• Nenhum resultado encontrado

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Avenida dos Autonomistas, 1400 – Shopping União - Osasco – SP – CEP 06020-010 - Fone: (11) 2789-6161 www.strong.com.br – osasco.fgv@strong.com.br

Alameda Tocantins 125, Alphaville – Barueri – CEP 06455-020 Fone: (11) 3711-1000 www.alphaville.com.br – alphaville.fgv@strong.com.br

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

2015

(2)

1 1. COORDENAÇÃO

Diretor IDE

Gerson Lachtermacher

Ph.D. pela University of Waterloo, Canadá

Coordenação Geral Adjunta

Ana Paula Borges Gonçalves

Doutora pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV

Coordenação Acadêmica

Paulo Roberto de Mendonça Motta

Ph.D. pela University North Caroline, EUA

Coordenação Geral

Gerson Lachtermacher

PhD, Manchester Business School, Inglaterra

2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de dezembro de 1944, com o objetivo de ser um centro voltado para o desenvolvimento intelectual do país, reunindo escolas de excelência e importantes centros de pesquisa e documentação focados na economia, na administração pública e privada e na história do país.

A estrutura acadêmica da FGV é composta por Escolas e Institutos, com grande tradição e intensa produção intelectual:

EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública de Empresas EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo EPGE – Escola de Pós-Graduação em Economia

CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil Direito GV – Escola de Direito de São Paulo

Direito Rio – Escola de Direito do Rio de Janeiro EESP – Escola de Economia de São Paulo

IBRE – Instituto Brasileiro de Economia

FGV Projetos – Consultoria para organizações públicas e privadas

3. INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - IDE

O IDE foi criado no final de 2003 com o objetivo de coordenar e gerenciar uma rede de distribuição única para os produtos e serviços educacionais produzidos pela FGV, através de suas Escolas e Institutos.

Por intermédio de parcerias com diversas universidades da Europa e dos Estados Unidos, os alunos dos cursos administrados pelo IDE têm a possibilidade de participar de programas de curta, média ou longa duração em universidades estrangeiras.

(3)

2 4. CERTIFICAÇÃO

O curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas é certificado por 2 (duas) das melhores instituições de ensino do país, que tem grande expressão no cenário educacional. São elas:

ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS – EBAPE

A EBAPE foi criada em abril de 1952, com o apoio das Nações Unidas, voltada inicialmente para o aperfeiçoamento de profissionais do setor público brasileiro, e teve um papel pioneiro no ensino universitário ao instituir o primeiro curso superior de Administração Pública do país. Com o passar dos anos, expandiu sua atuação também para a área de gestão empresarial privada, oferecendo uma série de programas de educação continuada. Os projetos de pesquisas desenvolvidos pela EBAPE abrangem as áreas do governo e da iniciativa privada, gerência do setor público e privado, políticas públicas, gestão social, inovação tecnológica, produtividade industrial, entre outros. A EBAPE também publica, bimestralmente, a revista de Administração Pública, o periódico Cadernos EBAPE.br e a Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. Em recente pesquisa realizada pelo MEC, em 2009, foi considerada a melhor faculdade do

país.

ESCOLA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA – EPGE

A Escola de Pós-Graduação em Economia teve origem no Centro de Aperfeiçoamento de Economistas (CAE), criado pela Fundação Getulio Vargas em 12 de dezembro de 1960. Passou a denominar-se EPGE em 15 de janeiro de 1966, com a introdução da pós-graduação em nível de Mestrado. Em 1974, foi criado o programa de Doutorado.

A EPGE é responsável pela introdução de rigor matemático e da sofisticação teórica no ensino e pesquisa de economia no Brasil, com impactos importantes na gestão pública e privada no país.

Por vários anos consecutivos, tem sido avaliada pela CAPES como o melhor programa de pós-graduação em Economia do Brasil, sendo que, atualmente, é o único programa na área de ciências sociais aplicadas com a nota máxima. A escola conta hoje com um seleto grupo de Ph.D’s em regime de tempo integral, dedicados unicamente à pesquisa e ao ensino. A EPGE publica, trimestralmente, a Revista Brasileira de Economia.

Recentemente a EPGE estabeleceu seu programa de graduação em economia por intermédio da criação da Escola Brasileira de Economia e Finanças (EBEF). A EBEF, em recente pesquisa realizada pelo MEC, em 2009, foi considerada a 3ª melhor instituição de ensino do país, entre todas as existentes.

(4)

3 Apresentação

A Pós-Graduação em Administração de empresas, nível especialização, que apresenta um conteúdo eficiente, aliado a uma dinâmica que promove a disseminação de conhecimentos sobre as diversas áreas gerenciais de uma empresa, os participantes aprendem os principais conceitos do universo da administração empresarial, que vão desde a área financeira e contábil até conceitos de estratégia e negociação.

Um dos diferenciais mais atraentes desse programa é a diversidade entre as áreas profissionais, possibilitando ao participante usufruir de um ambiente estrategicamente desenhado para troca de ideias e novos contatos profissionais, fundamentais para o enriquecimento do networking e para o sucesso da sua vida profissional.

Objetivo

O objetivo do Pós ADM FGV é formar profissionais na carreira executiva, a partir do desenvolvimento de importantes habilidades gerenciais, tais como: liderança, visão estratégica e comunicação interpessoal. Ao final do curso, o profissional estará mais bem preparado para liderar equipes, pensar criticamente o negócio e tomar decisões mais acertadas e efetivas. O Programa proporciona um ambiente estrategicamente desenhado para o enriquecimento do networking, bem como para o sucesso da sua vida e carreira profissional.

“Dê um upgrade na sua carreira”

Com um conteúdo eficiente, aliado a uma dinâmica que promove a disseminação de conhecimentos sobre as diversas áreas gerenciais de uma empresa, os participantes aprendem os principais conceitos do universo da administração empresarial, que vão desde as áreas financeira e contábil até conceitos de estratégia e negociação.

Porque o Pós-ADM é a escolha certa

Além da metodologia diferenciada, o Pós ADM ainda conta com diversos diferenciais que alavancarão sua carreira no mercado.

•Excelência FGV – A FGV está entre as 100 instituições de ensino superior que formam os profissionais mais disputados em todo o mundo, de acordo com o

“Emerging Employability University Ranking”, publicado pelo The New York Times em 2013.

•Foco em teoria e prática – Combina dois professores em cada encontro,

proporcionando um perfeito intercâmbio entre conhecimento e experiência prática em gestão.

•Networking com alunos de todo o Brasil - O Anuário Pós ADM é uma ferramenta que reúne os principais dados dos alunos que concluíram o Pós ADM, estimulando a troca de informações e o networking.

(5)

4

•Oportunidades exclusivas de recolocação profissional - Ao participar da Comunidade Pós ADM, o aluno terá acesso a uma das maiores redes de ofertas on-line de

empregos.

•Mobilidade entre as unidades da FGV no Brasil - Por ocorrer simultaneamente em mais de 60 cidades do país, o Pós ADM permite* ao aluno assistir às aulas em uma das cidades, possibilitando-o cumprir sua agenda profissional ou pessoal.

•Programa de avaliação de carreira – O Pós ADM disponibiliza a seus alunos uma plataforma on-line, que fornece orientação profissional baseada em seus talentos e interesses.

6. A QUEM SE DESTINA

O programa é destinado ao profissional sem experiência gerencial, de qualquer área de atuação, que deseje empreender, atuar ou avançar na carreira executiva com segurança e garantida vantagem competitiva no mercado. A heterogeneidade da turma proporciona um ambiente rico e fértil para troca de ideias, preparando o profissional para os desafios de trabalhar em equipes multidisciplinares e dinâmicas.

Destina-se ainda aos:

 Administradores com pouca experiência gerencial que precisem aliar teoria e prática;

 Profissionais de outras áreas de formação que desejem uma formação robusta em gestão;

 Profissionais que estejam retornando ao mercado de trabalho e precisem se atualizar;

 Empreendedores, pequenos e médios empresários.

7. METODOLOGIA

A partir do estúdio próprio da FGV, no Rio de Janeiro, um professor Ph.D., de uma das Escolas de Administração da Fundação Getulio Vargas, ministra, ao vivo, cada uma das aulas, transmitindo o que há de mais atual e relevante do conhecimento de gestão moderna. Essa transmissão é feita via satélite para todas as cidades em que o curso é oferecido.

Em paralelo, um professor executivo conduz as dinâmicas em sala de aula. Ao alinhar a teoria apresentada pelo professor Ph.D. com as práticas vivenciadas por ele, durante a aula, o professor executivo proporciona um ambiente rico e dinâmico para a construção de conhecimento e de práticas executivas. O resultado é um programa consistente que alia experiência de mercado à expertise acadêmica dos professores da FGV.

9. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O trabalho de conclusão de curso, TCC deverá ser realizado ao longo do programa, pelos alunos, atendendo a legislação em vigor.

(6)

5

O trabalho terá acompanhamento presencial e orientação à distância, via Internet, do professor indicado pela Coordenação Acadêmica do curso.

10. AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Os participantes serão avaliados, em cada disciplina, através de provas individuais e trabalhos em grupo, sendo exigida a nota final mínima 7,0 (sete) em cada disciplina para sua aprovação e formatura. Será exigida também uma presença mínima obrigatória de 75% no programa, como um todo, e de 75% em cada disciplina presencial.

Cada aluno deverá elaborar, adicionalmente, trabalho de conclusão de curso – TCC, apropriado aos objetivos do programa.

11. Pós ADM + MBA

Isenção de até metade* das disciplinas para cursar um MBA FGV.

Depois de formado no Pós ADM, já com base sólida em gestão e maior experiência profissional, o aluno poderá complementar sua formação com o MBA FGV que melhor se encaixe em suas novas metas profissionais. Assim, ele ganha tempo e economiza dinheiro para se concentrar no que realmente importa: sua carreira. Ao final do programa, o aluno receberá o certificado de MBA na área específica.

12. CERTIFICAÇÃO

 Os cursos de Pós-Graduação MBA, Nível Especialização, da Fundação Getulio Vargas atendem às determinações da Resolução do CNE/CES nº 1 de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior.

 Os alunos aprovados em todas as disciplinas do programa Pós ADM receberão o Certificado de Conclusão de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração de Empresas, nível especialização, emitido conjuntamente pela EBAPE - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - e pela EPGE - Escola de Pós-Graduação em Economia.

 Será outorgado pela Universidade da Califórnia – San Diego, o certificado de “Business and Economic Strategies” aos participantes deste módulo internacional.

 Será outorgado pela Fundação Getulio Vargas o certificado de “Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Internacional, em Administração de Empresas, Nível Especialização” aos participantes que atenderem todos os critérios de aprovação do módulo nacional e internacional.

(7)

6 13. PROGRAMA - MÓDULO NACIONAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Aula Inaugural e de Integração

MÓDULO DE DISCIPLINAS PRESENCIAIS HORAS /AULA

1 Liderança e Inovação 24 2 Marketing Empresarial 24 3 Tecnologia da Informação 24 4 Produção e Serviços 24 5 Negociação 12 6 Contabilidade Geral 36 7 Gestão de Pessoas 24 8 Gerenciamento de Projetos 24 9 Estratégia Empresarial 24 10 Empreendedorismo 24

11 Criação e Viabilidade de Projetos 24

12 Técnicas de Comunicação 12

13 Gestão Financeira 36

MÓDULO DE DISCIPLINAS ON-LINE

14 Matemática Financeira 24

15 Introdução à Economia 24

MÓDULO DE ENCERRAMENTO

16 Jogos de Negócios 36

16 Análise do Plano de Negócios 36

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC *

CARGA HORÁRIA TOTAL 432

* Atividade extra sala de aula, para acompanhamento dos trabalhos.

14. MÓDULO INTERNACIONAL

Business & Economic Strategies

(8)

7 15. DESCRITIVO DAS DISCIPLINAS

Com um total de 17 disciplinas, o conteúdo do programa está dividido em quatro módulos: dois de diferentes áreas temáticas, um de disciplinas online e um de encerramento. Os dois módulos de diferentes áreas temáticas possuem seis disciplinas cada um. Eles são independentes e não exigem pré-requisito, permitindo ao aluno iniciar as disciplinas em qualquer semestre.

