• Nenhum resultado encontrado

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO. Pastores Rev. Carlos Aranha Neto Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO. Pastores Rev. Carlos Aranha Neto Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim nº 4637

26/08/1900

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO

Tema do Ano: Efésios Da Riqueza da Graça Divina Flui a Riqueza da Vida Cristã - 2.7

Cultos Dominicais 11h e 19h Escola Dominical 09h30 Reuniões de Oração 2ª a 6ª - 12h sábado - 07h Estudo Bíblico 5ª feira - 20h

15/03/2015

Pastores

Rev. Carlos Aranha Neto Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado

Diáconos

Artur Itio Furuga Daniel Costa Lima Domingos Oliveira Mineiro Edson Ramos dos Santos Eliel Campos de Oliveira Enio Ricardo P. de Medeiros Felipe Lins Aiello Getúlio Bernardo de Senna Gilmar Prates dos Santos Lázaro José da Silva Luiz Carlos de Oliveira Mauro Ferreira Rossignoli Oscar da Cunha Garcia Neto Paulo Sérgio Ramalho Rafael de Toledo Cintra Ricardo de Moura Martins Ricardo Deguti de Barros Silva Ricardo Galante Coimbra Ricardo Lunghin C. Regiani Saulo Saraiva Brust Sócrates Spyros Patseas

Era pouco E sE acabou... Era pouco E sE acabou... Era pouco E sE acabou... Era pouco E sE acabou... Era pouco E sE acabou...

Há várias cantigas populares associadas às brincadeiras infantis, de fácil memorização, com rimas e trocadilhos, bem engraçadas e divertidas. Dentre essas canções infantis da cultura brasileira, destaco uma chamada: Ciranda-Cirandinha. Nela, há um trecho que diz: ‘o anel que tu me deste, era vidro e se quebrou; o

amor que tu me tinhas, era pouco e se acabou’.

É uma clara referência à fragilidade e escassez. Embora seja cantada nos círculos infantis, essa canção reflete bem a sociedade na sua forma adulta. Pois, a falta de amor tem cirandado por toda p a r t e , e s u a a u s ê n c i a t e m a f e t a d o a h u m a n i d a d e t o d a . O s relacionamentos são destruídos e os ambientes se tornam cada vez mais insuportáveis.

a inexistência do amor só dá lugar à barbárie. A constatação dessa triste realidade pode ser lida nos Jornais ou na Internet, vista na TV ou ouvida nas rodas informais. E os prognósticos futuros não são animadores. O próprio Senhor adiantou que “por se

multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos”

(Mt 24.11). Por isso, notamos o amor diminuindo.

Todavia, não devemos nos alarmar. Pois, reconfortante é saber que “o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo

Espírito Santo” (Rm 5.5). Amor esse que não sofre qualquer tipo

de mudança ou variação. É um amor tão perfeito que não pode ser melhorado nem deteriorado.

seu amor é tão imenso que deu o Seu próprio Filho para nos salvar (Jo 3.16). Além do mais, Seu amor supre cada uma de nossas necessidades (Fp 4.19) através de Sua providência. E ainda que ventos soprem contrários, Ele continuará nos amando porque Deus é Amor!

a nós só nos cabe serví-Lo com alegria e obediência à Sua Palavra, além de viver na mais absoluta certeza de que nada poderá nos separar do amor de Deus (Rm 8.39). Seu amor é duradouro sem qualquer mutação. É o único amor do qual jamais se poderá dizer: Era pouco e se acabou...

(2)

AGENDA DE ORAÇÃO

01. IGREJA UNIDA – Que todos os membros da Igreja tenham o propósito de orar por ela constantemente.

02. ORANDO PELAS FAMÍLIAS – Oremos pelas famílias que têm membros afastados da Igreja, pedindo ao Senhor que eles se sintam motivados a voltar e a participar de algum trabalho na seara do Senhor.

03. CONGREGAÇÃO DE CAUCAIA DO ALTO – Vamos orar pelas pessoas desempregadas que fazem parte da Congregação, pedindo ao Senhor que as ajude a encontrar trabalho.

04. OFICIAIS DA IGREJA – Rev. Célio Gomes de Azevedo, Presbítero em Disponibilidade Paulo Hamilton Siqueira, Diáconos em Disponibilidade Eduardo Rogério Prevelato e Edval Simão Rosa e Silva.

05. MISSÕES NACIONAIS – Lembremo-nos de orar pelo Rev. Ally Charlys Musse Mendes missionário em Maranguape-CE. Ele é casado com Rebeca e pai de Ally por quem devemos também orar.

