• Nenhum resultado encontrado

Junta de Freguesia da Misericórdia PRIMEIRA INFORMAÇÃO ESCRITA DA PRESIDENTE DA JUNTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Junta de Freguesia da Misericórdia PRIMEIRA INFORMAÇÃO ESCRITA DA PRESIDENTE DA JUNTA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Junta de Freguesia da Misericórdia

PRIMEIRA INFORMAÇÃO ESCRITA

(2)

Junta de Freguesia da Misericórdia 2

ÍNDICE

pág

.

PREÂMBULO 

3

 

HABITAÇÃO E OBRAS, ESPAÇO PÚBLICO, TRÂNSITO, ESTACIONAMENTO 

E SEGURANÇA 

3

  Habitação e Obras

Espaço Público, Trânsito, Estacionamento e Segurança

EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO E AMBIENTE 

4

  Educação Cultura Desporto Ambiente

INTERVENÇÃO SOCIAL 

6

  Infância e Juventude Idosos

Rede Social de Lisboa e Comissão Social de Freguesia

Outras Iniciativas

Economia Local 10 

OUTRAS ATIVIDADES 

10

 

Informação 10 

Modernização Administrativa 10 

(3)

Junta de Freguesia da Misericórdia

3

PREÂMBULO

O presente documento pretende dar conta das atividades desenvolvidas desde a tomada de posse do atual executivo (22 de Outubro de 2013) até ao dia 16 de Dezembro corrente. Efetuaram-se neste período de tempo atividades em que, embora respeitando a

continuidade do trabalho que vinha sendo desenvolvido, se começaram a introduzir as necessárias alterações para o seu alargamento e inovação.

HABITAÇÃO E OBRAS, ESPAÇO PÚBLICO, TRÂNSITO, ESTACIONAMENTO E

SEGURANÇA

Habitação e Obras

Manteve-se o atendimento de população com problemas habitacionais, apoiando-a e alertando as entidades competentes no sentido da sua resolução.

Espaço Público, Trânsito, Estacionamento e Segurança

Foram concluídas as obras de pavimentação do Beco da Rosa e do Largo de Jesus. Foi realizada uma intervenção numa parte do passeio da Rua da Paz e construída uma rampa de acesso para deficiente.

Manteve-se a sensibilização que vem sendo feita junto da Câmara Municipal tendente a uma maior disciplina do trânsito e a uma maior oferta de estacionamento para moradores e comerciantes locais.

(4)

Junta de Freguesia da Misericórdia

4 Manteve-se o atendimento de moradores da Freguesia sobre questões relacionadas com diversas anomalias no espaço público.

Efetuaram-se os normais levantamentos sobre sinalização deficientemente colocada ou caída, problemas de iluminação pública, veículos abandonados, sarjetas entupidas, bocas de incêndio avariadas, anomalias nas redes públicas de distribuição de água, gás, eletricidade, placas toponímicas partidas, etc., deles dando conhecimento à CML e a outras entidades com a competente responsabilidade.

Realizaram-se, no âmbito de delegação de competências da Câmara Municipal, diversas obras de reparação dos pavimentos dos passeios, com vista à sua conservação.

EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO E AMBIENTE

Educação

Participação em reuniões e acompanhamento de problemas existentes no âmbito do funcionamento do Agrupamento Escolar Baixa-Chiado, onde se integram as escolas que abrangem a nossa população escolar.

Mantido o funcionamento regular do CAF na escola Padre Abel Varzim.

Foi mantido o apoio ao estudo das crianças e jovens por parte de voluntários inseridos no projeto R.I.S.O.

Cultura

-Reunião com a Associação Parafernália para um projeto com o comércio local;

- Reunião com o Gabinete “Encruzilhadas de Mundos” para dar início a um projeto de leitura e animação do conto, tendo como objetivo o desenvolvimento da Interculturalidade;

(5)

Junta de Freguesia da Misericórdia

5 Programa Mais Cultura 20013

Realizaram-se as três últimas de dez acções no âmbito do Programa Mais Cultura 2013 da CML em parceria com as Juntas de Freguesia e parceiros locais USU - Universidade Sénior Unisaber e Centros Sociais:

- Oficina de Cinema e Realização com “Os Filhos de Lumiére” - Oficina de Dança Contemporânea, “ O Passeio”

- Apresentação do Monólogo “As Mãos de Eurídice”

Neste período teve lugar a comemoração dos 500 Anos do Bairro Alto. No dia 15 de

Dezembro assinalaram-se os 500 anos sobre a concessão do aforamento para a construção de habitações na zona hoje conhecida como Bairro Alto. Esta iniciativa realizou-se em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação de Comerciantes do Bairro Alto, Associação de Moradores do Bairro Alto e contou com a adesão de várias outras instituições. Foi lançada pelo Grupo Vicra a Revista “Mais Bairro Mais Alto”, um projeto vocacionado para a valorização comercial e a divulgação cultural do Bairro Alto.

Ainda no âmbito desta comemoração teve lugar a Grande Corrida de Atletismo Bairro Alto 500 Anos, promovida pela Associação de Comerciantes, Junta de Freguesia da Misericórdia e Lisboa Clube Rio de Janeiro.

Mantido o regular funcionamento do Espaço cultural Mercês.

Manteve-se a disponibilização de espaço cultural Santa Catarina para exposições a

associações, grupos culturais e artistas, no sentido de dinamizar as iniciativas socioculturais.

Desporto

As atividades desportivas e de lazer também se mantiveram, tendo algumas sido intensificadas. Manteve-se o funcionamento regular de Ballet, Judo, Muay Thai, Movimento e Viola, entre outras;

Mantidas as atividades no Clube Nacional de Natação para toda a população de acordo com o Protocolo estabelecido com a Freguesia;

(6)

Junta de Freguesia da Misericórdia

6 Mantido o apoio as equipas de Futsal da “Escolinhas de Futsal Jaime Cardoso”

Continuou-se a parceria que se vem mantendo com a Escola Passos Manuel, nomeadamente com o ALPA (Antigos Alunos).

Mantido o bom funcionamento dos equipamentos desportivos.

Ambiente

Realizaram-se diversas reuniões e comunicações aos serviços e ao Pelouro da Higiene Urbana da Câmara Municipal, sobre problemas relacionadas com a limpeza da Freguesia. Manteve-se a colaboração com a PSP, Câmara Municipal e outras entidades, no sentido de um controlo mais eficaz sobre licenciamentos, renovação de licenciamentos e condições de funcionamento de estabelecimentos comerciais.

Continuou a presença assídua da Junta no tocante aos problemas ambientais causados por alguns bares que perturbam a tranquilidade dos moradores.

INTERVENÇÃO SOCIAL

Infância e Juventude

Continuaram as actividades programadas no âmbito do Intervir, Programa Municipal de Prevenção de Comportamentos de Risco na Infância e Juventude na Cidade de Lisboa: - Actividades variadas, com o objectivo de promover o treino de competências pessoais e sociais na população infantil e juvenil;

- Atendimentos de Psicologia com vista ao desenvolvimento de competências parentais; - Realização de duas acções de Sensibilização:

- Sexualidade e outros comportamentos de Risco, nomeadamente o abuso de substâncias Psico-Ativas e Doenças Sexualmente Transmissíveis

(7)

Junta de Freguesia da Misericórdia

7 - Tarefas da Adolescência (Identidade, e Identificação Sexual) e Problemáticas na Adolescência (Ansiedade e Depressão)

Continuou a representação e a participação nos grupos de trabalho da CPCJ – Lisboa – Centro.

A Junta de Freguesia da Misericórdia contribuiu para a organização e realização do Evento Desportivo da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lisboa- Centro, no dia 16 de Novembro, com o objectivo de promover o convívio lúdico entre técnicos que intervêm no âmbito da promoção e protecção das crianças e jovens e alguns dos respectivos jovens. Este encontro teve a participação de mais de 70 crianças e jovens e de 40 técnicos e agentes da PSP.

Participação na Reunião da Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco. Chá de Brincar

Foi feita uma recolha de brinquedos através da realização de chá lúdico com a população da freguesia com o objectivo de fazer chegar às crianças mais carenciadas um brinquedo na época natalícia.

Idosos

A tradicional Festa de Natal foi este ano organizada pela PSP com a colaboração da Junta da Misericórdia. A comemoração realizou-se no Auditório da Associação Nacional de Farmácias e constou de uma tarde de apresentação de variedades com a participação dos diferentes parceiros Sociais. O convívio, também intergeracional, terminou com a distribuição de um lanche à população.

No âmbito das celebrações de Natal, a Junta de Freguesia adquiriu produtos alimentares e constituiu 500 cabazes, que foram posteriormente atribuídos aos moradores com reduzidos recursos económicos.

No âmbito do Programa “Envelhecimento Activo e Saudável”, continuaram as diferentes actividades, com o objectivo de promover a qualidade de vida do Idoso mantendo-se as suas capacidades cognitivas e de mobilidade. Estabeleceu-se protocolo com o Clube Nacional de Natação para a frequência de hidroginástica por pessoas com mais de 55 anos de idade.

(8)

Junta de Freguesia da Misericórdia

8 Ainda no mesmo âmbito, manteve-se, em parceria com o Centro de Saúde e com o Lisboa Clube Rio de Janeiro, o Projecto “Ganhar Mobilidade/Prevenir Acidentes”, em que os idosos fizeram ginástica apropriada à melhoria da sua mobilidade.

Manteve-se o protocolo com a Universidade Sénior “UNISABER”, para pessoas com mais de 55 anos. A UNISABER apresenta e desenvolve um programa lectivo com disciplinas variadas,

visitas de estudo para os seus alunos e palestras abertas à população.

Rede Social de Lisboa e Comissão Social de Freguesia

A Junta de Freguesia da Misericórdia esteve presente na reunião da Rede Social de Lisboa no âmbito da Plataforma para o Envelhecimento da Cidade de Lisboa.

Foi pedida uma reunião ao Núcleo Executivo da Rede Social de Lisboa para iniciar os procedimentos para a instalação da Comissão Social da Freguesia da Misericórdia.

Outras Iniciativas

Mantido o banco de bens doados (recolha de vestuário, mobiliário e eletrodomésticos e alimentos e atribuição a pessoas carenciadas da freguesia) no âmbito do Projeto R.I.S.O. Mantido o funcionamento da Loja Social no âmbito do Projeto R.I.S.O.

Manteve-se o Programa Desperdício Zero (distribuição pelas populações carenciadas de alimentos confecionados), que teve início em Julho de 2012 e que somou, no período a que agora nos estamos a referir, aproximadamente 5600 refeições. O Programa foi recentemente reforçado com mais duas instituições apoiantes (Pastelaria Bénard e Padaria do Chefe), sendo que este reforço se destina a lanches de idosos do Centro Social e Paroquial de São Paulo e a crianças e jovens do Projecto +Skillz.

(9)

Junta de Freguesia da Misericórdia

9 A parceria entre a Junta de Freguesia da Misericórdia e a PSP- 1ª Divisão possibilitou a beneficiação das Instituições: Centro Social e Paroquial de Santa Catarina, Centro Social e Paroquial das Mercês, Centro Social e Paroquial de S. Paulo e o Lisboa Clube Rio de Janeiro de produtos farmacêuticos doados pela Polícia de Segurança Pública – 1 ª Divisão.

Continuou o atendimento social aos moradores da Freguesia, tendo aumentado

exponencialmente os apoios concedidos aos mais carenciados, mercê do Programa Municipal de Emergência Social.

Mantido o atendimento de psicologia à população.

As Técnicas da Santa Casa da Misericórdia continuaram os seus atendimentos como habitualmente.

O Executivo fez o normal atendimento à população.

Continuou a funcionar na sede da Junta o Banco Alimentar Contra a Fome. A

responsabilidade da selecção das famílias que recebem este cabaz pertence ao Centro Social Paroquial de Santa Catarina, não tendo a Junta qualquer interferência. Apenas disponibiliza as instalações para a guarda e distribuição dos alimentos

Manteve-se o serviço Lx Porta-a-Porta.

O serviço de informação jurídica à população manteve-se, sendo muitos os moradores que a ele recorrem, em grande parte por causa da nova legislação dos arrendamentos.

Foram encetados contactos para a constituição da nova Comissão Social de Freguesia da Misericórdia.

Continuaram a decorrer nas instalações da Junta as reuniões dos Narcóticos Anónimos. Manteve-se o apoio ao Grupo Coral da Junta.

(10)

Junta de Freguesia da Misericórdia

10

Economia Local

Foram mantidas as feiras do Príncipe Real de acordo com o protocolo de Delegação de competências.

Deu-se inicio ao evento Natal do Cais do Sodré ao Príncipe Real com: Garage Sale, Mostras de artesanato, designe e produtos Gourmet nas Praças de S. Paulo, Praça do Príncipe Real, Praça das Flores e Calçada da Bica Grande.

Realizaram-se reuniões com a Associação de Comerciantes do Bairro Alto;

OUTRAS ATIVIDADES

Informação

A difusão da informação foi efetuada através de documentos afixados nas diversas vitrinas localizadas na freguesia.

Procedeu-se à consulta a algumas empresas com vista à criação do site da Freguesia da Misericórdia.

Modernização Administrativa

A modernização administrativa da nova Junta da Misericórdia obriga à implementação de novas tecnologias que visam melhorar os serviços prestados à população. Neste sentido foi efetuado um estudo dos requisitos informáticos exigidos e um levantamento ao material existente nas quatro delegações da Junta de Freguesia.

Mantiveram-se as assessorias técnicas em áreas fundamentais, tais como POCAL e informática.

(11)

Junta de Freguesia da Misericórdia

11

Posto Público de Internet

Manteve o acesso gratuito à internet por parte da população.

A Presidente

Referências

Documentos relacionados

O modo Automático Inteligente é o modo de disparo automático mais recente, que faz uso de múltiplas tecnologias Canon incluindo Detecção de Cenário, Detecção de Movimento

car o que ocorreu para os parâmetros altura (Tabela 1) e diâmetro do colo (Tabela 2), que para esta épo- ca de avaliação (240 dias), a inoculação com os dois fungos (Glomus clarum

Municípios de Vale do Douro sul para instalação da Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos de Paúves - Cinfães), sito nos limites do lugar de Santa

1- Para efeitos do disposto diploma, considera-se esplanada a instalação na via pública de mesas e cadeiras destinadas a apoiar exclusivamente estabelecimentos de hotelaria

solium e a reatividade de anticorpos IgG, em amostras séricas de pacientes com NC e controles, frente aos extratos salinos de populações de metacestódeos provenientes de

Jociara Correia informa que o CRA-AL e a empresa Atacadão Distribuição Comercial e Industrial Ltda., são clientes da atual Assessoria Jurídica deste regional, e

Todas as paredes externas serão lixadas, receberão 1 demão de selador especial da SUVINIL, SUVIFLEX e serão pintadas com 02 ou 03 demãos de tinta acrílica da

• Além da funcionária administrativa a Junta contou com 6 funcionários, sendo um capataz, 4 funcionários colocados ao abrigo do programa PROSA da Agência para