• Nenhum resultado encontrado

MINAS MUNDI. PROGRAMA de INTERCÂMBIO INTERNACIONAL para GRADUAÇÃO da UFMG EDITAL DE SELEÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINAS MUNDI. PROGRAMA de INTERCÂMBIO INTERNACIONAL para GRADUAÇÃO da UFMG EDITAL DE SELEÇÃO"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

MINAS MUNDI

PROGRAMA de INTERCÂMBIO INTERNACIONAL para GRADUAÇÃO da UFMG EDITAL DE SELEÇÃO 03 – 2013

O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professor Doutor Eduardo Viana Vargas, no uso de suas atribuições e tendo em vista o teor da Portaria de Delegação de Competência nº 041, assinada pelo Magnífico Reitor, Professor Doutor Clélio Campolina Diniz, em 30 de março de 2010, torna público este Edital de Seleção de Estudantes de Graduação da UFMG para a realização de Intercâmbio no Exterior no âmbito do Minas Mundi - Programa de Intercâmbio Internacional para Graduação da UFMG, conforme as disposições a seguir estabelecidas.

1. DO OBJETIVO

1.1. Promover o intercâmbio científico e cultural entre a Universidade Federal de Minas Gerais e instituições estrangeiras parceiras, proporcionando a estudantes de graduação da UFMG uma experiência acadêmica internacional, que integrará seu Curriculum e Histórico Escolar.

2. DO PÚBLICO ALVO

2.1. Estudantes de graduação da UFMG regularmente matriculados nos cursos indicados no Anexo “Instituições e Vagas”.

2.2. Estudante que estiver com trancamento total de matrícula na época das inscrições para o intercâmbio de que trata este Edital não é elegível para se candidatar.

2.3. E studante selecionado deverá t e r completado no mínimo 20% (vinte por cento) da carga horária total do seu curso, bem como deverá retornar à UFMG após o término do período do intercâmbio para cumprir os créditos restantes necessários à conclusão do curso de graduação.

2.4. Estudante do curso de Medicina que queira se candidatar ao Minas Mundi deve estar ciente de que, caso seja selecionado, deverá estar, na época do intercâmbio, no semestre correspondente a até, no máximo, o 9º (nono) período.

2.5. Estudante que já participou ou que já tenha sido selecionado para participar de programa de intercâmbio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG somente poderá participar novamente, caso seja classificado, se houver vagas ociosas disponíveis após a seleção dos candidatos que participarão pela primeira vez.

3. DA AJUDA FINANCEIRA DA UFMG

3.1. Isenção das taxas escolares na instituição estrangeira anfitriã:

3.1.1. Todos os estudantes selecionados para participar do Minas Mundi estarão isentos do pagamento das taxas escolares nas instituições estrangeiras anfitriãs.

3.1.2. Os estudantes selecionados para participar do Minas Mundi deverão arcar com os custos de hospedagem, alimentação, transporte e seguro-saúde, bem como com outras despesas eventuais.

3.1.3. O estudante selecionado deverá contratar seguro-saúde de ampla cobertura que inclua, pelo menos, assistência

médico-hospitalar, cobertura dos custos de acidentes pessoais, invalidez e repatriação, apresentando

comprovante da contratação à DRI.

(2)

3.2. Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente da UFMG:

3.2.1. Com o apoio da PROGRAD e da FUMP, a DRI constituiu o Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente da UFMG que irá distribuir um montante total de ao menos R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) para os estudantes selecionados pelo Minas Mundi.

3.2.2. Todos os estudantes selecionados e interessados em receber apoio do Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente da UFMG deverão se submeter à análise socioeconômica a ser realizada pela Fump em chamada especial para este fim.

3.2.2.1. Os indicadores da análise socioeconômica a ser realizada pela Fump em chamada especial para este fim estão descritos no Anexo “Fump”.

3.2.2.2. Os documentos e passos necessários para a solicitação de apoio do Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente da UFMG estão descritos no Anexo “Fump”.

3.2.3. A distribuição dos recursos do Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente da UFMG compreende duas modalidades: Auxílio Mobilidade Internacional e Bolsa de Intercâmbio Internacional.

3.2.4. Um quarto do montante total estipulado no subitem 3.2.1 será distribuído a título de Auxílio Mobilidade Internacional, devendo os demais três quartos ser distribuídos a título de Bolsa de Intercâmbio Internacional.

3.2.5. O valor do Auxílio Mobilidade Internacional a ser recebido por cada estudante obedecerá à tabela constante no Anexo “Fundo de Apoio”, a qual leva em conta o país de realização do intercâmbio.

3.2.5.1. Serão concedidos Auxílios Mobilidade Internacional até o limite de recursos estabelecido no subitem 3.2.4, sendo, para tanto, respeitada a ordem da classificação socioeconômica estabelecida pela Fump.

Parágrafo único: Caso seja verificado empate na faixa de nível socioeconômico em que o limite for alcançado, serão usados como critérios de desempate os critérios previstos no item 10.2.

3.2.6. O valor da Bolsa de Intercâmbio Internacional a ser recebido por cada estudante obedecerá à tabela constante no Anexo “Fundo de Apoio”, a qual leva em conta a situação socioeconômica e o país de realização do intercâmbio.

3.2.6.1. Para o cálculo do montante total a ser recebido a título de Bolsa de Intercâmbio Internacional por cada estudante selecionado e avaliado pela FUMP, o valor correspondente estabelecido na tabela constante no Anexo “Fundo de Apoio” deverá ser multiplicado pelo número efetivo de meses de intercâmbio do estudante em questão.

3.2.6.2. Por número efetivo de meses de intercâmbio entende-se o período entre a data de partida do país e a data de retorno ao país do estudante intercambista.

3.2.6.2.1. O estudante selecionado no Minas Mundi e avaliado pela FUMP que venha a receber Bolsa de Intercâmbio Internacional deverá informar à DRI, quando por ela instado a fazê-lo, a data pretendida de partida e de retorno para o período de intercâmbio.

3.2.6.2.2. Caso a data de partida seja anterior e/ou a data de retorno seja posterior ao período de intercâmbio previsto neste Edital, serão considerados, para efeito de cálculo do apoio a que o estudante fará jus, as datas de partida e de retorno previstos para o período de intercâmbio estabelecido no Anexo “Instituições e Vagas”.

3.2.6.2.3. Caso a data de partida esteja compreendida entre o primeiro e o décimo quarto dia de um

determinado mês, este mês será contabilizado no cálculo do apoio a ser recebido pelo

estudante, desde que respeitado o estabelecido no subitem 3.2.6.2.2. Caso a data de partida

esteja compreendida entre o décimo quinto e o último dia de um determinado mês, este mês

não será contabilizado no cálculo do apoio a ser recebido pelo estudante. Caso a data de

retorno esteja compreendida entre o décimo quinto e o último dia de um determinado mês,

este mês será contabilizado no cálculo do apoio a ser recebido pelo estudante, desde que

(3)

respeitado o estabelecido no subitem 3.2.6.2.2. Caso a data de retorno esteja compreendida entre o primeiro e o décimo quarto dia de um determinado mês, este mês não será contabilizado no cálculo do apoio a ser recebido pelo estudante.

