• Nenhum resultado encontrado

Vista do O jogo da imitação. O papel da informação na tomada de decisão nas organizações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vista do O jogo da imitação. O papel da informação na tomada de decisão nas organizações"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

157

O jogo da imitação: o papel da informação na tomada

de decisão nas organizações

Paula Caroline Rodrigues Nunes

Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Danielle França Ribeiro

Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Natália Queiroz da Silva Oliveira

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do curso de Administração da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Resumo

O papel da informação no mundo contemporâneo é de grande importância e afeta o desempenho das organizações, visto que a informação é necessária para a tomada de decisão e esta é crucial no mundo organizacional. O presente trabalho visa analisar a importância da informação para a tomada de decisão nas organizações, por meio da análise fílmica, tendo como base a obra: O Jogo da Imitação. Para tanto, utilizou-se da abordagem qualitativa e para a coleta de dados, a análise documental. Na obra é possível verificar como a informação é necessária, sendo está, a principal busca do filme, pois a equipe buscava interceptar as informações alemãs para assim possuir vantagens com relação ao inimigo. A escolha do filme e deste tipo de análise favorece o aprendizado, já que por meio dos filmes estudantes e/ou professores podem relacionar a teoria e o mundo organizacional por meio de experiência diferente da prática. O objetivo do trabalho foi alcançado, visto que, o enredo demonstra como a informação é essencial para o sucesso no alcance dos objetivos do grupo.

Palavras-chaves

Informação; Tomada de decisão; Filmes.

Abstract

The role of information is important to organizations, since information is needed for decision making and this is crucial in the organizational world. The work aims at analyzing the information for decision making on the organizations, through film analysis, based on a work: The Game of Imitation. To do so, using the qualitative approach and for data collection, a documentary analysis. In the work it is possible to verify how the information is needed, this being a search of the film, because a team tried to intercept like the German information to thus receive advantages with respect to the enemy. The choice of the film and this type of analysis favors learning, since the medium of the films students and / or teachers to relate to theory and the organizational world differently from practice. The objective of the work was achieved, since, the plot demonstrates how information is essential for success in achieving the goals of the group.

Keywords

Information; Decision making; Movies.

Introdução

A informação assume papel importante no mundo contemporâneo, de tal forma que esse é denominado de “Era da Informação e Conhecimento”. É possível constatar que a

(2)

158 evolução das sociedades está intimamente ligada ao acesso e manipulação das informações advindas de variadas fontes. A informação tem adquirido relevância no cenário mundial desde o século XX, especialmente após o advento da internet (VIEIRA, 2014). Gurgel (2006) complementa que o surgimento da Ciência da Informação, ciência que trata sobre os aspectos da informação, ocorreu após a Segunda Guerra Mundial devido à enorme gama de informações provenientes desse confronto. Com isso, foi imposto às organizações o desafio de acompanhar o ritmo dessa nova era, criando mecanismos que facilitem a disseminação e tratamento da informação.

Sendo resultado do convívio humano, a informação é imprescindível para a comunicação entre as pessoas. Ela pode transcorrer por mensagem escrita, oral, linguagem corporal, entre outras formas de exposição. O que essas mensagens levam não é conhecimento, mas sim informação. Quando essa é assimilada, entendida e incorporada pode aflui para a aquisição de conhecimentos (GURGEL, 2006; JANNUZZI; FALSARELLA; SUGAHARA, 2014).

No âmbito organizacional a informação é um fator muito valorizado e que vem crescendo em importância e volume (VIERA, 2014). O referido fator pode ser de origem interna, isto é, gerado nos processos da organização, ou ainda, de origem externa, ou seja, oriundo de fora da organização (JANNUZZI; FALSARELLA; SUGAHARA, 2014). Devido a isso, a informação apresenta uma dualidade em sua essência, pois é usufruída pela organização no direcionamento das ações, assim como, também é originada pela própria organização.

De acordo com Choo (2003), a utilização da informação dentro das organizações pode ser fundamentada em três propósitos. O primeiro é a simplificação na interpretação do ambiente exterior, o segundo a promoção da aprendizagem organizacional e por último o amparo no processo decisório. Quanto ao último, Vieira (2014) afirma que a informação contribui para que a tomada de decisões esteja em conformidade com as expectativas organizacionais. Ainda sobre o assunto, a informação pode promover vantagem para a organização, pois a posse dela é determinante para existência de poder (SILVEIRA 2000).

