• Nenhum resultado encontrado

DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA: BALANÇO PATRIMONIAL Blume Pfleger Valmira Trapp Fernandes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA: BALANÇO PATRIMONIAL Blume Pfleger Valmira Trapp Fernandes"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA: BALANÇO PATRIMONIAL

Blume Pfleger ∗∗ Valmira Trapp Fernandes

RESUMO: Dentro do plano de contas de uma empresa, o Balanço Patrimonial, deve ser produzido de maneira minuciosa e exata, pois é um dos componentes mais importantes para avaliar o patrimônio da mesma, e com base nessas informações, é que serão adotadas as decisões estratégicas mais apropriadas. O foco principal do Balanço Patrimonial é fornecer um quadro sucinto da contabilidade e situação financeira da empresa em um determinado período, normalmente no fim do ano ou de um período prefixado. Através do Balanço Patrimonial da empresa Innova S.A. realizado no ano de 2010, serão analisadas as suas informações, bem como explicado o papel de cada categoria presente no mesmo.

PALAVRAS-CHAVE: balanço patrimonial; Innova S.A.; contabilidade.

1 INTRODUÇÃO

De maneira genérica, o Balanço Patrimonial é indispensável a todas as empresas. Sua composição é referente aos lucros da companhia e suas responsabilidades de débito. De forma equivalente, é definida como o cálculo da entrada de capital da mesma, e a saída, para pagamentos de aquisições, serviços e débitos em geral. Assim, através deste balanço, é medido o real patrimônio de uma empresa. O ano de 2010 foi caracterizado pela consolidação do processo de recuperação econômica, após a crise financeira internacional do final de 2008. No Brasil, essa recuperação foi ainda mais expressiva e pôde ser percebida nos próprios índices de crescimento econômico, expansão do crédito e do consumo. Esse cenário, aliado a conjuntura favorável do setor, permitiu um avanço significativo no desempenho operacional e financeiro da Innova S.A., que é uma sociedade anônima de capital fechado, que tem sua planta localizada na cidade de Triunfo, no estado do Rio Grande do Sul, e sua sede administrativa localizada em Porto Alegre, capital do estado. Considerada uma das principais petroquímicas de segunda geração do País que produz e comercializa Estireno e Poliestireno atendendo ao mercado nacional e internacional. O Capital Social da Sociedade tem a participação de 99,99% mantida pela empresa Petrobras Argentina Internacional S.A. A Sociedade é uma entidade indiretamente ligada ao Grupo Petrobrás. Suas principais atividades

Acadêmica da disciplina Fundamentos de Contabilidade do Curso de Administração da Universidade Luterana

do Brasil.

∗∗

(2)

são a fabricação e comercialização de estireno e poliestireno, e atualmente de Etilbenzeno. Tem a maior capacidade instalada para a produção de Estireno, o que lhe garante a liderança no mercado local deste produto. Dentro do Balanço Patrimonial trabalhado, as demonstrações contábeis da Innova S.A. que compreendem o Balanço Patrimonial em 31 de dezembro de 2010 e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas. A administração da Sociedade é responsável tanto pela preparação, quanto pela apropriada apresentação dessas declarações contábeis, consoante as práticas de contabilidades adotadas no Brasil e pelos controles internos determinados como necessários para permitir a sua devida elaboração, livre de distorção relevante.

2 METODOLOGIA

Essa análise é caracterizada por um estudo de caso, a partir dos Relatórios Contábeis, demonstrados na disciplina de Fundamentos da Contabilidade, ministrada pela professora Valmira Trapp Fernandes, docente do Curso de Administração, da Universidade Luterana do Brasil, Campus Guaíba, local onde a metodologia de coleta foi realizada. Buscou-se o a demonstração financeira de um Balanço Patrimonial, para poder desmembrar seus elementos e destacar o que significam de um modo geral, não somente no caso em foco. Estudou-se, então, o Balanço Patrimonial do exercício concluído em 31 de dezembro de 2010, da Innova S.A., onde, foi analisada sua representação gráfica, de acordo com a sua constituição, assim como cada categoria: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido da entidade.

