• Nenhum resultado encontrado

O impacto do lixão na qualidade de vida da comunidade circunvizinha nos bairros de Cidade Nova e Felipe Camarão Natal /Rn

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O impacto do lixão na qualidade de vida da comunidade circunvizinha nos bairros de Cidade Nova e Felipe Camarão Natal /Rn"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O impacto do “lixão” na qualidade de vida da comunidade

circunvizinha nos bairros de Cidade Nova e Felipe Camarão Natal /Rn

Miguel Alfredo Flores Dueñas (PEP/UFRN) miguel.duenas@pep.ufrn.br Ana Rosa Câmara (PEP/UFRN) anarosa.camara@pep.ufrn.br

Belchior de Oliveira Rocha (PEP/UFRN) belchior@cefetrn.br Carlos Eduardo Machado (PEP/UFRN) cem@pep.ufrn.br

Resumo

O trabalho visa mostrar os índices de desconforto provocados em famílias que moram muito próximo ao local onde se deposita o lixo sem qualquer tratamento na cidade de Natal. Os dados foram coletados através de questionário fechado com o objetivo de saber os índices de desconforto destas famílias e o comportamento segundo o seu grau de insatisfação. Dentro dos índices encontrados, quatros foram apontados com muita freqüência: os mosquitos, considerados pela população como sendo aquele que apresenta maior desconforto, seguido pela fumaça, mau cheiro e o chorume. Dentro do comportamento das famílias, apesar do desconforto, verificou-se uma percentagem a considerar que não querem se mudar das proximidades do deposito de lixo. A análise sinaliza para uma relação de influência entre o desconhecimento das famílias sobre o impacto negativo do lixão e a sua menor percepção de insatisfação, visto que os moradores têm pouca percepção. O estudo conclui com discussão sobre a necessidade de políticas apropriada que facilite aos órgãos competentes procurarem um local mais adequado para o deposito do lixo longe dos centros urbanos, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a comunidade.

Palavras chave: lixão, Índices de desconforto, qualidade de Vida.

1. Introdução

A pesquisa descrita neste trabalho foi realizada por ocasião do curso de mestrado em Engenharia de Produção na disciplina de Oficina de Metodologia, para analisar os problemas vivenciados no dia a dia pela comunidade circunvizinha do lixão dos bairros de Cidade Nova e Felipe Camarão, tendo como foco da pesquisa analisar a qualidade de vida da comunidade dos bairros citados. Verificar os problemas provenientes pela falta de condições adequadas no armazenamento e tratamento do lixo, o que proporciona transtorno a população que habita na proximidade do lixão.

O lixo, disposto inadequadamente, sem qualquer tratamento, altera suas características físicas, químicas e biológicas, gerando graus de desconforto da população provocando um impacto na qualidade de vida instituindo-se numa séria ameaça à saúde pública das comunidades próximas.

O método de levantamento de dados foi utilizado o processo de questionários, a amostra foi feito num total de 42 famílias, o estudo teve caráter exploratório visando obter dados quantitativos dos índices de desconforto, forma do comportamento dos moradores destes bairros pesquisados relacionados a estes índices.

No trabalho verificou-se que os maiores desconfortos descritos pelos moradores entrevistados na sua maioria foram, os mosquitos, a fumaça quando o lixo é queimado o mau cheiro e o chorume provocando um impacto na qualidade de vida dos moradores.

(2)

1.1. Tema e problema

Tema: O impacto do “lixão” na qualidade de vida da comunidade circunvizinha.

Problema: Qual a influência do desconforto ambiental gerado pelo “Lixão” na qualidade de vida de comunidade circunvizinha?

Questões: Qual o grau de (in)satisfação da população que reside próximo ao lixão, devido ao mal cheiro, a fumaça provocada pelas queimadas, ao chorume e a presença de mosquitos do lixão?

1.2 Justificativa

O trabalho se justifica com base nos seguintes aspectos:

− Importância: Em relação ao bem estar de famílias vizinhas a “Lixões”, envolvendo uma fração significativa da população da maioria das cidades brasileiras, e se relaciona a uma questão relevante, a qualidade de vida, cuja investigação em qualquer dos seus aspectos é uma contribuição importante na adoção de ações para sua melhoria.

− Originalidade: considerando o aspecto específico em que o tema vai ser investigado, em função do problema proposto, os resultados têm o potencial de nos surpreender.

− Viabilidade: o tema tendo sido delimitado à área de saúde pública, direcionando a pesquisa para a investigação de fatores ambientais como agentes contribuintes para a “qualidade de vida”, caracteriza-se como viável considerando a disponibilidade de informações, dados e teoria acessíveis que possibilita relacionar o nível do bem estar da comunidade com os efeitos negativos gerados desconforto devido a fumaça das queimadas, ao mal-cheiro, aos mosquitos e ao chorume.

