• Nenhum resultado encontrado

2 Requisitos Mínimos Visão Geral 2 Instalando o SDK... da Sun 3 Instalando o Tomcat... do Apache Jakarta Project 4 Instalando o WebIntegrator

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2 Requisitos Mínimos Visão Geral 2 Instalando o SDK... da Sun 3 Instalando o Tomcat... do Apache Jakarta Project 4 Instalando o WebIntegrator"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Conteúdo

Part I Introdução

2

... 2 1 Apresentação ... 2 2 Requisitos Mínimos

Part II Instruções de Instalação

2

... 2 1 Visão Geral

... 2 2 Instalando o SDK da Sun

... 3 3 Instalando o Tomcat do Apache Jakarta Project

... 3 4 Instalando o WebIntegrator

Part III Configuração do Tomcat

3

... 3 1 Iniciar e Parar Tomcat

Part IV Executando o WebIntegrator

5

... 5 1 Fazendo o Deploy ... 5 2 Rodando o WebIntegrator

Índice

0

© 2004 ... ITX

(2)

Install WebIntegrator 3 2

1

Introdução

1.1

Apresentação

O WebIntegrator é uma ferramenta para o desenvolvimento de aplicações Web, cujo grande

diferencial é a facilidade de uso. Construído em Java, é multiplataforma e integra-se facilmente com a maioria dos bancos de dados (via ODBC ou JDBC).

Além de ser um servidor de aplicações, o WebIntegrator possui um ambiente de desenvolvimento integrado que requer apenas um browser para ser utilizado, permitindo o desenvolvimento remoto de aplicações.

WebIntegrator é indicado para o desenvolvimento de novos sistemas de informação com arquitetura cliente/servidor em 3 camadas, modernização de aplicações legadas com a introdução da interface Web, aplicações de workflow e construção de portais para e-business e para publicação de conteúdo.

1.2

Requisitos Mínimos

Os requisitos mínimos do sistema necessários para executar o WebIntegrator 3 (WI Builder 3.0.19 e

WI Report 3.0.19), são:

· equipamento rodando sob a palataforma Windows 2000/XP ou Linux; · memória miníma recomendada de 128Mb;

· possuir instalados e configurados o pacote SDK e o Tomcat.

É fundamental, antes de instalar o WebIntegrator, ter baixado e instalado o pacote JSDK (v1.4.1.x) e o servidor Tomcat (v4.1.x).

2

Instruções de Instalação

2.1

Visão Geral

Este tutorial foi inicialmente escrito e testado com base em uma instalação do WebIntegrator

WI_Builder v3.0.19 com o pacote Java SDK 1.4.1 mais Apache Tomcat 4.1.30 em Windows XP. As

configurações aqui propostas são para criar um ambiente de desenvolvimento bem simples, suficiente para um primeiro contato com o WebIntegrator.

O primeiro passo antes de instalar o WebIntegrator é baixar e instalar o pacote J2SE Software Development Kit (SDK) versão 1.4.1 (ou superior); posteriormente, instalar o Apache Tomcat versão 4.1.30 (ou superior). Somente após a instalação do SDK e do Tomcat é que instalamos o

WebIntegrator.

2.2

Instalando o SDK da Sun

Se você ainda não baixou o pacote SDK, então faça-o agora acessando a página: http://java.sun.com/j2se/1.4/download.html.

Concluído o download, localize o arquivo e execute-o. A instalação do SDK é bem simples e rápida. Pode instalar com todas as opções padrão, é só ir clicando no botão Next >. É sempre bom verificar se o seu diretório Java está no caminho correto (PATH), para isso abra uma janela de Prompt de comando e digite: java -version. A versão que aparecerá como resposta tem que ser a mesma que

(3)

você acabou de instalar.

2.3

Instalando o Tomcat do Apache Jakarta Project

Quando este tutorial foi editado, as versões estáveis mais recentes eram Tomcat 4.1.30 (APIs Servlet 2.3 e JSP 1.2, integrantes do J2EE 1.3). O download do instalador para Windows pode ser acessado no site primário a partir de um arquivo binário, zipado, que encontra-se no site do Projeto Jakarta, enderço: http://jakarta.apache.org/site/binindex.cgi/

A página principal de download apresenta todas as alternativas de versões e mirrors (locais de download). Localize o arquivo correspondente ao seu sistema operacional e baixe-o.

