• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CAPÍTULO I DEFINIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CAPÍTULO I DEFINIÇÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO

CAPÍTULO I DEFINIÇÃO

Artigo 1o. Considerando a Resolução CNE/CES No 5, de 7 de novembro de 2001, artigo 12, a qual institui diretrizes curriculares nacionais do Curso de Graduação em Nutrição, o discente matriculado na Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto deverá elaborar um trabalho sob orientação, denominado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Artigo 2o. A elaboração do TCC de Nutrição visa propiciar a formação de profissionais qualificados para o mundo do trabalho com capacitação para o desenvolvimento de investigações científicas, tecnológicas e humanísticas.

Artigo 3o. O TCC é requisito obrigatório para conclusão do curso de graduação.

CAPÍTULO II OBJETIVOS

Artigo 4o. O TCC consiste em um trabalho de ensino, pesquisa ou extensão, de natureza sistemática e produtiva de conhecimentos sobre um objeto de estudo pertinente às áreas de conhecimento da profissão ou do curso de graduação, devendo aproximar o acadêmico da realidade do país numa visão geral, com especial atenção aos problemas da região.

Artigo 5°. O TCC de Nutrição tem como objetivos: I. Incentivar a construção do saber na graduação;

II. Ampliar a capacidade de reflexão crítica do acadêmico; III. Estimular a integração do ensino, pesquisa e extensão;

IV. Promover uma reflexão sobre os aspectos éticos que envolvam a produção de conhecimento e o exercício profissional.

(2)

CAPÍTULO III METODOLOGIA

Artigo 6º. A partir do 7º período o discente poderá se matricular na disciplina TCC003 e, de acordo com o calendário estabelecido pelo CONUT, deverá submeter o trabalho a uma banca examinadora.

Parágrafo primeiro: A disciplina TCC003 será oferecida pelo orientador do trabalho. Parágrafo segundo: Cada professor poderá ter sob sua orientação, no máximo, quatro discentes por semestre.

Parágrafo terceiro: A disciplina TCC003, com carga horária de 30 horas, é uma disciplina atípica e será desenvolvida de acordo com este regulamento.

Artigo 7o. O TCC será submetido a uma comissão composta por dois examinadores além do orientador, em sessão pública, marcada previamente no CONUT, com duração média de 30 minutos.

Parágrafo primeiro: O discente deverá encaminhar ao CONUT, no prazo estabelecido neste regulamento, duas cópias impressas do TCC, juntamente com carta do orientador sugerindo dois membros titulares e um membro suplente para comporem a comissão examinadora, a data e horário do exame do TCC.

Parágrafo segundo: O CONUT nomeará os membros componentes da comissão examinadora que deve ser composta por pelo menos um docente da UFOP com titulação mínima de mestre e pelo menos um nutricionista.

Parágrafo terceiro: O CONUT fará divulgação prévia da data, local, horário e composição da comissão examinadora do TCC.

Parágrafo quarto: A apresentação dos TCCs será realizada na forma de apresentação oral, em 30 minutos com tolerância de mais ou menos 5 minutos, após a qual o discente será arguido pela comissão examinadora, que será presidida pelo orientador.

Artigo 8º. A estrutura do trabalho escrito seguirá o formato indicado no ANEXO I deste Regulamento.

Artigo 9º. O trabalho final, com as correções, deverá ser entregue ao CONUT em versão digitalizada no prazo estabelecido neste regulamento.

Artigo 10º. O TCC poderá, a critério do orientador, ser elaborado individualmente ou, em casos excepcionais, justificados ao CONUT, em dupla de acadêmicos.

(3)

Parágrafo primeiro: Em caso de realização do TCC em dupla, ambos deverão participar da apresentação oral. Ficando a critério da banca a ordem e distribuição da apresentação.

Parágrafo segundo: Em caso de realização do TCC em dupla, o exame dos discentes e a nota de avaliação serão individuais.

Artigo 11º. Poderão ser apresentados como TCC, trabalhos acadêmicos desenvolvidos ao longo do curso.

CAPÍTULO IV ÉTICA EM PESQUISA

Artigo 12º. Os projetos que envolverem direta ou indiretamente pesquisas com seres humanos ou animais deverão ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comissão de Ética com Uso de Animais (CEUA), respectivamente, para a devida aprovação.

