• Nenhum resultado encontrado

EFICIÊNCIA E SELETIVIDADE DE HERBICIDAS APLICADOS EM GRAMA BERMUDA PARA O CONTROLE DE ERVA-CAPITÃO E TREVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EFICIÊNCIA E SELETIVIDADE DE HERBICIDAS APLICADOS EM GRAMA BERMUDA PARA O CONTROLE DE ERVA-CAPITÃO E TREVO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

VII SIGRA - Simpósio sobre Gramados

Botucatu – SP, Brasil, 09 a 10 de junho de 2015.

EFICIÊNCIA E SELETIVIDADE DE HERBICIDAS APLICADOS EM

GRAMA BERMUDA PARA O CONTROLE DE ERVA-CAPITÃO E TREVO

Cleber Daniel de Goes Maciel

(1)

; André Augusto Pazinato da Silva

(2)

; Ricardo André

Kloster Karpinski

(2)

; Enelise Osco Helvig

(3)

; Carlos Rafael Brandalize Soares

(3)

& Luiz

Gustavo Munhoz

(4)

(1) Professor Adjunto, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, CEP: 85040-080, Guarapuava, PR, cmaciel@unicentro.br; (2) Mestrandos, Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, CEP: 85040-080, Guarapuava, PR, andrepazinato0@gmail.com, ra-karpinski@hotmail.com; (3) Graduanda do Curso de Agronomia, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, CEP: 85040-080, Guarapuava, PR, ene_osco@hotmail.com, rafael_soares2@hotmail.com; (4) Graduando do Curso de Técnico em Agropecuária, Colégio Agrícola Estadual Arlindo Ribeiro,

CEP: 85045-640, Guarapuava, PR, guga.gustavinho123@hotmail.com. RESUMO

Na implantação e manutenção de gramados, o controle de plantas daninhas é um dos maiores problemas para os consumidores ou profissionais do ramo de gramados. O trabalho teve como objetivos avaliar a eficiência e seletividade de herbicidas para o controle das plantas daninhas erva-capitão (Hydrocotyle bonariensis) e trevo (Oxalis

corniculata) em grama Bermuda. O experimento foi

desenvolvido a campo em área sombreada, localizada na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Guarapuava/PR, utilizando vasos com unidade experimental. O delineamento foi o inteiramente casualizado, com dezesseis tratamentos herbicidas e três repetições. Os herbicidas Kapina® e Kapina Plus® foram altamente seletivos à grama Bermuda, mas apenas o Kapina Plus®, controlou satisfatoriamente a erva-capitão e o trevo aos 25 DAA, utilizando 2550 mL ha-1. Roundup Original® causou a morte da grama Bermuda e foi apenas eficiente no controle de trevo. Plateau® e Contain® foram fitotóxicos para grama Bermuda e ineficientes para erva-capitão e trevo.

Palavras-chave: Cynodon dactylon, Hydrocotyle bonariensis, Oxalis corniculata.

INTRODUÇÃO

O município de Guarapuava fica localizado na região sul do Brasil, Centro-Oeste do Paraná, terceiro planalto, zona fisiográfica dos Campos Gerais. Nessa região, entre as plantas daninhas

prevalecentes de gramados encontram-se a erva-capitão (Hydrocotyle bonariensis) e o trevo (Oxalis

corniculata) (HELVING et al., 2014).

Segundo Guang (2000), o controle de plantas daninhas é um componente chave no sucesso de qualquer programa de manejo de gramado, onde existem vários herbicidas podem ser utilizados. Entretanto, Deuber (1997) e Christoffoleti & Aranda (2001), mencionam a escassez de estudos no Brasil sobre o manejo de plantas daninhas em gramados e a seletividade de herbicidas.

As plantas invasoras crescem juntamente com a grama e podem implicar em perdas diretas, pela competição por água, luz, CO2 e nutrientes, assim como podem exercer inibição química sobre o desenvolvimento do gramado e ainda prejudicar a aparência do mesmo, perdendo valor comercial (Henriques, 2003).

Kojoroski-Silva et al. (2011), mencionaram que o gênero Cynodon encontram-se entre as principais espécies de grama utilizada no Brasil para a formação de jardins e campos esportivos. No entanto, podendo também ser encontrada em obras públicas, parques industriais e áreas residenciais.

O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência e a seletividade de herbicidas aplicados em grama bermuda para o controle de erva-capitão e trevo.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido a campo em condição de área sombreada por copa de árvores. O delineamento experimental utilizado foi o

(2)

inteiramente casualizado, com dezesseis tratamentos e três repetições, constituídos pelos herbicidas imazapyr nas formulações Kapina® (750, 1500 e 2250 mL ha-1) e Kapina Plus® (750, 1500 e 2250 mL ha-1), Contain® (500, 1000 e 1500 mL ha-1), imazapic (Plateau® 70, 140 e 210 g ha-1), glyphosate (Roundup Original® 1000, 2000 e 3000 mL ha-1) e uma testemunha sem aplicação. As unidades experimentais foram representadas por vasos com 5,0 kg de solo juntamente com as plantas daninhas erva-capitão (Hydrocotyle bonariensis), trevo (Oxalis corniculata) e a grama bermuda (Cynodon

dactylon), as quais na aplicação dos tratamentos

encontravam se em pleno vigor vegetativo.

As aplicações foram realizadas aos 02/04/2015, utilizando-se um pulverizador costal pressurizado a CO2, equipado com duas pontas TTi 110.015 (Teejet®), espaçadas entre si em 0,5 m e a 0,5 m de altura das folhas do gramado, constituindo taxa de aplicação de 200 L ha-1. As unidades experimentais haviam sido irrigadas um dia anterior à aplicação, e aplicações efetuadas das 16:00 as 16:30 hs, onde a média da umidade relativa do ar, temperatura e velocidade dos ventos foram, respectivamente, de 64,3 %; 24,9 ºC e 1,5 km h-1.

As características avaliadas foram: porcentagem de fitointoxicação da grama e controle das plantas daninhas, por meio de escala de notas visuais (SBCPD, 1995), onde 0% correspondeu à ausência de injúrias e 100% à morte das plantas aos 5, 10, 15, 20 e 25 DAA (dias após aplicação) e matéria seca da parte aérea (MSPA) aos 28 DAA (g/unidade experimental).

A matéria seca da parte aérea da superfície da grama e plantas daninhas foi coletada e acondicionada em sacos de papel, com posterior secagem em estufa de circulação forçada de ar, por período de 72 horas a 65 °C.

Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F e suas médias comparadas pelo teste de agrupamento de Scott-Knott, a 5% de probabilidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para erva-capitão, nenhum dos herbicidas e suas respectivas dosagens estudadas apresentaram níveis de controle eficientes até os 25 DAA, apesar de todos os tratamentos reduzirem significativamente a MSPA e o número de novas plântulas emergidas (Tabela 1). Para a referida espécie, o máximo de controle obtido foi com o herbicida imazapyr na formulação Kapina Plus®, utilizado a dosagem de 2550 mL ha-1, onde os danos causados caracterizou-se apenas como nível satisfatório (81%) aos 25 DAA, apesar de ter inibido totalmente a emergência de novas brotações e suprimido o desenvolvimento da MSPA, em torno de 68%. Portanto, de forma

geral, apesar da baixa eficiência de controle da erva-capitão, o herbicida imazapyr Kapina Plus®, nas dosagens 1500 e 2250 mL ha-1, assim como a maior dose da formulação Kapina® (2250 mL ha-1) foram significativamente superiores ao Contain®, imazapic (Plateau®) e glyphosate (Roundup Original®).

Para o trevo, o controle total da espécie foi obtido com Roundup Original® a partir dos 15 DAA, para todas as dosagens estudadas (Tabela 2). O herbicida imazapyr na formulação Kapina Plus®, novamente somente atingir nível satisfatório (81%) aos 25 DAA, quando utilizado com 2550 mL ha-1. De forma semelhante ao ocorrido com a erva-capitão, todos os demais herbicidas apresentaram eficiência insatisfatória no controle de trevo para todas as épocas de avaliações.

