• Nenhum resultado encontrado

Testes para identificar hepatite B e C

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Testes para identificar hepatite B e C"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Segunda-feira, 22 de Julho de 2019

Segmento: PUCRS

22/07/2019 | Blog do Políbio Braga | blogdopolibiobraga.blogspot.com | Geral

Testes para identificar hepatite B e C

http://blogdopolibiobraga.blogspot.com/2019/07/testes-para-identificar-hepatite-b-e-c.html

Ações de testagem para detecção de hepatites B e C e capacitação profissional fazem parte da programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, lembrado no próximo domingo. A ideia é reforçar a campanha Julho Amarelo, da Sociedade Brasileira de Hepatologia, como forma de conscientização e prevenção às doenças.

Durante a semana, a unidade móvel do projeto Fique Sabendo leva testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C ao Asilo Padre Cacique, na quarta-feira, 24, e ao Viaduto da Conceição, no sábado, 27, em parceria com a ONG Cozinheiros do Bem. Já na sexta-feira, 26, haverá capacitação com profissionais que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial enfatizando a prevenção da hepatite C em pessoas em situação de vulnerabilidade. E no domingo, 28, a SMS participa de ação de testagem para hepatites B e C promovida pela Sociedade Brasileira de Hepatologia, das 10h às 16h, no Parque Farroupilha (Redenção), próximo do Monumento ao Expedicionário.

Porto Alegre é a capital do país com maior incidência de hepatite C, segundo dados do Ministério da Saúde de 2017. Conforme o coordenador do Serviço de Atendimento Especializado em Hepatites Virais da SMS, Eduardo Emerim, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu como meta eliminar a hepatite C até 2030, diminuindo assim o número de mortes, transplantes de fígado e hepatocarcinoma, que é um tipo de câncer no fígado.

A hepatite provocada pelo vírus C tem maior chance de se tornar crônica, caracterizando-se como um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Estima-se que 600 mil pessoas são portadoras do vírus da hepatite C no Brasil, sendo que mais de 500 mil não sabem. "Um dos grandes desafios mundiais é aumentar a taxa de diagnóstico e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde", comenta Emerim.

Segundo o hepatologista, hoje a terapia é altamente eficaz e segura, com potencial de cura acima de 90%. O coordenador do serviço municipal destaca que o tempo de tratamento reduziu consideravelmente, de um ano para três meses, na maioria dos casos. Emerim, no entanto, faz um alerta. "É fundamental que as pessoas façam o teste, especialmente quem tem acima de 40 anos", afirma.

Hepatites - A transmissão do vírus da hepatite C ocorre pelo contato com sangue contaminado, seja por transfusão ou objetos contaminados, e com o uso de drogas injetáveis. A transmissão vertical (da mãe para o bebê) é rara, cerca de 5%, e ocorre no momento do parto. O tipo B pode ser prevenido com vacinação em três doses, em qualquer idade. A principal forma de contaminação é através de relações sexuais sem proteção. Com relação à hepatite B, 62% dos casos estão entre pessoas de 20 e 49 anos, sendo que a vacinação está disponível nas unidades de saúde. A hepatite tipo A, transmitida pela água e alimentos contaminados, não se torna crônica e cura espontaneamente em 99% dos casos. Também existe prevenção com vacina para crianças a partir dos 12 meses de idade, disponível na rede pública.

Sobre o SAE - O Serviço de Atendimento Especializado em Hepatites Virais foi criado em 2012 e funciona em anexo ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, avenida Independência, 661. É referência nacional no enfrentamento da doença e um dos maiores serviços não universitários, 100% SUS exclusivo para atender hepatites virais.

Programação da semana:

Dia 24, quarta-feira, das 13h30 às 16h, no Asilo Padre Cacique - Unidade móvel do projeto Fique Sabendoleva testes rápidos a idosos e funcionários (avenida Padre Cacique, 1178).

(2)

Dia 26, sexta-feira, das 13h30 às 17h, no auditório da Diretoria-geral de Vigilância em Saúde - Capacitação com profissionais que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial trabalhando a questão da hepatite C em pessoas em situação de vulnerabilidade.

Dia 27, sábado, das 9h às 15h, no Viaduto da Conceição - Unidade móvel do projeto Fique Sabendo leva testes rápidos à população em situação de rua, em parceria com a ONG Cozinheiros do Bem (rua da Conceição, Centro Histórico).

Dia 28, domingo, das 10h às 16h, no Parque Farroupilha (Redenção), próximo do Monumento ao Expedicionário - Ação de testagem para hepatites B e C promovida pela Sociedade Brasileira de Hepatologia, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ONG ASTRAF e Liga Acadêmica de Gastroenterologia da Escola de Medicina da PUCRS.

22/07/2019 | Brasil de Fato | brasildefato.com.br | Geral

AGENDA BdF RS

https://www.brasildefato.com.br/2019/07/22/agenda-bdf-rs/

22 de julho (segunda-feira) - Plenária Aberta do Comitê de Combate à Megamineração RS Às 19h30, no CPERS/Sindicato (Av. Alberto Bins, 480 - Centro, Porto Alegre),

Para avançar na mobilização contra a Mina Guaíba e os demais projetos de megamineração previstos para o Rio Grande do Sul, o Comitê de Combate à Megamineração no RS promove uma plenária aberta e convida a todas e todos.

22 a 25 de julho - XIII Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM): Antropologias do Sul

O evento acontece nesta semana, na UFRGS, com atividades também em outros pontos da capital gaúcha. Confira a programação completa com horários e locais: http://ram2019.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Programa%C3%A7%C3%A3o-RAM-e-ABCiber-13-de-JULHO.pdf

Algumas atividades de destaque:

22 de julho (segunda-feira) - Simpósio especial sobre os impactos sociais e ambientais dos grandes projetos de mineração

Das 13h às 16h, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 - Bom Fim, Porto Alegre)

A 13ª reunião de Antropologia do Mercosul, que será realizada em Porto Alegre, de 22 a 25 de julho, terá um simpósio especial sobre os impactos sociais e ambientais dos grandes projetos de mineração que pretendem se instalar no extremo sul do Brasil. Intitulado "Teias da Mineração", o simpósio contará com representantes dos movimentos sociais que estão mobilizados contra esses projetos participarão do encontro. Entre outros projetos será debatido o da Mina Guaíba, que pretende explorar carvão a céu aberto em uma área localizada entre os municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas, a cerca de 16 quilômetros de Porto Alegre. As comunidades que serão atingidas por esses projetos estão organizando debates e audiências públicas a fim de esclarecer para a sociedade os diversos impactos que esses empreendimentos podem causar, desde o comprometimento da saúde humana à contaminação ambiental, como deslocamento de populações tradicionais - indígenas, quilombolas, pescadores, assentados de Reforma Agrária e agricultores

23 de julho (terça-feira) - Políticas patrimoniais e populações em situação de vulnerabilidade

Das 9h às 11h, na Faculdade de Engenharia - Anfiteatro 700 (Av. Paulo Gama, 110 - Farroupilha, Porto Alegre)

(3)

das políticas de caráter neoliberal e dos projetos desenvolvimentistas, impacta diretamente na vida de populações indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais, bem como na de moradores de periferias urbanas. Uma de suas consequências diretas é o retrocesso dos direitos dessas minorias e uma crise das políticas culturais e patrimoniais que lhes eram destinadas, colocando em risco o seu patrimônio material e imaterial, os seus modos de vida, a sua integridade física e, num sentido mais amplo, ameaçando a garantia da pluralidade étnico-cultural. Essa mesa-redonda, proposta no âmbito das atividades do Comitê de Patrimônios e Museus da Associação Brasileira de Antropologia, procura refletir sobre os efeitos e os impactos dessa crise.

24 (quarta-feira) - Desplazamientos, migraciones, desposesión y violencias en el contexto del giro regional a la derecha Das 9h às 11h, na Faculdade de Engenharia - Anfiteatro 700 (Av. Paulo Gama, 110 - Farroupilha, Porto Alegre) Coordenador/a: SERGIO CAGGIANO (CIS - IDES / CONICET), Liliana Sanjurjo (UERJ), Igor Machado (UFSCar). Debatedor/a: Liliana Sanjurjo (UERJ)

Palestrantes: Igor Machado (UFSCar), Guillermo Acuña González (Universidad Nacional Costa Ric), Luis Eduardo (Universidad Central de Chile)

23 de julho (terça-feira) - Confluências Quilombolas

Às 18h, no subsolo do Planetário (venida Ipiranga, 2000, Porto Alegre)

Com participações de Nina Fola e Mano Oxi e palestra com Antônio Bispo. "Antonio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, é lavrador, formado por mestras e mestres de ofícios, morador do Quilombo do Saco-Curtume (São João do Piauí/PI). Ativista político e militante de grande expressão no movimento social quilombola e nos movimentos de luta pela terra, Nêgo Bispo é atualmente membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). Possui ensino fundamental completo e faz parte da primeira geração da família da sua mãe que teve acesso à alfabetização. Tem um grande gosto pela escrita poética, pois desde muito cedo precisou desenvolver sua habilidade de traduzir para a linguagem escrita das cartas os sentimentos as sabedorias e as vivências de seus parentes e vizinhos. Poeta, escritor e intelectual que prefere ser chamado de relator de saberes, é autor de inúmeros artigos e poemas, bem dos livros Quilombos, modos e significados (2007); e Colonização, Quilombos: modos e significados (2015). Também foi professor e mestre convidado do projeto Encontro de Saberes na Universidade de Brasília."

