• Nenhum resultado encontrado

Mestrado em COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mestrado em COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

GUIA DE CURSO

Mestrado em

COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL

E

MÉDIA DIGITAIS

Cruzeiro Seixas 2014-2015

(2)

GUIA DO CURSO DE 2ª CICLO- MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS

1. INTRODUÇÃO

B

em-vindo ao curso de mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais! Participar neste curso será um processo ativo, onde a aprendizagem individual e colaborativa foi planeada de modo interdependente.

Este Guia constitui o seu “kit informativo” que lhe permite saber o que fazer, como fazer e, quando fazer, enquanto estudante online deste curso. Por isso, leia-o com atenção. O objetivo deste Guia é dar-lhe informação importante sobre os objetivos e práticas do curso deste curso de mestrado da Universidade Aberta.

2.

CRIAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO

S

ob proposta do Conselho Científico e ao abrigo do disposto e nos termos da deliberação n.º 8/06 do Senado Universitário, em sessão de 16 de Outubro de 2006, foi criado o curso de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia da Universidade Aberta, cujo Regulamento foi publicado em Diário da República no Despacho n.º 162/07 (2.ª série) de 23 de Agosto de 2007, com o registo R/B-AD-474/2007 da Direcção-Geral do Ensino Superior. Por despacho de 04 de setembro do Vice-reitor da Universidade Aberta e de acordo com o disposto nos artigos 75.º a 80.º do Decreto –Lei n.º 74/2006, de 24 de março e Decreto -Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, foi homologada a alteração da designação e do Plano de Estudos do curso de mestrado em Comunicação Educacional Multimédia que passa a designar-se Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais.

A alteração da Designação, aprovada pelo Conselho Científico em 9 de junho com a deliberação n.º 165/CC/2014 e do Plano de Estudos, aprovado pelo Conselho Científico em 21 de maio com a deliberação n.º 156/CC/2014, foi nesta mesma data comunicada à DGES, de acordo com o estipulado no artigo 77.º do Decreto – Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, tendo esta aprovado as referidas alterações com o número R/A -Ef 1111/2011/AL01, em 30/07/2014, conforme Despacho n.º 11679/2014 publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 180 — 18 de setembro de 2014.

3. OBJETIVOS DO CURSO DE MESTRADO

O

Curso de Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais tem como objetivos gerais a formação avançada em comunicação educacional e uso das tecnologias, visando:

Aplicar conhecimentos no domínio da Comunicação Educacional na resolução de problemas em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares;

Integrar conhecimentos, lidar com situações complexas, desenvolver soluções em situações de informação incompleta e limitada e reflectir de forma crítica sobre as implicações e responsabilidades sociais e éticas da aplicação das Tecnologias

(3)

GUIA DO CURSO DE 2ª CICLO- MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS

da Informação e Comunicação em cenários educacionais, formais ou informais, presenciais ou a distância;

Comunicar os seus conhecimentos, conclusões e raciocínios a elas subjacentes, de forma clara e não ambígua, nomeadamente com o recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação;

Conceber, desenvolver e analisar recursos educacionais multimédia;

Mobilizar conhecimentos específicos no desenvolvimento de cenários pedagógicos integradores dos desenvolvimentos recentes no domínio da Comunicação Educacional, de forma criativa e numa perspectiva inovadora;

Mobilizar competências de auto-aprendizagem e de aprendizagem em rede, de modo a permitir a criação de percursos autónomos de aprendizagem ao longo da vida; Mobilizar e aplicar competências de investigação no quadro da

utilização educacional de recursos multimédia e das tecnologias de informação e comunicação.

4. DESTINATÁRIOS

O

curso de Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais destina-se a:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Universidade Aberta.

d ) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais pelo Conselho Científico da Universidade Aberta.

