• Nenhum resultado encontrado

HÁ VÁRIAS CLASSIFICAÇÕES POSSÍVEIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HÁ VÁRIAS CLASSIFICAÇÕES POSSÍVEIS"

Copied!
72
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)
(5)
(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)
(12)
(13)

Mostradores de Medidor de 3,5 e 4,5 Dígitos

Em um instrumento digital, a resolução é dada pelo número de dígitos ou contagens de seu display.

Um instrumento com 3½ dígitos tem 3 dígitos “completos” (isto é, capazes de mostrar os algarismos de 0 até 9 e 1 “meio dígito”, que só pode apresentar 2 valores: 0 (nesse caso o algarismo está “apagado”) ou 1; portanto, este instrumento pode contar até 1999.

Um outro instrumento de 4½ dígitos tem maior resolução, pois pode apresentar 19999 contagens.

Instrumentos com contagem de 3000 (3 3/4 dígitos), 4000 (3 4/5 dígitos) ou 6000 (36/7 dígitos) também são fabricados, até com resoluções maiores.

(14)

Mostradores de Medidor de 3,5 e 4,5 Dígitos

Dígito Completo : Medidores digitais são tipicamente descritos como

tendo uma capacidade de “meio dígito”. Um dígito completo é um segmento de mostrador que pode representar todos os números de 0-9, isto é 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.

Meio Dígito: Meio dígito pode mostrar apenas o número 1. O meio

dígito é sempre o primeiro dígito mostrado. Por causa do meio dígito ser basicamente apenas um “1” tem uso possível limitado.

Ponto Decimal : O ponto decimal é apenas um segmento “ponto” que é

manualmente mostrado após o segmento número apropriado mostrar o número completo apropriado desejado. Um ponto pode ser mostrado após qualquer número desejado, tipicamente através de ajuste de jumper. Se o jumper não for instalado, nenhum ponto sob qualquer condição será mostrado.

(15)

Exemplo de Mostrador de 3,5 Dígitos

Um mostrador de 3,5 dígitos é na verdade de quatro segmentos, um meio dígito e 3 dígitos completos. Mostrando capacidade máxima ele leria 1999. Se quiséssemos mostrar 30kV num medidor de 3,5 dígitos teríamos que “descartar” o meio dígito principal uma vez que não podemos fazer uso dele porque é apenas um“1”. Estamos limitados a usar os três dígitos completos, dessa forma o mostrador seria 300. O ponto decimal é colocado manualmente através de um jumper, dessa forma o mostrador final seria 30.0 e o termo “kV” seria mostrado na sobreposição do painel frontal. Se quisermos mostrar 10kV num medidor de 3,5 dígitos podemos fazer uso do meio dígito principal. Neste caso teríamos quatro dígitos de resolução com o medidor mostrando 1000. Colocando o ponto decimal adequadamente, a leitura do medidor final seria 10.00 com o termo “kV” mostrado na sobreposição do painel frontal.

(16)

Exemplo de Mostrador de 4,5 Dígitos

Um mostrador de 4,5 dígitos é na verdade de cinco segmentos, um meio dígito e 4 dígitos completos. Mostrando capacidade máxima ele leria 19999.

Usando os exemplos acima, se quiséssemos mostrar 30kV num medidor de 4,5 dígitos teríamos que “descartar” o meio dígito principal uma vez que não podemos fazer uso dele porque é apenas um“1”. Estamos limitados a usar os quatro dígitos completos dessa forma o mostrador seria 3000. O ponto decimal é colocado manualmente através de um jumper, dessa forma o mostrador final seria 30.00 e o termo “kV” seria mostrado na sobreposição do painel frontal.

Se quisermos mostrar 10kV num medidor de 4,5 dígitos podemos fazer uso do meio dígito principal. Neste caso teríamos cinco dígitos de resolução com o medidor mostrando 10000. Colocando o ponto decimal adequadamente a leitura do medidor final seria 10.000 com o termo “kV” mostrado na sobreposição do painel frontal.

(17)
(18)

Encoder, em automação industrial, é um dispositivo eletromecânico que conta ou reproduz pulsos elétricos a partir do movimento rotacional de seu eixo. Pode ser definido também como um transdutor de posição angular.

Encoders ou geradores de Impulsos são equipamentos eletromecânicos, utilizados para conversão de movimentos rotativos ou deslocamentos lineares em impulsos elétricos de onda quadrada, que geram uma quantidade exata de impulsos por volta em uma distribuição perfeita dos pulsos ao longo dos 360 graus do giro do eixo. Aplicação: podem ser utilizados em conjunto com contadores, tacômetros, controladores lógicos programáveis ou conversores de freqüência para sinais analógicos. Fornecem medidas e controles precisos em velocidades de rotação, velocidades lineares, posicionamentos angulares, volumes ou vazões de produtos líquidos, robótica e outras aplicações em processos diversos.

(19)

Existem dois tipos de encoder: Incremental e

absoluto.

INCREMENTAL indicam a mudança de posição e

não a posição real.