23 de julho (terça-feira) - Debate sobre impactos da Megamineração

Das 19h às 21h25, na Cúpula Central da Engenharia Mecânica da Ufrgs (Rua Sarmento Leite, 425, Farroupilha, Porto Alegre) "Megamineração - Impactos na Saúde, na Economia e no Meio Ambiente" é o tema do Agapan Debate da próxima terça-feira (23/07), às 19h, no Auditório da Cúpula Central da Engenharia Mecânica da Ufrgs. Haverá palestra do pneumologista Carlos Nunes Tietboehl Filho, sobre "As doenças respiratórias causadas pela extração e queima do carvão mineral", e do auditor fiscal da Receita Estadual do RS, João Carlos Loebens, sobre "A mineração que empobrece o Brasil". A mediação do debate é do jornalista e vice-presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Heverton Lacerda. Carlos Nunes Tietboehl Filho é mestre e doutor em Pneumologia e especialista em Medicina do Trabalho (Ufrgs) e em Toxicologia Aplicada (PUC/RS). Trabalhou como pneumologista no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Ufrgs), no Hospital Sanatório Partenon (SES-RS) e no Serviço Social da Indústria (Sesi-RS). Atualmente coordena a Comissão de Doenças Ocupacionais e Ambientais da Sociedade

(4)

Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). João Carlos Loebens é auditor Fiscal da Receita Estadual do RS, formado em Administração de Empresas pela Unisc, mestre em Administração e Gerência Pública pela Universidade de Alcalá/Espanha, doutorando em Economia e atualmente diretor de Cidadania e Educação Fiscal do Instituto de Justiça de Fiscal.

24 de julho (quarta-feira) - Seminário sobre o futuro das universidades e institutos federais Às 14h30, no auditório da ADUFRGS-Sindical (Rua Barão do Amazonas, 1581, Porto Alegre)

A ADUFRGS-Sindical promove um seminário sobre o futuro das universidades e institutos federais com gestores de três instituições da base do sindicato: o reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, a vice-reitora da UFCSPA, Jenifer Saffi, e o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck. O evento acontece uma semana após a reunião dos gestores convocada pelo Ministério da Educação para tratar sobre uma Reforma Administrativa, que aponta uma mudança no regime jurídico das instituições. Pela sinalização do governo, as universidades deixariam de ser autarquias e poderia ser instalada uma política de cobrança de mensalidades.

25 de julho (quinta-feira) - Dia de Luta: Aula pública na Esquina Democrática Das 17h às 19h, na Esquina Democrática, (Centro de Porto Alegre)

O dia 25 de Julho é uma data de luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas por uma sociedade mais justa. É também o Dia Nacional Tereza de Benguela no Brasil. Em toda a América Latina e Caribe, esse dia é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra. No Brasil, essa data faz referência a Tereza de Benguela, mulher quilombola, rainha e chefe de estado, que viveu no século XVIII no Vale do Guaporé. Ela liderou o Quilombo de Quariterê, no estado do Mato Grosso, que resistiu da década de 1730 até o final do século. O dia é de Tereza, mas o mês é destinado a visibilizar pautas políticas, demandas sociais, festejos e comemorações de toda a diversidade de mulheres negras brasileiras. O dia de luta acontece numa conjuntura de retrocessos e a falta de efetivação nas políticas públicas voltadas para a redução da desigualdade na vida das mulheres negras. Exemplo disso é o corte na política de titulação de territórios quilombolas e em programas de promoção da igualdade racial e superação do racismo.

O evento é organizado pelo Movimento de Mulheres Olga Benario - Nacional, Emancipa Mulher, Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro - Porto Alegre e o DCE UFRGS, e terá a participação de : Claudenice Rodrigues: moradora da Ocupação Lanceiros Negros e integrante do Movimento de Mulheres Olga Benario; Carla Zanella - coordenadora da Emancipa Mulher - Escola Feminista e Antirracista, cientista social, graduanda em direito; Tainah Motta do Nascimento: Advogada lesbofeminista antirracista e mestranda em Educação pela Unisinos. Pesquisa trajetórias de professoras negras lésbicas no ensino público; Lucia Garcia -Economista e especializada em teoria econômica, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia/ UFRGS, Técnica do DIEESE e Professora da Escola Ciências do Trabalho do DIEESE, Coordenadora dos estudos e informativos sobre a inserção da População Negra em mercados de trabalhos metropolitanos, bem como sobre a condição de inserção produtiva das Mulheres Negras.

26 de julho (sexta-feira) - Seminário Financiamento da Educação Brasileira Às 14h30, no CPERS/Sindicato (Av. Alberto Bins, 480 - Centro, Porto Alegre)

(5)

O evento organizado pelo Movimento em Defesa da Educação e entidades do movimento educacional gaúcho contará com o Professor da USP, José Marcelino Rezende Pinto, um dos principais estudiosos brasileiros sobre o financiamento da educação. Inscrições no local.

Edição: Marcelo Ferreira

22/07/2019 | Clic Camaquã | cliccamaqua.com.br | Geral

ClicTV: Confira a oportunidade de adquirir apartamentos com um

alto potencial de rentabilidade

https://www.cliccamaqua.com.br/noticia/42507/clictv-confira-a-oportunidade-de-adquirir-apartamentos-com-um-alto-potencial-de-rentabilidade.html A oportunidade perfeita é o Conect apartamentos compactos, com infraestrutura completa e serviços para os moradores

Você que quer ter um apartamento em Porto Alegre, bem localizado, ao lado da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com um alto potencial de rentabilidade, não pode perder essa grande oportunidade. A oportunidade perfeita é o Conect apartamentos compactos, com infraestrutura completa e serviços para os moradores.

O Conect é o produto ideal para quem busca investir em imóveis com grande potencial em locação por airbnb ou locação tradicional. Além disso, a flexibilidade de pagamento com parcelas a partir de R$ 499,00, facilita muito o seu investimento, pois imóveis neste perfil tem excelente potencial de valorização.

Pata mais informações, entre em contato ou mande um WhatsApp para Bridge Imóveis no (51) 994151284.

22/07/2019 | Coletiva | coletiva.net | Geral

Lembranças da Famecos

https://coletiva.net/artigos-home/lembrancas-da-famecos,307213.jhtml Por Jeanice Ramos, para Coletiva.net - Especial Dia do Amigo

Foi em 1971 que o conheci. Estávamos prestando vestibular na mesma sala na PUC. Ele lançava olhos lânguidos para a Kenia Couto. Passamos no vestibular e ficamos na mesma turma, tendo como parceiros Isara Marques, Eneida Posser, Marquinho Estivalet, Ricardo Blue entre outros. Íamos no Amarelinho, no Itabira, no Encouraçado, no Água na Boca (também é desta época?) no Dudu do Bondê, no Kikão do publicitário Zimermann. Enfim, saíamos na sexta, dançávamos até às 6 da manhã. Cada um ia para sua casa, tomar um banho, trocar de roupa, tomar café e ir para a faculdade, onde o Benigno Rocha dava aula de fotografia aos sábados.

No verão, nos fins de semana, nosso destino era o litoral. Alguém sempre tinha um parente com casa na praia. As despensas sempre cheias de enlatados, compotas e cachaça que deixavam para curtir entre uma temporada de outra. Era o paraíso.

Ele, muito afoito, boa fala e um dos poucos de nós que tinha emprego fixo: J. Eiler era a empresa. Estava ansioso por uma namorada. Desde aquela época já se intitulava como um bom dançarino. Não demorou muito e já estava engatado.

Cursamos os três anos de Comunicação Social juntos. O quarto ano, ele foi para Publicidade e eu para o Jornalismo.

Passamos alguns anos sem nos vermos. Ele deslanchou em sua especialidade, hoje administra a Zebra Pop Marketing e/ou Propaganda, com a ramificação da Rádio Web e/ou. Aceitei o convite para produzir e apresentar o programa Mimimi Cultural e voltamos a ter um contato próximo.

Acompanho as sacadas ora geniais ora simplistas, mas sei que tenho um amigo de longa data por perto que me quer muito bem. Trata-se do publicitário Roberto Pintaúde, que nos meus registros nostálgicos não passa do Bebeto de sempre. Inteligente, bom dançarino e com algumas mentirinhas na manga para impressionar a plateia. É difícil entender que, passados longos anos, as

(6)

afinidades e pertencimentos tenham sido acirrados. Uma trajetória no campo da publicidade foi traçado e temos que levar em conta. É o momento dos fortes e Roberto Pintaúde tem se mostrado um deles. Perseverança, qualidade, um relacionamento aberto e honesto frente ao cliente. São qualidades que podemos apontar. E o que dizer de alguém que sabe dançar bem. Eis o meu amigo Roberto Pintaúde. Esse é o cara!

Jeanice Ramos é jornalista

22/07/2019 | Invest NE | portalinvestne.com | Geral

Brainstorming em Gramado (RS) aborda empreendedorismo e

tecnologia

http://portalinvestne.com/2019/07/22/brainstorming-em-gramado-rs-aborda-empreendedorismo-e-tecnologia/

A terceira edição da Gramado Summit está quase começando. Faltam menos de duas semanas para o maior brainstorming do Brasil. De 31 de julho e 2 de agosto, o empreendedorismo e a tecnologia serão impulsionados com uma intensa programação na Serra Gaúcha.