O módulo online possui duas disciplinas obrigatórias e, assim como o módulo anterior, elas também são independentes e não exigem pré-requisito. Cursadas totalmente via internet, através do site FGV Online, o aluno poderá acessá-las a qualquer momento do dia, no horário e local mais conveniente. Essas disciplinas serão disponibilizadas ao longo de cada semestre, juntamente com as demais. O módulo de encerramento é o último estágio do programa. Os conceitos aprendidos nos módulos iniciais serão amplamente utilizados na disciplina Jogos de Negócios, que subsidiará o Trabalho de Conclusão de Curso.

Liderança e Inovação

Liderança e inovação no mundo contemporâneo. Habilidades decisórias: razão, visão e a intuição como recursos gerenciais. Habilidades na gestão da influência: o uso positivo do poder e da autoridade. Habilidades interpessoais: o objetivo comum e a corretagem do poder. Gerenciando a mudança no mundo contemporâneo.

Marketing Empresarial

O que é marketing? (o conceito, sua evolução, seu escopo), as aplicações do marketing, as diferentes formas de fazer marketing. Mercados: macroambiente e microambiente de negócios, concorrência. Estratégias de composto promocional: produto, preço, ponto, promoção. Marketing de produtos de consumo: segmentação de mercados, marcas, posicionamento. Marketing de serviços: tangibilização de intangíveis, fidelidade do cliente, marketing de relacionamento.

Tecnologia da Informação

Alavancando a competitividade através da TI. Alinhando a estratégia de TI à estratégia de negócios. Governança da TI. A Economia da Informação. Ebusiness.

Produção e Serviços

Estratégia e fundamentos de operações: produtos e serviços. Qualidade e produtividade: conceitos, foco no processo, valor e melhoria contínua. Sistemas de gestão de produção: empurrar x puxar, JIT, MRP, TOC e mentalidade enxuta. Gestão estratégica de serviços. Competitividade empresarial: tempo, flexibilidade e inovação.

Negociação

Os estágios da Negociação. Superando o não. Administrando conflitos.

Contabilidade Geral

Noções básicas de Contabilidade. O Ciclo Contábil. Mecânica Contábil – Balanço Patrimonial. Mecânica Contábil – Apuração do Resultado (DRE, DMPL e DFC – somente método Direto). Contabilidade de Custos. Análise de Custos.

(9)

8 Gestão de Pessoas

Processo motivacional. Trabalho em equipe. Desenvolvimento de pessoas. Gestão do conhecimento e de competências. Atração e seleção de talentos.

Gerenciamento de Projetos

Metodologia de gerenciamento de Projetos – abordagem PMI. Planejamento de escopos, riscos e comunicação do projeto. Dirigir e liderar projetos. Formação de equipe. Monitoramento e controle de projetos. Indicadores de desempenho. Encerramento de projetos. Ética e conduta em projetos.

Empreendedorismo:

O empreendedorismo e o empreendedor. Empreendedorismo corporativo: Intraempreendedorismo. Empreendedorismo social O desenvolvimento de novos negócios. Recursos necessários para estruturação de um novo empreendimento. Fontes dos recursos. Avaliação e gestão dos riscos dos negócios. Atuação como Developer: O empreendedor social. O plano de Negócio.

Estratégia Empresarial

Introdução à estratégia (conceituação e delimitação do campo). Ambiente externo e estratégias genéricas (custo, diferenciação e foco). Cadeia de valor – Value Chain. Modelo RBV. Cultura organizacional e estratégia. Níveis de estratégias. O processo de planejamento estratégico.

Criação e Viabilidade de Projetos

Projetos pessoais e projetos nas organizações. Competências do gestor de projetos. Empreendedorismo e projetos. Criação de projetos. Análise estratégica e mercadológica. Análise econômica do investimento. Priorização de projetos. Gestão de porta-fólio.

Técnicas de Comunicação

Técnicas de comunicação aplicáveis em situações profissionais como apresentação de projetos ou pequenas palestras.

Gestão Financeira

Visão Geral de Finanças. Demonstrações Financeiras e Fluxos de Caixa. Taxas de Retorno. Risco Retorno – CAPM e CMPC. Avaliação de Empresas e Projetos. Análise de Projetos. Análise de Crédito.

