• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº. 06/2009 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA DA FACULDADE FUCAPE 2010/01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº. 06/2009 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA DA FACULDADE FUCAPE 2010/01"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº. 06/2009

PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA

DA FACULDADE FUCAPE 2010/01

O Diretor Presidente da Escola de Negócios FUCAPE/FDV comunica aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Transferência para o Curso de Graduação em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Faculdade FUCAPE. O Edital está em conformidade com o disposto no artigo 49 da Lei n. 9.394/96 e com o Regimento Institucional, além das regras aqui dispostas, que a Instituição se obriga a cumprir e os candidatos, ao nele se inscreverem, declaram, conhecer e acatar.

1. DAS VAGAS DISPONÍVEIS

ADMINISTRAÇÃO

PERÍODO TURNO Nº. VAGAS Matutino 04 3º

Noturno 06 5º Noturno 06

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PERÍODO TURNO Nº. VAGAS Matutino 04 3º

Noturno 06 5º Noturno 06

CIÊNCIAS ECONÔMICAS PERÍODO TURNO Nº. VAGAS

Matutino 04 3º

Noturno 06 5º Noturno 06

2. INSCRIÇÃO ON-LINE

2.1. Período: 13 de novembro a 23 de novembro de 2009. Endereço eletrônico: www.fucape.br

2.2. Valor da inscrição: R$ 50,00 (cinqüenta reais). 3. DAS PROVAS E DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 3.1. Prova

(2)

A prova objetiva terá 20 (vinte) questões, valendo 1 (um) ponto cada uma e a prova discursiva será composta de 2 (duas) questões, valendo 10 (dez) pontos cada uma. Será avaliado o conteúdo programático e a correta utilização da Língua Portuguesa.

3.2. Conteúdo Programático

O processo seletivo constará de uma prova objetiva e uma prova discursiva de conhecimentos, das seguintes matérias:

PERÍODOS MATÉRIAS PARA OS CURSOS DE

ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS / ECONOMIA

3º Teoria Geral da Administração; Matemática Financeira; Fundamentos de Microeconomia e de Macroeconomia

5º Matemática Financeira; Contabilidade Intermediária; Contabilidade Gerencial e de Custos; Fundamentos de Microeconomia e Macroeconomia

4. DO PROCESSO SELETIVO

a. Os programas e a bibliografia das provas estarão disponíveis no Atendimento da instituição e no site www.fucape.br durante o período de inscrições.

b. A prova será realizada no dia 02 de dezembro de 2009 na sede FUCAPE às 9 horas, com duração de 3 (três) horas.

c. Os candidatos deverão estar munidos de caneta preta ou azul, portando o comprovante de inscrição e documento de identidade, que deverá ser o mesmo utilizado para inscrição.

d. Serão classificados os candidatos que obtiverem nota mínima 6 (seis) na prova.

e. No dia 09 de dezembro de 2009 será divulgada a relação dos candidatos em ordem de classificação.

f. A Coordenação de Curso analisará os documentos dos classificados, obedecendo à ordem de classificação e respeitando o limite de vagas, objetivando verificar se o candidato está apto a ingressar no período indicado na inscrição.

g. Caso o candidato não esteja apto a ingressar no período indicado na inscrição, a Coordenação de Curso poderá remanejá-lo para outro período, caso haja vagas e o candidato manifeste interesse.

h. Havendo empate no total de pontos do candidato, o desempate será efetuado considerando a maior nota na prova discursiva. Persistindo o empate será classificado o candidato mais idoso.

i. A Coordenação de Curso convocará o candidato para que se manifeste no sentido de aceitar ou não a transferência no período indicado para matrícula.

j. A não concordância do candidato com a indicação da Coordenação de Curso implicará na desistência no processo seletivo de transferência.

5. DA MATRÍCULA

5.1. A matrícula deverá ser feita nos dias 14 a 18 de dezembro de 2009, a partir das 9h até às 20h, no Atendimento da FUCAPE.

5.2. Documentos necessários para matrícula:

a. Certidão de nascimento ou casamento (cópia); b. Documento oficial de identidade (cópia);

c. Título de Eleitor com comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral(cópia); d. Certificado de Reservista (cópia);

(3)

f. 02 fotos 3 x 4 (recentes);

g. Guia de Transferência e Histórico Escolar (original);

5.3. No ato da matrícula será assinado o contrato de prestação de serviços educacionais e efetuado o pagamento da primeira parcela de encargos educacionais referente ao 1º semestre letivo de 2010.

5.4. O aluno aprovado no processo seletivo para transferência fará sua matrícula como aluno especial e terá prazo de 30 (trinta) dias corridos, contados da data de matrícula, para apresentação do pedido de transferência protocolado na Instituição de Ensino Superior de origem.

Ele passará a ser aluno regular da Escola de Negócios FUCAPE/FDV somente após o recebimento da Guia de Transferência e o Histórico Escolar.

5.5. Não serão devolvidos os valores pagos.

5.6. A correção da prova não está sujeita a nenhum tipo de revisão.

5.7. Todas as demais orientações e instruções incluídas no caderno de prova passarão a integrar o presente Edital.

Vitória – ES, 09 de novembro de 2009. Aridelmo José Campanharo Teixeira Diretor Presidente

(4)

ANEXO I - Programa das Disciplinas

FUNDAMENTOS DE MICROECONOMIA E MACROECONOMIA * O Funcionamento do sistema de preços na economia

* Função de produção * Estruturas de Mercado * Agregados macroeconômicos * Modelo IS-LM

* Instrumentos de Política Econômica: monetária e fiscal Bibliografia Básica:

BENEVIDES,D. e VASCONCELLOS,M.A.S.(orgs.). Manual de Economia – Equipe de Professores da USP. São Paulo: Saraiva, 2008.

VASCONCELLOS,M.A.S. Economia: Micro e Macro. São Paulo: Atlas, 2008. CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA

* Aspectos introdutórios relacionados com a informação contábil * Visão das atividades da empresa e das demonstrações contábeis * Balanço patrimonial: investimentos e financiamentos de uma empresa

* Demonstração do resultado: apresentação dos resultados das atividades operacionais Bibliografia Básica (Contabilidade Intermediária):

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

STICKNEY, Clyde P.; WEIL, Roman L. Contabilidade Financeira: uma introdução aos conceitos, métodos e usos. São Paulo: Atlas, 2001.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens (FIPECAFI). Manual de contabilidade das sociedades por ações (aplicável às demais sociedades). 7. ed., São Paulo: Atlas, 2007.

CONTABILIDADE GERENCIAL E DE CUSTOS * Classificação de custos

* Análise Custo-Volume-Lucro * Alocações de custos

* Uso de informações de custo

Bibliografia Básica (Contabilidade Gerencial e de Custos): MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 1990. JIAMBALVO, James. Contabilidade Gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

ATKINSON, Anthony A.; BANKER, Rajiv D.; KAPLAN, Robert S. & YOUNG, S. Mark. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 2000.

MATEMÁTICA FINANCEIRA

* Introdução: objetivos, fluxo de caixa, juros e taxa de juros; Capítulo 1 e 7 – ASSAF NETO, Alexandre. Matemática Financeira e Suas Aplicações. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 1993.

* Regime de Capitalização Simples: cheque especial, encargos monetários e operações em moeda estrangeira; Capítulo 1 - ASSAF NETO, Alexandre.

Matemática Financeira e Suas Aplicações. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 1993.

* Regime de Capitalização Composta: captação de recursos remunerados, empréstimos, financiamento de capital de giro e antecipação de compromissos. Cap. 2 – ASSAF NETO, Alexandre. Matemática Financeira e Suas Aplicações. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 1993

Bibliografia Básica (Matemática Financeira):

ASSAF NETO, Alexandre. Matemática Financeira e Suas Aplicações. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 1993.

(5)

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO: * Teoria Burocrática e Teoria Estruturalista.

* Teoria Comportamental e Desenvolvimento Organizacional. * A Abordagem Sistêmica e a Teoria da Contingência.

* A Perspectiva Pós-contingencial

Bibliografia básica (Teoria Geral da Administração)

MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. de . Teoria geral da administração. São Paulo: Thomson, 2002.

CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração. 5. ed. V. 1, Rio de Janeiro: Campus, 1999. ______. Teoria geral da administração. 6. ed. rev. e atualizada. V. 2, Rio de Janeiro: Campus, 2002.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Como tendências gerais, a partir do conjunto das respostas apresentadas, identificamos que os estudantes do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas de Porto Alegre

- Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Construção Sustentável, Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia, Castelo Branco,

assim o equilíbrio de longo prazo como a posição na qual "(...) todas as expecta- tivas são realizadas (...) " e como "(...) uma construção lógica que define a

1.1 O Concurso Vestibular de que trata este edital será realizado em uma única fase, com aplicação de três provas, , com a finalidade de selecionar e classificar

- UNIVAÇO, no uso de suas atribuições, torna público que, no período indicado neste Edital, estão abertas as inscrições no Processo Seletivo para o curso de

São várias as modificações anatômicas que ocorrem durante o período gestacional, modificações estas que devemos levar em conta para efetuarmos qualquer atividade física

RJR COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS LTDA - EPP- CONTRATADA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARECHAL DEORORO/AL 2º TERMO ADITIVO DO CONTRATO Nº 0606.012/2018.. Partes: PMMD e RJR COMÉRCIO

O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este Edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 06 a 08 de julho de 2016,