• Nenhum resultado encontrado

Recuperação das Casas destinadas ao atendimento de residências estudantis, no Campus da Fazenda Experimental.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Recuperação das Casas destinadas ao atendimento de residências estudantis, no Campus da Fazenda Experimental."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROJETO BÁSICO

Recuperação das Casas destinadas ao atendimento de

residências estudantis, no Campus da Fazenda Experimental.

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1 Título do Projeto

Recuperação das Casas destinadas ao atendimento de estudantes matriculados nos cursos acadêmicos de graduação, do Campus da Fazenda Experimental.

1.2 Delimitação do objeto a ser licitado

Ajustes na infra-estrutura das Casas destinadas aos estudantes matriculados nos cursos acadêmicos de graduação na Fazenda Experimental, no Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina.

1.3 Modalidade da Licitação

A modalidade sugerida é Tomada de Preços, conforme exigência do Art. 22, Lei 8666/93.

1.4 Estimativa de custos global

A estimativa de custo global para a execução dos serviços propostos neste projeto é de R$ 340.152,34 (trezentos e quarenta mil cento e cinqüenta e dois reais e trinta e quatro centavos), de acordo com planilhas anexas.

1.6 Prazo estipulado

O prazo estipulado para o contrato é de 90 (noventa) dias. Deverão, os licitantes, apresentarem cronograma físico-financeiro com as etapas da obra.

2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Este memorial tem por objetivo descrever e especificar de forma clara os serviços a serem executados para a Recuperação das Casas destinadas a serem casas dos estudantes, matriculados nos cursos oferecidos na Fazenda Experimental, em Petrolina.

(2)

As quantidades levantadas no “Quantitativo” são orientativas, não implicando em aditivos quando das medições dos serviços, cabendo ao construtor a responsabilidade pelo orçamento proposto.

O contratado ao apresentar o preço para esta reforma esclarecerá que não teve dúvidas na interpretação dos detalhes construtivos e das recomendações constantes das presentes especificações, e que está ciente de que as especificações prevalecem sobre os desenhos.

3. DISPOSIÇÕES GERAIS

Os serviços apresentados em planilha anexa, incluem a intervenção física nas estruturas já existentes, casas e área delimitada, no campus Fazenda Experimental, no Projeto Senador Nilo Coelho.

Todos os materiais a serem empregados na obra deverão ser comprovadamente de boa qualidade e satisfazer rigorosamente as especificações a seguir. Todos os serviços serão executados em completa obediência aos princípios de boa técnica, devendo ainda satisfazer rigorosamente às Normas Brasileiras.

Durante a obra deverá ser feita periódica remoção de todo entulho e detritos que venham a se acumulem no local das obras/serviços.

Competirá à empresa contratada fornecer todo o ferramental, instalações provisórias, maquinaria e aparelhamento adequado a mais perfeita execução dos serviços contratados.

Qualquer duvida na especificação, caso algum material tenha saído de linha durante a obra, ou ainda caso faça opção pelo uso de algum material equivalente, consultar um profissional habilitado da CONTRATANTE, para maiores esclarecimentos a fim de que a obra mantenha o mesmo padrão de qualidade.

Em caso de omissão das especificações prevalecerá o disposto pela equipe de fiscalização da obra

Os serviços omitidos neste PROJETO BÁSICO, somente serão considerados extraordinários, quando autorizados por escrito.

Deverá ser confeccionada para a obra placas exigidas pela legislação em vigor bem como as placas indicativas de obra, cujo modelo será fornecido posteriormente pela UNIVASF.

Descrições de serviços porventura não contemplados neste PROJETO BÁSICO, mas constantes em planilha serão realizados sempre com base em

(3)

critérios técnicos previstos através de ABNT, e acompanhados pela EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO.

4. SERVIÇOS PRELIMINARES • Limpeza da área externa.

• Limpeza da área interna (casas).

• Fazer demolição de piso e retirada de louças e metais.

• Revisar todo telhado, substituindo telhas ou peças de madeira danificadas. • Revisar as instalações hidráulicas, substituindo louças, tubos, conexões e

acessórios para o bom funcionamento do sistema conforme planilha contratual, inclusive com fornecimento de material.

• Revisar as instalações elétricas, substituindo cabos, fios, interruptores, tomadas, quadros de distribuição lâmpadas e acessórios para o bom funcionamento do sistema conforme planilha contratual, inclusive com fornecimento de material.

• Fornecimento e instalação de esquadrias de ferro (portas e janelas), inclusive todas as ferragens e acessórios.

• Fornecimento e instalação de vidros.

• Pintura geral em todos os prédios, inclusive revestimento com massa. • Pintura geral de todas as esquadrias.

• Fornecimento e instalação de forro de PVC, inclusive estrutura de sustentação.

5. TRANSPORTES

Todo o entulho deverá ser retirado do local através de caçamba.

6. LIMPEZA DA ÁREA

Deverá ser feita a limpeza da área externa que consiste na retirada de gramíneas, pedriscos e árvores secas, dentro da área definida pela fiscalização da obra, que não ultrapassará 1.000 m ² de área total.

7. INSTALAÇÕES - ELÉTRICA

Deverá ser feita uma revisão geral em toda parte elétrica na edificação e possíveis substituições de peças danificadas conforme necessidade. Deverão ser executadas as ligações elétricas em cada ponto de trabalho. Essas ligações deverão ser puxadas dos pontos mais próximos existentes.

Os interruptores e tomadas serão de fabricação perfeita sem apresentação de imperfeições e defeitos.

(4)

Todos os materiais e acessórios usados deverão atender as normas da ABNT.

LUMINÁRIAS

• Fornecimento e instalação de luminária fluorescente de sobrepor aberta de 02 lâmpadas de 40 W completa com todos os acessórios;

• Fornecimento e instalação de luminárias simples tipo plafonier com lâmpada eletrônica.

