• Nenhum resultado encontrado

TRANSPARÊNCIA ELEIÇÕES FINANCEIRO. Adequações na gestão dos investimentos. Conheça os candidatos para os órgãos estatutários

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRANSPARÊNCIA ELEIÇÕES FINANCEIRO. Adequações na gestão dos investimentos. Conheça os candidatos para os órgãos estatutários"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Informativo da Fundação Celesc de Seguridade Social | Junho/2014/N

0

206 | www.celos.com.br

FINANCEIRO

Adequações na gestão

dos investimentos

ELEIÇÕES

Conheça os candidatos

para os órgãos estatutários

TRANSPARÊNCIA

Prestação de Contas:

Exercício 2013

(2)

O Jornal da CELOS é editado pela Fun da ção Celesc de Seguridade Social e tem cir cu lação dirigida aos seus participantes ativos e assistidos. CONTATO

Av. Hercílio Luz, 639, 6o e 7o andar

Ed. Alpha Centauri - CEP: 88020-000 Florianópolis/SC

Fone: (48) 3221-9500 Fax: (48) 3221-9696

Central de atendimento: 0800-483030 Site: www.celos.com.br

Contato: Fale Conosco www.facebook.com/fccelos DIRETORIA

Diretor Presidente: Milton de Queiroz Garcia Diretor Administrativo-Financeiro: Arno Veiga Cugnier

Diretor de Seguridade: João Paulo de Souza EXPEDIENTE

Coordenaçao na CELOS: Gilmar Barbosa Produção: Quorum Comunicação Jornalista responsável: Gastão Cassel (DRTRS/6166)

Edição e reportagem: Sergio M. de Andrade Projeto Gráfico:

Audrey Schmitz Schveitzer Edição de Arte: Rosana Pozzobon Ilustração: Frank Maia Fotografia: Sônia Vill Impressão: Gráfica Floriprint Tiragem: 5 mil exemplares Distribuição Gratuita

Democracia e transparência

A CELOS, através da Comissão Eleitoral, deu início, neste mês de junho, ao processo eleitoral interno. Em setembro serão realizadas elei-ções para os órgãos estatutários: Conselho Fiscal, Diretoria Admi-nistrativo – Financeira, Diretoria de Seguridade. Em nosso site foram disponibilizadas as normas gerais, complementares e o calendário. Todo processo eleitoral é um mo-mento muito importante na dinâmi-ca das organizações democrátidinâmi-cas. Momento de debate sobre projetos e rumos para a nossa Fundação. Por isso, tanto neste jornal impresso, como na versão eletrônica, e-mails e outros meios de comunicação va-mos divulgar nas próximas semanas todas as informações necessárias para que nossos participantes – ati-vos e assistidos – possam exercer seu direito de voto.

Nesta edição destacamos a Prestação de Contas com o balan-ço de gestão- 2013, a Percorrida, como já é reconhecida internamen-te. Esta ação que vem sendo reali-zada anualmente e está integrada à cultura de gestão da CELOS, além de ser um momento essencial para todos. Para os gestores pela oportu-nidade de contato direto e apresen-tar detalhadamente o saldo de um ano de trabalho e recolher também, diretamente, inúmeras sugestões e, claro, críticas. Para os participantes pela possibilidade de conhecer dire-tamente a realidade da Entidade e também, diretamente, colaborar na sua gestão. Reuniões com um pou-co mais de 10 pessoas ou pou-com qua-se 100 demostraram, mais uma vez, que, como ressalta o relatório anual que aborda a temática da navega-ção, estamos no rumo certo.

CONTATO

0800-483030 | Fale Conosco - www.celos.com.br | www.facebook.com/fccelos

Curta a CELOS no facebook

Esse é mais um canal de informação e relacionamento

entre a CELOS e seus participantes. Acesse: 

www.facebook.com/fccelos

EMPRÉSTIMOS

SOLICITAÇÃO: Do dia 14 ao último dia de cada mês.

LIBERAÇÃO: Último dia útil de cada mês (quando solicitado entre os dias 14 e 23). Exceção: dia 14 de cada mês, para a renovação dos participantes ativos.

RENOVAÇÃO: Desde que pagas 25% das prestações do emprés-timo atual.