Ao todo, serão três palcos de conteúdo, com mais de 120 palestrantes. Além disso, são esperadas 200 marcas e 4 mil empreendedores na feira de negócios, incluindo os CEOs e fundadores das principais startups do país, os novos projetos mais promissores e os grandes investidores do Brasil. Tudo isso buscando alavancar o ecossistema brasileiro com a concretização de negócios e conteúdo de qualidade.

Segundo o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, um dos grandes objetivos é formar novos empreendedores com a viabilização de aportes em projetos. “Ao mesmo tempo em que temos a presença de empresas já consolidadas no mercado, também trazemos visibilidade para startups que estão em estágios iniciais. A gente criou um modelo em que todos têm relevância no evento”, salienta. Palestrantes – Em três palcos diferentes, mais de 120 palestrantes de diversos segmentos compartilharão experiências. Estão confirmados nomes como Heini Zachariasse (Fundador da Vivino), Serginho Groisman (apresentador), Pedro Superti (Tribal Leader – Para o Alto e Avante), Cid Não Salvo (Criador – Não Salvo), Israel Salmen (CEO – Méliuz), Geraldo Rufino (Fundador – JR Diesel), Ana Fontes (CEO – Rede Mulher Empreendedora) e Lisiane Lemos (Under 30 – Forbes).

Batalha de startups – Um dos grandes destaques do evento é a Batalha de Startups, promovida em parceria com a Superjobs Ventures. Este é o momento em que todos os projetos expositores poderão entrar na disputa por um investimento. A competição ocorre em três etapas, uma virtual e duas no evento.

A banca de avaliação é composta por jurados escolhidos pela própria Superjobs Venrures. Em 2018, a vencedora foi a startup Contraktor, que recebeu R$ 100 mil de aporte. Nesta edição, o investimento será negociado com a vencedora em um valor que varia de R$ 100 mil a R$ 350 mil.

Green is the new glam – Outro momento importante da Summit é o investimento do governo de Mônaco em startups com foco em inovação sustentável, premiando o melhor projeto com tecnologia limpa. A sustentabilidade do projeto pode estar relacionada com ações ambientais e sociais, desenvolvimento econômico consciente, etc.

A startup campeã receberá o troféu Green Is The New Glam. Ainda, o Principado de Mônaco está preparando uma imersão para o primeiro semestre de 2020. Além disso, as startups que se inscreverem na competição terão um desconto de R$ 500 no valor de exposição do evento.

Sebrae like a boss – Outro concurso do evento é o desafio promovido pelo Sebrae, em que a startup que tiver o melhor pitch participará do Startup Summit, em Florianópolis. A campeã também ganhará um chromecast, troféu e brindes.

(7)

Ingressos – Além da opção de ingressos individuais, a Summit oferece passaportes com preço especial para grupos. Para cinco ou mais pessoas, o ingresso recebe 20% de desconto. Para três ou quatro pessoas, o desconto é de 10%. Interessados podem adquirir pelo site.

A Gramado Summit é mantida por grandes empresas como a Dinamize, Randon, Getnet, Nelogica, Algar, Visit Monaco, ABDI, Banrisul, PipeRun, Neon Pagamentos, Piar Comunicação, Shawee, Silva Lopes Advogados, Biznes Consultoria, Dobra, Omie, Ciclic, Bora Vender, Oca Brasil, PUCRS, Tecnopuc, Belas Letras, Bora Vender, Duck Design Studio, Brocker Turismo e Laghetto Hotéis.

22/07/2019 | Jornal do Comércio | jornaldocomercio.com | Geral

Hubs de inovação se multiplicam e trazem novo ar a Porto Alegre

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/cadernos/empresas_e_negocios/2019/07/693516-hubs-de-inovacao-se-multiplicam-e-trazem-novo-ar-a -porto-alegre.html

Renner diz que o local, antes tradicional da indústria, será um marco para a cena empreendedora /CLAITON DORNELLES/JC

Patricia Knebel

A grande caldeira com 30 metros de pé direito - que, em 1920, produzia energia para todas as indústrias do grupo AJ Renner, em frente à área onde hoje está instalado o Shopping DC Navegantes - vai se tornar, em breve, em um importante símbolo da cena empreendedora e inovadora gaúcha.

A meta é reunir naquela área de 22 mil metros quadrados, quando o projeto estiver no auge, até 3 mil pessoas envolvidas no desenvolvimento de projetos inovadores em empresas de todos os portes, das mais tradicionais a startups.

"Esse lugar é um ícone que representa muito a indústria e que agora irá conectar muitas pessoas e empresas, além de se tornar um espaço de arte e entretenimento", projeta Frederico Renner, bisneto de AJ Renner e um dos fundadores do Instituto Caldeira.

Iniciativa símbolo do Pacto Alegre, o projeto já reúne 30 companhias fundadoras, como SLC, Panvel, Sicredi, Lojas Renner, Agibank e Neugebauer. Por estarem aportando recursos no projeto, as empresas poderão instalar lá os seus labs de inovação - e receberão apoio para que essa convivência com as startups de fato aconteça. As demais operações poderão ocupar os espaços mediante um aluguel.

As obras físicas se iniciam em outubro, justamente pela caldeira, e, ao mesmo tempo, deverão ser feitas as negociações dos contratos de aluguel das empresas que ocuparão a área. A meta é que, em abril de 2020, aconteça a inauguração e o início da instalação das companhias. "Nós nos demos conta que precisamos nos reinventar, criar um ambiente de negócios melhor e, assim, evitar que as pessoas e as empresas saiam do Estado. Esses novos hubs que estão surgindo são um reflexo dessa nova visão", destaca Renner. Já fazia tempo que o Rio Grande do Sul precisava dessa sacudida. Apesar de ter diversas iniciativas de sucesso voltadas ao estímulo do empreendedorismo de alto impacto, como os parques tecnológicos e incubadoras e startups, isso já não era suficiente para transformar de fato a vocação econômica do Estado e aproximá-lo das demandas da sociedade do conhecimento. Essas ilhas de excelência necessitavam reverberar, e é o que parece que está acontecendo.

O lançamento da Aliança para a Inovação de Porto Alegre tem tudo para ser um divisor de águas. Não que outras tentativas já não tivessem sido feitas no passado, mas, agora, a sensação é que a iniciativa das três principais universidades gaúchas (Ufrgs, Pucrs e Unisinos), que gerou o Pacto Alegre com a missão de tornar a capital gaúcha uma referência internacional de modelo de colaboração de inovação de alto impacto até 2025, deu liga e contagiou o mercado.

(8)

"Estamos vivendo um momento muito especial. Todo esse caldo é resultante da percepção das pessoas, a partir da união das universidades, de que podemos trabalhar em conjunto e unir forças", relata o secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia e um dos idealizadores da Aliança, Luís Lamb.

Segundo ele, os talentos são o bem mais precioso da economia, e não os ativos físicos e commodities.

"São as pessoas com capacidade intelectual e criatividade que vão gerar oportunidades para agregar valor às nossas matrizes econômicas, a ponto de nos tornamos uma referência em ciência, tecnologia e inovação", acrescenta.

Movimentos como esses que estimulam o surgimento de mais empreendedores, startups e outras iniciativas que ampliam as fronteiras, fazendo com que todos se percebam dentro do ecossistema de inovação, mesmo não estando em parques tecnológicos ou incubadoras. "Estamos vivendo uma fase hype do empreendedorismo, e o surgimento desses novos espaços é a resposta para isso. É uma percepção em que, para fazer parte deste movimento, não é necessário estar geograficamente dentro de um espaço", explica Felipe Ost Schrerer, sócio-fundador da Innoscience, consultoria de gestão da inovação.

Ambiente vivo e talentos são atrativos para que empresas escolham empreender no Estado

Além da criação de hubs locais voltados ao empreendedorismo de alto impacto, players como Instituto Founder, Startse, Movile e tantos outros estão vindo para Porto Alegre. E o que está atraindo todos esses players para a cidade? A resposta é simples: os talentos.

Olhar para as maiores metrópoles brasileiras como único destino para os negócios já não funciona. E por um motivo bem simples: falta mão de obra qualificada e em número suficiente para os projetos. Por isso, as cidades que conseguirem criar um ambiente atrativo vão sair na frente.

É o que tem feito o Rio Grande do Sul, buscando se tornar relevante a partir desta grande movimentação tanto de consolidação dos ambientes tradicionais, como parques, aceleradoras e incubadoras, mas também com a chegada de novos atores. "Esse pessoal está vindo para o Estado porque somos formadores de talentos. Foi assim desde a concepção dos parques tecnológicos, com a instalação de players como SAP, HP e Microsoft, e está sendo assim agora também", comenta o presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Carlos Eduardo Aranha.

Quem chegou recentemente em solo gaúcho foi a Movile, holding de startups como iFood, Ingresso Rápido, Sympla, Playkids, entre outras. Hoje, o time de tecnologia da empresa está concentrado em São Paulo e Campinas. Recentemente, a empresa instalou posição no Flowork, na capital gaúcha - são sete profissionais, e a meta é chegar logo a 12 pessoas trabalhando focadas em infraestrutura e toda parte de machine learning e deep learning. O hub local vai trabalhar, remotamente, com times da companhia em diversos lugares do Brasil. "Estamos marcando posição onde estão os talentos, como é o caso de Porto Alegre", diz o VP de Inteligência Artificial da Movile, Bruno Henriques.

