• Nenhum resultado encontrado

Divulgação: 20 a 26/05/2019 Inscrição: 27 a 30/05/2019 INSTITUTO DE ARTES CÂMPUS DE SÃO PAULO UNESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Divulgação: 20 a 26/05/2019 Inscrição: 27 a 30/05/2019 INSTITUTO DE ARTES CÂMPUS DE SÃO PAULO UNESP"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Divulgação: 20 a 26/05/2019 Inscrição: 27 a 30/05/2019

INSTITUTO DE ARTES CÂMPUS DE SÃO PAULO UNESP

COMUNICADO

O Instituto de Artes da UNESP, Campus de São Paulo torna público que, no período de 27 a 30 de maio de 2019, estarão abertas as inscrições para preenchimento de vagas por transferência externa.

1 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O processo seletivo para transferência externa ocorrerá de acordo com a Resolução UNESP Nº 74, de 09 de outubro de 2017, e das normas fixadas no presente edital.

Não serão aceitas transferências de alunos matriculados nos dois primeiros e nos dois últimos semestres letivos no curso de origem.

As transferências de alunos estarão condicionadas a Prova Técnico-Interpretativa e às adaptações curriculares necessárias, exigidas pelos Conselhos de Cursos e aprovadas pela Congregação da Unidade.

2 – DAS INSCRIÇÕES

Serão aceitas inscrições de Graduandos em cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Música (em todas as habilitações) em instituições brasileiras e estrangeiras de ensino superior. Não serão aceitas transferências de alunos matriculados nos dois primeiros e nos dois últimos semestres letivos no curso de origem. Os candidatos devem possuir um mínimo 50% de aprovação em disciplinas cursadas no seu curso de origem, e devem efetuar o aproveitamento de estudos de 3 disciplinas do Ciclo Básico comum aos cursos de Graduação em Música. 2.1. As inscrições deverão serão efetuadas exclusivamente via internet. Para inscrever-se o candidato deverá:

a) Acessar o link - https://sistemas.unesp.br/academico/publico/transferencia.action - a partir das 9h do dia 27/05/2019 até as 17h do dia 30/05/2019;

b) Ler o respectivo Edital e realizar a inscrição online;

c) Encaminhar os documentos constantes no item “2.2”, por meio de SEDEX, com data de postagem no período de 27 a 30/05/2019.

2.2. Documentos necessários a serem enviados via Correio (modalidade SEDEX), no período de inscrição, conforme alínea “c” do item “2.1”, para candidatos oriundos de Instituições Nacionais de Ensino Superior:

a) Comprovante ou Atestado oficial atualizado (1º semestre de 2019) de regularidade ou vínculo de matrícula expedido pela unidade de origem ou emitido com autenticidade eletrônica válida;

b) Histórico Escolar oficial, completo e atualizado (até o 2º semestre de 2018) do curso de origem contendo as informações de desempenho acadêmico (coeficiente de rendimento, notas obtidas, frequência, carga horária ou créditos, aprovações e reprovações) expedido pela unidade de origem ou emitido com autenticidade eletrônica válida;

c) Planos de Ensino ou Programa das Disciplinas cursadas e aprovadas, com todas as folhas carimbadas e rubricadas pela Secretaria da Instituição de origem;

d) Reconhecimento do curso de origem; e) Cópia da Cédula de Identidade; f) Cópia do CPF;

(2)

g) Quando for o caso, Certificado ou Atestado que comprove a aprovação, com frequência e nota de disciplinas cursadas como aluno especial na UNESP e/ou em outras instituições, com os respectivos Planos de Ensino com todas as folhas carimbadas e rubricadas pela Secretaria da Instituição.

2.3. Documentos necessários a serem enviados via Correio (modalidade SEDEX), no período de inscrição, conforme alínea “c” do subitem “2.1”, para candidatos oriundos de Instituições Estrangeiras de Ensino Superior:

a) Cópia de um documento de identidade com foto;

b) Comprovante de Conclusão de Curso de Nível Médio e o respectivo Histórico Escolar; c) Comprovante ou Atestado oficial atualizado (1º semestre de 2019) de regularidade ou vínculo de matrícula expedido pela unidade de origem ou emitido com autenticidade eletrônica válida;

d) Histórico Escolar oficial, completo e atualizado (até o 2º semestre de 2018) do curso de origem contendo as informações de desempenho acadêmico (coeficiente de rendimento, notas obtidas, frequência, carga horária ou créditos, aprovações e reprovações) expedido pela unidade de origem ou emitido com autenticidade eletrônica válida;

e) Planos de Ensino ou Programa das Disciplinas cursadas e aprovadas, com todas as folhas carimbadas e rubricadas pela Secretaria da Instituição de origem;

f) Parecer de equivalência de estudos do Ensino Médio emitido por órgão próprio da Secretaria de Estado da Educação, quando se tratar de candidatos que tenham realizado os estudos de nível médio no exterior;

g) Todos documentos escolares em língua estrangeira deverão ser visados pela autoridade consular brasileira no país de origem, acompanhados da respectiva tradução oficial (Tradução Juramentada), inclusive os programas das disciplinas.

