• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE ARCOVERDE CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: CIRURGIÃO DENTISTA - PERIODONTISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE ARCOVERDE CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: CIRURGIÃO DENTISTA - PERIODONTISTA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ESTADO DE PERNAMBUCO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARCOVERDE

* ATENÇÃO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOCÊ CONCORRE * Neste Caderno de Questões, você encontra:

- 28 questões ESPECÍFICAS - 12 questões de Português

* Só inicie a prova após a autorização do Fiscal de Sala.

* Duração da prova: 3 horas. O Candidato só poderá retirar-se do recinto das provas após 01 hora, contada a partir do seu efetivo início. * O candidato só terá o direito de levar o caderno de prova após 02:00 horas do início dos trabalhos, e deixará apenas o Cartão de Respostas.

* Caso o candidato opte em sair antes de 02:00 horas do início dos trabalhos; NÃO será permitido a anotação do gabarito seja qual for a forma.

* Os Fiscais de Sala não estão autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resolução das questões; esta tarefa é obrigação do candidato.

* Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilização de quaisquer equipamentos eletrônicos. * O candidato receberá do Fiscal de Sala, 01 (hum) Cartão de Respostas correspondente às questões objetivas.

* Assine o seu Cartão de Respostas (Gabarito). Assinale apenas uma opção em cada questão. Não deixe questão em branco, nem assinale mais de uma opção, para seu Cartão não ter questões anuladas.

* O seu Cartão de Respostas é pessoal e insubstituível. Portanto, CUIDADO, não rasure, dobre ou amasse seu Cartão de Respostas pois em hipótese alguma ele será substituído, salvo por erro do fiscal ou por falha de impressão. Confira seus dados, leia as instruções para seu preenchimento e assinale no local indicado.

* A assinatura no Cartão de Respostas é obrigatória.

* O Gabarito desta prova estará disponível no dia 02/06/2014, no site www.conpass.com.br.

* Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questão, o candidato deve seguir as orientações constantes da Cláusula XI do Edital do Concurso Público nº 001/2014 da PREFEITURA MUNICIPAL DE ARCOVERDE, publicado em 10/03/2014.

* Após o término da prova, o candidato deverá deixar a sala e em hipótese alguma poderá permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma.

BOA PROVA!!

DATA: 01 DE JUNHO DE 2014

CONCURSO PÚBLICO

PROVA PARA CARGO DE:

(2)

PARTE I – PERIODONTISTA

01 - Fazem parte da Inserção conjuntiva periodontal os seguintes grupamentos de fibras gengivais.

A) Dento-gengivais, Dento-dentais e Cresto-dentais. B) Dento-gengivais, Dento-dentais e Circulares. C) Cresto-Dentais, Dento-dentais e Inter radiculares. D) Circulares, Cresto-dentais e Inter radiculares. E) Circulares, Dento-gengivais e Inter radiculares. 02 - Para se determinar a dimensão da faixa de gengiva inserida de um determinado dente deve-se proceder da seguinte forma:

A) Medir a faixa de mucosa queratinizada e diminuir da profundidade de sondagem.

B) Medir da união mucogengival à margem da gengiva marginal.

C) Medir a profundidade de sondagem e diminuir da medida correspondente à gengiva marginal.

D) Medir o espaço entre a ranhura gengival e a margem mais coronal da gengiva.

E) Medir a profundidade de sondagem até a ranhura gengival.

03 - Com relação à hipótese da placa não específica é correto afirmar que:

A) Atualmente é a teoria que melhor explica a relação agente agressor-hospedeiro na etiopatogênese das doenças periodontais.

B) Essa hipótese explica que a placa dental não é composta somente de bactérias, mas outros tipos de microrganismos como vírus, fungos e micoplasmas podem estar presentes na mesma.

C) De acordo com essa hipótese qualquer acúmulo de microrganismos ao nível ou abaixo da margem gengival produz irritantes que levam à inflamação. D) Tem sido mais aceita após a descoberta de bactérias

gram-negativas na participação da patogênese das doenças periodontais.

E) Essa hipótese explica porque pacientes que executam boa higiene bucal podem ainda desenvolver a Gengivite com progressão para Periodontite. 04 - De acordo com Socransky (1998) as bactérias que tem maior relação com a patogenia das doenças periodontais se encontram no grupo vermelho, que é composto em sua maioria pelas seguintes bactérias:

A) T. forsythia, P. gingivalis e A. actinomycetemcomitans. B) P. intermedia, T. denticola e A. actinomycetemcomitans. C) T. denticola, S. intermedius e A. actinomycetemcomitans

D) S. intermedius, P. gingivalis e P. intermedia. E) T. forsythia, P. gingivalis e T. denticola.