3 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES

No Balanço Patrimonial são lançadas as principais, quando não todas, as operações relacionadas ao fluxo de moeda, estoque, exigíveis e realizáveis, a curto e longo prazo entre outros, com o intuito de observar o lucro ou prejuízo ao final de um período. Esses lançamentos são classificados e agrupados em contas divididas em duas colunas, do lado esquerdo com o nome de ativo, e do lado direito dividido em passivo e patrimônio líquido.

A composição do Balanço Patrimonial é constituído pelo: Ativo consiste nos bens, os direitos de propriedade da empresa mensurável monetariamente, que representam benefícios presentes ou futuros para a empresa em moeda. São nomeados bens: imóveis, estoques (diz

(3)

respeito às aplicações de capitais destinados a produção como matéria-prima para indústria, equipamentos e ferramentas para a prestação de serviços, mercadorias para lojas e mercados entre outros), veículos, equipamentos, mercadorias, instalações, dinheiro (moeda) etc. Já os direitos são: caixa e bancos (ambos constituem disponibilidades financeiras imediatas), títulos a receber (representando benefícios presentes ou futuros), ações etc. Clientes são alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui. Todos os elementos componentes do Ativo acham-se discriminados no lado esquerdo do Balanço Patrimonial e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. Para que seja evidenciado no ativo é necessário preencher suas quatro características simultaneamente: bens ou direitos, propriedade, mensurável em dinheiro e benefícios presentes ou futuros.

Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações (dívida) para com terceiros (Estado, seus funcionários e com outras corporações), resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. Títulos a pagar, contas a pagar, fornecedores, salários, impostos, empréstimos e financiamentos, obrigações tributárias, obrigações trabalhistas e previdenciárias, hipotecas a pagar são algumas das obrigações assumidas normalmente por uma entidade. Todos os elementos compostos do Passivo estão discriminados no lado direito do Balanço Patrimonial. Segundo Marion (1998) o passivo compreende as obrigações com terceiros que serão liquidadas a longo prazo. As dívidas a longo prazo normalmente se referem aos financiamentos obtidos junto às financeiras e bancos de desenvolvimento e investimento.

Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da empresa, consiste na diferença dos Ativos (positivos, relativos aos lucros e investimentos) e dos Passivos (negativos, relativos a pagamentos e dívidas), sendo assim o Patrimônio Líquido considerado o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa. Este, também pode ser usado basicamente para re-investimento (investimento na própria empresa, modernização, expansão das atividades), pode ser transformado em reserva financeira ou então empregado para realizar novos investimentos financeiros. A lei das Sociedades Anônimas denomina de Passivo todo o lado direito do balanço patrimonial. Dessa maneira, o Patrimônio Líquido estaria incluído na dominação Passivo. Podemos dizer que através da análise do Balanço Patrimonial é que se evidência de forma reduzida qual o patrimônio da empresa e quanto o valor da mesma.

De acordo com o Balanço Patrimonial da Innova S.A., onde sua situação líquida do patrimônio é demonstrada analisa-se sua representação gráfica no lado esquerdo onde está o

(4)

Ativo, seguido do Ativo Circulante que abrange os ativos que atendam a qualquer um dos seguintes critérios: ser caixa ou equivalente de caixa, possíveis ou mantidos para venda ou consumo dentro do ciclo operacional da instituição, sejam mantidos para fins comerciais ou então, realizáveis dentro dos doze meses seguintes à data da publicação das demonstrações contábeis.

