• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE AULA FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO E CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM. Tema: Metodologia Diale tica em Sala de Aula - Texto de VASCONCELLOS, Celso dos S.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE AULA FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO E CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM. Tema: Metodologia Diale tica em Sala de Aula - Texto de VASCONCELLOS, Celso dos S."

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

PLANO DE AULA

FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO E CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM

Tema: Metodologia Dialética em Sala de Aula - Texto de VASCONCELLOS, Celso dos S.

Local: Plataforma Google Meet - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Disciplina: ERM5780 – Docência no Ensino da Saúde: saberes e práticas.

Docentes responsáveis: Alef Diogo da Silva Santana, Beatriz Boleta Fernandes, Brener Santos Silva, Isabela Zaccaro Rigolin, Julyana Calatayud Carvalho e Laleska Andres Costa Santos.

Período: 2º semestre de 2020

Nº Alunos: 35 alunos

Duração da aula: 90 minutos

Objetivo Geral

Refletir sobre as metodologias de ensino na construção do processo ensino aprendizagem e a relação professor aluno nesse contexto.

Objetivos Específicos

1. Identificar as diferentes metodologias de ensino;

2. Discutir o papel da escola, professor e aluno no processo ensino-aprendizagem frente a inserção social.

Rever esses verbos, parecem mais estratégias do que objetivo, não é? Quanto aos objetivos, eles refletem o conteúdo que será trabalhado?

Conteúdos

- Metodologia expositiva e a educação como transmissão; - Metodologia dialética:

(2)

➔ Momentos: Síncrese, Análise e Síntese;

➔ Dimensões: Mobilização para o conhecimento (motivação dos alunos, papel do educador), Construção do Conhecimento (problematização e criticidade), Elaboração da Síntese do Conhecimento (materialização e objetivação - sistematização dos conhecimentos adquiridos);

➔ Função social da escola, professor e aluno no contexto ensino aprendizagem;

Modalidade didática: Estudo de casos; Discussão; Quiz interativo; “Brain storm”. (Onde será trabalhado? Não identificamos em que momento foi pensado no Plano)

Recursos utilizados: Plataforma Google Meet; Celular; Notebook; Kahoot!; Woo Clap.

Local de desenvolvimento da aula: Plataforma Google Meet (Via remota).

Descrição da atividade Atividade anterior à aula

1. Encaminhar um e-mail convidativo apresentando os docentes para os alunos, com o link da aula, informando a divisão dos grupos. Enviar também os links de cada reunião dos subgrupos, reforçar a importância da leitura do texto, verificar a possibilidade de utilizarem o celular e o computador durante aula para realização das atividades propostas. Lembrá-los de entrar 5 minutos antes do início da aula, que começa às 14h30. 2. Entrar em contato pelo grupo de WhatsApp da turma e perguntar se todos receberam o e-mail sobre a possibilidade de utilizar o computador e o celular durante a aula, para realização das atividades. Pedir confirmação através da resposta “ok” no próprio grupo do WhatsApp.

Atividade 1 (15 minutos) - 14h30 às 14h45

1. Acolhimento dos alunos (Boas vindas, música de fundo volume baixo); 2. Apresentação do tema com os objetivos e o cronograma da aula.

3. Pedir para que os alunos entrem no e mail e para que cliquem no link da reunião dos subgrupos (enviados anteriormente).

(3)

4. Dar orientações e retirar as dúvidas (eventuais).

Atividade 2 (30 minutos) - 14h46 às 15h15 1. Leitura e discussão do caso nos subgrupos.

2. Síntese dos aspectos positivos e negativos do papel do seu personagem (aluno, professor, diretor) no contexto do processo ensino-aprendizagem e propor melhorias para a situação. (Apontar no máximo 4 pontos).

Atividade 3 (30 minutos) - 15h16 às 15h45 3. Voltar ao grupo maior com todos os alunos.

4. Leitura do caso 1 pelo Woo Clap - feita pelo coordenador do grupo (2 min). 5. Discussão sobre a visão dos alunos e professores do caso- Grupo 1 e 2 (8 min) 6. Leitura do caso 2 pelo Woo Clap - feita pelo coordenador do grupo (2 min) 7. Discussão sobre a visão dos alunos e professores do caso 2- Grupo 3 e 4 (8 min) 8. Leitura caso 3 pelo Woo Clap - feita pelo coordenador do grupo (2 min)

9. Discussão sobre a visão da diretoria da escola (Instituição) (4 min) - Grupo 5 10. Fechamento com os docentes (4 min);

Será que os conteúdos serão trazidos a contento pelos grupos? O tempo será suficiente? Três casos diferentes não podem dispersar mais e ocupar mais tempo? Como o professor pode proceder?

Atividade 4 (15 minutos) - 15h45 às 16h

1. Quiz interativo (10 questões) através da plataforma Kahoot! (www.kahoot.it). Quais as questões? Elas contribuirão para a aprendizagem dos alunos?

Avaliação

O tipo de avaliação adotada nesta aula será processual e formativa e se dará no decorrer de toda a aula. Através da leitura prévia do texto base, das discussões nos subgrupos, da plenária com todos os alunos e do quiz interativo será possível avaliar a aproximação da turma com o objeto de estudo, a construção do conhecimento, a síntese das ideias e a capacidade dos alunos de solucionarem as situações problemas propostas. Os docentes serão responsáveis por auxiliar e nortear todas as discussões, principalmente nos subgrupos. Também realizarão a avaliação individual dos alunos a respeito da leitura prévia do texto, compreensão do conteúdo,

(4)

capacidade de síntese e organização das ideias, trabalho em equipe e aplicabilidade do conhecimento em situações práticas. (A avaliação individual dos alunos será possível? Como? Tem algum instrumento de avaliação?).

