• Nenhum resultado encontrado

Tecnologia da Informação. Softwares. Universidade Estadual de Goiás. Prof. Elisabete Tomomi Kowata

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tecnologia da Informação. Softwares. Universidade Estadual de Goiás. Prof. Elisabete Tomomi Kowata"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)Universidade Estadual de Goiás Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas de Anápolis Curso de Administração.  Tecnologia da Informação . Softwares. Prof. Elisabete Tomomi Kowata betetk2010@gmail.com.

(2) Roteiro . O computador: Software   . Introdução Linguagens de Programação Categoria de Software    . . . Software básico Software de suporte (apoio) Software aplicativo Software aplicativo específico Softwares de automação. Visão geral do software e seus recursos 2.

(3) O computador: Software . Computador: . Recurso composto de duas partes:  . a parte física (hardware) a parte lógica (software). 3.

(4) O computador: Software. COMO USUFRUIR DO POTENCIAL EXISTENTE NO HARDWARE?. 4.

(5) O computador: Software . . Operacionalização que o software admite está baseada em “programas”. Programas são sequências de atitudes lógicas (passos) a serem tomadas em cada situação previamente determinada.. 5.

(6) O computador: Software . . Por trás do software estão as chamadas Linguagens de programação. Linguagens de programação são regras básicas que permitem a melhor integração e buscam o ótimo relacionamento entre o software, o hardware e também o peopleaware (pessoas) em questão.. 6.

(7) O computador: Software . Linguagem de programação . Instrução  . . Operação Operando.. Instrução é a base de todas as linguagens de programação. 7.

(8) O computador: Software Linguagem de programação . Operação: diz respeito à indicação da atitude a ser tomada, ou até da ação a ser executada. . . Ex.: somar, dividir, multiplicar, gravar, ler etc.. Operando: o elemento que informa onde se dará a ação, ou até um item cujo conteúdo será modificado. . Ex.: arquivo vendas, registro 52, número 12 e número 34, campo 4 etc. 8.

(9) O computador: Software Linguagem de programação . Podem ser divididas em:    . Linguagem de máquina Linguagem de baixo nível Linguagem de alto nível Linguagem de altíssimo nível. 9.

(10) O computador: Software . Linguagem de programação. 10.

(11) O computador: Software Linguagem de programação . Os níveis de linguagens . Elo de ligação entre o usuário final e a máquina. Elo de ligação homem-máquina. Linguagem de Alto nível Linguagem de baixo nível. 11.

(12) O computador: Software Linguagem de programação . Linguagem de máquina    . É a mais próxima da máquina; É a própria linguagem com a qual a máquina trabalha; Somente essa linguagem consegue enviar instruções ao processador; Entra o tradutor (programa capaz de efetuar a conversão do código/programa gerado pelo conjunto de regras que determina uma linguagem.. 12.

(13) O computador: Software Linguagem de programação . Linguagem de baixo nível   . . Ainda bem próxima da linguagem usada pela máquina; Possui alguns artifícios que a torna mais acessível ao usuário; O programador deve conhecer bem, tecnicamente, o equipamento que estará programando para dele extrair o maior benefício possível; Exemplo: Assembler.. 13.

(14) O computador: Software Linguagem de programação . Linguagem de alto nível  . .  . Acessível ao ser humano; Constituem-se de regras e códigos mais próximos da linguagem natural do ser humano; Não exigem alto grau de conhecimento das características técnicas do equipamento; Possuem códigos mais “padronizados”; Exemplo: Cobol, Fortran etc.. 14.

(15) O computador: Software . Linguagem de programação:. 15.

(16) O computador: Software Linguagem de programação . Linguagem de altíssimo nível ou “Amigas do Usuário”   . . Linguagens de programação muito mais acessíveis ao ser humano; Grau de simplicidade com que as “instruções” são constituídas; Não requer o mínimo conhecimento sobre as características técnicas do equipamento; Utilizam-se de maior quantidade de recursos de hardware se comparada a outras linguagens para a realização de uma tarefa.. 16.

(17) O computador: Software Linguagem Orientadas para o objeto . . Enfoque nos objetos (Concretos e abstratos);  (Ex.: triângulo, quadro, tabela, arquivo, dado, informação, lucro, vendas etc); O programa consegue aproximar-se mais do “mundo” que está pretendendo modelar, a reutilização do objeto, a interatividade.. 17.

(18) O computador: Software Processo de tradução de um programa. Código fonte. Biblioteca (compilação). Código objeto. Biblioteca (link-edição). Executável. 18.

(19) O computador: Software. COMO ESCOLHER ENTRE AS VÁRIAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO EXISTENTES E DISPONÍVEIS?. 19.

(20) O computador: Software. A ESCOLHA DÁ-SE PRINCIPALMENTE EM FUNÇÃO DO PROBLEMA QUE SE ESTÁ PRETENDENDO SOLUCIONAR E DOS RECURSOS QUE SE DISPÕE TANTO EM TERMOS DE PROGRAMADORES QUANTO EM TERMOS DE EQUIPAMENTOS.. 20.

(21) O computador: Software Categorias de software     . Software básico Software de suporte / apoio Software aplicativo Software aplicativo específico Softwares de automação. 21.

(22) O computador: Software . Software básico .  . . Exerce o papel de tomar o primeiro contato com o hardware, ou seja, é a primeira “interface” com a máquina; Realiza o elo de ligação entre a máquina e os demais softwares; São programas/rotinas que realizam as tarefas mais próximas ao equipamento, como administração/controle básico de seu funcionamento (por exemplo: testes de funcionamento das memórias etc); Gerência básica dos demais softwares (em nível de execução por parte do processador), carregamento e partida, tradução da lógica ao processador principal, administração do “estado” dos demais itens da configuração etc; 22.

(23) O computador: Software . Software básico  . . . Possui forte vínculo com o hardware; O próprio fabricante do equipamento (na maioria dos casos) gera uma variedade de softwares básico, com o objetivo de extrair o maior benefício possível do referido equipamento. Exemplos: Sistemas Operacionais; compiladores, loader (carregador); interpretadores; tradutores; link-editores etc; Demanda alto nível de conhecimentos técnicos (específicos) do equipamento;  Por isso é, na maioria dos casos, comprado ou alugado. 23.

(24) . Software básico (sistemas operacionais).

(25) . Software básico (compiladores).

(26) . Software básico (compiladores).

(27) O computador: Software . Software de suporte (apoio) . . Programas capazes de administrar as aplicações efetuadas em determinada configuração, de maneira mais próxima do usuário (mais aparente para ele). Exemplos:  Software de suporte à configuração: softwares gerenciadores de rede de computadores, os que controlam os espaços de memória em disco por usuário, periféricos disponíveis para trabalho etc.  Software de apoio à segurança da configuração (senhas, controle de acesso etc.  Utilitários (testes, diagnóstico etc).. 27.

(28) . Software de suporte (apoio). Gerenciador de redes de computadores.

(29) . Software de suporte (apoio). Software de diagnóstico de PC..

(30) . Software de suporte (apoio). Software de apoio à segurança da configuração.

(31) O computador: Software . Software aplicativo . . . Voltados para um objetivo previamente definido, porém com menor grau de abrangência, ou seja, determinado tipo de necessidade do usuário de informática (mais focalizado); Possuem capacidade de solucionar um universo restrito de problemas. Exemplos:  Processamento de textos, editoração de textos, gerenciamento de banco de dados, planilhas de cálculos, gerenciamento de edição de gráficos etc.. 31.

(32) . Software aplicativo.

(33) O computador: Software . Software aplicativo específico . . A característica principal está nos objetivos estrita e claramente definidos, bem como em seu campo de atuação, em termos de soluções oferecida, bem reduzido, porém mais aprofundado e, assim, moldado às necessidades específicas de determinado usuário. Exemplos:  Sistemas de contabilidade, de folha de pagamento, de controle de estoques, de orçamento etc.. 33.

(34) . Software aplicativo específico. Sistema de folha de pagamento.

(35) . Software aplicativo específico. Sistema de folha de pagamento.

(36) . Software aplicativo específico. Sistema de Contabilidade.

(37) O computador: Software . Softwares de automação  . . . Tratam as automações industriais, comerciais e de serviços; Automação industrial: coletores e controladores eletrônicos lógicos e programáveis (PLC), controles numéricos por computador (CNC), pneumáticos, sensores, desenhos auxiliados por computador (CAD), processos fabris auxiliados por computador (CAM) etc. Automação comercial: caixas registradoras, PDVs (terminais de pontos de venda), impressoras de cheques, códigos de barras, leitoras ópticas, balanças eletrônicas etc. Automação de serviços: sistema de controle de documentação e imagens, sistemas de atendimento, contatos, agências bancárias, sistemas de desenhos, arquitetura e engenharia etc. Utilizado para otimizar serviços específicos de determinadas empresas. 37.

(38) . Software de automação industrial.

(39) . Software de automação comercial.

(40) . Software de automação de serviços.

(41) Visão geral do software e seus recursos APLICATIVOS do Negócio (fonte e/ou executável). LINGUAGENS de Programação. OFFICE - Editor de textos - Planilha Eletrônica - Apresentação - Banco de Dados. UTILITÁRIOS -Cópia - Antivírus - Compactadores - Desfragmentadores - Internet e Intranet. AUTOMAÇÃO -Processos -Procedimentos. Rede Sistema Operacional Fonte: REZENDE & ABREU, p. 63, 2013. 41.

(42) Referência Bibliográfica  CORNACHIONE Jr., Edgard B. Informática aplicada às áreas de Contabilidade,. Administração e Economia. 3. ed., São Paulo: Atlas, 2001. 306 p.  REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação:. aplicada a sistemas de informação empresariais. 9. ed., São Paulo: Atlas, 2013.  STAIR, Ralph M. Princípios de Sistemas de Informação: uma abordagem. gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 1999.. 42.

(43)  Dúvidas?  betetk2010@gmail.com. 43.

(44)

Referências

Documentos relacionados

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

adquiridos que não pertencem à padronização do hospital Aquisição de materiais hospitalares. Planilha - Indicadores

Este Termo de Referência não tem por finalidade tratar da formatação do Produto Turístico, e sim proporcionar aos empresários e gestores do circuito o conhecimento dos aspectos que

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Para separação de água/óleo a membrana recoberta internamente com filme de PEBD contendo 5% de argila organofílica em peso se mostrou mais seletiva do que a

Recomendado para o revestimento adesivo dos materiais porosos de grande formato que necessitem de elevada aderência e película protetora para evitar o rasgamento. durante

Os campos medios do vento nos altos niveis para os meses posteriores (FMAM) mostraram a presenca de um VCAN sobre o Nordeste em fevereiro no composto seco, enquanto que no

Evacuar imediatamente a área do derramamento ou vazamento, em todas as direções, num raio de pelo menos 15 m (consultar a Tabela de Distância de Evacuação. Se o nome do produto for