• Nenhum resultado encontrado

MidAmerica Bank. O MidAmerica Bank alcança exposição zero de dados e recuperação em uma hora graças à infra-estrutura EMC de continuidade de negócios.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MidAmerica Bank. O MidAmerica Bank alcança exposição zero de dados e recuperação em uma hora graças à infra-estrutura EMC de continuidade de negócios."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INSTANTÂNEO

DA SOLUÇÃO

O MidAmerica replicou seus aplicativos de negócios, produtos de software da EMC e armazenamento entre dois centros de dados localizados a uma distância de quase 20 quilômetros um do outro. • Aplicativos principais: finanças

básicas, controle de empréstimos, imagens de cheques, autorização de caixa eletrônico, imagens de relatórios online, Microsoft Exchange

• Softwares da EMC: SRDF, SRDF/A, MirrorView, SnapView,

TimeFinder, Navisphere®

, Legato®

DiskXtender®

, EMC ControlCenter (SAN Manager™, Performance

Manager – anteriormente denominado Workload Analyzer – , StorageScope™), PowerPath

• Infra-estrutura de

armazenamento: 26 TB de

armazenamento em rede da EMC utilizando EMC Symmetrix DMX800, CLARiiON CX600 FC e ATA e Centera; switches CNT • Ambiente de processamento:

servidores Dell executando o Windows 2000 Advanced Server, mainframe UNISYS ClearPath Libra 180

MidAmerica Bank

O MidAmerica Bank alcança exposição zero de dados e recuperação

em uma hora graças à infra-estrutura EMC de continuidade de negócios.

DESTAQUES DE VALOR DE NEGÓCIOS

Perfil: O MidAmerica Bank é uma subsidiária integral da MAF Bancorp, Inc., uma sociedade holding de

poupança e empréstimo registrada, voltada principalmente para o fornecimento de serviços bancários aos clientes. Com ativos de US$ 9 bilhões e 66 agências bancárias em Chicago, Milwaukee e em áreas próximas, o banco é a maior instituição independente de Illinois.

Desafio: o plano existente de recuperação de desastres do MidAmerica não pôde atender aos seus

objetivos de tempo de recuperação e resolveu apenas o aplicativo financeiro principal do banco.

Valor de negócios: o MidAmerica, usando o software de continuidade de negócios da EMC, o

armazenamento em camadas e a experiência da EMC Technology Solutions, alcançou os seguintes resultados:

• Redução do tempo de reinício do negócio de dias para menos de uma hora

• Nenhuma perda de dados, devido à consistência de 100% dos dados recuperados em 25 aplicativos • Diminuição em duas horas nas janelas de backup para os dados de mainframe, devido aos backups

contínuos e sem interrupção

• Detecção automática de problemas de rede e armazenamento por meio de uma visão mais precisa e detalhada do ambiente

• Armazenamento dos dados corretos na plataforma apropriada para oferecer níveis diferenciados em camadas de proteção e custos gerais menores

(2)

No setor bancário altamente competitivo de hoje, o serviço é a base para o sucesso. Os clientes esperam o acesso instantâneo às contas, o processamento rápido de empréstimos e a disponibilidade dos caixas eletrônicos 24h, durante os 7 dias da semana. Isso não deixa espaço para tempo de inatividade. O MidAmerica Bank, um dos maiores bancos do meio-oeste norte-americano, entendeu que esse fato, bem como seu rápido crescimento, levaram a uma expansão gigantesca do centro de dados, o que aumentou muito seus requisitos de disponibilidade de informações contínuas. Em resposta a isso, o MidAmerica implementou níveis diferenciados de proteção de aplicativos por meio da replicação de dados de longa distância e das funções automatizadas de backup, recuperação e arquivamento. A solução abrangente de continuidade dos negócios praticamente eliminou o tempo de inatividade, ao mesmo tempo em que diminuiu os custos e preservou a integridade de seus valiosos recursos de informações.