Referências:

1. VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).

2. ZABALA, A. A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem: instrumentos de análise. In: ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. 1.ed.reimpr. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 27-52

Anexos

Anexo 1- Lista com emails e divisão dos grupos

Grupo 1

Mediador: Alef

1. Ana Luiza Martins de Moura <ana.luiza.moura@usp.br>, 2. Beatriz Molina Carvalho

3. Christefany Régia Braz Costa <christefany.costa@usp.br>, 4. Cíntia Maria Rodrigues <cintiamaria@usp.br>,

5. Corina Milagro Mosqueira Taipe <corina.mosqueira@usp.br>, 6. Edison Vitório de Souza Júnior <edison.vitorio@usp.br>, 7. Fernanda Daniela Dornelas Nunes <fernandanieladn@usp.br>,

Grupo 2

Mediador: Beatriz

1. Graciano Almeida Sudré <gracianosudre@usp.br>, 2. Iago Orleans Pinheiro Monteiro <orleansiago@usp.br>,

3. Igor Henrique Teixeira Fumagalli <igorfumagalli@hotmail.com>, 4. Jennifer Midiani Gonella <jennifer.gonella@usp.br>,

5. José Francisco Martoreli Júnior <jose.martoreli@usp.br>, 6. Kisa Valladao Carvalho <valladaokisa@gmail.com>,

(5)

7. Laíse Escalianti Del'Alamo Guarda <laise.escalianti@usp.br>,

Grupo 3

Mediador: Brener

1. Leonardo Nantes Jacomino <leonardo.jacomino@usp.br>, 2. Lise Maria Carvalho Mendes <lisedemendes@gmail.com>, 3. Lívia Barrionuevo El Hetti Fuentes <liviaelhetti@hotmail.com>, 4. Gabriela Gonçalves Amaral <g.amaral@usp.br>,

5. Marcela Antonini <marcela.antonini@usp.br>, 6. Marcio Souza dos Santos <marciosouza@usp.br>, 7. Mariana Cristina Ferraz da Silva <mcferraz@usp.br>,

Grupo 4

Mediador: Isabela

1. Mariana Kiev Silva Favaretto <marifavaretto@usp.br>, 2. Melisane Regina Lima Ferreira <melisanerlf@usp.br>,

3. Michelle de Oliveira Guimarães <michelleguimaraes@usp.br>, 4. Nathália Lázaro Rocha <nathalialazarorocha@usp.br>,

5. Priscila Norié de Araujo <priscila.araujo@usp.br>,

6. Rafael Aparecido Dias Lima <rafael.aparecido.lima@usp.br>, 7. Raphael Henrique Gomes da Costa <raphaelhgc@usp.br>,

Grupo 5

Mediador: Laleska

1. Renata Paula Fabri <renatafabri@usp.br>,

2. Sérgio Renato Macedo Chicote <sergiochicote@usp.br>, 3. Tamires de Assis Vasconcellos Prado <tamires.prado@usp.br>, 4. Thaís Oliveira da Silva <thaisoliveiradasilva@usp.br>

5. Túlio Gustavo do Prado Freitas <tulioprado@usp.br>,

6. Vanessa dos Santos Ribeiro <vanessa.santos.ribeiro@usp.br>, 7. Vilson Donizete Matias <vilsonmuzambinho@gmail.com>,

(6)

Anexo 2 - Estudo de caso 1 (metodologia tradicional): Grupo 1 - aluno; Grupo 2 - professor ESTUDO DE CASO I

H.M, 42 anos, professor de artes do ensino fundamental com 15 anos de experiência na área, leciona há 10 anos na Escola Estadual Campos Elíseos, situada em bairro próximo ao centro de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e é considerada uma escola referência. Atualmente, o Prof. H.M leciona para o oitavo ano. A turma é considerada cooperativa, participativa e é composta por 20 alunos, que possuem diversificados aspectos socioeconômicos e culturais. O professor costuma ser rigoroso com horários de início e término das aulas. Assim, os alunos que não seguem os horários estabelecidos são encaminhados para a sala da diretoria. O mesmo acontece quando os alunos são vistos utilizando o celular durante suas aulas. Durante os encontros com os alunos, o Prof. H.M costuma levar obras de diversos artistas para discussão em sala. Ele tem pouco tempo para essa dinâmica, e por isso aponta todas as características de cada obra. Certo dia, o Prof. H. M levou um filme clássico sobre a Arte Rupestre, e pediu que eles entregassem uma resenha crítica sobre o mesmo. Durante toda a aula, notou que os alunos dormiam e poucos conseguiram entregar a atividade. Aqueles que entregaram tiveram boas notas. Grande parte desses, copiou a sinopse do filme, além de plagiar trechos da internet. Como a maioria não entregou a atividade solicitada e não “comprava” as ideias propostas pelo Prof. H.M, então ele adotou a prova discursiva como método de avaliação. Durante a aplicação da prova final, o Prof. H.M percebeu que três alunos estavam “colando” e por isso os encaminhou para a sala da diretoria. É importante ressaltar que esses três alunos são considerados ótimos discentes. Ao corrigir as provas, o Prof. H.M percebeu que a turma alcançou boas médias nessa avaliação e por isso está satisfeito com seu rendimento enquanto docente.