(20)
(21)
(22)

Aqui temos um transdutor linear em que existe uma

tira de material plástico onde estão gravadas as

posições do objeto, as quais são lidas por um

transdutor quando ele se desloca.

(23)

A ideia dos dispositivos denominados encoders é antiga. Os cilindros dos antigos pianos que "tocavam sozinhos" ou ainda dos cilindros com pinos das caixinhas de música é o ponto de partida.

Colocando os pinos de um cilindro em posições determinadas pelas notas musicais que devem ser acionadas, ao girar esses pinos acionavam lâminas de comprimentos diferentes que então produziam as notas correspondentes, conforme mostra a figura

(24)

TAREFA

Como tornar possível detectar a direção da rotação em encoders relativos ?

(25)
(26)
(27)
(28)
(29)
(30)
(31)
(32)
(33)
(34)
(35)
(36)
(37)
(38)
(39)
(40)
(41)
(42)
(43)
(44)
(45)
(46)

CONCEITOS BÁSICOS DE MEDIÇÃO

Medir é estabelecer uma relação numérica entre uma grandeza

e outra, de mesma espécie, tomada como unidade.

Medidas elétricas só podem ser realizadas com a utilização de instrumentos medidores, que permitem a quantificação de grandezas cujo valor não poderia ser determinado através dos sentidos humanos.

Padrão é a grandeza que serve de base ou referência para a

avaliação da quantidade ou da qualidade da medida; deve ser estabelecido de tal forma que apresente as seguintes características:

(47)

CONCEITOS BÁSICOS DE MEDIÇÃO

• características:

 permanência, significando que o padrão pode se alterar com o passar do tempo nem com a modificação das condições atmosféricas;

 reprodutibilidade, que é a capacidade de obter uma cópia fiel do padrão.

(48)

No tratamento de erros. os termos exatidão e precisão - embora sejam muitas vezes usados como sinônimos - têm significado diferentes:

• Exatidão: é a propriedade que exprime o afastamento que existe entre o valor lido no instrumento e o valor verdadeiro da grandeza que se está medindo.

• Precisão: característica de um instrumento de medição, determinada através de um processo estatístico de medições, que exprime o afastamento mútuo entre as diversas medidas obtidas de uma grandeza dada, em relação à média aritmética

dessas medidas (Norma P-NB-278/73, da ABNT). A precisão é, portanto, uma qualidade relacionada com a repetibilidade das medidas, isto é, indica o grau de espalhamento de uma série de medidas em torno de um ponto.

(49)

Para ilustrar a diferença, imagine-se um atirador tentando atingir um alvo, como ilustrado na Figura 6.1. Em (a) não houve exatidão nem precisão por parte do atirador; em (b) pode-se dizer que o atirador foi preciso, pois todos os tiros atingiram a mesma região do alvo, porém não foi exato, já que esta região está distante do centro; em (c) conclui-se que o atirador foi exato, além de preciso.

(50)

A precisão é um pré-requisito da exatidão,

embora o contrário não seja verdadeiro.

Assim, dizer que um instrumento é preciso

não implica, necessariamente, que seja exato.

(51)

INSTRUMENTOS ANALÓGICOS

São instrumentos cujo sinal registrado, ou medido, é uma função contínua.

Os mais comuns são os instrumentos analógicos elétricos aos quais nos ateremos neste curso

O instrumento analógico elétrico tem como fundamentação básica a medida de corrente (amperímetro); adaptações feitas neste medidor permitem que seja usado para a medida de outras grandezas, como tensão e resistência.

(52)

INSTRUMENTOS ANALÓGICOS CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS

Os instrumentos analógicos baseiam sua operação em algum tipo de fenômeno eletromagnético ou eletrostático, como a ação de um campo magnético sobre uma espira percorrida por corrente elétrica ou a repulsão entre duas superfícies carregadas com cargas elétricas de mesmo sinal.

São, portanto, sensíveis a campos elétricos ou magnéticos externos, de modo que muitas vezes é necessário blindá-los contra tais campos.

Este instrumento é chamado, genericamente, de galvanômetro

(53)
(54)
(55)

INSTRUMENTOS ANALÓGICOS CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS

O mecanismo de suspensão é a parte mais delicada de um instrumento analógico. É ele quem promove a fixação da parte móvel (geralmente um ponteiro) e deve proporcionar um movimento com baixo atrito.

(56)

Os tipos de suspensão mais utilizados são:

• por fio, usado em instrumentos de precisão, devido ao excepcional resultado que proporciona;

• por pivô (conhecido também como mecanismo d’Arsonval), composto de um eixo de aço (horizontal ou vertical) cujas extremidades afiladas se apoiam em mancais de rubi ou safira sintética;

• suspensão magnética, devida à força de atração (ou

repulsão) de dois pequenos ímãs, um dos quais preso à parte móvel e o outro fixado ao corpo do aparelho.

(57)

ESCALA

A escala é um elemento importante nos instrumentos analógicos, já que é sobre ela que são feitas as leituras. Entre suas muitas características podem-se ressaltar as seguintes: • Fundo de escala ou calibre: o máximo valor que determinado instrumento é capaz de medir sem correr o risco de danos.