Para fornecer informações e dados sobre aspectos pouco investigados, qualificados e quantificados, em relação ao desconforto gerados devido ao “Lixão” e o respectivo impacto na qualidade de vida da comunidade circunvizinha.

1.3 Objetivos

− Identificar “como e quanto” o desconforto gerado em decorrência ao lixão interfere na qualidade de vida da comunidade circunvizinha;

− Fornecer indicadores que sinalizem os fatores críticos para implementação de ações de saúde pública focalizadas.

2. Fundamentação Teórica

A problemática acarretada pelo lixo no meio urbano abrange alguns aspectos relacionados a sua origem e produção, assim como conceito da inesgotabilidade e dos reflexos comportamentais do meio ambiente, que resulta das atividades diárias do homem em sociedade.

Adotamos para efeito deste estudo como “Lixão”: O Local “oficial” usado por organismo executivo (Estadual ou Municipal) como depósito público de lixo gerado pela população, sem condições adequadas de tratamento sanitário.

Segundo Orht (1976), “Lixo” consiste em todo e qualquer resíduo que resulte das atividades diárias do homem na sociedade. Estes resíduos compõem-se basicamente de sobra de alimentos, papéis, papelões, plásticos, trapos, latas, vidros, etc. e substâncias descartadas pelo homem no meio ambiente.”

Os fatores principais que regem sua origem e produção são basicamente, dois: o aumento populacional e a intensidade da industrialização, que irá aumentar consideravelmente o volume do lixo que provocam problemas e doenças epidemiológicas relacionadas com os

(3)

resíduos provenientes dos mesmos, afetando a vida da população circunvizinha; tais como: problemas respiratórios, dermatológicos, oftalmológicos e o desconforto ambiental.

Para Foranttini (1979), “O maior volume do lixo produzido é o doméstico, que é contaminado por produtos tóxicos como: solventes, tintas, produtos de limpeza, agrotóxicos e do lixo hospitalar que é o agente contaminante de maior risco, que ao serem depositados no "lixão" a céu aberto representa um enorme impacto ambiental ao solo, água e ar de uma micro região, provocando mal cheiro, afetando a qualidade dos mananciais de água (lagoas, rios, lençol freático), plantação e lavoura enfim diminuindo a qualidade de vida da população”.

Segundo o Relatório da ONU, 1999, “Qualidade de vida é o conjunto de percepções individuais da posição de vida das pessoas no contexto dos sistemas culturais e de valores em que se vive em relação as metas, expectativas, padrões e conceitos. Incorpora saúde física, o estado psicológico, o nível de dependência, as aspirações pessoais e relações sociais, as crenças pessoais e o seu relacionamento com o meio ambiente.”

3. Metodologia

O estudo é do tipo exploratório, onde se trabalhou com uma amostragem da população circunvizinha do “lixão” dos Bairros Cidade Nova e Felipe Camarão / Natal-RN. Teve como preocupação central à identificação quantitativa dos fatores provocados pelo “lixão” que causam desconforto e interferem na Qualidade de vida da comunidade circunvizinha.

A metodologia consistiu basicamente de um pesquisa survey através da aplicação de questionários fechados na comunidade circunvizinha ao lixão nos bairros de Cidade Nova e Felipe Camarão em Natal (RN). Para a tabulação foi utilizado e software Statistica e Excel. No tocante da amostra foi de 42 questionários, optamos por uma amostra não probabilística, estratificada, tendo em vista que todos os elementos da população tiveram a mesma chance de ser escolhidos.

4. Analises dos dados

Para as descrições qualitativas dos dados coletados foi adotada a análise de conteúdo, aplicada aos documentos de pesquisa estudados, decompondo o assunto nas suas partes essenciais, objetivando, sobretudo comparar a percepção e o pensamento dos entrevistados em relação às questões estabelecidas.

A figura 1 mostra que 90,48% das respostas têm um grande grau de desconforto em qualquer uns dos índices propostos e 9,52% manifestaram pouco ou nenhum desconforto.

9,52

90,48

Ñ tem desconforto Tém desconforto

(%)

Figura 1

A figura 2 apresenta os resultados em percentuais dos graus de insatisfação e podemos constatar que 71,4%, das famílias entrevistadas que o fator de desconforto “mosquitos” é o que causa maior impacto na qualidade de vida destas comunidades, sendo que apenas 2,4% das famílias não sentem os incômodos devido a este fator.

(4)

Os outros fatores de desconforto pesquisados apresentaram também graus, relativamente elevados, de insatisfação a nível crítico pelo desconforto: Fumaça (60%), Mal-cheiro (50%) e Chorume (43%).