06. BRASIL – Oremos pelo Ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

07. ENFERMOS – Alexandre Cortez Siqueira, Álvaro de Matos Júnior, Andrea de Lurdes dos Santos, Antonia Pereira dos Santos, Arlinda Pereira dos Anjos, Carlos Augusto Barros de Carvalho, Clara da Silva Rodrigues, Claúdia Diniz, Constância Gallucci e Edson de Oliveira Bernini.

INForMaTIVo MIssIoNÁrIo

BRASIL - PA - TRIBOS INDÍGENAS – Em Altamira estão os missionários da APMT, Alessandro e sua esposa Joice, atuando com os indígenas em trabalhos sociais, ensinando, interpretando e orientando. Ajudam os indígenas na construção de um templo na aldeia, participam de cultos semanais com mais de seis etnias tendo em média mais de cem pessoas presentes e tem sido a porta aberta para a entrada do evangelho nas aldeias.

REUNIÃO DE ORAÇÃO – No próximo sábado, dia 21, às 07h00, a ênfase da reunião de oração será a intercessão pela União Presbiteriana de Homens.

FALECIMENTO – Na última quarta-feira, dia 11 de março, faleceu em Sorocaba, SP, nossa irmã Cibele Regina Silva Bernini, com 63 anos de idade. Deixou os filhos: Marcos

Henrique Silva Bernini, casado com Fabiana, Filipe Silva Bernini, Tiago Silva Bernini e Elienai Bernini Zeidan, casada com Anuar além dos netos Yasmin, Guilherme e Gabriel. “Muito bem, serva boa e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor” (Mateus 25.21). Que Deus conforte todos os seus familiares.

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTOS – A Igreja cumprimenta, com carinho, os casais que comemoram mais um ano de união conjugal:

Dia 19: Sérgio Ricardo Agassi de Oliveira e Audrey Carolina A. A.Oliveira 17 anos Dia 19: Alex Faria Pereira e Andréia Maria Moura de Gouveia 10 anos Dia 20: Luis Fernando dos Santos e Polyanna de Carvalho Santos 16 anos Dia 20: Diác. Marcelo Petroni Caldas e Silvia Ayub Ferreira 11 anos Dia 20: Diác. Felipe Lins Aiello e Letícia Boletti Vargas Aiello 05 anos

(3)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS – “A RIQUEZA DA VIDA CRISTÔ Redigidas por Rev. Carlos Aranha Neto

Disse Jesus: “Vós sois a Luz do Mundo” – Mateus 5.14

Dia 16 – SOMOS LUZ AMANDO-NOS UNS AOS OUTROS – Salmo 133 A unidade dos irmãos é algo tão precioso quanto o óleo de consagração sacerdotal e tão renovador quando o orvalho matutino nas montanhas. O óleo escorria para o peitoral do sacerdote onde estavam gravados os nomes das 12 tribos, significando também a união de Israel como nação. “ Viverem unidos os irmãos” refere-se à Comunhão entre os crentes, aqueles verdadeiros adoradores. Através de Jesus Cristo, o Novo Testamento inclui os povos provenientes de todas as regiões da terra. Tais “irmãos”, portanto, podia ser referência a membros de uma mesma família e, também, a companheiros de toda tribo, raça e nações, que se unem para adorar o mesmo e único Deus. Aquele “óleo precioso” é uma referencia à unção de Arão, o sumo sacerdote. Por igual modo, a unidade do povo de Deus é um rico perfume que torna agradável a Deus sua adoração.

Dia 17 – SENDO BALUARTES DA VERDADE – Salmo 134 e 135 A bênção que encerra os salmos de peregrinação convoca os sacerdotes a bendizer ao Senhor e ser abençoado por Ele. Destaca-se a soberania de Deus, quando Ele é chamado como Criador do céu e da terra; Sua bondade salvadora é apresentada por Sua grandeza como Senhor da criação (v. 5-7), Senhor da História (4.8-18) e termina com novo convite para louvar ao Senhor. Quando nos lembramos de que Deus nos escolheu como Seus filhos, é restaurada em nosso coração a confiança para recorrermos a Ele em todas as situações. Em Sua grandeza sem limites, Ele não conhece qualquer problema “insuperável”. Essa verdade deve ser proclamada como condição para sentirmos a segurança que vem dos céus. Israel, povo eleito por Deus, não tinha qualquer mérito que justificasse a misericórdia divina em sua história. Seu amor é incondicional.