• Linearidade: característica que diz respeito à maneira como

a escala é dividida. Quando a valores iguais correspondem divisões iguais, diz-se que a escala é linear (ou homogênea), como aquelas mostradas na Figura a seguir.

(58)
(59)

Caso contrário, a escala é chamada não-linear (heterogênea), como a que aparece acima do espelho da Figura a seguir.

Correção do efeito de paralaxe: muitos instrumentos

possuem um espelho logo abaixo da escala graduada, como mostrado na Figura 6.5; neste caso, a medida deverá ser feita quando a posição do observador é tal que o ponteiro e sua imagem no espelho coincidam.

(60)

• Posição do zero: a posição de repouso do ponteiro, quando o instrumento não está efetuando medidas (zero) pode variar muito: zero à esquerda, zero à direita, zero central, zero

deslocado ou zero suprimido (aquela que inicia com valor maior que zero). Na Figura a seguir são mostrados alguns

(61)

Costuma-se explicitar a posição do zero através da

designação da escala.

Por exemplo:

0 – 200 mA - miliamperímetro, escala com zero à

esquerda.

120 – 0 -120 V - voltímetro, escala com zero central.

40 – 0 – 200 V - voltímetro, escala com zero

deslocado.

(62)

Principais Características Operacionais

• Sensibilidade

Todos os instrumentos analógicos possuem uma resistência interna, devida à existência dos enrolamentos, conexões e outras partes; portanto, quando inseridos em um circuito, esses aparelhos causam uma mudança na configuração original.

A sensibilidade (S) é uma grandeza que se relaciona à resistência interna dos instrumentos; no caso de medidores analógicos, ela é calculada tomando-se como base a corrente necessária para produzir a máxima deflexão no ponteiro (Imax). Então :

(63)

Principais Características Operacionais

• Sensibilidade

ATENÇÃO: não se deve confundir Sensibilidade de um instrumento elétrico com a definição estatística de sensibilidade

Do ponto de vista da análise de erros, sensibilidade é uma medida da menor quantidade mensurável por um instrumento particular.

Em química analítica e física experimental a sensibilidade é freqüentemente definida como o “limite de detecção” do instrumento.

(64)

Considerando a Lei de Ohm, para a qual 1 A = 1 V/Ω, deduz-se que a sensibilidade é dada em ohms por volts (Ω /V).

Quanto maior for a sensibilidade de um instrumento, melhor este será. De uma maneira geral, os instrumentos de bobina móvel são aqueles que apresentam melhor sensibilidade entre os medidores analógicos, podendo atingir valores da ordem de 100 KΩ /V.

(65)

VALOR FIDUCIAL

É o valor de referência para a especificação da classe de

exatidão do instrumento. Este valor é determinado de acordo como tipo de escala do medidor, no que se refere à posição do zero, de acordo com a Tabela :

(66)

RESOLUÇÃO

Determina a capacidade que tem um instrumento

de diferenciar grandezas com valores próximos

entre si. No caso de instrumentos analógicos, a

diferença entre esses valores é dada por duas

divisões adjacentes em sua escala.

(67)

SIMBOLOGIA

Os painéis dos instrumentos de medidas analógicos normalmente apresentam gravados em sua superfície uma série de símbolos que permitem ao operador o conhecimento das características do aparelho. Algumas delas:

Tipo de instrumento

Os símbolos para alguns dos principais tipos de medidores são mostrados na Tabela a seguir

(68)
(69)

TENSÃO DE PROVA

É simbolizada por uma estrela encerrando um

algarismo, o qual indica a tensão (em kV) que

deve ser aplicada entre a carcaça e o instrumento

de medida para testar a isolação do aparelho. Na

ausência de algarismo, a tensão de prova é igual a

500 V.

(70)

POSIÇÃO

Instrumentos de painel usualmente são projetados

para funcionamento na posição vertical, porém

outras posições podem ser viáveis. A Figura a

seguir

mostra

as

possíveis

posições

de

instrumentos de painel, bem como a simbologia

usada para sua representação.

O uso de um instrumento em posição diferente

daquela para a qual foi projetado pode ocasionar

erros grosseiros de leitura.

(71)
(72)

Referências

Documentos relacionados

1595 A caracterização do repertório de habilidades sociais dos alunos do Grupo com Baixo Desempenho Acadêmico (GBD) e do Grupo com Alto Desempenho Acadêmico (GAD),

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

ESTUDAR PELO LIVRO E PELAS ANOTAÇÕES DO CADERNO.. Estudar pelo livro, apontamentos nos cadernos, materiais publicados no site). ESTUDAR PELO LIVRO, PELAS ANOTAÇÕES DO CADERNO E

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

Atención: el soporte de la palanca de cambios es un accesorio para la Playseat Evolution que permite fi jar la palanca de cambios del volante del Logitech G25.. a la

Perspectiva antropológica das danças tradicionais da Lousã-Beira Baixa : análise contextual, coreográfica e musical da Dança das Virgens, Dança dos Homens e Dança das Tesouras /