2.4. Não serão aceitos documentos de inscrição com data de postagem após o dia 30/05/2019. Nestes casos, a inscrição será INDEFERIDA.

2.5. No caso de documentação incompleta, o requerente será considerado DESCLASSIFICADO;

2.6 O Instituto de Artes da UNESP não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, ou ainda, por falha do serviço de correios na postagem e entrega dos documentos;

2.7. O candidato será responsável por qualquer erro ou omissão, bem como pelas informações prestadas na ficha de inscrição;

2.8. Não será permitida a complementação e/ou substituição da documentação apresentada, bem como inclusão de documentos após o dia 30/05/2018;

2.9. A partir das 9h do dia 05/06/2019, o candidato deverá acompanhar o andamento de sua inscrição no endereço eletrônico:

https://sistemas.unesp.br/academico/publico/transferencia.action

2.10. As inscrições em desacordo com o presente Edital serão INDEFERIDAS e divulgadas pela Seção Técnica de Graduação do Instituto de Artes a partir das 9h do dia 05/06/2019 no endereço eletrônico:

(3)

2.11. O candidato poderá apresentar pedido de revisão do indeferimento de sua inscrição até as 17h do dia 05/06/2019, através de documento dirigido ao Diretor da Unidade (modelo anexo ao presente edital) e protocolado na Seção Técnica de Comunicações do Instituto de Artes, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

2.12. O resultado parcial após recurso será divulgado a partir das 9h do dia 10/06/2019, no link:

https://sistemas.unesp.br/academico/publico/transferencia.action - correlato à Transferência Externa 2019.

3. DO PROCESSO SELETIVO

3.1. O processo seletivo dos candidatos será realizado sob a responsabilidade das Comissões indicadas pelos respectivos Conselhos de Curso de Graduação e designadas através de Portaria do Diretor.

3.2. A Comissão de seleção realizará a análise dos currículos dos candidatos em confronto com o currículo do curso pretendido, considerando o que segue

a) Desempenho acadêmico por meio do indicador da média aritmética das disciplinas aprovadas consideradas equivalentes ao curso pretendido;

b) Aprovação em pelo menos 50% das disciplinas cursadas e aproveitamento de pelo menos 3 disciplinas;

c) Adaptações curriculares necessárias para cumprimento do currículo pleno do curso;

d) Tempo previsto para integralização do currículo, tendo em vista o prazo máximo estabelecido para conclusão do curso.

3.3. Em caso de empate na classificação, terão prioridade para matrícula: 1. O candidato de curso idêntico;

2. O candidato com maior média geral na avaliação curricular; 3. Outros critérios estabelecidos pelo Conselho de Curso.

3.4. As provas serão aplicadas no Instituto de Artes da UNESP (Câmpus de São Paulo), nos dias e locais abaixo:

Bacharelado em Música – Habilitação em Canto – 03 vagas Prova: 18/06/2019, 13h, sala 108

Bacharelado em Música – Habilitações em Cordas (Violino: 02 vagas, Viola: 02 vagas, Violoncelo: 01 vaga, Contrabaixo: 01 vaga)

Prova: 12/06/2019, 12h, sala 112

Bacharelado em Música – Habilitação em Órgão – 01 vaga Prova: 18/06/2019, 14h, sala 116

Bacharelado em Música – Habilitação em Regência – 05 vagas Prova: 18/06/2019, 19h, sala 108

Licenciatura em Música – 02 vagas Prova: 13/06/2019, 10h, sala 212

3.5. A classificação final será realizada de acordo com a média aritmética obtida na análise do currículo e na avaliação da prova de habilidades.

4 – PROGRAMA DAS PROVAS DE HABILIDADES MUSICAIS DO CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA – HABILITAÇÃO EM CANTO ERUDITO E HABILITAÇÕES EM INSTRUMENTO: Cordas (Contrabaixo Acústico, Viola, Violino e Violoncelo), Flauta doce e Órgão Tubular.

(4)

PROVA TÉCNICO-INTERPRETATIVA E LEITURA À PRIMEIRA VISTA Duração da prova: Máximo de 15 minutos por candidato.

