• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA ESTADUAL IGNÁCIO SCHEVINSKI FILHO ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO. Sensoriamento remoto 1ª semana maio 03 á 07

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA ESTADUAL IGNÁCIO SCHEVINSKI FILHO ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO. Sensoriamento remoto 1ª semana maio 03 á 07"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ESCOLA ESTADUAL IGNÁCIO SCHEVINSKI FILHO

ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO

DISCIPLINA: Geografia SÉRIE: 1º anos ensino Médio

Sensoriamento remoto_______________________________________1ª semana maio 03 á 07

O sensoriamento remoto é o emprego de imagens da superfície da Terra para a realização de estudos. Ele refere-se à obtenção de informações sem o contato direto entre o pesquisador ou o equipamento e o objeto de estudo. Primeiramente essa técnica era utilizada através de fotografias aéreas tiradas a partir de balões, já no século XIX, sendo atualmente instrumentalizada, preferencialmente, por satélites e aviões. Estima-se que a primeira aplicação do sensoriamento remoto, assim como ocorreu com outros tipos de tecnologias, foi para fins militares. Acoplavam-se câmeras fotográficas automáticas no corpo de pombos-correios para registrar ou mapear informações sobre territórios inimigos.Com o tempo, as técnicas foram evoluindo cada vez mais, passando pelo uso de aviões com sensores que operam em elevadas altitudes para registrar o máximo de informações sobre a superfície, além do uso atual dos satélites, cada vez mais avançados tecnologicamente e tecnicamente mais precisos.

(2)

Quando o sensoriamento remoto opera a partir de imagens fotográficas da superfície terrestre, dá-se o nome de aerofotogrametria, que possui a vantagem de dá-ser tecnicamente mais simples e relativamente mais precisa, em função da proximidade das fotografias aplicadas. Atualmente, todas as imagens com escala inferior a 1:5000 são obtidas através do uso dessa técnica.

Independente do tipo de equipamento utilizado, para se ter um melhor resultado, é preciso posicionar o sensor da forma mais vertical possível, a fim de se evitar distorções, principalmente em termos de escala e da área do terreno a ser representada. Para complementar e ampliar o nível de informações geocartográficas coletadas durante os registros das diferentes paisagens, inúmeras técnicas foram desenvolvidas. Dentre elas, destaca-se o uso de imagens em infravermelho. Inicialmente utilizadas para fins militares a fim de detectar objetos inimigos camuflados nas diferentes localidades, o uso desse tipo de imagem é preferencialmente destinado a mapear atividades humanas e, inclusive, detectar ações de desmatamento e atividades produtivas em zonas de preservação ambiental. Como podemos notar, o sensoriamento remoto é uma importante ferramenta para a melhor compreensão do espaço geográfico, sendo muito utilizado tanto para fins militares quanto para pesquisas científicas, ações de planejamento governamental, previsões meteorológicas, entre outras funções.

(3)

IMAGENS DE SATÉLITES__________________________________2ª semana maio 10 á 14

Imagens de satélite são de grande importância para os estudos geográficos.

As imagens de satélites são de grande importância na elaboração de estudos urbanos, rurais, ambientais, entre outros. Essas imagens podem ser trabalhadas em sala de aula com a orientação do professor de Geografia em qualquer série educacional, mas especialmente no fundamental e médio.

O professor deve primeiramente esclarecer que esse tipo de imagem é obtido através de satélites artificiais que se encontram na órbita da Terra. A partir dessas imagens é possível estabelecer comparações entre dados de uma determinada área em um tempo passado com informações recentes, oriundas das transformações promovidas no espaço geográfico. É de grande relevância a apresentação das cores que estão dispostas nas imagens e o que elas representam, pois sem tais itens fica impossível realizar esse tipo de interpretação. A seguir uma imagem de satélite e as informações que a mesma traz consigo:

(4)

A imagem de satélite acima não apresenta uma elevada nitidez, no entanto, oferece condições perfeitas para a realização de interpretação de dados por meio de suas cores. Legenda: Azul: é toda parte edificada (construções em geral: prédios, muros, casas, galpões, entre outros), as áreas mais escuras são as partes mais urbanizadas, geralmente, no centro de uma cidade. Já as partes mais claras são áreas onde não há grande aglomeração de construções. Preto: representa toda parte de mananciais, tais como rios, córregos e reservatórios. Ao sul da imagem é possível visualizar dois exemplos de recursos hídricos. Vermelho: indica áreas constituídas por coberturas vegetais naturais (bosques, reservas, áreas verdes, entre outras) ou construídas pelo homem (pastagens, lavouras, reflorestamento, etc.). Esclareça para os alunos que a partir dessas imagens é possível verificar o crescimento urbano ou ainda o aparecimento de desmatamento ou queimadas, além de outras inúmeras situações que cabe a utilização desse instrumento geográfico.

(5)

Sistema de posicionamento e navegação por satélite____________3ª semana maio 17 á 21 O GPS é formado por três segmentos: O espacial, de controle utilizador. O espacial é composto por 24 satélites distribuídos em seis planos orbitais. O segmento de controle é responsável pelo monitoramento das órbitas dos satélites. Por fim, o segmento do utilizador é o receptor GPS, responsável pela captação dos sinais fornecidos pelos satélites. Esse sistema de navegação permite, através de satélites artificiais, a obtenção de informações sobre a localização geográfica em qualquer lugar da superfície terrestre em qualquer hora do dia. A localização geográfica ocorre em razão da emissão de rádio dos satélites, que são captadas por receptores GPS na Terra, onde são decodificadas as informações e fornecidos a latitude.

Na história da humanidade sempre foram utilizadas técnicas de localização, muitas delas através de fatores naturais como estrelas, sol, vento, formações rochosas, entre outras. No entanto, o Sistema de Posicionamento Global apresenta extrema eficácia na obtenção de informações referentes à localização e orientação geográfica. Proporciona a posição geográfica.

Modelo de Receptor GPS

(6)

O Sistema de Posicionamento Global é um programa que foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com o custo aproximado de 10 bilhões de dólares. O primeiro receptor foi testado em 1982. O objetivo era de que esse se tornasse o principal sistema de navegação das forças armadas estadunidense.

Atualmente existem dois sistemas de posicionamento por Satélite em pleno funcionamento, o GPS desenvolvido e mantido pelos Estados Unidos e o Glonass, desenvolvido na Rússia. A China está desenvolvendo um sistema denominado Compass. Outro sistema em fase de implantação é o Galileo europeu. O desenvolvimento de outros sistemas de posicionamento por satélites é de fundamental importância para os usuários, pois o GPS, tecnologia desenvolvida e controlada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, limita informações destinadas aos civis, e, em caso de guerras envolvendo esse país, a emissão de sinal pode ser ainda mais restrita.

Sistemas de informações geográficas e Fotografias Aéreas______ 4ª semana maio 24 à 28

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são equipamentos e meios tecnológicos para se estudar o espaço terrestre. São utilizados por pesquisadores, empresas, ONGs, governos, serviços de inteligência, entre outros. Os SIGs resultam da combinação entre três tipos de tecnologias distintos: O sensoriamento remoto, o GPS e o geoprocessamento.

Sensoriamento Remoto: consiste na utilização de ferramentas, como satélites e radares, para a captação de informações e imagens acerca da superfície terrestre. Podem oferecer informações importantes, como a extensão de uma área agrícola, o tamanho de uma determinada cobertura vegetal, localizar focos de incêndios e desmatamentos, o movimento das massas de ar, entre outros. Além do uso de satélites, o sensoriamento remoto pode funcionar através do uso de fotografias aéreas, o que também é chamado de aerofotogrametria. Tal procedimento se faz com a realização de fotografias tiradas em câmeras acopladas em aviões e helicópteros.