Para o superintendente de Desenvolvimento e Inovação da Pucrs e um dos principais idealizadores e articuladores do Pacto Alegre, Jorge Audy, a tendência é justamente que mais pessoas e empresas vejam o que está acontecendo em Porto Alegre e queiram fazer parte desse movimento.

"Estamos superando a visão de que, para um player crescer, outro precisa diminuir de tamanho. Vivemos a lógica da abundância. Quanto mais ambientes com essa vibração tivermos, melhor será para os que estão aqui e para aqueles que estão chegando, o que fará com que a cidade se transforme em um verdadeiro ecossistema de classe mundial", analisa.

CapTable lança bolsa de valores para destacar startups

Enck (e) e Deitos têm como objetivo atrair investidores comuns Enck (e) e Deitos têm como objetivo atrair investidores comuns

(9)

/LUIZA PRADO/JC

Entre as dezenas de iniciativas voltadas à inovação que estão acontecendo no Rio Grande do Sul, uma das que acaba de sair do forno é a CapTable, nova plataforma de investimentos criada em parceria com a StartSe, um dos maiores portais de fomento à inovação e educação do Brasil.

A ideia é que investidores comuns possam aplicar em empresas com potencial para terem ganhos exponenciais no futuro. O projeto, de alcance nacional, é uma espécie de crownfunding para negócios escaláveis. E o primeiro passo para o que deverá vir a se tornar, assim que tiver regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma bolsa de valores de startups.

O montante mínimo de aporte é de R$ 1 mil, que permite ao investidor comprar uma nota conversível. "A ideia é que as pessoas possam se tornar sócias dos negócios", comenta o cofundador da CapTable. Paulo Deitos.

O empreendedor conta que o modelo foi desenhado para não colocar o investidor como sócio direto, pois isso poderia trazer risco alto, como o de a empresa não dar certo e ele acabar sendo corresponsável. Se a operação virar uma S.A., ele pode decidir se quer ou não virar sócio. Se optar por não, recebe o dinheiro corrigido pelo CDI em até 24 meses. "O que falta para qualquer cena empreendedora no Brasil é dinheiro, e estamos, justamente, nos preparando para oferecer aos players desse segmento no Brasil", destaca Deitos.

Mais de 200 startups em todo Brasil passaram por análise. Seis foram selecionadas e estão prontas para receber os aportes e mais cinco entrarão em breve. Uma delas é a Eirene, startup focada no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e inovadoras para o agronegócio. De acordo com Eduardo Marckmann, CEO da Eirene, a presença da startup na plataforma para captação de recursos desenvolve a empresa comercialmente a nível nacional. "Queremos aumentar nossa presença pelo Brasil e atingir R$ 750 mil em investimentos", projeta.

Flowork reúne grandes marcas e avança operação

Segundo Pocztaruk, meta é se consolidar como ambiente de coworking para companhias inovadoras Segundo Pocztaruk, meta é se consolidar como ambiente de coworking para companhias inovadoras /CLAITON DORNELLES/JC

Em um prédio comercial no Moinhos de Vento, em frente ao Parcão, 500 pessoas de 100 empresas dividem um espaço de cerca de 2,7 mil metros quadrados para criar novos projetos inovadores. A Flowork, especializada em oferecer escritórios privativos mobiliados em ambientes compartilhados, quer se consolidar como um polo de inovação em Porto Alegre.

Entre as empresas ali presentes estão a Movile, a especialista em soluções inovadoras para o varejo Incell, o serviço de autoatendimento Inbenta, o aplicativo de motoboys on-line Loggi, a plataforma de aluguéis on-line Quinto Andar e as empresas Younner e A-Players.

Esqueça aquela visão de que estes espaços de trabalho conjunto precisam ser necessariamente abertos e barulhentos. Ali, a ideia é combinar uma estrutura completa (recepção, copa, limpeza e telefonia), localização e ações de estímulo à geração de novos negócios entre os floworkers.

"Somos um coworking de adultos, com uma proposta premium, salas privadas e tudo personalizado", explica o sócio da Flowork, Daniel Pocztaruk. O resultado disso, explica, é o poder de atração de startups de tecnologia e também de empresas mais maduras e consolidadas no mercado.

(10)

reuniões e café. Para quem deseja apenas um endereço virtual para divulgar e receber correspondências, o custo mensal é de R$ 147,00.

A meta é crescer rápido, tanto que o Flowork já está expandindo e acrescentou recentemente mais 100 cadeiras, passando a ter capacidade de atender 600 pessoas. "Muitas empresas estão buscando espaços para inovação em Porto Alegre, e isso está sendo estimulado por movimentos como o Pacto Alegre", destaca Pocztaruk, que tem ao seu lado, como sócios do projeto, Daniel Goldsztein e Lourenço Paiva.

Em breve, a Flowork abrirá as portas em Curitiba, no Paraná. A nova operação terá 600 m², e a ideia é replicar a receita usada em Porto Alegre: aliar o alto padrão dos escritórios a um ambiente moderno, no qual as empresas do ecossistema têm oportunidade de trocar informações e gerar novos negócios entre si.

AnLab quer apoiar a jornada de transformação na capital gaúcha

Com o conceito anywhere, o AnLab quer fomentar a educação e a inovação em vários locais, acoplando negócios em coworkings por toda cidade. Presente no Tecnopuc, deverá em breve marcar presença também no Instituto Caldeira e na Fábrica do Futuro. "Porto Alegre está vindo com bastante gás. Vejo diversas iniciativas isoladas acontecendo com chance de, no futuro, tornar-se algo grande e relevante até mesmo internacionalmente", projeta Bruno Dornelles, sócio do AnLab.

O AnLab opera produtos da StartSe no Rio Grande do Sul e funciona ainda como um lab de inovação e de parceria para conectar startups com investidores. O público-alvo são as grandes corporações e o principal produto os clubes de inovação. O associado paga uma mensalidade e pode realizar um encontro mensal presencial, além de receber apoio para a aproximação com as startups.

Outro produto comercializado é a trilha de inovação, uma espécie de caminho para as empresas fazerem a transformação digital. "O nosso foco é levar conhecimento e apoiar a entrada das empresas na nova economia", conta o gestor, que tem ao seu lado nesta iniciativa Frederico Renner.

"Queremos atrair pessoas incríveis"

Hauck destaca a ideia de colocar Porto Alegre no mapa de inovação global e de desenvolvimento tecnológico Hauck destaca a ideia de colocar Porto Alegre no mapa de inovação global e de desenvolvimento tecnológico /MARIANA CARLESSO/JC

Ecossistema que une inovação e tecnologia, a Fábrica do Futuro é um dos belos exemplos de como Porto Alegre está avançando na construção de projetos com propósito. O complexo de 4000 m² no 4º Distrito, que nos anos 1940 era a fábrica de enfeites de Natal Wanda Hauck virou a chave, mas manteve a magia. “Eu sempre digo que a gente fabricava enfeites de Natal e, como essa é uma celebração mágica, também fabricávamos sonhos. Agora, na área de tecnologia, continuamos fabricando sonhos”, afirma o CEO da Fábrica do Futuro, Francisco Hauck. O projeto conta com mentores internacionais e conecta o empreendimento com Lisboa, Londres, Miami, Los Angeles, Hong Kong, Milão e mais algumas cidades do mundo. A ideia é colocar Porto Alegre no mapa da inovação global. Uma grande contribuição para isso é a do empreendedor português César Couto Ferreira, que resolveu morar na capital gaúcha ao se encantar com esse projeto. O coração do espaço é o Áudio Porto, eleito o melhor estúdio de gravação e mixagem do Brasil em 2018, liderado pelo terceiro sócio do empreendimento, Rafael Hauck. A Fábrica do Futuro tem como foco apoiar o desenvolvimento de startups, scale-ups e empresas nas áreas de artes, cultura, educação e entretenimento. Inaugurada em março deste ano com um propósito claro. “Queremos reunir pessoas incríveis, capazes de realizar coisas incríveis”, destaca Hauck. Empresas & Negócios – Como surgiu a ideia de transformar esse espaço em um ambiente para o empreendedorismo inovador?

(11)

Francisco Hauck – Foi quase um projeto de evolução natural, meio Darwin, sabe? Esse espaço começou em 1942 como uma fábrica de enfeites de Natal. E desde aquela época, já era uma família alemã trazendo tecnologia de fora para trabalhar então com arte e tecnologia em Porto Alegre, ou seja, criando uma conexão com o mundo. Depois que houve a questão do declínio do mercado da indústria de Natal, em função da entrada dos importadores chineses, ficamos com esse legado. Quando os meus parentes fizeram essa fábrica de Natal, tudo aqui era pântano. Ninguém sabia que o 4º Distrito viria a se tornar hoje esse ambiente voltado à inovação e criatividade. Vejo quase um elemento cósmico. Ninguém começou esse projeto devido ao 4º Distrito ou a vocação de Porto Alegre, simplesmente a história nos botou aqui.

Empresas & Negócios – Como é estar hoje no centro de todo esse movimento pró inovação que acontece em Porto Alegre?