O objetivo é avaliar as habilidades técnicas básicas, a musicalidade e o potencial criativo do candidato ao executar o repertório da prova.

4.1 – HABILITAÇÃO EM CANTO ERUDITO

O candidato deverá executar na íntegra o seguinte repertório: 4.1.1. Duas peças de confronto:

4.1.1.1. CONCONE, Giuseppe. 50 Lezioni per il medium della voce (Op. 9 - Lição 16), con accompagnamento di pianoforte. Milão: Ricordi, 1967. Deverá ser executada nas seguintes tonalidades: Vozes agudas: Fá maior; Vozes médias: Mib maior; Vozes graves: Dó maior. 4.1.1.2. GLUCK, Christoph Willibald. O del mio dolce ardor. In: PARISOTTI, Alessandro. Anthology of Italian Song of the 17th and 18th Centuries. Nova Iorque: G. Schirmer, Inc, 1986, p. 113. Deverá ser executada em tonalidade compatível com o registro vocal do candidato.

4.1.2. Duas peças de livre escolha:

4.1.2.1. Uma ária de ópera ou canção de câmera em alemão ou francês, do repertório erudito; 4.1.2.2. Uma canção brasileira do repertório erudito, composta nos séculos XX ou XXI. A não apresentação das quatro peças listadas acima acarretará na desclassificação do candidato.

4.1.3. O candidato também deverá realizar uma leitura à primeira vista de peça que será entregue pela banca examinadora no momento da prova.

O candidato deverá entregar 1 cópia das partituras para a Banca Examinadora e providenciar seu próprio pianista acompanhador. A Banca Examinadora selecionará, no momento da avaliação, as peças que deverão ser apresentadas. Levará em consideração o grau de dificuldade do repertório escolhido pelo candidato e poderá optar por ouvir trechos do repertório. A banca poderá arguir o candidato sobre o repertório apresentado.

4.2 – HABILITAÇÕES EM INSTRUMENTO – CORDAS: Contrabaixo Acústico, Viola, Violino e Violoncelo

O candidato deverá trazer seu próprio instrumento (contrabaixo acústico, viola, violino ou violoncelo) e arco. Deverá executar na íntegra o seguinte repertório:

4.2.1. Uma escala em 3 oitavas e seu respectivo arpejo em 3 oitavas. (A banca examinadora escolherá a tonalidade da escala e arpejo e solicitará arcadas, andamentos e ritmos diversos a serem aplicadas à escala e ao arpejo no momento da prova.)

4.2.2. Um estudo:

4.2.2.1. Violino: estudo número 8 em Mi Maior de Rodolphe Kreutzer. Numeração de acordo com a Editora Internacional.

4.2.2.2. Viola: estudo número 8 em Lá Maior de Rodolphe Kreutzer. Numeração de acordo com a Editora Internacional.

4.2.2.3. Violoncelo: estudo 34 em Fá Maior, dos 40 Estudos para Violoncelo de D. Popper. 4.2.2.4. Contrabaixo acústico: Estudo número 5 em Ré Maior (Moderato) da seção sobre Cordas Duplas “Double Stopping” do New Method for Double Bass vol. 2 de F. Simandl. 4.2.3. Um concerto:

4.2.3.1. Violino: dois movimentos contrastantes, a escolher entre W. A. Mozart: Concerto número 5 em Lá Maior; F. Mendelssohn ou Max Bruch.

(5)

4.2.3.2. Viola: dois movimentos contrastantes, a escolher entre o Concerto em dó menor de J. C. Bach, Concerto em Ré Maior de F. A. Hoffmeister e o Concerto Op. 1 em Ré Maior de C. Stamitz.

4.2.3.3. Violoncelo: os dois primeiros movimentos de um concerto a escolher entre F. J. Haydn em Dó maior, C. Saint-Saëns número 1 ou E. Lalo.

4.2.3.4. Contrabaixo acústico: os dois primeiros movimentos do Concerto em Mi Maior de Dittersdorf, edição Tobias Gloeckler, editora G. Henle Verlag, sem cortes e sem cadências (pode ser executado em Ré Maior).

4.2.4. Uma peça para leitura à primeira vista, que será entregue ao candidato pela Banca Examinadora no momento da prova.

A Banca Examinadora poderá optar por ouvir trechos do repertório. Não há necessidade de pianista acompanhador.

4.3 – HABILITAÇÃO EM ÓRGÃO TUBULAR

O candidato deverá executar na íntegra o seguinte repertório: 4.4.1. J. S. Bach: Um Prelúdio e Fuga; um Prelúdio Coral; 4.4.2. Uma peça de livre escolha;

4.4.3. Uma peça para leitura à primeira vista, que será entregue ao candidato pela Banca Examinadora no momento da prova.

