• Nenhum resultado encontrado

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605L - Licenciatura em Física. Ênfase

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605L - Licenciatura em Física. Ênfase"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Curso Ênfase Disciplina Seriação ideal Departamento Unidade

Créditos Carga Horária

Co - Requisito Pré - Requisito

0004222A - Metodologia e Prática de Ensino de Física IV

2 Departamento de Educação Faculdade de Ciências 4 T:60 1605L - Licenciatura em Física

Identificação

Docente(s)

(2)

Objetivos

1. Identificar as questões que se colocam sobre a prática pedagógica em Ciências e Física e seus pressupostos, refletindo sobre a função social da escola e sobre o papel do professor em um dado contexto escolar.

2. Analisar as relações entre conhecimento, educação, escola, desenvolvimento de currículo e ação pedagógica a partir da realidade, tendo como foco a especificidade do trabalho docente. 3. Analisar e avaliar pesquisas em ensino de Física e Ciências, na tentativa de aplicá-las em situações de ensino.

4. Estudar as relações entre Conhecimento científico e conhecimento pedagógico visando a transposição didática na Física (ÓPTICA).

5. Analisar, discutir, planejar e elaborar materiais e sequências didáticas de Física e Ciências a partir das reflexões teóricas realizadas.

6. Desenvolver atividades referentes à práticas de leitura e de escrita em língua portuguesa, envolvendo a produção, a análise e a utilização de diferentes gêneros de textos, relatórios, resenhas, material didático e apresentação oral, entre outros.

1. A História e a Filosofia da Ciência: Contribuições para o Ensino de Física e Ciências. 2. Aspectos da evolução histórica do tema luz e visão.

3. As concepções alternativas sobre aspectos referentes à luz e visão.

4. Contribuições das pesquisas em Ensino de Física e Ciências: Estratégias e Materiais didáticos sobre temas de ÓPTICA.

5. Fundamentos teóricos: aspectos da teoria de Paulo Freire. 6. O ensino de Física e Ciências na Educação de Jovens e Adultos.

7. SARESP/IDESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. 8. Teoria e Prática de Observação de Classes – preparação para o estágio.

9. Plano de Ensino: Conhecimento científico e conhecimento pedagógico: a transposição didática na Física (Óptica).

Conteúdo

1 . Aulas expositivas e dialogadas.

2 . Discussões em grupo.

3 . Pesquisa bibliográfica.

4 . Seminários.

(3)

Bibliografia

ARAÚJO, M. S. T, ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.

BALDINATO, J. O. E PORTO, P. A.; “Variações da história da ciência no ensino de ciências”, em Mortimer, E. F. (org.), Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo H o r i z o n t e : A B R A P E C , 2 0 0 8 , C D - R O M , I S B N 9 7 8 - 8 5 - 9 9 3 7 2 - 5 8 - 6 . < D i s p o n í v e l e m : http://www.iq.usp.br/palporto/BaldinatoPorto2008.pdf> Acesso em 04 de julho de 2013. BAUER, A.; SILVA, V. G. SAEB e Qualidade de Ensino: algumas questões. Estudos em Avaliação Educacional, v. 16, n. 31, jan./jun.2005.

BELLONI, I. – Avaliação Institucional. São Paulo: Linhas Críticas, 1999.

BITTAR, H.A. de F. et. al. O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo: Implantação e continuidade. Ideias, São Paulo: FDE, n. 30, 1998.

B L A Y A , C . P r o c e s s o d e A v a l i a ç ã o . D i s p o n í v e l

em:<http://www.ufrgs.br/tramse/med/textos/2004_07_20_tex.htm>. Acesso em: 20 de abril de 2011.

BORGES, A. T, Novos rumos para o laboratório escolar de Ciências. Caderno. Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n.3, p.291-313, 2002.

CATANI, D.B; GALLEGO, R.C. Avaliação. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

ESTRELA, A. Teoria e prática de observação em sala de aula: uma estratégia para a formação de professores. 4°. Edição. Porto Editora.

FORATO, T. C. M. A Natureza da Ciência como Saber Escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. 2009. Tese (Doutorado) – FEUSP, São Paulo.

FORATO, T. C. M. A Natureza da Ciência como Saber Escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. 2009. Tese (Doutorado) – FEUSP, São Paulo.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 165 p. 1996.

GATTI, B.A. – Avaliação e Qualidade da Educação. Cadernos ANPAE, v.1,n.4, 2007.

GIRCOREANO, J. P.; PACCA, J. L. A. O ensino da óptica na perspectiva de compreender a luz e a visão. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 18, n. 1, p. 26-40, 2001.

(4)

visão. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 18, n. 1, p. 26-40, 2001.

JESUS, A. C. S. de. Ensino de física na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na formação inicial de professores. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2012.

KRUMMENAUER, W.; COSTA, S.; SILVEIRA, F. UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. 2010.

LIBÂNEO, J.C. Relações professor – aluno na sala de aula In.: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo, Cortez, 1994, p. 249 -257.

LUKESI, C.C. Pedagogia Progressita. LUCKESI, C.C..In: Filosofia da educação. São Paulo, Cortez, 1994, p.63 a 74.

