• Nenhum resultado encontrado

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Nutrição ISSN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Nutrição ISSN"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

RESUMO DOS TRABALHOS DE

CONCLUSÃO DE CURSO

Nutrição

2011-1

(2)

USO DE PREBIÓTICOS NA ABSORÇÃO DE FERRO EM CIRURGIA BARIÁTRICA

Acadêmico: MAIA, Afonso Pinho da Silva Orientador: NEVES, Alden dos Santos

RESUMO

O crescimento da obesidade pelo mundo culminou no aumento dos números de cirurgias bariátricas, sendo a Fobi-Capella uma das mais realizadas no Brasil. A anemia ferropriva é um dos casos que mais ocorrem devido à nova conformação do trato gastrointestinal de indivíduos submetidos à gastrectomia. Os prebióticos, em especial inulina, frutooligossacarídeos, amido resistente e polidextrose, podem auxiliar no aumento da biodisponibilidade de minerais, pois são fermentados no intestino grosso produzindo ácidos graxos de cadeia curta e alguns estudos sugerem que o ferro é absorvido na parte proximal do cólon em decorrência da fermentação das fibras. Conclui-se da necessidade de maiores estudos sobre este fenômeno, possibilitando futuramente a determinação de usos terapêuticos de prebióticos em pacientes gastrectomizados. Este trabalho baseia-se em uma revisão de literatura, incluindo publicações nacionais e internacionais dos últimos quatro anos, livros de nutrição e publicações de órgãos oficiais, sendo o objetivo investigar se os prebióticos estimulam a absorção de ferro em pacientes submetidos à gastrectomia.

(3)

ESTUDO DO EFEITO DA FARINHA DE FEIJÃO BRANCO (PHASEOLUS

VULGARIS) NO CONTROLE DA OBESIDADE E GLICEMIA

Acadêmica: SILVA, Andréia Camilo da Cruz Paula Orientador: SILVA, Marcelo Augusto Mendes

RESUMO

Dentre as principais doenças crônicas que se tornaram um problema de saúde pública mundial destacam-se a obesidade e o diabetes mellitus. Inúmeras são as pesquisas e estudos que visam estabelecer uma prevenção e um tratamento eficaz para essas endemias. Um exemplo disso seria a utilização do feijão branco (Phaseolus vulgaris) como uma forma de auxiliar na diminuição do peso corporal e redução da glicemia. Este trabalho teve por objetivo fazer uma revisão na literatura sobre os efeitos da farinha de feijão branco no controle da glicemia e da obesidade, bem como ressaltar os fatores antinutricionais que estão presentes nesta leguminosa e que podem provocar algum risco à saúde da população. Algumas substâncias até então classificadas como antinutricionais, faseolamina e taninos (por exemplo) atualmente, tem sido consideradas benéficas pelos seus benefícios terapêuticos, são substâncias que reduzem o nível de glicose no sangue. No entanto, nos feijões existem também fatores nutricionais negativos, como os que podem proporcionar uma baixa digestibilidade protéica. A Faseolamina (uma proteína presente no feijão branco) tem como propriedade inibir a atividade da enzima alfa-amilase humana que é responsável pela transformação do amido ingerido, em glicose. Sendo assim, esse mecanismo possivelmente apresentaria uma alternativa para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante. Contudo este trabalho mostrou resultados inconclusivos sobre a real eficácia da farinha de feijão branco, tanto no controle glicêmico quanto no controle da obesidade. Todavia existem indícios promissores do real efeito desta farinha como uma forma de auxiliar no tratamento destas doenças crônicas, sendo necessários mais estudos que comprovem esta eficácia.

(4)

SUPORTE NUTRICIONAL DE UM PACIENTE ACOMETIDO POR ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO ISQUÊMICO COM ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL

DOMICILIAR: UM ESTUDO DE CASO

Acadêmica: FERREIRA, Andrezza Barbosa Orientadora: JORDÃO, Ivyna Spinola Caetano

RESUMO

O acidente vascular encefálico (AVE) é uma doença caracterizada por uma interrupção do fluxo sanguíneo ao cérebro, causada por um bloqueio de vasos, resultando em apoptose das células cerebrais que ocasionam necrose localizada, conhecidas como infartos cerebrais. Pessoas acometidas por AVE apresentam perda funcional, deficiências neurológicas e incapacidades de ordem física e cognitivas. Este trabalho teve por objetivo avaliar por um período de um ano (maio de 2009 a maio de 2010) a terapia nutricional de um paciente do sexo masculino, 55 anos, acometido por acidente vascular encefálico isquêmico (AVEI) de tronco cerebral, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, em atendimento domiciliar. Exames laboratoriais e dados antropométricos foram utilizados para avaliar o estado nutricional do paciente após o AVEI. Este estudo foi de caráter descritivo interpretativo do tipo estudo de caso. Os exames laboratoriais analisados apresentaram alterações em relação aos índices referências. Os dados antropométricos indicaram estado nutricional compatíveis com a patologia. Conclui-se que a dieta foi classificada como normocalórica hiperproteica, hipoglicídica e hiperlipídica, com quantidade de sódio acima do recomendado e de potássio e ferro abaixo do recomendado, assim o paciente apresenta-se anêmico e desnutrido. Recomenda-se avaliar a taxa de filtração glomerular, pois mesmo os níveis de creatinina se apresentarem normais os resultados obtidos e o histórico do paciente corroboram a avaliação. Desta maneira a alteração na dieta é fundamental para a melhora do paciente.