O candidato deverá entregar 1 cópia das partituras para a Banca Examinadora. A Banca Examinadora levará em consideração o grau de dificuldade do repertório escolhido pelo candidato e poderá optar por ouvir trechos do repertório.

5 – PROGRAMA DA PROVA DE HABILIDADES MUSICAIS DO CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA – HABILITAÇÃO EM REGÊNCIA

Duração da prova: máximo de 15 minutos por candidato. A avaliação será individual. Haverá um piano e um pianista correpetidor à disposição durante as provas. A Banca Examinadora poderá ouvir as peças na íntegra ou somente trechos do repertório.

5.1. O candidato deverá preparar o seguinte repertório na íntegra:

5.1.1. BRUCKNER, Anton. Locus iste, WAB 23. Ausgewählte geistliche Chöre, No.4 (p.7-8). Leipzig: Edition Peters No.4185, 1939.

Disponível em http://imslp.org/wiki/Special:ImagefromIndex/365532

5.1.2. MIRANDA, Ronaldo. Morena Bonita, da Suíte Nordestina. Earth Songs, S183. Leipzig: Breitkopf und Härtel, 1894–1927c.

Disponível em http://www.stantons.com/sheet-music/title/suite-nordestina/S183/

5.1.3. Uma peça de livre escolha: solo instrumental ou ária para voz (original), de curta duração.

5.2. No ato da prova, a banca examinadora selecionará e solicitará ao candidato:

5.2.1. Reger trechos das peças constantes da lista de obras, que serão executadas ao piano pelo correpetidor;

5.2.2. Cantar uma parte vocal de uma das peças do programa, na língua original ou solfejada, ao mesmo tempo em que executa ao piano uma outra linha. A escolha das linhas vocais será a critério da banca (por exemplo, cantar o contralto e tocar o tenor da peça ou outras combinações).

5.2.3. Executar a redução de trecho de uma dessas peças, em instrumento harmônico;

5.2.4. Executar a peça solista de livre escolha, em seu próprio instrumento ou voz, para demonstrar proficiência interpretativa.

No caso de execução vocal ou por instrumento melódico solista, o candidato poderá trazer seu próprio pianista para acompanhá-lo na obra escolhida.

(6)

5.2.5. Realizar leitura à primeira vista cantada de trecho musical indicado pela banca no momento da prova.

O candidato deverá apresentar para a banca, no ato da prova, cópia da peça de livre escolha. Um piano estará à disposição do candidato e, caso opte por outro instrumento, o candidato deverá trazê-lo.

A Banca Examinadora avaliará os seguintes quesitos: 1. Gestualidade;

2. Domínio do repertório estudado, no que concerne a: a. Tempos e andamentos;

b. Dinâmicas; c. Agógica.

A banca poderá arguir o candidato sobre o repertório apresentado.

6 – PROGRAMA DA PROVA DE HABILIDADES MUSICAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

PROVA TÉCNICO-INTERPRETATIVA E LEITURA À PRIMEIRA VISTA Duração da prova: máximo de 15 minutos por candidato.

O objetivo é avaliar as habilidades técnicas básicas, a prontidão na entoação e na leitura musical e o potencial musical do candidato ao executar o repertório da prova.

6.1. O candidato deverá executar uma peça de livre escolha, do repertório erudito ou popular. Uma cópia da partitura a ser executada deverá ser entregue para a Banca Examinadora no momento da prova. Se julgar necessário, o candidato deverá providenciar um acompanhador. Um piano e uma bateria estarão à disposição do candidato. Caso opte por outro instrumento, o candidato deverá trazê-lo, inclusive amplificador, se necessário. A Banca Examinadora poderá ouvir somente trechos do repertório.

6.2. O candidato deverá escolher e cantar uma das canções abaixo relacionadas: 6.2.1. Por toda minha vida – Antonio Carlos Jobim

6.2.2. Acalanto da Rosa – Claudio Santoro 6.2.3. Beatriz – Edu Lobo e Chico Buarque.

Uma cópia da partitura a ser executada deverá ser entregue para a Banca Examinadora no momento da prova. O candidato deverá providenciar um acompanhador.

Um piano estará à disposição do candidato. Caso opte por outro instrumento, o candidato deverá trazê-lo, inclusive amplificador, se necessário. A Banca Examinadora poderá ouvir somente trechos do repertório.

6.3. O candidato deverá cantar, à primeira vista, uma melodia que lhe será entregue no momento da prova, pela Banca Examinadora.