3.2.6.2.4. O cálculo do número de meses que será levado em conta para fins de cálculo do valor da bolsa será realizado a partir da informação prestada pelo estudante e descrita em 3.2.6.2.1. e das condições descritas em 3.2.6.2.2. e 3.2.6.2.3.

3.2.6.2.5. O estudante deverá confirmar as datas informadas em 3.2.6.2.1. mediante apresentação de cópia dos cartões de embarque das passagens aéreas de ida e de volta ou cópia das páginas do passaporte com os carimbos de entrada e saída no país de intercâmbio.

3.2.6.2.5.1. A comprovação de que trata este item deverá ser realizada por e-mail, no endereço <minasmundi@dri.ufmg.br>, até uma semana após a chegada ao país de intercâmbio, para a data de ida, e até uma semana após o retorno ao Brasil, para a data de volta.

3.2.6.2.6. Caso o estudante comprove ter ficado menos tempo no país do intercâmbio que os meses levados em conta no cálculo da Bolsa, ele deverá devolver o montante recebido a mais, levando em conta os itens 3.2.6.2.2. e 3.2.6.2.3.

3.2.6.2.6.1. A devolução dos recursos recebidos a mais de que trata este item deverá ser realizada através de GRU até um mês após a comprovação da existência de recursos recebidos a mais.

3.2.6.2.7. Caso o estudante altere as datas estipuladas em 3.2.6.2.1. e/ou comprove ter ficado mais tempo no país do intercâmbio que os meses levados em conta no cálculo da Bolsa, ele não receberá nenhum recurso a mais do que o inicialmente estipulado no cálculo da Bolsa.

3.2.6.3. Serão concedidas Bolsas de Intercâmbio Internacional até o limite de recursos estabelecido no subitem 3.2.4, sendo, para tanto, respeitada a classificação socioeconômica estabelecida pela Fump.

Parágrafo único: Caso seja verificado empate na faixa de nível socioeconômico em que o limite for alcançado, serão usados como critérios de desempate os critérios previstos no item 10.2.

3.2.6.4. Estudante intercambista selecionado para uma instituição estrangeira que forneça apoio suplementar (bolsa, moradia ou alimentação) especificado no Anexo “Instituições e Vagas”, caso seja selecionado para receber Bolsa de Intercâmbio Internacional terá abatido do valor da Bolsa o valor equivalente ao apoio suplementar concedido pela instituição estrangeira.

3.2.7. O estudante que, por qualquer motivo, desistir, não realizar ou não completar o intercâmbio para o qual foi selecionado, deverá restituir o valor integral do apoio recebido em uma só parcela e até um mês após a caracterização da não realização ou da não conclusão completa do intercâmbio.

3.2.7.1. Por não conclusão completa do intercâmbio entende-se seja o abandono ou a desistência após o início do intercâmbio, seja a comprovação de um desempenho inferior a 60% (sessenta por cento) do plano de trabalho do intercambista.

3.2.7.1.1. O estudante enquadrado no subitem 3.2.7.1 não poderá mais participar de intercâmbios de graduação patrocinados pela DRI.

3.2.7.1.2. Casos excepcionais ao subitem 3.2.7.1 deverão ser avaliados pelo Comitê de Internacionalização da DRI, que poderá decidir pela aplicação integral ou parcial, ou pela não aplicação, do subitem 3.2.7.

3.2.8. O estudante que já participou de programa de intercâmbio da DRI e por isso recebeu algum tipo de auxílio

financeiro, caso seja classificado, somente poderá receber Auxílio à Mobilidade Internacional ou Bolsa de

Intercâmbio Internacional se o montante especificado no subitem 3.2.1 não estiver totalmente comprometido

após a concessão dos auxílios financeiros a candidatos que participam pela primeira vez.

(4)

4. DAS INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS, DOS CURSOS, DAS VAGAS, DO PERÍODO DE INTERCÂMBIO, DA PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA E DO APOIO SUPLEMENTAR

4.1. As instituições estrangeiras, os cursos, as vagas, o período de intercâmbio, a proficiência linguística exigida e o apoio suplementar eventualmente concedido pelas instituições estrangeiras constam do Anexo “Instituições e Vagas”.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. As inscrições serão realizadas no período de 15 a 19 de abril de 2013 através do portal Minha UFMG

<https://portal.grude.ufmg.br>.

Parágrafo único: Não serão aceitas inscrições em modalidades outras que não o procedimento on-line realizado através do portal Minha UFMG.

6. DOS REQUISITOS PARA CANDIDATURA

6.1. O candidato deverá reunir, conjuntamente, todos os requisitos abaixo:

6.1.1. Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação indicados no Anexo “Instituições e Vagas” e estar cursando disciplinas.

6.1.2. Ter concluído com aprovação pelo menos 20% dos créditos necessários para integralização curricular (artigo 9.1 da Resolução do CEPE 03/2013) do atual curso da UFMG no qual está matriculado.

6.1.3. No caso de candidatos do curso de Medicina, o candidato deverá estar ainda, na época do intercâmbio, no semestre correspondente a até, no máximo, o 9º (nono) período.

6.1.4. Possuir proficiência solicitada pela instituição de destino conforme especificado no Anexo “Instituições e Vagas”.

7. DOS PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE CANDIDATURA

7.1. O estudante deverá acessar o portal Minha UFMG usando única e exclusivamente seu login pessoal.

7.2. Uma vez realizado o login no portal Minha UFMG, o estudante deverá preencher corretamente o “Formulário de Inscrição” que estará disponível no portal durante o período especificado no item 5.1.

Parágrafo único: O candidato cujo preenchimento do formulário no portal Minha UFMG apresente incorreções ou dados incompletos, descumprindo assim o estabelecido nos itens 6 e 7, terá sua inscrição cancelada.

7.3. Cada estudante poderá candidatar-se a, no máximo, 2 (duas) instituições, devendo preencher, para cada candidatura, um formulário próprio no portal Minha UFMG.

7.4. As informações referentes à matrícula, ao Histórico Escolar, ao RSG, à carga horária cursada e ao tempo de integralização dos candidatos inscritos no semestre em curso serão automaticamente processadas no portal Minha UFMG.

7.5. No ato da inscrição, o candidato deverá comprovar a proficiência na língua estrangeira conforme exigências constantes no Anexo “Instituições e Vagas”, devendo fazer o upload do atestado de proficiência exigido no portal Minha UFMG.

Parágrafo único: Caso não comprove a proficiência na língua estrangeira, o candidato será sumariamente eliminado do processo seletivo.

7.6. A DRI utilizará o correio eletrônico para comunicação com os candidatos, cabendo a estes a inteira

responsabilidade pela indicação correta de seu endereço, atualizações e conferências durante toda sua participação

no Programa Minas Mundi .

(5)

8. DA SELEÇÃO

8.1. A seleção será feita em duas etapas, sendo a primeira realizada pela DRI e a segunda por Comissão Examinadora designada pelo Reitor, sob a supervisão da DRI.

8.2. Primeira Etapa (Eliminatória): análise da documentação dos candidatos inscritos.

8.2.1. Serão aprovados na Primeira Etapa os candidatos que atendam às exigências deste Edital.

8.2.2. O resultado da Primeira Etapa contendo a relação dos aprovados nesta etapa será divulgado no dia 03 de maio de 2013 na página da DRI <www.ufmg.br/dri>.

