• Nenhum resultado encontrado

Regulamento Geral da Gincana Acadêmica Trilhas da Informação. 7 ª Edição: 2012 CAPÍTULO I DA FINALIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento Geral da Gincana Acadêmica Trilhas da Informação. 7 ª Edição: 2012 CAPÍTULO I DA FINALIDADE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Instituto de Ciências Exatas e Informática

Regulamento Geral da Gincana Acadêmica Trilhas da Informação Edição: 2012

Tema: Vida Saudável: diga não às drogas, jogue limpo. Slogan: X+Y= Vida Saudável

Onde

X= Informação Y= Escolha pessoal

CAPÍTULO I DA FINALIDADE

Art.1º-A Gincana Acadêmica Trilhas da Informação é um projeto extracurricular e multidisciplinar, com edição anual, realizado pelo Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC Minas – ICEI, nos diversos campi da capital e do interior do Estado, onde são ofertados cursos de graduação na área de ciências exatas e informática.

Parágrafo único - O evento a que se refere o Art.1º tem como público alvo os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio dos Estabelecimentos de Ensino Público e Privado do Estado de Minas Gerais situados em Arcos, Belo Horizonte - Barreiro, Coração Eucarístico e São Gabriel, Betim, Contagem e Poços de Caldas.

Art. 2º- A Gincana Trilhas da Informação visa estimular a busca, recuperação, uso e disseminação da informação relacionada a um tema específico, de caráter multidisciplinar e de interesse coletivo da sociedade em geral, de modo a promover a função social da tecnologia, bem como divulgar a área de atuação do Instituto de Ciências Exatas e Informática- ICEI da PUC Minas.

Parágrafo Único- O evento a que se refere o Artigo tem por objetivos específicos:

1. Difundir os conceitos, ferramentas, tecnologias, fontes e múltiplas funções do campo de conhecimento científico em Ciências Exatas e Informática;

2. Incentivar comportamentos sociais inerentes à prática esportiva, científica e cultural, em especial, o trabalho em equipe, a cultura da cooperação e o espírito competitivo bem o uso da tecnologia como elemento de transformação social;

(2)

3. Ampliar o diálogo entre os alunos do Ensino Superior da PUC Minas e os do Ensino Médio das Escolas Públicas e Privadas.

CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO

Art.3º- A Gincana Estudantil Trilhas da Informação é um projeto coordenado pela PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Exatas e Informática com a parceria das empresas BOLT Brasil, Documentar - Tecnologia e Informação, Microsoft Brasil, Tutor Tecnologia da Informação e a Instituição FEEMG- Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais.

§ 1º- A competição a que se refere o Artigo 3º é um evento privado de participação espontânea, exclusivamente efetivada, mediante adesão de Estabelecimentos de Ensino Públicos ou Privados, devidamente inscritos nos termos deste Regulamento.

§ 2º-Os dirigentes, alunos e familiares dos inscritos comprometem-se a observar o disposto no presente Regulamento e demais decisões técnicas definidas pelo Comitê Organizador, uma vez aceito como inscritos, mediante confirmação on line pela PUC Minas, por meio do site www.icei.pucminas.br/trilhas.

Art.4º- A competição tem a seguinte estruturação:

I- Comitê Organizador integrado pelas seguintes autoridades acadêmicas:

a. Dra. Lucila Ishitani, Doutora em Ciências da Computação, Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Informática da PUC Minas, a quem caberá a Coordenação Geral; b. Msc. Lúcia Helena Ciccarini Nunes, Mestre em Administração Pública, a quem

caberá a Coordenação Executiva;

c. Msc. Alexandre Teixeira, Mestre em Educação Tecnológica; d. Msc. Marcelo Nery, mestre em Ciência da Computação.

II- Comitê Técnico integrado por professores representantes dos cursos do Instituto de Ciências Exatas e Informática dos diversos Campi da Universidade Católica de Minas Gerais promotores do Evento.