5. PRÉ-REQUISITOS

A

lém das condições de acesso acima referenciadas, são pré-requisitos fundamentais para admissão ao curso de mestrado:

Facilidade de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na óptica do utilizador;

Facilidade de leitura de textos em língua inglesa; Competências da navegação e pesquisa na Internet

(4)

GUIA DO CURSO DE 2ª CICLO- MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS

6. CANDIDATURAS

A

candidatura ao Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais é realizada online no seguinte endereço:

http://candidaturas.uab.pt

O período de candidaturas, matrícula e inscrição são divulgados no Despacho de Abertura. Para formalizar a sua candidatura, deverá dirigir-se a este endereço e enviar requerimento dirigido ao Presidente do Conselho Científico da Universidade Aberta, solicitando a admissão da sua candidatura ao mestrado, acompanhado dos seguintes documentos:

a) documento comprovativo de que reúne uma das condições referidas em 4. Alíneas a), b) ou c);

b) curriculum Vitae;

c) fotocópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e do cartão de contribuinte.

d) Portefólio detalhado com todos os trabalhos efectuados e referidos no curriculum vitae, caso esteja nas condições descritas na aliena d) do ponto 4. Os candidatos serão seriados com base em:

experiência profissional anterior, nomeadamente nas áreas de Educação, Comunicação ou Media digitais; classificações académicas;

coordenação ou participação em projectos em área de Educação, Comunicação ou Media Digitais;

comunicações em encontros científicos e publicações relevantes nas áreas acima referidas.

O número de inscrições no curso de Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais é de 30.

7. PROPINAS

A

s propinas são no valor de 2 800 €, sendo os pagamentos fracionados de acordo com o Regulamento de Propinas da Universidade Aberta, disponível em:

http://www.uab.pt/c/document_library/get_file?uuid=eefbade3-5575-4686-8470-dc329a5be05c&groupId=10136

(5)

GUIA DO CURSO DE 2ª CICLO- MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS

8. DIPLOMA DO CURSO

O

grau de Mestre em Comunicação Educacional e Média Digitais é certificado por uma carta magistral e pressupõe a frequência e aprovação da totalidade das unidades curriculares que constituem o curso, a elaboração de uma dissertação original ou de um projeto especialmente desenvolvidos para o efeito, sua discussão, defesa e aprovação em provas públicas.

9. ORGANIZAÇÃO DO CURSO

A

componente curricular do curso de mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais desenvolve-se em 2 semestres, com a creditação total de 60 unidades de crédito ECTS. A componente de dissertação ou trabalho de projeto, tem também a creditação de 60 ECTS.

O curso desenvolve-se em regime de ensino a distância, sendo totalmente online. O primeiro semestre é composto por 4 unidades curriculares, o 2º semestre, por 3, ou seja, 7 unidades curriculares no conjunto.

Cada semestre desenvolve-se durante um período de cerca de 20 semanas, sendo que em algumas unidades curriculares 4/5 semanas são dedicadas a actividades de avaliação final.

Terminada a parte curricular com aprovação, o estudante iniciará o percurso da preparação, elaboração, apresentação e defesa da dissertação ou trabalho de projeto sob a orientação de um doutor ou especialista, professor do mestrado.

De acordo com o Regulamento Geral da Oferta Educativa da Universidade Aberta, o Plano de Dissertação ou de Trabalho de Projeto deverá ser entregue no secretariado do curso, acompanhado de uma carta de anuência do orientador. O desenvolvimento deste trabalho deverá decorrer no ano lectivo imediatamente a seguir.

10. PLANO DE ESTUDOS

O

curso de mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais, a funcionar no presente ano lectivo, tem o seguinte plano de estudos:

(6)

GUIA DO CURSO DE 2ª CICLO- MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS

UNIDADE CURRICUL AR TEMPODE

TRABALHOTOTAL (HORAS)

ECTS

Comunicação Educacional 208 8

Aprendizagem e Tecnologias 156 6

Construção de Conteúdos Educativos Online

156 6

Investigação Educacional 208 8

Recursos Multimédia na Educação 208 8

Media Digitais 312 12

Seminário de Dissertação/Projeto 312 12

11. INSCRIÇÃO A TEMPO INTEGRAL OU PARCIAL

A

ntes de proceder à sua inscrição deverá ponderar, em função das suas responsabilidades profissionais e pessoais, o tempo disponível para se dedicar ao mestrado, podendo inscrever-se a tempo parcial ou integral. A componente curricular do curso, quando em tempo integral desenvolve-se em 2 semestres. Quando opta pela modalidade de Estudante a Tempo Parcial o percurso curricular desenvolve-se em 4 semestres.

11.1. Componente curricular em tempo integral

A

componente curricular do curso, quando em tempo integral desenvolve-se em 2 semestres.