Matemática Financeira On-line

Introdução à Matemática Financeira: capital, fluxo de caixa, juros e taxa de juros. Taxas de Juros: taxas proporcionais, taxas equivalentes, taxa nominal e taxa efetiva, taxa over, taxas variáveis, taxa média, taxa real. Produtos do Mercado Financeiro. Descontos: desconto racional simples, desconto comercial simples, desconto racional composto, sistemas de amortização, sistema de amortizações constantes, Sistema Price. Estrutura temporal da taxa de juros.

Introdução a Economia On-Line

Introdução à microeconomia: demanda, oferta, equilíbrio entre oferta e demanda, elasticidade, concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, concorrência monopolística. Introdução à macroeconomia: PIB, índices de preços, demanda e oferta agregadas.

(10)

9 Jogos de Negócios

O jogo de empresas simula um mercado oligopolista no qual empresas industriais atuam de maneira bastante competitiva e os participantes assumem o papel de diretores dessas empresas participantes ativos do processo decisório. O jogo cria um ambiente de competição possibilitando análise estrutural da indústria e de seus cenários econômicos globais. Estratégias corporativas. Elaboração de plano de estratégico. Gestão estratégica de Marketing. Gestão de recursos financeiros. Gestão de produção. Gestão de recursos humanos. Análise de riscos e tomadas de decisão táticooperacionais. Negociação empresarial. Feedback de desempenho da empresa.

Análise do Plano de Negócios

Com suporte do Jogo de Empresas, dos conceitos e das técnicas abordadas ao longo de todo o programa, os alunos desenvolverão o trabalho de conclusão de curso – um relatório analítico do desempenho das equipes no jogo.

15. CORPO DOCENTE

Os professores projetistas são profissionais altamente capacitados, com título de Ph.D, e destacada experiência nas suas áreas de atuação. Eles são responsáveis por apresentar os mais modernos conceitos e as ferramentas para uma gestão administrativa de sucesso, sempre afinados com as tendências do mundo empresarial. Além da exposição do conteúdo na TV, também desenvolvem, estrategicamente, as atividades que serão aplicadas aos alunos em cada uma das salas de aula espalhadas pelo Brasil, sempre orientadas por um professor local. A seguir, segue a relação dos professores projetistas do programa Pós ADM:

Prof. Adrian Kemmer Cernev - FGV / EAESP

Doutor, mestre e bacharel em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, SP.

Professor da FGV-EAESP junto ao Departamento de Informática e Métodos Quantitativos Aplicados à Administração. Atua como pesquisador no Centro de Estudos de Microfinanças (GVcemf) e Coordenador Acadêmico de curso MBA (especialização lato sensu) junto ao FGV online. Foi coordenador de Avaliação Institucional e vice-coordenador de curso lato sensu presencial na FGV-EAESP. Anteriormente foi também professor da PUC-SP/FEA, FIAP e Centro Universitário da FEI. Tem experiência profissional executiva em empresas de tecnologia, conhecimento e marketing (Xerox do Brasil, WebGenesis Participações e outras), atuando nas áreas de tecnologia de informação, telecomunicações, marketing e administração geral. Dedica-se atualmente a pesquisas e temas inovadores em Tecnologia de Informação, tais como mobilidade e convergência digital, segurança e confiança dos usuários, inovações em telecomunicações, pagamentos móveis (mobile banking & payments) e novos modelos de negócio na Era Digital.

Prof. Antônio André Neto D.Sc.

Doutor pela COPPE/UFRJ; Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF; Pós-graduado em Administração de Empresas pela USP; Extensões em: Mergers and Acquisitions pela University of Pennsylvania, EUA.; Negociação pelo Harvard Negotiation Institute, EUA;

(11)

10

International Management pela University of California; Especialista em Construção de Máquinas pela Froehling Walzwerkmaschinembau, Alemanha. Engenheiro Mecânico pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial, SP. Coordenador Acadêmico dos MBA’s: Gestão Estratégica e Econômica de Negócios e Gestão Estratégica de Empresas.