Os maiores níveis de injúrias na grama Bermuda foram constatados para o Roundup Original®, em todas as doses avaliadas, sendo que 2,0 e 3,0 L ha-1 praticamente causaram a morte da parte aérea da grama entre 20 e 25 DAA (Tabela 3). Os sintomas visuais de fitointoxicação do herbicida Contain® também foram bastante severos, principalmente nas dosagens de 1,0 e 1,5 L ha-1, sendo apenas inferiores aos glyphosate, uma vez que caracterizaram fitointoxicação na ordem de 52% e 65%, respectivamente, aos 25 DAA. O herbicida Plateau® apresentou comportamento fitotóxico semelhante ao Contain®, sendo no comparativo apenas inferior em praticamente 50% dos danos aos 20 e 25 DAA. Entretanto, foi o herbicida que menos suprimiu a formação de MSPA da grama Bermuda.

As formulações dos herbicidas Kapina® e Kapina Plus® foram altamente seletivas a grama Bermuda, diferindo significativamente dos demais herbicidas, e apresentando apenas pequenas injúrias visuais inferiores a 5% somente até os 10 DAA (Tabela 3). Maciel et al. (2012; 2013) também registraram alta seletividade das formulações dos herbicidas Kapina® e Kapina Plus® para a grama Bermuda em trabalho a campo e casa-de-vegetação, onde foram mantidos níveis adequados para preservação da estética visual.

CONCLUSÕES

Os herbicidas Kapina® e Kapina Plus® foram altamente seletivos à grama Bermuda, mas apenas o Kapina Plus®, controlou satisfatoriamente a erva-capitão e o trevo aos 25 DAA, utilizando 2550 mL ha-1. Roundup Original® causou a morte da grama Bermuda e foi apenas eficiente no controle de trevo. Plateau® e Contain® foram fitotóxicos para grama Bermuda e ineficientes para erva-capitão e trevo.

REFERÊNCIAS

CHRISTOFFOLETI, P. J.; ARANDA, A. N. Seletividade de herbicidas a cinco tipos de gramas.

(3)

Planta Daninha, Viçosa, v. 19, n. 2, p. 273-278,

2001.

DEUBER, R. Manejo de plantas daninhas em áreas não agrícolas. In: Ciência das Plantas Infestantes: manejo. Campinas: Edição do autor, v. 2, 1997. p. 273-275.

GUANG, X. A set of technology for weed control in golf turf. In: Third International Weed Science Congress, 3., 2000, Foz do Iguassu. Abstracts… Foz do Iguassu, Brazil, 6p. CD-ROM.

HELVING, E. O.; OLIVEIRA, C. N. M.; DUDA, D. E.; MACHADO, J. E. ; SOUZA, J. I.; MACIEL, C. D. G. Levantamento de plantas daninhas de grama sempre verde em diferentes épocas no município de Guarapuava/PR. In: XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 29, 2014, Gramado,

Resumos..., Gramado: SBCPD, 2014. (CD-ROM).

HENRIQUES, E.S. Principais pragas, doenças e plantas daninhas dos gramados cultivados. In: I

Sigra - Simpósio Sobre Gramados: Produção,

Implantação e Manutenção. FEPAF: Botucatu. p.48-55, 2003.

KOJOROSKI-SILVA, C. M.; SCHEFFER-BASSO, S. M.; CARNEIRO, C. M.; GUARIENTI, M. Desenvolvimento morfológico das gramas esmeralda, são carlos e tifton 419. Ciência e

Agrotecnologia, v. 35, n. 3, p. 471-477, 2011.

MACIEL, C.D.G.; SAPIA, J.G.; KONDO, P.N.Y; BENITES, W.L.S.; PEREIRA, J.A.A.; BIRCK, V.E.W.; SILVA, A.F. Seletividade dos herbicidas Kapina® e Kapina Plus® aplicados em fairway de grama bermuda Tifway 419. Revista Brasileira de

Herbicidas, v.11, n.3, p.316-321, 2012.

MACIEL, C.D.G.; SAPIA, J.G.; KONDO, P.N.Y; BENITES, W.L.S.; PEREIRA, J.A.A.; BIRCK, V.E.W.; SILVA, A.F. Seletividade e eficácia dos herbicidas Kapina® e Kapina Plus® no controle de tiririca em gramas bermuda e esmeralda. Revista Brasileira de Herbicidas, v.12, n.1, p.39-46, 2013. SBCPD - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas. Procedimentos para instalação,

avaliação e análise de experimentos com herbicidas. 1ª ed. Londrina: SBCPD, 1995. 42p.

HENRIQUES, E.S. Principais pragas, doenças e plantas daninhas dos gramados cultivados. In: I

Sigra - Simpósio Sobre Gramados: Produção,

Implantação e Manutenção. FEPAF: Botucatu. p.48-55, 2003.

KOJOROSKI-SILVA, C. M.; SCHEFFER-BASSO, S. M.; CARNEIRO, C. M.; GUARIENTI, M. Desenvolvimento morfológico das gramas esmeralda, são carlos e tifton 419. Ciência e

Agrotecnologia, v. 35, n. 3, p. 471-477, 2011.

MACIEL, C.D.G.; SAPIA, J.G.; KONDO, P.N.Y; BENITES, W.L.S.; PEREIRA, J.A.A.; BIRCK, V.E.W.; SILVA, A.F. Seletividade dos herbicidas

Kapina® e Kapina Plus® aplicados em fairway de grama bermuda Tifway 419. Revista Brasileira de

Herbicidas, v.11, n.3, p.316-321, 2012.

MACIEL, C.D.G.; SAPIA, J.G.; KONDO, P.N.Y; BENITES, W.L.S.; PEREIRA, J.A.A.; BIRCK, V.E.W.; SILVA, A.F. Seletividade e eficácia dos herbicidas Kapina® e Kapina Plus® no controle de tiririca em gramas bermuda e esmeralda. Revista Brasileira de Herbicidas, v.12, n.1, p.39-46, 2013. SBCPD - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas. Procedimentos para instalação,

avaliação e análise de experimentos com herbicidas. 1ª ed. Londrina: SBCPD, 1995. 42p.

(4)

Tabela 1 - Controle (%) de erva-capitão (H. bonariensis), número de novas plântulas emergidas e matéria

seca da parte aérea (MSPA), e respectivas porcentagens de redução (valores de % entre parênteses), em relação à testemunha sem aplicação.

Tratamentos Dosagem mL p.c. ha-1 Controle (H. bonariensis) (%) N° Plts (novas) 28 DAA MSPA (g) 28 DAA 5 DAA 10 DAA 15 DAA 20 DAA 25 DAA

1. Kapina®1/ 750 4,3 E 16,0 D 31,0 B 36,0 C 46,0 C 3,7 B (49,3%) 9,0 C (50,3%) 2. Kapina® 1500 8,7 D 22,7 C 39,3 B 44,3 C 56,0 B 4,3 B (41,1%) 8,5 C (53,0%) 3. Kapina® 2250 16,0 B 34,3 A 60,0 A 71,0 A 72,7 A 3,3 B (54,8%) 8,1 C (50,2%) 4. Kapina Plus®1/ 750 9,3 D 24,3 C 55,0 A 59,3 B 66,0 B 0,7 C (90,4%) 7,0 C (61,3%) 5. Kapina Plus® 1500 12,0 C 30,3 B 63,3 A 67,7 A 73,7 A 0,0 C (100%) 6,5 D (64,1%) 6. Kapina Plus® 2250 22,0 A 34,3 A 60,0 A 72,7 A 81,0 A 0,0 C (100%) 5,8 D (68,0%) 7. Contain®2/ 500 3,7 F 6,0 F 40,0 B 41,0 C 46,0 C 0,7 C (90,4%) 8,6 C (52,5%) 8. Contain® 1000 5,0 E 8,7 F 53,3 A 51,7 B 62,0 B 3,0 B (59,0%) 8,4 C (53,6%) 9. Contain® 1500 8,7 D 12,0 E 48,3 A 55,0 B 61,7 B 3,7 B (49,3%) 7,9 C (56,3%) 10. Plateau®3/ 70 3,0 F 11,0 E 33,3 B 33,3 C 38,3 C 6,0 A (17,8%) 13,7 B (24,3%) 11. Plateau® 140 3,0 F 16,0 D 37,7 B 38,7 C 44,7 C 3,3 B (54,8%) 13,2 B (27,1%) 12. Plateau® 210 10,3 D 21,0 C 42,7 B 44,3 C 47,7 C 2,3 B (68,5%) 12,3 B (32,0%) 13. Roundup Original®4/ 1000 6,0 E 11,0 E 36,0 B 38,7 C 42,7 C 4,3 B (41,1%) 5,6 D (69,0%) 14. Roundup Original® 2000 9,3 D 16,0 D 36,7 B 41,0 C 46,0 C 3,0 B (59,0%) 6,2 D (65,7%) 15. Roundup Original® 3000 10,0 D 18,7 D 48,3 A 54,7 B 60,3 B 3,3 B (54,8%) 6,5 D (64,1%) 16. Testemunha - 0,0 G 0,0 G 0,0 C 0,0 D 0,0 D 7,3 A 18,1 A Fcal 65,823* 78,443* 9,482* 26,272* 39,194* 8,344* 22,675* CV (%) 14,22 10,92 20,14 12,77 9,91 39,75 13,98