05 - Assinale a alternativa em que se encontram os principais mediadores da destruição tecidual nas doenças periodontais:

A) Macrófagos, citocinas e proteinases. B) Proteinases, citocinas e prostaglandinas. C) Prostaglandinas, P. gingivalis e macrófagos. D) Citocinas, prostaglandinas e macrófagos. E) P. gingivalis, proteinases e prostaglandinas.

06 - O Periodontal Screening and Recording (PSR) é um índice periodontal com as seguintes características:

A) É realizado através da sondagem de todos os elementos da boca com a sonda milimetrada (com exceção dos terceiros molares), sendo um método rápido e efetivo para registro específico da condição periodontal e indicação de tratamento.

B) É realizado através da sondagem de todos os elementos da boca com a sonda da organização mundial de saúde, sendo um método rápido e efetivo para registro inicial da condição periodontal e indicação de tratamento.

C) É realizado através da sondagem de dentes índices com a sonda da organização mundial de saúde, sendo um método rápido e efetivo para registro inicial da condição periodontal e indicação de tratamento.

D) É realizado através da sondagem de dentes índices com a sonda milimetrada (com exceção dos terceiros molares), sendo um método rápido e efetivo para registro inicial da condição periodontal e indicação de tratamento.

E) É realizado através da sondagem de todos os elementos da boca com a sonda da organização mundial de saúde (com exceção dos terceiros molares), sendo um método rápido e efetivo para registro inicial da condição periodontal e indicação de tratamento.

07 - Através do exame radiográfico periodontal pela técnica periapical do paralelismo podemos identificar:

A) O remanescente ósseo, tipo de bolsa periodontal, atividade de doença e alterações na região de bifurcação.

B) O remanescente ósseo, tipo de perda óssea, componentes da distância biológica e alterações na região de bifurcação.

C) O tipo de bolsa periodontal, tipo de perda óssea, alterações na crista óssea e alterações componentes da distância biológica.

D) O remanescente ósseo, tipo de perda óssea, alterações na crista óssea e alterações na região de bifurcação.

E) O tipo de bolsa periodontal, tipo de perda óssea, alterações na crista óssea e atividade de doença. 08 - O Paciente E. R. G. apresentou-se à clínica de Periodontia, com queixa de dor forte na região do elemento 36 febre e linfoadenopatia. Ao exame clínico verificou-se aumento de volume gengival na face lingual com presença de bolsa periodontal. O exame radiográfico demonstrou perda óssea e os testes indicaram presença de vitalidade pulpar. Qual o diagnóstico e tratamento de urgência?

A) Pericoronarite, drenagem e administração de antibióticos.

B) Pericoronarite, administração de antibióticos e exodontia do elemento.

C) Abcesso periodontal, Drenagem, com irrigação e antibioticoterapia.

D) Abcesso periapical, antibioticoterapia, abertura coronária e curativo com formocresol.

E) Lesão endopério, abertura coronária e curativo com formocresol e drenagem da bolsa.

(3)

09 - Sítios com gengiva “clinicamente normal” parecem conviver com desafios microbianos contínuos, sem progredir para a gengivite clínica, provavelmente por diversos fatores que incluem:

A) A barreira provida pelo epitélio juncional, o fluxo positivo de fluido para o sulco gengival que podem fazer a autolimpeza eliminando microrganismos não-aderidos e produtos nocivos, a presença de anticorpos contra produtos microbianos no fluido crevicular gengival e à função fagocítica de neutrófilos e macrófagos.

B) A barreira provida pelo epitélio oral ou externo, o fluxo positivo de fluido para o sulco gengival que podem fazer a autolimpeza eliminando microrganismos não aderidos e produtos nocivos e à função fagocítica de neutrófilos e macrófagos. C) A barreira provida pelo epitélio juncional, a barreira

provida pela inserção conjuntiva, à presença de anticorpos contra produtos microbianos no fluido crevicular gengival e à função fagocítica das células de Langerhans.

D) A barreira provida pelo epitélio oral ou externo, a descamação regular das células epiteliais na cavidade oral, a presença de anticorpos contra produtos microbianos no fluido crevicular gengival e à função fagocítica das células de Langerhans.

E) A barreira provida pela inserção conjuntiva, à descamação regular das células epiteliais na cavidade oral, a presença de anticorpos contra produtos microbianos no fluido crevicular gengival e à função fagocítica de neutrófilos e macrófagos.

10 - Durante o processo de formação de bolsa periodontal ocorre a seguinte sequência de acontecimentos:

A) Alteração inflamatória na parede de tecido conjuntivo do sulco gengival, o exsudato inflamatório causa degeneração do tecido conjuntivo circundante, incluindo as fibras gengivais e proliferação do apical do epitélio juncional.

B) Alteração inflamatória na parede de tecido conjuntivo do sulco gengival, destruição do epitélio sulcular e proliferação do apical do epitélio juncional.

C) Destruição do epitélio sulcular, migração apical do epitélio juncional e alteração inflamatória na parede de tecido conjuntivo do sulco gengival.

D) Destruição do epitélio sulcular, migração coronal do epitélio juncional devido à alteração inflamatória no tecido conjuntivo do sulco gengival e destruição da inserção conjuntiva.

E) Destruição do epitélio sulcular pela alteração inflamatória de tecido conjuntivo do sulco gengival, migração coronal do epitélio juncional após destruição da inserção conjuntiva.

11 - O paciente J. L. D, sexo masculino, 13 anos compareceu à clínica de Periodontia, acompanhado pela sua mãe, com queixa de dor acentuada na gengiva que iniciou há cerca de três dias e febre em torno de 39,5oC. Ao exame clínico verificou-se presença de vesículas acinzentas e algumas ulcerações na mucosa ceratinizada e mucosa alveolar. Radiograficamente não havia perda óssea. Qual o diagnóstico para o caso e em que divisão da classificação das doenças periodontais (AAP 1999) essa patologia se enquadra?

A) Gengivoestomatite herpética primária; Lesões gengivais não induzidas por placa de origem viral. B) Gengivoestomatite herpética primária; Lesões gengivais não induzidas por placa de bacteriana. C) Gengivoestomatite herpética secundária; Lesões

gengivais não induzidas por placa de origem viral. D) Gengivite ulcerativa necrosante; Lesões gengivais

induzidas por placa de origem viral.

E) Gengivite Ulcerativa necrosante; Lesões gengivais não induzidas por placa de origem bacteriana. 12 - Assinale a alternativa que contêm somente doenças gengivais induzidas por placa, de acordo com a classificação das doenças e condições periodontais propostas pela Academia Americana de Periodontologia em 1999.

A) Gengivite associada à puberdade, Recessão gengival, Gengivite associada ao diabetes melito, Aumento gengival influenciado por drogas, Gengivoestomatite herpética primária.

B) Gengivoestomatite herpética primária, Gengivite associada à gravidez, Recessão gengival, Aumento gengival influenciado por drogas, Gengivite associada a contraceptivos orais. C) Gengivite associada à puberdade, Fibromatose

gengival hereditária, Gengivite associada ao diabetes melito, Recessão gengival, Gengivite associada a contraceptivos orais.

D) Fibromatose gengival hereditária, Gengivite associada à gravidez, Gengivite associada ao diabetes melito, Gengivoestomatite herpética primária, Gengivite associada a contraceptivos orais.

E) Gengivite associada à puberdade, Gengivite associada à gravidez, Gengivite associada ao diabetes melito, Aumento gengival influenciado por drogas, Gengivite associada a contraceptivos orais.

13 - Com relação à participação de forças traumatogênicas na evolução das doenças periodontais, o conceito de Glickman (1965,1967) afirma que:

A) A via de propagação da lesão gengival associada à placa não pode ser alterada se forças de intensidade anormal atuarem sobre dentes que apresentem placa subgengival. Isso pode implicar que o caráter da destruição progressiva do periodonto do “dente traumatizado” será o mesmo daquele de um dente “não traumatizado”.

B) A via de propagação da lesão gengival associada à placa pode ser alterada se forças de intensidade anormal atuarem sobre dentes que apresentem placa supragengival. Isso pode implicar que o caráter da destruição progressiva do periodonto do “dente traumatizado” será diferente daquele de um dente “não traumatizado”.

C) A via de propagação da lesão gengival associada à placa não pode ser alterada se forças de intensidade anormal atuarem sobre dentes que apresentem placa supragengival. Isso pode implicar que o caráter da destruição progressiva do periodonto do “dente traumatizado” será o mesmo daquele de um dente “não traumatizado”.

