• Nenhum resultado encontrado

SE LIGA NESSA HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SE LIGA NESSA HISTÓRIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SE LIGA NESSA HISTÓRIA Prof. Walter www.seliganessahistoria.com.br

IDADE MODERNA

EXERCÍCIO (EMM001) Valorização Cultural

“Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma o movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais”

(SHAKESPEARE, William. Hamlet) Este texto expressa o movimento de valorização cultural do século XVI e principalmente a exaltação do homem. Ele representa muito bem o:

a) Teocentrismo. b) Heliocentrismo. c) Humanismo. d) Dualismo. e) Ascetismo. ASSISTA A RESOLUÇÃO

(2)

EXERCÍCIO (EMM002) Oposição à Cultura Medieval

Movimento cultural ocorrido na Europa entre os séculos XIV e XVI e que se opunha à cultura medieval, expressando a nova mentalidade burguesa, sendo os seus principais fundamentos: humanismo, antropocentrismo, racionalismo e individualismo.

Trata-se do (a): a) Mercantilismo. b) Reforma. c) Iluminismo. d) Renascimento. e) Contrarreforma. ASSISTA A RESOLUÇÃO

(3)

EXERCÍCIO (EMM003) Revoltas durante as Reformas

(UNIOESTE 2012) “Em primeiro lugar, nosso modesto pedido (…) nos sejam dados poder e autoridade para que cada comunidade possa eleger o seu pastor (…). Ele nos pregará o Evangelho de maneira acessível e sem deturpá-lo (...). Em terceiro lugar, até agora éramos tratados como escravos, o que é uma vergonha, pois, com o seu precioso sangue, Jesus Cristo nos salvou a todos, (…). Por esse motivo, deduzimos das Sagradas Escrituras que somos livres, e livres queremos ser. (...) Em quarto lugar, somos prejudicados ainda pelos nossos senhores, que se apoderam de todas as florestas. Se o pobre precisa de lenha ou madeira tem que pagar o dobro por ela. Nós somos da opinião que deve ser restituída à comunidade toda e qualquer floresta que se encontra em mãos de leigos ou religiosos que não adquiriram legalmente. (...)”.

Manifesto dos Camponeses em 1525. In: Antologia Humanística Alemã. Porto alegre, Globo, 1972, pp.15-16

O trecho acima reproduz parte do manifesto elaborado durante as Revoltas Camponesas ocorridas no contexto da Reforma Protestante. Sobre o sentido da Reforma Protestante e Revoltas Camponesas, pode-se afirmar que:

a) a Reforma Protestante foi um movimento de caráter estritamente religioso sem qualquer conotação política ou social.

b) inspirados na doutrina calvinista de que todos os cristãos já nasciam salvos, os camponeses liquidaram com a servidão existente nos principados alemães.

c) sob a influência da reforma luterana os camponeses alemães questionaram os privilégios da Igreja Católica e dos príncipes alemães.

d) a revolta dos camponeses alemães culminou num evento trágico conhecido como a Noite de São Bartolomeu em que o ódio religioso dos protestantes matou centenas de católicos.

e) com o apoio da Igreja Anglicana, interessada no rompimento com o controle exercido pelo Papa, os camponeses lutaram pela distribuição das terras da Igreja Católica.

(4)

EXERCÍCIO (EMM004) Fatores das Reformas Protestantes

A Reforma protestante foi um movimento ocorrido no século XVI que causou uma grande ruptura no mundo cristão e deu origem a novas doutrinas religiosas. Dentre os fatores que levaram a esse movimento, está (estão) o (a) (s):

a) apoio da Igreja católica à prática da usura e ao lucro.

b) críticas de alguns membros da Igreja a práticas promovidas pela instituição, como a venda de indulgências (perdão dos pecados).

c) reação à decisão da Igreja de restabelecer e reorganizar a Inquisição. d) valorização do racionalismo e do cientificismo, além dos ideais iluministas. e) estímulo à leitura e à livre interpretação da Bíblia, promovido pelo Vaticano.

(5)

EXERCÍCIO (EMM005) Contrarreforma

Em 1545, o papa convocou uma reunião entre os membros mais importantes da Igreja Católica a fim de debater sobre questões doutrinárias e disciplinares. O Concílio de Trento, como ficou conhecida esta reunião, durou 18 anos e foi motivado pelos questionamentos à Igreja Católica os quais se tornaram cada vez mais frequentes no início do século XVI, e que levaram à Reforma Protestante.

Analise as proposições em relação ao contexto.

I. A Reforma Protestante difundiu-se em várias regiões da Europa, entre as quais as regiões que atualmente compõem a Alemanha, Suíça, Inglaterra e Holanda.

II. Martinho Lutero foi um crítico da Igreja Católica. Após a publicação das suas críticas, conhecidas como 95 teses, que foram afixadas na porta da Igreja de Wittenberg, ele foi excomungado pelo Papa Leão X.