8.2.3. Os candidatos aprovados nesta Primeira Etapa conforme subitem 8.2.1 serão ordenados conforme a ordem decrescente do resultado obtido a partir da aplicação da pontuação estabelecida no Anexo “Critérios e Pontuação”.

8.2.4. Os critérios de avaliação e os valores da pontuação desta etapa estão explicitados no Anexo “Critérios e Pontuação”.

8.2.5. O candidato eliminado tem até 10 (dez) dias corridos contados a partir da data de divulgação do resultado da Primeira Etapa na página da DRI <www.ufmg.br/dri> para interpor recurso contra esse resultado conforme item 13.1.2.

8.3. Segunda Etapa (Classificatória): arguição oral dos estudantes selecionados na Primeira Etapa, segundo critérios estabelecidos pelo Comitê de Internacionalização da UFMG.

8.3.1. Será convocado para a Segunda Etapa um número de candidatos três vezes superior ao número de vagas disponíveis para cada instituição estrangeira, conforme especificado pelo Anexo “Instituições e Vagas”.

8.3.2. Estes candidatos serão convocados conforme o subitem 8.2.3.

8.3.2.1. Caso o número de candidatos estabelecido no subitem 8.3.1 não seja suficiente para preencher as vagas em questão, seja por desempenho insuficiente na Segunda Etapa, seja por desistência ou impedimento após a seleção, serão convocados para realizar a arguição oral prevista na Segunda Etapa os demais candidatos aprovados na Primeira Etapa conforme o desempenho destes nesta etapa.

8.3.3. A escala de arguições para a Segunda Etapa dos candidatos que se enquadram nos subitens 8.3.1 e 8.3.2 será divulgada no dia 24 de maio de 2013 na página da DRI <www.ufmg.br/dri>.

8.3.3.1. A data, o horário e o local da arguição oral estipulados para cada candidato não serão alterados. Caso se atrase ou não compareça na data, no horário e no local estipulados na escala de arguições, o candidato estará eliminado.

8.3.4. As arguições serão realizadas entre os dias 03 e 07 de junho de 2013, na língua de proficiência exigida pela instituição estrangeira indicada no Anexo “Instituições e Vagas”, podendo haver eventuais perguntas em português, se a Comissão Examinadora julgar conveniente.

8.3.4.1. A arguição dos candidatos que se enquadram no subitem 8.3.2.1 será realizada em data a ser oportunamente informada aos estudantes pela DRI.

8.3.5. Os critérios de avaliação e os valores da pontuação desta etapa e as orientações para a arguição oral estão explicitados no Anexo “Critérios e Pontuação”.

9. DO RESULTADO FINAL

9.1. O resultado final do processo seletivo, contendo 1) a lista de aprovados, 2) a lista dos excedentes prioritários, 3) a lista dos excedentes potenciais e 4) a lista dos eliminados, será divulgado no dia 28 de junho de 2013 na página da DRI <www.ufmg.br/dri>.

9.1.1. Por aprovados entende-se aqueles que cumpriram todos os requisitos e foram bem sucedidos em todas as

etapas previstas neste Edital.

(6)

9.1.2. Por excedentes prioritários entende-se aqueles que tenham realizado a Segunda Etapa, conforme subitem 8.3 e do Anexo “Critérios e Pontuação”, e nela não tenham sido desclassificados.

9.1.3. Por excedentes potenciais entende-se aqueles que foram aprovados na Primeira Etapa nos termos do subitem 8.2 e do Anexo “Critérios e Pontuação” e que não tenham sido convocados para a Segunda Etapa nos termos do subitem 8.3.1.

9.1.4. Por eliminados entende-se aqueles que não foram aprovados na Primeira Etapa nos termos do subitem 8.2 e do Anexo “Critérios e Pontuação” e todos aqueles que tenham descumprido as normas e prazos previstos neste Edital.

9.1.4.1. Os candidatos que no dia 28 de junho de 2013 constarem nas listas de aprovados e de excedentes do Minas Mundi e que após esta data descumprirem as normas e prazos previstos nestes editais serão então considerados eliminados.

9.2. As listas com os candidatos aprovados, os excedentes prioritários, os excedentes potenciais e os eliminados, dispostas por ordem de classificação e com as respectivas notas ou justificativas de eliminação será divulgado no dia 28 de junho de 2013 na página da DRI <www.ufmg.br/dri>.

9.3. A critério da DRI e com o objetivo de otimizar a ocupação das vagas oferecidas pelas instituições constantes do Anexo “Instituições e Vagas”, o estudante selecionado poderá ser indicado para realizar intercâmbio em qualquer uma das instituições a que se candidatou e em qualquer um dos períodos acadêmicos indicados no item 4.

10. DO DESEMPATE

10.1. Serão tomados como critérios de desempate na Primeira Etapa da Seleção (item 8.2), na seguinte ordem e em conformidade com o Anexo “Critérios e Pontuação”:

1º) a pontuação recebida no quesito 2 (Rendimento Semestral Global) da Primeira Etapa;

2º) a pontuação recebida no quesito 1 (Carga Horária Integralizada) da Primeira Etapa;

3º) a Carga Horária Integralizada;

4º) o RSG.

10.2. Serão tomados como critérios de desempate na Segunda Etapa da Seleção (item 8.3), na seguinte ordem e em conformidade com o Anexo “Critérios e Pontuação”:

1º) a pontuação recebida no quesito 2 (Rendimento Semestral Global) da Primeira Etapa;

2º) a pontuação recebida no quesito 1 (Carga Horária Integralizada) da Primeira Etapa;

3º) pontuação recebida no quesito 1 (Currículo) da Segunda Etapa;

4º) pontuação recebida no quesito 3 (Conhecimento da Instituição Estrangeira) da Segunda Etapa.

5º) a Carga Horária Integralizada;

6º) o RSG.

11. DO ESTUDANTE SELECIONADO

11.1. O semestre de intercâmbio para o qual o estudante tenha sido selecionado, conforme resultado final divulgado na página da DRI: www.ufmg.br/dri, não poderá ser alterado, salvo nos casos em que a DRI considerar conveniente e justificável, tendo em vista o objetivo de otimizar a ocupação das vagas oferecidas pelas instituições constantes do Anexo “Instituições e Vagas”.

11.2. Caso algum estudante selecionado não possa realizar intercâmbio no período indicado no resultado final do Processo de Seleção, será substituído por excedente, se houver.

11.3. O estudante selecionado que não entregar a documentação a ser enviada à instituição estrangeira e não tomar as

demais providências necessárias para a preparação do intercâmbio nas datas estipuladas pela DRI, terá no máximo 5

(cinco) dias corridos para se manifestar pelo e-mail <minasmundi@dri.ufmg.br> justificando seu atraso e

providenciando o que é devido de modo a confirmar assim a continuidade de sua participação no Programa Minas

(7)

Mundi . Caso não se manifeste dentro desse prazo ou não tome as providências cabíveis, será substituído por excedente, se houver.

11.4. O estudante selecionado que não apresentar documentação correta e completa dentro do prazo estipulado pela DRI será substituído por excedente, se houver.

11.5. Não poderá participar do Minas Mundi o estudante selecionado que estiver respondendo a processo administrativo disciplinar no âmbito da UFMG.