Por isso, o papel dos gestores é essencial, visto que essas decisões afetam a vida cotidiana das pessoas envolvendo assuntos cruciais como a existência de guerra ou de paz, estabilidade e instabilidade econômica, preservação do meio ambiente e desenvolvimento e utilização de novas tecnologias (SOLINO; EL- AOUAR, 2011).

Considerando a importância da informação para a sociedade, observando ainda a relevância da mesma para gerenciamento das organizações dos diversos tipos, este trabalho possui como objetivo principal apresentar a importância do acesso e uso adequados da informação para o processo de tomada de decisão dentro das organizações. Para o alcance deste objetivo realizou-se uma análise fílmica da obra cinematográfica “O jogo da imitação”. A escolha desta obra deu-se de maneira intencional por abordar a temática do gerenciamento da informação inserido no contexto de guerra. Diante do ambiente que o filme retrata, é possível refletir sobre a captação, uso correto e disseminação correta das informações para o alcance dos objetivos propostos. Além do fato de que a utilização de filmes pode ser considerada como recurso metodológico facilitador para o aprendizado, já que ao oferecer uma combinação de imagem, som e movimento ele se torna um meio extremamente útil, pois oferece subsídios significativos para experiência cognitiva, afetiva e efetiva (IPIRANGA, 2007).

Assim, a estrutura do trabalho está organizada em cinco seções além desta. Na seção seguinte apresenta-se a fundamentação teórica, que aborda a importância das informações dentro das organizações e tomada de decisão. A terceira seção apresenta um resumo da obra usada como suporte. Na seção seguinte apresenta-se a metodologia utilizada para realizar este trabalho. Logo após, a análise e o paralelo dos conceitos com as cenas do filme. Por último,

(3)

159 são sintetizadas as considerações finais.

Importância da Informação nas Organizações

Para Takeuchi (2008) a informação proporciona um novo olhar para a interpretação de eventos e ou objetos pois, torna visível os significados antes invisíveis ou mostra conexões inesperadas. Por isso, a informação ou é um meio necessário ou é material para obter e construir conhecimento.

Informação seria o conjunto de dados devidamente tratados de forma a serem providos de significado, bem como organizados e classificados para alguma finalidade e útil para as pessoas em processos como o de tomada de decisões. Assim, os dados trabalhados passam a ter valor para seus usuários, pois a partir deles é possível interpretar o significado, obter conclusões ou ainda deduções (LAURINDO, 2008, p. 25).

A preocupação com o controle de informações tem sido uma das características do ser humano há séculos, a invenção da escrita mostra essa tentativa de registrar ideias, conhecimentos e saberes para serem usados na resolução de problemas na agricultura, astronomia, caça, entre outras atividades (MARTINS, 2014). A informação só é útil quando tem significado para o indivíduo e a mesma informação pode ter diferentes significados de diferentes indivíduos (VALENTIM; TEIXEIRA, 2012).

“A informação, quando adequadamente assimilada, produz conhecimento, modifica o estoque mental de informações do indivíduo e traz benefícios ao seu desenvolvimento e ao desenvolvimento da sociedade em que ele vive (...) A importância que a informação assumiu na atualidade pós-industrial recoloca para o pensamento questões sobre a sua natureza, seu conceito e os benefícios que pode trazer ao indivíduo e no seu relacionamento com o mundo em que vive” (BARRETO, 1999, p. 1)

A informação é um instrumento modificador da consciência humana e da sociedade como um todo não devendo ser considerada como uma medida de organização, mas a organização em si (BARRETO, 1999).

Para Valentim e Teixeira (2012), no ambiente organizacional, a gestão da informação se refere a identificação das necessidades informacionais, o monitoramento, a análise e a disseminação aos seus colaboradores para facilitar a apropriação de novos conhecimentos e informações. Uma gestão voltada para o uso estratégico da informação e do conhecimento é capaz de promover a aquisição, criação, codificação e transferência de conhecimento tácito e explícito, estimular a criatividade, a inovação e a aprendizagem (ALVARENGA NETO, 2005). Além disso, uma gestão eficaz da informação leva em consideração a sua segurança. A vulnerabilidade pode ser acarretada por fatores humanos e tecnológicos, gerando inconsistência das informações (OLIVEIRA; MOURA e ARAÚJO, 2012).