Dia 18 – NA OBRA DE ARTE DE DEUS – Salmo 139.13-17

Todos nós somos criaturas especiais para o Senhor, somos um “poema” único, uma obra maravilhosa, admirável. Além da criação, Deus preserva a nossa vida, cuidando de nós cada momento, cumprindo em nós os Seus eternos propósitos. Ele mesmo estabeleceu o limite da nossa vida – o dia do nascimento e o dia da morte; Ele nos contemplou quando ainda estávamos no ventre materno, entretecendo-nos quando éramos uma substância ainda informe. Os nossos dias foram contabilizados e escritos no livro da vida, quando nem um deles havia ainda. Todas as coisas que nos envolvem eram, são e continuarão sendo absolutamente conhecidas por Deus. Tudo isso traz profunda emoção e alegria ao coração do salmista e ao nosso também. Essas palavras produzem em nós conforto e segurança. Nesses termos deve se manifestar nosso testemunho.

Dia 19 – ORANDO POR SANTIFICAÇÃO – Salmo 141, Tiago 4.7-10 Neste salmo, Davi pede ao Senhor que o escute (vv 1-2), o guarde de palavras irrefletidas e ações irresponsáveis (vv 3-7), livrando-o dos seus inimigos (vv 8.10). O salmista pede ao Senhor que o torne piedoso. Nesse sincero anseio de santificação afirma que, se for repreendido por alguém temente e fiel ao Senhor, não se aborrecerá. Se a tentação investir contra nós, poderosamente, testando nossas últimas resistências, o próprio Senhor haverá de prover a libertação, não permitindo que venhamos a ser tentados além das nossas forças (I Co 10.13). Deus é nosso defensor nos momentos de estresse, nosso guia nos tempos de confusão, nosso provedor nas experiências de fome e sede, nosso companheiro nas jornadas conhecidas ou desconhecidas. Que a luz de Cristo, brilhando em nosso coração reflita as palavras de Jesus.

(4)

BERÇÁRIO: Milena e Maíra

ORGANISTA: Messias (11h) e (19h)

Diáconos em Plantão: Felipe, Luiz Carlos, Oscar e Sócrates

BERÇÁRIO: Adriana e Régis

ORGANISTA: Messias (11h) e (19h)

Diáconos em Plantão: Ricardo Martins, Lester, Mauro, Paulo, Ricardo Deguti e Ricardo Lunghin (11h) - Responsáveis: Angélica e Márcia (19h) - Responsável: Vanessa ESCALA DE TRABALHO - Hoje: 15/03

CULTO INFANTIL

(11h) - Responsáveis: Flávia e Angélica (19h) - Responsável: Angélica

CULTO INFANTIL ESCALA DE TRABALHO - Próximo Domingo: 22/03

Dia 20 – ENQUANTO A VOZ EM SÚPLICAS – Salmo 142; Filipenses 4.6 O sofrimento deve levar-nos a Deus e não ao desespero. Precisamos deixar nossa angústia e ansiedade nas mãos do Senhor. Ele é nosso refúgio. Somente Ele pode nos ajudar a escapar da escravidão dos nossos pecados e nos cercar de pessoas piedosas que nos animam e nos fortalecem. O salmista revela que esgotou, isto é, que chegou ao fim o seu recurso; mostra-se exausto de tanto sofrer perseguições. É importante lembrarmos-nos que a tribulação e o perigo devem levar-lembrarmos-nos à oração. Feliz é aquele que não se sente dependente dos homens, mas de Deus tão somente. Na fraqueza o crente é forte pois sabe que o Pai Celeste o fortalece. A experiência de solidão na trajetória cristã é plenamente substituída pela presença consoladora de Deus.

Dia 21 – EXALTANDO A GRANDEZA DE DEUS – Salmo 145

A grandeza de Deus, motivo da exultação do salmista, é declarada de geração em geração (vv 3-7); os atributos do Senhor permanecem inabaláveis (vv 14-16), seus caminhos são justos (vv 17-20). Recordando-se de tudo isso, não há como deixar de louvar a Deus. O louvor é uma arma eficaz contra as tentações. Manter a nossa mente focada em Deus, e permanecendo no louvor a Ele, teremos as armas úteis e necessárias para vencermos as lutas. Nenhuma mente humana é capaz compreender as ações divinas, sendo estas tão grandes e bondosas. Sabemos que tudo o que Ele faz é bom, necessário, suficiente para todos os corações humanos. É também misericordioso e fiel em Suas promessas. Que a nossa luz brilhe revelando ao mundo o que Deus está fazendo em nós.

