• Nenhum resultado encontrado

A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS EM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS EM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS EM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

GT 06 – Formação de professores de matemática: práticas, saberes e desenvolvimento profissional

Tânia Michel Pereira – UNIJUÍ – tmichel@gmail.com Juliane Sbaraine Pereira Costa – UNIJUÍ – juliane.sbaraine@gmail.com

Resumo: Neste trabalho, apresentamos o processo de construção de materiais virtuais interativos para o ensino da matemática, a partir do curso de formação continuada de professores “Materiais Virtuais Interativos para o Ensino da Matemática na Educação Básica”. A construção destes materiais é realizada pelos professores cursistas, enquanto aprendizes das técnicas propostas no curso, sendo estas técnicas: Planilhas Eletrônicas; JavaScript com HTML e Flash®.

Palavras-chave: Formação de professores; Construção de Materiais Virtuais Interativos; Informática no Ensino da Matemática.

Introdução

O processo de aprendizagem significativa deve estabelecer além do contato com conceitos e teorias, a compreensão e utilização destes em questões reais, permitindo que o conhecimento teórico seja proveitoso na transformação e/ou encontro de soluções para problemas reais sejam estes triviais ou complexos.

A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICS no ensino e/ou aprendizado pode auxiliar neste processo. Segundo Pereira (2008), os recursos da informática podem constituir

ferramentas de apoio na construção de conceitos matemáticos, possibilitando/induzindo a reflexão e análise do educando sobre as simulações realizadas e/ou animações assistidas, impulsionando conexões com conhecimentos prévios e conhecimentos implícitos na atividade, desenvolvendo sua autonomia na construção do seu conhecimento.

A formação continuada do professor constitui um recurso para auxiliá-lo no processo de incorporação e/ou uso das TICs na prática pedagógica (Passos, 2007). As

(2)

trocas com professores atuantes na educação básica evidenciam a necessidade de formação dos educadores para o uso das TICs no contexto educativo.

Em uma pesquisa realizada por Pereira em 2010, com professores de matemática inscritos no curso de formação continuada “Materiais Virtuais Interativos para o Ensino da Matemática na Educação Básica – MVIEM”, no ano de 2010, dos 1339 professores que responderam a pergunta “Por que você deseja fazer este curso?”, 38% assinalaram a categoria Aprender sobre ferramentas computacionais; enquanto que 23% dos professores indicaram a categoria Aprender a utilizar ferramentas computacionais para utilizar nas

aulas. Estes dados mostram que a formação dos educadores para a utilização efetiva das

TICs como ferramenta útil no processo de ensino e/ou aprendizagem é necessária.

Neste sentido, o projeto de extensão “O Uso da Informática no Ensino da Matemática na Educação Básica” vem sendo desenvolvido desde 2005 pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional da 36ª Coordenadoria Regional de Educação. Dentre as ações realizadas neste projeto destaca-se a produção de materiais virtuais interativos para o ensino da matemática na educação básica e formação de professores para o uso dos referidos materiais.

As formações, nas modalidades presencial e semipresencial, realizadas com professores de matemática, no período de 2005 a 2008, apontaram que os materiais virtuais interativos para o ensino da matemática na educação básica, produzidos a partir de planilhas eletrônicas apresentavam considerável aceitação, pelos professores participantes do curso, visto que estes participavam no processo de elaboração destes materiais, enquanto aprendizes do uso de planilhas eletrônicas com posterior utilização dos materiais por eles produzidos. Este fator motivou a proposição de módulos relativos à construção de materiais no curso de formação continuada de professores MVIEM, que é oferecido desde março de 2009 e acontece na modalidade à distância, através do ambiente Moodle.

Técnicas de construção de Materiais Didáticos Virtuais Interativos

Entre os módulos oferecidos no curso, os que envolvem a construção de materiais utilizam técnicas de construção a partir de Planilhas Eletrônicas, JavaScript com HTML e Flash®. No processo de construção do material devem ser elaborados os documentos:

(3)

design pedagógico; roteiro com a descrição do layout e funcionalidades de cada tela; tutorial para o professor e o material interativo. Entre estas técnicas, a mais usada pelos cursistas é a que envolve Planilhas Eletrônicas, conforme podemos observar no gráfico 1.