Palavras-chave: Assistência Nutricional; Nutrição Enteral; Acidente Vascular Encefálico Isquêmico.

(5)

ANÁLISE DO USO DE DIETAS GLUTEN FREE E CASEIN FREE EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Acadêmica: ARAÚJO, Danielle Ricardo Orientador: NEVES, Alden dos Santos

RESUMO

O autismo é um transtorno do desenvolvimento com ação gravemente impactante no desenvolvimento cognitivo infantil, apresentando uma etiologia desconhecida com hipóteses multifacetadas. A freqüente presença de sintomas gastrintestinais, alergia alimentar e peptídeos urinários têm sido relacionados a tratamentos alternativos incluindo a intervenção dietética. A grande popularização da dieta GFCF (gluten free

- casein free) entre pais e cuidadores é vista atualmente com relatos positivos de

melhora no comportamento e sintomas gastrointestinais. Esse tipo de intervenção exclui o glúten e a caseína da alimentação a fim de identificar se essas proteínas desempenham algum potencial alérgeno. A maioria dos pais e cuidadores não procuram o nutricionista para esse tipo de intervenção, o que pode acarretar em riscos de deficiências nutricionais. Estudos direcionados ao uso da dieta GFCF em crianças autistas têm obtido resultados controversos, não fundamentando de forma significativa o uso destas intervenções. Desta maneira o objetivo deste estudo é analisar o emprego dessas dietas de restrição como alternativa terapêutica em crianças portadoras do espectro autista, por meio de uma revisão da literatura disponível. Conclui-se que existe a necessidade de desenvolvimento de novos estudos com resultados melhor embasados tanto em número da amostra, quanto a testes e avaliações que não sejam subjetivos.

(6)

TERAPIA NUTRICIONAL EM PACIENTES COM CÂNCER DE ESÔFAGO

Acadêmica: SILVA, Elisabete Maria dos Santos Orientadora: FERREIRA, Célia Cristina Diogo

RESUMO

O objetivo deste trabalho é elaborar uma revisão bibliográfica sobre epidemiologia e etiologia do câncer, destacando a prevenção e o tratamento dietoterápico em portadores de neoplasia de esôfago. O câncer é a segunda causa de morte no mundo, ficando atrás das doenças cardiovasculares e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030, poderá matar mais de 12 milhões de pessoas. O câncer de esôfago apresenta aumento no número de casos, com taxas de mortalidade próximas às taxas de incidência devido à alta letalidade dessa neoplasia. A perda de peso e a desnutrição são os distúrbios nutricionais mais frequentemente observados em pacientes com câncer, independente do órgão afetado. A instituição da terapia nutricional é de extrema importância, logo que um diagnóstico seja realizado, para que desta forma, seja assegurada uma ingestão adequada de nutrientes, contribuindo para um bom prognóstico do paciente. Uma intervenção nutricional adequada é dever do profissional de nutrição, incentivando o consumo de alimentos fonte de nutrientes relacionados à prevenção e tratamento do câncer, e, orientando quanto a uma dieta equilibrada, para que haja uma melhora do estado nutricional do indivíduo.

(7)

TERAPIA NUTRICIONAL NAS ALTERAÇÕES METABÓLICAS E NUTRICIONAIS PROVOCADAS PELA TERAPIA ANTI-RETROVIRAL

Acadêmico: LIMA, Felipe Marcelino

Orientadora: FERREIRA, Célia Cristina Diogo

RESUMO

O objetivo deste trabalho é descrever através de uma revisão bibliográfica abordar as alterações metabólicas e nutricionais, provocadas pela terapia anti-retroviral assim como, descrever a terapia nutricional adequada para promoção de uma melhor qualidade de vida em pacientes infectados com o vírus da imunodeficiência adquirida. Em razão da absorção dos medicamentos anti-retrovirais ser semelhante à absorção de certos nutrientes no metabolismo, ocorrem alguns prejuízos orgânicos, apesar dos benefícios concedidos pela droga ingerida. Dentre as alterações metabólicas apresentam-se a resistência à insulina, lipodistrofia, bem como a desnutrição. O papel do nutricionista deve ser promover a melhora dos quadros apresentados através de uma terapia nutricional dirigida aos indivíduos infectados.

