• Nenhum resultado encontrado

EDITAL - PROGRAMA DE MENTORIA PASSEI! Seleção Mentores e Mentorados 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL - PROGRAMA DE MENTORIA PASSEI! Seleção Mentores e Mentorados 2017"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL - PROGRAMA DE MENTORIA PASSEI!

Seleção Mentores e Mentorados 2017

1. Sobre o PASSEI!

O PASSEI! é um programa de mentoria online que visa a conectar universitários (mentores) a estudantes de escolas públicas brasileiras que queiram ingressar em uma instituição de ensino superior nacional (mentorados).

O objetivo primordial deste programa de mentoria é empoderar congnitivamente e emocionalmente estudantes de ensino médio, ou recém formados, de escolas públicas para o sucesso no vestibular.

Para tanto, durante o programa os mentorados terão suporte acadêmico para resolver questões de vestibular, sanar dúvidas de determinados conteúdos do Ensino Médio e desenvolver a capacidade de produção textual. Além disso, tanto mentores quanto mentorados terão um conteúdo dividido em módulos para o desenvolvimento de competências emocionais importantes não só para o processo de vestibular, mas também para o alto desempenho individual nos estudos, descrito adiante neste edital (tópico 3).

2. ​Proposta do Programa de Mentoria

Serão selecionados até ​50 mentores e ​50 mentorados ​para participarem do ciclo de mentoria em 2017. A cada mentorado será designado um mentor, que o acompanhará durante ​oito meses (Abril/2017 até Novembro/2017) e o auxiliará a suprir suas dificuldades nas disciplinas abrangidas nos vestibulares com ​sessões semanais de 1 hora via videoconferência​. Além disso, durante esse período, serão disponibilizados conteúdos desenvolvidos pela equipe do PASSEI! abordando aspectos cognitivos e emocionais que norteiem a mentoria e catalisem o desenvolvimento do vestibulando rumo à sua vaga na universidade. No início do programa e na primeira semana de cada módulo serão realizadas ​sessões obrigatórias de capacitação via Google Hangouts​, totalizando 10 Hangouts ao final do ciclo de mentoria.

(2)

3. Conteúdos

O programa de mentoria consiste em 8 módulos de 4 semanas E 1 módulo de 2 semanas. Cada módulo foi pensado de forma a abordar as habilidades emocionais e cognitivas fundamentais a todo estudante. Os tópicos se baseiam em livros e artigos científicos acerca do seu tema principal e a bibliografia de cada tema será disponibilizada à cada módulo.

São eles:

1. Autorresponsabilidade: cultivar no mentorado o protagonismo em seus estudos desenvolvendo a percepção de que o resultado desejado no processo seletivo depende de suas ações realizadas cotidianamente em prol desse objetivo.

2. Planejação: desenvolver a habilidade planejar o cotidiano de forma a organizar o tempo de estudos e ao mesmo tempo transformar esse planejamento em ações necessárias para o sucesso no vestibular.

3. Métodos de estudo: auxiliar o mentorado a conhecer-se mais e melhor e determinar qual o melhor método de aquisição de conhecimentos, de forma a otimizar os estudos para o vestibular.

4. Sistematicidade: desenvolver a habilidade de lidar não só com os estudos propriamente ditos, mas todos os pilares da vida que devem estar alinhados para alcançar-se o resultado no vestibular.

5. Foco: aperfeiçoar a habilidade de manter-se focado no momento dos estudos e durante o ano de preparação para o vestibular.

6. Revisão de conteúdo

​ : revisar o conteúdo já aprendido até então e,

concomitantemente, continuar aprendendo novos conteúdos para o vestibular. 7. Estratégias de resolução de provas:

​ otimizar a resolução de provas de forma

estratégica, inteligente e em tempo viável. 8. Crenças:

​ incentivar o equilíbrio emocional durante os estudos e, principalmente,

durante a realização do vestibular ao fortalecer crenças internas. 9. Módulo final

(3)

4. Cronograma e Funcionamento do Programa

O programa é composto de 9 módulos de mentoria que consistirão em 35 sessões obrigatórias de videoconferência entre mentor e mentorado de 1 hora semanalmente. Além disso, os mentores participarão de capacitação via Google Hangouts com a equipe do PASSEI! no início do programa e no sábado anterior a cada módulo (exceto pelo módulo 01). Serão 10 sessões de capacitação no total. O ciclo de mentoria se iniciará no dia 03 de abril de 2017** com a primeira capacitação geral de mentores e mentorados, e o Módulo 01 se iniciará nessa mesma semana. As atividades seguirão o seguinte calendário:

ABRIL MAIO JUNHO JULHO

​ AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO

**As datas aqui apresentadas estão sujeitas à modificações durante o ciclo de mentoria. Em caso de alterações, mentores e mentorados serão avisados com bastante antecedência.

