• Nenhum resultado encontrado

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA FACULDADE CATHEDRAL ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICO FORENSE SUPERVISIONADO I E II EDITAL N NPJ 21 DE JULHO DE 2014.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA FACULDADE CATHEDRAL ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICO FORENSE SUPERVISIONADO I E II EDITAL N NPJ 21 DE JULHO DE 2014."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA – FACULDADE CATHEDRAL ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICO FORENSE SUPERVISIONADO I E II

EDITAL N° 2014.2 – NPJ 21 DE JULHO DE 2014.

A Coordenação do Curso de Direito e a Coordenação do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Cathedral, no uso das suas atribuições regimentais, torna público pelo presente edital, que no período abaixo descrito estarão abertas as inscrições para o Estágio Forense Supervisionado I e II, em regime externo ou interno, o qual se procederá de acordo com as instruções e forma que seguem:

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Estágio Forense Supervisionado I e II é desenvolvido a partir de uma programação elaborada pelo Coordenador do Curso de Direito e pela Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, com a participação do respectivo corpo docente, em consonância com as Diretrizes Nacionais do Curso de Direito e da Instituição de Ensino.

1.2 O Estágio será realizado nos dois últimos períodos do Curso de Direito, e seu conteúdo, eminentemente prático, está dividido em Estágio Supervisionado I (9º semestre) e Estágio Supervisionado II (10º semestre), com intuito de oportunizar ao acadêmico estagiário um conhecimento prático, possibilitando-lhe, assim, uma acertada escolha no campo profissional do Direito.

1.3 Durante a realização do estágio, os acadêmicos terão aulas teóricas de tópicos especiais, bem como, oficinas para elaboração de peças processuais e resoluções de casos jurídicos e visitas à instituições.

1.4 As aulas do Estágio Supervisionado I e II terão inicio no dia 25 de Agosto de 2014, com término previsto para o dia 07 de Novembro de 2014.

1.5 O período de reposição das aulas se dará entre os dias 10 a 14 de novembro de 2014.

1.6 O período de revisão e fechamento das pastas dos acadêmicos se dará entre os 17 a 21 de Novembro de 2014.

(2)

DAS VAGAS

1.7 Os números de vagas aberta para a realização do estágio no NPJ:

TURNO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

9º PERÍODO 10º PERÍODO

MATUTINO 50 100

VESPERTINO 50 100

TOTAL 100 200

DAS INCRIÇÕES PARA O ESTÁGIO INTERNO E EXTERNO

1.8 As inscrições para o estágio interno e externo serão realizadas nos dias 04 a 15 de Agosto de 2014, durante o horário de expediente, no Núcleo de Prática Jurídica ou seja, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

1.9 Os requerimentos de inscrição formulados por terceiros somente serão aceitos se acompanhados da respectiva procuração.

1.10 O período de inscrição é improrrogável e o aluno que não proceder a inscrição no prazo previsto neste edital ficará impossibilitado de realizar o estágio no Núcleo de Prática Jurídica..

1.11 Todos os acadêmicos do 9º e 10º semestre deverão realizar a sua inscrição no NPJ, preenchendo o formulário de inscrição (anexo ao edital), o qual estará disponível na Xerox e no site da Faculdade Cathedral –

www.cathedral.edu.br.

O formulário deverá ser entregue em duas vias no NPJ, anexando-se em uma das vias o comprovante de matrícula. O NPJ devolverá ao acadêmico a segunda via com o respectivo comprovante de recebido.

1.12 Junto ao formulário de inscrição para o estágio externo deverá ser anexada a declaração do escritório/órgão informando o endereço e o telefone para contato (papel timbrado do escritório/órgão), assinada pelo profissional responsável que fará o acompanhamento do acadêmico, bem como, a cópia da carteira de identificação de estagiário expedida pela OAB.

1.13 Os acadêmicos deverão estar obrigatoriamente matriculados no respectivo semestre letivo e na disciplina de Estágio Forense Supervisionado I e II (ou ambas as disciplinas) do curso de Direito.

1.14 Não será aceita a inscrição no NPJ sem o respectivo atestado de matrícula.

(3)

1.15 Os acadêmicos que optarem em realizar o estágio no NPJ deverão fazer o pagamento junto ao setor financeiro da Faculdade Cathedral, conforme cláusula contratual. O investimento será de uma Taxa de R$50,00 (cinqüenta) reais mensal, durante o semestre letivo.