Paul Stonchus, primeiro vice-presidente e gerente de dados do MidAmerica Bank, disse que “à medida que nossa empresa crescia, a quantidade de informações que precisávamos armazenar e gerenciar estava explodindo. Os tempos de recuperação, antes satisfatórios, não eram mais aceitáveis. Consultamos a EMC para nos ajudar a planejar, elaborar e implementar uma infra-estrutura avançada de continuidade de negócios. Agora podemos recuperar os dados para todos os nossos aplicativos em menos de uma hora. Estou certo que, no caso de uma perda catastrófica de nosso centro de dados, poderíamos continuar a operar com o mínimo de interrupção para nossos usuários ou clientes. Quando nossos dados estão seguros, o nosso negócio também está”.

Ken Rusdal, vice-presidente sênior do MidAmerica, acrescentou: “O projeto foi um sucesso total do início ao fim. Agora estamos em posição de garantir à diretoria e aos acionistas que nosso plano de recuperação de desastres é seguro e baseia-se em tecnologia de ponta. Eles também podem ter certeza de que a tecnologia em vigor dará conta do crescimento previsto para a empresa”.

Elaborando um plano por meio da experiência de ponta da EMC em

continuidade dos negócios

Para dar início à estratégia de continuidade dos negócios do banco, Stonchus introduziu a EMC Services®para avaliar seu ambiente existente de recuperação de desastres e fornecer

recomendações para uma solução com um suporte melhor para as necessidades do banco. A EMC Services, com mais de uma década de experiência na implantação de milhares de empreendimentos bem-sucedidos de continuidade de negócios em todo o mundo, foi uma escolha natural.

“Queríamos fazer tudo certo”, disse Stonchus, “e a EMC tinha a experiência de

continuidade de negócios de que precisávamos. Os consultores da EMC avaliaram nossa situação atual e nos ajudaram a aperfeiçoar nossos objetivos de tempo de recuperação de modo a atender melhor às nossas necessidades de aumento dos níveis de serviço sob condições normais, cumprimento de regulamentos governamentais e reinício rápido de nossas operações em caso de desastre. Depois, eles nos orientaram em relação às opções que nos ajudariam a alcançar nossos objetivos”.

Antes de assumir o compromisso com a EMC Services, o MidAmerica dependia de um local de terceiros para recuperação de desastres. Esse acordo oferecia a recuperação apenas do principal aplicativo financeiro do banco e exigia fitas de backup, que podiam ter até 24 horas e ser transportadas fisicamente até o local de recuperação a muitos quilômetros de distância. Se o sistema principal do banco ficasse inativo, seria necessário um dia inteiro para restaurar o aplicativo no local remoto. Além dessa demora, qualquer dado que não constasse das fitas de backup teria de ser manualmente reinserido pelo MidAmerica, aumentando o tempo e as despesas de recuperação.

“Nosso objetivo de tempo de recuperação inicial era de 24 horas”, disse Stonchus,“ mas a EMC confirmou o que suspeitávamos — com o nosso acordo atual, nunca conseguiríamos alcançar esse objetivo. Teríamos sorte em realizar a recuperação em 36 horas. Ainda pior, ela poderia levar 48 horas — ou dois dias inteiros — e nenhuma dessas situações era aceitável”.

(3)

Reduzindo os custos de continuidade do negócio com níveis diferenciados

de proteção

A solução recomendada pela EMC Services era implementar um hot site de continuidade de negócios em uma instalação existente do MidAmerica próxima ao centro de dados do banco. A EMC também levou em consideração uma estratégia de ILM (ciclo de vida das informações) e auxiliou o banco na inclusão de considerações de ILM durante a configuração da nova infra-estrutura de continuidade dos negócios.

“Após a análise e o exame minucioso de nossos aplicativos e dados, a EMC recomendou uma estrutura de armazenamento em camadas que se refletisse em nosso local de continuidade de negócios”, explicou Stonchus. “Esse método ajustou-se perfeitamente aos nossos objetivos de ILM porque ofereceu a proteção certa pelo preço ideal e de acordo com o valor comercial de nossos dados”.