(4)

D) A via de propagação da lesão gengival associada à placa pode ser alterada se forças de intensidade anormal atuarem sobre dentes que apresentem placa subgengival. Isso pode implicar que o caráter da destruição progressiva do periodonto do “dente traumatizado” será diferente daquele de um dente “não traumatizado”.

E) A via de propagação da lesão gengival associada à placa pode ser alterada se forças de intensidade anormal atuarem sobre dentes que apresentem placa supragengival. Isso pode implicar no início da inflamação gengival, com posterior progressão. 14 - As doenças Periodontais agressivas são caracterizadas pela presença de um biofilme altamente virulento e de um hospedeiro susceptível geneticamente. Com relação à utilização de antibioticoterapia durante a fase de terapia básica é correto afirmar que:

A) A associação do Metronidazol com a Amoxicilina durante a terapia básica é a opção de tratamento mais utilizada.

B) Não se faz necessária a utilização de antibioticoterapia nos casos de Periodontite Agressiva.

C) A associação de Metronidazol com a Amoxicilina é a mais utilizada, mas deve ser deve ser realizada somente durante a fase de terapia cirúrgica. D) A associação de Tetraciclina com a Azitromicina

durante a terapia básica é a opção de tratamento mais utilizada.

E) A associação de Tetraciclina com a Azitromicina é a mais utilizada, mas deve ser deve ser realizada somente durante a fase de terapia cirúrgica. 15 - Qual instrumental utilizado para terapia periodontal básica é curvado em dois planos, com a lâmina curva para cima e para o lado?

A) Curetas Universais (McCall) B) Foice Finlândia

C) Curetas específicas (Gracey) D) Lima

E) Enxada

16 - A utilização de instrumentos ultrassônicos é cada vez mais frequente durante a terapia periodontal, com relação a essa modalidade de tratamento é correto afirmar que:

A) Os aparelhos de ultra-som piezoelétricos não devem ser utilizados em pacientes portadores de marca passo cardíaco.

B) Atualmente as pontas de ultra-som permitem melhor acesso a áreas de bifurcação que as curetas manuais.

C) A raspagem através das pontas ultra-sônicas deve ser realizada somente para remoção de cálculo subgengival.

D) Estudos recentes demonstram eficiência semelhante entre raspadores ultra-sônicos e manuais com relação à redução da carga bacteriana.

E) O ultra-som piezoelétrico, por ser mais moderno, promove o alisamento radicular de forma semelhante às curetas manuais.

17 - As recessões gengivais apresentam-se como uma situação de desconforto para o paciente tanto do ponto de vista periodontal, quanto estético. Qual das técnicas abaixo possui melhor previsibilidade para recobrimento das recessões gengivais?

A) Enxerto de tecido conjuntivo subepitelial, associado ao reposicionamento apical do retalho. B) Enxerto de tecido conjuntivo subepitelial,

associado ao reposicionamento coronal do retalho. C) Enxerto gengival livre.

D) Retalho reposicionado lateralmente. E) Retalho reposicionado apicalmente.

18 - Para o restabelecimento das distâncias biológicas de um incisivo medial superior direito que tem uma cavidade de cárie ao nível ósseo, margens gengivais semelhantes ao incisivo medial adjacente, ausência de bolsa gengival ou periodontal, sorriso gengival alto e boa inserção radicular, qual a técnica mais indicada?

A) Cirurgia a retalho com osteotomia. B) Gengivoplastia.

C) Gengivectomia.

D) Tracionamento ortodôntico. E) Cirurgia a retalho sem osteotomia.

19 - A paciente F.H.I, 36 anos comparece à clínica de Periodontia com uma fratura no elemento dentário 34 próximo ao nível ósseo, na face vestibular, com ausência de hiperplasia gengival, osso alveolar normal e faixa de mucosa ceratinizada de 3 mm. Necessita de restabelecer a distância biológica para receber uma coroa em metalocerâmica. Qual a melhor técnica cirúrgica a ser utilizada?

A) Retalho reposicionado coronalmente com osteotomia.

B) Gengivectomia.

C) Retalho reposicionado apicalmente com osteotomia.

D) Retalho reposicionado apicalmente sem osteotomia.

E) Retalho reposicionado coronalmente sem osteotomia.

20 - Para o tratamento de pacientes com patologias renais que estão em fase pré-transplante deve ser observado que:

A) O tratamento deve ser realizado nos dias em que faz hemodiálise.

B) O paciente deve receber profilaxia antibiótica através da utilização de 2g de amoxicilina uma hora antes do tratamento, da mesma forma que um paciente sem alteração renal.