O próximo passo é extrair os arquivos para a raiz de sua unidade C:\. Observando o arquivo zipado, percebemos que ele contém a estrutura de pastas que o Tomcat usará no momento da

descompactação.

Finalizada a extração dos arquivos, precisamos agora editar o arquivo CATALINA.BAT que estará dentro da pasta \jakarta-tomcat-4.1.30\bin. Então, logo abaixo da linha que contém o @echo off, você deverá incluir a seguinte sentença: set java_home=C:\j2sdk1.4.2_04.

Para fazermos o deploy do WebIntegrator precisaremos de um usuário admin cadastrado no servidor. Para isso edite o arquivo TOMCAT-USERS.XML que está localizado na pasta \jakarta-tomcat-4.1.30\conf e inclua o usuário admin com senha admin, conforme as linhas abaixo:

<role rolename="admin"/> ¦

¦

<user username="admin" password="admin" roles="manager,admin"/>

2.4

Instalando o WebIntegrator

Concluída toda a fase inicial de instalação e configuração do pacote SDK e o Tomcat, agora devemos descompactar o arquivo zipado do WI3. Dê preferência para descompactação na raiz da sua unidade

C:\ deixando que o WinZip extraia automáticamente as pastas e subpastas adotando a estrutura de diretórios-padrão. Concluindo este processo, a raiz da sua unidade C:\ agora deverá conter uma pasta

\wibuilder-3_0_10. Pronto, o WI3 está instalado!

3

Configuração do Tomcat

3.1

Iniciar e Parar Tomcat

Chegou o momento de testar se o seu servidor Tomcat está funcionando corretamente. Para iniciar/parar o serviço, você precisará dos arquivos startup.bat para iniciar e o shutdown.bat para parar. Estes arquivos batch estão na pasta \jakarta-tomcat-4.1.30\bin. A fim de agilizar o processo (iniciar/parar), aconselhamos a criação de atalhos para estes arquivos na área de trabalho do seu computador.

Para testar se o Tomcat está rodando "ok", após iniciado, abra o browse e vá para o endereço: http://localhost:8080/

Neste momento a home-page padrão do Tomcat aparecerá no seu navegador, o link Tomcat Documentation dá acesso a toda a documentação necessária, instalada localmente; o link Tomcat Administration permite criar, excluir e configurar serviços e autorizações; o link Tomcat Manager

(4)

Install WebIntegrator 3 4

permite gerenciar as aplicações — iniciar, parar, re-iniciar, fazer deploy (distribuição) e undeploy — bem como monitorar o estado do servidor.

Para parar o serviço iniciado anteriormente execute o arquivo shutdown.bat, ou pressione <CTRL> + <C> com a janela do serviço STARTUP.BAT ativa.

IMPORTANTE: se você ainda não entende bem a estrutura e características da configuração de um servidor de aplicação web Java como o Tomcat, não altere nada sem saber. Você pode contudo acessar a ferramenta de Gerenciamento (Tomcat Manager), fornecer o login e senha do usuário administrativo configurado na instalação e visualizar o Estado do Servidor, que apresenta uma série de informações técnicas sobre o funcionamento do servidor Tomcat.

SOLUCIONANDO PROBLEMAS DE INSTALAÇÃO: possívelmente podem ocorrer problemas na instalação do Tomcat e por isso a sua home-page padrão poderá não vir a ser apresentada. Para podermos ver qual erro o STARTUP.BAT está retornando, é necessário fazer uma pequena modificação no arquivo que se localiza na pasta \jakarta-tomcat-4.1.30\bin.