Hoje, o banco usa uma ampla gama de opções de software EMC de armazenamento e de continuidade de negócios para oferecer níveis diferenciados de proteção. Seus locais principal e remoto estão ligados por meio de uma rede de comunicações de alta velocidade.

No high end, o MidAmerica armazena seus principais dados de aplicativo bancário em sistemas EMC Symmetrix® e os espelha entre os dois locais a aproximadamente 20

quilômetros de distância usando software EMC SRDF®/Synchronous (SRDF/S) e

SRDF/Asynchronous (SRDF/A). O banco também usa o EMC TimeFinder®/Mirror para

copiar os dados de produção armazenados no Symmetrix e facilitar a realização de backups sem interrupção. O esquema de replicação é semelhante para os aplicativos da camada intermediária do banco, assim como o controle de empréstimos, autorização de caixa eletrônico e e-mail do Exchange, armazenados em sistemas EMC CLARiiON®Fibre

Channel série CX e ATA. O banco usa o software EMC MirrorView™para replicar os dados

CLARiiON para o local remoto e implementou o software EMC SnapView™para criar cópias

dos dados CLARiiON para backup em fita. Além disso, as imagens de documentos, empréstimos, cheques e relatórios são armazenadas no CLARiiON por 45 dias e depois, com o uso de políticas gerenciadas pelo software EMC DiskXtender®, são movidas

automaticamente para o CAS (armazenamento endereçado ao conteúdo) do EMC Centera™

para o arquivamento a longo prazo. O banco planeja espelhar as imagens armazenadas no Centera para o local remoto, de modo a fornecer mais um nível de proteção.

“A ampla capacidade do software EMC de continuidade dos negócios satisfaz toda a gama de requisitos de disponibilidade dos aplicativos”, afirmou Stonchus. “Por exemplo, usamos o software SRDF/S para espelhar, de modo sincronizado, nossos dados mais importantes armazenados no Symmetrix, sem nenhum impacto em nossos aplicativos. Conseguimos o mesmo com o software MirrorView para nossos dados de aplicativos da camada intermediária armazenados no CLARiiON, mas a um custo menor. Além disso, usando o SRDF/A para espelhar nossos dados de teste de modo assíncrono, que pode tolerar algum nível de exposição, conseguimos equilibrar o desempenho da recuperação e os custos da largura de banda”.

A migração dos dados do CLARiiON para o Centera também contribuiu para a obtenção de níveis mais altos de proteção, ao mesmo tempo em que reduziu os custos, de acordo com Stonchus. “Custa menos por gigabyte do que o CLARiiON e nos fornece um método seguro para o armazenamento de nossas imagens — algumas das quais devem ser mantidas por sete anos para atender aos requisitos de regulamentação. Também estamos analisando a possibilidade de mudar as cópias de backup de certas classes de dados atualmente armazenadas no Symmetrix para os sistemas EMC CLARiiON ATA mais econômicos. Com uma infra-estrutura ILM, as possibilidades de redução de custos são infinitas”.

Reduzindo os tempos de recuperação

O MidAmerica superou amplamente seu objetivo original de tempo de recuperação, assegurando que as operações de negócios continuem, com o mínimo de interrupção, mesmo no caso de uma perda catastrófica no centro de dados.

(4)

“Com a continuidade de negócios da EMC, nosso objetivo de tempo de recuperação agora é de uma hora — mas nos testes, conseguimos nos recuperar em menos de 30 minutos”, disse Stonchus. “Podemos recuperar 100% de nossos dados — não apenas para um aplicativo como antes, mas para todos os nossos 25 aplicativos. Como temos a garantia de que não haverá perda de dados, a qualidade de nossos dados recuperados é consistente com nossa produção de dados ao vivo. Tenho certeza de que todas as informações estarão disponíveis em caso de recuperação — e sem o tempo e a despesa decorrentes da substituição de transações ou reinserção de dados”.