11.6. O estudante que for classificado para realizar dois semestres sucessivos de intercâmbio, sendo cada semestre sob a égide de um Edital diferente, deverá nomear procurador, por meio de procuração específica com firma reconhecida, para atuar junto à UFMG, se necessário. A apresentação da documentação requerida para efetivação do segundo semestre de intercâmbio, incluindo o visto de estudante e sua renovação, é de inteira responsabilidade do estudante.

11.7. O período de intercâmbio deverá ser de, no máximo, 4 (quatro) semestres consecutivos, em conformidade com a Resolução 03/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG - CEPE.

11.8. São obrigações do estudante selecionado para participar de intercâmbio internacional no âmbito do Programa Minas Mundi da UFMG:

11.8.1. Assinar termo de compromisso e cumprir as obrigações nele previstas para o estudante selecionado, conforme o Anexo “Compromissos do Estudante”;

11.8.2. Apresentar à DRI, até 60 (sessenta) dias após o final do intercâmbio, relatório das atividades realizadas (Guia- Prático e Avaliação de intercâmbio) durante o período de estudos na universidade anfitriã conforme modelo de relatório disponibilizado por e-mail a cada aluno intercambista;

11.8.3. Cumprir na instituição estrangeira o mínimo de 12 créditos em atividades acadêmicas, apresentando desempenho satisfatório.

Parágrafo Primeiro: o não cumprimento das obrigações sujeitará o estudante a responder processo administrativo disciplinar e a ressarcir os valores recebidos caso tenha sido contemplado com auxílio ou bolsa, conforme o estabelecido no subitem 3.2.7.

Parágrafo Segundo: em caso de não cumprimento do equivalente a um mínimo de 12 créditos em atividades acadêmicas, o estudante deverá apresentar à DRI justificativa aprovada pelo Colegiado de curso.

11.8.4. Caberá ao Colegiado de Curso deliberar sobre o aproveitamento das disciplinas e atividades acadêmicas desenvolvidas pelo estudante durante o intercâmbio, conforme a Resolução 03/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG - CEPE.

11.9. Todos os estudantes selecionados deverão confirmar de modo formal, mediante e-mail enviado para

<minasmundi@dri.ufmg.br>, o interesse na realização do intercâmbio para o qual foram selecionados até 15 dias corridos após a data de divulgação do resultado da concessão do Apoio previsto no item 3, conforme estabelecido no item 2 do “Anexo Fump”.

11.9.1. O estudante que não realizar a confirmação formal no prazo previsto perderá direito à vaga conquistada, para a qual será convocado excedente.

11.9.2. O estudante que realizar a confirmação formal no prazo previsto e desistir da vaga após este período por motivo que não seja de força maior não poderá participar de outro Edital da DRI que envolva mobilidade internacional a ser realizada em qualquer mês dos anos de 2013 e 2014.

Parágrafo único: a participação em qualquer outro intercâmbio não é considerada motivo de força maior para os fins de 11.9.2.

12. DO CANDIDATO EXCEDENTE

12.1. Havendo estudante selecionado que se encontre em alguma das situações de eliminação indicadas no item 9.1.4 ou

havendo desistência de estudante selecionado, os candidatos excedentes serão convocados, por ordem de

classificação, a ocuparem vagas geradas pela eliminação ou desistência do candidato inicialmente selecionado.

(8)

12.1.1. Os candidatos excedentes potenciais (subitem 9.1.3) convocados nestas condições poderão realizar as avaliações previstas na Segunda Etapa (subitem 8.3) até 90 dias antes do início do i

Anexo “Instituições e Vagas”, caso a DRI avalie haver tempo hábil para convocação de excedente potencial nestas condições.

12.1.2. Os candidatos excedentes,

e que cumprirem os demais requisitos previstos neste Edital

Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente previsto no subitem 3.2 nos termos e prazos estabelecidos no Anexo “FUMP”.

12.2. Nos casos em que, conforme o Anexo “

diferentes para cursos diferentes da UFMG, os excedentes curso em que está matriculado.

12.3. A DRI fará, através de correio eletrônico (

estudante convocado como excedente terá, no máximo, participação no Programa Minas Mundi

Caso não se manifeste dentro do prazo, irá automaticamente para o final da lista de excedentes.

12.4. Caso seja convocado, o candidato excedente deverá atender ao que está estabelecido neste Edital e em seu Anexo

“Compromissos do Estudante”.

13. DO GRAU DE RECURSO E DE IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

13.1. O prazo para impugnação deste Edital é de 10 (dez) dias corridos contados a partir da data de publicação do Edital na página da DRI <www.ufmg.br/dri>.

13.2. Os eventuais pedidos de impugnação

13.3. O prazo para interposição de recurso contra o resultado da 1ª etapa ou contra o resultado final do Processo Seletivo é de 10 (dez) dias corridos contados a

recurso na página da DRI <www.ufmg.br/dri>.

13.4. Os eventuais pedidos recursos deverão ser encaminhados através do e

13.5. O candidato, ao efetuar sua inscrição, estará manifestando ciência e concordância com os

sendo de sua única e inteira responsabilidade a observância e cumprimento das regras estabelecidas.

14. DOS CASOS OMISSOS

14.1. Os casos omissos neste Edital serão dirimidos pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.

Eduardo Viana Vargas Diretor

Diretoria de Relações Internacionais - DRI Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG 19 de março de 2013

Av. Antônio Carlos, 6627 - 31270-901 - Belo Telefone: +55 (31) 3409.4025 - Fax: +55 (31

Os candidatos excedentes potenciais (subitem 9.1.3) convocados nestas condições poderão realizar as avaliações previstas na Segunda Etapa (subitem 8.3) até 90 dias antes do início do i

Anexo “Instituições e Vagas”, caso a DRI avalie haver tempo hábil para convocação de excedente potencial Os candidatos excedentes, sejam eles prioritários ou potenciais, que tenham sido convocados e selecionados

que cumprirem os demais requisitos previstos neste Edital só poderão concorrer

Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente previsto no subitem 3.2 nos termos e prazos estabelecidos no Nos casos em que, conforme o Anexo “Instituições e Vagas”, as instituições estrangeiras estabelecerem vagas diferentes para cursos diferentes da UFMG, os excedentes serão considerados conforme a vaga correspondente ao A DRI fará, através de correio eletrônico (subitem 7.6), a convocação do estudante excedente para ocupar vaga. O estudante convocado como excedente terá, no máximo, 2 (dois) dias úteis para se manifestar confirmando sua Minas Mundi . O estudante é o único responsável pela confirmação de sua participação.

Caso não se manifeste dentro do prazo, irá automaticamente para o final da lista de excedentes.

Caso seja convocado, o candidato excedente deverá atender ao que está estabelecido neste Edital e em seu Anexo

E DE IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

O prazo para impugnação deste Edital é de 10 (dez) dias corridos contados a partir da data de publicação do Edital na página da DRI <www.ufmg.br/dri>.

pedidos de impugnação deverão ser encaminhados através do e-mail: <recursos@dri.ufmg.br

O prazo para interposição de recurso contra o resultado da 1ª etapa ou contra o resultado final do Processo Seletivo é de 10 (dez) dias corridos contados a partir da data de divulgação do resultado que motiva a interposição de recurso na página da DRI <www.ufmg.br/dri>.

recursos deverão ser encaminhados através do e-mail: <recursos@dri.ufmg.br O candidato, ao efetuar sua inscrição, estará manifestando ciência e concordância com os

sendo de sua única e inteira responsabilidade a observância e cumprimento das regras estabelecidas.

e Edital serão dirimidos pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.