Segundo Carvalho (2014) a informação é de fundamental importância para alicerçar as estratégias e os processos de tomada de decisão, como também no controle de operações empresariais, e afirma que a mesma afeta vários aspectos que fazem parte do sistema de gestão das organizações. Por isso, quando a informação não é comunicada como deveria ela gera ruídos.

(4)

160 Com base nas afirmações dos autores, percebe-se que a vida dos indivíduos e das organizações está intrinsecamente ligada e dependente da informação e de sua gestão desde os primórdios dos tempos e, principalmente nos dias atuais, na chamada Era da Informação e Era do Conhecimento, ela vem se transformando em vantagem competitiva e aumentando seu valor, e, conforme Moresi (2000, p.24), “o valor da informação é uma função do contexto da organização, da finalidade de utilização, do processo decisório e dos resultados das decisões”.

Tomada de Decisão

O cenário em que as organizações estão inseridas está formado por inúmeras transformações que ocorrem de forma dinâmica e às vezes imprevisíveis, esse cenário exige das empresas respostas rápidas e condizentes com tal contexto, por isso, a tomada de decisão é uma das atividades essenciais dos gestores.

Segundo Guimarães e Évora (2004) a tomada de decisão é caracterizadora do desempenho da gerência e deve ser fruto de uma ação sistematizada que envolve o estudo do problema a partir do levantamento de dados, produção de informação, propostas de soluções, decisão, viabilização e implementação da decisão e análise dos resultados. As autoras também apontam que, no contexto organizacional, a tomada de decisão formal é estruturada por procedimentos que explicitam métodos e normas e estabelecem valores influenciadores da forma como a organização enfrenta as incertezas e escolhas.

Mesmo a decisão não sendo sempre um processo estruturado é possível reconhecer que a informação é primordial para a tomada de decisão e quanto mais estruturado for esse processo mais indicado é o uso de sistemas que possam responder às demandas informacionais do decisor (GUIMARÃES; ÉVORA, 2004). Sobre esse assunto, Oliveira; Miranda e Amaral (2016) comentam que é crescente o reconhecimento por parte do governo e grupos econômicos sobre a necessidade de a informação ser acessível, organizada e gerenciada. Dessa forma, emerge-se constantemente discussões sobre gestão da informação e importância de sistemas que venham a contribuir com esse processo.

A informação possibilita que fique evidente a situação atual do ambiente de negócios. Para isso, a mesma precisa passar por processos que agreguem valor específico para que possam servir ao seu propósito final. A informação, então, é coletada, armazenada interpretada pelo receptor de acordo com os seus conhecimentos prévios.

Sendo assim, o processo decisório é sempre desafiador para os gestores e torna-se relevante, como destacaram Solino e El- Aouar (2001), a importância das habilidades dos gestores da organização para enfrentar a dinâmica dos mercados e incentivar à criatividade e o talento, a partir da delegação de responsabilidades nas tomadas de decisão em todos os níveis da organização para obter vantagem competitiva.

Relato do Filme

A obra cinematográfica “O jogo da Imitação” lançada em 2014, sob direção do Morten Tyldum, classifica-se como uma cinebiografia ao retratar a vida do criptoanalista britânico Alan Turing. A história retrata o contexto da Segunda Guerra Mundial, no qual o governo britânico busca alternativas para vencer o conflito. Para isso, o filme conta a história de Alan Turing, interpretado pelo ator Benedict Cumberbatch, contratado para quebrar os códigos alemães.

(5)

161 No início do filme é apresentada a entrevista em que Alan participou com o objetivo de trabalhar junto ao governo britânico. O trabalho consistia em auxiliar na decodificação das mensagens da máquina Enigma, permitindo, com isso, a vitória do referido governo sobre os nazistas. Para isso, o governo britânico organizou uma equipe com cinco linguistas e o matemático Alan.

Em um primeiro momento a tentativa de decodificação das mensagens alemães estava ocorrendo de forma manual pela equipe. Entretanto, os códigos mudavam a cada dia, tornando inviável essa forma de trabalho. Alan, então, idealiza a construção de uma máquina que permitisse a decodificação em menos tempo.