O Ativo Circulante é dividido em: Caixa e equivalentes de caixa, que envolve o somatório dos valores em caixa e em bancos, bem como equivalentes, que concebam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da entidade e para os quais não haja restrições para uso imediato. Aplicações financeiras de liquidez não imediata, compreende os valores a receber por fornecimento de bens, serviços, créditos tributários e demais transações relacionados ao elemento principal da entidade, com vencimento dentro dos doze meses seguintes à data da publicação das demonstrações contábeis. Demais créditos e valores a curto prazo, armazena os valores a receber por permutas que não representam o objeto principal da entidade, mas são normais e inerentes às suas atividades, com vencimento dentro dos doze meses seguintes à data da publicação das demonstrações contábeis. Estoques, são o valor dos bens adquiridos, produzidos ou em processo de elaboração pela entidade com o objetivo de venda ou utilização própria no curso normal das atividades. Investimentos temporários, onde as aplicações de recursos em títulos, valores mobiliários e imobiliários, não destinadas à negociação e que não façam parte das atividades operacionais da entidade, resgatáveis dentro dos doze meses seguintes à data de publicação das demonstrações contábeis. Despesas antecipadas, são os pagamentos de variações patrimoniais diminutivas (VPD) antecipadas, cujos benefícios ou prestação de serviço à entidade ocorrerão dentro dos doze meses seguintes à data de publicação das demonstrações contábeis.

Logo após O Total do Ativo Circulante vem o Ativo Não Circulante, que significa os bens e direitos realizáveis após os doze meses seguintes à data de publicação das demonstrações contábeis, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. Dividido em: Ativo Realizável, abrange os bens, direitos e despesas antecipadas realizáveis dentro dos doze meses seguintes à data de publicação das demonstrações contábeis. Imobilizado, é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). O Imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados. Investimento são as participações permanentes em outras sociedades, bem como os bens e direitos não classificáveis no ativo circulante e que não se destinem à manutenção da atividade da entidade. Intangível, os ativos intangíveis

(5)

compreendem o leque de bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.

Agora, analisando-se o lado direito da representação gráfica no lado onde está o Passivo, observa-se o Passivo Circulante, composto das obrigações conhecidas e estimadas que atendam a qualquer um dos seguintes critérios: tenham prazos estabelecidos ou esperados dentro do ciclo operacional da entidade, sejam mantidos para fins comerciais, apresentam prazos estabelecidos ou esperados dentro dos doze meses após a data de publicação das demonstrações contábeis, constituam valores de terceiros ou retenções em nome deles, quando a entidade do setor público for fiel depositária, independentemente do prazo de exigibilidade. Dividido da seguinte forma: obrigações trabalhistas a curto prazo, que abrangem as obrigações respectivos a salários ou remunerações, bem como benefícios aos quais o empregado ou servidor tenha direito, aposentadorias, reformas, pensões e encargos a pagar, bem como benefícios assistenciais, com vencimento até a conclusão do exercício seguinte. Empréstimos e financiamentos a curto prazo, incluem as obrigações da entidade junto a instituições financeiras do país e do exterior, bem como as aquisições realizadas diretamente com o fornecedor, com vencimentos dentro dos doze meses seguintes à data de publicação das demonstrações contábeis. Fornecedores, os valores de credores decorrentes das atividades operacionais da entidade, bem como as obrigações decorrentes do fornecimento de utilidades e da prestação de serviços, tais como de energia elétrica, água, telefone, propaganda, aluguéis e todas as outras contas a pagar com vencimento dentro dos doze meses seguintes à data de publicação das demonstrações contábeis. Obrigações fiscais, os compromissos da entidade com o governo relativas a impostos, taxas e contribuições, com vencimento dentro dos doze meses decorrentes à data de publicação das demonstrações contábeis. Demais obrigações, nada mais é que os comprometimentos da entidade terceiros não inclusos nos subgrupos anteriores, com vencimento dentro dos doze meses seguintes à data de publicação das demonstrações contábeis. Provisões, intuem os passivos de prazo ou de valor incertos, com prazo provável dentro dos doze meses seguintes à data de publicação das demonstrações contábeis.