Dia 22 – CANTANDO ENQUANTO VIVER – Salmo 146

Esse é o primeiro de cincos hinos jubilosos, que tratam do louvor devido a Deus. Há um convite para o louvor (vv 1-5), são enumerados motivos grandiosos para exercitá-lo, tais como Sua grandeza (v.6) e a Sua graça (vv 7-10). O Senhor criou todas as coisas e se dedica a cuidar de tudo e de todos. Ele faz justiça aos explorados, alimenta os famintos, liberta os prisioneiros. Somente Ele pode restaurar o juízo perfeito para nos julgarmos quando o pecado roubar o controle da nossa vida. Há quem pense que Deus está tão longe de Suas criaturas, mas a gloriosa mensagem é que Ele está em nós, muito perto de nós. O Senhor é o único capaz de ajudar os que estão aflitos. Sendo nós a luz do mundo, devemos refletir o efeito da luz divina em nosso viver, simples mas tão complexo.

(5)

SANTA CEIA NO CULTO NOTURNO – Participemos hoje desse Culto, quando será celebrada a Ceia instituída pelo próprio Senhor Jesus. É um privilégio incomparável estar junto à Mesa do Senhor, na companhia do nosso Salvador. “Fazei isto em memória

de mim”.

ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO – Hoje temos o tradicional almoço, no salão social. Nosso objetivo é oferecer à Igreja um tempo especial de Confraternização. Venha participar!

AFASTAMENTO DO ROL DE MEMBROS – Em sua última reunião o Conselho retirou do Rol de Membros Comungantes o nome dos seguintes irmãos: César Luiz

Rik dos Santos Filho, Augusto Carpigiani, Mylene Mônica López Gonzalez Carpigiani e Giovanni Marcello López Carpigiani, atendendo ao pedido dos mesmos.

DESLIGAMENTO DA JUNTA DIACONAL – Nosso irmão Natan Sales de Cerqueira, que transferiu sua residência para Fortaleza, Ceará, solicitou o seu desligamento da Junta Diaconal, por esse motivo. O Conselho da Igreja recebeu e atendeu ao seu pedido, nos termos do Artigo 56, letra “b” da Constituição da IPB. Agradecemos ao referido irmão o trabalho prestado à nossa Igreja!

REUNIÃO DE PEQUENO GRUPO – O Grupo Higienópolis, coordenador Presb.

João Francisco Simões realizará sua reunião mensal, terça-feira, dia 17, às 20h00, na

residência do casal Presb. Eduardo C. Abrunhosa e Luciene Aranha Abrunhosa. 115º ANIVERSÁRIO DA SAF – A Sociedade Auxiliadora Feminina está completando o seu 115º aniversário de organização. (É interessante lembrar que a SAF foi organizada em março de 1900 e a Igreja Unida em agosto de 1900). Um momento espiritual e festivo assinalará esse evento no próximo sábado, dia 21 de março, às 14h30, em nosso salão social. Toda a Igreja está convidada para participar!

GRUPO DE LOUVOR – A nossa reunião mensal de março será no próximo sábado (21/03) das 17h00 às 19h00 no Templo. Teremos uma reunião rápida e a seguir ensaio de alguns cânticos, inclusive os de domingo. Atenção, os vocais (todos) e instrumentistas que tocarão domingo (22/03) deverão comparecer. Qualquer dúvida falar com o

Leonardo ou a Giovanna.

ANIVERSARIANTES – Hoje: Sarah Aires Mascolo e Stephanie Deltoso Toloi; Dia 16: Nathália da Silva Prates e Pamela Paola de Oliveira Ramos; Dia 17: Presb. Cornélio Nogueira Martins, Noemi Barbosa Custódio e Ricardo Luiz Costa; Dia 18: Ana Beatriz da Silva Palomares, Carmem Regina de Ávila Mendes, Fernanda Benevides Penkal, Letícia Boletti Vargas Aiello e Rosa Santos de Mendonça; Dia 19: Maria José da Conceição Torres, Diác. Mauro Ferreira Rossignoli e Presb. Wilson Roberto Munhoz Lisboa; Dia 20: Maria Vitória Batista Santos e Tiago Alencar Agassi de Oliveira; Dia 21: Leonardo Gomez Bonilla e Thayna Gabriel da Conceição.

(6)

MARAVILHOSO SENHOR Senhor da Criação

Da água, terra e céus Tu habitas nas alturas Exaltai o nome de Deus

Maravilhoso, Senhor do Universo Tu és santo, santo.