UFMG

o Horizonte/MG - Brasil - Caixa Postal 1621 31) 3409.4586 - e-mail: info@dri.ufmg.br

Os candidatos excedentes potenciais (subitem 9.1.3) convocados nestas condições poderão realizar as avaliações previstas na Segunda Etapa (subitem 8.3) até 90 dias antes do início do intercâmbio previsto no Anexo “Instituições e Vagas”, caso a DRI avalie haver tempo hábil para convocação de excedente potencial sejam eles prioritários ou potenciais, que tenham sido convocados e selecionados só poderão concorrer ao apoio do Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente previsto no subitem 3.2 nos termos e prazos estabelecidos no Instituições e Vagas”, as instituições estrangeiras estabelecerem vagas considerados conforme a vaga correspondente ao subitem 7.6), a convocação do estudante excedente para ocupar vaga. O para se manifestar confirmando sua nfirmação de sua participação.

Caso não se manifeste dentro do prazo, irá automaticamente para o final da lista de excedentes.

Caso seja convocado, o candidato excedente deverá atender ao que está estabelecido neste Edital e em seu Anexo

O prazo para impugnação deste Edital é de 10 (dez) dias corridos contados a partir da data de publicação do Edital recursos@dri.ufmg.br>.

O prazo para interposição de recurso contra o resultado da 1ª etapa ou contra o resultado final do Processo Seletivo partir da data de divulgação do resultado que motiva a interposição de

recursos@dri.ufmg.br>.

O candidato, ao efetuar sua inscrição, estará manifestando ciência e concordância com os itens do presente Edital, sendo de sua única e inteira responsabilidade a observância e cumprimento das regras estabelecidas.

e Edital serão dirimidos pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.

(9)

EDITAL DE SELEÇÃO 03 – 2013 ANEXO “Instituições e Vagas”

AMÉRICA DO SUL

ARGENTINA

1. Universidad Nacional de Jujuy

Proficiência linguística exigida: Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo 60 pontos ou DELE- intermediário.

Cursos: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências do Estado, Comunicação Social, Controladoria e Finanças, Engenharia Agrícola & Ambiental (Agronomia), Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Filosofia, Geologia, Letras/Espanhol, Pedagogia, Sistemas de Informação e Tecnologia em Radiologia.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 1 (uma) vaga;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 1 (uma) vaga.

2. Universidad Nacional de San Luis

Proficiência linguística exigida: Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo 60 pontos ou DELE- intermediário.

Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Comunicação Social, Direito, Engenharia Agrícola & Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia de Minas, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Física, Fonoaudiologia, Geografia*, Geologia, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Sistemas de Informação e Turismo.

Vagas: 10 (dez) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 5 (cinco) vagas;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 5 (cinco) vagas.

Observação: Todos os cursos marcados com * (asterisco) são de Formação de Professores.

3. Universidad Nacional de Tucumán

Proficiência linguística exigida: Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo 60 pontos ou DELE- intermediário.

Cursos: Administração, Arquitetura, Biomedicina (Bioquímica), Ciências Biológicas, Ciências Contábeis (Contadoria Pública), Ciências Econômicas, Dança, Design, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola & Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia (Kinesiologia), Geologia, Geografia, História, Letras/Espanhol, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Teatro, Zootecnia.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 1 (uma) vaga;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 1 (uma) vaga.

4. Universidad Nacional de Cuyo

Proficiência linguística exigida: Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo 60 pontos ou DELE- intermediário.

Cursos: Administração, Artes Visuais, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Design (gráfico e Industrial), Direito, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras/Espanhol, Medicina, Música, Odontologia, Pedagogia e Química Tecnológica.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

(10)

Período: março de 2014 a julho de 2014: 1 (uma) vaga;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 1 (uma) vaga.

5. Universidad Nacional del Comahue

Proficiência linguística exigida: Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo 60 pontos ou DELE- intermediário.

Cursos: Administração, Agronomia, Aquacultura, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências do Estado, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, História,

Letras/Espanhol, Matemática, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Química e Turismo.

Vagas: 5 (cinco) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: fevereiro de 2014 a junho de 2014: 3 (três) vagas;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 2 (duas) vagas.

CHILE

6. Universidad de Santiago de Chile

Proficiência linguística exigida: Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo 60 pontos ou DELE- intermediário.

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências do Estado, Ciências Sociais, Comunicação Social (Periodismo e Publicidad), Design, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Estatística, Filosofia, História, Letras/Espanhol (Licenciatura en Educación en Castellano), Letras/Linguística, Matemática, Química, Química Tecnológica e Tecnologia em Radiologia.

Vagas: 6 (seis) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 3 (três) vagas;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 3 (três) vagas.

7. Universidad de Antofagasta

Proficiência linguística exigida: Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo 60 pontos ou DELE- intermediário.

Cursos: Administração, Design (Diseño Gráfico Publicitario), Educação Física (Pedagogía en Educación Física), Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas, Engenharia Química, Estatística (Ingeniería en

Estadística),Fisioterapia (Kinesiologia), Geografia (Ingeniería Civil Geomática), Gestão Pública, Matemática (Pedagogía en Matemática),Pedagogia, Química.

Vagas: 5(cinco) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 2 (duas) vagas;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 3 (três) vagas.

8. Universidad Finis Terrae

Proficiência Linguística exigida: DELE - Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (B2), ou Exame de Espanhol Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo 80%.

Cursos: Arquitetura, Artes Visuais, Comunicação Social (Periodismo), Direito, Design, Enfermagem, História, Letras/Espanhol (Literaturas de Língua Espanhola), Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Teatro.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre cada uma.

Período: março 2014 a julho de 2014: 2 (duas) vagas;

agosto 2014 a dezembro de 2014: 2 (duas) vagas.

(11)

COLÔMBIA

9. Universidad de Antioquia

Proficiência linguística exigida: Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo 60 pontos ou DELE- intermediário.

Cursos: Administração, Antropologia, Aquacultura (Ingeniería Acuícola), Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Engenharia de Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Controladoria e Finanças, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola & Ambiental (Ingeniería Agropecuaria),

Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Sistemas, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Produção, Farmácia, Filosofia, Física, Gestão de Serviços de Saúde, História, Letras/Espanhol (Filología Hispânica e

Licenciatura en Educación Espanõl y Literatura), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música (Canto), Música (Instrumento), Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Teatro e Zootecnia.

Vagas: 11 (onze) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 5 (cinco) vagas;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 6 (seis) vagas.

10. Universidad del Tolima

Proficiência linguística exigida: Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo 60 pontos ou DELE- intermediário.

Cursos: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas,

Comunicação Social, Educação Física, Enfermagem, Estatística, Letras/Espanhol, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Pedagogia e Zootecnia.

Vagas: 3 (três) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 1 (uma) vaga;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 2 (duas) vagas.

11. Universidad Antonio Nariño

Proficiência linguística exigida: Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo 60 pontos ou DELE- intermediário.