(4)

5. Pré-requisitos para candidatura de mentorados:

● Estar matriculado em 2017 no último ano do Ensino Médio de uma escola pública brasileira ou ter se formado no Ensino Médio em uma escola pública brasileira no ano de 2016, tendo realizado os demais anos do Ensino Médio também em instituições públicas.

● Ter a disponibilidade semanal de realizar uma videoconferência online (Skype ou Hangout) a partir da primeira semana de abril até a última semana de Novembro (27/11-03/12);

● Inscrever-se em 2017 em algum processo seletivo/vestibular para o ingresso em uma instituição de ensino superior brasileira.

● Ter número de celular disponível para contato caso necessário. De forma geral, o PASSEI! busca em seus mentorados:

● Um rendimento acadêmico acima de 70% durante o Ensino Médio;

● Necessidade de auxílio para o desenvolvimento de alto desempenho acadêmico e emocional para o vestibular;

● Motivação e comprometimento para participar de todas as sessões de mentoria.

6. Pré-requisitos para candidatura de mentores:

● Estar matriculado em curso de graduação em uma instituição de ensino superior brasileira durante o ano de 2017;

● Ter a disponibilidade semanal de realizar uma videoconferência online (Skype ou Hangout) a partir da última semana de Março (27/03-02/04) até a última semana de Novembro (27/11-03/12);

● Motivação a ajudar estudantes provenientes de escolas públicas a entrar em universidades brasileiras.

● Ter número de celular disponível para contato caso necessário. O PASSEI! busca em seus mentores:

(5)

● Comprometimento em participar de todas as sessões de mentoria;

● Motivação para se desenvolver emocionalmente e cognitivamente durante o programa;

● Motivação para ajudar ​voluntariamente um estudante proveniente de uma escola pública brasileira a passar no vestibular.

7. Processo seletivo

As inscrições para o ciclo de mentoria estarão abertas entre os dias 14 e 28 de março de 2017, podendo ser prorrogadas a critério da Equipe PASSEI!. A seleção se dará por meio de duas fases online, uma primeira fase de identificação do mentor/mentorado e uma outra consistindo de entrevista por videoconferência (Skype ou Google Hangout) de até 20 minutos com um membro da Equipe do PASSEI!. O horário das entrevistas será marcado previamente entre os mentores e mentorados selecionados e a equipe do PASSEI!.

Etapas:

1ª Fase: consiste no preenchimento de um formulário referente a informações pessoais pertinentes à seleção e a motivação do candidato. Objetiva conhecer o candidato de forma sucinta para determinar se ele preenche os requisitos necessários à participação na mentoria, com base em critérios objetivos e subjetivos.

● bit.ly/mentoradospassei (Link de inscrição para mentorados) ● bit.ly/mentorespassei (Link de inscrição para mentores)

2ª Fase: consiste em entrevista via videoconferência com um membro da Equipe PASSEI!. Objetiva identificar se o candidato se adequada ao perfil procurado pelo programa de mentoria. As perguntas e respostas da entrevista serão sigilosas e somente a Equipe PASSEI! terá acesso a ela.

As etapas do processo ocorrerão de maneira concomitante: as entrevistas acontecerão à medida que os candidatos passarem da primeira fase, podendo ser realizadas ainda dentro do período de inscrição do programa.

A Equipe PASSEI! se reserva o direito e a responsabilidade de selecionar os mentores e mentorados com base em critérios internos.