III. Entre as novas doutrinas que surgiram com a Reforma Protestante estão o Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo.

IV. A Reforma Protestante ocorreu juntamente com outras mudanças, como o aumento do poder dos reis e o fortalecimento dos Estados Nacionais.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

(6)

EXERCÍCIO (EMM006) Galileu Galilei

"... tenho sido durante muitos anos, um aderente à teoria de Copérnico. Isto me explica a causa de muitos fenômenos que são ininteligíveis por meio de teorias geralmente aceitas. Eu tenho coligido muitos argumentos para refutar estas últimas, mas eu não me arriscaria a levá-los à publicação. Há muito tempo que estou convencido de que a Lua é um corpo como a Terra. Descobri também uma multidão de estrelas fixas, a princípio invisíveis, ultrapassando mais de dez vezes as que se podem ver a olho nu, formando a Via Láctea."

(Carta de Galileu a Kepler, 1597.)

Num contexto de contrarreforma, Galileu não se arriscava a publicar essas ideias por temer: a) a oposição que sofreria por parte de seus alunos e colegas da Universidade de Pisa, onde lecionava.

b) ser considerado um plagiador das ideias heliocêntricas defendidas por Copérnico e por alguns sábios florentinos.

c) que seus pressupostos geocêntricos contribuíssem para aumentar as hostilidades contra a Igreja Católica.

d) que seus superiores o expulsassem da Ordem dos Franciscanos, à qual pertencia desde a adolescência.

e) ser acusado de heresia e ter de enfrentar o poderoso Tribunal do Santo Ofício, mantido pela Igreja.

(7)

EXERCÍCIO (EMM007) Mercantilismo

(UFU 2006) Com o objetivo de aumentar o poder do Estado diante dos outros Estados, [o Mercantilismo] encorajava a exportação de mercadorias, ao mesmo tempo em que proibia exportações de ouro e prata e de moeda, na crença de que existia uma quantidade fixa de comércio e riqueza no Mundo.

ANDERSON, Perry. "Linhagens do Estado Absolutista", São Paulo Brasiliense, 1998. p. 35.

O trecho acima se refere aos princípios básicos da doutrina mercantilista, que caracteriza a política econômica dos Estados modernos dos séculos XVI, XVII e XVIII. Com base nessa doutrina, marque a alternativa correta.

a) A doutrina mercantilista pregava que o Estado deveria se concentrar no fortalecimento das atividades produtivas manufatureiras, não se envolvendo em guerras e em disputas territoriais contra outros Estados.

b) Uma das características do mercantilismo é a competição entre os Estados por mercados consumidores, cada qual visando fortalecer as atividades de seus comerciantes, aumentando, consequentemente, a arrecadação de impostos.

c) Os teóricos do mercantilismo acreditavam na possibilidade de conquistar mercados por meio da livre concorrência, de modo que era essencial desenvolver produtos competitivos, tanto no que diz respeito ao preço como em relação à qualidade.

d) A conquista de áreas coloniais na América é a base de qualquer política mercantilista. Tanto que o ouro e a prata, de lá provenientes, possibilitaram ao Estado espanhol figurar como o mais poderoso da Europa após a Revolução Industrial.

(8)

EXERCÍCIO (EMM008) Características Mercantilistas

O historiador francês Fernand Braudel, referindo-se ao Mercantilismo, afirma que este "reagrupa comodamente uma série de atos de atitudes, de projetos, de ideias, de experiências que marcam, entre o século XV e o século XVIII, a primeira afirmação do Estado Moderno em relação aos problemas concretos que ele tinha que enfrentar." Assinale a alternativa que expressa CORRETAMENTE uma característica do Mercantilismo.

a) Pacto colonial, permitindo o pleno desenvolvimento interno e a liberdade político-administrativa da Colônia.

b) Não intervencionismo estatal.

c) Incentivo à manutenção de uma balança comercial favorável, importando mais que exportando.

d) Intervenção do Estado, que se efetivou sob a forma de protecionismo e de regulamentação da atividade econômica.

e) Monopólio concedido pelo Estado, que permitia a qualquer companhia de comércio, sem autorização da metrópole, vender seus produtos na Colônia.

Referências

Documentos relacionados

Comprimidos efervescentes de Sonridor Caf ® ainda contém 50mg de sorbitol - se você tem problema hereditário raro de intolerância à frutose, você não deve

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

respeita ao empenho da CP na implementação da Parceria Especial com a EU, quer na prossecução de projectos na área da Parceria (como seja o caso do projecto de Reforço

Siguiendo esta línea de reflexión, en este estudio se encontró que el grupo de brasileñas y colombianas quienes cuentan con mejores ni- veles educativos que las peruanas tienen

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

The case studies show different levels of problems regarding the conditions of the job profile of trainers in adult education, the academic curriculum for preparing an adult

Não se conhece uma única escola pública que tenha aprovado o uso do uniforme escolar no regulamento