Grupo 1: Diante do caso apresentado, com base nos seus conhecimentos e experiências prévias e sob a luz do texto base lido anteriormente, você enquanto aluno deverá expor quais foram suas dificuldades e como se deu sua aprendizagem no decorrer desta matéria. Lembre-se de apontar aspectos positivos e negativos do seu papel no contexto do processo ensino-aprendizagem e propor sugestões para melhorar esta situação.

Grupo 2: Diante do caso apresentado, com base nos seus conhecimentos e experiências prévias e sob a luz do texto base lido anteriormente, você enquanto professor deverá refletir sobre o

(7)

seu papel docente no contexto do ensino-aprendizagem vivenciado nessa sala de aula. Lembre-se de apontar aspectos positivos e negativos da sua atuação e propor sugestões para melhorar o processo ensino-aprendizagem.

Anexo 3 - Estudo de caso 2 (metodologia dialética): Grupo 3 - aluno; Grupo 4 - professor ESTUDO DE CASO II

F.G, 49 anos, professor de história do ensino fundamental com 19 anos de experiência na área, leciona há 14 anos na Escola Estadual Campos Elíseos, situada num bairro próximo ao centro de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e é considerada uma escola referência. Atualmente, o Prof. F.G leciona para o oitavo ano. Essa turma é considerada cooperativa, participativa e é composta por 20 alunos, que possuem diversificados aspectos socioeconômicos e culturais. O professor costuma chegar na sala de aula alguns minutos antes do início para colocar as cadeiras em círculo e preparar o ambiente. Quando os alunos chegam são recebidos com bom dia e convidados a falar como estão. Ao iniciar a aula, o Prof. F.G explica como será conduzida a aula do dia. Sempre inicia as atividades com perguntas do tipo: O que vocês sabem sobre o assunto? Alguém já ouviu algo sobre o tema? Após essa etapa, introduz o tema fazendo uma conexão com a realidade atual e contexto dos alunos. Durante sua explanação, o Prof. F.G é flexível e permite que haja e perguntas. Para melhor compreensão do tema, o professor utiliza ferramentas como estudos de casos, quiz interativo e dinâmicas em grupo ao ar livre. Ao finalizar as atividades, no grupo maior, o professor não leva em consideração o que foi levantado e discutido anteriormente nos grupos menores. Assim, o fechamento é sempre por conta dele, ou seja, são trazidas reflexões prontas. Como método avaliativo, o Prof. F. G utiliza alguns critérios, sendo eles participação em aula, prova escrita, seminários e quiz interativo. Apesar da metodologia utilizada, um grupo de aluno não conseguiu obter boa média nas avaliações, e por isso resolveram procurar a direção da escola. Esses alunos alegam que as atividades propostas são chatas, causam dispersão e têm pouca produtividade. Dessa forma, culpam o método utilizado. Quando questionado pela direção, o professor alega que utiliza o método participativo, que muitos alunos têm obtido boas notas e por isso está satisfeito com seu rendimento enquanto docente.

Grupo 3: Diante do caso apresentado, com base nos seus conhecimentos e experiências prévias e sob a luz do texto base lido anteriormente, você enquanto aluno deverá expor quais foram

(8)

suas dificuldades e como se deu sua aprendizagem no decorrer desta matéria. Lembre-se de apontar aspectos positivos e negativos do seu papel no contexto do processo ensino-aprendizagem e propor sugestões para melhorar esta situação.

Grupo 4: Diante do caso apresentado, com base nos seus conhecimentos e experiências prévias e sob a luz do texto base lido anteriormente, você enquanto professor deverá refletir sobre o seu papel docente no contexto do ensino-aprendizagem vivenciado nessa sala de aula. Lembre-se de apontar aspectos positivos e negativos da sua atuação e propor sugestões para melhorar o processo ensino-aprendizagem.

Anexo 4 - Estudo de caso 3: Grupo 5 - escola

ESTUDO DE CASO III

K.I.S, 45 anos, formada em pedagogia, diretora da Escola Estadual Campos Elíseos, que é referência para o Estado e está situada num bairro próximo ao centro de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, está diante de duas situações problema. Num mesmo dia chegaram dois grupos de alunos da mesma sala (8º ano do ensino fundamental) reclamando de dois professores que lecionam nesta escola há mais de 10 anos. O primeiro grupo de alunos foi encaminhado para a diretoria pelo professor de artes H.M por terem sido pegos colando na prova final. A diretora conhece muito bem esses alunos e sabe que são muito competentes e disciplinados, por isso resolveu perguntá-los sobre tudo o que aconteceu. Os alunos alegaram que sabiam que a prova aplicada iria exigir apenas uma replicação da matéria, ou seja, “decoreba”. Além disso, fizeram reclamações referente às aulas e a didática do professor. Segundo eles, o docente é muito rígido, passa filmes muito antigos, apenas ele faz observações das obras artísticas apresentadas, adota um método de ensino muito autoritário centrado apenas nele e é distante dos alunos (“não dá nem bom dia”). A diretora buscou conversar com o Prof. H.M e o mesmo justificou que os alunos não aceitavam bem a sua didática e por isso adotou medidas mais rígidas. No entanto, o professor ainda alega que a turma alcançou boas médias nessa avaliação e por isso está satisfeito com seu rendimento enquanto docente. Algumas horas depois, um outro grupo de alunos, da mesma turma, vão até a diretoria reclamar que não conseguiram obter boa média nas avaliações do professor de história, F.G, e ainda alegam que as atividades propostas por ele são chatas, causam dispersão e têm pouca produtividade. Ainda questionam a postura do professor, uma vez que ele não leva em consideração o que alunos

(9)

discutem nas atividades em grupos e não pede uma avaliação sobre como as mesmas são desenvolvidas. No entanto, os alunos relatam que o Prof. F.G tem bom relacionamento com a turma e busca propor um método de ensino diferente. Quando questionado pela direção, F.G alega que utiliza o método participativo, que muitos alunos têm obtido boas notas e por isso está satisfeito com sua atuação docente.