Cursos: Administração, Arquitetura, Artes Visuais, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Dança (Educación Artística Danzas y Teatro), Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Sistemas, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Odontologia, Psicologia, Química, Relações Econômicas Internacionais, Teatro (Educación Artística Danzas y Teatro), Turismo, Zootecnia.

Vagas: 5 (cinco) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: fevereiro de 2014 a maio de 2014: 3 (três) vagas;

agosto de 2014 a novembro de 2014: 2 (duas) vagas.

Observação: São 2 (duas) vagas para Medicina Veterinária e até 1 (uma) vaga para cada um dos demais cursos. As duas vagas de Medicina Veterinária não podem ser ocupadas no mesmo semestre.

12. Universidad del Cauca

Proficiência Linguística exigida: DELE - Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (nível intermediário), ou Exame de Espanhol aplicado pela Faculdade de Letras da UFMG (mínimo 60%).

Cursos: Administração, Agronomia, Antropologia, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Controladoria e Finanças, Design, Direito, Enfermagem, Filosofia, Fisioterapia,

Fonoaudiologia, Geografia, Geologia (Geotecnologia), História, Engenharia Agrícola & Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia de Sistemas, Engenharia de Controle e Automação, Pedagogia, Educação Física (Licenciatura en Educación Básica con Énfasis en Educación Física, Deporte y Recreación), Matemática, Música, Medicina, Química, Química Tecnológica, e Turismo.

Vagas: 6 (seis) vagas com duração de um semestre cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 3 (três) vagas;

agosto de 2014 a dezembro de 2014:3 (três) vagas.

(12)

PERU

13. Universidad César Vallejo

Proficiência linguística exigida: Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo 60 pontos ou DELE- intermediário.

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências do Estado, Comunicação Social (Ciências da Comunicação e Marketing), Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola,

Engenharia Agrícola & Ambiental (Engenharia Agroindustrial), Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção (Engenharia Industrial), Engenharia de Sistemas, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia (Educação inicial e primária), Psicologia, Relações Econômicas Internacionais, Sistemas de Informação (Engenharia de Sistemas), Tecnologia em Radiologia e Turismo.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 2 (duas) vagas;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 2 (duas) vagas.

VENEZUELA

14. Universidad Centroccidental Lisandro Alvarado

Proficiência linguística exigida: Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo 60 pontos ou DELE- intermediário.

Curso: Medicina Veterinária.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 1 (uma) vaga;

setembro de 2014 a dezembro de 2014: 1 (uma) vaga.

AMÉRICA DO NORTE

CANADÁ

15. Université du Québec à Montréal

Proficiência linguística exigida: Exame de Francês do CENEX-FALE – mínimo 70 pontos, ou comprovação de conhecimento de Francês em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B1, B2, C1 ou C2.

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo (Urbanisme), Artes Visuais, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Cinema de Animação & Artes Digitais,

Comunicação Social, Design, Design de Modas, Direito, Engenharia Elétrica (Génie Microélectronique), Filosofia, Fisioterapia (Intervention em activité Physique), Geologia (Sciences de la Terre et de l’Atmosphère), Geografia, Gestão Pública, História, Letras/Francês, Letras/Linguística, Matemática, Música, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Relações Econômicas Internacionais (Relations Internationales et Droit Internacional), Sistemas de Informação, Teatro e Turismo.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: setembro de 2014 a janeiro de 2015.

16. Université Laval

Proficiência linguística exigida: Comprovação de conhecimento de Francês – Teste de Francês Internacional – TFI com mínimo de 750 pontos ou comprovação de conhecimento de Francês – DELF ou, DALF: B2, C1 ou C2, do “European Framework of Reference for Languages”.

Cursos: Direito.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: janeiro de 2014 a abril de 2014: 2 (duas) vagas;

setembro de 2014 a dezembro de 2014: 2 (duas) vagas.

(13)

ESTADOS UNIDOS

17. Baylor University

Proficiência linguística exigida: TOEFL (papel) – mínimo 550 pontos, TOEFL (computador) – mínimo 213 pontos, ou TOEFL (internet) mínimo 80 pontos, ou IELTS – mínimo de 6.0, ou CPE (A, B ou C), ou CAE (A, B ou C), ou Exame de Inglês do CENEX- FALE – mínimo 550 pontos.

Cursos: Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências do Estado, Ciências Sociais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Comunicação Social, Design, Design de Modas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Filosofia, Física, Fonoaudiologia (Communication Sciences and Disorders), Geologia, Gestão Pública, Letras Clássicas/Grego, Letras Clássicas/Latim, Letras/Inglês, Letras/Linguística, Matemática, Música, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Relações Econômicas Internacionais, Sistemas de Informação, Tecnologia em Radiologia e Teatro.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: janeiro de 2014 a maio de 2014: 2 (duas) vagas;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 2 (duas) vagas.

18. California State University CHICO

Proficiência linguística exigida: TOEFL (papel) – mínimo 500 pontos, ou TOEFL (internet) mínimo 61 pontos, ou IELTS – mínimo de 6.0, ou Exame de Inglês do CENEX-FALE – mínimo 550 pontos.

Cursos: Administração, Agronomia, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Filosofia, Física,

Fonoaudiologia (Communication Science & Disorders), Geografia, História, Letras/Inglês, Matemática, Música, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Relações Econômicas Internacionais e Teatro.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: janeiro de 2014 a maio de 2014: 1 (uma) vaga;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 1 (uma) vaga.

19. California State University of Fullerton - CSUF

Proficiência linguística exigida: TOEFL (papel) – mínimo 550 pontos, TOEFL (computador) – mínimo 213 pontos, ou TOEFL (internet) mínimo de 80 pontos, ou IELTS – mínimo de 6.5, ou Exame de Inglês do CENEX-FALE – mínimo 550 pontos.

Cursos: Letras/Inglês e Letras/Linguística

Vagas: 5 (cinco) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: janeiro de 2014 a maio de 2014: 3 (três) vagas;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 2 (duas) vagas.

20. Florida Atlantic University

Proficiência linguística exigida: TOEFL (papel) – mínimo 550 pontos, TOEFL (computador) – mínimo 213 pontos, ou TOEFL (internet) mínimo de 80 pontos, ou IELTS – mínimo de 6.5, ou Exame de Inglês do CENEX-FALE – mínimo 550 pontos.

Cursos: Administração, Antropologia, Aquacultura (Ocean Engineering e Marine Biology), Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências do Estado, Ciências Sociais, Design, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, Gestão Pública, História, Letras/Inglês, Matemática, Música, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Econômicas Internacionais e Sistemas de Informação.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: janeiro de 2014 a maio de 2014: 1 (uma) vaga;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 1 (uma) vaga.

(14)

21. Illinois State University

Proficiência linguística exigida: TOEFL (papel) – mínimo 550 pontos, TOEFL (computador) – mínimo 213 pontos, ou TOEFL (internet) mínimo de 79 pontos, ou IELTS – mínimo de 6.5, ou Exame de Inglês do CENEX-FALE – mínimo 550 pontos.

Cursos: Administração, Agronomia, Antropologia, Arte Visuais, Ciências Atuariais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Controladoria e Finanças, Dança, Design, Educação Física (Formação de Professores), Enfermagem, Estatística, Filosofia, Física, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, História, Letras/Inglês, Matemática, Música, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Econômicas Internacionais, Sistemas de Informação, Sociologia e Teatro.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: janeiro de 2014 a maio de 2014: 2 (duas) vagas;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 2 (duas) vagas.