Hauck – Eu admiro muito as pessoas de Porto Alegre. Existe hoje aqui um movimento muito autêntico de universidades, governos e empresas. Acredito que o que faz a diferença são as pessoas e os exemplos práticos. Então nós estamos muito focados na construção da nossa pequena contribuição como movimento para pintar esse quadro geral. Estamos no contexto do Pacto Alegre, participamos sempre que podemos das atividades. Tive a oportunidade de estudar e morar fora do Brasil, em São Francisco (EUA) durante um tempo, mas eu tenho um prazer incrível de voltar e batalhar pela minha terra natal.

Empresas & Negócios – Como vocês gerenciam a Fábrica do Futuro?

Hauck – Somos três mosqueteiros. A Fábrica do Futuro tem um conceito muito original e que foi evoluindo ao longo do tempo na medida que novas pessoas foram ingressando no projeto. Meus sócios são o Rafael, que começou o estúdio Áudio Porto e, com isso, deu início a essa transformação do ambiente do prédio. Ele faz esse trabalho com muita humanidade. E o César Couto Ferreira, empreendedor português que criou uma empresa que fez a primeira venda 100% em um ambiente virtual do mundo (operação de Vcommerce). Ele veio a Porto Alegre para um evento da Áudio Porto, perdeu o voo de volta e começamos a conversar muito. Eu sabia do currículo dele, expliquei que o Brasil é um país onde fazer as coisas podem ser muito difíceis, mas que as recompensas também podem ser enormes. Tínhamos o expertise da arte, da música, da criatividade e a resiliência típicas do brasileiro e nos conectamos com pessoas de fora que nos trouxeram a visão da produtividade, do profissionalismo. Conseguimos agregar os dois mundos. O melhor do Brasil com o melhor da colocação internacional.

Empresas & Negócios – Vocês conduzem a Fábrica do Futuro com muita sensibilidade. Qual o grande diferencial deste projeto na sua visão?

Hauck – Temos uma missão com propósito. Queremos muito juntar prosperidade e sucesso com impacto positivo para as pessoas. Mesmo se apenas 1% da riqueza que eu gerar ficar no meu bolso, os 99% que estarão por aí também afetarão minha vida. Não é utopia, não é política, é matemática pura. Se você trabalhar e confiar em centenas de pessoas que trabalham junto contigo, as coisas vão acontecer. Temos muito forte essa mentalidade da inteligência de rede, a visão da importância dessas simbioses e sistemas que trabalham com foco no benefício do coletivo. Eu sempre digo que a gente fabricava enfeites de Natal e, como o Natal é algo mágico, fabricávamos sonhos. Agora, na área de tecnologia, continuamos fabricando sonhos.

Empresas & Negócios – A Fábrica do Futuro tem muitos mentores globais, e uma visão de atuação global. Como essas conexões acontecem?

Hauck – Hoje em dia, com a tecnologia, não é mais relevante aonde você está, mas com quem está conectado. Transcendemos o limite geográfico. Porto Alegre é uma cidade média, está em um hub interessante pela Conesul, não tem tanto trânsito, enfim, é uma cidade interessante para se viver. Queremos atrair tribos e pessoas que compartilhem a mesma mentalidade que a nossa. Muito mais do que nos encontrar, que elas se encontrarem e descubram novas possibilidades. Somos resultado de uma história autêntica e queremos que milhares de coisas com essa energia aconteçam. Se o ecossistema fala contigo, você vai querer estar ali. Se criarmos um ambiente que atraia talentos, pela filosofia, pela mensagem que passamos, vamos sim atrair pessoas incríveis. E é onde estão as pessoas incríveis que as coisas acontecem. Isso não depende de pátria, de gênero, de nada. Somos um grande bastião de força gravitacional da tribo do futuro, de filósofos, músicos, pintores, matemáticos, programadores de computador, empresários. Reunimos aqui pessoas que planejam fundar uma startup e atuam no nosso coworking, instituições como o Founder Institute que realizam aqui suas atividades, uma incubadora de negócios incrível e agora estamos trabalhando para criar uma aceleradora do futuro. A ideia é justamente ter essa energia de agregar valor e empoderar as startups, gerando conexões internacionais.

(12)

Empresas & Negócios - Como surgiu a ideia de transformar esse espaço em um ambiente para o empreendedorismo inovador? Francisco Hauck - Foi quase um projeto de evolução natural, meio Darwin, sabe? Esse espaço começou em 1942 como uma fábrica de enfeites de Natal. E, desde aquela época, já era uma família alemã trazendo tecnologia de fora para trabalhar então com arte e tecnologia em Porto Alegre, ou seja, criando uma conexão com o mundo. Depois que houve a questão do declínio do mercado da indústria de Natal, em função da entrada dos importadores chineses, ficamos com esse legado. Quando os meus parentes fizeram essa fábrica de Natal, tudo aqui era pântano. Ninguém sabia que o 4º Distrito viria a se tornar, hoje, esse ambiente voltado à inovação e à criatividade. Vejo quase um elemento cósmico. Ninguém começou esse projeto devido ao 4º Distrito ou à vocação de Porto Alegre, simplesmente a história nos botou aqui.

Empresas & Negócios - Como é estar hoje no centro de todo esse movimento pró-inovação que acontece em Porto Alegre?

Hauck - Admiro muito as pessoas de Porto Alegre. Existe, hoje, aqui, um movimento muito autêntico de universidades, governos e empresas. Acredito que o que faz a diferença são as pessoas e os exemplos práticos. Então nós estamos muito focados na construção da nossa pequena contribuição como movimento para pintar esse quadro geral. Estamos no contexto do Pacto Alegre, participamos sempre que podemos das atividades. Tive a oportunidade de estudar e morar fora do Brasil, em São Francisco (EUA), durante um tempo, mas tenho um prazer incrível de voltar e batalhar pela minha terra natal.

Empresas & Negócios - Como é gerenciada a Fábrica do Futuro?

Hauck - Somos três mosqueteiros. A Fábrica do Futuro tem um conceito muito original e que foi evoluindo ao longo do tempo na medida que novas pessoas foram ingressando no projeto. Meus sócios são o Rafael, que começou o estúdio Áudio Porto e, com isso, deu início a essa transformação do ambiente do prédio. Ele faz esse trabalho com muita humanidade. E o César Couto Ferreira, empreendedor português que criou uma empresa que fez a primeira venda 100% em um ambiente virtual do mundo (operação de Vcommerce). Ele veio a Porto Alegre para um evento da Áudio Porto, perdeu o voo de volta e começamos a conversar muito. Eu sabia do currículo dele, expliquei que o Brasil é um país onde fazer as coisas pode ser muito difícil, mas que as recompensas também podem ser enormes. Tínhamos o expertise da arte, da música, da criatividade e a resiliência típicas do brasileiro, e nos conectamos com pessoas de fora que nos trouxeram a visão da produtividade, do profissionalismo. Conseguimos agregar os dois mundos. O melhor do Brasil com o melhor da colocação internacional.

Empresas & Negócios - Vocês conduzem a Fábrica do Futuro com muita sensibilidade. Qual o diferencial do projeto?

Hauck - Temos uma missão com propósito. Queremos muito juntar prosperidade e sucesso com impacto positivo para as pessoas. Mesmo se apenas 1% da riqueza que eu gerar ficar no meu bolso, os 99% que estarão por aí também afetarão minha vida. Não é utopia, não é política, é matemática pura. Se você trabalhar e confiar em centenas de pessoas que trabalham junto com você, as coisas vão acontecer. Temos muito forte essa mentalidade da inteligência de rede, a visão da importância dessas simbioses e sistemas que trabalham com foco no benefício do coletivo. Eu sempre digo que a gente fabricava enfeites de Natal e, como o Natal é algo mágico, fabricávamos sonhos. Agora, na área de tecnologia, continuamos fabricando sonhos.

Empresas & Negócios - A Fábrica do Futuro tem muitos mentores globais e uma visão de atuação global. Como essas conexões acontecem?

Hauck - Hoje em dia, com a tecnologia, não é mais relevante onde você está, mas com quem está conectado. Transcendemos o limite geográfico. Porto Alegre é uma cidade média, está em um hub interessante pelo Conesul, não tem tanto trânsito, enfim, é uma cidade interessante para se viver. Queremos atrair tribos e pessoas que compartilhem a mesma mentalidade que a nossa. Muito mais do que nos encontrarmos, que elas se encontrarem e descubram novas possibilidades. Somos resultado de uma história autêntica e queremos que milhares de coisas com essa energia aconteçam. Se o ecossistema fala contigo, você vai querer estar ali. Se criarmos um ambiente que atraia talentos, pela filosofia, pela mensagem que passamos, vamos, sim, atrair pessoas incríveis. E é onde estão as pessoas incríveis que as coisas acontecem. Isso não depende de pátria, de gênero, de nada. Somos um grande bastião de força gravitacional da tribo do futuro, de filósofos, músicos, pintores, matemáticos, programadores de computador, empresários.

