• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE CONCURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE CONCURSO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

MUNICÍPIO DE VISEU

PROGRAMA DE CONCURSO

C O N C U R S O P Ú B L I C O P A R A C O N C E S S Ã O D E E X P L O R A Ç Ã O D E P A R Q U E S C O L E C T I V O S E P A R C Ó M E T R O S À S U P E R F Í C I E .

(2)

MUNICÍPIO DE VISEU

C O N C U R S O P Ú B L I C O P A R A C O N C E S S Ã O D E E X P L O R A Ç Ã O D E P A R Q U E S C O L E C T I V O S E P A R C Ó M E T R O S À S U P E R F Í C I E .

PROGRAMA DE CONCURSO

ÍNDICE

1 – IDE NT I FIC AÇ Ã O D O C O NC UR SO

2 – E NT ID ADE A DJ UDIC AN TE E L OC A L O NDE DEC OR R E O C O NC UR SO 3 – ÓR GÃ O QUE T OM OU A DE SC IS Ã O D E C O NTR A TAR

4 – ÓR GÃ O C O M P E TENT E PAR A PR E S TAR E SC L AR EC I M ENTO S 5 – ER R OS E OM IS SÕ ES

6 – R E GR A S DE P A R TIC I P AÇ ÃO 7 – DOC UM ENT O S DE HAB I LI TAÇ Ã O

8 – PR A ZO P AR A A PR E SE NTAÇ ÃO DO S DOC UM EN TO S D E H AB IL IT AÇ ÃO 9 – DOC UM ENT O S QUE C ON ST IT UEM A PR O PO ST A

10 – P RO PO ST AS V A R IANT ES

11 – P RA ZO DE O B R IGA ÇÃ O DE M AN U T ENÇÃ O DAS PR OP OST AS 12 – C R IT É R IOS DE ADJ UD IC A ÇÃ O D AS PRO PO ST AS

13 – PR EÇ O B AS E

14 – P RA ZO DE EX E CUÇ Ã O D O CO NT RA T O 1 5 – PR OP OST A BA SE

16 – CO NC OR RE NT ES

(3)

18 – A U D IÊN C IA PR ÉV IA 19 – P REST A ÇÃ O D A C AU ÇÃ O 20 – EN CA RG OS DO CO NC OR RENT E

21 – C O NSU LT A E F OR NEC IME NT O DE EX EMPLA RES D O P ROC ESS O 22 - LE G ISL AÇ Ã O A PL IC ÁV EL

ANEXO - I ANEXO – II ANEXO - A

(4)

MUNICÍPIO DE VISEU

CONCURSO PÚBLICO PARA CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DE PARQUES COLECTIVOS E PARCÓMETROS À SUPERFÍCIE.

PROGRAMA DE CONCURSO

1 – IDENTIFICAÇÃO DO CONCURSO

1.1 – Este concurso público visa a "Concessão de Exploração de Parques Colectivos e Parcómetros à Superfície".

1.2 - O presente concurso tem por objectivo:

A concessão de exploração de parques colectivos e parcómetros à superfície incluindo fornecimento e aplicação de equipamento.

2 - ENTIDADE ADJUDICANTE E LOCAL ONDE DECORRE O CONCURSO

2.1 - A entidade adjudicante é o Município de Viseu, pessoa colectiva nº 506 697 320, com sede na Praça da República 3514-501 Viseu, com o número de telefone 232 427 456, fax: 232 425 757 e endereço electrónico: www.cm-viseu.pt.

2.2 – O processo de concurso decorre no Departamento dos Recursos Humanos, Financeiros e Materiais, Secção de Património, com o endereço electrónico: patrimonio@cmviseu.pt, através da plataforma electrónica www.compraspublicas.com, de acordo com as condições constantes no presente Programa de Concurso e Caderno de Encargos.

(5)

3 – ÓRGÃO QUE TOMOU A DECISÃO DE CONTRATAR

3.1 - A Câmara Municipal de Viseu, órgão executivo do Município, por deliberação tomada em reunião ordinária do dia 02 de Fevereiro de 2012.