Pré-Curso – Módulo de Ambientação Online (2 semanas)

1º semestre

Unidade curricular Créditos

ECTS Tempo total de trabalho (horas) Comunicação Educacional (CE) 8 208 Aprendizagem e Tecnologias (AP) 6 156 Construção de Conteúdos Educativos

(CCE) 6 156

Investigação Educacional (IE) 8 208

2º semestre

Unidade curricular Créditos

ECTS Tempo total de trabalho (horas) Recursos Multimédia na Educação

(RME) 8 208 Média Digitais (MD) 12 312 Seminário de Dissertação e de Projeto (SDP) 12 312

11.2. Componente curricular em tempo parcial

A

componente curricular do curso, quando em tempo parcial, desenvolve-se em 4 semestres, correspondente a 2 anos, de acordo com o percurso a seguir indicado.

(7)

GUIA DO CURSO DE 2ª CICLO- MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS

O estudante, quando solicita a inscrição em tempo parcial, deverá, nesse caso, inscrever-se no primeiro ano lectivo nas unidades curriculares relativas ao 1º e 2º semestres no percurso parcial, devendo no segundo ano inscrever-se nas unidades assinaladas como integrando os 3º e 4º semestres.

Pré-Curso – Módulo de Ambientação Online (2 semanas)

1º semestre

Unidade curricular Créditos

ECTS Tempo total de trabalho (horas) Comunicação Educacional (CE) 8 208 Aprendizagem e Tecnologias (AP) 6 156

2º semestre

Unidade curricular Créditos

ECTS

Tempo total de trabalho

(horas) Recursos Multimédia na Educação

(RME)

8 208

Média Digitais (MD) 12 312

3º semestre

Unidade curricular Créditos

ECTS Tempo total de trabalho (horas) Construção de Conteúdos

Educativos (CCE) 6 156

Investigação Educacional (IE) 8 208

4º semestre

Unidade curricular Créditos

ECTS Tempo total de trabalho (horas) Seminário de Dissertação e de

Projeto

12 312

12. FUNCIONAMENTO DO CURSO

T

odas as unidades curriculares que integram o curso funcionam em regime a distância, com recurso à plataforma de elearning da Universidade Aberta (Moodle)a que se podem juntar ferramentas da Web 2.0.

O primeiro semestre é antecipado por um módulo inicial totalmente virtual – Ambientação Online- com a duração de 2 semanas, com o objetivo de o(a) ambientar ao contexto virtual e às ferramentas de elearning e permitir-lhe a aquisição de competências de comunicação online e de competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual. Os ex-alunos da Universidade Aberta que já tenham frequentado outros cursos poderão ser isentados da frequência deste módulo.

Este módulo de ambientação online decorre antes da actividades lectiva do 1º semestre terem início, em data a indicar oportunamente. Ser-lhe-ão enviadas pela coordenação de curso todas as indicações sobre o acesso ao módulo de ambientação e ao curso.

(8)

GUIA DO CURSO DE 2ª CICLO- MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS

13. MODELO PEDAGÓGICO DO CURSO

O

curso de mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais segue o modelo pedagógico especificamente concebido para o ensino virtual na Universidade Aberta.

Este modelo tem os seguintes princípios:

Ensino centrado no estudante, o que significa que o estudante é activo e co-responsável pela construção do conhecimento;

Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (conteúdos, actividades de aprendizagem, grupo de aprendizagem) de forma flexível, sem imperativos temporais ou de deslocação, de acordo com a disponibilidade do estudante. Este princípio concretiza-se na primazia da comunicação assíncrona o que permite a coincidência de espaço e não-coincidência de tempo já que a comunicação e a interação se processa à medida que é conveniente para o estudante, possibilitando-lhe tempo para ler, processar a informação, reflectir e, então, dialogar ou interagir (responder).

Ensino baseado na interacção diversificada quer entre estudante-professor, estudante-estudante, quer ainda

entre o estudante e os recursos de aprendizagem sendo socialmente contextualizada.

Com base nestes princípios encontrará dois elementos vitais no seu processo de aprendizagem:

A

C

LASSE

V

IRTUAL

:

O estudante integrará uma turma virtual onde têm acesso os professores do curso e os restantes estudantes. As atividades de aprendizagem ocorrem neste espaço virtual e são realizadas online, com recurso a dispositivos de comunicação diversos. Deve ser entendida como um espaço multi-funcional que agrega uma série de recursos, distribuídos por diversos espaços de trabalho colectivos, onde se processa a interacção entre professor-estudante e estudante-estudante. A comunicação é essencialmente assíncrona e por isso, baseada na escrita.