Art. 5º- Compete ao Comitê Organizador:

a. Planejar, executar e avaliar o projeto Trilhas da Informação em suas edições anuais;

(3)

c. Aprovar e divulgar os resultados da competição;

d. Elaborar e divulgar os boletins de ocorrência das competições; e. Receber, analisar e julgar eventuais recursos;

f. Articular-se com parceiros, colegiados de cursos, direção do Instituto e demais órgãos envolvidos com a execução do projeto;

g. Montar e dirigir os trabalhos de escolha do tema, produção de material de divulgação, cerimonial, provas técnicas, sistemas, inscrições, certificação e demais atos decorrentes;

h. Conferir e aprovar as inscrições das escolas e alunos nas diversas fases; i. Prestar informações e esclarecimentos junto ao público interno e externo; j. Divulgar o evento junto aos órgãos de Comunicação Social;

k. Organizar o cerimonial de abertura e encerramento das competições; l. Efetuar, em conjunto com os organizadores a premiação da Gincana; m. Realizar outras atividades correlatas.

Art.6º- Compete ao Comitê Técnico a que se refere o inciso II do artigo 4º:

1. Participar do processo de pesquisa do tema, da organização do evento e elaboração das provas em conjunto com o Comitê Organizador; 2. Promover a divulgação e promoção da Gincana Estudantil;

3. Acompanhar a realização das provas presenciais e virtuais;

4. Divulgar os conteúdos dos cursos e áreas de atuação do Instituto de Ciências Exatas e Informática durante a edição do Evento;

5. Participar do processo de correção das provas presenciais e premiação das equipes vencedoras em sua respectiva área de atuação.

Parágrafo Único: A competição contará, ainda, com outros órgãos de suporte técnico e operacional da PUC Minas, em especial,

1.Gerência de Tecnologia de Informação- GTI;

2.Pro reitoria de Extensão por meio do Observatório de Políticas Urbanas; 3.Secretaria de Comunicação.

Art.7º- Os apoiadores institucionais e patrocinadores exercerão as funções de auxílio na promoção e divulgação da competição, interlocução, participação no evento de premiação e assessoramento temático em áreas específicas do seu campo de atuação.

(4)

Parágrafo Único - Os prêmios oferecidos pelos parceiros e outros apoiadores serão classificados como doação, nos termos deste Regulamento.

CAPÍTULO III DAS INSCRIÇÕES

Art.8º - A inscrição gratuita do Estabelecimento de Ensino será efetivada, eletronicamente, mediante a formação de equipes com representação de um professor e alunos competidores, formalizadas no endereço www.icei.pucminas.br/trilhas, de 10 a 24 de setembro.

Art -9º- A inscrição terá seu comprovante emitido, automaticamente, pelo Sistema, após confirmação do recebimento.

Art. 10 - Os Estabelecimentos de Ensino poderão participar da Gincana com, no máximo, 2 (duas) equipes, de dois ou três alunos em cada uma delas, além de um professor representante em cada equipe.

Art.11- Um aluno não poderá representar mais de uma Instituição. Art. 12- Os membros da equipe inscrita não poderão ser substituídos.

Art 13- A participação na Gincana se dará exclusivamente por alunos regularmente matriculados no Estabelecimento de Ensino participante.

Art. 14- Integrarão a equipe alunos de um mesmo Estabelecimento de Ensino, sendo vedada a formação de equipes entre unidades de redes colegiais.

Art.15- O Comitê Organizador poderá solicitar ao Diretor do Estabelecimento de Ensino, em qualquer fase da competição, documento que confirme a veracidade das informações.

Parágrafo Único: A constatação de qualquer irregularidade poderá implicar na desclassificação da equipe envolvida, sendo que os resultados obtidos, independentemente da fase em que isto ocorrer, não serão retroagidos.

CAPÍTULO IV

DAS PROVAS

Art. 16 - A Gincana Trilhas da Informação será realizada em duas etapas:

1ª Etapa: Provas On line, de múltipla escolha, a serem realizadas por equipes com inscrições aprovadas para o Evento, de caráter classificatório, disponibilizadas no site.

(5)

www.icei.pucminas.br/trilhas, no período de 26 de setembro a 19 de outubro, sobre o tema Vida Saudável: diga não às drogas, Jogue Limpo.

Publicação dos resultados da 1ª etapa: 25 de outubro.

2ª Etapa: Gincana de Informações desenvolvidas nas unidades da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais integrantes da Gincana, no dia 12 de novembro, em especial: Campi de Belo Horizonte, Poços de Caldas e Betim.

Apresentação dos resultados e premiação: Os resultados da 2ª etapa serão anunciados ao vivo no dia 12 de novembro

Art-17- O tema da competição em 2012 é: Vida Saudável: diga não às drogas, jogue limpo.

Parágrafo Único- Para demonstrar o campo do conhecimento do campo das Ciências Exatas e da Informática as provas aplicarão o tema constante do artigo nas diversas áreas do Ensino Médio, especialmente, Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Ciências e Biologia.

SEÇÃO I

DA PROVA DA 1ª ETAPA

Art. 18- A prova da primeira etapa será constituída de questões fechadas, de múltipla escolha, relacionadas ao tema escolhido, associado às disciplinas do segundo grau.

Art. 19- Serão classificadas na primeira fase as equipes que:

a) Estiverem regularmente inscritas;

b) Responderem corretamente a 60% das questões da prova da primeira etapa; c) Enviarem as respostas no prazo estipulado pelo Regulamento;

Art. 20- O gabarito da prova será disponibilizado no site do evento. SEÇÃO II

DA PROVA DA 2ª ETAPA

Art. 21-A segunda fase será constituída de gincana presencial, a ser realizada no dia 12 de novembro de 2012, com a aplicação de perguntas ao vivo aos alunos, sobre o tema desta edição.

(6)

Parágrafo único: os professores e outros colegas que desejarem acompanhar seus alunos não poderão responder às questões formuladas às equipes e nem manter contato com elas durante a fase de pesquisa para respostas.

Art.22- Para realização das provas será permitida discussão entre membros de uma mesma equipe. Parágrafo Único: É vedado o uso de aparelhos eletrônicos e de comunicação no local da prova. Art.23- A equipe deverá comparecer aos locais de provas da segunda etapa, divulgados no site do evento, junto com os resultados da primeira etapa, às 13 horas.

Parágrafo 1º- Será exigida a carteira de identidade dos alunos e professores no local das provas. Parágrafo 2º- Será admitida uma tolerância de, no máximo, 15 minutos a partir da hora definida neste Regulamento.

CAPÍTULO IV- DA PREMIAÇÂO

Art. 24- As equipes vencedoras em 1º, 2º e 3º lugares, bem como o professor responsável por elas receberão prêmios individuais dos patrocinadores da Competição definidos como esportivos e tecnológicos.

Parágrafo Único- O professor responsável pela equipe vencedora, em primeiro lugar, receberá um único prêmio não cumulativo.

Artigo 25- Os Estabelecimentos de Ensino e os alunos receberão certificados de extensão universitária pela participação na Gincana Acadêmica.

CAPÍTULO

V-DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art.26- Os participantes e demais integrantes desta Competição não poderão alegar desconhecimento deste Regulamento.

Art. 27- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Art.28- As imagens dos alunos, assim como dos professores e demais participantes inscritos e integrantes da disputa, obtidas durante a realização das competições, poderão ser utilizadas pelo Comitê Organizador, a título de divulgação, sem fins lucrativos, em sites, revistas, jornais, livros, programas de rádio ou televisão.

(7)

Art. 29- Dúvidas poderão ser enviadas à Comissão Organizadora, pelo e-mail: trilhas@pucminas.br Belo Horizonte, 31 agosto de 2012

Profª Lucila Ishitani

Referências

Documentos relacionados

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Em função de leis ambientais mais restritivas e da busca por máquinas mais eficientes, a indústria global de fluidos frigoríficos tem pesquisado e desenvolvido novas soluções para

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

A proposta também revela que os docentes do programa são muito ativos em diversas outras atividades, incluindo organização de eventos, atividades na graduação e programas de

Além do que, o cientista, via de regra, é uma figura “estranha”, pois o relacionam com alguém que, não fazendo parte do seu cotidiano, representa algo

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Aprovou o novo regime regulamentar das depreciações e das amortizações Na sequência da alteração do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas, destinada a adoptar