OBSERVAÇÃO: Os participantes ativos devem anexar o último de-monstrativo à solicitação.

PRAZO: Em até 60 meses para adimplentes (48 meses inadim-plentes).

TAXA: 1% de juros ao mês + variação do IPCA, ou 0,60% de juros ao mês + variação do IPCA (taxa especial para quem está adim-plente nos últimos 24 meses).

INFORMAÇÕES: No site www.celos.com.br ou pelo 0800-483030, e também com os Atendentes Regionais.

(3)

Gestão de Investimentos tem adequações

E

m consonância com as alterações promovi-das para ajustar a gestão de investimentos ao novo cenário econômico e regulatório, a Fundação promoveu entre os meses de março e abril a alteração do Banco Administrador e Cus-todiante de seus Fundos Exclusivos Vértices. O processo seletivo para escolha do novo prestador teve início em setembro de 2013 e envolveu a aná-lise comparativa minuciosa de todos os grandes fornecedores do mercado brasileiro.

O novo Banco contratado, o Bradesco, presta-rá serviço para a fundação por tempo indetermina-do, com reavaliações de desempenho periódicas, de forma a garantir sempre o mais alto padrão de desempenho. No contrato firmado, foram estabe-lecidas diversas diretrizes, para ambas as partes, visando aumentar a transparência, os controles e a assertividade nas informações.

A expectativa, com isso, é que haja melhoria no sistema de Compliance da CELOS, ao mesmo passo que ocorre redução de custos.

Ao longo dos próximos meses novas mudanças são esperadas, como à alteração da estrutura de gestão. Especificamente, essas alterações visam à racionalização da estrutura de investimentos com a otimização da rentabilidade considerando o binômio risco x retorno e a melhoria do processo de tomada de decisão de investimentos, com no-vos manuais e procedimentos operacionais.

No mês de maio de 2014 o Plano Misto re-gistrou rentabilidade positiva de 1,80% e o Plano Transitório de 1,74%, mantendo no acumulado do ano, até agora, 3,68% e 5,73%, respectivamente.

Em termos macroeconômicos não houve alteração significativa no cenário ou nos núme-ros apresentados. O componente diferencial, nesse momento, é a especulação eleitoral, que tem motivado a volatilidade, que oscila confor-me os resultados das pesquisas presidenciais.

Em consequência disso, nesse mês a bolsa apresenta desempenho levemente negativo, o que reflete também o movimento de realização dos lucros que haviam se dado no mês anterior. Outros segmentos, como a renda fixa, mantive-ram consistência nos resultados.

Rentabilidade de maio leva à redução

de diferença em relação à meta

ACUMULADO 36 MESES | Em % 42,82 41,22 39,54 39,13 20,42

Para entender o assunto:

Qual a função do Administrador do Fundo?

O administrador é responsável pela representação legal do fundo perante todo o mercado e em específico perante o banco central, a comissão de valores mobiliários e a outros órgãos normativos ou fiscalizadores.

E qual a função do Gestor?

O gestor é responsável pela alocação dos recursos do fundo, avaliando os cenários e estruturando as carteiras de modo a al-cançar e superar os objetivos determinados pelos investidores. Ambas as figuras (Administrador e Gestor) têm dever fiduciário, ou seja, possuem a obrigação de agir no melhor interesse da outra parte – a parte investidora.

O que é o custodiante?

Um Banco custodiante ou simplesmente, custodiante/depositá-rio, é um banco responsável por guardar os ativos financeiros detidos pelos clientes e tratar de todos eventos relacionados com essa posse. Ou seja, é o banco que guarda física ou eletroni-camente a posse dos diversos ativos (ações, obrigações, etc.), e trata de todos os eventos relacionados com os mesmos, tais como: Transferência e liquidação em caso de compra/venda; Flu-xos financeiros, tais como dividendos ou pagamento de cupões; Eventos como Split, incorporações de capital, destacamento de direitos, etc.; Bloqueios e outros eventos relacionados com As-sembleias gerais, etc.

Poupança Rentabilidade - Misto Rentabilidade - Transitório Meta - Misto - IPCA + 5,12% - Misto Meta - Transitório - IPCA + 5,75% - Transitório

(4)

Prestação de Contas reúne

centenas para o Balanço de Gestão

Honrando o compromisso de trans-parência para os participantes ativos e assistidos, a Diretoria Executiva per-correu todas as regionais para explicar aos participantes, de forma didática, toda a gestão nos planos administra-dos pela CELOS no ano de 2013.

Nos meses de maio e junho foi realizada a percorrida de Prestação de Contas, onde os dirigentes da Fundação, estiveram presentes em reuniões em todas as agências re-gionais da Celesc e APCelesc. Nes-te ano a didática utilizada foi inova-dora, pois atingiu um maior público. O período matutino foi destinado para os empregados Ativos e o perí-odo vespertino foi direcionado para os Assistidos. Conforme o Presi-dente da CELOS, Milton Garcia, que acompanhou a Prestação de Con-tas, "a forma e modo da prestação de contas também deve ser avaliada pelo maior alcance aos participantes em geral e, nesse caso, a visita em

separado aos ativos e aos assisti-dos, além de facilitar a apresentação e pontuar algumas questões, resul-tou em considerável aumento na participação. Acredito que a ideia é de evolução, portanto, não se trata de um modismo, devendo a prática de visitação ser mantida”.

Durante as apresentações, a Di-retoria da CELOS destacou os resul-tados financeiros, previdenciários e assistenciais relativos ao exercício de 2013, aproveitando para apre-sentar os próximos desafios da Fun-dação. Este ano, dentre outros as-suntos foram tratados: a divulgação da Rede CELOS, o Programa Sua Saúde – o qual foi muito bem avalia-do pelos participantes e assistiavalia-dos. Foi abordada novamente a cobran-ça da Taxa Extraordinária dos assis-tidos no Plano Transitório; as ações do Programa de Inclusão Digital rea-lizado nas regionais de Florianópolis, Itajaí, São Bento do Sul, Blumenau

Destacou-se apresentação dos resultados financeiros,

previdenciários e assistenciais

e Joinville. Também foi explicado claramente e de forma transparen-te os resultados dos investimentos, finalizando a apresentação com os números da Central de Atendimento e pesquisa de satisfação.

Os participantes das reuniões apresentaram sugestões e também críticas. Como por exemplo, a difi-culdade na marcação de consultas e exames pela Unimed. A solução desse problema está sendo admi-nistrada por meio de reuniões fre-quentes com a Unimed Federação.

A Prestação de contas de 2014, exercício de 2013, teve a participa-ção efetiva do Presidente da AP-Celesc, Edalicio Cruz dos Anjos. “A participação dos aposentados está sendo cada ano mais expressiva, pois além de estarmos cada vez mais atentos às ações tomadas pela CELOS, estamos também colabo-rando no debate dos problemas e soluções”, destacou o presidente.

(5)

Relatório Anual

destaca solidez

e segurança

A indústria naval e a navegação foram os temas escolhidos para o Relatório Anual com o Balanço de Gestão de 2013 da CELOS. Escolheu-se esses temas pelo fato de que ao longo da história os ho-mens foram, na construção das embarcações ou na própria navegação, incorporando estudo, ciência, conhecimento a essas atividades. A realidade que envolve os fundos de pensão tem muita relação com essas premissas. Segurança e solidez também são aspectos importantes e comuns entre a construção de uma embarcação e a gestão de uma entidade pri-vada de previdência complementar.

O relatório traz dados, tabelas, gráficos, análises dos investimentos e aplicações, planos assistenciais e previdenciários, atendimento, tecnologia e infor-mação, gestão e controle de qualidade e o CD com as informações detalhadas do balanço contábil de 2013. “É o relato de um ano que enfrentamos muitas dificuldades em função da conjuntura econômica, mas que também retrata avanços e conquistas de uma Entidade que ao longo de 40 anos já enfrentou dificuldades semelhantes ou maiores, mas que não perde o rumo certo”, destaca o diretor Administrati-vo-Financeiro, Arno Cugnier.

Atendendo a política de redução de custos e res-ponsabilidade socioambiental, a edição impressa está sendo disponibilizada apenas aos participantes e assistidos que solicitarem uma versão impressa do Balanço de Gestão.

O link para acesso ao Balanço de Gestão 2013 da CELOS:

https://www.celos.com.br/Downloads/Balanço%20de%20 Gestão%202013.pdf

O Balanço de Gestão 2013 também está disponível na página principal do Portal da CELOS, no menu: Destaques -> Downlo-ads > Balanço de Gestão 2013.