C) Deve-se evitar o tratamento periodontal durante a fase de pré-transplante.

D) O paciente não necessita de fazer profilaxia antibiótica antes da execução dos procedimentos periodontais.

E) Deve-se evitar o atendimento nos dias de hemodiálise.

(5)

21 - Biomaterial pode ser definido como uma substância ou a combinação de duas ou mais substâncias farmacologicamente inertes, de natureza sintética ou natural, que são utilizados para aumentar ou substituir, parcial ou integralmente tecidos e órgãos. William, 1987 Em relação aos Biomateriais podemos afirmar:

A) A hidroxiapatita é o principal componente inorgânico do osso e dos dentes. Podem ser apresentadas em blocos e em partículas, sintéticas ou naturais. São osteoindutoras e funcionam como um preenchedor biocompatível inerte. B) Os vidros bioativos são compostos a base de

cálcio contendo sílica em sua composição funcionando como material de preenchimento, sem atividade osteocondutora.

C) Osteoestimulação é uma propriedade distinta da osteoindução e da osteocondução, que estimula a deposição de novo osso no interior das câmaras internas das partículas do vidro bioativo, novo cemento e novas fibras do ligamento periodontal. D) Os compostos Biocerâmicos são materiais

compostos de fosfato e de cálcio em proporções similares ao osso. Osteofílicos, biologicamente inertes, sem atividade osteoindutora.

E) A substituição das partículas de vidro bioativo por osso novo não se dá apenas em decorrência de uma propriedade osteoestimulatória, mas também por sua capacidade osteogênica.

22 - Em relação aos fatores de crescimento periodontal podemos afirmar:

A) As proteínas morfogenéticas ósseas (BMP) são fatores osteogênicos que estimulam as células mesenquimais a diferenciarem-se em células formadoras de osso.

B) As citocinas, os patógenos periodontais e o sistema imune do paciente podem modular a ação dos fatores de crescimento derivados de plaquetas ( PDGF), mas estes não são alterados na presença de outros fatores de crescimento.

C) Os fatores de crescimento derivado da Matriz dérmica apresentam uma potente ação angiogênica, que se demonstra como um fator crítico no processo de cicatrização.

D) Os fatores de crescimento de Fibroblastos tem ação mitogênica e quimiotática para diferentes células ósseas e do tecido conjuntivo, sem apresentar ação angiogênica.

E) A formação da matriz protéica na superfície da dentina mineralizada serve de estímulo para a diferenciação dos cementoblastos e início da produção de cemento acelular

23 - Marque a alternativa correta:

A) Bolsa periodontal infra-óssea forma-se na presença de cálculo subgengival e o tratamento destas bolsas se faz com gengivectomia/gengivoplastia.

B) O retalho de Widman modificado preconiza a execução de incisões relaxantes verticais para facilitar o acesso ao ambiente subgengival. C) Quando se faz o retalho total, o periósteo

permanece recobrindo o osso alveolar.

D) O objetivo principal do retalho de Widman é favorecer acesso à superfície radicular em áreas que foram previamente raspadas a campo fechado. E) A gengivectomia/gengivoplastia tem como objetivo realizar raspagem a campo aberto, devido ao fácil acesso radicular que esta técnica proporciona.

24 - Um paciente apresenta-se com inchaço vestibular no elemento 46. Ao sondarmos encontramos uma profundidade de sondagem de 13mm associada com a raiz distal deste dente. Colocou-se um cone de guta-percha no interior desta “bolsa” e foi feita uma radiografia.. O cone penetrou até o ápice radicular e havia reabsorção da crista óssea. O dente não respondeu aos testes de vitalidade. O paciente apresentava boa condição periodontal nos outros elementos. Qual o provável diagnóstico?

A) Lesão periodontal primária e trauma de oclusão B) Fratura radicular associado a trauma de oclusão C) Lesão endodôntica primária com envolvimento

periodontal secundário

D) Lesão periodontal primária com envolvimento endodôntico secundário

E) Lesão puramente periodontal

25 - Leia atentamente as seguintes afirmações e assinale abaixo a alternativa correta.

I- Quando há violação do espaço biológico ocorre inflamação gengival independentemente da presença de placa bacteriana.

II- A gengivectomia em bisel externo é uma das técnicas utilizadas em odontologia para se restabelecer o espaço biológico (epitélio juncional + inserção conjuntiva) nos casos de fraturas radiculares infra-ósseas.

III- A sondagem trans sulcular é um método utilizado rotineiramente em periodontia para se detectar a presença de inflamação gengival.

A) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras B) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras C) Apenas a afirmação II é verdadeira

D) Apenas a afirmação III é verdadeira E) Apenas a afirmação I é verdadeira

(6)

26 - O paciente V.A.S. apresentou-se ao CEO de São Gonçalo do Amarante queixando de sangramento a escovação no elemento 15. No exame clínico do referido dente verificou-se a presença de uma restauração de amálgama com margens supra-gengivais em excesso e sangramento a sondagem. Observou-se a presença de pequena quantidade de cálculo e uma profundidade de sondagem de 3mm, mas sem evidência radiográfica de perda óssea. O tratamento mais adequado para o caso descrito acima é:

A) Extrusão ortodôntica e eliminação de excessos da restauração

B) Cirurgia a retalho sem osteotomia e eliminação de excessos da restauração

C) Bochecho com digluconato de clorexidina 0,12% 2 vezes ao dia durante 7 dias e eliminação de excessos proximais da restauração

D) RACR, orientação de higiene bucal e eliminação de excessos proximais da restauração

E) Orientação de Higiene Oral e eliminação de excessos proximais da restauração

27 - Paciente apresenta-se ao serviço odontológico com gengiva avermelhada, sangrante, com muito cálculo subgengival. Na sondagem observamos profundidade que variava entre 2 a 5 mm. Os elementos 46 e 36 apresentavam restaurações com excesso e o paciente reclamava que o elemento 26 estava com a restauração alta. Radiograficamente não observamos perda óssea. Pede-se: diagnóstico e plano de tratamento completo.

A) Gengivite ulcerativa necrosante(GUN). Raspagem, orientação higiene bucal, reavaliação, gengivectomia, eliminar excesso proximal, remoção do contato prematuro, nova reavaliação e controle e manutenção.

B) Gengivite crônica. Raspagem, orientação higiene bucal, remoção dos fatores iatrogênicos, remoção do contato prematuro, reavaliação, cirurgia periodontal (se necessário), nova reavaliação e controle e manutenção.

C) Gengivite aguda. Raspagem, orientação higiene bucal, gengivectomia, remoção dos fatores iatrogênicos, remoção do contato prematuro, reavaliação, nova reavaliação e controle e manutenção.

D) Periodontite crônica. Raspagem, orientação higiene bucal, remoção dos fatores iatrogênicos, remoção do contato prematuro, reavaliação, gengivectomia, nova reavaliação e controle e manutenção.

E) Periodontite agressiva. Raspagem, orientação higiene bucal, remoção dos fatores iatrogênicos, remoção do contato prematuro, reavaliação, gengivectomia, nova reavaliação e controle e manutenção.

28 - Em relação a doença periodontal podemos afirmar: I- Na lesão endoperiodontal combinada verdadeira, as lesões endodôntica e periodontal devem atingir o mesmo elemento dentário e manter íntima relação anatômica II- Do ponto de vista clínico, a mudança mais importante no cemento exposto é sua habilidade de interferir na cicatrização durante a terapia periodontal.

III- Na ausência de irritantes locais suficientes para causar bolsas periodontais, forças oclusais excessivas podem causar abaulamento dos dentes, alargamento do ligamento periodontal e defeitos angulares (verticais) no osso alveolar, sem bolsa .

IV- A diabete não controlada pode desencadear a doença periodontal.

A) I, II e III estão corretas B) I, III e IV estão corretas C) III e IV estão corretas D) I e II estão corretas E) Apenas a I está correta

PARTE II – PORTUGUÊS

As questões de 29 a 36 referem-se ao texto seguinte:

Latino-americanos chegaram tarde à questão

Além do combate aos crimes violentos, a segurança dos cidadãos também está ligada à prevenção de ataques no ciberespaço

Numa região em que o tema da segurança cibernética domina as agendas de todos os países, pouca atenção tem sido dada a outro tipo de crime silencioso que está se tornando rapidamente uma das maiores ameaças para cidadãos, empresas e governos. E na América Latina, com 40% da população online, qualquer pessoa com um computador ou um smartphone é uma vítima em potencial.

Países como Brasil e Colômbia montaram operações de defesa cibernética em suas Forças Armadas. As unidades policiais estão mais atentas aos crimes da internet. Entretanto, ainda estão muito longe de poder contar com uma capacidade de defesa hemisférica nesse campo, que é tão importante quanto qualquer outro relativo à segurança dos indivíduos na preservação do crescimento econômico e da competitividade.