A criação declara o Teu poder Tu és santo, santo.

Rei da terra e do céu (homens) Rei da terra e do céu (mulheres) Rei da terra e do céu (homens)

Logo de manhã Eu celebrarei Tua luz

Quando me encontrar em trevas Ao Teu nome eu clamarei

Aleluia (mulheres)

Ao Senhor da terra e dos céus (homens) Aleluia (mulheres)

Ao Senhor da terra e dos céus (homens) Aleluia (mulheres)

Ao Senhor da terra e dos céus (todos)

crEDo aposTÓLIco

crEDo aposTÓLIco

crEDo aposTÓLIco

crEDo aposTÓLIco

crEDo aposTÓLIco

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da

terra. Creio em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor,

o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da

Virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi

crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades; ressurgiu

dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à

mão direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a

julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na

Santa Igreja Universal; na Comunhão dos Santos; na

remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida

eterna. Amém.

(7)

CULTO NOTURNO - 19h00 Prelúdio

Adoração * Salmo 93

Cântico - “Reina em Mim” * Oração

Hino - Coro Geral Contrição * Hebreus 12.1-3 Cântico - “Quebrantado” * Oração Silenciosa * Oração Pastoral Louvor * Salmo 46 (Responsivamente) Cântico - “Proteção”

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

Hino - Coro Geral * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Flávio Viola Machado Santa Ceia

Hino 260 - “Amor Que Vence” * Instituição da Ceia

* Distribuição dos Elementos * Oração

Consagração

Cântico - “A Começar em Mim” * Bênção Apostólica

* Amém Tríplice Poslúdio Avisos

Saudação aos Visitantes

(8)

PÚLPITO - Escala de pregadores: Culto Matutino (11h00) - Rev. Carlos Aranha Neto; Culto Noturno (19h00) - Rev. Flávio Viola Machado; Congregação de Caucaia do Alto - Culto Matutino (10h30) - Célio Gomes de Azevedo.

PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS – 1) Na distribuição da Santa Ceia no Culto Noturno: Presbs. Rubens Mendes Vargas, Silas Ferreira de Souza, Humberto Arantes de Carvalho, Esdras Teixeira Coelho, Cornélio Nogueira Martins e Marcel Mendes.

2) Nas Liturgias: Culto Matutino (11h00) - Presb. Rubens Mendes Vargas; Culto Noturno (19h00) - Presb. Paulo Sérgio dos Santos.

CULTO MATUTINO - 11h00 Prelúdio

Adoração * Salmo 77.11-15

Hino 33 - “Maravilhas Divinas” * Oração

Hino - Coro Geral Contrição * Êxodo 13.17-18

Hino 163 - “Direção Divina” (música 03) * Oração Silenciosa

* Oração Pastoral Ação de Graças * João 8.12

Hino 114- “Brilho Celeste”

Reafirmação da Fé: Credo Apostólico Cântico - “Maravilhoso Senhor” (pág. 06) Pastorais

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

Hino - Coro Geral * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Carlos Aranha Neto Consagração

Hino

* Bênção Apostólica * Amém Tríplice

Poslúdio

Referências

Documentos relacionados

b) A relação dos serviços ou organismos que nesse ano serão objecto de fiscalização concomitante de despesas emergentes dos actos ou contratos que não devam ser remetidos

Para nós vermos como é alimento o pão e o vinho que Deus quer ser 3- Senhor, vem dar-nos divina ciência que, como o eterno, faz ver sem véus Tu vês por fora, Deus vê a

A figura da operária vulnerável foi encontrada principalmente nos jornais A Democracia e O Exemplo, sendo que neste segundo havia uma outra preocupação acerca dessa fragilidade que

Tipo de livro – lista onde escolhe uma das opções: Tipo A - Livro Internacional registado em base de dados ou Tipo B-Livro Nacional registado em base de dados;.. N.º

A participação em um GP, portanto, considera a necessidade não apenas de pesquisadores submeterem trabalho para avaliação cega (blind review) por pares da

Português: língua oficial para a administração, a comunicação social e única língua de ensino, língua de prestígio; as novas gerações das classes favorecidas usam cada vez

podemos considerar que, apesar dos anúncios levando pessoas a se preocuparem com a compra de presentes, roupas novas ou mesmo alimentos para a ceia de Natal, é

Dessa forma, recomenda-se que seja testada uma nova rotina operacional com descargas de lodo a cada 5 dias, para que haja no fundo do decantador (troncos de acumulação de lodo)