4 – ÓRGÃO COMPETENTE PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS

4.1 - Os esclarecimentos necessários à boa compreensão e interpretação das peças do procedimento, devem ser solicitados pelos interessados, por escrito, dentro do primeiro terço do prazo fixado para a apresentação das propostas, devendo ser colocados na plataforma electrónica em local próprio, disponível para o efeito.

4.2 – Os esclarecimentos serão prestados pelo júri do procedimento, na plataforma electrónica, até ao fim do segundo terço do prazo fixado para a apresentação das propostas.

4.3 – Os esclarecimentos acima referidos, para além de estar disponíveis na plataforma electrónica utilizada para o efeito, constituem parte integrante das peças do procedimento a que dizem respeito e prevalecem sobre estas em caso de divergência.

4.4 - Durante o prazo de concurso, os interessados poderão visitar os locais a concessionar e realizar neles os reconhecimentos que entenderem indispensáveis à elaboração das suas propostas.

4.5 - Se, antes da realização de eventuais visitas aos locais referidos no ponto anterior, os interessados pretenderem algum acompanhamento técnico, deverão acordar previamente as datas com o seguinte serviço:

Município Viseu/DRHFM ………... parques e parcómetros referidos em de 1.2

5 – ERROS E OMISSÕES

5.1 – Até ao termo do quinto sexto do prazo fixado para a apresentação das propostas, os interessados devem apresentar ao júri do procedimento uma lista na qual identifiquem, expressa e inequivocamente, os erros e omissões do caderno de encargos detectados e que digam respeito a:

a) Aspectos ou dados que se revelem desconformes com a realidade;

b) Condição técnicas de execução do objecto do contrato a celebrar que o interessado não considere exequíveis.

(6)

5.2 – Até ao termo do prazo fixado para a apresentação das propostas, o júri deve pronunciar-se sobre os erros e as omissões identificadas pelos interessados, considerando-se rejeitados todos os que não sejam por ele expressamente aceites.

5.3 – Quer a lista com a identificação dos erros e das omissões detectadas pelos interessados, quer a decisão que venha a recair sobre essa lista, devem ser disponibilizados na plataforma electrónica.

6 – REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

6.1 – Requisitos de acesso à plataforma electrónica:

a) A participação no concurso depende de prévia inscrição no procedimento “Concurso” a ser efectuada no portal www.compraspublicas.com.

b) Após a inscrição e validação da documentação solicitada, será obtido o acesso necessário para efeitos de consulta de peças do concurso.

7 – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

7.1 – Declaração emitida conforme o modelo do Anexo II do CCP, assinada pelo concorrente ou por representante que tenha poderes para o obrigar, de acordo com a certidão da conservatória do registo comercial, que também deve apresentar.

7.2 – Documento comprovativo de que não se encontra nas situações previstas nas alíneas b), d), e) e i) do artigo 55º do CCP.

7.3 – Certidão do Registo Comercial destinada a comprovar o previsto no nº 2 do artigo 411º do CCP.

8 – PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

8.1 – Os documentos de habilitação são apresentados directamente na plataforma electrónica já identificada, através do meio de transmissão escrita e electrónica de dados.

8.2 – Quando os documentos de habilitação exigidos se encontrem disponíveis na Internet, o adjudicatário pode, em substituição da apresentação da sua reprodução, indicar ao Município de Viseu, o endereço do sítio onde aqueles podem ser consultados, bem como, a informação necessária a essa consulta, desde que os referidos sítios e documentos estejam redigidos em língua portuguesa.

(7)

8.3 – Os documentos de habilitação deverão ser apresentados no prazo máximo de 5 dias após a notificação da adjudicação.

9 – DOCUMENTOS QUE CONSTITUEM A PROPOSTA

9.1 - A proposta será instruída com os seguintes documentos:

a) Declaração emitida conforme modelo constante do Anexo I, assinada pelo concorrente ou por representante que tenha poderes para o obrigar;

b) Documento com a proposta nos termos do modelo de proposta constante no anexo A; c) Nota justificativa do preço proposto;

d) Memória justificativa e descritiva do modo de execução dos trabalhos;

e) Elementos demonstrativos das características do equipamento proposto a aplicarem nos parques colectivos e parcómetros à superfície.

10 - PROPOSTAS VARIANTES

10.1 - É admitida a apresentação de propostas que envolvam alterações das seguintes cláusulas do caderno de encargos:

a) Prazo de execução diferente do estabelecido em b) de 2.1.3.1 do caderno de encargos.

b) Valor das tarifas diferentes das estabelecidas em 2.1.4.2 do caderno de encargos, sem prejuízo do estabelecido na alínea b) do mesmo ponto.

10.2 – A proposta variante deverá satisfazer, na parte aplicável, o disposto no n.º 10 deste programa de concurso e na sua elaboração, devem os concorrentes adoptar o modelo previsto para a proposta base, com as necessárias adaptações.

11 - PRAZO DE OBRIGAÇÃO DE MANUTENÇÃO DAS PROPOSTAS

11.1 – Os concorrentes são obrigados a manter as respectivas propostas pelo prazo de 90 (noventa) dias contados do termo do prazo fixado para a apresentação das propostas.

(8)

12 - CRITÉRIO DE ADJUDICAÇÃO

12.1 - Na apreciação das propostas para efeitos de adjudicação, ter-se-á em conta o critério da proposta economicamente mais vantajosa, resultante da aplicação dos factores e respectivos índices de ponderação abaixo indicados, sobre a parte que constitui o objecto do concurso.

12.2 - Os factores a considerar para o objecto do concurso, são os seguintes:

Concessão de exploração de parques colectivos e parcómetros à superfície, incluindo fornecimento e aplicação de equipamento:

1) Valor das tarifas a praticar ……….……… 30% 2) Montante de renda anual a pagar ao Município de Viseu ……….…….…… 60% 3) Características do equipamento proposto pelo concorrente ………..………….. 5% 4) Valor proposto para ficar com o equipamento existente nos parques colectivos e parcómetros à superfície ……….…. 5%

12.3 - A pontuação global da proposta será obtida a partir do somatório das percentagens parciais resultantes das alíneas seguintes, tendo em conta que:

a) A seriação das propostas para efeitos de ponderação dos coeficientes consagrados em 12.2 - 4), será feita atribuindo a percentagem que resultar da seguinte expressão:

Percentagem a atribuir (%) =

n

1

n

a

×

em que: a corresponde à percentagem do item em análise.

n corresponde ao valor estabelecido no caderno de encargos. n1 corresponde ao valor estabelecido na proposta em análise.

b) A seriação das propostas para efeitos de ponderação do coeficiente consagrado em 12.2 - 3), será feita atribuindo a percentagem máxima de 5% à proposta que corresponda às condições estabelecidas em 12.6 deste programa de concurso.

Será no entanto deduzida uma percentagem de 2,5% se qualquer proposta omitir o tipo de máquina e o meio de utilização, e/ou deduzida uma percentagem de 2,5% se qualquer proposta omitir o meio de pagamento a utilizar.

c) A seriação das propostas para efeitos de ponderação dos coeficientes consagrados em 12.2 - 2), será feita atribuindo a percentagem que resultar da seguinte expressão:

(9)

Percentagem a atribuir (%) = 2 1 1

R

R

a

×

em que: a1 corresponde à percentagem do item em análise.

R1 corresponde à renda estabelecida no caderno de encargos. R2 corresponde à renda da proposta em análise.

d) A seriação das propostas para efeitos de ponderação dos coeficientes consagrados em 12.2 - 1), será feita atribuindo a percentagem que resultar da seguinte expressão:

Percentagem a atribuir (%) = 1 2 2

T

T

a

×

em que: a2 corresponde à percentagem do item em análise.