Artigo 13º. Os projetos que envolverem direta ou indiretamente o uso de organismos geneticamente modificados deverão ser submetidos a Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), para a devida aprovação.

Artigo 14º. Só serão aceitos como TCC, projetos de pesquisa aprovados pelo CEP, CEUA e/ou CIBio. O documento de aprovação deverá ser incluído nos anexos do TCC.

CAPITULO V

ORGANIZAÇAO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICA

Artigo 15º. A infra-estrutura para apresentação e exame do TCC caberá ao CONUT e a Escola de Nutrição.

Artigo 16º. O orientador e discente deverão, a cada início de semestre, informar ao CONUT a abertura de vaga e respectiva matrícula na disciplina TCC003. Estas

(4)

informações deverão ser encaminhadas pelo CONUT à Seção de Ensino que encaminhará a abertura de turma e matrícula.

Artigo 17º. Compete ao CONUT

I. Discutir questões relativas à organização, planejamento, desenvolvimento e avaliação do TCC;

II. Administrar, quando for o caso, o processo de substituição de orientadores, sendo a solicitação efetuada por escrito ao CONUT com a devida justificativa e indicação do novo orientador, com a anuência de todas as partes envolvidas. A troca ou substituição de orientador somente poderá ocorrer no prazo máximo de dois semestres antes da colação de grau prevista do discente;

III. Convidar membros das comissões examinadoras;

IV. Emitir parecer nos casos excepcionais de substituição de orientadores;

V. Encaminhar as cópias impressas dos TCCs aos membros das bancas examinadoras;

VI. Arquivar os documentos referentes ao TCC;

VII. Encaminhar à Seção de Ensino, ao final do período letivo, de acordo com calendário da PROGRAD, as notas do TCC.

VIII. Emitir certificado ou comprovante de participação aos membros da banca e ao orientador no dia da defesa.

CAPÍTULO VI ORIENTAÇÃO

Artigo 18º. A orientação do TCC, entendida como processo de acompanhamento didático-pedagógico, será de responsabilidade de docente ou técnico-administrativo, ambos servidores da Universidade Federal de Ouro Preto, com graduação na área de saúde e credenciado pelo Conselho Departamental.

Parágrafo único: Docentes com contrato temporário ou substituto podem orientar TCC desde que indique um co-orientador docente efetivo que obrigatoriamente assumirá a orientação em caso de encerramento do contrato.

Artigo 19º. O orientador do TCC poderá solicitar um co-orientador com conhecimento na área específica, apresentando justificativa por escrito ao CONUT.

(5)

Parágrafo único: Docentes de outras instituições poderão co-orientar TCC, com a devida justificativa apresentada pelo orientador, por escrito, ao CONUT.

Artigo 20º. O orientador poderá ser substituído com pedido justificado e por escrito do discente ou do próprio orientador, apresentando o novo orientador até um ano antes da data prevista para a colação de grau.

Artigo 21º. Compete ao orientador do TCC:

I. Definir a temática do TCC em conformidade com as linhas de pesquisa estabelecidas pelo Departamento;

II. Estabelecer o plano e cronograma de trabalho em conjunto com o orientando; III. Orientar ao discente sobre as normas, procedimentos e os respectivos critérios

de avaliação;

IV. Orientar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento do projeto em todas as suas fases;

V. Acompanhar a elaboração da apresentação do trabalho sob sua orientação; VI. Informar ao CONUT, com a ciência do aluno, o nome e filiação do co-orientador; VII. Acompanhar as correções sugeridas pela comissão examinadora e dar seu

parecer na versão final corrigida a ser encaminhada ao CONUT.

Artigo 22º. Compete ao orientando:

I. Informar-se sobre as normas e regulamentos do TCC; II. Cumprir as normas e regulamentos do TCC;

III. Cumprir o plano e cronograma estabelecidos em conjunto com o seu orientador; IV. Apresentar o trabalho desenvolvido de acordo com os prazos e normas de

apresentação dos TCCs estabelecidos pelo CONUT.

CAPÍTULO VII AVALIAÇÃO

Artigo 23º. O trabalho deverá ser elaborado de acordo com o modelo estabelecido no ANEXO I deste Regulamento.