Grupo 5: Diante do caso apresentado, com base nos seus conhecimentos e experiências prévias e sob a luz do texto base lido anteriormente, você enquanto diretor dessa escola deverá propor soluções para estabelecer um processo ensino-aprendizagem adequado a cada situação descrita.

O que se quer com os casos? O que pode acontecer? (defesa/crítica dos professores?) Os pontos de como fazer na dialética são considerados? Como esses tópicos de mobilização ou construção do conhecimento serão trabalhados? Essa estratégia garante que quem não leu se aproxime do texto?

(10)

PLANO DE AULA

FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO E CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM

Tema: Metodologia Dialética em Sala de Aula - Texto de VASCONCELLOS, Celso dos S.

Local: Plataforma Google Meet - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)

Disciplina: ERM5780 – Docência no Ensino da Saúde: saberes e práticas.

Docentes responsáveis: Alef Diogo da Silva Santana, Beatriz Boleta Fernandes, Brener Santos Silva, Isabela Zaccaro Rigolin, Julyana Calatayud Carvalho e Laleska Andres Costa Santos. Período: 2º semestre de 2020

Nº Alunos: 35 alunos

Duração da aula: 90 minutos

Objetivo Geral

Analisar Compreender a metodologia dialética de ensino na construção do processo ensino aprendizagem e a relação professor aluno nesse contexto.

Objetivos Específicos

1. Abordar Apreender os conceitos da metodologia dialética de ensino; 2. Elucidar Identificar a metodologia dialética na prática docente;

3. Identificar Reconhecer a função social no processo ensino-aprendizagem. Conteúdos

- Metodologia expositiva e a educação como transmissão; - Metodologia dialética:

➔ Momentos: Síncrese, Análise e Síntese;

➔ Dimensões: Mobilização para o conhecimento (motivação dos alunos, papel do educador), Construção do Conhecimento, Elaboração da Síntese do Conhecimento (materialização e objetivação - sistematização dos conhecimentos adquiridos);

➔ Categorias/Critérios para a construção do conhecimento: significação, práxis, problematização, continuidade/ruptura, criticidade, historicidade, totalidade.

(11)

Recursos utilizados: Plataforma Google Meet; Celular; Notebook; Kahoot!; Woo Clap.

Local de desenvolvimento da aula: Plataforma Google Meet (via remota).

Descrição da atividade

Atividade anterior à aula

1. Encaminhar um e-mail convidativo apresentando os docentes para os alunos, com o link da aula, informando a divisão dos grupos. Enviar também os links de cada reunião dos subgrupos, reforçar a importância da leitura do texto, verificar a possibilidade de utilizarem o celular e o computador durante aula para realização das atividades propostas. Lembrá-los de entrar 5 minutos antes do início da aula, que começa às 14:30h.

2. Entrar em contato pelo grupo de WhatsApp da turma e perguntar se todos receberam o e-mail sobre a possibilidade de utilizar o computador e o celular durante a aula, para realização das atividades. Pedir confirmação através da resposta “ok” no próprio grupo do WhatsApp.

Atividade 1 (15 minutos) - 14h30 às 14h45

1. Acolhimento dos alunos (Boas vindas, música de fundo volume baixo); (Todos) 2. Apresentação do tema com os objetivos e o cronograma da aula. (A definir)

3. Introduzir brevemente o autor do texto (avaliar o conhecimento prévio da turma sobre o autor). (Isabela)

4. Dar orientações e retirar as dúvidas (eventuais). (A definir) Atividade 2 (15 minutos) - 14h45 às 15h00

1. Quiz interativo (10 questões) através da plataforma Kahoot! (www.kahoot.it). (Brener) Atividade 3 (30 minutos) - 15h00 às 15h30

1. Pedir para que os alunos entrem no e mail/whatsapp/chat e para que cliquem no link da reunião dos subgrupos (enviados anteriormente). (A definir)

2. Leitura e discussão do caso nos subgrupos.

3. Analisar a metodologia dialética de ensino adotada pelo professor no estudo de caso, abordando os momentos, dimensões e categorias/critérios da construção do conhecimento.

4. Nos 15 minutos finais o moderador deverá colocar os pontos abordados de cada categoria no Wooclap (compartilhar a tela). (Julyana)

Atividade 4 (30 minutos) - 15h30 às 16h00 5. Voltar ao grupo maior com todos os alunos.

(12)

6. Cada subgrupo terá dois relatores, que deverão apresentar a síntese de tudo que foi discutido nos subgrupos através de 7 pontos que serão apresentados em forma de “Brainstorm” (recurso utilizado: Woo Clap pela Julyana). (8 minutos para cada grupo) 7. Fechamento com os docentes (6 min). (A definir)

Avaliação

O tipo de avaliação adotada nesta aula será processual e formativa e se dará no decorrer de toda a aula. Através da leitura prévia do texto base, das discussões nos subgrupos, da plenária com todos os alunos e do quiz interativo será possível avaliar a aproximação da turma com o objeto de estudo, a construção do conhecimento, a síntese das ideias e a capacidade dos alunos de solucionarem as situações problemas propostas integrando os conceitos vistos no texto base. Os docentes serão responsáveis por auxiliar e nortear todas as discussões, principalmente nos subgrupos.

