• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto: SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GERAÇÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto: SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GERAÇÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Projeto:

SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GERAÇÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS

Autores:

Ligia Cleia Casas Rosenbrock Renata Martins Pacheco Mauro Henrique Dartora Dutra Sara Meireles

Prof. Cristiane Luisa Jost Prof. Nito Angelo Debacher Prof. Anita R. Valença

Prof. Vera Lúcia Azzolin F. Bascuñan Prof. Dilson Roque Zanette

Florianópolis

(2)

1. INTRODUÇÃO

As instituições de ensino superior (IES) foram por muito tempo considerados pequenos geradores de resíduos, raramente fiscalizados quanto ao descarte de seus rejeitos químicos. O gerenciamento de resíduos químicos nas chamadas unidades geradoras das IES esbarra em algumas peculiaridades no tocante aos aspectos de legislação e da responsabilidade educacional, que merecem uma análise mais criteriosa no programa de gestão de resíduos. Considera-se que, para uma IES, o problema dos resíduos pode ser visualizado como um sistema que pode ser constantemente melhorado e avaliado com desenvolvimento constante de métodos mais limpos e seguros, através do compartilhamento de seus próprios conhecimentos e tecnologias. Além da promoção de conhecimento, o uso adequado de métodos de tratamento de efluentes líquidos residuais, pode ser considerado um suporte técnico para um Programa de Gestão de resíduos, facilitando a redução da quantidade de resíduo gerado. Outro ponto importante sobre a questão dos resíduos de laboratório refere-se ao aspecto jurídico da responsabilidade ambiental objetiva: “QUEM GEROU O RESÍDUO É RESPONSÁVEL PELO MESMO” (Jardim, 1998).

Este projeto foi elaborado com objetivo de promover um questionamento sobre a importância de uma IES ter uma equipe preocupada com os próprios resíduos gerados nos seus laboratórios de ensino e pesquisa. O tratamento e disposição segura de resíduos não pode ser simplesmente um pacote pronto de soluções técnicas e comerciais, mas precisa de uma visão mais ampla do problema.

A maior função social da universidade é a educação. E, dentro de seu exercício de difusão de conhecimentos, está a função de conscientização de seus alunos sobre o meio ambiente, visando educá-los para que levem suas experiências nessa área para suas vidas profissionais e mesmo para suas casas (HEMAIS, 2003).

Este projeto apresenta a proposta de formar uma equipe de professores e técnicos para compartilhamento de conhecimentos e tecnologias para promover ensaios, desenvolvimento de novos tratamentos de resíduos químicos e métodos analíticos.

Desde 2006 o Departamento de Química da UFSC desenvolve programas de tratamento de resíduos em seus laboratórios de ensino, promovendo o uso de métodos adequados para laboratório e atividades de educação ambiental em tratamento de resíduos químicos e métodos de análise, como prática da responsabilidade ambiental objetiva. Tendo já passado por experiências de realizar os procedimentos de tratamentos de resíduos de laboratório e superado dificuldades iniciais, organizando um conjunto de métodos testados. Com este projeto pretende-se divulgar esta atividade esperando que este trabalho coletivo possa ser promovido continuamente, formando assim uma rede de colaboração para promover o tratamento de resíduos, como ação voltada para a prática da educação ambiental nas atividades de laboratório na UFSC.

(3)

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral

Promover a sustentabilidade através da educação ambiental oferecendo oportunidade para que os laboratórios da UFSC possam fazer seus próprios tratamentos de resíduos químicos.

2.2. Objetivos Específicos

 Divulgar informações técnicas publicadas por laboratórios de tratamento de resíduos químicos.

 Adaptar procedimentos simples de tratamento de resíduos que podem ser realizados no próprio laboratório, compartilhando experiência através de consultoria técnica.

 Auxiliar alunos e professores no tratamento de seus efluentes como parte do seu projeto de pesquisa para graduação e pós graduação.

 Conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância de tratar e descartar adequadamente os resíduos de laboratório, praticando a responsabilidade ambiental objetiva.

 Criar uma comissão para compartilhamento de conhecimentos e tecnologias que possam ser aplicados nos tratamentos dos resíduos químicos gerados nos laboratórios da UFSC.

(4)

3. METODOLOGIA

As metodologias usadas no tratamento dos resíduos de laboratório podem ser divididas em três grandes categorias: processos físicos, químicos e biológicos. Estes processos podem ser combinados entre si utilizando uma sequência de etapas: tratamento preliminar, primário, secundário e terciário ou avançado. São utilizados processos físicos de flotação, sedimentação, neutralização de cargas, coagulação, floculação, adsorção e filtração. Assim como processos químicos de precipitação, hidrólise alcalina, reações de redução, oxidação química e processos oxidativos avançados.

Estrutura do Grupo Técnico-pedagógico

O grupo técnico-pedagógico será formado por pelo menos um professor de cada departamento e por técnicos de seus laboratórios.

A atividade técnica deverá estar vinculada com atividades pedagógicas de educação ambiental, envolvendo atuação direta de professores.

Todas as atividades e serviços prestados serão por adesão voluntária.

A divulgação será veiculada através de um grupo de e-mails e um site próprio do grupo.

Reagentes, materiais, vidrarias e equipamentos

Os reagentes, materiais e vidrarias serão fornecidos pelos próprios departamentos. São reagentes de uso prático, preferencialmente de baixo custo. As tabelas 1, 2 e 3 relacionam os reagentes, materiais e equipamentos necessários para fazer os tratamentos mais utilizados.

Espaço Físico

As atividades de tratamento serão realizadas no próprio laboratório gerador que deverá reservar um espaço em bancada com prateleiras para organização dos reagentes, vidrarias e materiais necessários.

Escala de trabalho

Estão planejadas duas escalas de trabalho, sendo que uma delas consiste no tratamento de resíduos em volumes de 2 a 3 litros, feitos logo após a geração do mesmo, e na própria bancada do laboratório.

(5)

Tabela 1. Lista de reagentes para tratamento de resíduos.

Tabela 2. Lista equipamentos para procedimentos

Tabela 3. Lista equipamentos para análises e monitoramento

Obs. Estima-se que cada 10 litros de efluente tratado, deve utilizar a combinação de no máximo 200g (ou 200 mL) de de reagentes da Tabela 1.

(6)

4. REFERÊNCIAS

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 306, de 7 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 10.004: Resíduos sólidos: classificação. Rio de Janeiro, 2004.

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. RESOLUÇÃO nº 430, DE 13 DE MAIO DE 2011· Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 mai. 2001.

Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Versão de agosto de 2012. CETESB, Guia Técnico, Manual de Produtos Químicos.

GILONI-LIMA, P. C., LIMA, V. A. Gestão Integrada de Resíduos Químicos em Instituições de Ensino Superior. Quím. Nova, 2008, vol.31, no.6, p.1595-1598. ISSN 0100-4042.

JARDIM, W. F. Gerenciamento de Resíduos Químicos em Laboratórios de Ensino e Pesquisa. Rev. Quím. Nova, v.21, no.5, p.671-673, 1998, ISSN 0100-4042.

HEMAIS, C. A., PACHECO, E. V. Tratamento de Resíduos Gerados em Laboratórios de Polímeros: Um Caso Bem Sucedido de Parceria Universidade-Empresa. Rev. Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 13, nº 1, p. 14-21, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/po/v13n1/15065.pdf, acesso em maio de 2012.

Manual de regras básicas de segurança para laboratórios de química, UFSC, Florianópolis, 2008. Prof. Nito A Debacher Prof. Almir Spinelli Prof a . Maria da Graça Nascimento

Gerenciamento de resíduos químicos normas e procedimentos gerais, Laboratório de Resíduos Químicos, USP-Ribeirão Preto, SP.

Normas de procedimentos para resíduos químicos – LAQUATEC.

Normas de Gerenciamento de Resíduos Químicos do Instituto de Química da UNICAMP.

Normas de Procedimentos para Segregação, Identificação, Acondicionamento e Coleta de Resíduos Químicos - UFSCar.

Referências

Documentos relacionados

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

teories conseqüencialistes egoisme ètic ètica de deures prima facie ètica kantiana Teories ètiques normatives teories de deures utilitarisme teories imperatives teories de

ao setor de Fisiologia Vegetal do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais, com clones pertencentes ao Instituto Agronômico de Campinas

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de