• Nenhum resultado encontrado

MINAS MUNDI PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO DA UFMG EDITAL DE SELEÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINAS MUNDI PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO DA UFMG EDITAL DE SELEÇÃO"

Copied!
67
0
0

Texto

(1)

1 MINAS MUNDI

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO DA UFMG

EDITAL DE SELEÇÃO 001 – 2017

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) torna público este Edital de Seleção de Estudantes de Graduação da UFMG para a realização de Intercâmbio no Exterior, no âmbito do Programa Minas Mundi - Programa de Mobilidade Internacional para Graduação da UFMG, conforme as disposições a seguir estabelecidas.

1. DO OBJETIVO

1.1 Promover o intercâmbio científico e cultural entre a Universidade Federal de Minas Gerais e instituições estrangeiras parceiras, cujas vagas e condições estão listadas no Anexo I, proporcionando a estudantes de graduação da UFMG uma experiência acadêmica internacional que integrará seu currículo e Histórico Escolar.

2. DO PÚBLICO ALVO E DOS REQUISITOS PARA CANDIDATURA

2.1 Poderão se inscrever no processo seletivo e participar da mobilidade do Programa Minas

Mundi os candidatos que atenderem a todos os requisitos abaixo:

2.1.1 Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UFMG.

2.1.2 Ter concluído pelo menos 20% dos créditos necessários para integralização curricular (Art. 9.1 da Resolução do CEPE 03/2012) do atual curso da UFMG no qual está matriculado, no ato da inscrição, e não ultrapassar o limite máximo de créditos necessários para a integralização curricular, no momento da mobilidade.

2.1.3 Comprovar, no ato da inscrição, o nível de proficiência em língua(s) estrangeira(s) para o(s) país(es) de destino almejado(s).

2.2 Não poderão se inscrever ou participar do Programa:

2.2.1 Estudantes que estiverem afastados das atividades da UFMG para a realização de qualquer intercâmbio internacional pela UFMG.

2.2.2 Estudantes que estiverem com trancamento total de matrícula no período das inscrições para o Programa Minas Mundi.

2.2.3 Estudantes que estiverem respondendo a processo administrativo disciplinar no âmbito da UFMG no ato da inscrição ao edital ou após terem sido selecionados.

2.2.4 Estudantes selecionados para o Programa Minas Mundi, em edições anteriores, que tenham desistido da mobilidade após a emissão da carta de aceite pela instituição estrangeira, sem justificativa plausível e consentimento da DRI.

(2)

3.1 As inscrições serão realizadas das 00:00 do dia 18 de julho às 23:59 do dia 24 de julho de 2017, horário de Brasília.

3.2 A submissão das inscrições será feita exclusivamente por meio do portal MinhaUFMG <www.minha.ufmg.br>.

3.3 A submissão da inscrição pelo candidato significa o total conhecimento e a irrestrita concordância com o conteúdo deste edital e do Informativo Minas Mundi 2017/2018.

3.4 Não serão aceitas inscrições em modalidades outras que não o procedimento on-line realizado por meio do portal MinhaUFMG.

3.5 Não serão aceitas inscrições fora do prazo previsto neste Edital.

4. DOS PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE CANDIDATURA

4.1 O candidato deverá acessar o portal MinhaUFMG usando seu login pessoal e preencher o “Formulário de Inscrição” que estará disponível, durante o período especificado na seção 3, no portal MinhaUFMG, em Graduação: Mobilidade Internacional.

4.2 Inscrições que apresentem quaisquer incorreções ou dados incompletos não serão aceitas.

4.3 O candidato deverá indicar no “Formulário de Inscrição” a(s) língua(s) estrangeira(s) para a(s) qual/quais tenha certificado(s) de proficiência linguística e fazer o upload desse(s) certificado(s) no ato da candidatura. Não há limite para o número de línguas estrangeiras indicadas desde que o candidato possa comprovar essa(s) proficiência(s) por meio de certificado(s).

4.3.1 Essa exigência não se aplica aos candidatos que tenham como objetivo a mobilidade para países e instituições nas quais o português seja a língua oficial ou a língua de estudo.

4.4 No momento da inscrição, deverá ser feito o upload do(s) certificado(s) de proficiência em língua estrangeira. Cada candidato deverá submeter, para cada idioma que indicar, o(s) certificado(s) de nível mais alto que possuir, observando, quando houver, as exigências de certificado(s) de proficiência específico(s) feitas pela(s) instituição(ões) de interesse, conforme identificado no ANEXO I. Os formatos aceitos são: PDF, PNG, GIF, JPG e JPEG com o tamanho máximo de 1 MB por arquivo. A não submissão desse(s) documento(s) resultará no indeferimento da candidatura.

4.4.1 O(s) certificado(s) de proficiência em língua estrangeira apresentado(s) deverá(ão) estar válido(s) até o momento da realização do intercâmbio.

