• Nenhum resultado encontrado

Mestrado em Análises Clínicas Profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mestrado em Análises Clínicas Profissional"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL 07/2018 PPGAC/2018

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MESTRADO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DIAGNÓSTICO E DIAGNÓSTICO VETERINÁRIO – BIÊNIO 2019/2021.

MODALIDADE CONVÊNIO

O Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pará, considerando a necessidade de estimular a qualificação de docentes e técnicos-administrativos da UFPA e funcionários dos laboratórios de análises clínicas parceiros Laboratório Paulo Azevedo, Laboratório Amaral Costa, Laboratório Sabin, HEMOPA e Clínica Som Diagnósticos abre inscrições para Exame de Seleção Especial para o Curso de Mestrado em Análises Clínicas Profissional nas áreas de concentração Diagnóstico (D) e Diagnóstico Veterinário (DV).

1. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE:

Ser docente ou técnico-administrativo do quadro permanente da UFPA, lotado em quaisquer das unidades acadêmicas ou Campi da UFPA, ou nos Hospitais Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto; funcionário efetivo do HEMOPA; ou funcionário dos laboratórios Paulo Azevedo, Amaral Costa, Sabin e Clínica Som Diagnósticos.

Ser graduado em curso superior reconhecido pelo MEC em Medicina, Medicina Veterinária e graduação em curso com habilitação em análises clínicas devidamente comprovada no histórico escolar e conselho de classe no momento da matrícula.

2. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO:

2.1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (Modelo próprio PPGAC-secretaria do PPGAC);

2.2. Documento de identificação (Fotocópia);

2.3. Histórico Escolar do Curso de Graduação (Fotocópia);

2.4. Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, paga através do boleto retirado do site da FADESP (valor de R$ 100,00 -CEM REAIS) http://cursos.fadesp.org.br/. 2.5. Projeto a ser realizado: O projeto deve der completo, constando de i) introdução e apresentação do problema, produto, processo ou protocolo a ser desenvolvido (máximo de quatro laudas); ii) justificativa, apresentado a necessidade e importância do produto, protocolo ou processo a ser desenvolvido, bem como os benefícios esperados e as aplicações dos resultados (máximo 2 laudas); iii) objetivos (máximo duas laudas); iv) metodologia a ser usada para o desenvolvimento do projeto, contendo descrição do delineamento do projeto, estratégias e métodos (máximo seis laudas); v) cronograma descrevendo metas concretas a serem atingidas e previsão de prazos para serem atingidas (máximo duas laudas); vi) previsão

(2)

orçamentária definindo custos estimados e suas necessidades de acordo com as metas a seres atingidas (máximo duas laudas); vii) referências bibliográficas (máximo 30 referências). O tempo máximo para execução do projeto será dois anos.

2.6. O projeto deverá ser assinado pelo candidato e pelo orientador, demonstrando ciência e anuência das atividades previstas no mesmo.

2.7. O candidato deverá anexar um documento comprovando o vínculo empregatício com os órgãos conveniados.

a) Após o pagamento do boleto, todos os documentos listados acima deverão ser obrigatoriamente apresentados à Secretaria do Programa, em período e horário estipulado neste Edital para efetivação da inscrição.

b) A inscrição será feita somente presencialmente na secretaria do MacPro, no horário de 9:00-17:00 horas, de segunda a sexta.

c) A não entrega dos documentos não efetivará a inscrição do candidato no processo seletivo.

d) No ato da inscrição na secretaria, o candidato deverá escolher uma das áreas de concentração, Diagnóstico (D) ou Diagnóstico Veterinário (DV).

e) Não é permitida a inscrição simultânea nas duas áreas de concentração por um único candidato.

3. CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO

3.1. A seleção dos candidatos, cujas inscrições forem homologadas, será efetuada pela Comissão de Seleção designada pelo Colegiado do Programa, com base nos seguintes procedimentos:

a) Análise do Plano de Trabalho, de caráter classificatório e eliminatório, com nota mínima igual a sete (7,0);

b) Entrevista com nota mínima igual a sete (7,0): o candidato deverá demonstrar domínio sobre o seu plano de trabalho.

3.2. Na ocorrência de empate, será realizada a avaliação do Curriculum vitae Lattes, sendo avaliada a experiência do candidato na área pretendia, bem como a produtividade científica do mesmo (publicações, patentes, etc.) e a atividade docente.

3.3. A divulgação dos resultados do processo de seleção será feita pela internet no endereço (www.ppgac.propesp.ufpa.br) por ordem decrescente de classificação.

4. VAGAS:

4.1. A abertura de vagas está condicionada à oferta pelos docentes do MACPro (Anexo I) mediante contato prévio do candidato com o orientador o qual fornecerá carta de anuência, que habilitará o candidato à inscrição.

4.2. O número de vagas será de sete (7) para a Área de Concentração ‘Diagnóstico’ e de uma (1) para a Área ‘Diagnóstico Veterinário’

(3)

a) A matrícula no curso de Mestrado em Análises Clínicas Profissional estará condicionada à manifestação formal do candidato, informando que poderá cursar o Mestrado sem o auxílio de bolsa, visto que, além das principais agências de fomento oficiais, CAPES e CNPq não contemplarem os cursos de mestrado profissionais, o candidato selecionado neste Edital não terá direito a bolsa de outra fonte de fomento, concedida por este programa, por motivo de já estar inserido no mercado de trabalho com vínculo empregatício formal.