22. University of the Incarnate Word

Proficiência linguística exigida: TOEFL (papel) – mínimo 550 pontos, TOEFL (computador) – mínimo 213 pontos, ou TOEFL (internet) mínimo de 80 pontos, ou IELTS – mínimo de 6.0, ou CPE (A, B ou C), ou CAE (A, B ou C), ou Exame de Inglês do CENEX-FALE – mínimo 570 pontos*.

Cursos: Administração, Antropologia, Artes Visuais, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências do Estado, Ciências Sociais, Cinema de Animação e Artes Digitais (Computer Graphic Arts), Comunicação Social (Marketing), Controladoria e Finanças, Design, Design de Moda, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola & Ambiental (Environmental Science), Engenharia Ambiental (Environmental Science), Filosofia, Fisioterapia (Kinesiologia), História, Letras/Inglês, Matemática, Música, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Relações Econômicas Internacionais, Sistemas de Informação, Teatro e Tecnologia em Radiologia (Nuclear Medicine Science).

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: janeiro de 2014 a maio de 2014: 1 (uma) vaga;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 1 (uma) vaga.

*Observação: alunos selecionados que comprovarem proficiência por meio do Exame de Inglês do CENEX-FALE deverão se submeter ao Exame de Proficiência da University of Incarnate Word, quando lá chegarem.

23. The New School for Jazz and Contemporary Music

Proficiência linguística exigida: TOEFL (papel) – mínimo 550 pontos, ou TOEFL (internet) mínimo de 80 pontos, ou Exame de Inglês do CENEX-FALE – mínimo 550 pontos.

Cursos: Música (Jazz and Contemporary Music).

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: janeiro de 2014 a maio de 2014: 2 (duas) vagas;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 2 (duas) vagas.

24. University of Wisconsin at Madison

Proficiência linguística exigida: TOEFL (papel) – mínimo 550 pontos, TOEFL (computador) – mínimo 213 pontos, ou TOEFL (Internet) – mínimo 80 pontos, ou Exame de Inglês do CENEX-FALE – mínimo 550 pontos.

24.a) Cursos no College of Letters and Science: Antropologia, Ciências Atuariais, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências do Estado, Ciências Sociais, Controladoria e Finanças, Direito, Estatística, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, História, Letras Clássicas/Grego, Letras Clássicas/Latim, Letras/Inglês, Letras/Linguística, Matemática, Matemática Computacional, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Teatro e Tecnologia em Radiologia.

Vagas: 8 (oito) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

(15)

Período: janeiro de 2014 a maio de 2014:4 (quatro) vagas;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 4 (quatro) vagas.

Observação: Os alunos selecionados de quaisquer cursos mencionados acima somente poderão cursar disciplinas de graduação no College of Letters and Science da University of Wisconsin at Madison.

24.b) Cursos no College of Engineering : Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Química.

Vaga: 2 (duas) vagas com duração de um ano acadêmico.

Período: agosto de 2014 a maio de 2015.

MÉXICO

25. Universidad Autónoma de Ciudad Juárez

Proficiência linguística exigida: DELE - Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (nível intermediário), ou Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo de mínimo 60%.

Cursos: Administração, Agronomia (Engenharia Agroindustrial), Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia de Alimentos (Engenharia Alimentar), Ciências Biológicas, Ciências da Computação (Engenharia de Software), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Controladoria e Finanças, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola & Ambiental (Engenharia Agroindustrial), Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Farmácia (Licenciatura em Químico-Fármaco Biólogo), História, Letras (Literatura Hispanomexicana), Medicina, Medicina Veterinária (Enfermagem Veterinária), Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Sistemas de Informação, Tecnologia em Radiologia (Engenharia Biomédica) e Turismo.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: janeiro de 2014 a junho de 2014: 2 (duas) vagas;

agosto de 2014 a dezembro de 2014: 2 (duas) vagas.

ÁSIA

ISRAEL

26. Bezalel Academy of Arts and Design

Proficiência linguística exigida: TOEFL (papel) – mínimo 550 pontos, TOEFL (computador) – mínimo 213 pontos, ou TOEFL (internet) mínimo 80 pontos, ou Exame de Inglês do CENEX-FALE – mínimo de 550 pontos, ou IELTS – mínimo de 6.0, ou CPE (A, B ou C), ou CAE (A, B ou C), e conhecimento de hebraico.

Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design.

Vagas: 10 (dez) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: fevereiro de 2014 a junho de 2014: 5 (cinco) vagas;

outubro de 2014 a fevereiro de 2015: 5 (cinco) vagas.

Observação: não se exigirá comprovação do conhecimento de hebraico. No entanto, o candidato deve estar ciente de que

esse conhecimento é necessário para o acompanhamento das aulas na Bezalel Academy of Arts and Design.

(16)

EUROPA

ALEMANHA

27. Albert-Ludwigs-Universität Freiburg

Proficiência linguística exigida: Exame de Alemão do CENEX – FALE – mínimo 70 pontos, ou comprovação de conhecimento de Alemão em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B1, B2, C1 ou C2.

Cursos: Letras/Alemão, Letras/Linguística, Letras Clássicas/Grego e Letras Clássicas/Latim.

Vagas: 8 (oito) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: abril de 2014 a julho de 2014: 4 (quatro) vagas;

outubro de 2014 a fevereiro de 2015: 4 (quatro) vagas.

28. Bauhaus Universität Weimar

Proficiência linguística exigida: Exame de Alemão do CENEX – FALE – mínimo 70 pontos, ou comprovação de conhecimento de Alemão em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B1, B2, C1 ou C2.

Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Comunicação Social, Design, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil.

Vagas: 3 (três) vagas com duração de um ano acadêmico cada uma.

Período: setembro de 2014 a julho de 2015.

29. Fachhochschule Schmalkalden

Proficiência linguística exigida: Exame de Alemão do CENEX – FALE – mínimo 70 pontos, ou comprovação de conhecimento de Alemão em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B1, B2, C1 ou C2, OU TOEFL (papel) – mínimo 550 pontos, ou TOEFL (computador) – mínimo 213 pontos, ou TOEFL (internet) mínimo 80 pontos, ou IELTS – mínimo de 6.0, ou CPE (A, B ou C), ou CAE (A, B ou C), ou Exame de Inglês do CENEX-FALE – mínimo 550 pontos.

Cursos: Administração, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências do Estado, Controladoria e Finanças, Engenharia de Controle & Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação.

Vagas: 30 (trinta) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: abril de 2014 a julho de 2014: 15 (quinze) vagas;

outubro de 2014 a fevereiro de 2015: 15 (quinze) vagas.

Observações: Dar-se-á prioridade aos candidatos que comprovarem dupla proficiência linguística, em alemão e em inglês. O aluno selecionado que comprove proficiência somente em inglês poderá cursar apenas as disciplinas ministradas em inglês pela Fachhochschule Schmalkalden.

30. Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg

Proficiência linguística exigida: Exame de Alemão do CENEX – FALE – mínimo 70 pontos, ou comprovação de conhecimento de Alemão em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B1, B2, C1 ou C2.