Gráfico 1 – Técnicas utilizadas para construção de materiais

A construção de materiais a partir de Planilhas Eletrônicas acontece através dos aplicativos Microsoft® Excel® ou Br Office Calc. Acreditamos que a grande utilização de Planilhas Eletrônicas para a confecção de materiais está associada à fácil manipulação e simples linguagem destas para construção de MDVI. Outro fator que influencia a construção de materiais a partir de Planilhas Eletrônicas é o fácil acesso a estas, visto que todos os computadores, independente do sistema operacional, possuem uma planilha eletrônica instalada. Entre os cursistas que utilizaram Planilhas Eletrônicas para a construção de materiais, 84,74% cursistas utilizaram o aplicativo Microsoft® Excel®.

Entre outras funcionalidades, os materiais elaborados com planilhas eletrônicas podem ser utilizados como calculadora e para construção de tabelas e gráficos, podendo ser do tipo onde o aluno pergunta e o computador responde ou vice-versa, entre outros. Outro fator que tem impulsionado a construção de materiais através de Planilhas Eletrônicas é a disponibilização, a partir da segunda oferta do curso, de um exemplo completo de material construído com a referida técnica. Este exemplo é enviado aos cursistas que estão construindo materiais através de Planilhas Eletrônicas, para orientá-los em relação aos objetivos e funcionalidades que o material deve compreender. Entre os materiais

(4)

construídos com esta técnica, 93% foram elaborados a partir da disponibilização deste exemplo.

A construção de materiais através da utilização de JavaScript com HTML ou Flash®, exige do cursista o domínio básico de alguma linguagem de programação, além de persistência. O processo de construção de materiais através da utilização de JavaScript com HTML, requer a utilização de um editor de texto simples (sem formatação), o que existe em qualquer computador. Os materiais construídos com JavaScript são materiais interativos e/ou peças arrastáveis, que podem auxiliar os alunos a formarem certos conceitos de matemática.

Já a construção de materiais através da utilização de Flash® requer o licenciamento deste software. Os materiais construídos com Flash® permitem, além das interações possibilitadas pelos materiais construídos com as demais técnicas, a inclusão de animações e simulações, proporcionando maior interatividade ao usuário, além de um layout mais atraente. Acredita-se que a baixa construção de materiais com Flash® está associada à dificuldade de domínio na linguagem de programação bem como ao fato deste software ser pago, o que inviabiliza a sua utilização.

Tipos de aplicação

Nas orientações fornecidas aos cursistas para a construção de materiais é solicitado que o material contenha cinco partes distintas: Aplicação; Exemplos; Exercícios; Investigação; Créditos/Autoria. Na tela de aplicação, sugere-se que seja apresentada uma situação-problema, uma aplicação, que desencadeie o conteúdo a ser desenvolvido no material, possibilitando que as atividades das telas Exemplos, Exercícios e Investigação se relacionem.

Entre os MDVI produzidos pelos alunos cursistas, existem aplicações diversificadas, como por exemplo, massa corporal, folha de pagamento, planta baixa de uma casa, queda de objetos, movimento uniforme de corpos, compra de um determinado produto utilizando regime de juros diferenciados, entre outras.

(5)

Figura 1 - Material construído com Calc, onde a aplicação é planta baixa de uma casa

Em alguns materiais, observa-se que a aplicação é um pequeno fragmento da história da matemática para o conteúdo em questão.

Figura 2 - Material construído com Excel, onde a aplicação é a história de Tales de Mileto

A aplicação também acontece a partir de definições e exemplificações, seguindo um modelo mais tradicional do ensino de matemática.

(6)

Figura 3 – Material construído com Flash, onde a aplicação parte de definições matemáticas

Entre os materiais construídos pelos professores cursistas nos anos de 2009 e 2010 distinguimos três categorias referentes à aplicação com as telas de exercícios e exemplos: a aplicação relaciona-se com as demais telas constituindo o ponto de partida para a elaboração e/ou desenvolvimento das demais atividades; não existe uma situação de aplicação, no entanto, existe uma sequência didática no material, fazendo com que definição, exemplos e exercícios se relacionem; não existe aplicação e as telas de exemplos e exercícios não se relacionam, não existindo uma ordem necessária para a execução destas.

(7)

Neste sentido, a predominância dos materiais construídos pelos cursistas, é de que havendo ou não uma aplicação definida, existe relação entre as telas do material, havendo uma sequência didática entre estas telas. Em apenas 2 materiais não existe relação entre as telas, fazendo com que a ordem de execução das atividades não altere a aprendizagem dos conteúdos implícitos.

Entre os conteúdos abordados pelos materiais, classificamos estes nas seguintes categorias: Álgebra; Geometria; Números e Operações; Matemática Financeira e Tratamento da Informação. Os resultados podem ser observados no gráfico 2.

Gráfico 2 – Conteúdos abordados pelos materiais

Observa-se que álgebra e geometria são os conteúdos com maior número de materiais, representando mais de 60% das produções dos professores cursistas.

Figura 5 – Material que aborda o conteúdo Números e Operações

A = Álgebra B = Geometria C = Números e Operações D = Matemática Financeira E = Tratamento da Informação

(8)

Considerações

Entre os cursistas que optaram pelos módulos relacionados à construção de materiais, foram elaborados 66 materiais, de março de 2009 à dezembro de 2010. A técnica preferida para confecção destes é a de Planilhas Eletrônicas representando 89% dos materiais, enquanto que as técnicas JavaScript e Flash® representam 8% e 3% respectivamente.

Acredita-se que a grande incidência pela utilização de planilhas eletrônicas para a confecção de materiais esteja associada à fácil manipulação e simples linguagem destas para construção de materiais, destacando-se a produção com esta técnica a partir da disponibilização de um exemplo completo. As técnicas JavaScript e Flash®, exigem maior preparo e mais tempo para elaboração dos materiais devido a complexidade das linguagens de programação envolvidas.

Referências

Curso de Formação Continuada de Professores “MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA”. Disponível em: < http://www.laboratoriovirtualdematematica.org/ava>. Acesso em: 22 Fev 2011

LABORATÓRIO VIRTUAL DE MATEMÁTICA. Disponível em: <http:// www.projetos.unijui.edu.br/matematica>. Acesso em: 22 Fev 2011.

PASSOS, Maristela dos. Desafios e perspectivas para a utilização da informática na

educação matemática. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/408-4.pdf> Acesso em: 22

Fev 2011.

PEREIRA, T. M.; COSTA, J. S. P.; COLBEK, R. T.; BRIZZI, M. L. S.. Formação de

professores para o uso da informática no ensino de matemática e condições dos laboratórios. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. V

Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010.

PEREIRA, T. M; COSTA, J. S. P.; BRIZZI, M. L. S.; DALABRIDA, L. D.; PIVA, C..

Objetos de aprendizagem um diferencial no ensino da matemática. In: I CNEM

Congresso Nacional de Educação Matemática, 2008, Ijuí. I CNEM - VIII EREM - III EREF. Ijuí: UNIJUÍ, 2008. V. 01. p. 01-08.

Referências

Documentos relacionados

Níveis: Ao alcançar o objetivo mínimo de 50.000 pontos pessoais pagos no Ano Seminário, as ganhadoras serão ranqueadas de acordo com o volume de produção.. As 3 primeiras

O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade Empresarial, realizado na empresa Elisabete Vieira

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

constitucionalmente: • O conceito de Saúde relacionado não apenas à assistência médica, mas a todos os seus determinantes e condicionantes, tais como trabalho, salário,

e dos gramáticos (citados no subitem anterior) quanto às alterações eventuais que recebem certas formas de alguns verbos portugueses, uma padronização do referido

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

Há uma ênfase em generalização cartográfica como parte de modelagem espacial e em modelos de dados alternativos como condição para uma automatização satisfatória do processo

sociedades cuja cultura se molda pela oralidade, pela escrita, mais tarde pela explosão das imagens na.. revolução