4. CALENDÁRIO:

4.2. Período para inscrições: 20/11/2018 a 18/01/2019 (9h00min às 12h00min e 14h00min às 17h00min)

4.3. Divulgação das inscrições homologadas: 22/01/2019 no endereço: www.ppgac.propesp.ufpa.br

4.4. Entrevistas: 14/02/2019 (9h00min-13h00min) 4.5. Resultado: Até o dia 25/02/2019

4.6. Interposição de recurso: 26/02/2019

4.7. Divulgação da análise dos recursos e divulgação do resultado final: a partir do dia 28/02/2019.

a) As atividades da Secretaria do PPGAC estarão suspensas no caso de greves, paralizações ou quaisquer manifestações que impeçam a entrada dos funcionários e/ou estagiários nas imediações do Instituto de Ciências Biológicas – UFPA. A Secretaria retomará suas atividades normais logo que for possível.

b) A Secretaria do PPGAC não se responsabiliza por dificuldades técnicas oriundas de congestionamentos provocados pelo grande número de acesso para inscrição e/ou impressão de boletos pelo sistema administrado no site da FADESP.

5. DOCUMENTOS ORIGINAIS E OBRIGATÓRIOS À MATRÍCULA:

5.2. Diploma ou Certificado de Conclusão de graduação em Biomedicina, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária ou de *curso de graduação com habilitação em análises clínicas;

5.3. Histórico escolar do curso de graduação; 5.4. Cédula de identidade e CPF.

5.5. Documento de habilitação em Análises Clínicas fornecida pelo conselho de classe *Para os graduados em outros cursos com habilitação em Análises Clínicas, o histórico escolar deve conter, obrigatoriamente, carga horária de 400 horas de estágio supervisionado em laboratório de análises clínicas e 300 horas em disciplinas que habilitem às análises clínicas como ‘Análises Clínicas e Diagnóstico’, ‘Bioquímica Clínica’, ‘Hematologia Clínica’, ‘Parasitologia Clínica’, ‘Microbiologia Clínica’.

(4)

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Qualquer alteração no cronograma deste Edital ou outra qualquer informação será enviada para o endereço de correio eletrônico (email) que o candidato informou no ato da inscrição. A coordenação do Mestrado em Análises Clínicas Profissional utilizará somente o email oficial do programa macpro.icb@gmail.com ou o sistema SIGAA para as comunicações com os candidatos à seleção.

7. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas, nível de mestrado profissional, Universidade Federal do Pará - Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, Campus Básico I - Instituto de Ciências Biológicas. Rua Augusto Corrêa, 01, 66075-110, Belém, Pará, Brasil, E-mail: macpro.icb@gmail.com. Atendimento presencial pelos Coordenadores às terças e quintas-feiras de 09:00 às 11:00 na secretaria do Programa.

Belém, 13 de novembro de 2018.

Andréa Luciana Soares da Silva Coordenadora Geral (Portaria 4986/2018)

Eduardo José Melo dos Santos Coordenador Adjunto (Portaria 4986/2018)

Rua: Augusto Corrêa 01, Cidade Universitária Prof. José Silveira Netto, Instituto de Ciências Biológicas, 66075-110, Belém-PA

(5)

ANEXO I

8. LISTA DE ORIENTADORES COM DISPONIBILIDADE DE VAGAS (2018) ESPECIAL

8.1. DIAGNÓSTICO: Docente

*Linha Pesquisa Científico/Tecnológica

Área de Concentração Vagas

Giselle Maria Rachid Viana Agentes Infecciosos Diagnóstico 01 José Ricardo dos Santos Vieira Bioquímica e Biol. Mol. Diagnóstico 01 Karla Tereza Silva Ribeiro Agentes Infecciosos Diagnóstico 01

Lacy Cardoso de Brito Júnior Hematologia Diagnóstico 01

Luiz Carlos Santana da Silva Bioquímica e Biol. Mol. Diagnóstico 01 Mioni Thieli F. M. de Brito Agentes Infecciosos Diagnóstico 01 Vanessa Jóia de Mello Bioquímica e Biol. Mol. Diagnóstico 01

*Termo adotado pela CAPES para o mestrado profissional.

a) Informações sobre linhas de pesquisa e o currículo de cada orientador podem ser obtidas no site do Programa (www.ppgac.propesp.ufpa.br).

8. LISTA DE ORIENTADORES COM DISPONIBILIDADE DE VAGAS (2018) ESPECIAL

8.2. DIAGNÓSTICO VETERINÁRIO:

Docente

*Linha Pesquisa Científico/Tecnológica

Área de Concentração Vagas

René Ribeiro da Silva Patologia Animal Diagnóstico Veterinário 01 *Termo adotado pela CAPES para o mestrado profissional.

a) Informações sobre linhas de pesquisa e o currículo de cada orientador podem ser obtidas no site do Programa (www.ppgac.propesp.ufpa.br).

Referências

Documentos relacionados

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

Also due to the political relevance of the problem of repressing misguided employment relationships, during the centre-left Prodi Government (2006-2008) and the

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

A principal contribuição desse trabalho é a apresentação de uma solução de localização que, quando implantada em uma rede social móvel, o usuário e seus amigos possam ser

[r]

História pregressa e assistência de pré-natal das mães que tiveram óbitos infantis na Santa Casa de Misericórdia, no município de Ituverava, no período de 2005 a

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma