• Nenhum resultado encontrado

C O M U N I C A D O I DAS MODALIDADES E CRITÉRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C O M U N I C A D O I DAS MODALIDADES E CRITÉRIOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Credenciada pela Portaria Ministerial no 1.744 de 24/10/2006 DOU 25/10/2006

Mantida pela Unibalsas Educacional Ltda .

COMUNICADO COORDSIS No 01/2013

C O M U N I C A D O

I – DAS MODALIDADES E CRITÉRIOS

1. Os Trabalhos de Conclusão de Curso I e II são componentes curriculares obrigatórios do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Balsas devendo os mesmos serem realizados pelos alunos regularmente matriculados no sétimo e oitavo semestre do referido curso.

2. O trabalho de conclusão de curso é dividido em duas etapas: Primeira é a elaboração do projeto e monografia parcial - etapa I; Segunda: Elaboração e defesa da monografia final - etapa II.

3. Os alunos matriculados nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I ou Trabalho de Conclusão de Curso II estarão oficialmente em etapa de desenvolvimento de suas monografias, independentemente se os mesmos estiverem na etapa I ou na etapa II.

4. O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser realizado sob orientação de um professor vinculado à Faculdade de Balsas.

Parágrafo Primeiro – O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser realizado individualmente pelo aluno.

Parágrafo Segundo – É obrigatório a formalização do Trabalho de Conclusão de Curso através de formulário específico, devidamente assinado pelo aluno, pelo professor orientador, pelo supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso e o coordenador do curso. No formulário deverá estar citado a área a ser objeto de estudo.

COMUNICA OS PROCEDIMENTOS PARA

REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO NO ÂMBITO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA FACULDADE DE BALSAS.

O Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Balsas, no uso de suas atribuições regimentais, em especial a prevista no Artigo 52º, bem como, considerando a necessidade de complementar o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Resolução COP 10/2008 de 19 de dezembro de 2008, conforme determina o Art. 6º do presente regulamento, faz o seguinte

(2)

Credenciada pela Portaria Ministerial no 1.744 de 24/10/2006 DOU 25/10/2006

Mantida pela Unibalsas Educacional Ltda .

Parágrafo Terceiro – As etapas do Trabalho de Conclusão de Curso deverão ser realizados em sua totalidade no semestre onde o mesmo foi iniciado. Nos casos de interrupção de uma etapa de Trabalho de Conclusão de Curso I ou II, por motivos alheios ao proposto pelo professor orientador, a mesma deverá ser desenvolvido no semestre subsequente.

5. As temáticas do Trabalho de Conclusão de Curso deverão estar vinculadas a pelo menos uma das seguintes áreas de conhecimento descritas pelo CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Computabilidade e Modelos de Computação; Linguagens Formais e Autômatos; Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação; Lógicas e Semântica de Programas; Matemática Simbólica; Modelos Analíticos e de Simulação; Linguagens de Programação; Engenharia de Software; Banco de Dados; Sistemas de Informação; Processamento Gráfico; Hardware; Arquitetura de Sistemas de Computação; Software Básico; Teleinformática.

Parágrafo Primeiro – Além das modalidades citadas no caput do presente artigo, incluem-se as temáticas: Informática na Educação, Tecnologias de informação para agronegócio e desenvolvimento de sistemas de informação para dispositivos móveis.

II – DOS PROCEDIMENTOS

6. Cada Trabalho de Conclusão de Curso contará com um Professor Orientador que possua vinculo com a Faculdade de Balsas Unibalsas.

Parágrafo Primeiro – Cada professor orientador não poderá exceder o limite de 6 (SEIS) orientações por semestre.

Parágrafo Segundo – Cada Trabalho de Conclusão de Curso poderá possuir um professor co-orientador, não sendo limitado o número de co-orientações.

7. Para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso, cada aluno deve passar por duas etapas, as quais possuem exigências diferentes, a saber:

Primeira etapa: Etapa I

Formulário de Orientação: Onde o aluno deverá entregar impresso e assinado por ele e pelo orientador

um formulário no qual irá indicar a área em que fará o trabalho de monografia e quem será seu orientador.

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso: Deverá ser elaborado em conjunto com o orientador, com

os seguintes componentes: Título, Resumo, Introdução, Objetivo Geral, Objetivos Específicos, Justificativa, Metodologia, Cronograma e Bibliografia. Tal projeto deverá ser entregue impresso a supervisão de trabalhos de conclusão de curso para ser defendido perante banca examinadora.