T1 corresponde à média ponderada dos valores apresentados no caderno de encargos.

T2 corresponde à média ponderada dos valores apresentados na proposta em análise.

12.4 – A regra para o cálculo dos valores de “T1” para os parques colectivos e parcómetros à superfície referentes ao ponto 12.2 – 1) do Programa de Concurso e a inserir na fórmula d) do ponto 12.3 do Programa de Concurso, é a seguinte:

Para a tarifa da alínea d) 1) do ponto 2.1.4.2 do Caderno de Encargos, aplica-se a fórmula estabelecida em d) do ponto 12.3 do Programa de Concurso, resultando daí um determinado valor percentual. Para a tarifa da alínea d) 2) do ponto 2.1.4.2 do Caderno de Encargos faz-se idêntica operação, resultando daí um determinado valor percentual. Para a primeira tarifa da alínea e) do ponto 2.1.4.2 do Caderno de Encargos aplica-se a fórmula estabelecida em d) do ponto 12.3 do Programa de Concurso resultando daí determinado valor percentual e para a segunda tarifa da mesma alínea e) do ponto 2.1.4.2 do Caderno de Encargos, faz-se idêntica operação, resultando daí determinado valor percentual. Ainda para a primeira tarifa da alínea f) do ponto 2.1.4.2 do Caderno de Encargos aplica-se a fórmula estabelecida em d) do ponto 12.3 do Programa de Concurso resultando daí determinado valor percentual e para a segunda tarifa da mesma alínea f) do ponto 2.1.4.2 do Caderno de Encargos, faz-se idêntica operação, resultando daí determinado valor percentual. Seguidamente, determina-se o valor ponderado, isto é, somam-se os seis valores percentuais anteriormente obtidos e divide-se por seis. Esta mesma regra serve para determinar os valores de “T2”.

12.6 – A referência às características do equipamento proposto, diz respeito ao tipo de máquina, manual ou digital e quanto aos meios de pagamento permitidos, isto é, moedas, cartões, cartões magnéticos, cartões inteligentes, via telemóvel ou outros. Além do descritivo, é importante a apresentação de catálogos a cores do equipamento proposto.

(10)

12.7 - O Município de Viseu reserva-se no direito de não fazer adjudicação a nenhum dos concorrentes, caso as condições apresentadas por estes sejam inaceitáveis.

13 – PREÇO BASE 13.1 – Não aplicável.

14 – PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO

14.1 – O prazo de execução do contrato é de 15 (quinze) anos.

15 - PROPOSTA BASE

15.1 – A apresentação de propostas variantes, nos termos do n.º 10, não dispensa o concorrente da apresentação de proposta para a execução dos projectos do dono da obra nos exactos termos em que foi posto a concurso (proposta base) (anexo).

15.2 – Nas propostas variantes serão consideradas não escritas quaisquer reservas ou condicionamentos a essas propostas que não sejam expressamente indicados como tais.

15.3 – Fora do caso previsto no n.º 10, as propostas apresentadas pelos concorrentes são consideradas como totalmente incondicionadas, tendo-se como não escritas quaisquer condições divergentes do caderno de encargos ou alternativas de qualquer natureza que constem dessas mesmas propostas ou de outros documentos que as acompanhem, com excepção dos aspectos técnicos constantes da memória descritiva e justificativa do modo de execução da obra.

15.4 – As propostas apresentadas não serão objecto de negociação.

16 - CONCORRENTES

16.1 – Podem ser concorrentes pessoas singulares ou pessoas colectivas, sob qualquer forma societária.

16.2 – Podem ser concorrentes agrupamentos de pessoas singulares ou colectivas, qualquer que seja a actividade por elas exercida, sem que entre elas exista qualquer modalidade jurídica de associação.

(11)

16.3 – Os membros de um agrupamento concorrente não podem ser correntes no mesmo procedimento, nem integrar outro agrupamento concorrente.