4.5 Serão automaticamente processadas, no portal MinhaUFMG, as informações referentes à matrícula, ao Histórico Escolar, ao RSG (Rendimento Semestral Global), à carga horária cursada e ao tempo de integralização de cada candidato, da forma como registrados no portal MinhaUFMG no ato da inscrição.

4.6 Cada candidato deverá inserir em campo específico do “Formulário de Inscrição”, em espaço delimitado para tal fim, uma ou mais Carta(s) de Intenções, na(s) língua(s) do(s) certificado(s) de

(3)

3 proficiência apresentados no ato da inscrição, limitada(s) a um máximo de 4.000 caracteres, incluindo espaçamentos. Os quesitos da(s) Carta(s) de Intenções serão especificados no Anexo II deste Edital.

4.6.1 Aos candidatos que tenham como objetivo a mobilidade para países e instituições nas quais o português seja a língua oficial ou a língua de estudo, a Carta de Intenções deverá ser escrita em português.

4.7 Cada candidato deverá fazer o upload, em campo específico do “Formulário de Inscrição”, de um ou mais pitch(es), vídeo(s), com duração mínima de 1 minuto e máxima de 3 minutos, gravado(s) na(s) língua(s) do(s) certificado(s) de proficiência apresentados no ato da inscrição e de acordo com os quesitos especificados no Anexo III deste Edital. O formato aceito é MP4 no tamanho máximo de 150 Mb.

4.7.1 Aos candidatos que tenham como objetivo a mobilidade para países e instituições nas quais o português seja a língua oficial ou a língua de estudo, o vídeo deverá ser gravado em português.

4.8 A DRI utilizará o correio eletrônico para comunicação com os candidatos. Caberá, portanto, exclusivamente aos candidatos, a inteira responsabilidade pela indicação correta e atualizada de seus dados no ato da inscrição pelo portal MinhaUFMG. A DRI não se responsabiliza por e-mails não respondidos pelo estudante aprovado, caso este não utilize os endereços eletrônicos registrado no cadastro do aluno, disponíveis no portal MinhaUFMG.

4.9 As atualizações de dados e conferência de todas as informações no processo seletivo e na mobilidade do Programa Minas Mundi junto à DRI serão de responsabilidade exclusiva dos candidatos.

5. DA SELEÇÃO

5.1 O processo seletivo do Programa Minas Mundi constituir-se-á de duas etapas.

5.1.1 A primeira etapa é eliminatória e consiste na análise técnica de toda a documentação submetida online pelo candidato no ato da inscrição.

5.1.2 Na primeira etapa, serão validados os certificados de proficiência submetidos pelos candidatos e serão pontuados o Histórico Escolar e os comprovantes do currículo inseridos pelos candidatos no momento da candidatura.

5.1.3 A segunda etapa é classificatória e eliminatória e consiste na avaliação qualitativa da carta de intenções e do vídeo de apresentação oral. A seleção será realizada por Comissão Examinadora designada para este fim, em conformidade com os critérios de pontuação constantes do Anexo IV deste Edital.

5.1.4 Serão indeferidas as candidaturas que não atenderem às especificações da seção 2 deste Edital ou daqueles candidatos que deixarem de incluir qualquer item da documentação solicitada na seção 4 deste Edital.

(4)

6.1. Serão considerados habilitados para realizar mobilidade internacional os candidatos que pontuarem um mínimo de 60 (sessenta) pontos entre os 100 (cem) pontos que perfazem o conjunto da avaliação deste Edital.

6.1.1 os candidatos que pontuarem abaixo de 20 (vinte) pontos nos quesitos avaliados durante a primeira etapa serão eliminados do processo seletivo e não terão avaliados as respectivas cartas de intenções e vídeos de apresentação oral.

6.1.2 Os candidatos que, ao final da segunda etapa, pontuarem abaixo de 60 (sessenta) pontos serão eliminados do processo seletivo e, portanto, não serão classificados para fins de mobilidade internacional.

7. DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS E DA ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO DE DESTINO

7.1 A instituição de destino será definida pelos candidatos habilitados após a segunda etapa do processo seletivo, sendo os candidatos convocados a escolher a instituição estrangeira na qual farão a mobilidade internacional, com base em sua classificação, observando-se as vagas disponíveis e de acordo com os certificados de proficiência aceitos para cada uma dessas instituições.

7.1.1 A ordem dos candidatos para fins da escolha da instituição de destino será determinada pelos critérios de classificação especificados no Anexo V deste Edital. 7.1.2 Os critérios de desempate para classificação estão especificados no Anexo VI deste Edital.

7.1.3 Candidatos que submeterem certificados de proficiência em mais de uma língua poderão ter classificação diferente para cada idioma, de acordo com seu desempenho nas primeira e segunda etapas do processo de seleção.

