• Nenhum resultado encontrado

Atividade fraca, emprego em desaceleração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividade fraca, emprego em desaceleração"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Orange Book Brasil

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Atividade fraca, emprego em desaceleração

Informações até 21 de novembro de 2014

Este relatório, publicado seis vezes por ano, resume relatos sobre o ambiente de negócios que ouvimos de contatos no setor real, especialistas e outras fontes fora do Itaú. Exceto pela seção ‘Nossa visão’, este relatório não reflete necessariamente a visão da área de pesquisa econômica do Itaú.

Seções:

Consumo e produção de bens e serviços

A recuperação do consumo vem se mostrando de curta duração na maioria dos setores, indicando um fim de ano entre moderado e fraco.

Investimento

As decisões de investimento, em geral, continuam no aguardo de maior clareza sobre o cenário econômico externo e doméstico.

Mercado de trabalho, custos de produção e preços

Por conta do baixo crescimento econômico e do aumento da capacidade ociosa, é crescente o número de setores que reduziram ou pretendem reduzir seus quadros.

Mercado imobiliário

O setor imobiliário vem mantendo o desempenho mais fraco observado ao longo do segundo semestre.

Commodities

A expectativa é de uma safra de grãos boa em termos de volume, mas com preços internacionais baixos. No setor de siderurgia, os sinais de melhora na demanda global e a depreciação da taxa de câmbio animam o setor.

Nossa visão

No curto prazo, os fundamentos econômicos impõem obstáculos a uma retomada mais robusta da atividade econômica. Para o ano que vem, o desafio é equilibrar a economia, restaurar a confiança e voltar a crescer.

Resumo

A recuperação do consumo vem se mostrando de curta duração na maioria dos setores. As vendas apresentaram alguma recuperação depois da expressiva queda observada entre o fim do primeiro semestre e início do segundo, mas vêm perdendo força desde outubro, indicando um fim de ano entre moderado e fraco.

A confiança do empresário se mantém em baixa. As decisões de investimento, em geral, continuam no aguardo de maior clareza sobre o cenário econômico externo e doméstico. A volatilidade recente dos mercados financeiros, especialmente da taxa de câmbio, adiciona incerteza ao cenário.

Com o enfraquecimento da demanda, muitos setores reportam capacidade ociosa elevada, o que reduz a urgência de novos investimentos.

A desaceleração no mercado de trabalho continua. Por conta do baixo crescimento econômico e do aumento da capacidade ociosa, é crescente o número de setores que reduziram ou pretendem reduzir seus quadros.

A desaceleração econômica traz uma moderação da inflação de custos. Em contrapartida, a depreciação cambial preocupa os setores importadores. A maioria reporta que os preços praticados estão alinhados com a taxa de câmbio entre 2,20 e 2,40 reais por dólar.

(2)

Orange Book Brasil – segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O setor imobiliário vem mantendo o desempenho mais fraco observado ao longo do segundo semestre. No segmento residencial, a demanda está mais fraca tanto para imóveis destinados a investimento quanto para o consumo final. No segmento comercial, o desaquecimento da economia e o volume acelerado de lançamentos nos últimos anos levaram a um desbalanceamento mais estrutural, que deve levar mais tempo para ser corrigido.

O plantio da safra de grãos 2014/2015 evoluiu de forma satisfatória a partir da normalização das chuvas em outubro. A expectativa é de uma safra boa em termos de volume, embora a rentabilidade possa ser prejudicada pelos preços internacionais baixos.

No setor de siderurgia, os sinais de melhora na demanda global – especialmente nos EUA – e a depreciação recente da taxa de câmbio animam o setor.

Nossa visão: Os dados recentes têm demonstrado a fragilidade do crescimento. No curto prazo, os

fundamentos econômicos impõem obstáculos a uma retomada mais robusta da atividade econômica. Para o ano que vem, o desafio é equilibrar a economia, restaurar a confiança e voltar a crescer. Nosso cenário contempla um conjunto de ajustes mínimos – incluindo contração fiscal, realinhamento de preços administrados e altas de juros –, suficiente apenas para evitar uma deterioração da economia.

Consumo e produção de bens e serviços

A recuperação do consumo vem se mostrando de curta duração na maioria dos setores. As vendas apresentaram alguma recuperação depois da expressiva queda observada entre o fim do primeiro semestre e o início do segundo, mas vêm perdendo força desde outubro, indicando um fim de ano entre moderado e fraco.

Os setores de bens duráveis, como automóveis, motos, linha branca e eletrônicos, continuam os mais fracos entre os segmentos do consumo. Apesar dos sinais de estabilização desde novembro, a maioria está com um nível de produção e vendas significativamente abaixo dos observados no fim de 2013. Os segmentos de semi e não duráveis, como vestuário, alimentos e cosméticos, reportam uma demanda mais resistente, mas também sentem a desaceleração da economia. As vendas caíram consideravelmente ao longo do segundo semestre, trazendo preocupação para 2015.

No setor de serviços, a atividade também vem perdendo força. O setor reporta algum crescimento frente ao ano passado, mas bem abaixo do esperado no início do ano. A demanda desacelerou, e os custos – especialmente de mão de obra – ainda estão elevados, tornando as margens mais apertadas.

Como enfatizamos no último Orange Book, os setores ligados ao consumo mantêm a confiança com relação ao potencial do mercado interno brasileiro. Empresas multinacionais continuam demonstrando interesse estratégico no País. Mas, no curto prazo, a expectativa é que o Natal seja modesto, e que 2015 será desafiador. O consumidor continua criterioso, procurando comprar apenas o essencial. Tanto produtores de bens de consumo finais como produtores de insumos intermediários vêm estudando redimensionar sua capacidade produtiva e cortando serviços terceirizados não essenciais para atravessar o período de baixa atividade.

Investimento

A confiança do empresário se mantém em baixa. Nosso indicador, feito a partir de uma base ampla de clientes, mostrou um pequeno crescimento em novembro frente a outubro (mês em que o índice atingiu o resultado mensal mais baixo da série histórica, iniciada em 2009), mas se encontra 3% abaixo da média do terceiro trimestre e 15% abaixo do quarto trimestre de 2013.

As decisões de investimento, em geral, continuam no aguardo de maior clareza sobre o cenário econômico externo e doméstico. A volatilidade recente dos mercados financeiros, especialmente da

(3)

Orange Book Brasil – segunda-feira, 24 de novembro de 2014

muitos setores reportam capacidade ociosa elevada, o que reduz a urgência de novos investimentos. O setor de veículos pesados – caminhões e máquinas agrícolas – continua reportando vendas e produção em nível baixo, dada a baixa propensão ao investimento e a antecipação de vendas dos últimos.

Produtores de bens de capital também reportam atividade modesta, limitada pelo adiamento das decisões de investimento e pela desaceleração do setor de construção civil. O fim do programa de encomendas governamentais para prefeituras contribuiu para a atividade mais fraca neste fim de ano. Nesse sentido, há ansiedade com relação à política fiscal e parafiscal (oferta de financiamento por parte de bancos públicos) a partir de 2015. Do lado mais positivo, setores ligados a commodities (energia, mineração) retomaram as encomendas.

Apesar do clima de maior preocupação, o interesse de longo prazo no País se mantém. O tamanho e a diversidade do mercado consumidor e o potencial de geração de renda a partir da produção de commodities mantêm o Brasil estruturalmente atraente. No entanto, o questionamento sobre a recuperação do crescimento vem aumentando, evidenciando a importância dos ajustes macroeconômicos de 2015 para a retomada dos investimentos no país.

Mercado de trabalho, custos de produção e preços

A desaceleração no mercado de trabalho continua. Por conta do baixo crescimento econômico e do aumento da capacidade ociosa, é crescente o número de setores que fizeram ou pretendem fazer redução de quadros. O tamanho dos ajustes depende do setor, mas, em média, não é profundo. Mas o sinal é de que novos movimentos podem ocorrer, se o baixo crescimento e a volatilidade da economia continuarem em 2015. Setores que aumentam sazonalmente as contratações no verão (varejo, bebidas) reportam que as contratações não acontecerão, ou serão menores do que nos anos anteriores.

Do lado dos salários, as negociações são intensas, com as empresas deixando claro que não conseguem acomodar um aumento salarial significativo. A maioria dos resultados tem ficado perto de zero em termos reais.

Além de moderar o mercado de trabalho, a desaceleração econômica traz também a acomodação de outros custos de produção, como aluguéis, frete rodoviário e serviços terceirizados. Em contrapartida, a depreciação cambial preocupa os setores importadores. A maioria reporta que os preços praticados estão alinhados com a taxa de câmbio entre 2,2 e 2,4 reais por dólar. Segmentos de bens de consumo duráveis, como eletrônicos e linha branca, indicam um repasse para o início do ano que vem, independentemente das condições de demanda.

A depreciação cambial e fatores climáticos também devem gerar pressão de preços de alimentos no curto prazo, especialmente em grãos, carnes e alimentos in natura. No caso específico da carne bovina, a tendência internacional de alta de preços continua, adicionando pressão nessa categoria.

Mercado imobiliário

O setor imobiliário vem mantendo em novembro o desempenho mais fraco observado no semestre. No segmento residencial, o ritmo de vendas segue abaixo do observado no primeiro semestre, e significativamente menor do que nos anos anteriores. Com a elevação das taxas de juros, os imóveis tradicionalmente destinados a investimento, como estúdios e apartamentos compactos, perdem atratividade. A demanda final também moderou, na expectativa de que a desaceleração da economia traga oportunidades melhores para aquisição de imóveis residenciais adiante. De fato, os estoques permanecem relativamente elevados no setor, e os preços, em média, seguem recuando marginalmente.

(4)

Orange Book Brasil – segunda-feira, 24 de novembro de 2014

No segmento comercial, o desaquecimento da economia e o volume acelerado de lançamentos nos últimos anos levaram a um desbalanceamento mais estrutural do setor. O nível de vacância continua crescendo, sugerindo que o processo de ajuste pode ser mais prolongado do que no segmento residencial.

No segmento de shopping centers, a indicação continua de investimento baixo nos próximos dois a três anos. O movimento, especialmente nos shoppings mais novos, segue abaixo do esperado. Muitos shoppings permanecem com vacância elevada, oferecendo descontos para atrair lojistas. A notícia positiva é que, em resposta aos descontos, lojistas estão começando a identificar oportunidades. O movimento, no entanto, é cauteloso, dada a incerteza acerca do desempenho do varejo em 2015.

Commodities

O plantio da safra de grãos 2014/2015 começou atrasado devido ao tempo seco em outubro, mas evoluiu de forma satisfatória a partir da normalização das chuvas no fim do mesmo mês. A expectativa é de uma safra boa em termos de volume, embora a rentabilidade possa ser prejudicada pelos preços internacionais baixos. A depreciação recente da taxa de câmbio compensa, em parte, a queda dos preços, embora também acarrete aumento de custos de insumos, como defensivos e fertilizantes. O atraso no plantio da soja gera um risco para a safra de inverno do milho (que pode avançar no inverno e ser prejudicada pelas baixas temperaturas).

No setor sucroalcooleiro a colheita está quase terminando no Centro-Sul. A expectativa do setor é de uma melhor política de preços para o ano que vem, embora o reajuste recente dos preços dos combustíveis, abaixo do esperado, não tenha sido um sinal animador.

No setor de siderurgia, os sinais de melhora na demanda global – especialmente nos EUA – e a depreciação recente da taxa de câmbio animam o setor. Do lado da demanda interna, a queda na produção de bens de consumo duráveis, especialmente carros e linha branca, mantém o setor cauteloso.

Nossa visão

Os dados recentes têm demonstrado a fragilidade do crescimento. No curto prazo, os fundamentos econômicos impõem obstáculos a uma retomada mais robusta da atividade econômica. A confiança dos consumidores e empresários segue em baixo patamar, apesar da pequena melhora na confiança dos empresários da indústria, serviços e comércio em outubro. A geração de empregos tem sido baixa nos últimos meses, e os estoques na indústria permanecem altos, refletindo que ainda devem ocorrer ajustes na oferta nos próximos meses. Pelo lado da demanda, o crescimento da massa salarial tem arrefecido e deve limitar o crescimento do consumo adiante.

Para o ano que vem, o desafio é equilibrar a economia, restaurar a confiança e voltar a crescer. Nosso cenário contempla um conjunto de ajustes mínimos – incluindo contração fiscal, realinhamento de preços administrados e altas de juros – , suficiente apenas para evitar uma deterioração da economia. Em 2015, o crescimento deve seguir modesto, a inflação próxima ao limite da meta e a taxa de câmbio em depreciação. A volta do crescimento nos anos seguintes depende da extensão dos ajustes. O cenário de ajustes mínimos é consistente com crescimento ainda limitado à frente.

Pesquisa macroeconômica – Itaú Ilan Goldfajn – Economista-Chefe

(5)

Orange Book Brasil – segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Informações Relevantes

1. Este relatório foi preparado e publicado pelo Departamento de Pesquisa Macroeconômica do Banco Itaú Unibanco S.A. (“Itaú Unibanco”). Este relatório não é um produto do Departamento de Análise de Ações do Itaú Unibanco ou da Itaú Corretora de Valores S.A. e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM n.º 483, de 6 de Julho de 2010.

2. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroêconomicas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que o relatório foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O Grupo Itaú Unibanco não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do analista responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio.] O Grupo Itaú Unibanco não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. 3. O analista responsável pela elaboração deste relatório, destacado em negrito, certifica, por meio desta que as opiniões expressas neste relatório refletem, de forma

precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação ao Itaú Unibanco, à Itaú Corretora de Valores S.A. e demais empresas do Grupo.

4. Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer outra pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento por escrito do Itaú Unibanco. Informações adicionais sobre os instrumentos financeiros discutidos neste relatório se encontram disponíveis mediante solicitação. O Itaú Unibanco e/ou qualquer outra empresa de seu grupo econômico não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados aqui divulgados.

Observação Adicional nos relatórios distribuídos no (i) Reino Unido e Europa: Itau BBA International plc: Este material é distribuído e autorizado pelo Itau BBA International plc (Itau BBA UK) em conformidade com o Artigo 21 do Financial Services and Markets Act 2000. O material que descreve os serviços e produtos oferecidos pelo Itaú Unibanco S.A. (Itaú) foi elaborado por aquela entidade. IBBA UK é uma subsidiária do Itaú. Itaú é uma instituição financeira validamente existente sob as leis do Brasil e membro do Grupo Itaú Unibanco. Itaú BBA International plc está sediado em The Broadgate Tower, level 20, 20 Primrose Street, London, United Kingdom, EC2A 2EW e está autorizado pela Prudential Regulation Authority e regulado pela Autoridade de Conduta Financeira e do Prudential Regulation Authority (FRN 575225). Itaú BBA International plc Sucursal Lisboa é regulado pelo Banco de Portugal para a realização de negócios. Itaú BBA International plc tem escritórios de representação na França, Colômbia, Alemanha e Espanha que estão autorizados a realizar atividades limitadas e as atividades de negócios realiz ados são regulados pelo Banque de France, Superintendencia Financiera de Colombia, Bundesanstalt fur Finanzdienstleistungsaufsicht (BaFin) e Banco de España, r espectivamente. Nenhum dos referidos escritórios e subsidiárias lida com clientes de varejo. Para qualquer dúvida entre em contato com o seu gerente de relacionamento. Para mais informações acesse: www.itaubba.co.uk; (ii) EUA: A Itaú BBA USA Securities Inc., uma empresa membro da FINRA/SIPC, está distribuindo este relatório e aceita a responsabilidade pelo conteúdo do mesmo. O investidor americano que receber este relatório e desejar realizar uma operação com um dos valores mobil iários analisados neste relatório, deverá fazê-lo através da Itaú USA Securities Inc., localizada na 767 Fifth Avenue, 50th Floor, New York, NY 10153; (iii) Ásia: Este relatório é distribuído em Hong Kong pela Itaú Asia Securities Limited, autorizada a operar em Hong Kong nas atividades reguladas do Tipo 1 (operações com títulos e valores mobiliários) pela Securities and Futures Commission. A Itaú Asia Securities Limited aceita toda a responsabilidade legal pelo conteúdo deste relatório. Em Hong Kong, um investidor que desejar adquirir ou negociar os valores mobiliários abrangidos por este relatório deverá entrar em contato com a Itaú Asia Securities Limited, no endereço 29th Floor, Two IFC, 8 Finance Street - Central, Hong Kong; (iv) Japão: Este relatório é distribuído no Japão pela Itaú Asia Securities Limited - Filial de Tóquio, Número de Registro (FIEO) 2154, regulado por Kanto Local Finance Bureau, Associação: Associação dos Operadores de Títulos Mobiliários do Japão; (v) Oriente Médio: Este relatório foi distribuído pela Itaú Middle East Limited. A Itaú Middle East Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority e é localizada no endereço Al Fattan Currency House, Suite 305, Level 3, Dubai International Financial Centre, PO Box 482034, Dubai, Emirados Árabes Unidos. Esse material é destinado apenas para Clientes Profissionais (conforme definido pelo módulo de Conduta de Negócios da DFSA), outras pessoas não deverão utilizá-lo; (vi) Brasil: A Itaú Corretora de Valores S.A., uma subsidiaria do Itaú Unibanco S.A., autorizada pelo Banco Central do Brasil e aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários brasileira, está distribuindo este relatório. Caso haja necessidade, entre em contato com o Serviço de Atendimento a Clientes, telefones nº. 4004-3131 (capital e áreas metropolitanas) ou 0800-722-3131 (outras localidades) durante o expediente comercial, das 09h00 às 20h00. Se desejar reavaliar a solução apresentada, após a utilização destes canais, ligue para a Ouvidoria Corporativa Itaú, telefone nº. 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h00 às 18h00), ou entre em contato por meio da Caixa Postal 67.600, São Paulo-SP, CEP 03162-971.

Referências

Documentos relacionados

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

O empregador é obrigado a fornecer atestados de afastamento e salários ao empregado demitido, no ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho. a) nos casos de aposentadoria

Embora o melhor desempenho em ganho de peso dia tenha sido no tratamento de 0,6% PV (Tabela 7), a melhor conversão alimentar foi para os animais do tratamento 0,4% do PV,

Os principais produtos exportados pelo Brasil para o Peru, em 2008, foram óleos derivados de petróleo (15,7% do total), chassis para carros e caminhões (8,5%), telefones

Os resultados encontrados demonstram mudanças significativas em alguns padrões, como: o aprofundamento do déficit do saldo da balança comercial a partir de 2010; a

No caso do município de Volta Redonda (que responde por 8,90% do total exportado pelo estado), o caminho mais curto seria para o porto de Angra (46,55 Km aproximadamente), mas

Observe que o menor intervalo para o coeciente de assimetria corresponde justamente ao caso em os dados podem ser modelados através de uma dis- tribuição normal-assimétrica (ν →

• Este teste avalia o modelo de regressão Logística como um todo, tem como finalidade aferir o grau de significância de cada coeficiente da equação logística, inclusive a