16.4 – Todos os membros do agrupamento concorrente são solidariamente responsáveis, perante a entidade adjudicante, pela manutenção da proposta.

16.5 – No caso de adjudicação, as empresas do agrupamento, associar-se-ão, obrigatoriamente, antes da celebração do contrato, na modalidade jurídica de agrupamento complementar de empresas, sempre em regime de responsabilidade solidária passiva.

17 – MODO DE APRESENTAÇÃO E ENTREGA DAS PROPOSTAS

17.1 – Os documentos que constituem a proposta são apresentados directamente na plataforma electrónica já identificada, através do meio de transmissão escrita e electrónica de dados.

17.2 – A proposta deverá ser obrigatoriamente entregue, na plataforma electrónica, até às 23,0 horas do 18º dia a contar da data de envio do anúncio.

17.3 – Quando pela sua natureza, qualquer documento dos que constituem a proposta não possa ser apresentado, nos termos do disposto no ponto 17.1, deve ser encerrado em envelope opaco e fechado, em cujo rosto se deve indicar a designação do procedimento e da entidade, e enviado por correio registado à entidade adjudicante até ao fim do prazo estabelecido para entrega das propostas.

17.4 – A proposta e os documentos são obrigatoriamente redigidos em língua portuguesa, e deverão ser datados e assinados, nos termos do artigo 27º da Portaria nº 701-G/2008 de 29 de Julho.

18 – AUDIÊNCIA PRÉVIA

18.1 – A decisão de adjudicação será precedida de audiência prévia escrita dos concorrentes.

18.2 – Os concorrentes têm 10 dias após a notificação do relatório preliminar para se pronunciarem sobre o mesmo.

18.3 – Salvo decisão expressa em contrário, a entidade competente para a realização da audiência prévia é a comissão de análise de propostas.

(12)

19 – PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO

19.1 – Não há dispensa da prestação da caução.

19.2 – A caução destina-se a garantir a celebração do contrato, bem como o exacto e pontual cumprimento de todas as obrigações legais e contratuais que se assume com essa celebração.

20 - ENCARGOS DO CONCORRENTE:

20.1 – São encargos do concorrente, as despesas inerentes à elaboração da proposta.

20.2 - São ainda da conta do concorrente as despesas e encargos inerentes à celebração do contrato.

21 – CONSULTA E FORNECIMENTO DE EXEMPLARES DO PROCESSO

21.1 - As peças do procedimento encontram-se patentes na plataforma electrónica indicada no ponto 2.2.

22 – LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

22.1 - Em tudo o omisso no presente programa de concurso, observar-se-á o disposto no Código dos Contratos Públicos – CCP, aprovado pelo Decreto-Lei nº 18/2008, de 29 de Janeiro, alterado pelo Decreto-Lei nº 278/2009, de 2 de Outubro.

P'lo Município de Viseu

Referências

Documentos relacionados

tanto para a nota do ENEM quanto para a prova tradicional ou digital, devendo, para tanto, proceder esta indicação no campo próprio do Formulário de Inscrição,

Desta forma, uma vez decidido pela empresário ou sócios que a empresa realmente encerrará suas atividades, devemos iniciar pela emissão das principais CNDs online que são:

A mesma narrativa mencionou ainda que “no cotidiano das Escolas Públicas a comunidade escolar não respeita o patrimônio público, quebrando carteiras, ventiladores, pixando

Diversificar o ensino para alguns alunos, como os que têm uma deficiência ou problemas de aprendizagem, não é indicado para que a inclusão escolar desses alunos aconteça.. A

Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Matemática Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Departamento de Engenharia Electromecânica Departamento de Computadores

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

autorizado o exercício de atividade em jornada contínua. 2 - A jornada contínua consiste na prestação ininter- rupta de trabalho, excetuando um único período de

A respeito da ORIGINALIDADE do produto educacional produzido como proposta de divulgação científica e construído em forma de website, pode-se afirmar que apresenta