Professor dos cursos: Master in International Management, CEO International e dos MBA's do FGV Management. Co-autor dos livros: Negociação e Administração de Conflitos; Empreendedorismo e Estruturação de Negócios, ambos editados pela FGV e Gestão Estratégica de Clínicas e Hospitais, editado pela Atheneu. Atuou na direção das empresas: Grupo Thyssen, Promon, Grupo Gerdau, Grupo Eluma. Liderou processos de aquisição em 8 países. Realizou negócios em 54 países. Seu foco é nas áreas de Internacionalização de empresas, Negociação, Fusões e Aquisições, Re-estruturação de Empresas. É fundador e presidente da Corcam Tecnologia S.A.

Prof. Carlos Osmar Bertero – Eaesp/FGV

PhD e Doutor em Administração de Empresas pela Cornell University, Mestre em Administração de Empresas pela Michigan State University, Especialista em Faculdade de Desenvolvimento em Negócios Internacionais pela University of South Carolina, Especialista em Administração pela Eaesp/FGV, Bacharel em Filosofia pela USP.

Professor Titular da Eaesp/FGV. Diretor Acadêmico do IDE/FGV. Foi vice-diretor Acadêmico e Diretor da Eaesp. Presidiu a Anpad - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (2004-2008). Integrou o Conselho de Administração da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa. Professor em cursos de Pós-graduação, assim como mestrado e doutorado. Sua atividade de consultoria centra-se no setor empresarial privado. Suas áreas de trabalho são: Estudos Organizacionais e Estratégia e Política de Negócios.

Prof. Eduardo Ayrosa – Ebape/FGV

PhD e Doutor em Administração pela London Business School, Mestre em Administração pela Coppead/UFRJ, Bacharel em Engenharia Civil pela UFRJ.

Professor de marketing desde 1989. Professor em diversos cursos de pós-graduação e de formação de gerentes patrocinados pela UFRRJ e Universidade Candido Mendes. Atua como consultor em medidas de satisfação com serviços. Antes de ingressar na carreira acadêmica trabalhou para a Provarejo Propaganda e Produções Ltda.

Profª. Isabela Baleeiro Curado – Eaesp/FGV

Doutora em Administração pela EAESP/FGV, Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Professora do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da Eaesp/FGV. Coordenadora do Cedea – Centro de Ensino e Aprendizagem da Eaesp/FGV. Coordenadora de diversos programas de desenvolvimento gerencial e de desenvolvimento de trainees na Nabisco, Kraft, Caixa, TAM, Unilever, Credicard, L´Oreal, Odebrecht entre outras. Suas áreas de trabalho são: gestão (estratégica, de pessoas, de organizações), teoria das organizações e sustentabilidade.

Prof. Jaci Corrêa Leite - Eaesp/FGV

(12)

11

Professor Titular do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos da Eaesp/FGV. Dedica-se aos aspectos estratégicos e gerenciais da tecnologia de informação, área em que tem conduzido diversas pesquisas, realizando também trabalhos de consultoria em empresas. Com mais de 30 anos de vivência profissional, atuou como executivo na iniciativa privada por 16 anos. Paralelamente à atividade docente, atuou no Ministério da Fazenda, na área de tecnologia e sistemas de informação. É autor do livro: Terceirização em Informática, editora Makron Books, e de vários artigos em periódicos especializados. Participa como palestrante, em eventos nacionais e internacionais de renome. Coordena na Eaesp/FGV, os programas de Educação Executiva. Foi Chefe do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos da Eaesp/FGV no biênio 1998-1999 e Vice-Chefe nos biênios 2004-2005 e 2008-2009. Foi também coordenador da área de Educação a Distância da Eaesp/FGV no período de 2000 a 2005.

Prof. José Carlos Franco de Abreu Filho – FGV Management

Doutor em Finanças pela PUC, Mestre em Administração de Empresas pela Columbia University, Bacharel em Engenharia Elétrica pela UNB.

Possui 24 anos de experiência na área financeira tendo atuado como executivo e consultor em diversas instituições nos Estados Unidos e no Brasil. Foi consultor do BCG Consulting Group New York e General Manager da Unipac Trading Company, Los Angeles. Desde o ano 2000 é coordenador acadêmico da FGV. É professor de cursos de pós-graduação da FGV na área financeira.

Prof. Ney Pereira – FGV Management

Palestrante, escritor, consultor, Especialista em Marketing pela FGV Management, Aperfeiçoamento em neurolinguística e técnicas teatrais.

