• Nenhum resultado encontrado

PIBID e direitos humanos no Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite: uma ponte entre a teoria e a prática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PIBID e direitos humanos no Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite: uma ponte entre a teoria e a prática"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PIBID E DIREITOS HUMANOS NO COLÉGIO ESTADUAL GONÇALO ROLLEMBERG LEITE: UMA PONTE ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA –

Edna Maria Matos Antônio1 Jonas Silva de Jesus 2 Vitoria Maria Rocha Santana3

Regiane Rodrigues Moura4

RESUMO

No último trimestre de 2019, executou-se na unidade escolar Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju, um projeto referente ao tema Direitos Humanos, assunto fundamental para formação cidadã dos discentes. A dupla de "pibidianos" apresentou para os educandos artigos, vídeos e jogos relacionados à temática além de incentivar a elaboração de cartazes. Ao longo da das atividades algumas dificuldades surgiram, mas não comprometeram a conclusão projeto. Palavras-chave: Atividades; Direitos Humanos; trabalho em equipe

INTRODUÇÃO

Nos meses de outubro a dezembro, os licenciandos em História Jonas Silva de Jesus e Vitória Maria Rocha Santana, atuaram no Colégio Estadual Prof. Gonçalo Rollemberg Leite e Aracaju, acompanhando a turma do 7° ano e desenvolvendo atividades associadas a disciplina de Sociedade e Cultura, de acordo com o que foi ministrado pela professora dentro dos temas referente aos Direitos Humanos. Alguns documentos oficiais incentivam a abordagem deste tema. Um deles é o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Um dos objetivos do Plano .... - PNEDH (2008, p. 24) é “enfatizar o papel dos direitos humanos na construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática”. Outro documento que corrobora com este assunto é a Base Nacional Comum Curricular. A BNCC (2018, p. 400) diz que:

1Doutora em História pela UNESP. Professora Adjunta da UFS. Coordenadora de área História do PIBID/CAPES da UFS. ednamatos.antonio@gmail.com

2 Estudante de graduação do 6° período do curso de História da Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do

PIBID História da UFS. jonas_wc@hotmail.com

3 Estudante de graduação do 4 ° período do curso de História da Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do

PIBID História da UFS. vitoriamaria2511@hotmail.com

4 Especializada em Tecnologias da Aprendizagem pelo SENAC. Professora efetiva na rede estadual de educação

de Sergipe. Supervisora do PIBID História no Colégio Estadual Prof. Gonçalo Rollemberg Leite.

(2)

“um dos importantes objetivos de História no Ensino Fundamental é estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas. A percepção de que existe uma grande diversidade de sujeitos e histórias estimula o pensamento crítico, a autonomia e a formação para a cidadania”.

A abordagem sobre direitos humanos é indicada por diversos autores. Conforme Schurtz e Fuchs (2017, p. 45):

“Comprova-se a necessidade de se educar em e para os DH, uma vez que tal movimento deve possuir como objetivo a discussão dos conhecimentos historicamente construídos pela humanidade sobre os DH, além de reafirmar valores e práticas que possam consolidar a cultura dos direitos e o exercício do respeito, bem como promover a valorização das diversidades – de cunho étnico-racial, religioso, cultural, gênero, orientação sexual, entre outros, somente assim criamos condições para que Auschwitz não se repita”

Por isso analisar a importância dos direitos humanos como forma de consolidação das transformações que abrange as conjunturas sociais, históricas e políticas é de suma necessidade, visto que a inserção desse assunto na estrutura escolar é uma maneira de manifestar o senso crítico dos alunos na realidade a qual se encontram, com o intuito de suscitar a busca por mecanismos que possibilitem a prática de igualdade, liberdade e solidariedade no ambiente escolar. Confirmado no discurso da professora Maria Victoria Benevides:

“O aprendizado deve levar ao desenvolvimento da capacidade de se perceber as consequências pessoais e sociais de cada escolha. Ou seja, deve levar ao senso de responsabilidade. Esse processo educativo deve, ainda, visar à formação do cidadão participante, crítico, responsável e comprometido com a mudança daquelas práticas e condições da sociedade que violam ou negam os direitos humanos. Mais ainda, deve visar à formação de personalidades autônomas, intelectual e afetivamente, sujeitos de deveres e de direitos, capazes de julgar, escolher, tomar decisões, serem responsáveis e prontos para exigir que não apenas seus direitos, mas também os direitos dos outros sejam respeitados e cumpridos.”

Neste sentido, tratar sobre Direitos Humanos fez-se necessário, tendo em vista o propósito de apresentar e reafirmar valores, éticos e morais, norteadores para o convívio no ambiente escolar e pra além dele. Valores como o respeito, a justiça, a igualdade, a solidariedade, dentre outros, fizeram parte da abordagem.

Outro objetivo almejado era despertar o senso crítico frente aos fatos estudados. É crucial suscitar o debate sobre a importância da Declaração Universal dos Direitos Humano, a

(3)

fim de desconstruir paradigmas existentes na interpretação desse documento, tendo em vista a herança escravocrata e racista da sociedade brasileira que desencadeia em muitos casos atos de discriminação, injustiça, falta de solidariedade e de interesse na participação cidadã. Essa situação é um dos motivos para que haja o descaso na equidade no acesso dos direitos.

METODOLOGIA

Os objetivos acima descritos, seriam alcançados através da realização das seguintes atividades: exibição de slides, vídeos e músicas, que visem facilitar a compreensão do assunto em questão; promoção de um debate pautados em perguntas elaboradas pela dupla de pibidianos; análise de notícias e letras de músicas relacionadas aos Direitos Humanos; apresentação de pesquisas realizadas pelos alunos sobre personalidades reconhecidas pela defesa de uma causa relacionada ao tema; elaboração e apresentação de cartazes sintetizando o conhecimento adquirido nesse eixo temático.

DESENVOLVIMENTO

A primeira atividade realizada foi executada por meio da apresentação de notícias que perpassavam pela temática dos Direitos Humanos e junto apresentamos artigos vinculados a manchete apresentada, como por exemplo: o primeiro artigo que aborda igualdade e a liberdade dos indivíduos e o quarto artigo que proíbe a escravidão humana. À medida que os discentes iam lendo nós utilizávamos exemplos que pudessem estar mais próximos da realidade deles com a finalidade de demonstrar que nossos diretos devem ser buscados constantemente. Para concluir essa prática foi reproduzido um episódio do desenho “Pica-pau” e após solicitado que os alunos detectassem qual tipo de direito estava sendo violado naquela cena.

Na segunda atividade foi apresentado vídeos musicais e pedido que eles analisassem as letras a fim de identificar qual direito estava sendo enfatizado na obra. Os temas tratados nas músicas foram variados abordando desde o direito das mulheres, escravidão até questões indígenas.

Na atividade seguinte resolvemos trabalhar com caça palavras. Os alunos deviam encontrar palavras-chaves do tema abordado, essenciais para o entendimento do assunto. Alguns dos vocábulos a serem encontrados: inclusão, educação, igualdade, respeito, solidariedade, diversidade. Após isso os discentes deveriam produzir um parágrafo do que eles entendiam sobre Direitos Humanos incluindo as palavras encontradas, a fim de que eles pudessem estabelecer uma relação do que estava sendo abordado.

(4)

Outra forma de abordagem utilizada foi a produção de cartazes em equipe, com o objetivo de desenvolver o trabalho coletivo e a criatividade, além de propiciar debates e diversos questionamentos. Os cartazes foram feitos com imagens, frases e desenhos para expor tudo que foi aprendido em sala de aula de uma maneira diferente.

A forca foi outro exercício realizado em sala de aula para novamente o trabalho em equipe ser possibilitado e juntamente a isso o raciocínio lógico. Ao descobrir a palavra os discentes teriam que criar uma frase que incluísse o vocábulo, o incentivo para participação dessa tarefa foi a premiação de uma caixa de bombons ao grupo vencedor. Para realizar essa atividade foram escolhidas as expressões consideradas mais relevantes para o entendimento do assunto e mais mencionadas em nossas explicações.

A última atividade proposta foi a realização de uma pesquisa na internet referente a personalidades importantes que lutaram pelos direitos humanos e posteriormente apresentariam para os colegas da sala. Porém devido a mudanças no calendário da escola apenas a pesquisa foi entregue sem a apresentação dos discentes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesse ciclo, houve além dos feriados, a greve na rede estadual de ensino, ocasionando interrupção das aulas e adiamento dos exercícios. Em virtude disso, algumas das atividades propostas no projeto inicial foram modificadas, substituídas ou antecipadas para adequarem-se ao calendário e ao tempo de aplicação. Em contrapartida, nesse eixo pudemos adquirir materiais escolares que facilitaram a realização das atividades.

O tema "Direitos Humanos", proposto para esse eixo, foi relevante A aplicação em sala de aula é fundamental para formação dos discentes, considerando que a escola tem o papel de formar cidadãos consciente de seus direitos e deveres para com a sociedade. O tema também é importante por promover o debate de assuntos que estão no dia-a-dia dos alunos no ambiente escolar. Fala sobre diversidade visando promover o respeito e a igualdade dos direitos, e assim construir uma sociedade melhor. Acreditamos que o tema também é imprescindível para a formação dos futuros docentes, por incentivar a busca por novas ferramentas que visem favorecer a promoção desses valores no ambiente de ensino.

(5)

Assembleia Geral da ONU. (1948). "Declaração Universal dos Direitos Humanos" (217 [III] A). Paris.

BENEVIDES, Maria Victoria. ______. Educação em Direitos Humanos: De que se trata? Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo, 18/02/2000. Disponível em: <http://www.hottopos.com/convenit6/victoria.htm>. Acesso em: 20 de out. 2019.

______. Cidadania e Direitos Humanos. Texto disponível em www.iea.usp.br/artigos

Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.b

Brasil. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: 2007. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.

SCHÜTZ e FUCHS. Educação Escolar e Direitos Humanos: necessidades de uma aproximação. Unijui, 2017.

Referências

Documentos relacionados

Estas ações estão previstas nas disciplinas e atividades curriculares do Curso, de modo especial em disciplinas que abordam temáticas específicas da profissão como

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Diante da importância socioeconômica do cajueiro para região nordeste do Brasil bem como das dificuldades relacionadas a escassez hídrica e qualidade de agua para

Assim serão abordados temas como ativida- de física vs exercício físico, avaliação física, prescrição de exercício físico e treino de força muscular relacionado com a perda

Since the goal of this study is to identify a setting that gives good recognition rates without requiring many com- putational resources, experiments were performed with values

O projeto contempla os Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação fundamental em seus aspectos referentes à educação ambiental e alimentar nos temas transversais sobre

Abundância absoluta de espécies da família Calliphoridae coletadas em carcaças de suínos considerando o grau de insolação (GI), estação (E) e estágio de

As definições das restrições para o estudo proposto foram estabelecidas sobre as áreas de proteção permanente (áreas de encostas ou partes destas com declividades superiores a