7.1.4 Os candidatos classificados serão convocados por e-mail a escolherem a instituição de destino no período da alocação de vagas a ser divulgado.

8. DIVULGAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS

8.1 O resultado dos candidatos habilitados na primeira etapa será divulgado até o dia 21 de agosto de 2017 na página da DRI <www.ufmg.br/dri>, em listagem ordenada sequencialmente pela pontuação obtida e identificada pelo número de matrícula dos candidatos, dela constando a indicação da(s) língua(s) para a(s) qual/quais o candidato está habilitado.

8.2 O resultado dos candidatos habilitados na segunda etapa será divulgado até o dia 22 de setembro de 2017 na página da DRI <www.ufmg.br/dri>, em listagem ordenada sequencialmente pela classificação obtida e identificada pelo número de matrícula dos candidatos, dela constando a pontuação obtida e a indicação da(s) língua(s) para a(s) qual/quais o candidato está habilitado. 9. DAS DESPESAS COM A MOBILIDADE

9.1 O estudante selecionado estará isento de pagar taxas acadêmicas (matrícula e mensalidade) na instituição de destino.

(5)

5 9.2 O estudante selecionado deve arcar com as despesas relativas à mobilidade internacional, entre elas hospedagem, alimentação, transporte, bem como com outras despesas eventuais. 9.3 Candidatos que tenham classificação socioeconômica nos níveis I, II ou III pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP) poderão concorrer a apoio financeiro por meio do Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente da UFMG.

9.4 O valor do apoio financeiro a ser concedido aos candidatos que atendam os requisitos do item 9.3 dependerá da disponibilidade orçamentária e obedecerá aos critérios a serem posteriormente estabelecidos pela Diretoria de Relações Internacionais.

10. DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL E DO GRAU DE RECURSO

10.1 Ao efetuar sua inscrição, o candidato estará manifestando ciência e concordância com os itens do presente Edital, sendo de sua única e inteira responsabilidade a observância e cumprimento das regras estabelecidas.

10.2 O prazo para impugnação deste Edital é de 08 (oito) dias corridos contados a partir da data de publicação do Edital na página da DRI <www.ufmg.br/dri>. Os eventuais pedidos de impugnação deverão ser encaminhados por meio do e-mail: <recursos@dri.ufmg.br>. Findo o prazo de impugnação, entende-se haver aceitação plena dos termos do edital por todos os candidatos inscritos no processo seletivo.

10.3 O prazo para interposição de recurso contra o resultado da primeira etapa ou contra o resultado da segunda etapa do processo seletivo é de 03 (três) dias corridos contados a partir da data de divulgação dos resultados, respectivamente da primeira e da segunda etapas, que motivem a interposição do recurso. Os eventuais pedidos de recursos deverão ser encaminhados por meio do e-mail: <recursos@dri.ufmg.br>.

11. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos neste Edital serão dirimidos pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.

Fabio Alves da Silva Júnior Diretor

Diretoria de Relações Internacionais – DRI Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG 04 de julho de 2017.

(6)

ANEXO I

Instituições e Vagas

ÁFRICA

ANGOLA

1. Universidade Onze de Novembro – UON

Cursos: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Física, História, Letras/Português, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química.

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 1 (uma) vaga.

MOÇAMBIQUE

2. Escola Superior de Jornalismo - ESJ Cursos: Biblioteconomia e Comunicação Social.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 4 (quatro) vagas.

3. Universidade Politécnica de Moçambique - POLITÉCNICA

Cursos: Administração, Comunicação Social, Controladoria e Finanças, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Psicologia, Sistemas de Informação e Turismo. Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

AMÉRICA DO NORTE

CANADÁ

(7)

7 Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Francês no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: Teste de Francês Internacional – TFI com mínimo de 750 pontos, TCF, TEF, DELF ou declaração de Exame de Francês do CENEX-FALE mínimo 70%.

Cursos: Direito.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma

Período: setembro de 2018 a dezembro de 2018: 4 (quatro) vagas.

Observação: Estudantes deverão pagar um valor estimado em 332 dólares canadenses por semestre com a aquisição do Seguro Saúde da Université Laval.

5. University of Alberta - UAlberta

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Inglês no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: TOEFL (iBT) mínimo de 86 pontos com mínimo de 21 em cada seção, IELTS mínimo 6.5 pontos com mínimo de 5.0 em cada seção, CPE (mínimo C), CAE (mínimo B) ou declaração de Exame de Inglês do CENEX-FALE mínimo de 550 pontos.

Cursos: Administração, Agronomia, Artes visuais, Ciência da Computação, Ciências Socioambientais, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Pedagogia, Sistemas de Informação e Teatro.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: setembro de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

Observação: Estudantes deverão pagar um valor estimado em 173,67 dólares canadenses por semestre para cobrir taxas de transporte, seguro, entre outros. Estudantes das Engenharias devem ter RSG mínimo de 3,7 e terem completado 4 semestres do curso na ocasião da mobilidade. Os demais estudantes devem ter RSG mínimo de 3,3.