Palavras-chave: Tratamento Anti Retro Viral; Dislipidemia; Lipodistrofia; HIV. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

(8)

EFEITO HIPOGLICEMIANTE DAS FARINHAS DE BANANA VERDE E DE MARACUJÁ NO CONTROLE DA GLICEMIA EM DIABÉTICOS

Acadêmica: WASZAK, Marystela

Orientadora: FERREIRA, Célia Cristina Diogo

RESUMO

O diabetes mellitus tipo 2 (DMII) é considerada uma doença crônica que tem efeito no metabolismo, não só da glicose, mas também nas proteínas e nos lipídeos, e está aumentando a cada ano que passa. Estima-se que em 2025 aumente 170% dos casos no Brasil. Fatores ambientais como: obesidade, sedentarismo e dietas ricas em gorduras e pobres em fibras, contribuem para o seu desenvolvimento. A terapia nutricional é indispensável nesses casos e por isso o nutricionista deve estimular o consumo de fibras dietéticas para obter um controle da glicemia nos pacientes diabéticos. Para ajudar nesse consumo, existem alternativas como as farinhas hipoglicemiantes cujo efeito é diminuir o contato da glicose com a mucosa intestinal devido sua capacidade de formar gel no organismo. As farinhas mais utilizadas são as de banana verde e a de maracujá, entretanto os estudos ainda são escassos tornado-se necessárias mais pesquisas para comprovação deste efeito.

Palavras-chave: Fibras; Diabetes Tipo 2; Farinhas Hipoglicemiante; Maracujá; Banana Verde.

(9)

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E REABILITAÇÃO DE PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA.

Acadêmica: SOUZA, Taynara Mesquita Orientador: NEVES, Alden dos Santos

RESUMO

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença que caracterizada pela obstrução progressiva do fluxo aéreo pulmonar, sendo reversível parcialmente. A progressão da doença pode trazer várias complicações que prejudicam o estado nutricional dos pacientes, diminuindo assim, sua qualidade de vida e o bom prognóstico da doença. A desnutrição está diretamente relacionada ao mau prognóstico da DPOC devido a um aumento da disposição a infecções e à diminuição da força dos músculos expiratórios, baixa tolerância ao exercício, e, qualidade de vida. Esse comprometimento nutricional é comum em pacientes com DPOC, por isso é importante constatar que é um fator de risco, e que pode ser modificado através do acompanhamento nutricional, e dos programas de reabilitação. Avaliar o estado nutricional é importante para identificação do risco nutricional e para estabelecer os melhores métodos para o atendimento individualizado desse paciente. Nessa avaliação são utilizados indicadores antropométricos, exames bioquímicos específicos, avaliação do consumo alimentar e de composição corporal. A avaliação nutricional individualizada em conjunto com programas de reabilitação é muito importante para o tratamento desses pacientes, mostrando-se fundamental na evolução do quadro e na melhoria da qualidade de vida. O objetivo deste estudo é avaliar a importância do acompanhamento do estado nutricional e a reabilitação de pacientes com DPOC. Este trabalho foi elaborado por meio de levantamento bibliográfico de artigos publicados entre 2002 à 2011, sendo artigos em português e inglês. Para essa pesquisa foram utilizados os seguintes termos de busca: “avaliação nutricional na DPOC”, “avaliação nutricional na reabilitação da DPOC”, “reabilitação pulmonar” e “DPOC”.

Palavras-chave: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Avaliação Nutricional; Programa de Reabilitação Pulmonar; Desnutrição.

Referências

Documentos relacionados

Em seguida outra curva foi construída, cujo eixo vertical foi constituído dos valores de deslocamento, gerado pelo desgaste do disco de resina e no eixo horizontal o tempo gasto

1 - Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, o produto da alienação e da oneração de bens imóveis efectuadas nos termos do artigo anterior reverte até

2) A sociedade cujos rendimentos provenham, em mais de 75%, do exercício conjunto ou isolado de atividades profissionais especificamente previstas na lista

O Robo.com3 está equipado com dois pára-choques para garantir um toque delicado, mesmo quando o aparelho se aproxima de pequenos objectos ou obstáculos escuros, peças

Serve: 6 pessoas Tempo de preparo: 45 minutos Grau de dificuldade: Iniciante CHURRASCO DE BIFE ANCHO INGREDIENTES ACOMPANHAMENTO.. • 6 bifes Ancho Maturatta Friboi de

Ao longo de toda a extensão da ferrovia, em território goiano, algumas estações permaneceram com essa primeira função – Raul Gonçalves, Jarina, Padre Silvino, entre outras –

Álcool e problemas ligados ao álcool em Portugal / Maria Lucília Mercês de Mello, José Barrias, João Breda.. - Lisboa : Direcção-Geral da

Tendo em vista que essa espécie produz ovócitos grandes e em pouca quantidade, a perda destes em decorrência das enxurradas seria um grande prejuízo para o sucesso reprodutivo