- DAA = Dias Após Aplicação. 1/2/= imazapyr; 3/= imazapic; 4/= glyphosate. *Médias na mesma coluna seguidas de letras iguais não diferem entre si, a 5% de probabilidade pelo teste de agrupamente médias de Scott-Knott. NS = não significativo.

Tabela 2 - Controle (%) de trevo (O. corniculata), número de novas plântulas emergidas e matéria seca da

parte aérea (MSPA), e respectivas porcentagens de redução (valores de % entre parênteses), em relação à testemunha sem aplicação.

Tratamentos

Dosagem mL p.c.

ha-1

Controle (O. corniculata) (%)

MSPA (g) 28 DAA 5 DAA 10 DAA 15 DAA 20 DAA 25 DAA

1. Kapina®1/ 750 3,0 F 6,0 G 34,3 D 37,7 F 43,7 G 0,309 A (25,9%) 2. Kapina® 1500 5,0 F 8,7 F 42,7 C 46,0 E 56,0 E 0,201 A (51,8%) 3. Kapina® 2250 10,3 E 12,7 E 49,3 C 53,7 D 65,3 D 0,255 A (38,8%) 4. Kapina Plus®1/ 750 9,3 E 8,7 F 43,3 C 61,0 C 68,7 D 0,318 A (23,7%) 5. Kapina Plus® 1500 9,3 E 14,3 E 49,3 C 59,3 C 72,0 C 0,261 A (37,4%) 6. Kapina Plus® 2250 14,3 D 17,0 D 71,7 B 78,7 B 83,3 B 0,135 B (67,6%) 7. Contain®2/ 500 0,0 G 0,0 H 18,3 F 21,0 G 25,3 I 0,298 A (28,5%) 8. Contain® 1000 0,0 G 0,0 H 33,7 D 40,3 F 44,3 G 0,262 A (37,2%) 9. Contain® 1500 0,0 G 0,0 H 37,7 D 38,3 F 49,3 F 0,205 A (50,8%) 10. Plateau®3/ 70 0,0 G 0,0 H 15,0 F 16,0 G 20,0 J 0,333 A (20,1%) 11. Plateau® 140 0,0 G 0,0 H 17,7 F 23,3 G 26,7 I 0,304 A (27,1%) 12. Plateau® 210 0,0 G 0,0 H 26,0 E 32,7 F 35,3 H 0,338 A (18,9%) 13. Roundup Original®4/ 1000 32,7 C 89,3 C 100,0 A 100,0 A 100,0 A 0,009 C (97,8%) 14. Roundup Original® 2000 36,0 B 94,3 B 100,0 A 100,0 A 100,0 A 0,000 C (100%) 15. Roundup Original® 3000 40,3 A 98,3 A 100,0 A 100,0 A 100,0 A 0,000 C (100%) 16. Testemunha - 0,0 H 0,0 H 0,0 G 0,0 H 0,0 K 0,417 A Fcal 389,680* 3237,570* 139,614* 216,435* 356,237* 9,602* CV (%) 12,18 5,06 9,99 7,23 5,05 31,61

- DAA = Dias Após Aplicação. 1/2/= imazapyr; 3/= imazapic; 4/= glyphosate. *Médias na mesma coluna seguidas de letras iguais não diferem entre si, a 5% de probabilidade pelo teste de agrupamente médias de Scott-Knott. NS = não significativo.

Tabela 3 - Fitointoxicação e matéria seca da parte aérea (MSPA) da grama Bermuda, e respectivas

porcentagens de redução (valores de % entre parênteses), em relação à testemunha sem aplicação.

Tratamentos Dosagem mL p.c. ha-1 Fitointoxicação (%) MSPA (g) 28 DAA 5 DAA 10 DAA 15 DAA 20 DAA 25 DAA

1. Kapina®1/ 750 0,0 E 0,0 F 0,0 F 0,0 H 0,0 H 13,2 A (6,40%) 2. Kapina® 1500 3,0 D 3,0 E 0,0 F 0,0 H 0,0 H 13,3 A (5,70%) 3. Kapina® 2250 3,0 D 3,0 E 0,0 F 0,0 H 0,0 H 9,3 B (34,0%) 4. Kapina Plus®1/ 750 3,0 D 2,0 F 0,0 F 0,0 H 0,0 H 10,2 B (27,6%) 5. Kapina Plus® 1500 3,7 D 5,0 E 2,0 F 0,0 H 0,0 H 9,6 B (32,0%)

(5)

6. Kapina Plus® 2250 6,0 C 5,0 E 7,0 E 3,7 H 0,0 H 9,9 B (29,8%) 7. Contain®2/ 500 3,0 D 5,0 E 10,3 E 19,3 F 26,0 F 9,8 B (30,5%) 8. Contain® 1000 3,7 D 8,7 D 17,0 D 40,3 D 52,0 E 10,3 B (27,0%) 9. Contain® 1500 5,0 C 9,3 D 19,3 D 49,3 C 65,0 D 8,8 B (37,6%) 10. Plateau®3/ 70 3,0 D 7,0 D 11,7 E 14,3 G 12,7 G 12,1 A (14,2%) 11. Plateau® 140 4,3 C 11,0 C 17,7 D 24,3 E 26,0 F 10,2 B (27,6%) 12. Plateau® 210 5,0 C 12,7 C 20,0 D 27,7 E 37,7 F 9,1 B (35,4%) 13. Roundup Original®4/ 1000 5,0 C 11,0 C 37,7 C 42,7 D 73,3 C 9,5 B (32,6%) 14. Roundup Original® 2000 8,0 B 22,7 B 73,0 B 78,7 B 88,7 B 10,6 B (25,0%) 15. Roundup Original® 3000 12,7 A 32,7 A 88,3 A 92,0 A 98,3 A 10,4 B (26,2%) 16. Testemunha - 0,0 E 0,0 F 0,0 F 0,0 H 0,0 H 14,1 A Fcal 32,387* 114,010* 296,146* 382,631* 562,099* 2,967* CV (%) 21,32 16,12 13,98 10,57 8,53 15,31

- DAA = Dias Após Aplicação. 1/2/= imazapyr; 3/= imazapic; 4/= glyphosate. *Médias na mesma coluna seguidas de letras iguais não diferem entre si, a 5% de probabilidade pelo teste de agrupamente médias de Scott-Knott. NS = não significativo.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho 6 apresentar uma nova classe de funções penalidade exatas, aplicadas a Problemas de programação ~atemática, em especial a Problemas de Programação

Se, como casada, não pode por qualquer circunstância, contar com o apoio do esposo, os filhos da sua alma estão a salvo da miséria pela sua profissão; e dentre todos

análise da adequabilidade dos preços contratados dos serviços a executar, em confronto com os preços do Sistema de Custos Rodoviários - Sicro, renegociando os valores caso a

foi selecionada e está sendo convidada para participar da pesquisa intitulada “Representações Sociais de Mulheres Lésbicas sobre Atenção à sua Saúde”, que

Com isso, após as situações comentadas, é possível compre- ender o motivo da dificuldade que a mulher encontra ao buscar o serviço. Como se trata de um assunto pouquíssimo

15 - STANDARD METHODS FOR WATER

Para a última comparação (figura 19), considerando o modelo estimado por cokrigagem ordinária com o banco de dados composto de amostras primárias e secundárias transformadas, tivemos