ESTADOS UNIDOS

6. California State University, Chico – CSU Chico

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Inglês no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: TOEFL (iBT) mínimo de 61 pontos; IELTS mínimo de 6.0 pontos ou declaração de Exame de Inglês do CENEX-FALE mínimo de 550 pontos.

Cursos: Administração, Agronomia, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Atuariais (Statistics), Ciências do Estado (Political Sciences), Ciências Econômicas,

(8)

Ciências Sociais, Ciências Socioambientais, Comunicação Social, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Filosofia, Física, Fonoaudiologia (Communication

Science & Disorders), Geografia, História, Letras/Inglês, Matemática, Música, Nutrição,

Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Relações Econômicas Internacionais, Teatro e Turismo.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

7. Southeast Missouri State University – SEMO

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Inglês no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: TOEFL (papel) mínimo de 500 pontos, TOEFL (iBT) mínimo de 80 pontos; IELTS mínimo de 6.0 pontos, CPE (mínimo C), CAE (mínimo C) ou declaração de Exame de Inglês do CENEX-FALE mínimo de 500 pontos.

Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Controladoria e Finanças Gestão de Serviços de Saúde e Relações Econômicas Internacionais.

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 1 (uma) vaga.

8. Southern Utah University – SUU

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Inglês no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: TOEFL (papel) mínimo de 525 pontos, TOEFL (iBT) mínimo de 71 pontos, IELTS mínimo de 6.0 pontos, iTEP mínimo de 4.1 pontos ou declaração de Exame de Inglês do CENEX-FALE mínimo de 550 pontos.

Cursos: Administração, Agronomia, Antropologia, Artes Visuais, Educação Física, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Controladoria e Finanças, Dança, Design, Farmácia, Filosofia, Enfermagem, Geologia, História, Letras/Inglês, Matemática, Música, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Sistemas de Informação, Teatro e Turismo.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

9. University of North Carolina at Wilmington – UNCW

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Inglês no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: TOEFL (papel) mínimo de 527 pontos, TOEFL (iBT) mínimo de 71

(9)

9 pontos, IELTS mínimo de 6.0 pontos ou declaração de Exame de Inglês do CENEX-FALE mínimo de 527 pontos.

Cursos: Administração, Antropologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Socioambientais (Environmental Studies), Comunicação Social, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, História, Letras/Inglês, Matemática, Música, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Econômicas Internacionais (International Studies), Sistemas de Informação (Science in Information Technology) e Teatro.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

10. University of the Incarnate Word – UIW

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Inglês no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: TOEFL (iBT) mínimo de 79 pontos, IELTS mínimo de 6.5 pontos, TOEIC mínimo de 650 pontos ou CAE (mínimo C).

Cursos: Administração, Antropologia (Cultural Studies), Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências do Estado, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Socioambientais, Comunicação Social, Controladoria e Finanças, Design (Interior Enviromental

Design, Grafic Design), Design de Moda, Educação Física (Athletic Training/Kinesiology),

Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Filosofia, Fonoaudiologia (Speech

Communication), Gestão Pública, História, Letras/Inglês, Matemática, Música, Nutrição,

Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Econômicas Internacionais, Sistemas de Informação e Teatro.

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 1 (uma) vaga.

Observação: Estudantes deverão pagar um valor estimado em US$ 600 por semestre com a aquisição do Seguro Saúde Internacional da University of the Incarnate Word.

11. Wayne State University – WSU

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Inglês no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: TOEFL (iBT) mínimo de 80 pontos, IELTS mínimo de 6.5 pontos, MELAB mínimo de 85 pontos ou declaração de Exame de Inglês do CENEX-FALE mínimo de 550 pontos.

11.a) Cursos: Artes Visuais, Biomedicina (Biomedical Engineering), Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Cinema de Animação e Artes Digitais (Film), Comunicação Social, Controladoria e Finanças, Dança, Design de Moda, Engenharia Civil,

(10)

Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Filosofia, Geografia, História, Matemática, Música, Nutrição, Pedagogia e Sistemas de Informação.

Vagas: 5 (cinco) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 5 (cinco) vagas.

11.b) Curso: Letras/Habilitação em Inglês (Literatura).

Vagas: 3 (três) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 3 (três) vagas.

MÉXICO

12. Instituto Tecnologico y de Estudios Superiores de Monterrey - ITESM

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Inglês no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado do seguinte teste: TOEFL ITP mínimo de 550 pontos ou equivalente.