A América Latina e o Caribe são um rico terreno de caça para as gangues especializadas de criminosos extremamente habilidosos. Esses grupos aprenderam com a indústria do cibercrime da Europa Oriental como atacar os bancos e sabotar o comércio. As instituições financeiras são particularmente vulneráveis, porque qualquer pessoa pode adquirir um kit de cibercrime pela internet por apenas US$ 140, que facilita o roubo de senhas e de dados financeiros.

Entretanto, essas instituições são frequentemente as menos acessíveis quando se trata de informar a ocorrência de ataques cibernéticos.

Por que a região está tão atrasada na prevenção desse tipo de ataque? Por que ainda não foram criados arcabouços legais que permitam processar os responsáveis por esses crimes? O motivo real é que a América Latina e o Caribe passaram a abordar um pouco tarde a questão da segurança.

(7)

Ao contrário dos crimes violentos contra pessoas, os crimes cibernéticos são sub-reptícios. No entanto, ninguém - nem governos, setor privado, nem a sociedade civil - pode ignorar as consequências do crime cibernético para a segurança dos cidadãos.

O que pode ser feito para fazer frente a essa nova onda de criminalidade oculta? Em primeiro lugar, será essencial empreender campanhas de educação do público. Considerando que 65% dos usuários da internet têm menos de 35 anos, serão imprescindíveis campanhas de informação para ensinar aos novos usuários como impedir que os computadores se tornem vulneráveis aos ataques.

Essencial é também uma maior difusão do uso de antivírus e de softwares antimalware. Pagar por esse software não é um luxo, mas uma necessidade. Em segundo lugar, cada país deve investir no treinamento de uma nova geração de combatentes em prol da segurança cibernética, capazes de defender o seu país contra as crescentes ameaças às redes nacionais computadorizadas.

Segurança. Um profundo compromisso com a educação tecnológica permitirá aumentar a oferta de trabalhadores treinados. Finalmente, será preciso criar um arcabouço regulador regional para os crimes cibernéticos a ser usado em toda a região. A falta de leis comuns ou de definições dos crimes cibernéticos torna o trabalho das forças de segurança mais complicado, porque polícia e Exército não podem perseguir os criminosos pela inexistência de uma legislação clara para atacá-los judicialmente.

As invasões dos criminosos cibernéticos, como o phishing e o hacking, custam milhões de dólares não revelados aos governos e às empresas. Os crimes cibernéticos, como todas as outras formas de atividades ilícitas, não desaparecerão. Neste exato momento, estamos testemunhando o lado negro da globalização em muitos países.

Se os governos não agirem com rapidez para tratar das questões de segurança cibernética, veremos a América Latina tornar-se uma das plataformas preferidas para o malware, as fraudes eletrônicas e os spams.

A segurança dos cidadãos não diz respeito apenas à prevenção dos crimes violentos, mas deve também incluir a segurança do ciberespaço a fim de garantir que os ganhos econômicos das últimas décadas sejam preservados e não roubados secretamente por meio do toque de uma tecla.

Johanna Mendelson Forman. Latino-americanos chegaram tarde à questão. Trad. Anna Capovilla.

<http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,latino-americanos-chegaram-tarde-a-questao,1033234,0.htm> Acesso em: jul.2013. 29 - “Os crimes cibernéticos, com todas as outras formas de atividades ilícitas, não desaparecerão”. A palavra em destaque significa: A) seguras B) permitidas C) oficiais D) evoluídas E) proibidas

30 - O título do texto destaca:

A) o investimento atrasado em defesa cibernética. B) o baixo investimento dos países latinos em

inclusão digital.

C) o número de usuários da população latina em expansão.

D) a atualização da América Latina em internet segura.

E) a quantidade de usuários da população latina em extinção.

31 - O combate aos “cibercrimes” pode gerar: A) proliferação de spams e vírus. B) novos empregos na área tecnológica. C) censura na rede.

D) diminuição de acessos. E) extinção de spams e vírus.

32 - As diversas perguntas apresentadas no texto são estratégias que:

A) questionam as informações relatadas no texto. B) geram ambiguidade.

C) levam o leitor a refletir sobre o tema. D) demonstram a parcialidade do narrador.

E) mostram insegurança do narrador com relação ao ponto de vista defendido.

33 - A forma mais eficiente de combater a cibercrime é: A) aumentar a fiscalização dos usuários da internet. B) empregar novas estratégias de segurança.

C) buscar na iniciativa privada novas estratégias de segurança.

D) abolir o acesso a internet durante um certo período.

E) investir em campanhas educativas.