(7)

GPS [Sistema de Posicionamento Global]: é um aparelho que está se difundindo cada vez mais no cotidiano das pessoas. Apoiado com uma cobertura de dezenas de satélites, o GPS pode emitir informações de qualquer local do mundo, a partir das coordenadas geográficas. Além de informar as posições de latitude e longitude, o GPS hoje pode informar endereços, ensinar rotas mais curtas para se chegar a um determinado local e, até mesmo, gravar os caminhos percorridos e informar a velocidade de deslocamento.

O GPS vem se tornando cada vez mais comum na vida das pessoas

Geoprocessamento: consiste na etapa de tratamento das informações obtidas por meio do sensoriamento remoto e do GPS para a produção de mapas, cartogramas, gráficos e sistematizações em geral. Tal procedimento consiste no uso de softwares especialmente programados para essa função, que são capazes de adicionar legendas e informações diversas sobre o espaço representado. Uma das ferramentas de Geoprocessamento mais conhecidas e utilizadas pelas pessoas é o Google Earth, disponibilizado tanto em software quanto por meio de acesso à internet.

As fotografias aéreas são usadas para coletar informações de uma determinada área que necessita ser estudada ou mapeada, é explorada especialmente na elaboração e criação de mapas. Uma das primeiras fotografias da superfície terrestre foi concebida por meio de câmeras fotográficas especiais instaladas primeiramente em pássaros, como pombos, depois em balões e pipas. Todas

(8)

as fotografias aéreas são realizadas verticalmente. No ano de 1903, o fotógrafo alemão Julius Neubronner fez uma das primeiras foto aéreas de toda história, quando acoplou máquinas fotográficas de tamanho reduzido em pombos-correios.

Após todos os experimentos citados, os maiores avanços nesse seguimento ocorreram com o advento do avião, a partir de 1906, com destaque para a aviação militar que estava sendo explorada na Primeira Guerra Mundial.Nesse período os aviões tinham como objetivo principal identificar bases inimigas e seus movimentos, isso era possível por meio da instalação de câmeras especiais denominadas de aero fotográficas, assim poderiam antecipar as estratégias e as ações. Fato que aconteceu também no decorrer da Guerra Fria, conflito no qual não houve confronto armado entre Estados Unidos e União Soviética, mas havia o objetivo de expandir a influência político-econômica do capitalismo e do socialismo. Esse acontecimento histórico proporcionou grandes evoluções e desenvolvimento em tecnologias aeroespaciais, inclusive fotografias aéreas com fins militares. A partir das imagens coletadas nas fotos aéreas é possível obter informações com grande grau de detalhes sobre diversos temas, como plantações, reservas ambientais, áreas de queimadas, plantação de drogas, loteamento. Hoje existem empresas especializadas nesse tipo de trabalho, o resultado é usado na criação de cartas topográficas e mapas, para isso contam com uma série de equipamentos modernos.

Referências

Documentos relacionados

Morphological changes in DISC1 mice have been observed including reduced prefrontal cortex volume and impaired growth and dendritic orientation in the dentate gyrus, correlating

A página da base de dados do Patrimônio Arquivístico da UFSM já está com os termos do ICA-AtoM (Versão 1.3) traduzidos para a Língua Portuguesa do Brasil. A partir do momento

EMPREENDEDORISMO Empreendedor independente Empreendedor corporativo Renovação Estratégica Inovação Corporate Venturing (desenvolvimento de novos negócios) Corporate

Ficou evidenciado que oxidação úmida catalítica da lignina, utilizando um catalísador de paládio suportado em y-almnina, operando um processo trifásico em

Podemos então utilizar critérios tais como área, arredondamento e alongamento para classificar formas aparentadas a dolinas; no processamento digital de imagem, esses critérios

Nestes pontos operacionais, a potência do motor é limitada para o máximo, o que significa que o regime de rotação máximo do ventilador (consulte o regime de rotações nominais

Nas reflexões sobre a prática docente na sala de aula com relação ao ensino de língua materna, percebe-se uma grande dificuldade em discutir a variação linguística no ambiente

A convicção do juiz deve se dar em virtude de tudo com o qual o mesmo tomou contato dentro do caderno processual, ou seja, as provas são parte essencial, para não dizer a