O Passivo Não Circulante são as obrigações conhecidas e estimadas, cujos prazos estabelecidos ou esperados situem-se após os doze meses seguintes à data de publicação das demonstrações contábeis. Obrigações trabalhistas de longo prazo, obrigações referentes a salários ou remunerações, bem como benefícios aos quais o empregado ou servidor tenha direito, aposentadorias, reformas, pensões e encargos a pagar, bem como benefícios assistenciais, com vencimento após os doze meses seguintes à data de publicação das

(6)

demonstrações contábeis. Empréstimos e financiamentos, obrigações da entidade junto a instituições financeiras do país e do exterior, bem como as aquisições efetuadas diretamente com o fornecedor, com vencimentos após os doze meses seguintes à data de publicação das demonstrações contábeis. Fornecedores, são os valores de credores decorrentes das atividades operacionais da entidade, com vencimento após o exercício seguinte. Obrigações fiscais, obrigações das empresas com o Governo relativas a impostos, taxas e contribuições, com vencimento após o término do exercício seguinte. Demais obrigações, as obrigações da entidade com terceiros não inclusas nos subgrupos anteriores, com vencimento após os doze meses seguintes à data de publicação das demonstrações contábeis. Provisões para contingências, os passivos de prazo ou de valor incertos, cujo prazo seja provável após os doze meses seguintes à data de publicação das demonstrações contábeis. Resultado Diferido, é o saldo existente na antiga conta Resultado de Exercícios Futuros, composto de receita diferida e o respectivo custo diferido.

Quando já temos realizado o cálculo dos ativos e dos passivos, podemos obter por fim o Patrimônio Líquido, que consiste na diferença dos Ativos (positivos, relativos aos lucros e investimentos) e dos Passivos (negativos, relativos a pagamentos e dividas), sendo assim, considerado o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa. Desse modo, constituído por capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. No mundo financeiro, o Patrimônio Líquido é denominado “Capital Próprio” ou “Recurso Próprio”, pelo fato de os proprietários não terem direito de reclamar seu dinheiro aplicado na empresa enquanto estiver em processo de continuidade, portanto, os recursos aplicados pertencem à própria empresa até a sua extinção. No encerramento da empresa, os recursos seriam devolvidos aos proprietários.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O desígnio do estudo sobre a empresa Innova S.A., foi demonstrar o quanto e como o Balanço Patrimonial fornece uma visão precisa da sua situação financeira em determinado período. Necessita seguir um formato limitado e incluir informações em uma ordem específica, demonstrando a importância de uma organização possuir políticas eficientes, em um cenário em que domina as suas operações, a partir das informações disponíveis. Com isso, demonstrando a finalidade, a grande importância e os benefícios que esses fatores trouxeram para esta organização. O Balanço Patrimonial por evidenciar qualitativamente e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período

(7)

contribuindo para o processo de tomada de decisão, desse modo, tornou-se uma ferramenta extremamente importante e indispensável para todas as empresas independente do seu ramo de atividade e forma de tributação.

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COMÉRCIO, Jornal. Balanço Patrimonial do ano de 2010 da empresa INNOVA S/A CNPJ 01.999.166/0001-26, Porto Alegre: 23 de março de 2011.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Sistemas de Informações Contábeis, 4 ed, - São Paulo: Atlas,2004.

MARION, José Carlos. Contabilidade Básica, 6 ed, São Paulo: Atlas, 1998.

RIBEIRO, Osni Moura. Estrutura e análise de balanços fácil, 8 ed, São Paulo: Saraiva, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Nome científico Nome vulgar Origem Família.. Aesculus

Para a apresentação dos resultados, considere que BC_1 representa o método dual simplex com busca exata (completa) com ordenação preliminar, SB o método dual simplex padrão (usual),

Nossa preocupação está voltada para a construção de um caminho possível para a compreensão de como o processo de reprodução do espaço na metrópole de São Paulo,

Com decorrer da ação se observou através dos questionários aplicado e atividades feitas ao longo do projeto, que os estudantes possuem uma falta de conhecimento

Trata-se de passivo circulante onde englobam obrigações registradas pelo custo, conhecidas e estimadas, que vencerão no curto prazo. Os bancos devem proceder o

“Metafísica [a natureza do universo] — realidade objetiva; Epistemologia [como podemos conhecer o universo] — razão Ética [os princípios morais que guiam nossa vida] —

Construção de Questionários para Avaliação da Qualidade de Vida e Satisfação com o Tratamento com Bomba Infusora de Insulina: estudo descritivo e contributo

Associação de manifestações extra-articulares com idade do diagnóstico, duração da doença e valores do DAS-28, nos pacientes portadores de AR do ambulatório de Artrite