Onde tem o comando:

call "%EXECUTABLE%" start %CMD_LINE_ARGS% Troque por:

call "%EXECUTABLE%" run %CMD_LINE_ARGS% pause

Um dos problemas mais comuns é o conflito com a porta padrão de comunicação do Tomcat, que é a porta 8080. Se você possui outro aplicativo de comunicação em rede que usa essa porta, ela não ficará disponível para o Tomcat. Ocorrendo isso, edite o arquivo SERVER.XML que se encontra na pasta \jakarta-tomcat-4.1.30\conf, e troque a porta 8080 na entrada <Connector /> conforme abaixo. Exemplo:

Trocando a entrada <Connector /> com port=8080

<Connector className="org.apache.coyote.tomcat4.CoyoteConnector" port="8080" minProcessors="5" maxProcessors="75" enableLookups="true" redirectPort="8443"

acceptCount="100" debug="0" connectionTimeout="20000" useURIValidationHack="false" disableUploadTimeout="true" /> Por este <Connector /> com port=80

<Connector className="org.apache.coyote.tomcat4.CoyoteConnector" port="80" minProcessors="5" maxProcessors="75"

enableLookups="true" redirectPort="8443"

acceptCount="100" debug="0" connectionTimeout="20000" useURIValidationHack="false" disableUploadTimeout="true" />

Outro erro muito comum é ter o Tomcat já iniciado como serviço e tentar iniciá-lo novamente, como processo. O processo não conseguirá ser iniciado, acusando que já existe algum servidor utilizando a sua porta. Neste caso, obviamente seria necessário antes parar o serviço, se realmente fosse

desejado iniciar o Tomcat como processo.

Quando o Tomcat é iniciado como processo console, abre-se uma janela console (modo-texto). Mantenha a janela aberta e não feche manualmente. A janela console fecha automaticamente quando é acionado o comando de encerrar o processo (shutdown.bat do Tomcat).

(5)

4

Executando o WebIntegrator

4.1

Fazendo o Deploy

Agora que estamos com todo o ambiente instalado e configurado, chegou a hora de começar a usar o WebIntegrator. É necessário fazer o deploy do arquivo WI3.WAR que está na pasta \wibuilder-3_0_10. Para fazer isso, abra o browse com a página do Tomcat ativa, não esqueça de "startar" o serviço antes de chamar o browse. Clicando no link Tomcat Manager aparecerá uma janela de login pedindo o nome de usuário e senha. Digite admin na linha de usuário e repita admin na senha. Navegando pela página você encontrará um campo com a seguinte descrição: Select WAR file to upload, então, clique no botão que está ao lado (Browse ou Procurar, dependendo do navegador que você esteja usando) e localize o arquivo WI3.WAR em sua unidade. Depois é só clicar no botão

Install/Instalar para fazer o upload do arquivo .WAR para o seu Servidor Tomcat. Concluída esta operação, na própria página do Tomcat aparecerá /wi3 na lista de aplicações disponíveis

(applications), então, é só clicar direto no link /wi3 ou digitar o endereço: localhost/wi3

4.2

Rodando o WebIntegrator

Quando a pagina do WebIntegrator estiver no ar (ativa), clique no link Builder para aparecer a janela do WI3-Builder. Após isso, basta clicar no botão Aceito os termos deste contrato para começar a desenvolver sua primeira aplicação.

Referências

Documentos relacionados

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

O seu uso em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquiectasia e asma é realizado em grande escala na fisioterapia respiratória, mas não há um

Deve-se acessar no CAPG, Coordenadorias &gt; Processo de Inscrição &gt; “Selecionar Área/Linha para Inscrição” e indicar as áreas de concentração e linhas de pesquisa nas

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Entretanto, é possível notar que na análise de resistência ao derretimento do dia 15 (Figura 2b) a amostra de papaína 6 horas demonstrou maior eficiência ao

Termelétrica a Carvão – obtenção de vapor para girar turbina, geralmente através de combustão pulverizada (carvão bem moído 0,5 a 1,5mm), obtém-se até 43% de eficiência total

A máquina virtual ou física do Windows que hospeda os componentes do IaaS deve atender aos requisitos de configuração do banco de dados IaaS, dos componentes de servidor IaaS, do

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a espécie Bambusa vulgaris (bambu-verde) como uma alternativa para a produção de carvão vegetal, bem como o