Referências:

1. VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).

2. ZABALA, A. A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem: instrumentos de análise. In: ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. 1.ed.reimpr. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 27-52.

Anexos

Anexo 1- Lista com e-mails e divisão dos grupos

Grupo 1

Mediador: Alef e Beatriz

1. Ana Luiza Martins de Moura <ana.luiza.moura@usp.br>, 2. Beatriz Molina Carvalho

3. Christefany Régia Braz Costa <christefany.costa@usp.br>, 4. Cíntia Maria Rodrigues <cintiamaria@usp.br>,

5. Corina Milagro Mosqueira Taipe <corina.mosqueira@usp.br>, 6. Edison Vitório de Souza Júnior <edison.vitorio@usp.br>, 7. Fernanda Daniela Dornelas Nunes <fernandanieladn@usp.br>, 8. Graciano Almeida Sudré <gracianosudre@usp.br>,

9. Iago Orleans Pinheiro Monteiro <orleansiago@usp.br>,

10. Igor Henrique Teixeira Fumagalli <igorfumagalli@hotmail.com>, 11. Jennifer Midiani Gonella <jennifer.gonella@usp.br>,

12. José Francisco Martoreli Júnior <jose.martoreli@usp.br>, Grupo 2

(13)

Mediador: Isabela e Laleska

1. Kisa Valladao Carvalho <valladaokisa@gmail.com>,

2. Laíse Escalianti Del'Alamo Guarda <laise.escalianti@usp.br>, 3. Leonardo Nantes Jacomino <leonardo.jacomino@usp.br>, 4. Lise Maria Carvalho Mendes <lisedemendes@gmail.com>, 5. Lívia Barrionuevo El Hetti Fuentes <liviaelhetti@hotmail.com>, 6. Gabriela Gonçalves Amaral <g.amaral@usp.br>,

7. Marcela Antonini <marcela.antonini@usp.br>, 8. Marcio Souza dos Santos <marciosouza@usp.br>, 9. Mariana Cristina Ferraz da Silva <mcferraz@usp.br>, 10. Mariana Kiev Silva Favaretto <marifavaretto@usp.br>, 11. Melisane Regina Lima Ferreira <melisanerlf@usp.br>,

12. Michelle de Oliveira Guimarães <michelleguimaraes@usp.br>, Grupo 3

Mediador: Brener e Julayana (apoio)

1. Nathália Lázaro Rocha <nathalialazarorocha@usp.br>, 2. Priscila Norié de Araujo <priscila.araujo@usp.br>,

3. Rafael Aparecido Dias Lima <rafael.aparecido.lima@usp.br>, 4. Raphael Henrique Gomes da Costa <raphaelhgc@usp.br> 5. Renata Paula Fabri <renatafabri@usp.br>,

6. Sérgio Renato Macedo Chicote <sergiochicote@usp.br>, 7. Tamires de Assis Vasconcellos Prado <tamires.prado@usp.br>, 8. Thaís Oliveira da Silva <thaisoliveiradasilva@usp.br>

9. Túlio Gustavo do Prado Freitas <tulioprado@usp.br>,

10. Vanessa dos Santos Ribeiro <vanessa.santos.ribeiro@usp.br>, 11. Vilson Donizete Matias <vilsonmuzambinho@gmail.com>, Coordenação da plenária e Woo Clap: Juliana

Coordenação tempo da plenária: Beatriz e Alef

Anexo 3 - Estudo de caso metodologia dialética

ESTUDO DE CASO

➔ Momentos: Síncrese, Análise e Síntese;

➔ Dimensões: Mobilização para o conhecimento (motivação dos alunos, papel do educador), Construção do Conhecimento, Elaboração da Síntese do Conhecimento (materialização e objetivação - sistematização dos conhecimentos adquiridos)

(14)

➔ Categorias/Critérios para a construção do conhecimento: significação, práxis, problematização, continuidade/ruptura, criticidade, historicidade, totalidade

F.G, 49 anos, professor de história do ensino fundamental com 19 anos de experiência na área, leciona há 14 anos na Escola Estadual Campos Elíseos, situada num bairro próximo ao centro de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e é considerada uma escola referência. Atualmente, o Prof. F.G leciona para o oitavo ano. Essa turma é considerada cooperativa, participativa e é composta por 20 alunos, que possuem diversificados aspectos socioeconômicos e culturais. O professor costuma chegar na sala de aula alguns minutos antes do início para colocar as cadeiras em círculo e preparar o ambiente. Quando os alunos chegam são recebidos com bom dia e convidados a falar como estão. Ao iniciar a aula, o Prof. F.G explica como será conduzida a aula do dia. Sempre inicia as atividades com perguntas do tipo: O que vocês sabem sobre o assunto? Alguém já ouviu algo sobre o tema? Após essa etapa, introduz o tema fazendo uma conexão com a realidade atual e contexto dos alunos. Durante sua explanação, o Prof. F.G é flexível e permite que haja e perguntas. Para melhor compreensão do tema, o professor utiliza ferramentas como estudos de casos, quiz interativo e dinâmicas em grupo ao ar livre. O fechamento é sempre por conta dele, com apenas suas reflexões. Como método avaliativo, o Prof. F. G utiliza alguns critérios, sendo eles participação em aula, prova escrita, seminários e quiz interativo. Após a realização do quiz interativo, o Prof. F.G sempre discute com os alunos acerca das questões que eles mais erraram. Apesar da metodologia utilizada, um grupo de aluno não conseguiu obter boa média nas avaliações, e por isso resolveram procurar a direção da escola. Esses alunos alegam que as atividades propostas causam dispersão e que o professor utiliza como uma forma de não ministrar o conteúdo. Esses ainda relatam que o Prof. F.G não segue a mesma metodologia utilizada pelo docente dessa disciplina em anos anteriores. Dessa forma, culpam o método utilizado. Quando questionado pela direção, o professor alega que utiliza o método participativo, que muitos alunos têm obtido boas notas e por isso está satisfeito com seu rendimento enquanto docente.

Grupo 1: Diante do caso apresentado, com base nos seus conhecimentos e experiências prévias e sob a luz do texto base lido anteriormente, você deverá analisar se no caso apresentado o professor utiliza adequadamente os momentos da metodologia dialética (síncrese, análise e síntese). Descreva quais pontos foram contemplados e quais deveriam ser melhor trabalhado pelo professor em questão. Lembre-se de levar em consideração a função social no contexto do processo ensino-aprendizagem. (Wooclap: https://www.wooclap.com/G1BA)

Grupo 2: Diante do caso apresentado, com base nos seus conhecimentos e experiências prévias e sob a luz do texto base lido anteriormente, você deverá analisar se no caso apresentado o professor utiliza adequadamente as dimensões da metodologia dialética (mobilização para o conhecimento, construção do conhecimento e elaboração da síntese do conhecimento). Descreva quais pontos foram contemplados e quais deveriam ser melhor trabalhado pelo professor em questão. Lembre-se de levar em consideração a função social no contexto do processo ensino-aprendizagem. ( Wooclap: https://www.wooclap.com/G2LI)

(15)

Grupo 3: Diante do caso apresentado, com base nos seus conhecimentos e experiências prévias e sob a luz do texto base lido anteriormente, você deverá analisar se no caso apresentado o professor trabalha adequadamente as categorias/critérios para a construção do conhecimento da metodologia dialética (significação, práxis, problematização, continuidade/ruptura, criticidade, historicidade e totalidade). Descreva quais pontos foram contemplados e quais deveriam ser melhor trabalhado pelo professor em questão. Lembre-se de levar em consideração a função social no contexto do processo ensino-aprendizagem. (Wooclap: https://www.wooclap.com/G3BJ)

Anexo 4- Apresentação do autor (texto base para o docente)

Prof. Celso dos Santos Vasconcellos, Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Autor dos livros: Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico; Construção do Conhecimento em Sala de Aula; Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar; (In) Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola; Para Onde Vai o Professor? Resgate do professor como sujeito de transformação; Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Excludente: do é proibido reprovar ao é preciso garantir a aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança - por uma práxis transformadora; Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula; Indisciplina e Disciplina Escolar: fundamentos para o trabalho docente; Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo.

(16)

PLANO DE AULA

METODOLOGIA DIALÉTICA EM SALA DE AULA

Tema: Metodologia Dialética em Sala de Aula - Texto de VASCONCELLOS, Celso dos S.

Local: Plataforma Google Meet - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)

Disciplina: ERM5780 – Docência no Ensino da Saúde: saberes e práticas.

Docentes responsáveis: Alef Diogo da Silva Santana, Beatriz Boleta Fernandes, Brener Santos Silva, Isabela Zaccaro Rigolin, Julyana Calatayud Carvalho e Laleska Andres Costa Santos. Período: 2º semestre de 2020

Nº Alunos: 35 alunos

Duração da aula: 90 minutos

Objetivo Geral

Compreender a metodologia dialética de ensino na construção do processo ensino aprendizagem e a relação professor aluno nesse contexto.

Objetivos Específicos

1. Apreender os conceitos da metodologia dialética de ensino; 2. Identificar a metodologia dialética na prática docente;

3. Reconhecer a função social no processo ensino-aprendizagem. Conteúdos

- Metodologia dialética:

➔ Momentos: Síncrese, Análise e Síntese;

➔ Dimensões: Mobilização para o conhecimento (motivação dos alunos, papel do educador), Construção do Conhecimento, Elaboração da Síntese do Conhecimento (materialização e objetivação - sistematização dos conhecimentos adquiridos);

➔ Categorias/Critérios para a construção do conhecimento: significação, práxis, problematização, continuidade/ruptura, criticidade, historicidade, totalidade.

(17)

Recursos utilizados: Plataforma Google Meet; Celular; Notebook; Kahoot!; Woo Clap; We Transfer;

Local de desenvolvimento da aula: Plataforma Google Meet (via remota).

Descrição da atividade

Atividade anterior à aula

1. Encaminhar um e-mail convidativo apresentando os docentes para os alunos, com o link da aula, informando a divisão dos grupos. Enviar também os links de cada reunião dos subgrupos, reforçar a importância da leitura do texto, verificar a possibilidade de utilizarem o celular e o computador durante aula para realização das atividades propostas. Lembrá-los de entrar 5 minutos antes do início da aula, que começa às 14:30h. (Beatriz)

2. Entrar em contato pelo grupo de WhatsApp da turma e perguntar se todos receberam o e-mail sobre a possibilidade de utilizar o computador e o celular durante a aula, para realização das atividades. Pedir confirmação através da resposta “ok” no próprio grupo do WhatsApp. (Beatriz)

Atividade 1 (15 minutos) - 14h30 às 14h45

1. Acolhimento dos alunos (Boas vindas, música de fundo volume baixo); (Julyana/Todos)

2. Apresentação do tema com os objetivos e o cronograma da aula. (Laleska)

3. Introduzir brevemente o autor do texto (avaliar o conhecimento prévio da turma sobre o autor). (Isabela)

Atividade 2 (15 minutos) - 14h45 às 15h00

1. Quiz interativo (10 questões) através da plataforma Kahoot! (www.kahoot.it). (Brener) Atividade 3 (30 minutos) - 15h00 às 15h30

1. Pedir para que os alunos entrem no e mail/whatsapp/chat e para que cliquem no link da reunião dos subgrupos (enviados anteriormente) (Brener)

2. Enviar no chat os links dos subgrupos. (Isabela)

3. Nos subgrupos, pedir para eles entrarem no We Transfer e baixar o estudo de caso com a questão norteadora relativa ao seu subgrupo. Link: https://wetransfer.com/downloads/bb1ddb93c7e858afdf4e72e05e646ded2020082721 5726/7af021

4. Leitura e discussão do caso nos subgrupos.

5. Analisar a metodologia dialética de ensino adotada pelo professor no estudo de caso, abordando os momentos, dimensões e categorias/critérios da construção do conhecimento.

(18)

6. Nos 15 minutos finais o moderador deverá colocar os pontos abordados de cada categoria no Wooclap (compartilhar a tela). (Julyana)

Atividade 4 (30 minutos) - 15h30 às 16h00 7. Voltar ao grupo maior com todos os alunos.

8. Cada subgrupo terá dois relatores, que deverão apresentar a síntese de tudo que foi discutido nos subgrupos através de 7 pontos que serão apresentados em forma de “Brainstorm” (recurso utilizado: Woo Clap pela Julyana). (8 minutos para cada grupo) 9. Fechamento com os docentes (6 min). (Alef)

Coordenação da plenária e Woo Clap: Juliana

Coordenação tempo da plenária: Beatriz e Alef

Avaliação

O tipo de avaliação adotada nesta aula será processual e formativa e se dará no decorrer de toda a aula. Através da leitura prévia do texto base, das discussões nos subgrupos, da plenária com todos os alunos e do quiz interativo será possível avaliar a aproximação da turma com o objeto de estudo, a construção do conhecimento, a síntese das ideias e a capacidade dos alunos de solucionarem as situações problemas propostas integrando os conceitos vistos no texto base. Os docentes serão responsáveis por auxiliar e nortear todas as discussões, principalmente nos subgrupos.

Referências:

1. VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).

2. ZABALA, A. A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem: instrumentos de análise. In: ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. 1.ed.reimpr. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 27-52.

Anexos

Anexo 1- Lista com e-mails e divisão dos grupos

Grupo 1

Mediador: Alef e Beatriz

1. Ana Luiza Martins de Moura <ana.luiza.moura@usp.br>, 2. Beatriz Molina Carvalho

3. Christefany Régia Braz Costa <christefany.costa@usp.br>, 4. Cíntia Maria Rodrigues <cintiamaria@usp.br>,

5. Corina Milagro Mosqueira Taipe <corina.mosqueira@usp.br>, 6. Edison Vitório de Souza Júnior <edison.vitorio@usp.br>, 7. Fernanda Daniela Dornelas Nunes <fernandanieladn@usp.br>,

(19)

8. Graciano Almeida Sudré <gracianosudre@usp.br>, 9. Iago Orleans Pinheiro Monteiro <orleansiago@usp.br>,

10. Igor Henrique Teixeira Fumagalli <igorfumagalli@hotmail.com>, 11. Jennifer Midiani Gonella <jennifer.gonella@usp.br>,

12. José Francisco Martoreli Júnior <jose.martoreli@usp.br>, Grupo 2

Mediador: Isabela e Laleska

1. Kisa Valladao Carvalho <valladaokisa@gmail.com>,

2. Laíse Escalianti Del'Alamo Guarda <laise.escalianti@usp.br>, 3. Leonardo Nantes Jacomino <leonardo.jacomino@usp.br>, 4. Lise Maria Carvalho Mendes <lisedemendes@gmail.com>, 5. Lívia Barrionuevo El Hetti Fuentes <liviaelhetti@hotmail.com>, 6. Gabriela Gonçalves Amaral <g.amaral@usp.br>,

7. Marcela Antonini <marcela.antonini@usp.br>, 8. Marcio Souza dos Santos <marciosouza@usp.br>, 9. Mariana Cristina Ferraz da Silva <mcferraz@usp.br>, 10. Mariana Kiev Silva Favaretto <marifavaretto@usp.br>, 11. Melisane Regina Lima Ferreira <melisanerlf@usp.br>,

12. Michelle de Oliveira Guimarães <michelleguimaraes@usp.br>, Grupo 3

Mediador: Brener e Julayana (apoio)

1. Nathália Lázaro Rocha <nathalialazarorocha@usp.br>, 2. Priscila Norié de Araujo <priscila.araujo@usp.br>,

3. Rafael Aparecido Dias Lima <rafael.aparecido.lima@usp.br>, 4. Raphael Henrique Gomes da Costa <raphaelhgc@usp.br> 5. Renata Paula Fabri <renatafabri@usp.br>,

6. Sérgio Renato Macedo Chicote <sergiochicote@usp.br>, 7. Tamires de Assis Vasconcellos Prado <tamires.prado@usp.br>, 8. Thaís Oliveira da Silva <thaisoliveiradasilva@usp.br>

9. Túlio Gustavo do Prado Freitas <tulioprado@usp.br>,

10. Vanessa dos Santos Ribeiro <vanessa.santos.ribeiro@usp.br>, 11. Vilson Donizete Matias <vilsonmuzambinho@gmail.com>, Anexo 3 - Estudo de caso metodologia dialética

ESTUDO DE CASO

Momentos: Síncrese, Análise e Síntese;

➔ Dimensões: Mobilização para o conhecimento (motivação dos alunos, papel do educador), Construção do Conhecimento, Elaboração da Síntese do

(20)

Conhecimento (materialização e objetivação - sistematização dos conhecimentos adquiridos)

➔ Categorias/Critérios para a construção do conhecimento: significação, práxis, problematização, continuidade/ruptura, criticidade, historicidade e totalidade.

F.G, 49 anos, professor de história do ensino fundamental com 19 anos de experiência na área, leciona há 14 anos na Escola Estadual Campos Elíseos, situada num bairro próximo ao centro de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e é considerada uma escola referência. Atualmente, o Prof. F.G leciona para o oitavo ano. Essa turma é considerada cooperativa, participativa e é composta por 20 alunos, que possuem diversificados aspectos socioeconômicos e culturais. O professor costuma chegar na sala de aula alguns minutos antes do início para colocar as cadeiras em círculo e preparar o ambiente. Quando os alunos chegam são recebidos com bom dia e convidados a falar como estão. Ao iniciar a aula, o Prof. F.G explica como será conduzida a aula do dia. Sempre inicia as atividades com perguntas do tipo: O que vocês sabem sobre o assunto? Alguém já ouviu algo sobre o tema? Após essa etapa, introduz o tema fazendo uma conexão com a realidade atual e contexto dos alunos. Durante sua explanação, o Prof. F.G é flexível e permite que haja e perguntas. Para melhor compreensão do tema, o professor utiliza ferramentas como estudos de casos, quiz interativo e dinâmicas em grupo ao ar livre. O fechamento é sempre por conta dele, com apenas suas reflexões. Como método avaliativo, o Prof. F. G utiliza alguns critérios, sendo eles participação em aula, prova escrita, seminários e quiz interativo. Após a realização do quiz interativo, o Prof. F.G sempre discute com os alunos acerca das questões que eles mais erraram. Apesar da metodologia utilizada, um grupo de aluno não conseguiu obter boa média nas avaliações, e por isso resolveram procurar a direção da escola. Esses alunos alegam que as atividades propostas causam dispersão e que o professor utiliza como uma forma de não ministrar o conteúdo. Esses ainda relatam que o Prof. F.G não segue a mesma metodologia utilizada pelo docente dessa disciplina em anos anteriores. Dessa forma, culpam o método utilizado. Quando questionado pela direção, o professor alega que utiliza o método participativo, que muitos alunos têm obtido boas notas e por isso está satisfeito com seu rendimento enquanto docente.

Grupo 1: Diante do caso apresentado, com base nos seus conhecimentos e experiências prévias e sob a luz do texto base lido anteriormente, você deverá analisar se no caso apresentado o professor utiliza adequadamente os momentos da metodologia dialética (síncrese, análise e síntese). Descreva quais pontos foram contemplados e quais deveriam ser melhor trabalhados pelo professor em questão. Lembre-se de levar em consideração a função social no contexto do processo ensino-aprendizagem. (Wooclap: https://www.wooclap.com/G1BA)

Grupo 2: Diante do caso apresentado, com base nos seus conhecimentos e experiências prévias e sob a luz do texto base lido anteriormente, você deverá analisar se no caso apresentado o professor utiliza adequadamente as dimensões da metodologia dialética (mobilização para o conhecimento, construção do conhecimento e elaboração da síntese do conhecimento). Descreva quais pontos foram contemplados e quais deveriam ser melhor trabalhados pelo

(21)

professor em questão. Lembre-se de levar em consideração a função social no contexto do processo ensino-aprendizagem. ( Wooclap: https://www.wooclap.com/G2LI)

Grupo 3: Diante do caso apresentado, com base nos seus conhecimentos e experiências prévias e sob a luz do texto base lido anteriormente, você deverá analisar se no caso apresentado o professor trabalha adequadamente as categorias/critérios para a construção do conhecimento da metodologia dialética (significação, práxis, problematização, continuidade/ruptura, criticidade, historicidade e totalidade). Descreva quais pontos foram contemplados e quais deveriam ser melhor trabalhados pelo professor em questão. Lembre-se de levar em consideração a função social no contexto do processo ensino-aprendizagem. (Wooclap: https://www.wooclap.com/G3BJ)

Anexo 4- Apresentação do autor (texto base para o docente)

Prof. Dr. Celso, dos Santos Vasconcellos, Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Autor dos livros: Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico; Construção do Conhecimento em Sala de Aula; Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar; (In). Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola; Para Onde Vai o Professor? Resgate do professor como sujeito de transformação; Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Excludente: do é proibido reprovar ao é preciso garantir a aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança - por uma práxis transformadora; Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula; Indisciplina e Disciplina Escolar: fundamentos para o trabalho docente; Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo.

Referências

Documentos relacionados

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (BRASIL,