(3)

Credenciada pela Portaria Ministerial no 1.744 de 24/10/2006 DOU 25/10/2006

Mantida pela Unibalsas Educacional Ltda .

Monografia Parcial: Deve possuir as seguintes sessões: introdução, revisão bibliográfica, conclusão e

cronograma. Sendo a revisão bibliográfica com no mínimo 15 páginas. Tal monografia parcial deverá ser entregue impressa a coordenação de trabalhos de conclusão de curso para ser defendida perante banca examinadora.

Segunda etapa: Etapa II

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso: Em caso de mudança de objetivos em relação à etapa I do

trabalho de conclusão de curso, ou em caso do aluno ter cumprido a etapa I por um período superior a dois semestres antes de começar a etapa II deverá elaborar um novo projeto em conjunto com o orientador, com os seguintes componentes: Título, Resumo, Introdução, Objetivo Geral, Objetivos Específicos, Justificativa, Metodologia, Cronograma e Bibliografia. Tal projeto deverá ser entregue impresso a supervisão de trabalhos de conclusão de curso para ser defendido perante banca examinadora.

Cronograma de Atividades: Ao começar a etapa II, no primeiro mês de aula o aluno deve propor um

calendário de atividades para todo o semestre. Caso tenha defendido um novo projeto o calendário apresentado em tal documento corresponde a este cronograma.

Relatório de atividades parciais: A cada final de mês deve ser entregue um relatório com as atividades

desenvolvidas. A não entrega do relatório por dois meses consecutivos ou alternados implica em reprovação por frequência.

Monografia final: Entrega e defesa da monografia final.

8. O projeto, monografia parcial e monografia final serão defendidos pelo aluno mediante banca examinadora, composta de três professores a ser indicada pelo professor orientador, ouvida a supervisão de trabalhos de conclusão de curso. As bancas serão presididas pelo professor orientador do trabalho de conclusão de curso. As datas das defesas serão definidas logo após as entregas de tais documentos.

Parágrafo Primeiro – As datas de entrega do formulário de orientação, projeto de trabalho de conclusão de curso, monografia parcial, cronograma de atividades, monografia final serão definidas pelo supervisor de trabalhos de conclusão de curso e publicadas na página do curso de sistemas de informação e enviadas para a lista de discussão do curso no inicio de cada semestre.

9. O Trabalho de Conclusão de Curso deve atender aos objetivos estabelecidos no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Balsas, observadas as normas estabelecidas por este comunicado e pelas normas divulgadas pelo Supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso.

10. O Trabalho de Conclusão de Curso deve seguir as definições estabelecidas no Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Balsas aprovado pela Resolução COP 11/2008 de 19 de dezembro de 2008.

(4)

Credenciada pela Portaria Ministerial no 1.744 de 24/10/2006 DOU 25/10/2006

Mantida pela Unibalsas Educacional Ltda .

11. A escolha dos componentes da banca examinadora deverá ser realizada pelo professor orientador em concordância com o orientando, ouvido o supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso.

III DAS COMPETÊNCIAS

12. Compete ao Coordenador do Curso, além das obrigações descritas no Art. 8º do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Balsas aprovado pela Resolução COP 10/2008 de 19 de dezembro de 2008:

a) Aprovar disposições complementares a este Comunicado, ouvida a Direção Acadêmica. b) Aprovar a lista de Professores Orientadores e seus respectivos orientandos.

c) Deliberar sobre casos omissos a este comunicado e ao Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Balsas.

13. Compete ao Supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso, além das obrigações descritas no Art. 8º do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Balsas aprovado pela Resolução COP 10/2008 de 19 de dezembro de 2008:

a) Publicar no inicio de cada semestre as datas de entregas dos documentos.

b) Responsabilizar-se pelos registros acadêmicos relacionados ao Trabalho de Conclusão de Curso, em especial, pelos existentes no Portal do Professor.

c) Cumprir e fazer cumprir o Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso estabelecido em concordância com o aluno, o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Balsas, bem como, as normas complementares contidas neste comunicado.

d) Instruir os alunos e Professores Orientadores quanto ao correto preenchimento dos formulários necessários para a sistematização do Trabalho de Conclusão de Curso e do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, bem como, outros documentos que, eventualmente, sejam necessários.

e) Realizar reuniões periódicas com o grupo de alunos, orientando-os quanto aos critérios a serem observados e às condições necessárias para a boa realização das atividades envolvidas no Trabalho de Conclusão de Curso.

f) Aprovar os Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso e suas eventuais alterações. g) Elaborar o calendário de defesa dos projetos, monografias parciais e monografias finais.

14. Compete ao Professor Orientador, além das obrigações descritas no Art. 10º do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Balsas aprovado pela Resolução COP 10/2008 de 19 de dezembro de 2008:

(5)

Credenciada pela Portaria Ministerial no 1.744 de 24/10/2006 DOU 25/10/2006

Mantida pela Unibalsas Educacional Ltda .

b) Orientar o aluno no desenvolvimento de suas atividades.

c) Fornecer ao Supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso, sempre que solicitado, informações sobre o andamento dos trabalhos sob sua orientação.

d) Avaliar bimestralmente a atuação e dedicação do aluno sob sua orientação nas respectivas atividades do Trabalho de Conclusão de Curso.

e) Auxiliar o Supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso nas atividades que lhe forem solicitadas.

15. Compete ao aluno, além das obrigações descritas no Art. 11º do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Balsas aprovado pela Resolução COP 10/2008 de 19 de dezembro de 2008:

a) Atender integralmente ao disposto neste comunicado.

b) Comparecer às reuniões convocadas pelo Supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso e aos encontros de orientação agendados pelo Professor Orientador.

c) Apresentar ao Supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso e/ou Professor Orientador, nos prazos estabelecidos, todos os relatórios e demais documentos acadêmicos solicitados.

d) Cumprir fielmente o planejamento informado no Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, justificando toda eventual alteração que se fizer necessária.

e) Realizar todas as avaliações previstas e solicitar, quando couber, a revisão dos resultados obtidos junto ao Supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso.

IV DAS AVALIAÇÕES

16. O acompanhamento das atividades do Trabalho de Conclusão de Curso será realizado pelo Professor Orientador e pelo Supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso.

17. O controle de freqüência do aluno de Trabalho de Conclusão de Curso em suas atividades teóricas e/ou práticas e nas reuniões previamente agendadas, será realizado, respectivamente, pelo Professor Orientador e pelo Supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso.

18. Os itens avaliativos que compõem a avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso I ou II, bem como seus respectivos pesos, são os seguintes:

a) Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. Este item avaliativo corresponderá a vinte e cinco porcento (25%) da nota final.

b) Freqüência às reuniões e encontros de orientação promovidos e controlados, respectivamente, pelo Supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso e Professor Orientador. Este item avaliativo corresponderá a dez porcento (10%) da nota final.

(6)

Credenciada pela Portaria Ministerial no 1.744 de 24/10/2006 DOU 25/10/2006

Mantida pela Unibalsas Educacional Ltda .

c) Apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso para banca examinadora. Este item avaliativo corresponderá a sessenta e cinco porcento (65%) da nota final. O Trabalho de Conclusão de Curso na Etapa I corresponde a monografia parcial e na Etapa II corresponde a monografia final.

19. Conforme o Art. 13º do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Balsas, é considerado aprovado o aluno que obtiver conceito final igual ou superior a sete (7.0).

20. Este comunicado entra em vigor a partir de sua data de publicação e revoga o comunicado COORDSIS 01/2010.

Balsas, MA, 21 de agosto de 2013.

Junior Marcos Bandeira

Referências

Documentos relacionados

Relatório de Execução do Plano de Prevenção de Riscos de Gestão Incluindo os de Corrupção e Infrações Conexas da Câmara Municipal de Estremoz Identificação do Risco

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no

O presente estudo visa avaliar, do ponto de vista da estatística descritiva e multivariada, a geoquímica do substrato lamoso das regiões de manguezal da região de São Francisco

Este trabalho é um estudo de História da Educação Piauiense abordando, especificamente, a 

A tabela 5 apresentada os resultados da simulação com 03 replicações (dois dias de funcionamento), variando de 01 à 10 o número de atendentes dos caixas (recursos),

forem aprovadas pelo Governo, taxas de utilização destinadas a cobrir as despesas de custeio e conservação e sobretaxas para fazer face aos serviços de juros e

Embora ambas as contribuições chamem a atenção para o baixo índice de produção legisla- tiva do parlamento, em comparação com as proposições iniciadas pelo exe- cutivo, ou

Em relação aos valores de densidade energética da dieta por tercis, os resultados mais próximos aos encontrados na literatura são da média da densidade para