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis (Finance & Accounting), Ciências do Estado, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Socioambientais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Comunicação Social, Controladoria e Finanças (Economics & Finances), Design (Industrial Design), Engenharia Agrícola e Ambiental (Agrobiotechnology Engineering), Engenharia de Controle e Automação (Mechatronics

Engineering), Engenharia Mecânica, Nutrição, Psicologia, Relações Econômicas Internacionais e

Sistemas de Informação.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: janeiro de 2018 a maio de 2018: 1 (uma) vaga;

agosto de 2018 a dezembro de 2018: 1 (uma) vaga. 13. Universidade Autonóma del Estado de Hidalgo

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Dança, Design (Design Gráfico), Direito, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental (Ingenieria Agroindustrial), Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Metalúrgica, Farmácia, Física, Geologia, Gestão Pública, Matemática, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Odontologia,

(11)

11 Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Econômicas Internacionais, Sistemas de Informação e Turismo.

Vagas: 3 (três) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: julho de 2018 a dezembro de 2018: 3 (três) vagas

14. Universidad Autónoma del Estado de México

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Comunicação Social, Controladoria e Finanças, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Filosofia, Geografia, Geologia, Gestão Pública, História, Letras/Espanhol, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia, Relações Econômicas Internacionais, Teatro, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: fevereiro de 2018 a julho de 2018: 2 (duas) vagas;

agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

15. Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência.

Cursos: Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Design (Diseño Industrial), Filosofia, Física, Geografia, Gestão Pública, História, Letras/Espanhol, Matemática, Música, Odontologia, Pedagogia e Relações Econômicas Internacionais (Relaciones Internacionales).

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

Observação: A universidade se reserva o direito de recusar o estudante selecionado na ocasião da mobilidade.

(12)

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Engenharia de Controle e Automação (Ingeniería Mecatrónica), Engenharia de Produção (Ingeniería Industrial), Engenharia de Sistemas (Ingeniería en Sistemas Estratégicos de Información) e Engenharia Mecânica.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma Período: setembro de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

AMÉRICA DO SUL

ARGENTINA

17. Instituto Universitario Ciencias de la Salud - Fundación H.A. Barceló

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: fevereiro de 2018 a julho de 2018: 1 (uma) vaga;

agosto de 2018 a dezembro de 2018: 1 (uma) vaga. 18. Universidad del Aconcagua – UDA

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Publicidad), Design, Direito, Fonoaudiologia, Relações Econômicas Internacionais (Comercio Internacional), Psicologia, Sistema de Informação (Informática y Desarrollo de Software) e Turismo.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

(13)

13 agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

19. Universidad Nacional de Cuyo – UNCuyo

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 70%.

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Design (Gráfico e Industrial), Direito, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Química, Filosofia, Geografia, História, Medicina, Música, Odontologia, Pedagogia, Química e Teatro (Profesorado de Grado Universitario

de Teatro).

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 1 (uma) vaga.

20. Universidad Nacional de Jujuy – UNJ

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 70%.

Cursos: Comunicação Social, Engenharia de Alimentos (Bromatología), Engenharia de Minas (Tecnicatura Universitaria em Explotacion de Minas), Engenharia Florestal (Tecnicatura

Universitario Forestal), Geologia (Tecnicatura Universitaria en Ciencias de la Tierra orientada a Petroleo) e Nutrição (Bromatología).

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

21. Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco – UNP

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Socioambientais, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia

(14)

Química, Farmácia, Geografia, Geologia, História, Letras, Matemática, Medicina, Pedagogia, Química e Turismo.

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 1 (uma) vaga.

22. Universidad Nacional de La Plata – UNLP

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 70%.

Cursos: Administração, Agronomia, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Socioambientais, Comunicação Social, Design, Direito, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, História, Letras/Espanhol (Literaturas de Língua Espanhola), Matemática, Música, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica e Turismo.

Vagas: 3 (três) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 3 (três) vagas.

23. Universidad Nacional de Quilmes

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Ciências Sociais, Comunicação Social, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, História e Pedagogia.

Vagas: 3 (três) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 3 (três) vagas.

24. Universidad Nacional del Comahue – UNC

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

(15)

15 Cursos: Administração, Agronomia, Aquacultura (Técnico en Acuicultura), Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Filosofia, Física, Geografia, Geologia (Licenciatura en Ciencias Geológicas), Gestão Pública, História, Letras/Espanhol, Matemática, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Química, Sistemas de Informação e Turismo.

Vagas: 5 (cinco) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2018 a julho de 2018: 2 (duas) vagas;

agosto de 2018 a dezembro de 2018: 3 (três) vagas. 25. Universidad Nacional del Litoral

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Ciência da Computação, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Filosofia, Geografia, Historia, Letras/Espanhol, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Química e Sistemas de Informação (Ingeniería en Informática).

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2018 a julho de 2018: 2 (duas) vagas;

agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

Observação: Os estudantes deverão ter cumprido pelo menos 40% de sua carga horária obrigatória no momento da realização do intercâmbio.

26. Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional General Pacheco - FRGP/UTN

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 70%.