O

C

ONTRATO DE

A

PRENDIZAGEM

:

O Professor de cada unidade curricular irá propor à turma, um Contrato de Aprendizagem. Neste contrato está definido um percurso de trabalho organizado e orientado com base em atividades previstas previamente, apoiando-se na auto-aprendizagem e na aprendizagem colaborativa. Com base nos materiais de aprendizagem organizados e disponibilizados, o Professor da unidade curricular define e delimita espaços temporais de aprendizagem (com base em documentos, bibliografia, pesquisa, análise, avaliação, experimentação de ferramentas, realização, etc.) e zonas de interacção diversificadas na turma virtual, intra-grupo geral de alunos, intra-pequenos grupos de alunos, ou entre alunos e professor.

(9)

GUIA DO CURSO DE 2ª CICLO- MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS

14. TEMPO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM

A

prender a distância numa turma virtual é uma aprendizagem que lhe dá flexibilidade porque é independente do tempo e do local onde se encontra. Contudo, implica que se organize de modo a definir tempos dedicados ao estudo e à aprendizagem. Assim, cada unidade curricular tem definido o número de horas de estudo e trabalho efectivo que se esperam de si: as unidades de ECTS.

Por isso, deverá ter em consideração que cada unidade de crédito (1 ECTS) corresponde a 26 horas de trabalho efetivo de estudo, de acordo com o Regulamento de Aplicação do Sistema de Unidades de Crédito ECTS da Universidade Aberta, o que inclui, por exemplo, a leitura de documentos diversos, a realização das atividades online e offline, a leitura de mensagens, a elaboração de documentos pessoais, a participação nas discussões assíncronas e dos trabalhos requeridos para avaliação e classificação.

15. RECURSOS DE APRENDIZAGEM

N

as diferentes unidades curriculares ser-lhe-á pedido que trabalhe e estude apoiando-se em diversos recursos de aprendizagem desde textos escritos, livros, recursos web, objectos de aprendizagem, etc. e em diversos formatos. Embora alguns desses recursos sejam digitais e fornecidos online no contexto da turma virtual, existem outros, como livros e artigos que deverão ser adquiridos por si ou acedidos numa biblioteca. Nas diferentes unidades curriculares ser-lhe-á pedido que trabalhe e estude apoiando-se em diversos recursos de aprendizagem desde textos escritos, livros, recursos web, objectos de aprendizagem, etc. e em diversos formatos. Embora alguns desses recursos sejam digitais e fornecidos online no contexto da turma virtual, existem outros, como livros e artigos que deverão ser adquiridos por si ou acedidos numa biblioteca. Cada docente indicará no Contrato de Aprendizagem disponibilizado ao estudante no início da Unidade Curricular o conjunto de referências bibliográficas que servirão de base ao trabalho a desenvolver no semestre, especificando as que têm de ser adquiridas, caso existam. Os estudantes têm também acesso livre, disponibilizado pela UAb, à Biblioteca do Conhecimento Online, B-on, tendo assim acesso online a um vasto conjunto de revistas científicas internacionais.

(10)

GUIA DO CURSO DE 2ª CICLO- MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS

16. AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

A

avaliação em cada uma das unidades curriculares implica obrigatoriamente a existência de avaliação contínua. Esta poderá ser, em algumas unidades curriculares, complementada por um instrumento de avaliação final, no fim do semestre, com uma ponderação máxima de 40%.

No que respeita à avaliação contínua, ela contempla um conjunto diverso de estratégias e instrumentos como por exemplo, a participação nas atividades, nas discussões, a apresentação de pequenos trabalhos ou ensaios, etc. No que concerne à avaliação no final do semestre, ela pode implicar a elaboração de um trabalho, de um produto multimédia ou outros, de acordo com o contrato de aprendizagem de cada unidade curricular.

A aprovação na parte curricular do curso requer aprovação em todas as unidades curriculares, com uma classificação igual ou superior a 10 valores, dentro da escala utilizada que é de 0 a 20 valores. A classificação desta componente do curso corresponde à média aritmética ponderada das classificações das respetivas unidades curriculares, sendo os coeficientes de ponderação os créditos ECTS atribuídos a cada unidade curricular, de acordo com o plano de estudos em vigor

À dissertação ou ao trabalho de projeto será atribuída uma classificação, pelo respetivo júri de provas públicas, numa escala de 0 a 20, correspondendo a aprovação da mesma a uma classificação igual ou superior a 10.

A classificação final do curso corresponde à média ponderada da classificação da parte curricular e da classificação da dissertação ou do trabalho de projeto atribuída pelo júri em provas públicas, com o peso de 1 para a classificação da parte curricular e de 2 para a classificação da dissertação ou do trabalho projeto.

A classificação final do grau de mestre é expressa no intervalo de 10 a 20 valores da escala numérica inteira de 0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações.

17. COORDENAÇÃO DO CURSO

C

omo estudante o que pode esperar da Coordenação? O coordenador apoiará o seu processo de aprendizagem ao longo do curso através de um conjunto de mecanismos de suporte pedagógico ao estudante, nomeadamente:

(11)

GUIA DO CURSO DE 2ª CICLO- MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS

a) coordenando e dinamizando um espaço virtual dedicado ao acompanhamento pedagógico dos estudantes inscritos ao longo do curso (Espaço MCEMd)

b) organizando e dinamizando um módulo de ambientação online, para os estudantes admitidos no curso e que não tenham frequentado anteriormente qualquer curso na Universidade Aberta;

c) coordenando a organização das diferentes unidades curriculares que compõem o curso e o seu funcionamento geral;

d) efetuando a articulação da actuação pedagógica de toda a equipa docente do curso;

e) apoiando os estudantes na selecção de temáticas conducentes à investigação para a dissertação, ou ao desenvolvimento do trabalho de projeto.

18. EQUIPA DOCENTE

O

seu processo de aprendizagem será apoiado por uma equipa docente constituída pelos professores responsáveis pelas unidades curriculares do curso. Poderá ainda contactar a

coordenação sempre que sinta necessidade de alguma orientação relacionada com o curso.

19. AMBIENTAÇÃO ONLINE

E

ste módulo é prévio ao curso com uma duração de 2 semanas. Trata-se de um módulo prático, com uma orientação centrada no saber-fazer.

Com este módulo prévio pretende-se que, enquanto estudante da Universidade Aberta, domine as características do ambiente online, adquirindo competências diversas que sejam o garante duma aprendizagem online com sucesso. Assim, no final deste módulo deverá ter adquirido:

competências no uso dos recursos tecnológicos disponíveis neste ambiente online (saber-fazer);

confiança em diferentes modalidades de comunicação disponíveis neste ambiente online (saber-comunicar), nomeadamente na comunicação assíncrona;

(12)

GUIA DO CURSO DE 2ª CICLO- MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS

aprendizagem e trabalho online: auto-aprendizagem, aprendizagem colaborativa, aprendizagem a pares, aprendizagem com apoio de recursos.

competências gerais de utilização da Internet (comunicação, pesquisa, gestão e avaliação de informação) ao ambiente online onde irá decorrer o seu curso: saber usar as ferramentas de comunicação, saber trabalhar em grupos online, saber-fazer pesquisa e consulta de informação na Internet.

regras de convivência social específicas da comunicação em ambientes online (saber relacionar-se).

20. SECRETARIADO DO CURSO

O

Curso de Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais conta com uma secretaria online, acessível na plataforma, sendo ainda possível contactar o secretariado por e- mail mcemd_deed@uab.pt ou por telefone, no seguinte horário: 2ª a 6ª, das 11 às 17 h (+351 300002805).

21. BREVE SINOPSE DAS UNIDADES

CURRICULARES

COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL (CE)

Nesta unidade curricular o estudante analisa as características e especificidades da comunicação mediada pela tecnologia e problematiza alguns conceitos usados na Comunicação Educacional Multimédia. Analisa os conceitos de Interação, Interatividade, Multimédia, Hipertexto e Hipermédia e aborda as tipologias dos média em função das suas características e potencialidades para a educação.

APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS (AT)

O estudante, na unidade curricular Aprendizagem e Tecnologias, aborda os princípios pedagógicos que sustentam o desenho e o aperfeiçoamento de recursos multimédia bem como um repertório de perspectivas relevantes na utilização das tecnologias da comunicação e da informação com intuitos pedagógicos.