1.16 Os acadêmicos do Estágio Supervisionado I e II não estarão obrigados a realizar o estágio no NPJ, podendo realizar o mesmo em órgãos conveniados com as Faculdades Cathedral.

1.17 É recomendado ao aluno, ao efetuar a sua inscrição, observar atentamente a sua disponibilidade do dia da semana, turno e horário para realizar o estágio. Salvo em casos excepcionais, mediante requerimento expresso devidamente justificado e documentado, poderá haver alteração do horário, ficando tal requerimento na discricionariedade da coordenação NPJ em deferir ou não eventual pedido de alteração.

9º PERÍODO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DIA DA SEMANA

PERÍODO Segunda-feira Terça feira Quarta-feira Matutino 8h às 12h 8h às 12h A definir Vespertino 14h às 17h30min 14h às 17h30min Expediente interno

10º PERÍODO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DIA DA SEMANA

PERÍODO Quinta-feira Sexta-feira Matutino 8h às 12h 08 às 12h Vespertino 14h às 17h30min Expediente interno

1.18 Após a inscrição e o inicio do estágio junto ao NPJ, eventuais pedidos de cancelamento de inscrição deverão ser formulados por escrito e protocolados junto a Coordenação do NPJ declinando-se o motivo do pedido. Tais requerimentos deverão ser protocolados no máximo até o dia 29 de Agosto de 2014, caso contrário, será mantida a cobrança das taxas referentes ao estágio junto ao NPJ.

2 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

(4)

2.2 As atividades desenvolvidas pelos acadêmicos deverão ser entregues diretamente no NPJ no horário de expediente e nas datas aprazadas pelo professor responsável. Ao final do semestre as atividades deverão estar devidamente encadernadas, manuscritas e assinadas pelo professor responsável em cada atividade elaborada.

2.3 A avaliação continuada será avaliada pela:

Frequência (2,0) pontos – Serão consideradas a pontualidade e assiduidade do aluno. O estagiário não poderá faltar mais do que quatro turnos durante o semestre letivo, caso contrário, estará automaticamente reprovado por insuficiência de frequência;

Audiências (4,0) pontos, bem como: qualidade na elaboração da peça, atendimento, agilidade organização, capacidade crítica, cordialidade, iniciativa, desenvoltura e ética;

2.4 Os acadêmicos do Estágio Supervisionado I – deverão assistir 14 (quatorze) audiências, sendo:

a) 02 (duas) Audiências de conciliação na Vara Cível Estadual (3º, 4º, 5º ou 6º vara);

b) 02 (duas) Audiências de instrução e julgamento na Vara Cível Estadual (3º, 4º, 5º ou 6º vara);

c) 02 (duas) Audiências de conciliação no Juizado Especial Cível Estadual (1º, 2º ou 3º juizado);

d) 02 (duas) Audiências de conciliação na Vara de Família (1º ou 7º vara); e) 02 (duas) Audiências de instrução e julgamento na Vara de Família (1° ou

7º vara);

f) 02 (duas) Audiências de conciliação e/ou de instrução e julgamento nas Varas Federal da Seção Judiciária de Roraima (1ª, 2ª e Juizado Especial Federal) ou na Justiça do Trabalho;

g) 02 (duas) Audiências na Vara da Fazenda Pública Estadual (2º ou 8º vara) ou na Justiça do Trabalho.

OBS: Para cada Audiência assistida, deverá o acadêmico preencher o Relatório com o Resumo dos acontecimentos presenciados na audiência, bem como o Termo de Comparecimento acompanhado da respectiva ata. 2.5 Os acadêmicos do Estágio Supervisionado II – deverão assistir e fazer o

relatório com as respectivas atas de 14 (quatorze) audiências, sendo: 02 (duas) Audiências no Juizado da Mulher;

(5)

02 (duas) Audiências no Plenário do Júri;

02 (duas) Sessões no Tribunal de Justiça (TJRR); 02 (duas) Audiências na Vara Criminal Genérica; 04 (quatro) Audiências no Juizado Especial Criminal.

OBS: Para cada Audiência assistida, deverá o acadêmico preencher o Relatório com o Resumo dos acontecimentos presenciados na audiência, bem como o Termo de Comparecimento acompanhado da respectiva ata. 3 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EXTERNO

3.1 A avaliação do acadêmico será bimestral, mediante seguintes critérios:

3.2 As atividades desenvolvidas pelos acadêmicos deverão ser entregues diretamente no NPJ no horário de expediente e nas datas aprazadas pelo professor responsável. As atividades deverão estar devidamente encadernadas, manuscritas e assinadas pelo responsável do local onde o acadêmico realiza o estágio.

3.3 Os relatórios do estágio deverão observar as seguintes exigências contidas neste edital:

3.4 Requerimento para entrega do relatório (anexo I); 3.5 Relatório do estágio (anexo II);

3.6 A ficha de controle de frequência, a qual deverá estar assinada pelo aluno e pelo responsável do local do estágio, demonstrando o cumprimento de uma carga horária mínima de 40 horas de estágio jurídico no respectivo semestre letivo em que o aluno está matriculado mediante modelo de documento (anexo III).

3.7 Cópias das petições, documentos desenvolvidos e assinados pelo responsável pelo escritório;

3.8 Os acadêmicos do estágio externo ainda terão que cumprir o que determina o item 4.4 do Estágio Supervisionado I ou 4.5 Estágio Supervisionado II; 3.9 Ainda, terão que cumprir o que determina o item 1.3.

4 DISPOSIÇÕES FINAIS

4.1 A inscrição do aluno no Estágio Supervisionado I e II, junto ao Núcleo de Prática Jurídica, implica no conhecimento e tácita aceitação das presentes instruções e determinações, bem como no conhecimento do Regulamento do Estágio de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade Cathedral, em especial os dispositivos que disciplinam a carga horária do estágio de 75

(6)

(setenta e cinco) horas por semestre e os deveres do estagiário, e ainda, as determinações e obrigações constantes do NPJ.

4.2 É responsabilidade do aluno manter seu endereço e telefones para contato atualizados, até o término do semestre letivo correspondente. Tais dados são para viabilizar os contatos necessários, sob pena de, quando não for localizado, em virtude de incorreções nos referidos dados, venha sofrer descontos em sua avaliação (critério de organização). Em caso de alteração dos dados pessoais constantes na ficha de inscrição, o aluno deverá dirigir-se à Secretaria do NPJ e solicitar formalmente a correção.

4.3 Os casos regulados pelo presente edital, em que houver omissão ou forem duvidosos serão resolvidos pela Coordenação do NPJ e, quando for o caso, pelo Coordenador do Curso de Direito, no que a cada um couber.

Boa Vista - RR, 29 de Julho de 2014.

______________________________ ___________________________________________

MARCOS PEREIRA DA SILVA LUCYANA FRANÇA ÁVILA

(7)

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O ESTÁGIO NO NUCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

_________________________________________________________________, acadêmico(a), matriculado(a) sob o R.A _______________ da Turma ______, do Turno ___________________, portador (a) da cédula de identidade RG nº ________________, CPF nº __________________, cursando o ______ semestre do Curso de Direito, vem através do presente, requerer a sua inscrição, para desenvolver a atividade de prática jurídica – ( ) INTERNO OU ( ) EXTERNO referente à disciplina de Estágio Forense Supervisionado _____, para atuar como estagiário do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Cathedral, sob a supervisão dos professores encarregados da função perante a Instituição de Ensino Superior.

DADOS PESSOAIS:

Estado civil: ______________ Idade: ______ Sexo: masculino ( ) feminino ( ) Fone residencial:____________________ Celular: ______________________ Endereço:_______________________________________________________ Bairro:___________________ Nº___________ CEP:_____________________ E-mail:__________________________________________________________

Para tanto, declaro conhecer as condições previstas no respectivo edital de inscrições, regulamento do estágio de prática jurídica e nas resoluções pertinentes.

Boa Vista - RR, _______ de ___________________ de ______________.

________________________________ Assinatura do Acadêmico

(8)

ANEXO I

MODELO DE REQUERIMENTO PARA ENTREGA DE RELATÓRIO DO ESTÁGIO

AO COORDENADOR DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE CATHEDRAL

OBJETO: Relatório de Estágio Prático realizado fora do NPJ.

_________________________________________________________________, acadêmico(a), matriculado(a) sob o R.A _______________ da Turma ______, do Turno ___________________, portador (a) da cédula de identidade RG nº ________________, CPF nº __________________, cursando o ______ semestre do Curso de Direito. O referido discente (a) esta exercendo à disciplina de Estágio Forense Supervisionado _____. Vem pelo presente apresentar para a avaliação o seu Relatório de Estágio Prático realizado perante _________________________________________________________________ (Nome do escritório/órgão).

Assim, requer o seu recebimento e posterior avaliação. Sem mais. Atenciosamente. Boa Vista - RR, _______ de ___________________ de ______________. RECEBIDO EM: Data: _______/ _______/ _______. Ass.: ____________________. ______________________________________ Assinatura e Nome do aluno (a)

______________________________________ Assinatura e Nome do Supervisor (a)

(9)

ANEXO II

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EXTERNO

Relatório nº________ Estagiário

Nome do Estagiário (a): Órgão conveniado:

Setor ou área de atuação:

O relatório de estágio se refere ao período:

Iniciado em: ____/_____/_______ Terminado em: ____/_____/_______ Total de horas estagiadas no período: _____________

Informação de estagiário

a) Área principal de atuação do (a) estagiário (a):

b) Principais atividades desenvolvidas: (Descrever diariamente quais as principais atividades realizadas)

c) Quais os tipos de peças elaboradas (mencionar cada uma, apontando o nº do processo; Vara/Juizado; Qual a natureza da Medida Jurídica elaborada):

d) Pesquisas doutrinárias (mencionar autores e temas pesquisados): (Descrever quais correntes tende a seguir, dando breve explanação sobre a tese jurídica)

(10)

f) Indicação de audiências e/ou julgamentos a que compareceu ou participou o (a) estagiário (a) (descrever a participação e a impressão do estagiário sobre o evento). (Descrever quais as audiências que participou na condição de estagiário, indicando o número do processo, o tipo de ação, a vara e resumo do acontecido)

g) Avaliação do estagiário:

Aproveitamento: [ ] Excelente [ ] Bom [ ] Regular [ ] Ruim

Assiduidade: [ ] Excelente [ ] Bom [ ] Ruim

Ambiente do Estágio: [ ] Excelente [ ] Bom [ ] Ruim

Obs. (fazer uma observação e sugestões do que gostaria para ter tido uma experiência de estágio ainda melhor).

Boa Vista - RR, _______ de ___________________ de ______________.

__________________________________ Assinatura do (a) estagiário (a)

__________________________________ Assinatura do Supervisor (a)

(11)

ANEXO III

FICHA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA E CARGA HORÁRIA DO ESTAGIÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO N° ________ RELATÓRIO N°________

Aluno (a): Matrícula:

Supervisor (a): Mês:

Local do Estágio: Ano:

(12)

TOTAL DA CARGA HORÁRIA CUMPRIDA ATÉ O PRESENTE: ____________ Data: ______/______/ ________.

____________________________________ Assinatura do Supervisor (a)

RG: CPF: OAB:

_______________________________ Assinatura do aluno (a)

__________________________________________ Assinatura do Professor – Supervisor

(13)

FOLHA DE AUDIÊNCIA E PEÇAS PARA ESTÁGIO INTERNO E EXTERNO

LEMBRETE: É OBRIGATÓRIO SER FEITO EM MANUSCRITO

(14)

TERMO DE COMPARECIMENTO À AUDIÊNCIA. Estagiário: ______________________________________________________ Nº Processo: ____________________________________________________ Vara: ___________________________Comarca: _______________________ Autor: __________________________________________________________ Réu: ___________________________________________________________ Ação: __________________________________________________________ Fase do ato processual: ____________________________________________ Horário: Início ______ h ______ m Termino ______ h ______ m

ATESTADO

Atesto que o estagiário do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito de Boa Vista, cuja identificação está supracitada, compareceu nesta audiência no dia e horário relacionados.

Boa Vista – RR, _______de _____________________ de ____________.

______________________________ ______________________________

(15)

RELATÓRIO RESUMO DA AUDIÊNCIA – ESTÁGIO I.

Estagiário: ______________________________________________________ Nº Processo: ____________________________________________________ As partes compareceram: [ ] Sim [ ] Não [ ] outros

Litisconsórcio: [ ] Ativo [ ] Passivo [ ] Misto [ ] Não há Envolve Interesse de incapaz: [ ] Sim [ ] Não

Presença do Ministério Público: [ ] Sim [ ] Não

Partes acompanhadas de advogado: [ ] Autor [ ] Réu [ ] outros Homologação de Acordo: [ ] Sim [ ] Não

Julgamento Antecipado da lide: [ ] Sim [ ] Não

Concedida Antecipação de Tutela em audiência: [ ] Sim [ ] Não Oitiva de Testemunhas: [ ] Sim [ ] Não

Outras Observações:

(explique de forma congruente e fundamentadamente os acontecimentos importantes ocorridos.)

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

(16)

RELATÓRIO RESUMO DA AUDIÊNCIA – ESTÁGIO II.

Estagiário: ______________________________________________________ Nº Processo: ____________________________________________________ As partes compareceram: [ ] Sim [ ] Não [ ] outros

Envolve Interesse de incapaz: [ ] Sim [ ] Não Presença do Ministério Público: [ ] Sim [ ] Não

Partes acompanhadas de advogado: [ ] Autor [ ] Réu [ ] outros Termo de Ajustamento de conduta (TAC): [ ] Sim [ ] Não

Oitiva de Testemunhas: [ ] Sim [ ] Não

Sentença proferida em audiência: [ ] Sim [ ] Não Outras Observações:

(explique de forma congruente e fundamentadamente os acontecimentos importantes ocorridos.)

________________________________________________________________________ ____________ ____________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

(17)

TERMO DE ENTREGA DE ATIVIDADES NO N ÚCLEO JURÍDICO. ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ALUNO (A) R.A

TURMA TURNO DATA

Nº DE AUDIÊNCIAS Audiências de conciliação e/ou de instrução e julgamento na(s) Vara(s)

Cível Estadual:

Audiências de conciliação e/ou de instrução e julgamento no(s) Juizado(s) Especial Cível Estadual:

Audiências de conciliação e/ou de instrução e julgamento na(s) Vara(s) de Família:

Audiências de conciliação e/ou de instrução e julgamento na(s) Vara(s) Federal da Seção Judiciária de Roraima:

Audiências conciliação e/ou de instrução e julgamento na(s) Vara(s) da Fazenda Pública Estadual:

Audiências conciliação e/ou de instrução e julgamento na(s) Vara(s) da Justiça do Trabalho: TOTAL PEÇAS/ EXERCÍCIOS Peças Jurídicas Exercícios TOTAL

(18)

TERMO DE ENTREGA DE ATIVIDADES NO N ÚCLEO JURÍDICO. ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

ALUNO (A) R.A

TURMA TURNO DATA

Nº DE AUDIÊNCIAS Audiências no Juizado da Mulher:

Audiências de Trafico de Drogas: Audiências no Plenário do Júri:

Sessões no Tribunal de Justiça (TJRR) Audiências na Vara Criminal Genérica: Audiências no Juizado Especial Criminal: TOTAL

PEÇAS/ EXERCÍCIOS

Peças Jurídicas Exercícios TOTAL

(19)

Referências

Documentos relacionados

O Coordenador de estágio no NPJ, no uso das suas atribuições legais, no que dispõe o inciso VI e IX, artigo 8º do Regulamento Interno do Núcleo de Prática Jurídica

 Controle  de  Constitucionalidade  no  Direito  Brasileiro..  Curso  de  Direito

c) Mantenha a braçadeira no seu braço de acordo com a ilustração. Certifique-se de que a extremidade inferior da braçadeira fique aproximadamente entre 2 e 3 cm acima do cotovelo e

11% 32% 41% 7% 5% 4% Subsetor Energético Subsetor Industrial Subsetor Transporte Subsetor Residencial Subsetor Agricultura Outros Setores Transporte Rodoviário: 36%.. Emissões de CO

Nietzsche Friedrich, Così parlò Zarathustra, un libro per tutti e per nessuno, traduzione di Mazzino Montinari in Opere di Friedrich Nietzsche, edizione italiana diretta da

social a que pertence; com a utilização do lúdico como eixo do ensino; com processos de comunicação entre alunos(as) e professoras, a partir dos saberes dos(as) diferentes

De acordo com os dados atrás apresentados serão produzidos cerca de 167 900L resíduos valorizáveis (recicláveis) e 167 900L resíduos indiferenciados, anualmente. Os resíduos

O ensaio de Permeabilidade e Opacidade da Córnea Bovina (“Bovine Corneal Opacity and Permeability ” - BCOP) é um método in vitro que pode ser utilizado para