Cursos: Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação (Ingeniería en Industria

Automotriz), Engenharia de Produção (Licenciatura en Organización Industrial) e Engenharia

Mecânica.

(16)

agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

BOLÍVIA

27. Universidad Mayor Real y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca – USFX

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Agronomia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências do Estado, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Gestão Pública, História, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Turismo. Vagas: 3 (três) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 3 (três) vagas.

28. Universidad Privada Franz Tamayo – UNIFRANZ

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Controladoria e Finanças, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Comunicação Social (Periodismo, Publicidad y Marketing), Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Psicologia e Sistemas de Informação (Ingeniería de

Sistemas).

Vagas: 03 (três) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 3 (três) vagas.

CHILE

29. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso – PUCV

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

(17)

17 Cursos: Agronomia, Aquacultura (Ingeniería en Acuicultura), Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Atuariais (Estadística), Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Periodismo) Controladoria e Finanças, Design, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Filosofia, Geografia, História, Matemática, Música, Letras/Espanhol, Psicologia e Química Tecnológica. Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: fevereiro de 2018 a julho de 2018: 2 (duas) vagas;

agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas. 30. Universidad Austral de Chile – UACh

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Agronomia, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Comunicação Social (Periodismo), Controladoria e Finanças, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Farmácia, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, Medicina Veterinária, Música, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Vagas: 3 (três) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 3 (três) vagas.

31. Universidad de Antofagasta – UA

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 70%.

Cursos: Administração, Ciências Biológicas (Biología Marina), Design, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Minas (Ingeniería de Ejecución en Minas), Engenharia Mecânica (Ingeniería de Ejecución en Mecánica), Pedagogia, Psicologia e Nutrição.

Vagas: 8 (oito) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2018 a julho de 2018: 3 (três) vagas;

agosto de 2018 a dezembro de 2018: 5 (cinco) vagas. 32. Universidad de Talca

(18)

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Design, Direito, Enfermagem*, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Fisioterapia*, Fonoaudiologia*, Gestão Pública (Ciencia Política y

Administración Pública), Medicina*, Música (Interpretación y Docencia Musical), Nutrição*,

Odontologia* e Psicologia.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2018 a julho de 2018: 1 (uma) vaga; agosto de 2018 a dezembro de 2018: 3 (três) vagas. Observação: *Apenas disciplinas teóricas podem ser cursadas.

33. Universidad Finis Terrae

Proficiência Linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 70%.

33.a) Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Comunicação Social (Periodismo), Design, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção (Ingeniería Comercial) e Engenharia de Sistemas (Ingeniería Informática y Telecomunicaciones).

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma. Período: fevereiro de 2018 a julho de 2018: 1 (uma) vaga;

julho 2018 a dezembro de 2018: 1 (uma) vaga.

33.b) Fisioterapia (Kinesiología), História, Letras/Espanhol, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Teatro.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma. Período: fevereiro de 2018 a julho de 2018: 1 (uma) vaga;

julho 2018 a dezembro de 2018: 1 (uma) vaga.

COLÔMBIA

(19)

19 Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Antropologia, Arquitetura, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Los Medios de

Comunicación), Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas, Engenharia

Elétrica, Filosofia, Gestão Pública, História, Letras/Literatura, Matemática, Medicina, Música, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Relações Econômicas Internacionais.

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: julho de 2018 a dezembro de 2018: 1 (uma) vaga.

35. Universidad Antônio Nariño

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

35.a) Medicina Veterinária.

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 1 (uma) vaga.

35.b) Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Dança (Educación Artística Danzas y Teatro), Design (Diseño Gráfico, Diseño Industrial) Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Sistemas, Engenharia Mecânica, Matemática, Medicina, Música, Odontologia, Psicologia, Química, Relações Econômicas Internacionais, Teatro (Educación Artística Danzas y Teatro) e Turismo.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 4 (quatro) vagas.

36. Universidad de Caldas

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

(20)

Cursos: Artes Visuais (Artes Plásticas), Design (Diseño Visual), Ciências Socioambientais (Licenciatura en Educación Ambiental), Filosofia (Filosofía y Letras), Letras/Espanhol, Música e Teatro.

Vagas: 3 (três) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 3 (três) vagas.

37. Universidad de Medellín - U. de M.

Proficiência Linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Agronomia (Administración de Agronegocios), Ciências Contábeis (Contaduría Pública), Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Design de Moda, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Psicologia, Relações Econômicas Internacionais (Negocios Internacionales) e Turismo (Administración de Empresas Turísticas).

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

38. Universidad del Norte – Uninorte

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências do Estado (Ciencia Política y Gobierno), Comunicação Social, Design (Diseño

Gráfico/Diseño Industrial), Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção,

Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Filosofia, Geologia, Gestão Pública (Ciencia Política y Gobierno), Matemática, Medicina, Música, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Relações Econômicas Internacionais (Negocios Internacionales / Relaciones

Internacionales).