Além de confiar no EMC SRDF/S, SRDF/A e no MirrorView para o espelhamento de longa distância, o MidAmerica implementou o software EMC de continuidade dos negócios para automatizar os processos de replicação local. Por exemplo, ao mudar seu arquivo de fita Veritas BackupExec para o local de continuidade dos negócios e tirar proveito dos sofwares EMC TimeFinder/Mirror e SnapView, o banco pode realizar automaticamente backups incrementais em fita.

“Usamos o TimeFinder/Mirror e o SnapView para fazer cópias internas de backup de nossos dados de produção ao vivo”, explicou Stonchus. “Isso nos permite executar continuamente backups em fita no local de continuidade dos negócios, sem a intervenção humana e sem nenhuma interrupção para os aplicativos ou usuários. E como os processos são automatizados, reduzimos consideravelmente os custos de mão-de-obra”.

Mantendo as janelas de backup sob controle à medida que os dados

aumentam consideravelmente

O MidAmerica está conquistando valor agregado com a incorporação de uma estratégia de backup, recuperação e arquivamento em sua solução geral de continuidade de negócios. Isso liberou um espaço valioso na SAN (rede de armazenamento de dados) high-end para aplicativos mais importantes e minimizou as janelas de backup.

“Antes do Centera, estávamos preenchendo nossa SAN rapidamente com arquivos que raramente, ou quase nunca, precisariam ser recuperados”, explicou Stonchus. “E ainda precisávamos mantê-los para cumprir os regulamentos, atender às solicitações de cópias de cheques feitas ocasionalmente pelos clientes e nos proteger em caso de litígio. Nossos custos administrativos relativos ao gerenciamento e ao backup de todos esses dados estavam aumentando muito. Além de tudo isso, nossas janelas de backup estavam crescendo e ameaçando interferir no processamento da produção online”.

Ao arquivar no Centera todos os arquivos de imagem usados ativamente, exceto o mais atual, o MidAmerica reduziu em 80% a quantidade de espaço necessário no CLARiiON SAN para esses dados, segundo Stonchus. “Apenas 20% de nossas imagens de cheques estão na SAN e esse percentual fica cada vez menor, assim como nosso arquivo de imagens no Centera. Vale ressaltar que nossas janelas de backup permaneceram uniformes, enquanto os dados das imagens continuam a crescer em 30%. E como o processo de arquivamento é automatizado com o software EMC DiskXtender, podemos controlar esse crescimento de dados sem aumentar a sobrecarga administrativa.

“Se não tivéssemos o Centera, nossa SAN estaria crescendo duas vezes mais rápido. O controle desse crescimento diminui os esforços de crescimento e replicação na nossa SAN

www.EMC2.com.br

“Com a continuidade de negócios da EMC, nosso objetivo de tempo de recuperação agora é

de uma hora — mas nos testes, conseguimos nos recuperar em menos de 30 minutos”.

Podemos recuperar 100% de nossos dados — não apenas para um aplicativo como antes,

mas para todos os nossos 25 aplicativos. Como temos a garantia de que não haverá perda

de dados, a qualidade de nossos dados recuperados é consistente com nossa produção

de dados ao vivo. Tenho certeza de que todas as informações estarão disponíveis em caso

de recuperação — e sem o tempo e a despesa decorrentes da substituição de transações

ou reinserção de dados”.

(5)

e reduz os custos de gerenciamento associados. Como podemos reimplantar o armazenamento de produção liberado, temos mais capital para investir em outros projetos.

“Quanto mais dados adicionamos ao Centera, menor fica o nosso custo por gigabyte e maior o retorno do investimento. Para mim, o Centera veio a calhar. Nossos caixas e usuários corporativos têm acesso secundário a essas imagens quando precisam delas. As imagens são seguras e protegidas devido aos recursos internos de segurança e proteção de dados do Centera. E a manutenção, sob uma perspectiva de TI, é praticamente zero”.

O gerenciamento proativo oferece outra camada de proteção

O gerenciamento proativo do ambiente de continuidade dos negócios do MidAmerica oferece, através do software de gerenciamento aberto da EMC, outra camada de proteção e disponibilidade de dados para suas operações de negócios.