MACHADO, A.R. (Coord); Lousada, E; TARDELLI, L.S.A. Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos. São Paulo: Parábola Editora, 2004.

MELCHIOR, S. C. L.; PACCA, J. L. A. Experimentos sobre a cor: conflitos com as concepções alternativas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 16., 2005, Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: SBF, 2005. p. 1-4.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Coordenação Geral. Caderno do Professor: física, ensino médio. (1ª. 2ª. E 3ª. séries). Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo. São Paulo: SE/CENP, 2013.

SÃO PAULO (Secretaria da Educação). Matrizes de referência para a avaliação – SARESP. p.121-124.

SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação. Deliberação CEE No 111/2012. Fixa Diretrizes Curriculares para a formação de professores da Educação Básica nos cursos de graduação de Pedagogia, Normal Superior e Licenciaturas.(Publicado no DOE de 03/02/2012, Seção 1, p. 46). SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação. Deliberação CEE No 126/2014. Altera dispositivos da Deliberação 111/2012 que fixa Diretrizes Curriculares para a formação de professores da E d u c a ç ã o B á s i c a n o s c u r s o s d e g r a d u a ç ã o d e P e d a g o g i a , N o r m a l S u p e r i o r e L i c e n c i a t u r a s . ( P u b l i c a d o n o D O E d e 0 5 / 0 6 / 2 0 1 4 , S e ç ã o 1 , p . 2 8 ) .

SÃO PAULO. Matrizes e Referência para a Avaliação. Documento Básico – SARESP. SEE. 2009. SÃO PAULO. SEE. Relatório Pedagógico dos Resultados do SARESP –( 2009-2013).

SILVA, C. C.; MARTINS, R. A. A teoria das Cores de Newton: um exemplo do uso da História da Ciência em sala de aula. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 53-65, 2003.

(5)

1. Resumos

2. Trabalhos em grupo 3. Trabalhos individuais 4. Seminários

Regime de Recuperação: contínua a partir da devolutiva de trabalhos realizados, enfocando pontos a serem melhorados.

Exame: segue os critérios estabelecidos pela universidade. Critérios de avaliação da aprendizagem

SQUARISI, D.; SALVADOR, A. A arte de escrever bem. Um guia para jornalistas e profissionais do texto. São Paulo : Editora Contexto, 2009.

Revistas:

C I Ê N C I A E E D U C A Ç Ã O . ( R e v i s t a ) . U N E S P – B a u r u .

h t t p : / / w w w . s c i e l o . b r / s c i e l o . p h p ? s c r i p t = s c i _ s e r i a l & l n g = p t & p i d = 1 5 1 6 - 7 3 1 3 ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS (Revista). Universitat Autónoma de Barcelona. Barcelona. Espanha.

http://www.raco.cat/index.php/ensenanza

CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. (Revista). Universidade Federal de Santa Catarina. http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica

ENSAIO: Pesquisa em Educação em Ciências. (Revista). http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/ IENCI. Investigações em Ensino de Ciências (Revista). http://www.if.ufrgs.br/ienci/

Caderno Brasileiro de Ensino de Física. (Revista). UFSC. http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica

Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – RBPEC. http://revistas.if.usp.br/rbpec

Revista Brasileira de Ensino de Física (Revista). http://www.sbfisica.org.br/rbef/edicoes.shtml

(6)

Ementa (Tópicos que caracterizam as unidades do programa de ensino)

A disciplina discutirá questões atuais sobre o ensino de Física no Brasil, relacionando conhecimento, educação, escola, currículo e sociedade. Proporcionará também referenciais para a análise dos métodos e materiais didáticos utilizados no ensino de física, visando relacionar o conhecimento científico ao conhecimento pedagógico através da elaboração de tópicos de ensino de Mecânica. Deverá aprender a articular conhecimentos de conteúdo e outros pedagógicos, visando a transposição didática dos conteúdos específicos estudados no semestre. As disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino deverão ser espaço de articulação entre as disciplinas do semestre, funcionando como polo articulador destas.

Conselho Curso Cons. Departamental Congregação

16/08/2018

Aprovação

(7)

Referências

Documentos relacionados

Além disso, os relatos sobre benefícios dessa prática para a saúde são extensos, dentre eles, pode-se destacar, no âmbito nutricional, que a dieta vegana tende

Refletir sobre a gestão do conhecimento na área da Saúde Pública em tempos de Big Data, que norteiam seus desafios e perspetivas no século XXI para a sustentabilidade dos sistemas

1.1 A Coordenação do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania – MPSPJC, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no uso de suas atribuições,

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

Para Dewey (1959), o processo de educar não consiste apenas na reprodução de conhecimentos, mas em uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar ao aluno

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal da Paraíba (PPGMAT), no uso de suas atribuições, torna público o presente

estrangeira, devidamente reconhecido nos termos da lei; ou ainda declaração/certidão que comprove estar o(a) candidato(a) em condições de concluir o curso de mestrado antes da

João de Brito; GALP Energia; Yazaki Saltano de Ovar; Mah le; Colégio Luso Internacional do Porto; Peugeot. Citroen -