Regional Aposentados Ativos

Adm. Central 0 73 Florianópolis 0 25 Apcelesc 53 0 Blumenau 29 26 Concórdia 17 26 Ibirama 21 0 Itajai 23 2 Jaraguá do Sul 34 20 Joaçaba 84 14

São Miguel D´Oeste 37 18

Canoinhas 15 0 Chapecó 12 18 Curitibanos 17 0 Criciúma 13 21 Joinville 33 15 Lages 40 28 Mafra 23 14 Rio do Sul 50 22

Rio dos Cedros 57 0

São Bento do Sul 30 25

Tijucas 38 0

Tubarão 25 27

Videira 35 11

Total 686 385

Prestação de contas 2014 - Exercício 2013

(6)

Menos de um ano, mas já se sente em casa

Tudo ainda é muito novo para CARMEN SAN-CHES DE OLIVEIRA MARTINS que tem 20 anos. Ela está há menos de um ano na CELOS. Trabalhou sete meses como estagiária, surgiu a oportunidade e está contratada há um pouco mais de quatro meses. Car-men lembra que a renovação de quadros também é renovação de ideias e energias. Apesar do pou-quíssimo tempo já se sente ambientada. “O clima de trabalho e a convivência são excelentes e o que mais me estimulou a disputar a vaga foram as oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento profissional”, relata. Carmen é Assistente Adminis-trativa e atua na Divisão de Gestão Assistencial na auditoria técnica das contas hospitalares. Está estudando Ciência Contábeis na UFSC e tem formação técnica em Recursos Humanos. Também é relativamente nova a experiência de morar em Santa Catarina. A família mudou-se de Brasília há oito anos, acompanhando a mãe que foi transferida para a Base Aé-rea. Residem no Campeche, bairro próximo ao mar e, por isso, ir à praia é uma das principais diversões de Carmen. “Quem já morou tão longe do mar sabe dá bastante valor a essa beleza”, destaca.

Notas

FALECIMENTOS

A nossa solidariedade

aos familiares

Exames e diagnósticos

É comum os médicos solicitarem exames que auxiliem no diagnóstico e esses exa-mes têm validade por um determinado período de tempo. Avalie com seu médico, sempre que fizer uma consulta, se os exa-mes realizados anteriormente podem ser utilizados. Para isso, guarde o protocolo ou cópia dos resultados.

Agregados

Julho é o mês de reavaliação do Plano CE-LOS Saúde Agregados. Os estudos estão sendo finalizados e serão submetidos à análise do Conselho Deliberativo.

Boleto Agregados

Visando a sua comodidade, agora os bo-letos dos Agregados também poderão ser acessados diretamente pelos beneficiários do Plano Agregado, sem a necessidade de acessar o Autoatendimento da CELOS com login e senha dos titulares. Basta acessar o site institucional http://www.celos.com. br no menu: Destaques > Boleto Agrega-dos. O Agregado deverá informar o código

// Quem faz a CELOS //

do seu cartão Unimed e seu CPF para ter acesso a 2ª via dos boletos. Os boletos só poderão ser emitidos e pagos até o seu vencimento, que é sempre no 5º dia útil de cada mês.

Revalidação dos

universitários

Vence em 31/08/2014 o plano CELOS Saúde dos dependentes universitários, com idade entre 21 e 25 anos. Até 31/08 deve ser enviada para a CELOS a declara-ção que confirme a efetivadeclara-ção da matrícu-la do 2º semestre de 2014. Não deixe para última hora o envio da declaração.

Dados Cadastrais

Atendendo as resoluções da ANS (Agência Nacional de Saúde), todos os participantes que possuem dependentes ou agregados com idade acima de 18 anos, devem in-formar CPF e nome da mãe completo. Ve-rifiquem os dados cadastrais faltantes de seus dependentes e agregados e informe para a CELOS estes dados. A medida aten-de a normativas estabelecidas pela ANS.