Cursos: Antropologia (Sociologia), Arquivologia (Book Studies), Biblioteconomia (Book Studies), Biomedicina (Biologia), Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências do Estado, Ciências Sociais, Comunicação Social (Media Studies), Controladoria e Finanças, Educação Física, Engenharia de Controle & Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, História, Letras/Alemão, Letras Clássicas/Grego, Letras Clássicas/Latim, Matemática, Matemática Computacional (Technomathematics), Pedagogia e Sistemas de Informação.

Vagas: 5 (cinco) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: abril de 2014 a julho de 2014: 2 (duas) vagas;

outubro de 2014 a fevereiro de 2015: 3 (três) vagas.

(17)

31. Hochschule Fulda

Proficiência linguística exigida: Exame de Alemão do CENEX-FALE – mínimo 70 pontos, ou comprovação de conhecimento de Alemão em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B1, B2, C1 ou C2, ou Exame de Inglês do CENEX-FALE – mínimo 550 pontos, ou TOEFL (papel) – mínimo 550 pontos, ou TOEFL (computador) mínimo 213 pontos, ou TOEFL (internet) mínimo de 80 pontos, ou IELTS mínimo 6.5, ou CPE (A, B ou C), ou CAE (A, B).

Cursos: Ciências Sociais.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 1 (uma) vaga;

outubro de 2014 a fevereiro de 2015: 1 (uma) vaga.

32. Hochschule Karlsruhe – Technik und Wirtschaft

Proficiência linguística exigida: Exame de Alemão do CENEX – FALE – mínimo 70 pontos, ou comprovação de conhecimento de Alemão em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B1, B2, C1 ou C2.

Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Controle & Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Geografia (Cartografia, Geomática e Topografia) e Sistemas de Informação.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 1 (uma) vaga;

setembro de 2014 a fevereiro de 2015: 1 (uma) vaga.

33. Hochschule Ostwestfalen-Lippe

Proficiência linguística exigida: Exame de Alemão do CENEX – FALE – mínimo 70 pontos, ou comprovação de conhecimento de Alemão em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B1, B2, C1 ou C2.

Curso: Arquitetura e Urbanismo e Design.

Vagas: 3 (três) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a agosto de 2014: 1 (uma) vaga;

setembro de 2014 a fevereiro de 2015: 2 (duas) vagas.

34. Hochschule Ulm – Technik, Informatik und Medien

Proficiência linguística exigida: Exame de Alemão do CENEX – FALE – mínimo 70 pontos, ou comprovação de conhecimento de Alemão em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B1, B2, C1 ou C2.

Cursos: Ciência da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 2 (duas) vagas;

setembro de 2014 a fevereiro de 2015: 2 (duas) vagas.

35. Johannes Gutenberg-Universität Mainz

Proficiência linguística exigida: Exame de Alemão do CENEX – FALE – mínimo 80 pontos, ou comprovação de conhecimento de Alemão em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B2, C1 ou C2.

Cursos: Antropologia, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências do Estado, Ciências Sociais, Comunicação Social (Medienmanagent), Direito, Farmácia, Filosofia, Física, Geologia, História, Letras/Alemão, Matemática, Química, Química Tecnológica e Sistemas de Informação.

Vagas: 2 (duas) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: abril de 2014 a julho de 2014: 1 (uma) vaga;

outubro de 2014 a fevereiro de 2015: 1 (uma) vaga.

(18)

36. Ruhr Universität Bochum

Proficiência linguística exigida: Exame de Alemão do CENEX – FALE – mínimo 70 pontos, ou comprovação de conhecimento de Alemão em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B1, B2, C1 ou C2.

Cursos: Antropologia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências do Estado, Ciências Sociais, Comunicação Social (Media Science), Direito, Educação Física, História, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Filosofia, Física, Geografia, Letras/Linguística, Matemática, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica e Sistemas de Informação.

Vagas: 5 (cinco) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 2 (duas) vagas;

outubro de 2015 a fevereiro de 2015: 3 (três) vagas.

37. Technische Universität Dresden

Proficiência linguística exigida: Exame de Alemão do CENEX – FALE – mínimo 70 pontos, ou comprovação de conhecimento de Alemão em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B1, B2, C1 ou C2.

Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Geografia, Geologia (Geodésia e Geoinformação), Matemática, Sistemas de Informação.

Vaga: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: abril de 2014 a agosto de 2014: 2 (duas) vagas;

outubro de 2014 a fevereiro de 2015: 2 (duas) vagas.

38. Universität Augsburg

Proficiência linguística exigida: Exame de Alemão do CENEX – FALE – mínimo 70 pontos, ou comprovação de conhecimento de Alemão em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B1, B2, C1 ou C2.

Cursos: Administração, Antropologia, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências do Estado, Ciências Sociais, Comunicação Social, Controladoria e Finanças, Direito, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras/Alemão, Matemática, Música, Pedagogia e Sistemas de Informação.

Vagas: 6 (seis) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: abril de 2014 a setembro de 2014: 3 (três) vagas;

outubro de 2014 a março de 2015: 3 (três) vagas.

39. Universität Clausthal

Proficiência linguística exigida: Exame de Alemão do CENEX – FALE – mínimo 70 pontos, ou comprovação de conhecimento de Alemão em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B1, B2, C1 ou C2.

Cursos: Ciência da Computação, Engenharia Ambiental (Ciências Ambientais), Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica, Geologia, Sistema de Informação e Química e Química Tecnológica.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Período: março de 2014 a julho de 2014: 2 (duas) vagas;

outubro de 2014 a fevereiro de 2015: 2 (duas) vagas.

40. Leibniz Universität Hannover

Proficiência linguística exigida: Exame de Alemão do CENEX – FALE – mínimo 70 pontos, ou comprovação de conhecimento de Alemão em um dos seguintes níveis do “European Framework of Reference for Languages”: B2, C1 ou C2.

Cursos: Arquitetura, Artes Visuais, Ciência dos Alimentos, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia

Aeroespacial, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Filosofia, Geografia, Geologia, História, Letras/Alemão, Letras/Linguística, Pedagogia e Tecnologia em Radiologia.

Vagas: 4 (quatro) vagas com duração de um semestre acadêmico cada uma.

Referências

Documentos relacionados

Paciente C apresentou no início do estudo força muscular de flexores de joelho direito grau 3 e extensores de joelho direito grau 3, e ao final do estudo obteve melhora de

Cursos: Direito, Arquitetura, Química, Biomedicina, Medicina Veterinária, Medicina, Odontologia, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia

A DE Graduação em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil ou Agronomia ou Zootecnia ou Áreas Afins, e Mestrado em Engenharia Agrícola ou Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia

A análise do comportamento de oito espécies e procedências de Eucalyptus spp em onze localidades dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, em função de variáveis

Instalar o Endpoint Security e o McAfee Agent Confirmar a proteção do sistema e ver ameaças Criar e atribuir uma política.. Instalar o Endpoint Security e o

Administração CR Arquitetura e Urbanismo CR Ciência Política CR Ciências Biológicas CR Ciências Contábeis CR Design Gráfico CR Direito CR Engenharia Civil CR Engenharia

Dessa forma, numa sociedade que se percebe cada vez mais multicultural, cuja “pluralidade de culturas, etnias, religiões, visões de mundo e outras dimensões das identidades

Chicken satay | Peanut sauce | Leek stir-fried rice.. Pad Thai