RECURSOS MULTIMÉDIA NA EDUCAÇÃO (RME)

Recursos Multimédia na Educação, visa juntar à análise destes recursos a possibilidade do estudante abordar diferentes

(13)

GUIA DO CURSO DE 2ª CICLO- MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS

aplicações da Web 2.0 que podem ser usadas como recursos educacionais, bem como ensaiar o desenvolvimento de alguns produtos com a utilização dessas ferramentas e ainda perspectivar o conceito e o uso de Recursos Educacionais Abertos

MÉDIAS DIGITAIS (MD)

Pretende constituir-se como uma unidade em que o estudante é confrontado com as problemáticas mais atuais sobre a utilização das tecnologias digitais em contextos educativos. Com efeito, a acelerada evolução tecnológica proporciona a quase constante emergência de novas realidades (dispositivos, modalidades, conceitos) que precisam ser analisadas e aprofundadas do ponto de vista educacional, quer no que respeita à aprendizagem, quer no que respeita a implicações no próprio processo de desenvolvimento social dos jovens. Assim, esta unidade integrará módulos que pretenderão ir ao encontro de temas emergentes procurando acompanhar a sua constante evolução. No momento atual impõem-se temas como a aprendizagem móvel, redes sociais e educação, jogos educativos (serious games), narrativas digitais, entre outras possibilidades. Será pois uma unidade curricular versátil que se adaptará ao evoluir dos temas que a própria realidade dos media na sua aproximação aos contextos educativos torne incontornável.

CONSTRUÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCATIVOS ONLINE (CCEO)

Surge como uma nova proposta nesta adequação do curso. Aborda ferramentas de autoria e gestão de conteúdos educativos online, nomeadamente com recurso ao conceito de objeto de aprendizagem, como unidade autónoma de aprendizagem, pesquisável e reutilizável em diversos contextos de elearning. A conceção de conteúdos nesta perspetiva é desenvolvida, tendo

em conta não só os aspetos pedagógicos e tecnológicos, como também a descrição dos objetos (metadados), o seu armazenamento, indexação e interoperabilidade.

INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL (IE)

Na unidade curricular Investigação Educacional, o estudante aborda as diferentes perspetivas de investigação, a definição e operacionalização de um problema de investigação, as etapas fundamentais na realização de uma investigação e as diferentes técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados, tendo em conta contextos educacionais.

SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO E PROJETO (SDP)

Visa acompanhar os estudantes na definição do seu plano de investigação (caso optem por realizar dissertação) ou na definição do seu plano de projeto (caso seja esta a opção), procurando proporcionar-lhes orientações e apoios que favoreçam a delimitação do tema do seus planos de trabalho, definição dos objetivos do mesmo, identificação da metodologia a seguir tanto a nível da pesquisa teórica que o deverá contextualizar, como a nível do trabalho de campo, relacionado com recolha de dados (dissertação) ou com o desenvolvimento de um produto e/ou desenho de um plano de intervenção (projeto).

(14)

GUIA DO CURSO DE 2ª CICLO- MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E MÉDIA DIGITAIS

22. ENDEREÇOS DO CURSO

E

ndereço Web do local do curso: www.uab.pt

Universidade Aberta

Rua da Escola Politécnica, 147 1269-001 Lisboa- Portugal Coordenador do Curso

E-mail: Lucia.Amante@uab..pt Secretariado do Curso

Referências

Documentos relacionados

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

A psicanálise foi acusada de normatizadora (FOUCAULT, 1996) por haver mantido o modelo familiar burguês nuclear como o centro de sua teoria como é manifestado

5.2- Caso o número de candidatos aprovados, em qualquer fase da etapa de seleção, seja inferior ao necessário para dar continuidade ao processo, o Senac RJ

Com esse quadro, e com as observações realizadas e sentidas na prática cotidiana de sala de aula, decidimos fazer o estudo de pesquisa de campo na Escola Municipal de

* A fala dos Excluídos em Cadernos Cede, 38.. gosto de falar mal. A ética de que falo é a que se sabe traída e negada nos comportamentos grosseiramente imorais como na

- “Ah, eu não vou publicar qualquer coisa apenas para dizer que tenho artigos em revistas”, contesta a ‘idealista’ doutoranda.. - “Sim...”, concorda, pensativo, o