Parágrafo único: Todo tipo de plágio será coibido. Os Trabalhos de Conclusão de Curso que apresentarem qualquer forma indevida de apropriação de direitos autorais

(6)

intelectuais (conforme Lei Nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998) não serão aceitos para defesa pública.

Artigo 24º. A avaliação, a cargo da comissão examinadora, será realizada mediante pontuação de 0 a 5 (zero a cinco) atribuída ao trabalho escrito e de 0 a 5 (zero a cinco) pontos atribuídos à apresentação oral, por cada membro da banca examinadora em formulário próprio constante no ANEXO II deste Regulamento. A nota final será calculada pela média aritmética das avaliações emitidas pelos membros da comissão examinadora.

Parágrafo primeiro: A comissão examinadora emitirá parecer sobre a aprovação final do trabalho com ou sem recomendação de correções.

Parágrafo segundo: Será aprovado o discente que obtiver nota final igual ou superior a 6 (seis).

Parágrafo terceiro: O discente aprovado deverá encaminhar a versão final dentro do prazo estabelecido pelo CONUT, gravada em CD ou DVD no formato pdf.

Parágrafo quarto: Em caso de recomendação de correções, a nota será lançada no sistema da PROGRAD pelo CONUT, após o recebimento da versão digital corrigida, acompanhada de parecer do orientador atestando que as correções solicitadas pela comissão examinadora foram realizadas.

Artigo 25º. Em caso de reprovação, o discente deverá se matricular novamente na disciplina TCC003, de acordo com as normas da PROGRAD.

CAPÍTULO VIII MATRÍCULA E PRAZOS

Artigo 26º. Até 30 dias após o início do semestre letivo, o orientador e o aluno deverão encaminhar ao CONUT uma carta (ANEXO III) solicitando a bertura de turma de TCC003 na qual o aluno será matriculado.

Artigo 75º. Até 15 dias antes da data da defesa, o aluno deve encaminhar ao CONUT duas cópias da versão impressa do TCC acompanhada de carta do orientador indicando nomes para comporem a comissão examinadora, conforme estabelecido no Art. 7º deste regulamento.

(7)

Artigo 28º. A versão final corrigida e digitalizada deverá ser encaminhada ao CONUT até o último dia previsto para realização de exames especiais no calendário acadêmico da UFOP.

CAPÍTULO IX

RECURSOS FINANCEIROS

Artigo 29º. Compete aos orientadores e orientados buscarem, quando cabível, junto aos Departamentos, órgãos de fomento e/ou outras instituições, apoio para seus projetos de pesquisa.

CAPÍTULO X DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 30º. Caberá ao CONUT decidir sobre casos omissos neste Regulamento.

Artigo 31º. Os recursos relativos ao TCC deverão ser encaminhados ao CONUT no prazo de 10 dias a partir da divulgação da nota.

(8)

ANEXO I

Orientações para formatação do TCC segundo ABNT (NBR 14724:2011).

O texto deve ser justificado com fonte Arial tamanho 11, espaço 1,5.

A apresentação dos trabalhos deve apresentar a uma ordem lógica de apresentação composta da parte externa e da parte interna, conforme esquemas abaixo.

(9)

A capa e a contracapa devem seguir o modelo abaixo.

As páginas pré-textuais (capa, contracapa, dedicatória, agradecimentos, sumário, etc.) são contadas mas não são numeradas ou podem ser numeradas em algarismos romanos (i, ii, iii, iv, etc.) do lado direito embaixo da página, sem numeração na capa.

A Folha de Aprovação consiste da Ata de Defesa fornecida pelo CONUT e assinada pelos membros da comissão examinadora.

Abaixo do Resumo e do Abstract devem ser inseridas de três a seis palavras-chave em Português e Inglês, respectivamente.

A folha de Agradecimentos é opcional e conforme as Normas da ABNT, os agradecimentos devem ser dirigidos a quem realmente contribuiu, de maneira relevante, à elaboração do trabalho (empresas ou organizações que fizeram parte da pesquisa e agências financiadoras do trabalho) ou pessoas (profissionais, pesquisadores, orientador, bibliotecário, bolsistas e outros) que colaboraram efetivamente para sua construção. Colocam-se os agradecimentos em ordem hierárquica de importância. Devem ser redigidos com a mesma fonte e espaçamento do trabalho.