Com a intenção de construir a máquina Alan torna-se o líder da equipe. Quando assume a liderança ele demite dois linguistas e faz uma seleção para contratar mais pessoas, Johan Clacke e Jack são selecionados para fazer parte da equipe. A máquina, apelidada de Christopher por Alan, demorou meses para ficar pronta.

As expectativas e a pressão sobre a equipe eram grandes. No processo, surge a suspeita de ter um espião alemão dentro da equipe. As dúvidas recaem sobre o Alan, por esse ser considerado o mais introspectivo do grupo. Entretanto, o espião era outro membro da equipe. O telespectador é surpreendido ao saber que a existência do espião era de conhecimento da Agência Britânica de Inteligência e que o oficial da própria agência tinha o colocado dentro para controlar as informações que eram repassadas aos alemães.

Quando a máquina foi finalizada ela não conseguiu processar as mensagens devido à falta de referências. Em meio a uma conversa de bar Alan percebe que as mensagens tinham elementos repetitivos e previsíveis, pois sempre começava com as mesmas letras e algumas palavras se repetiam. Logo, teve a ideia de cruzar as palavras previsíveis e com isso diminuir o conjunto de palavras a serem processadas por Chistopher.

Com a diminuição do processamento da máquina foi possível decodificar as mensagens do Enigma. As informações que advinham do Christopher eram usadas de forma sutil e por meio de ações imperceptíveis aos alemães. Muitas vezes as ações do governo britânico eram encobertas por mentiras, informações erradas passadas pelo próprio governo aos alemães, como, a existência de um espião inglês nas instalações nazistas. Além disso, era necessário usar a informação no momento mais oportuno possível, por isso, alguns bombardeios as instalações britânicas não foram interceptadas. Para tanto, eram utilizados métodos estatísticos que permitiam a correta tomada de decisões.

Com a decodificação da Enigma foi possível reduzir a guerra em mais de dois anos, o que acarretou em milhares de vidas salvas. Após o término da guerra e a derrota dos nazistas, todos os documentos referentes ao período do conflito foram queimados e as pessoas proibidas a falar sobre o assunto.

Metodologia

O presente trabalho possui como objetivo principal analisar a importância do acesso e uso adequado da informação para o processo de tomada de decisão dentro das organizações. Para isso, aplica-se a abordagem qualitativa buscando descrever, compreender e interpretar os fatos e fenômenos (MARTINS, 2008).

Como estratégia de estudo definiu-se a utilização do filme “O Jogo da Imitação”, considerando que ele apresenta um contexto que possibilita uma visão clara sobre os aspectos relacionados à informação. De acordo com Matos et al. (2012), os recursos estéticos, como filmes, são cada vez mais utilizados no processo de ensino-aprendizagem, pois permitem links entre construtos teóricos e a realidade prática. Em concordância, Rebouças, Matos e Machado

(6)

162 (2012) afirmam que é possível constatar filmes como veículos de análise científica de alta qualidade didática. Diante disso, este trabalho se propôs a fazer o paralelo entre o filme e a temática de informação do mundo organizacional.

A coleta de dados ocorreu por meio de análise do documental da referida narrativa fílmica. Para tanto, assistiu-se o filme três vezes. A primeira visualização permitiu ter uma visão geral sobre a história. As demais, após a leitura do aporte teórico sobre os assuntos “Informação” e “Tomada de decisões”, possibilitaram a visualização dos tempos críticos do filme.

Para análise utilizou-se bases teóricas para orientar a análise dos dados extraídos do estudo observacional (YIN, 2010).

Resultados e Discussões

A elaboração desta seção realizou-se a partir da análise do filme “O Jogo da Imitação”, para isso foram verificadas falas e imagens dos principais personagens, concentrando-se principalmente no protagonista Alan Turing. Vale ressaltar que a história do filme é baseada em fatos reais.

Logo no início do filme, retratado em 1951 em Manchester, Alan Turing aparece em uma sala onde espera para ser interrogado pelo detetive Robert Nock. Antes mesmo de começar o interrogatório Alan comenta que sua posição em relação a situação não significa que ele está em desvantagem pois ele sabe coisas que Robert Nock não sabe. Nos dois primeiros minutos do filme já se percebe o destaque dado a importância e a sobreposição de quem tem informação. Pois a posse dela contribui para a existência de poderio (Silveira, 2000).

Em seguida, Alan aparece em uma entrevista com o comandante da marinha real para tentar ser contratado e quebrar os códigos alemães. Durante a entrevista o comandante muda sua postura ao perceber que Alan sabe informações importantes sobre o projeto britânico para tentar vencer a guerra, por isso, Alan é um dos contratados para vencer a “Enigma”, a máquina alemã utilizada para comunicação durante a Segunda Guerra Mundial.

O governo britânico conseguia interceptar as mensagens dos nazistas, porém não conseguiam entender a informação. A informação só seria útil se tivesse significado para o indivíduo que o recebe (VALENTIM; TEIXEIRA, 2012). Para isso, foram buscadas alternativas para decodificar as mensagens, incluindo a criação da máquina Christopher.

Nesse ínterim, o comandante desconfiou que existia um espião na equipe. Como tratava-se de um projeto altamente confidencial é evidente a necessidade de manter o controle e sigilo das informações. O exposto no filme assemelha-se ao abordado por Oliveira; Moura e Araújo (2012), no qual a vulnerabilidade das informações pode levar ao fracasso dos objetivos. Porém, logo após o telespectador perceber que a Agência Britânica de Inteligência tem ciência de quem é o espião, este é utilizado para implantar informações falsas ou deixar vazar somente aquelas que convém.

Após o término da construção da máquina a equipe não consegue decodificar nenhuma mensagem, por isso a pressão para obtenção de resultados aumenta. Existia uma grande quantidade de dados a serem processados em pouco tempo, o que acabava não permitindo a decodificação.

Quando a máquina foi finalizada ela não conseguiu processar as mensagens devido a falta de referências. Em meio a uma conversa de bar, Alan percebeu que as mensagens tinham elementos repetitivos e previsíveis, pois sempre começava com as mesmas letras e algumas

(7)

163 palavras se repetiam. Logo, teve a ideia de cruzar as palavras previsíveis e com isso diminuir o conjunto de palavras a serem processadas por Christopher. Com a diminuição do processamento da máquina foi possível decodificar as mensagens da Enigma.

A partir de então era necessário utilizar as informações de forma sutil e por meio de ações imperceptíveis aos alemães, por isso, alguns bombardeios às instalações britânicas não foram interceptados. Assim, é importante ressaltar que a tomada de decisão é caracterizadora do desempenho da gerência e deve ser fruto de uma ação sistematizada que envolve o estudo do problema a partir do levantamento de dados, produção de informação, propostas de soluções, decisão, viabilização e implementação da decisão e análise dos resultados (GUIMARÃES; ÉVORA, 2004).

Guimarães e Évora (2004) ainda observam que o processo de tomada de decisões formal nas organizações é estruturado por procedimentos e valores que irão influenciar a forma como será enfrentado as incertezas e escolhas decorrentes desse processo. No filme, Alan precisou decidir sobre quais vidas iria salvar.

Peter: “O comboio que vocês vão… Peter: O Carlisle é um dos navios...

Peter: Não podemos agir em cima de toda informação, tudo bem não faremos, só dessa vez... Johan: Peter o que está acontecendo?

Peter: Meu irmão está no Carlisle, ele é da artilharia. Alan: Eu sinto muito

Peter: Quem você pensa que é? Ele é meu irmão mais velho e tenho pouco tempo para impedir a morte dele.

Alan: Não podemos.

Peter: (...) você não é Deus Alan, não decide quem vive e quem morre. Alan: Nós decidimos.

Peter: Por que?

Alan: Porque ninguém mais pode.

Diante da decisão entre evitar um ataque específico aos navios britânicos ou guardar a informação para um momento mais apropriado, Alan precisou ponderar as incertezas e consequências de sua atitude. O navio em que estava o irmão do Peter foi atacado e a informação sobre o conhecimento dos códigos alemães foi preservada. De tal forma, a equipe britânica pôde pensar em uma estratégia eficiente para acabar com o conflito. Nesse ponto percebe-se nitidamente a importância do papel do gestor, visto que ele toma decisões que afetam a vida cotidiana das pessoas envolvendo assuntos cruciais como a existência de guerra ou de paz, estabilidade e instabilidade econômica, preservação do meio ambiente e desenvolvimento e utilização de novas tecnologias (SOLINO; EL- AOUAR, 2011).