Vagas: 08 (oito) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: janeiro de 2018 a junho de 2018: 3 (três) vagas;

julho de 2018 a novembro de 2018: 5 (cinco) vagas. 39. Universidad del Rosário – UR

(21)

21 Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Antropologia, Biomedicina (Ingeniería Biomédica), Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Filosofia, História, Gestão Pública, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Jornalismo (Periodismo y Opinión Pública), Matemática Computacional, Psicologia, Relações Econômicas Internacionais (Finanzas y Comercio Internacional / Relaciones

Internacionales) e Terapia Ocupacional.

Vagas: 10 (dez) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: fevereiro de 2018 a junho de 2018: 5 (cinco) vagas;

agosto de 2018 a dezembro de 2018: 5 (cinco) vagas.

40. Universidad del Tolima

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Educação Física, Engenharia Florestal, Estatística, História, Letras/Espanhol, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Relações Econômicas Internacionais (Negocios Internacionales) e Zootecnia.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a novembro de 2018: 2 (duas) vagas.

41. Universidad del Valle – Univalle

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Atuariais (Estadística), Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Periodismo), Dança (Danza Clásica), Design (Diseño Gráfico / Diseño Industrial), Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática,

(22)

Música, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Teatro e Turismo (Tecnología en

Dirección de Empresas Turísticas y Hoteleras).

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

Observação: Os estudantes deverão pagar um valor estimado em US$30 que cobre taxa de acesso à biblioteca, centros esportivos, entre outros.

42. Universidad Francisco de Paula Santander – UFPS

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Minas, Engenharia Mecânica, Matemática e Relações Econômicas Internacionais (Comercio

Internacional).

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: fevereiro de 2018 a junho de 2018: 2 (duas) vagas;

agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas. 43. Universidad Industrial de Santander

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Biomedicina (Microbiologia e Bioanálise), Ciências Biológicas, Ciências do Estado, Ciências Econômicas, Design, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geologia, História, Letras/Espanhol, Matemática, Medicina, Música, Nutrição, Pedagogia, Turismo, Química e Zootecnia.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: fevereiro de 2018 a junho de 2018: 2 (duas) vagas;

(23)

23 44. Universidad Militar de Nueva Granada – UMNG

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Ciências Biológicas, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Civil e Engenharia de Produção e Relações Internacionais (Relaciones

Internacionales y Estudios Políticos).

Vagas: 5 (cinco) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 5 (cinco) vagas.

45. Universidad Nacional de Colombia

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 70%.

Cursos: Administração, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Design, Direito, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, História, Letras/Espanhol, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Química, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: julho de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas

Observação: A universidade se reserva o direito de recusar a candidatura do estudante selecionado na ocasião da mobilidade.

46. Universidad Pedagógica Nacional

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Design, Educação Física, Filosofia, Física, Letras/Espanhol, Matemática, Música, Pedagogia, Psicologia, Química e Teatro.

(24)

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

47. Universidad Santo Tomas

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Odontologia, Relações Econômicas Internacionais (Negocios Internacionales) e Química.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

48. Universidad Surcolombiana

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Aqualcultura (Tecnología em Acuicultura continental), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais (Ciências Políticas), Comunicação Social, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas, Física, Letras/Espanhol, Matemática, Pedagogia e Psicologia.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

49. Universidad Tecnológica de Pereira

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Artes Visuais, Ciências Socioambientais (Administración del Medio Ambiente), Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Letras/Espanhol, Medicina Veterinária, Pedagogia e Química Tecnológica.

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico cada uma.

(25)

25 PERU

50. Universidad César Vallejo

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: DELE ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Ciências da Comunicação e Marketing), Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental (Engenharia Agroindustrial), Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Mecânica, Medicina, Nutrição, Pedagogia (Educação inicial e primária), Psicologia, Relações Econômicas Internacionais e Turismo (Administración em Turismo y

Hotelería).

Vagas: 3 (três) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2018 a julho de 2018: 1 (uma) vaga;

agosto de 2018 a dezembro de 2018: 2 (duas) vagas.

51. Universidad Nacional Mayor de San Marcos – UNMSM

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

Cursos: Administração, Antropologia, Biblioteconomia, Ciências Atuariais (Estadística), Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Conservação e Restauração de Bens Móveis, Comunicação Social, Dança, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia Mecânica (Ingeniería Mecánica de

Fluidos), Engenharia Metalúrgica, Estatística, Física, Filosofia, Geografia, História, Matemática,

Museologia (Conservación y Restauración), Pedagogia, Psicologia e Relações Econômicas Internacionais (Economía Internacional).

Vagas: 3 (três) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2018 a julho de 2018: 3 (três) vagas.

(26)

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 70%.