A partir da Introdução a numeração deve ser em algarismos arábicos do lado direito embaixo da página.

As Referências devem seguir as normas da ABNT ou Vancouver.

Os elementos textuais e pós textuais devem seguir a norma 14724/2011 da ABNT.

A versão final deve ser entregue em CD ou DVD convertida em arquivo pdf, após a inserção da ata de defesa (original) na página iii.

A versão final deve ser encaminhada ao CONUT acompanhada de parecer do orientador atestando que as correções solicitadas pela comissão examinadora foram realizadas.

(10)

10

NOME E SOBRENOME DO ALUNO

TÍTULO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE

CURSO (TUDO EM MAIÚSCULO, ARIAL 18)

Ouro Preto

Mês e ano

Universidade Federal de Ouro Preto

Escola de Nutrição

(11)

11

NOME E SOBRENOME DO ALUNO

TÍTULO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE

CURSO (TUDO EM MAIÚSCULO, ARIAL 18)

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Colegiado do Curso de Nutrição da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto, como requisito parcial para obtenção do grau de Nutricionista.

Orientador: Prof. XXXX XXXXX - Departamento XX Co-orientador: Prof. XXXXXXX – Departamento xxx

(12)

12 ANEXO II

FORMULÁRIO DE NOTAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (A ser preenchido por cada membro da comissão examinadora) Título:

Acadêmico: Matrícula:

Orientador: Co-orientador:

Data: Horário início: Horário término:

Avaliação trabalho escrito

Pontos

Item Parâmetros 0,0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5

1 Observância das normas técnicas 2 Seqüência lógica das idéias do texto 3 Linguagem clara e objetiva

4 Linguagem imparcial e coerente 5 Objetivos compatíveis

6 Métodos e técnicas pertinentes

7 Coerência dos resultados em relação ao objetivo 8 Discussão com a literatura

9 Conclusões sucintas e pertinentes

10 Pesquisa bibliográfica abrangente e atualizada Total

Avaliação da apresentação oral

Pontos Item Parâmetros 0,0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 1 Layout do slide 2 Domínio do assunto 3 Seqüência da apresentação 4 Postura na apresentação 5 Expressão oral (clareza e ritmo) 6 Uso correto de termos técnicos 7 Referência à literatura pertinente 8 Conclusão

9 Capacidade de Síntese

10 Obediência ao tempo previsto na apresentação Total

(13)

13 SUMÁRIO DE NOTAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Título Final: Acadêmico: Matrícula: Orientador: Co-orientador: Data: Nota (0 a 5)

Examinador Trabalho escrito Apresentação Oral

Nota Final (0 a 10)

1 2 Média Final

Parecer Final / Recomendações para reformulação:

_____________________________________________________________________ Orientador (Assinatura) Co-orientador (Assinatura) _____________________________________________________________________ Examinador 1: (Nome e assinatura)

_____________________________________________________________________ Examinador 2: (Nome e assinatura)

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o Título I - Capítulo I das Condições Gerais para o Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário – Carga, estão

Os candidatos inscritos na Fase 1 para os cargos/funções disponibilizados neste Edital, que constarem como APROVADOS NO RESULTADO FINAL desta Fase que será divulgada no

Verificou-se assim que existem diferenças estatisticamente significativas entre os 3 métodos aplicados (p <0,001), concluindo-se que, de acordo com o presente estudo, em

Considerando a motivação sob esta pers- pectiva, acredito que o técnico e o auxiliar de enfermagem, ao ingressar na graduação, en- frentam dificuldades que surgem durante a sua

§ 3.o - Os TCC deverão ser elaborados de acordo com as Diretrizes do Manual para Elaboração de TCC (disponível em https://www.fmit.edu.br/paginas/tcc ), em formato de artigo

que deverá ser entregue em formato digital via área do aluno, e/ou impresso caso seja solicitado pelo orientador, bem como a apresentação do mesmo para uma Banca

O professor deve apresentar sugestões de temas dos quais tenha conhecimento prévio, interesse pessoal, científico ou profissional; deve aceitar a sugestão do

que tratam do calendário acadêmico vigente, que será apresentado ao colegiado do Curso para aprovação. Os estudantes matriculados na disciplina ENGF010 – TCC Trabalho de