6.4. A banca poderá arguir o candidato a respeito do repertório apresentado. 7 – DO RESULTADO PROCESSO SELETIVO:

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado pela S. Téc. Graduação do Instituto de Artes nos dia 24/06 através do endereço eletrônico:

https://sistemas.unesp.br/academico/publico/transferencia.action 8 – DA MATRÍCULA

8.1. O candidato classificado que, de acordo com sua classificação, tiver direito à matrícula, deverá:

(7)

8.1.1 Retirar o Atestado de Vaga na Seção Técnica de Graduação Instituto de Artes (O candidato que desejar, poderá solicitar o envio deste atestado por e-mail)

8.1.2. Comparecer à Secretaria da Instituição de origem munido(a) do atestado de vaga, requerer a Guia de Transferência e solicitar uma declaração que comprove tê-la requerido; 8.1.3. Comparecer novamente à Seção Técnica de Graduação do Instituto de Artes para realizar matrícula entre os dias 1 e 5 de julho de 2019, apresentando cópia autenticada ou original e duas cópias simples dos seguintes documentos:

a) Declaração que comprove ter o(a) interessado(a) requerido a Guia de Transferência na Instituição de Origem;

b) Cédula de Identidade (RG); c) CPF;

d) Certidão de Nascimento ou Casamento;

e) Título de Eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos;

f) Documento que comprove estar em dia com o serviço militar, para brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino;

g) Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente;

h) Certificado de Conclusão de Ensino Médio ou equivalente;

i) Passaporte com visto para permanência no país, somente para estrangeiros; j) 02 Fotos “3x4” recentes.

8.2. De acordo com o Artigo 19, da Resolução UNESP n° 74, de 09/10/2017: “Os candidatos classificados oriundos de Instituições de Ensino Superior nacional somente poderão efetuar matrícula mediante apresentação de Guia de Transferência expedida pela Instituição de origem, ou, pelo menos, comprovante de havê-la requerido, caso em que têm prazo máximo de trinta dias para apresentá-la à Seção Técnica de Graduação da Unidade”.

8.3. De acordo com o artigo 8º da Resolução UNESP n° 74, de 09/10/2017: “Não serão aceitas transferências de alunos matriculados nos dois primeiros e nos dois últimos semestres letivos na instituição de origem”.

8.4. Findos os prazos fixados no item “8.1”, será cancelada a matrícula do aluno que não atender às exigências neles contidas.

9 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Maiores informações serão obtidas no Conselho de Curso de Música (mauricio.bonis@unesp.br) e/ou com a Seção Técnica de Graduação (graduacao@ia.unesp.br)

(8)

ANEXO - MODELOS PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO Ilustríssimo Senhor Diretor do Instituto de Artes da UNESP

Eu, _________________________________________________________, RG ___________________, CPF __________________________, candidato(a) do Processo Seletivo de Transferência Externa 2019 para o Curso de __________________________________________, venho por meio deste requerer revisão do indeferimento da inscrição, nos termos considerados abaixo: ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Documentos anexados, nesta oportunidade: ______________________________________ ___________________________________________________________________________ Nestes Termos, Peço Deferimento. São Paulo, _______ / _______ / ______________ _____________________________________________ Assinatura

Referências

Documentos relacionados

Art. 19 - A classificação de sigilo de documentos, dados e informações no âmbito da Câmara Municipal deverá ser realizada mediante análise do caso concreto pela

Estas informac¸˜oes podem n˜ao s´o ser utilizadas por algu´em mal- intencionado, por exemplo, em um ataque de engenharia social (vide parte I: Conceitos de Seguranc¸a), mas

A Espanha continuou a ignorar os apelos de organismos internacionais de direitos humanos para que o país abolisse o uso da detenção em regime de incomunicabilidade

• Compasso d’oro, 2000, para a pesquisa The role of Industrial Design in product innovation: the Italian design System, from local resources to global markets (“O papel do

tina T irone • T eresa Gôja l Borges na Tirone sa Gôja TRAÇÕES Lourenço Caderno de Exercícios QECR NÍVEL A1 PORTUGUÊS do BRASIL PORTUGUÊS do BRASIL POR TUGUÊS do BRASIL

3.1- As passagens serão fornecidas parceladamente, de acordo com a necessidade da Fundação UNIRG através de requisição de passagem emitida pelo Departamento de

Quem quiser, pode treinar todas as músicas que estão como opções de “PRIMEIRA MÚSICA” e depois passar para uma NOVA COORDENAÇÃO da MÃO DIREITA. A partir de agora, as

Também para TP53, não foram encontradas associações com PFE, através da análise estratificada: os genótipos compostos, do SNP 12139 (G, C) distribuem-se de forma semelhante