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Música, Pedagogia, Psicologia, Relações Econômicas Internacionais (Economía y Negocios Internacionales) e Turismo (Administración en Hotelería y

Turismo).

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 1 (uma) vaga.

53. Universidad San Ignacio de Loyola

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Espanhol no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Espanhol do CENEX-FALE mínimo de 60%.

.Cursos: Administração. Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Comunicação Social. Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Relações Econômicas Internacionais e Turismo.

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: agosto de 2018 a fevereiro de 2019: 1 (uma) vaga.

ÁSIA

CHINA

54. University of Macau

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Inglês no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: TOEFL (iBT) mínimo de 80 pontos ou IELTS mínimo de 6.0 pontos (com mínimo de 5.5 em cada seção).

Cursos: Administração, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Controladoria e Finanças, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, História, Matemática e Psicologia. Vagas: 6 (seis) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

(27)

27 Período: agosto de 2018 a dezembro de 2018: 6 (seis) vagas.

Observação: A universidade se reserva o direito de recusar a candidatura do estudante na ocasião da mobilidade.

ÍNDIA

55. Indian Institute of Technology Bombay – IITB

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Inglês no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: TOEFL ITP mínimo de 460 pontos, TOEFL (iBT) mínimo de 80 pontos, CPE (mínimo C), CAE (mínimo C), IELTS mínimo de 6.0 pontos ou declaração de Exame de Inglês do CENEX-FALE mínimo de 550 pontos.

Cursos: Ciência da Computação, Ciências Sociais, Design, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Física, Química e Matemática.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: setembro de 2018 a janeiro de 2019: 2 (duas) vagas.

Observação: Estudantes deverão pagar um valor estimado em US$ 250 que cobrirá taxas de administração da instituição de destino.

JAPÃO

56. Kyushu University - Faculty of Science, Graduate School of Science and School of Science

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Inglês no nível mínimo B1 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação do resultado de um dos seguintes testes: TOEFL (papel) mínimo de 500 pontos, TOEIC mínimo de 600 pontos. Curso: Geologia.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: outubro de 2018 a março de 2019: 2 (duas) vagas.

EUROPA

(28)

57. Albert-Ludwigs-Universität Freiburg - Uni Freiburg

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Alemão no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Alemão do CENEX-FALE mínimo de 70%.

Cursos: Letras/Linguística (Latin Languages) e Letras/Literatura (Latin Languages).

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: outubro de 2018 a fevereiro de 2019: 2 (duas) vagas.

58. Friedrich-Alexander-Universität Erlangen - Nürnberg

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Alemão no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Alemão do CENEX-FALE mínimo de 70%.

Cursos: Arquivologia (Book Studies), Biblioteconomia (Book Studies), Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Media

Studies), Educação Física, Engenharia de Controle & Automação, Engenharia de Produção,

Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, História, Letras/Alemão, Letras Clássicas/Grego, Letras Clássicas/Latim, Matemática, Matemática Computacional (Technomathematics), Pedagogia, Sistema de Informação e Teatro.

Vagas: 5 (cinco) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: abril de 2018 a julho de 2018: 3 (três) vagas;

outubro de 2018 a fevereiro 2019: 2 (duas) vagas. 59. Friedrich-Schiller-Universität Jena - Uni Jena

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Alemão no nível mínimo B2 do “Common European Framework of Reference for Languages” com apresentação de certificado de proficiência ou declaração de Exame de Alemão do CENEX-FALE mínimo de 70%.

Cursos:. Administração, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Filosofia, Geografia, Geologia, Psicologia e Química.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: abril de 2018 a setembro de 2018: 2 (duas) vagas;

outubro de 2018 a março de 2019: 2 (dois) vagas.

Referências

Documentos relacionados

Os parâmetros reprodutivos representam fator fundamental no desenvolvimento do período estacional, assim, há a necessidade de conhecê-los para estabelecer um fluxo

(2002) quase sempre negligenciada pelo médico veterinário, a obesidade ocorre também como uma enfermidade comportamental, sendo os fatores responsáveis; a ansiedade,

Percebe-se claramente que existe uma relação direta entre o desenvolvimento do CEFR e um movimento dentro da área de Aquisição de Segunda Língua (Second Language

Cursos: Administração, Agronomia (Engenharia Agroindustrial), Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia de Alimentos (Engenharia Alimentar), Ciências

c) Fomos convidados pelo seu filho. e) As famílias analfabetas não os compram. f) Não lhe vai acontecer nada. g) Eu bebê-lo-ei na escola.. a) Eu vou ler “Os Lusíadas”, embora

Objeto: Contratação de empresa para execução de obra para a construção de uma quadra poliesportiva na comunidade de Linha Duncke, interior do Municipio.. Data de Abertura do

Obs.: As medidas das tubulações e conexões de fºfº devem ser conferidas no local antes

A referência utilizada como base de custos é a planilha do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), SCO e SBC de dezembro de 2017 As