Além disso, nesse contexto, a informação foi usada como recurso para desenvolver o processo de trabalho desempenhado pela organização, mesclando a produção de informação interna e a utilização de fontes externas proporcionando condições mais adequadas de utilização na tomada de decisão (GUIMARÃES; ÉVORA, 2004).

Com isso, a guerra foi reduzida em mais de 2 anos, o que acarretou em milhares de vidas fossem salvas. Para Vieira (2014), no âmbito organizacional, a informação é um fator bastante valorizado e que vem crescendo em importância e volume. Ainda segundo o autor a informação contribui para que a tomada de decisões esteja em conformidade com as expectativas organizacionais. Graças a posse de informações essenciais e a interpretação e

(8)

164 gerenciamento correto, foi possível atender as expectativas do governo britânico.

Considerações Finais

Tendo em vista que o objetivo desse estudo é analisar a importância da informação para a tomada de decisão nas organizações, por meio da análise do filme “O Jogo da Imitação”. Considerando ainda, que o enredo da obra demonstra como a informação é essencial para o sucesso do alcance dos objetivos de um grupo, que por sua vez era de uma nação. Pode-se considerar que o objetivo do trabalho foi alcançado.

No caso em análise, a equipe precisava desvendar as informações que eram repassadas por seus inimigos. Quando não conseguiam o país ficava em desvantagem, pois não se sabia onde atacar/encontrar o inimigo, ficando assim vulnerável. O papel da informação nesse contexto era de grande relevância tanto para a equipe que precisava quebrar o código, quanto para o país, já que era necessário se ter as informações atualizadas e corretas para traçar estratégias e assim conseguir vencer a guerra.

No mundo organizacional assim como no filme é necessário ter as informações certas no tempo certo e para a pessoa certa, caso contrário as empresas ficariam em uma posição desfavorável em relação aos seus concorrentes. A informação favorece o processo de tomada de decisão que é indispensável ao mundo organizacional. Ela é o suporte para a diminuição das incertezas e redução de erros. A relação do filme e do mundo organizacional favorece o aprendizado dos estudantes, visto que os filmes são capazes de proporcionar uma experiência cheia de significados.

As contribuições deste trabalho baseiam-se na oportunidade que os filmes podem proporcionar a estudantes e/ou professores uma forma diferente de relacionar a teoria e o mundo organizacional por meio de experiência diferente da prática. A limitação identificada neste trabalho está relacionada a restrição aos personagens, assim como a subjetividade dos autores. Como proposta para trabalhos futuros, o filme pode ainda ser explorado sob a ótica da inovação, já que a máquina de decodificação, Christopher, é o precursor do computador.

Referências

ALVARENGA, R. C. D. N. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de

mapeamento conceitual integrativo. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Minas

Gerais. Belo Horizonte, 2005. Acessado em: 20/02/18. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/EARM-6ZGNE6.

BARRETO, A. A. A Questão da informação. Revista São Paulo em Perspectiva, Fundação

Seade, v. 8, n. 4, 1994. Acessado em: 21/02/18. Disponível em:

http://bogliolo.eci.ufmg.br/downloads/BARRETO%20A%20Questao%20da%20Informacao.p df.

CARVALHO, G. B. A importância da gestão da informação nos processos decisórios. Monografia. Universidade Federal Rural do Semi Árido. Mossoró, 2014. Acessado em 21/02/18. Disponível em:

https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/biblioteca/processos_tecnicos/pesquisas_acervo/pesquisa_inte rna/buscaInternaAcervo.jsf.

(9)

165 GUIMARÃES, E. M. P; ÉVORA, Y. D. M. Sistema de Informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 1, p. 72-80, 2004. Acessado em: 01/03/2018. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n1/v33n1a09.

GURGEL, G. M. M. O valor estratégico da informação para a gestão das organizações. In: XIII SIMPEP, 2006, Bauru. Anais.... Bauru, 2006.

JANNUZZI, C. A. S. C; FALSARELLA, O. M; SUGAHARA, C. R. Sistema de informação: um entendimento conceitual para a sua aplicação nas organizações empresariais. Perspectivas

em Ciência da Informação, v. 19, n. 4, p.94-117, dez. 2014.

LAURINDO, F. J. B. Tecnologia da informação: planejamento e gestão de estratégias. São Paulo: Atlas, 2008.

MARTINS, G. A. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2008.

MATOS, F. R. N et al. Mauá- O imperador e o rei: o comportamento empreendedor de Irineu Evangelista de Sousa. In: MACHADO, Diego de Queiroz; MATOS, Fátima Regina Ney (Org.). Estudos Organizacionais em Linguagem Fílmica. Curitiba: Crv, 2012. p. 169-186. MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 5. ed. e ampl. São Paulo: Atlas, 2000. Acessado em: 01/03/18. Disponível em:

http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/EngMec_NOTURNO/TM038/2013-1/Livro_-

_Introdu%E7%E3o_%E0%A0_Administra%E7%E3o_-_Antonio_Cesar_Amaru_Maximiano_-_5%B0Ed.pdf.

MORESI, E. A. D. Delineando o valor do sistema de informação de uma organização.

Ciência da Informação. Brasília., V 29, n.1, p. 14-24, jan./abril. 2000. Acessado em:

02/03/18. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a2.pdf.

OLIVEIRA, G. D; MOURA, R. K. G; ARAÚJO, F. A. N. G. Gestão da Segurança da Informação: perspectivas baseadas na tecnologia da informação (TI). In: Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação. Anais… 2012.

OLIVEIRA, R. A.; MIRANDA, I. P.; AMARAL, J. P. S. Gestão da informação: o papel dos observatórios e turismo brasileiros para a tomada de decisão do setor público. Marketing &

Tourism Review, v. 1, n. 2, p. 1-31, 2016.

REBOUÇAS, C. Q; MATOS, F. R. N; MACHADO, D. Q. A maldição da flor dourada: um estudo observacional das relações de dominação e poder. In: MACHADO, Diego de Queiroz; MATOS, Fátima Regina Ney (Org.). Estudos Organizacionais em Linguagem Fílmica. Curitiba: Crv, 2012. p. 99-111.

SILVEIRA, H. F. R. Um estudo do poder na sociedade da informação. Ciência da

Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p.79-90, dez. 2000.

SOLINO, A.S. EL- AUOAR, W. A. O processo de tomada de decisões estratégicas: entre a instituição e a racionalidade. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo: 2001. Acessado em: 02/03/18. Disponível em:

http://www.unihorizontes.br/mestrado20092/competitividade01.pdf.

TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookmam, 2008.

VALENTIM, M. L. P; TEIXERA, T. M. C. Fluxos de informação e linguagem em ambientes organizacionais. Informação & Sociedade: Estudos. João Pessoa, v.22, n.2, 2012. Acessado em 20/02/18. Disponível em:

(10)

166 VIEIRA, E. A percepção da informação e da sua relevância no cenário institucional: sob a perspectiva de gestores e líderes. 12. ed. Rio de Janeiro: Fgv Ebape, 2014.

Referências

Documentos relacionados

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Box-plot dos valores de nitrogênio orgânico, íon amônio, nitrito e nitrato obtidos para os pontos P1(cinquenta metros a montante do ponto de descarga), P2 (descarga do

A lo largo del siglo XX, y especialmente después de la Segunda Guerra Mundial, se constata en las formaciones sociales capitalistas en general, aunque con variaciones

À exceção de pouquíssimos nomes, entre os quais o de Manuel Guimarães (com destaque para Saltimbancos (1951), Nazaré (1953) ou Vidas sem rumo (1956), todos eles na esteira

A despeito de completar 12 anos de criação, e ser a maior iniciativa de educação continuada para profissionais de segurança pública em curso no país, pouco se

O conceito de sustentabilidade, por não haver um consenso, muitas vezes é confundido com outros igualmente importantes, tais como: Produção Limpa, Desenvolvimento Sustentável

00000518-5, Operação 003, em nome do SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO DE JUIZ DE FORA – SINTEAC, até o dia 10 (dez) de fevereiro de 2014, conforme