(6)

8. Compromissos dos Mentorados

Ao aceitar a vaga de mentoria, o mentorado se compromete a:

● Ter como objetivo primordial no ano de 2017 ser aprovado em uma universidade brasileira;

● Inscrever-se em pelo menos um vestibular brasileiro durante o ano de 2017; ● Participar de 35 sessões de mentoria via videoconferência com seu mentor

designado, com duração de 1 hora cada;

● Realizar as atividades propostas em cada módulo dentro do prazo proposto; ● Participar dos 9 Hangouts de capacitação com a Equipe PASSEI! durante o ciclo

de mentoria;

● Preencher os formulários de avaliação da mentoria dentro do prazo proposto; ● Responder a equipe do PASSEI! quando procurado pelos meios de contato

disponibilizados.

● Não divulgar o conteúdo disponibilizado pela equipe do PASSEI! para pessoas não participantes do ciclo de mentoria correspondente.

O não cumprimento de 2 desses pontos durante o ano sem justificativa apropriada resultará na exclusão do mentorado do programa PASSEI! 2017.

9. Compromissos dos Mentores

Ao aceitar se tornar mentor PASSEI!, o universitário se compromete a:

● Participar de 35 sessões de mentoria via videoconferência com seu mentorado designado, com duração de 1 hora cada;

● Seguir a estrutura básica e cumprir as atividades mínimas de cada sessão de mentoria;

● Estar atento ao desenvolvimento de seu mentorado, esforçando-se para auxiliá-lo da melhor forma possível;

● Realizar as atividades propostas em cada módulo dentro do prazo proposto; ● Participar dos 10 Hangouts de capacitação com a Equipe PASSEI! durante o ciclo

de mentoria;

● Preencher os formulários de avaliação da mentoria dentro do prazo proposto; ● Responder a equipe do PASSEI! quando procurado pelos meios de contato

(7)

● Não divulgar o conteúdo disponibilizado pela equipe do PASSEI! para pessoas não participantes do ciclo de mentoria correspondente.

O não cumprimento de 2 desses pontos durante o ano sem justificativa apropriada resultará na exclusão do mentorado do programa PASSEI! 2017.

10. Compromissos da Equipe PASSEI!

A Equipe do PASSEI! 2017 se compromete a:

● Disponibilizar o conteúdo necessário para que mentores e mentorados desenvolvam os 9 módulos de forma satisfatória;

● Disponibilizar a bibliografia referente aos módulos;

● Realizar as 10 sessões de capacitação dos mentores por Google Hangouts; ● Realizar as 9 sessões de capacitação dos mentorados por Google Hangouts; ● Avisar com antecedência caso ocorram alterações no calendário aqui mostrado; ● Acompanhar o desenvolvimento dos mentores e mentorados;

● Estar disponível para resolver possíveis problemas e/ou imprevistos.

11. Datas principais:

14 de março de 2017 Início das inscrições para mentores e mentorados 18 de março de 2017 Início das entrevistas online para mentores e mentorados 28 de março de 2017 Data final para inscrição na primeira fase do processo seletivo 31 de março de 2017 Fim do processo seletivo e data final de entrevistas.

Contato com o PASSEI!

Durante todo o processo seletivo, o PASSEI! estará aberto a dúvidas e esclarecimentos por sua página no facebook (http://facebook.com/passeibr) e por email (selecao@plataformapassei.com.br), assim como a equipe de seleção do PASSEI!

(8)

entrará em contato com todos os candidatos pelo email

(9)

Referências

Documentos relacionados

• “…Se puder verificar equipes incompletas no início da próxima aula seria uma mão

To control scope, we need to manage a list of tasks... To control time, we need to manage

• Scenarios should verify that desired traces can be observed by testing the application.. Create interface when little functionality

Rule of Least Surprise: In interface design, always do the least surprising thing.. Rule of Silence: When a program has nothing surprising to say, it should

Corrente Convencional de Não Funcionamento – Inf Valor estipulado da corrente para o qual o fusível não deve fundir durante o tempo convencional. Corrente Convencional

Nunca se falou tanto na necessidade de se preservar o meio ambiente, como requisito essencial de existência para a própria raça humana. As espécies existentes

Coisa julgada formal e material (arts. Inadimplemento contratual que não produzira reflexos negativos perante terceiros. Situação insuscetível de gerar rasura a

Em contrapartida, não podemos desconsiderar que o princípio ativo da cannabis sativa, o THC, seria de importante contribuição na medicina e também levaremos em