasília: 1997.

CORS INO, Pa t r ícia . As cr ia n ça s d e 6 a n os e a s á r ea s d o con h ecim en t o. In: BRASIL/MEC/SEB. Am pliaç ão do En s in o Fu n dam e n t al de 9 an o s :

(12)

Continuação do Parecer CEE/MS nº 137/2007 pág. 12 Orientações para a inclusão das crianças de 6 (seis) anos de idade. Brasília: FNDE, 2006. p. 57-69.

FE LIPE , J a n e. O d es en volvim en t o in fa n t il n a p er s p ect iva s ocioin t er a cion is t a : Pia get , Vygot s k y, Wallon. In : CRAIDY, Ca r m em e HAE RCHE R, Glá d is . Educação Infantil: pra que te quero. Porto Alegre/RS: Artmed, 2001. p. 28. MATO GROS S O DO S UL. S ecr et a r ia d e E s t a d o d e E d u ca çã o. S u p er in t en d ên cia d e Polít ica s d e E d u ca çã o. Po lít ic a Es t adu al para Edu c aç ão In fan t il. Ca m p o Grande, MS, 2006. p. 27-28.

MÉ ZÁROS , Is t vá n . A Edu c aç ão para alé m do c apit al. S ã o Pa u lo: Boit em p o, 2005.

Ma t o Gr os s o d o S u l/ Con s elh o E s t a d u a l d e E d u ca çã o. Pare c e r n º 2 2 3 / 9 7 – Orientações preliminares do Conselho Estadual de Educação/MS sobre a Lei nº 9.394/96.

Ma t o Gr os s o d o S u l/ Con s elh o E s t a d u a l d e E d u ca çã o. De libe raç ão n º 8144/06. Publicada no Diário Oficial nº 6830, 2006. p. 12.

Ma t o Gr os s o d o S u l/ Con s elh o E s t a d u a l d e E d u ca çã o. In dic aç ão n º 4 9 / 0 6 . Republicada no Diário Oficial nº 6830, 2006. p. 20-23.

Ma t o Gr os s o d o S u l/ Con s elh o E s t a d u a l d e E d u ca çã o. Organ iz aç ão do En s in o Fu n dam e n t al de n o v e an o s e Mat ríc u la a part ir do s s e is an o s de idade n o Sistema Estadual de Ensino, Campo Grande/MS, 2007.

Ma t o Gr os s o d o S u l/ S ecr et a r ia d e E s t a d o d e E d u ca çã o. Orie n t aç õ e s para implementação d o En s in o Fu n dam e n t al de 9 An o s , n a Re de Es t adu al de Ensino de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2006.

(13)

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com.

The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

Referências

Documentos relacionados

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

[r]

Lernaea cyprinacea of Steindachnerina insculpta from Taquari River, municipality of Taquarituba, São Paulo State, Brazil.. Note the hemorrhagic area around the insertion point of

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

• Capacitação e Transferência da metodologia do Sistema ISOR ® para atividades de Coaching e/ou Mentoring utilizando o método das 8 sessões;.. • Capacitação e Transferência

Mas, se a experiência não tiver, além do seu caráter subjetivo, uma natureza objetiva que possa ser apreendida de diversos pontos de vista, então como se poderia supor que um

Mas se a experiência não tem, além do seu carácter subjectivo, uma natureza objectiva que possa ser apreendida de muitos pontos de vista diferentes, como se poderá

estatuto dos factos acerca de como é ser um humano, ou um morcego, ou um marciano, parece que estes são factos que corporizam um ponto de vista particular. O ponto