José Alexandre Gomes, São José 15/11/1935 23/05/2014

Elmo Laube, Schroeder 09/08/1932 05/06/2014

Jose Leopoldo Hames, Angelina 04/11/1938 13/06/2014

Ademar de Amorim, Florianópolis 20/04/1943 04/06/2014

Paulo Cesar Rachadel, Nova Trento 07/01/1959 04/06/2014

Aurelina L dos Prazeres, São José 10/05/1940 11/05/2014

Olavio Ribeiro, Blumenau 05/01/1943 07/05/2014

Kunibert Henkels, Indaial 22/05/1945 08/06/2014

Erico Becker, Blumenau 01/10/1936 03/06/2014

Fátima Lucia Lindroth, Joinville 30/09/1953 21/05/2014

José Osni Goulart, Lages 06/12/1934 28/05/2014

Alcione Tadeu Costa, Lages 27/04/1947 13/06/2014

Gisela Finger Muller, Ipira 13/09/1936 14/05/2014

Malfredo Pichetti, São Miguel do Oeste 10/08/1959 12/05/2014

Rogério Brognoli Tonelli, Tubarão 01/06/1953 01/05/2014

Valmor José Bastos, Presidente Nereu 13/04/1964 15/06/2014

Maria Oczkovski Kuiaski, São Bento do Sul 19/12/1945 31/05/2014

José Florisval Coelho, Navegantes 17/09/1950 02/06/2014

Lírio Braz Barp, Chapecó 25/03/1949 20/05/2014

Helmuth Lindner, Schroeder 01/05/1938 20/05/2014

Norberto Gomes Belli, Florianópolis 21/05/1939 23/05/2014

(7)

// Gestão //

Eleições na CELOS: Comissão Eleitoral

divulga candidaturas inscritas

O Presidente da Comissão Eleitoral da CELOS informa o registro das seguintes candidaturas abaixo. Os candi-datos se inscreveram para concorrer a eleição que ocorrerá no dia 18/09/2014, para ocupar as vagas  de:

Conselho Fiscal – Representante dos Ativos:

Paulo Roberto Xavier de Oliveira e Marcia Elisa Sebben

Jorge Abouhatem e Caroline Heloisa da Silva de Moraes

José Afonso Marin e Orli Osvaldo do Carmo

Conselho Fiscal – Representante dos Assistidos:

Geraldo Prus e Valmor Scoz

Diretor de Seguridade:

João Paulo

de Souza Mendes da SilvaMarcondes Irineu Theiss Flávio da Silva

Diretor Administrativo-Financeiro:

Henri Machado

(8)

Inclusão Digital forma mais duas turmas

M

ais duas turmas do Programa de Inclusão Digital da CELOS, em par-ceria com a APCelesc foram con-cluídas em Itajaí e Blumenau. Em Itajaí esse curso foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio e, em Blumenau, nos dias 25, 26 e 27 de junho. As atividades de formação foram realizadas nas dependências do Senac, nas duas cidades.

O Programa tem por objetivo ensinar aos aposentados e pensionistas como utilizar o computador para obter informações e man-ter contato com amigos e familiares.

A CELOS conta com a parceria da APCe-lesc na divulgação e sorteio de brindes aos participantes. O projeto de inclusão digital é uma ação específica do Programa Integrado de Educação Financeira e Previdenciária que a Fundação desenvolve em conjunto com os demais fundos de pensão de Santa Catarina.

Referências

Documentos relacionados

 Os participantes provenientes de países onde não existe Embaixada da Etiópia devem enviar uma cópia digitalizada da página do seu passaporte contendo os dados biométricos até

Utilizou-se a análise de correlação de Pearson para veri- ficar a associação das variáveis de interesse do estudo: sexo, estado civil, tempo de profissão,

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Como orquestrar a criação e implantação dessas aplicações em ambientes em nuvem vem sendo um dos grandes desafios da área, para tal, ferramentas como Docker e Kubernetes

A aplicação desta tecnologia de reaproveitamento de calor apresentou-se como uma alternativa de relevância para que as ações dos programas de eficiência energética da ANEEL atuem

so tivessem um comprimento inferior não poderiam Ler sido testa- dos na máquina para ensai o de tração por nós utilizada.. Tais desgastes foram feitos co m a

Você pode fazer um Label responder a eventos da mesma forma que com Canvas tratando eventos do teclado com KeyEvent e usando requestFocus() , e usando eventos