34 - Assinale a opção em que as orações I e II foram unidas num só período, com uma oração explicativa: I. As unidades policiais estão mais atentas aos crimes da internet.

II. Os crimes da internet estão crescendo ultimamente. A) As unidades policiais estão mais atentas aos

crimes da internet, portanto eles estão crescendo ultimamente.

B) As unidades policiais estão mais atentas aos crimes da internet, porém eles estão crescendo ultimamente.

C) As unidades policiais estão mais atentas aos crimes da internet, pois eles estão crescendo ultimamente.

D) As unidades policiais estão mais atentas aos crimes da internet, logo eles estão crescendo ultimamente.

E) As unidades policiais estão mais atentas aos crimes da internet, no entanto eles estão crescendo ultimamente.

(8)

35 - Leia o trecho a seguir:

“Qualquer pessoa com um computador ou um smartphone é uma vítima em potencial de crimes da internet”.

Uma conclusão possível para a oração é:

A) pois a indústria do cibercrime está cada vez mais sofisticada.

B) então a indústria do cibercrime está cada vez mais sofisticada.

C) entretanto a indústria do cibercrime está cada vez mais sofisticada.

D) e a indústria do cibercrime está cada vez mais sofisticada.

E) Nenhuma das respostas anteriores. 36 - Leia o texto a seguir:

“Pagar por esse software não é um luxo, mas uma necessidade”.

O uso da vírgula justifica-se porque:

A) estabelece a relação entre uma coordenada assindética e uma conclusiva.

B) separar a oração coordenada “não é um luxo” da adversativa “mas uma necessidade”, em que o verbo está subentendido.

C) liga a oração principal “Pagar” à coordenada “não é um luxo, mas uma necessidade”.

D) indica que dois termos da mesma função estão ligados por uma conjunção aditiva.

E) isola o aposto na segunda oração.

37 - Identifique a figura de linguagem presente na tira seguinte: A) metonímia B) prosopopeia C) hipérbole D) eufemismo E) onomatopeia

38 - O acento indicativo de crase está correto apenas na alternativa:

A) O prefeito viajou à serviço.

B) Dedicou-se à experiências importantes. C) Deixou tudo às claras.

D) O grupo de turistas foi à Florianópolis. E) O casal dirigiu-se à uma delegacia.

39 - Assinale a alternativa que apenas apresenta palavras paroxítonas:

A) ureter – mister – meteorito B) inaudito – ínterim – hangar C) nobel – aziago – mortadela D) têxtil – condor – avaro E) ibero – pudico – austero

A questão 40 refere-se a tira seguinte:

40 - Das afirmações seguintes:

I. O prefixo da palavra anticorpos no terceiro quadrinho indica oposição, ação contrária.

II. A palavra “felicidade” (1º quadrinho) é formada pelo radical “FELIC”, pela vogal de ligação “I” e pelo sufixo “DADE” que indica estado.

III. O vocábulo “contagiosa” (1º quadrinho) é formado pelo radical “CONTA”, pela consoante de ligação “G” e pelo sufixo “IOSA” que apresenta sentido de “provido de”, “cheio de”.

A) Apenas os itens I e II estão corretos. B) Apenas os itens I e III estão corretos. C) Apenas os itens II e III estão corretos. D) Todos estão corretos.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, o presente trabalho se concentra em como o marketing sensorial atua sobre o processo de decisão de compra dos consumidores do comércio varejista

Os treinamentos em vendas para Castro (2008) são direcionados de acordo com a relação das características dos produtos/serviços, focando no público alvo da

Este projeto pretende contribuir para o conhecimento sobre a competência digital dos estudantes de 2º Ciclo e Secundário e a possível relação que a sua aprendizagem

Construção e uso de uma luneta de baixo custo para o ensino de ótica e de astronomia (trabalho apresentado na 11a. Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica, IFRS,

Utilizando a técnica de oclusão circulatória pós-exercício estático de preensão manual, estes autores demonstraram que pacientes com DPOC moderada a grave, têm uma

nas reações de Fenton não apresentou evidências claras de maior descoloração do azocorante, ao passo que, nas reações tipo Fenton, a presença destes compostos aumentou

Para a descoloração do corante vermelho de fenol na presença dos sistemas reacionais com mediadores, somente a reação com o ácido gálico foi bem descrita pelo modelo BMG, sendo

Nos contatos dos funcionários da FGS Brasil com os clientes, nós evitamos situações que possam resultar em conflito entre interesses pessoais e da nossa