“O EMC ControlCenter™ nos proporciona uma visão extremamente detalhada de todos os sistemas em nosso ambiente e é um primeiro alerta para tudo o que der errado”, disse Lev Katz, gerente da Central de Dados do MidAmerica. “Com o ControlCenter, sabemos em 60 segundos se há um problema com o SRDF/S, SRDF/A ou MirrorView e podemos corrigi-lo, antes que afete os usuários. Se um de nossos servidores for reinicializado ou nosso espaço disponível em disco ficar abaixo de 15%, receberemos um alerta por e-mail. “Também utilizamos o ControlCenter para monitorar a quantidade de armazenamento

usado, a rapidez de seu crescimento, quais discos estão sendo mais acessados, etc. Assim, se formos avisados de que um de nossos links de comunicações entre os dois locais está sobrecarregado, podemos detalhar e determinar o volume exato e o disco na SAN que estão causando o problema”.

O MidAmerica também implementou o EMC PowerPath®para resolver a disponibilidade no

nível da rede. De acordo com Kats, “o PowerPath nos oferece seis caminhos possíveis de nossos servidores até o armazenamento EMC. Poderíamos perder qualquer um desses caminhos e nenhum dos aplicativos seria interrompido e nossos usuários nem saberiam. “Com o software aberto da EMC, não estamos mais simplesmente reagindo aos problemas inevitáveis que ocorrem em um ambiente em crescimento e mutável como o nosso. Em vez disso, resolvemos os problemas de forma proativa, antes que afetem nossas operações”.

O investimento certo para a continuidade dos negócios

Ao final do dia, o mais importante para Stonchus é que o banco esteja gerenciando seus dados de forma econômica e segura, e ao mesmo tempo garanta a seus clientes e usuários corporativos que as informações e os serviços mais importantes estarão disponíveis até mesmo em caso de desastre.

“A criação de uma solução de continuidade dos negócios usando o software, o armazenamento e os serviços da EMC foi o investimento certo para proteger nossos recursos de informações fundamentais. Sabemos que, se perdermos todo o centro de dados, poderemos ativar todos os nossos aplicativos básicos rapidamente e sem interrupção do funcionamento dos negócios. Vamos considerar desta forma: durmo muito melhor sabendo que esse local de recuperação existe”.

EMC Corporation

São Paulo Brasil 800-771-2023

Na América do Norte 1-866-464-7381 EMC2, EMC, EMC ControlCenter, CLARiiON,

DiskXtender, Navisphere, PowerPath, SRDF, Symmetrix, TimeFinder e where information lives são marcas registradas e Centera, MirrorView, SnapView, SAN Manager e StorageScope são marcas comerciais da EMC Corporation. VMware é uma marca registrada da VMware, Inc. Todas as outras marcas comerciais usadas neste documento pertencem a seus respectivos proprietários. © 2005 EMC Corporation.

Todos os direitos reservados. Produzido nos Estados Unidos da América. 5/05

Referências

Documentos relacionados

Em relação aos compostos obtidos com o ácido p-nitrobenzóico, apenas um se apresentou como dímero, o térbio em DMF, apresentando de forma atípica, quatro ligações do íon

Na tabela acima foi visto que os rendimentos de síntese foram melhores para a SR em todos os casos e que os rendimentos globais comparando-se as duas metodologias mostraram uma

Therefore, the aim of this study was to identify the species of Colletotrichum associated with chayote anthracnose in different production poles of Brazil, based on DNA sequence

A baixa taxa de desconto ao longo dos anos de produção do campo, para o cálculo da função objetivo, aliada a baixa produção de água que a locação de

O objetivo deste estudo foi avaliar o comporta- mento clínico de lesões de dermatite digital bovina após tratamento cirúrgico, uso local e parenteral de oxitetraci- clina e passagem

 A alocação dinâmica é muito utilizada em problemas de estrutura de dados como por exemplo, listas encadeadas, pilhas, filas, arvores binárias e grafos ...  O interessante

Os instrumentos de pesquisa utilizados serão: Ficha de Rastreamento das Participantes do Estudo, International Consultation on Incontinence Questionnaire – Short Form

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director