(13)

Para Ferreira, Capital é diferenciada Para Ferreira, Capital é diferenciada Arquivo Pessoal/Divulgação/JC

"Eu acredito muito na inovação que acontece nas cidades médias. É em locais como Porto Alegre, Hamburgo, Berlim, Estocolmo e Amsterdã que está o futuro. Essas cidades não sofrem o que os grandes conglomerados sofrem, e são locais mais acessíveis para viver e trabalhar. Além disso, têm esse potencial de serem fortes, justamente porque gigantes como Google e Facebook e tantas outras operações não vão estar aqui com uma operação gigante, o que faz com que as startups tenham mais chances de se desenvolver e manter seus talentos. Neste sentido, Porto Alegre é uma cidade muito diferenciada, que reúne nas proximidades universidades como Pucrs, Unisinos, Ufrgs e Feevale. Essas instituições são grandes formadoras de talentos, e não ficam atrás das americanas e europeias. A Fábrica do Futuro quer contribuir para esse cenário, trazendo abundância e inteligência coletiva para todos, sempre com a visão da humanização. Somos o primeiro ecossistema de inovação local com ligação tão forte com o mercado global. Aliás, essa sempre foi uma das nossas metas: impactar o mundo e criar pontos que conectem Porto Alegre e o Brasil ao mundo, e vice-versa. Queremos ter aqui todo ciclo de vida das startups, desde que elas nascem até quando alcançam o sucesso."

22/07/2019 | Jornal do Comércio | jornaldocomercio.com | Geral

Patrocínio Pompeia

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/colunas/observador/2019/07/694350-hoteis-gauchos-em-portugal.html Affonso Ritter

As Gurias Coloradas do futebol feminino têm nova parceria: Internacional e Lojas Pompéia estarão unidos, pelo menos, até o final do ano. A marca já esteve estampada nos números das camisas das atletas na vitória por 5 x 1 contra o Audax-SP na Pucrs. Pompeia se acrescenta à Uber, outra parceria exclusiva, além da Nike, Banrisul, Vero, Unimed e Laghetto, que dividem com o futebol masculino.

22/07/2019 | Jornal do Comércio | jornaldocomercio.com | Geral

Congresso do Ensino Privado do Rio Grande do Sul reunirá 2 mil

professores

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/geral/2019/07/694557-congresso-do-ensino-privado-do-rio-grande-do-sul-reunira-2-mil-professores.html O XV Congresso do Ensino Privado Gaúcho deve reunir 2 mil professores, de 24 a 26 de julho em Porto Alegre. O evento é promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS) e abordará o tema "Professor: agente de conexão". Serão 13 palestras e uma feira de produtos e serviços em um espaço de 600 metros quadrados no Centro de Eventos da Pucrs. As novas tecnologias e a educação 4.0 também estarão em destaque, com a palestra de abertura do mestre em Tecnologias Emergentes em Educação e especialista em gestão escolar, José Motta.

O foco do evento será o professor. "Entendemos que chegou o momento de tratar do protagonista que está continuamente na sala de aula, apontando caminhos para seus alunos em cenários muito complexos", explica o vice-presidente do Sinepe-RS, Oswaldo Dalpiaz, coordenador do congresso. Dalpiaz esteve em visita ao Jornal do Comércio nesta segunda-feira (22) para divulgar o evento.

(14)

Unidos pelo melhor transporte

http://autocam.tv.br/2019/07/22/unidos-pelo-melhor-transporte/

A união de quatro empresas possibilitou a inauguração de espaço de Inovação dentro do TECNOPUC em Porto Alegre. Com isso, a ideia é unir cliente, fornecedor, colaboradores e parceiros para juntos desenvolver conceitos e novas maneiras de pensar soluções que visam resolver problemas do setor de transporte de passageiros.

As empresas envolvidas com o projeto são Marcopolo (encarroçadora de ônibus), Ouro e Prata (operadora gaúcha), Rodosoft (desenvolvedora de sistemas e soluções informatizadas para o segmento de transporte rodoviário de passageiros) e Innoscience (consultoria em inovação e estratégia).

O TECNOPUC (Parque Tecnológico da PUC RS) foi escolhido por ser um ambiente colaborativo, com um DNA e ecossistema de inovação, já que lá é possível interagir com startups, o corpo acadêmico local e usufruir de todos os benefícios desse lugar para criar soluções e oportunidades de negócios para o segmento de transporte rodoviário a partir de novas tecnologias. "Temos percebido a necessidade de oferecer cada vez mais soluções de serviços aos passageiros, pensando na experiência e jornada do usuário e por isso, estamos focados em construir isso juntos. A Ouro e Prata é parceira de longa data na geração de inovações, portanto acreditamos ser uma ótima oportunidade de colaboração juntamente com os outros parceiros, além de participar do ecossistema do TECNOPUC", destacou Petras Amaral Santos, Head de Inovação da Marcopolo. Tags Antonio Ferro autobus autocam cheiro de graxa Coluna Innoscience jornauto marcopolo Ouro e Prata Parque Tecnológico da PUC Parque Tecnológico da PUC RS revista Rodosoft TECNOPUC transporte de passageiros últimas notícias Unidos pelo melhor transporte

22/07/2019 | O Sul | osul.com.br | Geral

"Se vira nos 60" vai trazer diversas atividades para a terceira idade

http://www.osul.com.br/se-vira-nos-60-vai-trazer-diversas-atividades-para-a-terceira-idade/

A nova edição do Se Vira nos 60, na próxima quinta-feira (25), na Companhia das Artes, rua dos Andradas, 1780, no Bairro Centro Histórico, a partir das 14h. O evento vai contar com a palestra "Protagonismo e Empoderamento: Ações positivas para pessoa idosa", com a embaixadora e corregedora do Elos que Empoderam, Ivana Lima e o médico especialista em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Além da palestra, o encontro vai promover outras atividades, como sessões de maquiagem, desfiles de vestidos de festas, apresentações de dança e também show de stand-up com o humorista João Carlos Ferreira. A entrada é gratuita.

Se vira nos 60 é uma realização da Unidade de Direitos do Idoso (UDI) e Unidade de Políticas Públicas para Juventude (UPPJ), vinculadas à Diretoria Geral de Direitos Humanos (DGDH) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), tem entrada gratuita. Companhia das Artespalestra Protagonismo e EmpoderamentoSe Vira nos 60

22/07/2019 | OAB/RS | oabrs.org.br | Geral

Projeto ESA Cultural promove lançamento de livro sobre corrupção

no setor privado

http://www.oabrs.org.br/noticias/projeto-esa-cultural-promove-lancamento-livro-sobre-corrupcao-no-setor-privado/30471

Na noite da última sexta-feira (19), o Auditório do OAB/Cubo recebeu o lançamento e a sessão de autógrafos do livro: "O crime de corrupção entre particulares: análise em uma perspectiva internacional em face dos interesses tutelados".

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), por meio do Projeto ESA Cultural, promoveu o evento. A diretora de atividades culturais da Escola, Cristiane da Costa Nery, destacou a importância do projeto: "O nosso objetivo aqui é o de compartilhar conhecimento, abrir as portas para debates e, através do ESA Cultural, isso é possível", afirmou Cristiane.

(15)

O advogado autor da obra, Enrico Sanseverino, fez uma explanação sobre o conteúdo do livro, resultado de sua dissertação de mestrado na Universidade de Coimbra, em Portugal. "Nós ainda não temos esse crime tipificado no Brasil, apesar de ele ser tão importante quanto o da corrupção pública, que hoje em dia é muito falado aqui. Nesse cenário internacional, pude fazer um estudo, comparando as legislações de Portugal e Itália, onde a legislação prevê esse tipo de crime", explica.

Sanseverino estima que no futuro a previsão do crime seja incluída no novo Código Penal. "Acredito que, com a aprovação desse tipo de crime no Brasil, eu possa contribuir com o meu livro para o tema", afirmou.

O escritor agradeceu a oportunidade da ESA/RS de poder lançar seu livro e divulgar seu trabalho. "Sou aluno da Escola desde meus tempos da faculdade na PUC/RS. Sempre acompanhei as atividades promovidas aqui, fico muito agradecido por estarem me recebendo e recebendo meu livro", agradeceu.

Esteve presente o conselheiro federal da OAB, Rafael Canterji.

Sobre o projeto ESA Cultural e como participar

O lançamento do livro é uma realização do Projeto ESA Cultural, que visa à aproximação da advocacia gaúcha com obras de autores advogados(as) gaúchos(as). Durante o evento, a obra é debatida, e, após isso, ocorre a sessão de autógrafos com o autor. As inscrições podem ser realizadas pelo Portal do Aluno através do link portaldoaluno.oabrs.org.br.

Os (as) advogados (as) que quiserem divulgar as suas obras literárias ou atividades culturais devem enviar um e-mail para: esacultural@oabrs.org.br. O ESA Cultural também está aberto para colaboradores de outras áreas que queiram participar. Outras informações, contate a ESA/RS pelo telefone (51) 3287.1831

Fotos e Texto: Evelyn Berndt Assessoria de Comunicação OAB/RS (51) 3287.1867/1821

22/07/2019 | Rádio Tirol | radiotirol.com.br | Geral

Educação | InovaBiotec apresenta pesquisas e inovações na área da

biotecnologia

http://www.radiotirol.com.br/?op=lerNoticia&noticiaId=34144

Ao todo, cerca de 30 atividades foram desenvolvidas entre os dias do evento

A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu entre os dias 16 e 19 de julho cerca de 200 congressistas para participaram do 1° Congresso de Inovação e Biotecnologia, o InovaBiotec. Em sua primeira edição, o evento teve como objetivo promover a discussão de temas atuais sobre biotecnologia e bioprocessos em diferentes áreas. Ao todo, foram realizadas cerca de 30 atividades na instituição.

(16)

Conforme o coordenador do evento, professor doutor Ivan Cunha Bustamante Filho, o Inovabiotec foi além das expectativas. "O objetivo inicial do evento foi atingido: promovemos um ambiente de discussão das novas biotecnologias e estímulo de profissionalização da pesquisa científica. O InovaBiotec foi além, a participação de grandes nomes no evento tornou Lajeado um hub de biotecnologia, permitindo a integração de agentes públicos, pesquisadores, empresas e estudantes. Todos ficaram muito satisfeitos com o resultado", finaliza.

De Porto Alegre, Leticia Marconatto, 35, atua como auxiliar de pesquisa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Ela participou de todos os dias do evento e acredita que foi bem proveitoso. "Este tipo de evento é muito interessante, nos permite conhecer o que está sendo desenvolvido de novo na área, além de nos auxiliar no contato com os especialistas", comentou.

Outra participante do evento foi a professora Giovana Lara Debastiani, 36, de Caxias do Sul. Ela veio para Lajeado em busca das novidades na área da Biotecnologia. "O InovaBiotec nos proporcionou uma aproximação com os pesquisadores e especialistas da área. Além de conhecimento, obtivemos uma visão geral do que está sendo feito no Brasil pela biotecnologia", analisa. Giovana ainda salienta sobre a qualidade da organização: "foi um ótimo evento, com palestrantes renomados e muito bem organizado", finaliza.

Ao longo do evento foram realizadas palestras, minicursos, e apresentações de painéis. O Congresso de Inovação e Biotecnologia - InovaBiotec, é um evento de caráter interinstitucional e contou com a participação de 21 palestrantes, 7 empresas e 28 universidades de 7 estados do Brasil, além de um representante do Chile.

Texto: Vinicius Mallmann Créditos da Foto: Elise Bozzeto Assessoria de Imprensa

Setor de Marketing e Comunicação - Univates

Segmento: Outras Universidades

22/07/2019 | Abrameq | abrameq.com.br | Geral

Promoção da Saúde e Liderança é tema de workshop nesta

terça-feira

http://www.abrameq.com.br/pt/noticias/3597

Ocorre nesta terça-feira (23) o primeiro evento da série workshops de liderança promovido pelo SinmaqSinos em parceria com o Sesi e sindicatos da região.

(17)

e as doenças que dela decorrem, como estresse e outros; os impactos que geram no ambiente de trabalho, como influenciam na qualidade de vida e qual a tendência das organizações de saúde e pesquisa sobre o conceito "Fatores Psicossociais".

O evento tem carga horária de 4 horas, com início às 13h30min e encerramento às 17h30min, sendo destinado aos líderes dos diversos setores empresariais e inclusive, àquele profissional que tem potencial de se tornar um líder no futuro.

Interessados devem contatar com Matheus, pelo fone (51) 3594-2232 ou e-mail matheus@sinmaqsinos.com.br

A parceria prevê mais dois workshops: Workshop 2: o exercício da liderança que ocorrerá no dia 14 de agosto e o Workshop 3: liderança e comunicação assertiva a ocorrer no dia 16 de setembro.

As palestrantes serão:

Cleide Mara Cunha Valente – Assistente Social (CRESS 3792) - Relações Humanas – GEPRO – SESI de Campo Bom desde 1991. Consultora especialista em Dinâmica de Grupos e Jogos Vivenciais. Palestrante Motivacional e Comportamental. Consultora especialista em Dinâmica de Grupos e Jogos Vivenciais. Especialista em Gestão de Responsabilidade Social, atuando no segmento das indústrias há mais de 20 anos, com larga experiência em Desenvolvimento Humano nas organizações.

Patrícia Vaz Ruppenthal – Assistente Social (CRESS 8822) - Relações Humanas – GEPRO - SESI de Campo Bom desde 2012. Consultora com abordagens sobre questões relacionadas à realidade e inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Pós-graduada em Gestão do Social pela Universidade Vale dos Sinos – Unisinos concluída em 2016. Curso de extensão sobre SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento.

22/07/2019 | ACI NH | acinh.com.br | Geral

Paulo Uebel e Jerônimo Goergen estarão quinta-feira no Prato

Principal tratando sobre liberdade econômica

http://www.acinh.com.br/noticia/paulo-uebel-e-jeronimo-goergen-estarao-quinta-feira-no-prato-principal-tratando-sobre-liberdade-economica

Novo Hamburgo/RS - O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, e o deputado federal Jerônimo Goergen, estarão quinta-feira (25) no Prato Principal promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. A reunião-almoço vai tratar sobre "Liberdade econômica" a partir das 11h30min, na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo.

As inscrições podem ser feitas pelo www.acinh.com.br/evento, com investimento de R$ 72,00 para sócios e de R$ 108,00 para não sócios. O patrocínio é de Sicredi Pioneira RS, com apoio Master da Universidade Feevale e colaboração de Fabio Winter & Lu Freitas Image Maker, Stratosom Sonorização e Sucos Petry. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 2108-2108 ou pelo e-mail capacitacao@acinh.com.br .

De Zotti - Assessoria de Imprensa Em 22/07/2019

22/07/2019 | Blog do Sandro | blogdosandro.com | Geral

Sub-13 da UJR/Feevale vence o Guarany

http://www.blogdosandro.com/noticias/view/id/12999/sub13-da-ujrfeevale-vence-o-guarany.html 22 de Julho de 2019 - Categorias de Base

(18)

O último sábado (20) foi movimentado para as categorias de base da UJR/Feevale, com três das suas quatro equipes em quadra pela Liga Gaúcha de Futsal. Na abertura do returno da competição, as partidas foram disputadas em Novo Hamburgo e Santo Ângelo. O dia foi de vitória pela Sub-13 e empate na Sub-11, enquanto que a Sub-17 foi superada.

No Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto, a rodada dupla contra o Guarany, de Espumoso, contou jogos emocionantes e decididos nos detalhes. Superior do inicio ao fim do confronto, a Sub-13 da UJR/Feevale obteve a sua segunda vitória na Liga Gaúcha, ao superar o seu adversário por 4 a 3. Mesmo saindo na frente no placar, a Sub-11 do tricolor hambruguense não conseguiu segurar a pressão do Guarany na etapa final e acabou empatando em 3 a 3.

O terceiro jogo do sábado para a UJR/Feevale foi com a Sub-17. No Ginásio Marcelo Mioso, em Santo Ângelo, o tricolor hambruguense enfrentou a ASAF. Depois de sair perdendo, os garotos de Novo Hamburgo reagiram na etapa final, buscando o empate em 2 a 2. Porém, nos minutos finais, os donos da casa chegaram a vitória, marcando mais duas vezes.

As categorias de base da UJR/Feevale voltam a jogar pela Liga Gaúcha no mês de agosto. No dia 3 de agosto, a Sub-11 e Sub-13 do tricolor hamburguense recebem no Agostinho Cavasotto, a AABB/Grêmio Ball, de Rio Grande. A Sub-15 enfrenta o América, em Caxias do Sul, no dia 5 e a Sub-17 encara o Bella, em casa, no dia 11.

Fonte/Autor: Eduardo Patrick Bettio / Assessoria de Imprensa UJR Tweetar

22/07/2019 | Consumidor RS | consumidorrs.com.br | Geral

Programa Consumidor/RS de 22/07/2019 no Canal 520 da NET

Porto Alegre (O Bah!)

http://www.consumidorrs.com.br/2013/inicial3.php?idnot=55947

Banrisul anuncia recursos do Plano Safra 2019/2020, Hospital Moinhos de Vento amplia serviços do Centro de Oncologia e Café com Lojistas do Sindilojas Porto Alegre são os destaques

O Programa Consumidor/RS desta segunda-feira 22 de julho de 2019, às 21h00, com reapresentações durante a semana (veja grade de programação abaixo), transmitido pelo Canal 520 (O Bah!) da NET Porto Alegre para as cidades de Porto Alegre, Cruz Alta, Capão da Canoa, Canoas, São Leopoldo, Esteio, Gravataí, Alvorada, Viamão, Sapucaia do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Multiplataforma (http://bahtv.com.br/aovivo-e-programacao/) e Portal do Consumidor RS/BR (http://www.consumidorrs.com.br/2013/programacao2.php) em tempo real para o mundo todo, com apresentação e entrevistas do especialista na defesa do consumidor Alexandre Appel, reapresenta o Programa da semana passada a pedido dos internautas que interagiram com a Fanpage do CONSUMIDOR/RS.

A matéria da ampliação dos serviços do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling do Hospital Moinhos de Vento, ação que reforça o atendimento contra o câncer teve destaque entre os compartilhamentos.

PRIMEIRO BLOCO

- Banrisul anuncia recursos do Plano Safra 2019/2020

Com as presenças do Governador do Estado, Eduardo Leite, e do Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, o Banrisul promoveu, na quinta-feira 04 de julho, em Porto Alegre, o Agroshow, iniciativa que apresentou novidades do agronegócio do banco, com o lançamento do plano safra 2019/2020, palestras e campanha institucional.

Também participaram do evento a diretoria do banco, autoridades, especialistas do setor, produtores rurais, instituições ligadas à agropecuária, técnicos conveniados, funcionários do Banrisul e players das cadeias produtivas do agronegócio.

(19)

Inovações e resultados foram apresentados em evento da instituição, destacando investimento de r$ 8 milhões que contempla novo acelerador linear Truebeam,

Em 2016, com a inauguração do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling, o Hospital Moinhos de Vento entregou à sociedade um dos mais modernos núcleos do tratamento do câncer na América Latina, unindo alta tecnologia, profissionais de excelência e cuidado centrado no paciente. Três anos depois, a instituição dá um novo passo na atuação contra a doença, com a ampliação dos serviços. As inovações e resultados obtidos pelo centro foram apresentados em evento que ocorreu na terça-feira (9), no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do hospital, às 19h. Especialistas da instituição falaram sobre o trabalho desenvolvido nos últimos anos, demonstrando os impactos nas taxas de sobrevida dos pacientes.

O destaque foi a inauguração de um novo equipamento Truebeam. O acelerador linear é utilizado em diversas técnicas de radioterapia e radiocirurgia, oferecendo maior precisão para o tratamento de tumores, com um rigor milimétrico, reduzindo danos aos tecidos sadios do entorno. Presente nos maiores centros de oncologia do mundo, a tecnologia faz parte do Hospital Moinhos desde 2016, trazendo importantes resultados no combate ao câncer.

SEGUNDO BLOCO

- Café com Lojistas do Sindilojas Porto Alegre debateu Gestão em RH: A arte em atender

O café com lojistas da quarta-feira 10 de julho, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, abordou três importantes pilares de gestão: engajamento de pessoas, foco em resultados e preparação para mudanças.

A palestra foi proferida por Fernanda Aguiar, consultora empresarial com foco em equipes de alta performance e gestão para resultados.

Fernanda Aguiar é consultora empresarial com foco em equipes de alta performance e gestão para resultados, mestre em gestão e negócios na Unisinos E Université de Poitiers (França). Além disso, é líder de pessoas e gestora de processos, sendo formada em dinâmica de grupos. Também atua como docente do ensino superior e pesquisadora do comportamento

O Programa Consumidor/RS

O programa de TV Consumidor/RS, que completou 20 anos no ar em novembro de 2018, é apresentado pelo comunicador Alexandre Appel, especialista na defesa do consumidor e por Fernanda Appel, no Canal 520 da NET Porto Alegre toda segunda-feira às 21h00, inédito, com duração de 57'30''.

A transmissão se dá para as cidades de veiculação do canal, a saber: Porto Alegre, Cruz Alta, Capão da Canoa, Canoas, São Leopoldo, Esteio, Gravataí, Alvorada, Viamão, Sapucaia do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Multiplataforma (http://bahtv.com.br/aovivo-e-programacao/) e Portal do Consumidor RS/BR (http://www.consumidorrs.com.br/2013/programacao2.php) em tempo real.

O Bah! é um Canal de produção local independente voltado para públicos de todas as idades com atrações de entretenimento, moda, cultura, música, viagens, negócios, além de diversos apresentadores e diferentes linhas comunicação. Os programas tradicionais, originários do Canal 20, foram mantidos na grade, integrando outros que apresentam um novo conceito com linguagens contemporâneas, sem perder o objetivo da programação em privilegiar o localismo e a interação com a comunidade.

O Canal expandiu em número de cidades, com destaque para a região do Vale dos Sinos, e ingressou em novas plataformas de acessibilidade online em qualquer lugar do mundo.

No link TV, acesse a todos os programas Jornal do Consumidor e assista às matérias online onde e quando quiser!

(20)

Vimeo https://vimeo.com/manage/videos?redirected=1

Grade de Programação do Consumidor/RS no Canal 520 da NET Porto Alegre em julho/2019 (as reapresentações sofrem alterações todos os meses)

DIAS DA SEMANA

A área de abrangência do Canal 520 da NET Porto Alegre compreende: Porto Alegre, Cruz Alta, Capão da Canoa, Canoas, São Leopoldo, Esteio, Gravataí, Alvorada, Viamão, Sapucaia do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Multiplataforma atingindo uma população de quase 1 milhão de pessoas.

HORÁRIO Segundas-Feiras CONSUMIDOR/RS - INÉDITO 21h30 Terças-Feiras CONSUMIDOR/RS 12h30 Quartas-Feiras CONSUMIDOR/RS 20h00 Quintas-Feiras CONSUMIDOR/RS 15h00 Sábado CONSUMIDOR/RS 07h30 Domingo CONSUMIDOR/RS 12h00

22/07/2019 | Expansão | expansao.co | Geral

(21)

http://expansaors.com.br/acao-domingo-por-elas-sera-no-dia-28/

Os últimos detalhes para a edição de abertura da ação Domingo por Elas pautaram o encontro desta sexta-feira (19) da Rede Integrada Laço Lilás. No dia 28, das 14h às 17h, profissionais voluntários oferecerão orientações sobre os procedimentos em caso de violência doméstica, dicas sobre saúde bucal para adultos e crianças, além de cortes de cabelo gratuitos. Na programação, está previsto ainda um brechó solidário.

O evento será promovido no Centro de Artes e Esportes Unificados, mais conhecido como Praça Ceu, na Rua do Bosque s/n°, no bairro Boa Saúde, e terá apoio do Sesc/Fecomércio e Sorrifácil.

A procuradora especial da Mulher, vereadora Tita, a coordenadora de seu gabinete, Liliane Machado Kasper, e a servidora da Câmara Carolyne Andersson apresentaram os materiais gráficos que serão disponibilizados na atividade, assim como fizeram o levantamento do que será ofertado para o público que se fará presente. Na atividade haverá estandes e bancas com orientações sobre as possibilidades existentes de socorro às vítimas de violência.

As tratativas da ação foram debatidas por representantes de várias entidades que acompanharam o encontro no Legislativo: Marisa Souza, inspetora de polícia da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (Deam); Lisiana Carraro, do Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) da Feevale; Claudete Schneider, do Conselho da Missão Luterana Primavera; Paula Michele da Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); Mara Eliane Peruffo da Silveira, secretária-adjunta do Comdim; as advogadas Claudia Maria Petry de Faria e Ligia Beatriz Galaschi, integrantes da OAB/NH; a conselheira tutelar Roberta Cornelÿ; Glacira Eli Santos da Silva, presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMDCI); e Eliana Benkenstein, coordenadora das Políticas Públicas para Mulheres de Novo Hamburgo.

Rede Integrada Laço Lilás

A proposta do grupo é trabalhar a prevenção, ampliar e aprimorar seus serviços e fazer com que Novo Hamburgo deixe de ser uma das cidades com o maior número de ocorrências de violência contra a mulher no Estado.

A ideia é realizar outras edições da ação Domingo por Elas nos bairros Canudos e Diehl, localidades com piores índices de agressão no Município. Durante a reunião, foi escolhido como prioridade pelas integrantes da Rede Laço Lilás a luta por um local de acolhimento, que também sirva de refúgio para os filhos daquelas que precisam deixar o seu lar para sobreviver.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

22/07/2019 | Expansão | expansao.co | Geral

Exposição Le Petit Pôa ilustra patrimônios culturais

http://expansaors.com.br/exposicao-le-petit-poa-ilustra-patrimonios-culturais/

Nesta terça-feira, dia 23, o Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz – Centro) recebe a exposição Le Petit Pôa, do hamburguense Tupax. A mostra, gratuita, promete um intercâmbio entre Novo Hamburgo e Porto Alegre, em que o fio condutor é o patrimônio histórico. A exposição Le Petit Pôa apresenta cerca de 26 ilustrações de patrimônios culturais, pontos turísticos e de lugares pitorescos que celebram os 247 anos da capital gaúcha.

O desenho de Tupax alcançou identificação estética própria, tendo como referência o design escandinavo, criado no século XX e proveniente dos países nórdicos. Tal estilo preza pela simplicidade e funcionalidade das cores pastéis, pela luminosidade das cenas e minimalismo das linhas. “A série Le Petit Pôa reúne 40 ilustrações da cidade, compartilhadas em postais e reproduções pelos quatro cantos do mundo”, afirma o artista.

A atividade que é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e conta com a parceria da Galeria Ecarta e da Fundação Ecarta, fica aberta para visitação até 6 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h e sábado, das 9h às 12h.

O artista

Referências

Documentos relacionados

com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma

Na Educação Infantil, as duas primeiras semanas de aula serão destinadas para adaptação, ou seja, uma fase de conhecimento entre professores e alunos, principalmente

Entre as partes, de um lado, a FEDERAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO – FEEESP, CNPJ/MF 06.373.869/0001- 68, entidade sindical de 2º grau e

Há 12 substâncias a serem analisada pelo OA que são: Canja de galinha, líquido secante, sabonete, sangue, cuspe, leite, café, suco de laranja, refrigerante, vômito

Se examinarmos a vida social, levando em conta a totalidade de seus membros, criando normas co- gentes para estimular a cooperação e estabelecer a justiça entre seus

Palavras-chaves: Órtese; Sistema Aberto; Servo Motor; Arduino; Movimento de Pinça; Mão.. Abstract: Diseases with functional sequelae prevent that people perform several

O XPlanner-Plus é uma ferramenta open source baseada na web de planejamento e acompanhamento de projetos para equipes de desenvolvimento ágil, disponível sob licença LGPLv3..

PENNACCHIA 25/03/2008 2 ½ VIAGEM A PORTO ALEGRE PARA PARTICIPAR DO CURSO "ORGANIZAÇÃO E ESTRUTU-. RAÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS" PROMOVIDO