Analisados os dados relativos ao conhecimento dos riscos devido aos fatores de desconforto considerados cruzando com resultados dos graus de insatisfação temos na figura 2 que, quando menos conhecimento menos insatisfação o mesmo ocorre com as pessoas que tem bom conhecimento, enquanto quem tem algum tipo de regular conhecimento o índice das pessoas insatisfeitas aumenta.

Fumaça

21,43 19,05

59,52

Ñ TEM POUCA MUITA

%

Mau cheiro

9,52

40,48 50,00

Ñ TEM POUCO MUITO

%

Mosquitos

2,38

26,19

71,43

Ñ TEM POUCO MUITO

%

Chorume 50,00

7,14

42,86

Ñ TEM POUCO MUITO

%

Figura 2: Grau de desconforto

9,3 23,2 11,6 8,3 16,2 7 7 11,6 5,8 nenhum regular Bom Grau de conheciment o Insatisfação (%) nenhuma regular Alto Figura 3: Conhecimento em relação insastifação.

24,4

51,0

(5)

11,9 7,14 4,76 9,52 21,43 19,05 4,76 11,9 9,52 0 5 10 15 20 25

Ñ recebe Poucas Regular

Visitas

Conhecimento (%

)

Ñ tem pouco Muito

Figura 4: Grau de conhecimento em relação à visita de agentes

Considerando essa sinalização se analisou uma possível relação que indique a influência entre as visitas orientadoras de agentes de saúde e o grau de conhecimento das famílias, figura 4. Os dados sinalizam para uma relação inversa entre o crescimento de visitas e o aumento do conhecimento das famílias em relação ao impacto do lixão, considerando os fatores pesquisados.

Uma informação relevante obtida na análise dos dados é que entre as famílias apesar de ter sido identificado alto grau de impacto de desconforto mostradas na figura 1 que é de 90,48% devido aos fatores pesquisados, 34,21% não desejam mudar do local onde moram figura 5. Desses, residem na vizinhança do lixão: 46,0 % a menos de 3 anos, 31,0% entre 3 e 10 anos, e 23,0 % a mais de 10 anos figura 6.

65,79

34,21

quer se mudar Ñ quer se mudar

(%)

Figura 5 : Desejo de se mudar

0 A 3 46% de 3 A 10 31% mas que 10 23% Figura 6: Tempo de Residência.

(6)

6. Conclusões e Recomendações 6.1 Conclusões

− O estudo confirma os fatores Fumaça, Mau cheiro, Mosquitos e Chorume como fatores críticos de desconforto, impactando negativamente a qualidade de vida da comunidade vizinha ao lixão;

− O fator de desconforto que causa maior impacto é a presença de mosquitos no habitat das famílias vizinhas ao lixão, seguido de fumaça, mau cheiro e chorume;

− A análise sinaliza para uma relação de influência entre o desconhecimento das famílias sobre o impacto negativo do lixão e a sua menor percepção de insatisfação;

− A análise sinaliza para necessidade de avaliação da sistemática de orientação dos agentes de saúde adotada nas visitas, no caso específico dessas comunidades;

− O estudo aponta que apesar do alto grau de desconforto devido à proximidade do lixão, quase 46% dessas famílias não desejam mudar do local, devido a motivos tais, com: retira o sustento do lixão, menos facilidade de outra moradia em outro local ao mesmo custo;

6.2 Recomendações

− O reflorestamento do local;

− Procura de um local mais adequado para o deposito do lixo longe dos centros urbanos; − Este novo local tem que cumprir todos os requisitos para sua utilização e não transferir os

mesmos problemas para outras localidades;

− Com os dados mostrados, pode se realizar trabalhos de prevenção para melhor à saúde dos moradores dos bairros;

− Futuros trabalhos podem desenvolver uma melhor forma para diminuir os índices de desconforto detectados ou fazer estudos qualitativo do comportamento das famílias explorando a psicologia ambiental.

Referências

CERVO, A.L. & BERVIAN, P. A. (1996) - Metodologia Científica; Makron Book 4ª edição

FORANTTINI, 0. P. (1979). Aspectos Epidemiológicos ligados ao lixo. In: Resíduos sólidos e limpeza urbana, USP/FSP, São Paolo.

FREITAS H., Oliveira M., Saccol A.Z. (2000) - Método de pesquisa Survey. São Paulo/Sp: Revista de

Administração da UPS , RAUPS .Vol.35 , nº. 3 Jul-Set. p.105 –112

LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A.(2000) - Metodologia Científica; Editora Atlas 3ª Edição ORHT, M.H.A., (1976) Lixo e demais resíduos sólido; CETESB/ABES/ABLP, São Paolo RELATORIO DA ONU, (1999)

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento

The  surface  immunglobulin  that  serves  as  the  BCR  has  two  functions  in  B‐cell  activation.  First,  like  the  antigen  receptor  on  T  cells, 

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo