• Nenhum resultado encontrado

GUIA DO FORMANDO. Gestão de Conflitos em Contexto Escolar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DO FORMANDO. Gestão de Conflitos em Contexto Escolar"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

GUIA DO

FORMANDO

(2)

ENQUADRAMENTO DESTINATÁRIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM ESTRUTURA E DURAÇÃO AUTORA E COAUTORAS METODOLOGIA PEDAGÓGICA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

PORTAL E CONTEÚDOS MULTIMÉDIA

pág. 3 pág. 4 pág. 5 pág. 6 pág. 7 pág. 8 pág. 9 pág. 10 pág. 11

(3)

Seja bem-vindo ao Curso

Gestão de Conflitos em Contexto

Escolar

.

Os conflitos fazem parte do nosso dia a dia. Saber lidar com eles é essencial não só à nossa sobrevivência, mas também ao nosso bem-estar. Por essa razão, este Curso constitui-se como uma mais-valia a nível pessoal e/ou profissional, na medida em que irá permitir ao formando tomar consciência de características intrínsecas à sua

personalidade, bem como adquirir técnicas que lhe serão úteis a curto, médio e longo prazo na gestão e resolução de conflitos.

O presente manual visa disponibilizar as informações necessárias ao adequado desenvolvimento da formação. Neste documento encontrará informação geral relativa à formação, nomeadamente os Destinatários, os Objetivos, Estrutura e Duração, a Metodologia Pedagógica adotada, Avaliação e Certificação, bem como outras informações pertinentes para concluir com sucesso esta formação.

Uma vez que o presente Curso será em regime de autoaprendizagem é

extremamente importante que se conheça o modo de navegação nos conteúdos multimédia disponíveis, bem como o significado da iconografia presente.

Como complemento, tem acesso ao Roteiro Pedagógico, documento que inclui a descrição de todas as atividades que deve realizar para concluir com sucesso a presente formação.

Votos de uma Boa Formação!

(4)

DESTINATÁRIOS

Este Curso destina-se a todos os docentes que pretendam adquirir ou melhorar os seus

conhecimentos na área de Gestão de Conflitos, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

 Desenvolver competências profissionais e pessoais inerentes à gestão construtiva de conflitos em contexto escolar.

 Integrar o conflito através de um paradigma mais positivo que contribua para a

minimização de conflitos no contexto escolar.

 Evitar a escalada do conflito que surge regularmente em meios escolares.

 Identificar vantagens e desvantagens das diferentes abordagens ao conflito, bem como formas de lidar com os vários estilos comunicacionais.

 Adotar uma atitude mais consciente e técnicas de comunicação e negociação que facilitem a gestão de conflitos em contexto escolar.

(5)

O plano de estudos está organizado em 8 módulos, correspondendo a um total de 52 horas de formação:

Módulo 00 – Introdução ao Curso Enquadramento do Curso.

Módulo 01 – O Paradigma do Conflito

Conceito de conflito e análise do mesmo a partir de várias perspetivas.

Módulo 02 – A Escalada do Conflito e as Emoções Associadas Tipificação da escalada do conflito e descrição dos seus três níveis.

Módulo 03 – As Abordagens ao Conflito e os Estilos Comunicacionais Posicionamento em relação ao conflito: abordagem competitiva ou abordagem

colaborativa.

Módulo 04 – A Importância de Adotar uma Atitude Proativa e Consciente Atitudes perante diversas situações e formas de comunicação os outros.

Módulo 05 – Os Passos do Processo de Resolução do Conflito Win-Win Apresentação de um modelo simples, prático e eficaz de resolução de conflitos.

Módulo 06 – Exemplos Práticos

Série de exemplos práticos para interiorização dos conteúdos.

Módulo 07 – Avaliação Final Exercício de avaliação sumativa.

(6)

Dr.ª Katian Caria

Especialista em gestão e resolução de conflitos, possui licenciatura em Relações Internacionais, mestrado em Estudos Europeus e estudos avançados do 1.º ano de

doutoramento em Educação de Adultos. É empresária em nome individual e a sua atuação assenta em três pilares essenciais: a mediação de conflitos, a formação na área

comportamental e o coaching individual e em empresas.

Com largos anos de experiência, exerce atualmente funções enquanto mediadora privada, bem como do Ministério da Justiça nos Sistemas de Mediação Pública presentes nos vários Julgados de Paz, Sistema de Mediação Familiar e Sistema de Mediação Laboral. Em

paralelo, desenvolve e executa programas de formação presencial e coaching para particulares e empresas, nomeadamente na área da gestão de conflitos, negociação cooperativa, mediação e gestão de relacionamentos profissionais e pessoais.

AUTORA

COAUTORAS

Doutora Lídia Grave-Resendes

Doutorada em Educação pela Universidade de Boston em 1989, é professora associada no departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta onde coordena o Mestrado em Administração e Gestão Educacional. As suas áreas de investigação e

publicação estão relacionadas com as Lideranças Escolares, Direitos dos Alunos e Gestão de Conflitos na Escola, tendo sido pioneira em Portugal na introdução da Mediação entre Pares como forma alternativa à gestão de conflitos na escola.

Doutora Florinda Maria Coelho Pacheco

Professora de carreira, com Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, iniciou a sua atividade profissional em 1996. Após a obtenção do Curso de Mestrado, começou a exercer docência/tutoria/colaboração simultaneamente no nível Superior, na Universidade Aberta de Lisboa, na Universidade Lusófona de Lisboa, na Universidade de Évora e no Instituto

Politécnico de Leiria. Formadora reconhecida pelo Conselho Cientifico Pedagógico da Formação Contínua de professores, nas áreas/domínios de Administração Educacional, Português/Língua Portuguesa e Inovação Educacional. Doutorada em Educação, na especialidade de Liderança Educacional, sobre a temática da liderança, do clima e dos conflitos na escola. É Diretora de um Centro de Formação de Associação de Escolas.

(7)

METODOLOGIA PEDAGÓGICA

A presente ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, com recurso à plataforma de e-learning desenvolvida para este projeto. Através deste espaço o formando tem acesso aos Conteúdos Multimédia do Curso, aos Documentos de Apoio disponibilizados, ao Fórum de Esclarecimento de Dúvidas e ao Fórum de Realização de Atividades.

A metodologia pedagógica definida para este curso, é baseada nos seguintes vetores:  Aprendizagem autónoma, onde o formando constrói o seu próprio conhecimento e

reflete sobre o seu perfil de aprendizagem e os seus objetivos;

 Aprendizagem colaborativa, através da partilha e troca de experiências, interagindo com o grupo (formandos/ formadores/tutores) de acordo com os seus interesses pessoais e profissionais;

 Acompanhamento contínuo, através de um modelo sequencial de formação mas também através da presença contínua dos formadores/tutores que acompanham o processo de aprendizagem de cada formando;

 Atividade de reflexão: realização da atividade e integração no fórum.

Os conteúdos de formação apresentam uma estrutura modular, que obedece a regras de precedência, pelo que o formando apenas poderá frequentar o módulo seguinte após terminar todas as tarefas associadas ao módulo anterior. Em cada módulo, para além do estudo dos conteúdos e da realização das atividades formativas, é proposta a realização de uma atividade de reflexão (AR), orientada e acompanhada via fórum.

Em cada módulo, o formando deverá:  Visualizar o conteúdo multimédia;  Realizar as atividades formativas;

(8)

A Avaliação no Curso Gestão de Conflitos em Contexto Escolar é contínua e sumativa.

A aprovação e acesso ao certificado implica a participação obrigatória nas seguintes atividades:

 realização da Atividade de Reflexão proposta via fórum;  realização da Atividade de Avaliação Final de curso.

A Atividade de Reflexão (AR) proposta, desenvolvida por etapas, assenta na descrição, análise e comentário de uma situação de conflito à luz dos conteúdos dos vários módulos, culminando na estruturação de um trabalho final que será avaliado pelos formadores/tutores. Esta atividade desenvolve-se via fórum, onde os formadores/tutores fornecem as orientações e dão feedback a cada formando, ao longo dos vários módulos.

A qualidade científica e linguística revelada na realização das várias etapas da Atividade de Reflexão constituem os critérios de avaliação da mesma.

Terminados todos os módulos e a Atividade de Reflexão, é realizada uma Avaliação Sumativa, um teste constituído por 20 questões aleatórias, de resposta fechada. O formando dispõe de 3 tentativas para realizar a avaliação final e deverá atingir uma classificação mínima de 70% para ser aprovado com sucesso nesta tarefa.

Para avaliar os formandos será usada uma classificação qualitativa e quantitativa, com uma escala de 1 a 10 valores, que incidirá nos momentos avaliativos atrás referidos e cuja ponderação será de 50% para a Atividade de Reflexão e 50% para o teste final.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

ESCALA

EXCELENTE de 9 a 10 valores

MUITO BOM de 8 a 8,9 valores

BOM de 6,5 a 7,9 valores

REGULAR de 5 a 6,4 valores

(9)

No final do Curso, é solicitado ao formando o preenchimento de um questionário de avaliação de satisfação que, depois de preenchido, servirá para se proceder à melhoria dos mecanismos do Curso em questão, assim como de outros aspetos do funcionamento geral.

Aos formandos que terminem o Curso com sucesso será atribuído um Certificado.

O curso confere 2 créditos aos professores do 1º e do 2º ciclo, em que releva para a componente científica e 2 créditos aos professores de 3º ciclo e do Secundário, em que não releva para a componente científica.

(10)

PORTAL E CONTEÚDOS MULTIMÉDIA

PORTAL DE FORMAÇÃO DA FNE

O Curso encontra-se disponível no Portal de Formação da FNE, cujo acesso dos formandos é possível através dos elementos “nome de utilizador” e “palavra-passe”.

Para aceder ao Portal de Formação, deve aceder ao link abaixo e introduzir os seus dados de acesso.

http://formacao.fne.pt

Posteriormente deverá selecionar a opção “Meus Cursos”, e aceder ao Curso.

O Portal permite o registo e controlo da assiduidade de cada formando que frequenta o curso, assim como todas as ações que efetua ao longo da formação. Assim, este sistema permite acompanhar o desempenho no Curso, registando os acessos às diferentes componentes do mesmo.

Além do registo de dados de utilização geral, permite registar as respostas aos questionários da avaliação sumativa de forma automática.

(11)

CONTEÚDOS MULTIMÉDIA – REGRAS DE NAVEGAÇÃO

Para visualizar os conteúdos multimédia, é relevante que esteja familiarizado com a navegação e com a iconografia presente no Curso.

O conteúdo multimédia é composto por ecrãs existindo vários tipos de interação possíveis. Veja abaixo quais os comportamentos esperados ao navegar no Curso, bem como a iconografia presente e respetivo significado.

NOME DO MÓDULO MENU DE FERRAMENTAS SAIR DO CURSO NAVEGAR PARA ECRÃ ANTERIOR OU SEGUINTE NÚMERO TOTAL DE ECRÃS NO MÓDULO ÍNDICE DO MÓDULO

(12)

CONTEÚDOS MULTIMÉDIA – REGRAS DE NAVEGAÇÃO

Uma vez que se trata de um Curso em autoaprendizagem, o mesmo é realizado respeitando o seu ritmo e disponibilidade horária, pelo que poderá a qualquer momento sair do Curso, não perdendo contudo o progresso no mesmo, isto é, quando voltar a aceder irá aparecer-lhe a mensagem “Pretende voltar ao ecrã em que ficou?”, caso aceite volta ao ecrã em que deixou o Curso, caso selecione “Não” como resposta voltará ao ecrã inicial.

CONTEÚDOS MULTIMÉDIA – REGRAS DE NAVEGAÇÃO

Através do botão de Ferramentas poderá aceder a:

Mapa do Curso – Acesso aos vários módulos do Curso;

Documentos – Documentos de apoio ao Curso;

Ficha Técnica – Resumo curricular do autor responsável pelo Curso;

Progresso - Permite verificar o progresso no Curso e em cada Módulo (ex.: se estiver a meio do conteúdo o progresso do Curso deverá estar a 50%).

(13)

Perguntas de escolha única e múltiplas opções de resposta (selecionar qual(ais) a(s)

resposta(s) correta(s)).

CONTEÚDOS MULTIMÉDIA – REGRAS DE NAVEGAÇÃO

Ao longo do Curso serão disponibilizadas várias atividades formativas, em que o formando tem disponível um enunciado e uma instrução que indica como deverá proceder. Após realizar o exercício deverá submeter a resposta, clicando no botão de validar.

Veja alguns exemplos de exercícios:

Perguntas de arrastamento (arrastar palavra para o espaço em branco correto).

Exercícios de categorização de conceitos (identificar categorias nas quais determinadas afirmações/conceitos se

inserem).

Exercícios de verdadeiro ou falso (identificar afirmações corretas e incorretas).

(14)

Sempre que surgir um dos ícones abaixo, deverá clicar diretamente sobre o botão para executar a ação respetiva.

Clicar para baixar o Documento associado. Clicar para visualizar a resposta a uma Pergunta.

Instruções para interagir com os botões presentes no ecrã.

Responder às questões propostas.

Interagir com os botões presentes nos ecrãs de Exemplos/Casos Práticos.

CONTEÚDOS MULTIMÉDIA – REGRAS DE NAVEGAÇÃO

Ao longo do Curso serão apresentados vários ícones, sendo necessário compreender qual o seu significado e qual a ação associada ao mesmo.

Apresentamos abaixo a iconografia relativa a instruções para navegar no curso/plataforma e respetiva descrição. Sempre que surgirem este ícones, leia atentamente a frase associada ao mesmo para saber como interagir.

(15)

REQUISITOS TÉCNICOS

Browser Recomendado: Firefox 18 ou superior, Chrome 20 ou superior, Safari 5 ou superior, Opera 12 ou superior.

Resolução mínima: 1024x768.

Compatível com dispositivos móveis com resolução mínima 1024x768.

HELPDESK

Para questões técnicas sobre a utilização do Portal ou relacionadas com o funcionamento do conteúdo multimédia tem ao seu dispor um serviço de Helpdesk, através dos seguintes contactos:

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

3259 21 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas - expressão musical 50 3260 22 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas -