• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES MATEMÁTICA EM AÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES MATEMÁTICA EM AÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES

MATEMÁTICA EM AÇÃO

Projeto elaborado para ser desenvolvido no Ensino Fundamental, tendo como responsáveis os Professores Regentes da Disciplina de Matemática e Professor Gerenciador de tecnologias - PROGETEC, com apoio da Coordenação pedagógica e Direção.

Ipezal /Angélica – MS 2017

(2)

1. IDENTIFICAÇÃO

Título do Projeto: Matemática em Ação. Escola: Estadual Luís Vaz de Camões. Direção: Stela de Almeida Soares.

Coordenadoras: Sonia Cássia Macena da Silva Nantes e Nely Aparecida da Rocha Silva.

Colaboradores: Maria Eliana Ferreira Leal – PROGETEC.

Silvana Apª Bastos Vieira da Silva – Multiplicadora/NTE.

Professores envolvidos: Ana Paula de Oliveira, Maguida Minhos Sarate, Maria Aparecida Rodrigues, Jane Veloso Munhoz, Regiane Aparecida de Pinho, Telma Carvalho Ferreira, Chris Paulino da Rocha e Francisco Euzébio de Oliveira.

Disciplina: Matemática.

Série/Turma: Ensino Fundamental I – Anos Inicias (1º ao 5º Ano) e Ensino Fundamental II – Anos Finais (6º ao 9º Ano).

Período de realização: Maio a Agosto. Município: Angélica – MS.

2. JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a necessidade de melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de matemática na Escola Luís Vaz de Camões, fez-se necessário a elaboração de um Projeto de Ensino. Atualmente, a disciplina de matemática apresenta diagnóstico crítico conforme a última avaliação externa (SAEMS) aplicada em 2016, observando também os resultados obtidos, por meio das atividades escolares realizadas pelos alunos, verificou-se uma significativa defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, consequentemente, nos finais, agravando-se ainda mais no Ensino Médio.

Para amenizar esse problema, houve a necessidade de rever, com urgência, conceitos e procedimentos metodológicos utilizados pelos professores na educação

(3)

básica. Mediante o exposto, é preciso repensar as novas formas de ensino em que o professor assume um papel de mediador do conhecimento, permitindo a colaboração e cooperação entre a turma, apresentando situações que desenvolvem capacidade de resolver situações-problemas. Assim, o aprendizado mediado pelo uso de ambientes virtuais pode ampliar e modificar as formas atuais de ensinar e aprender.

Neste sentido, o projeto visa parceria com a Professora Gerenciadora de tecnologias Educacionais - PROGETEC, que após formação da ferramenta Scratch será desenvolvido atividades com os alunos de forma que os instiguem a criação. De acordo com Brito (2006)

Devemos observar também que vivemos em uma sociedade tecnologizada. No cotidiano do homem do campo ou do homem urbano, ocorrem situações em que a tecnologia se faz presente e necessária. Assumimos, então, educação e tecnologia como ferramentas que podem proporcionar ao sujeito a construção de conhecimento, preparando-o para saber criar... ou seja, estamos em um mundo em que as tecnologias interferem no cotidiano, sendo relevante, assim, que a educação também envolva a democratização do acesso ao conhecimento, à produção e à interpretação das tecnologias.

Dessa forma, a unidade escolar, escola de campo, está inserida no mundo tecnológico, pois entende que o uso da internet e dos computadores assumem um papel essencial na aprendizagem do discente. Mediante o exposto, o projeto “Matemática em Ação” visa explorar o uso dos recursos tecnológicos inseridos na prática didática, contribuindo de forma significativa nas formas de ensinar e aprender. Assim, podemos destacar as seguintes ações: inserção de jogos, recursos tecnológicos, pesquisa e construção de forma que os conteúdos a serem estudados possam ser fundamentados em elementos mais significativos para os estudantes. De acordo com Borin (1996, p. 9)

Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem.

(4)

É importante ressaltar que as atividades propostas aos estudantes têm por finalidade propiciar o conhecer, entender, aplicar, analisar, sintetizar e criar, portanto, serão instigados a resolverem situações que surgirem no decorrer das aulas e no dia a dia.

3. OBJETIVO GERAL:

Promover o ensino de matemática, na educação básica, de forma motivadora e significativa, integrando as Tecnologias da Informação e Comunicação à prática docente, a fim de elevar o desempenho da aprendizagem do aluno.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Desenvolver atividades utilizando Scratch na prática pedagógica; -Resgatar o gosto pela matemática;

-Entender a importância da matemática no espaço escolar e no cotidiano; -Possibilitar a aprendizagem por meio de atividades lúdicas.

4. CONTEÚDOS CURRICULARES:

-Números e operações; - Sólidos Geométricos;

- Figuras geométricas planas e Ângulos; - Cálculo de Área e Perímetro;

- História da Matemática.

5. METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido no primeiro semestre do ano vigente, na disciplina de matemática, com as turmas do Ensino Fundamental. Objetiva-se propor ações dinâmicas e significativas, com finalidade de potencializar o aprendizado. Assim, os conteúdos do referencial curricular serão abordados por meio de

(5)

metodologias diferenciadas, utilizando recursos midiáticos, recursos práticos, pesquisas, trabalhos em grupos que favoreçam a integração da turma, as ações serão ajustadas conforme necessidade da turma.

Neste sentido, com as turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental serão abordados os conteúdos de Números e Operações, logo para o desenvolvimento dos conceitos, os estudantes terão acesso a jogos online, minifilmes e jogos educativos em sala de aula.

O conteúdo “Sólidos geométricos” será trabalho, com as turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, da seguinte forma: explanação do conteúdo, vídeos aula, minifilmes que retratam as formas no cotidiano, aulas de pesquisa na sala de tecnologias, pesquisa de campo, exploração das planificações e criação de animações utilizando o Scratch.

Para trabalhar os temas: História da Matemática, Matemáticos e a importância da matemática no dia a dia, as turmas do 8º ano A e B serão organizadas em grupo para realizarem pesquisa na sala de tecnologia. Após a pesquisa, os alunos farão uma síntese dos conhecimentos adquiridos e utilizarão editor de apresentação Impress para socialização no grupo.

Também será desenvolvida uma gincana com as turmas do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, denominada de 1º Ginkal será organizada da seguinte forma: Os alunos serão divididos em duas equipes para a competição, as provas serão elaboradas com foco no raciocínio lógico e cálculos mentais como: Desafio do Tangram, Dominó da multiplicação, desafio das formas geométricas, desafio do cubo mágico, montagem das formas sólidas a partir de palitos e massinha de modelar, corrida de revezamento respondendo os desafios que surgem, dentre outros.

Já os conteúdos “Figuras planas, Cálculo de perímetro e área de superfícies planas”, serão explorados, com as turmas dos 6º anos A e B, por meio de aulas teóricas e práticas, os estudantes medirão os canteiros e a horta, em sala de aula farão os cálculos de perímetro e área. Em outro momento, os estudantes serão instigados a criarem uma animação no Scratch utilizando os conceitos apreendidos como forma dos canteiros, quadrado e retângulo, questionando a criação o porquê do ângulo reto a medida do ângulo reto, a quantidade de lados, a diferença da forma

(6)

do quadrado e do retângulo dentre outros. É importante ressaltar que as atividades desenvolvidas no Scratch atenderão ao nível de cada turma, conforme conteúdo proposto no referencial curricular.

Durante o planejamento e desenvolvimento do projeto os professores serão auxiliados pela PROGETEC que dará suporte necessário para que o mesmo tenha o resultado esperado. As ações serão registradas através de fotografias e vídeos de execução do projeto, divulgação na página wikispaces e rede social da escola.

RECURSOS

Data Show, Aparelho de som, Computador, Impress, Software Scratch, Câmera fotográfica, Horta Escolar e Smartfone..

CRONOGRAMA

AÇÃO RESPONSAVEL DATA

Desenvolver atividades utilizando Scrach na

prática pedagógica

Maria Aparecida, Jane; Regiane; Telma; Chris Paulino da Rocha;

Francisco e PROGETEC.

19 de Junho a 27 de julho de 2017

Realizar uma gincana da matemática.

Maguida , Ana Paula, Maria Aparecida, Jane Veloso, Telma, Regiane e PROGETEC

06 de julho de 2017

Desenvolver aulas de pesquisa e produção de apresentação.

Chris e PROGETEC 26 a 30 de junho de 2017

Realizar aulas de matemática na horta escolar e representação das formas dos canteiros;

Chris e PROGETEC 04 a 07 de julho de 2017

Desenvolver a criação dos sólidos, produção de vídeo e animação utilizando scratch.

Ana Paula, Maguida, Jane Maria Aparecida, Telma , Regiane e PROGETEC

(7)

AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados mediante desempenho, desenvolvimento de suas habilidades e competências de acordo com seu nível de aprendizado, assim verificando se houve melhoria no aprendizado.

RESULTADO ESPERADO

Melhor desempenho e aprendizado dos alunos nas disciplinas de matemática.

BIBLIOGRAFIA

MARTINS, J.S. Projetos de Pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em

sala de aula. Campinas, SP: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2005.

BRITO, G. S. Educação e novas tecnologias.Curitiba, PR: Editora Ibpex, 2006.

SALLES, S. ; PASSOS, L. (2004). TRABALHO COLABORATIVO NO

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE MATEMÁTICA. Disponível

em:<http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/07/MC29437919895.pdf> Acesso em: 06 jun. 2017.

Plataforma online Scratch. Disponível em: < https://scratch.mit.edu> Acesso em: 08 jun. 2017.

Referências

Documentos relacionados

Adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais e de frações Termos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão. Propriedades da adição e

Planning the technology is perhaps the most critical part of the network design, and the one that will require the most amount of technical knowledge. This

De acordo com Greatti; Previdelli (2001), um plano de negócios é constituído de forma a atender o publico a quem se destina, pois ao se realizar uma negociação, cada

Porém, atualmente, os controladores são bem mais complexos, pois as plantas industriais normalmente precisam manipular não somente funções lógicas binárias, como,

A Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições e, em conformidade ao que estabelece o Edital

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Since the uterine leiomyomas are common in the general population, if the symptoms are severe enough to cause hysterecto- my before the age of 30 and/or associated with

Ninotchka verifica que seus tres cama- radas, cujos hábitos Paris havia alterado bastante, haviam aberto um restaurante c Stavam decididos a ficar cm