Autor dos livro Apresentações Empresariais Além da Oratória – Campus Elsevier. Autor do livro Seja Um Professor Nota 10 – Livre Expressão. Autor do curso de Comunicação FGV online. Coordenador do FGV Empresarial no Curso de Comunicação Empresarial. Responsável oficial pelo treinamento de porta vozes do Comitê Rio 2016 (Olimpíada)

É Idealizador do Método Multidisciplinar para o Treinamento de Docentes aplicando-o, desde 2005, no Programa de Aperfeiçoamento de Docentes da Fundação Getúlio Vargas (FGV – Management – RJ e SP). Docente do curso de Aperfeiçoamento de Docentes do Albert Einstein. Professor projetista do Curso Pós Adm e professor da disciplina Comunicação Interpessoal e Técnicas de Apresentações do MBA em Marketing. Responsável pela disciplina de Apresentações Corporativas do curso de formação de gestores do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) Responsável pela disciplina de Comunicação Empresarial do MBA em Gestão de Negócios do Ibmec RJ (prêmio “Melhores Professores de Gestão” 2006/01/02 , 2007/01/02, 2008/01/02, 2009/01 e 02).

Prof. Paulo Yazigi Sabbag – Eaesp/FGV

Doutor em Administração pela Eaesp/FGV, Mestre em Engenharia pela Poli/USP, Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI), Bacharel em Engenharia pela Poli/USP.

Professor do departamento de Produção e Operações da Eaesp/FGV– desde 1988. Atua no GVpec – Programa de Educação Continuada, onde, de 1995 a 1999, foi vice-coordenador e responsável pela prospecção e execução de cursos in company. Co-coordena os cursos de gerenciamento de projetos e gestão do conhecimento. Fundador e dirigente do Capítulo São Paulo, Brasil do PMI. Desde 1993 dirige a Sabbag Consultoria, especializada em

(13)

12

Gerenciamento de Projetos e Gestão do Conhecimento. Em 2007, publicou Espirais do Conhecimento: ativando indivíduos, grupos e organizações, pela editora Saraiva.

Prof. Paulo Roberto de Mendonça Motta – Ebape/FGV

Doutor em Administração Pública pela University of North Carolina, Mestre em Ciência Política pela University of North Carolina, Bacharel em Administração pela Ebape/FGV. Professor titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas – EBAPE/FGV. Exerceu o cargo de Diretor entre 1976 e 1986 e de Coordenador do curso de Doutorado em Administração no período de junho de 1995 a março de 2009. Consultor de empresas de instituições públicas nacionais e internacionais como a ONU (vários de seus organismos especializados), o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Instituto Internacional de Empresas Públicas. Conduziu mais de 700 trabalhos de ensino e consultoria no Brasil e em outros países como Estados Unidos, ex-União Soviética, China, Portugal, Espanha e vários países da América Latina, África e Ásia. Foi professor visitante da Universidade de Manchester (Inglaterra), da HEC Paris (França) da Universidade de Macau (China), do Instituto Nacional de Administração (Portugal) e da Universidade de Magdeburg (Alemanha) e da Universidade Andina Simon Bolivar (Equador).

Conferencista em centenas de eventos nacionais e internacionais e autor de mais de 60 trabalhos publicados no Brasil e no exterior dentre os quais se destacam: Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente (com mais de 40.000 exemplares) e Transformação Organizacional: a teoria e a prática de inovar, editados em língua portuguesa e espanhola.

Prof. Ricardo Lopes – Ebape/FGV

Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP, Mestre em Ciências Contábeis pela FAF/Uerj, Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Mara Júnior e Bacharel em Direito pela Faculdade Estácio de Sá.

Professor Adjunto da Ebape/FGV e da FAF/Uerj. Academic Fellow da IFRS - International Financial Reporting Standards Foundation em 2010, coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Controladoria (NECC-Ebape/FGV). Co-autor dos livros Contabilidade Geral: Introdução à Contabilidade Societária, editora Altas; Contabilidade Gerencial: mensuração, monitoramento e incentivos, editora Altas; Contabilidade dos Investimentos em Participações Societárias, editora FGV e Contabilização de Ativos Financeiros em Participações Societárias, editora FGV. Experiência em pesquisa e consultoria técnica, relacionados à escolha de políticas contábeis. Algumas pesquisas foram financiadas por organizações privadas (como ABRASCA, Aracruz, IBS e Mills) e governamentais (como ANS, TCE-RJ, TCU e MF).

Prof. Ricardo Spinelli de Carvalho – Ebape/FGV

PhD e Doutor em Análise de Decisões pela University of Lancaster, Mestre em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, Bacharel em Engenharia Mecânica pela UFRJ.

Foi diretor do Ibmec de 1998 a 1999 e do PDG Escola de Negócios de 1987 a 1998. Foi diretor da Coppead/UFRJ e também atua consultor e professor nas áreas de Modelos para Tomadas de Decisões, Simulação, Pesquisa Operacional e Estratégia. É professor do Modern Quantitative Analysis do MBA Pleno da Ohio University.

Prof. Rogério Mori – Eesp/FGV

Doutor em Economia de Empresas pela Eesp/FGV, Bacharel em Ciências Econômicas pela USP.

(14)

13

Coordenador do Cemap - Centro de Macroeconomia Aplicada da Eesp/FGV. Professor de Economia da Eesp/FGV, do GV-Law, professor de Macroeconomia Brasileira do CEABE Eesp/FGV e de Teoria Macroeconômica do MBA da Construção Civil da Eesp/FGV. Ex-secretário-sdjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda – 1995/1997 – e ex-assessor da Camex - Câmara de Comércio Exterior do Palácio do Planalto em 1998. Atuou no mercado financeiro por seis anos.

Profª. Sylvia Constant Vergara – Ebape/FGV

Doutora em Educação pela UFRJ, Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV, Bacharel em Pedagogia pela UERJ.

Professora Titular da Ebape/FGV. Coordenadora das Publicações FGV Management. Pesquisadora. Autora de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Palestrante. Consultora de organizações públicas e privadas.

Prof. Stavros Panagiotis Xanthopoylos – Eaesp/FGV

Doutor em Administração de Empresas pela Eaesp/FGV, Especialista em Qualidade e Produtividade pela Poli/USP, Bacharel em Engenharia de Produção pela USP.

Diretor Executivo do Programa FGV Online. Professor do Departamento de Operações da Cemap, desde 1994. Leciona e coordena cursos em nível de pós-graduação em EaD há mais de 15 anos pela FGV. Realizou trabalhos de consultoria e pesquisa no Brasil e no exterior, com ênfase em excelência operacional, na Europa e Ásia, em empresas de médio e grande porte. Coordenou projetos de consultoria pela FGV Projetos em diversos ambientes da administração pública. Professor convidado para conduzir casos no seminário BVLA (Building Ventures in Latin America) da Harvard Business School. Suas áreas de trabalho são: EaD, Gestão de Operações, Gestão da Cadeia de Fornecimento (SCM), Qualidade e Produtividade, Otimização de Processos e Gestão do Conhecimento.

Referências

Documentos relacionados

No primeiro a influência das vantagens competitivas da Petrobras na exploração de jazidas em águas profundas e ultraprofundas (também chamada de offshore). Para isso utilizada-se

Para responder este problema de investigação, esta pesquisa possui como principal objetivo analisar como ocorre a Gestão do Conhecimento em uma grande organização com aporte das

O programa aborda temas de vanguarda da Gestão Empresarial, notadamente a Inovação, a Sustentabilidade e Governança Corporativa; temas tradicionais como Pessoas,

Trabalhos de Conclusão de Curso de Pós-Graduação lato sensu da FMB concluídas Trabalhos de Conclusão de Curso de Pós-Graduação lato sensu da FMB em andamento Teses

Os alunos aprovados em todas as disciplinas do programa Pós ADM receberão o Certificado de Conclusão de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração de Empresas, nível

Para o entendimento dessa propriedade, deve-se conhecer o modelo Browniano geométrico que trata a distribuição dos retornos como uma Gaussiana, porém como vem

Um dos objectivos essenciais do novo quadro regulamentar consiste em melhorar os benefícios para os utilizadores e consumidores em termos de escolha, preço e qualidade, promovendo

§2.º O certificado de curso de pós-graduação lato sensu ou diploma de curso de pós- graduação stricto sensu substitui o comprovante de conclusão de curso de