TOMADAS E INTERRUPTORES

• Fornecimento e instalação de interruptor triplo;

• Fornecimento e instalação de tomada universal 2P+1T; • Fornecimento e instalação de ponto de tomada de rede; • Fornecimento e instalação de ponto de tomada para telefone.

8. DEMOLIÇÃO

Pisos e paredes deverão ser demolidos dentro da melhor técnica, nos locais indicados pela FISCALIZAÇÃO, consoante planilha de preços, tomando-se os cuidados necessários para que a estrutura da edificação não sofra qualquer dano.

9. FORROS

Execução de forro em PVC, inclusive estrutura para sustentação do forro.

10. PISO

Execução de piso em concreto simples com acabamento liso nas áreas externa (passeios) e cerâmica de 1ª qualidade, nas áreas internas das edificações, conforme planilha de preços.

11. REVESTIMENTOS E PINTURAS

Todos os materiais serão de primeira qualidade, de marca reconhecida e de produção recente.

A superfície da base para as diversas argamassas deverá ser bastante regular para que possa ser aplicada em espessura uniforme.

Os revestimentos de argamassa deverão ser executados por profissionais habilitados e especializados.

Os revestimentos deverão apresentar paramentos perfeitamente planos, prumados, alinhados e nivelados.

(5)

A recomposição parcial de qualquer revestimento deverá ser executada com perfeição, a fim de não apresentar diferenças e descontinuidade.

Qualquer camada de revestimento só poderá ser aplicada quando a anterior estiver suficientemente firme.

O chapisco comum será executado com argamassa de cimento e areia, no traço volumétrico de 1:3, empregando-se areia grossa

As superfícies a serem chapiscadas deverão antes ser molhadas e limpas. Os emboços serão iniciados somente após completa pega das argamassas das alvenarias e chapiscos.

Os emboços serão fortemente comprimidos contra as superfícies, a fim de garantir sua perfeita aderência, e deverão apresentar paramento plano e áspero para facilitar a aderência do acabamento.

Será aplicado o emboço como base em todas as paredes que receberão revestimento em ladrilhos cerâmicos. Em superfícies internas, será executado com argamassa de cimento e areia grossa no traço volumétrico de 1:9 e em superfícies externas, será utilizada a proporção de 1:4.

O emboço deverá estar limpo, sem poeira, antes de receber o revestimento, devendo as impurezas visíveis ser removidas.

Quando houver possibilidade de chuvas, a aplicação do emboço externo não será iniciada, ou caso já o tenha sido, será ordenada a sua interrupção.

Sua espessura não deverá ultrapassar 20 mm, de modo que, com a aplicação de 5 mm do ladrilho cerâmico, o revestimento de argamassa não ultrapasse 25 mm.

A massa única será aplicada nas paredes indicadas no projeto. Só será iniciada após completa pega das argamassas das alvenarias e chapiscos.

Em superfícies internas, a massa única será executada com argamassa de cimento e areia média no traço volumétrico de 1:4. 16

Cada pano de parede só será iniciado depois de embutidas todas as canalizações, colocados todos os peitoris, grades e contra marcos e antes da colocação de alisares e rodapés.

Antes da aplicação da massa única, toda a superfície deverá ser abundantemente molhada através de esguicho de mangueira.

(6)

Quando houver possibilidade de chuvas, a aplicação da massa externa executada em uma jornada de trabalho terá sua superfície molhada ao término da mesma.

As superfícies a revestir serão regularizadas e desempenadas a régua, desempenadeira e espuma de borracha; deverão apresentar aspecto uniforme e não serão toleradas quaisquer ondulações ou desigualdades de alinhamento de superfície.

Os revestimentos deverão apresentar panos perfeitamente desempenados, prumados, alinhados e nivelados, com arestas vivas.

A recomposição parcial de qualquer revestimento deverá ser executada com perfeição, a fim de não apresentar diferenças ou descontinuidades.

AZULEJOS

Será comprovadamente de primeira qualidade, cor Branca. Devem apresentar esmalte liso, vitrificação homogênea, coloração perfeitamente uniforme, dureza, sonoridade característica e resistência suficiente.

Serão rejeitadas as peças empenadas, deformadas, fendilhadas ou de superfície esmaltada granulosa.

Os azulejos serão assentados com juntas corridas, em perfeito alinhamento e obedecendo aos detalhes do projeto de arquitetura.

Antes do assentamento dos azulejos deverá proceder-se uma rigorosa verificação de prumos e níveis, de maneira a segurar um arremate perfeito e uniforme com pisos, tetos e elementos estruturais aparentes, e também deverá ser verificada a posição de torneiras, caixas de passagem, tomadas, interruptores e outros, corrigindo-se aquelas que não tiveram corretamente fixadas.

Os azulejos deverão ser imersos em água limpa por um período mínimo de 6 horas e no máximo 12 horas, e quando retirados deve-se escorrer a água em excesso.

Os azulejos serão assentados nas paredes já emboçadas conforme item específico com argamassa industrializada.

O rejunte das peças será executado com pasta de cimento branco, no mínimo após 24 horas do assentamento. A limpeza deverá ser imediata com panos secos.

CERÂMICA

Serão comprovadamente de primeira qualidade, que apresentem tamanho e características seguintes: PEI V, 40cm X 40cm, na cor cinza ou branco gelo

(7)

O assentamento das peças será com argamassa industrializada. Deve-se deixar juntas de dilatação em torno das peças da ordem de 5mm ou a recomendada pelo fabricante.

PINTURA

Toda a superfície a ser pintada deverá estar seca; ser cuidadosamente limpa, retocada e preparada de acordo com o tipo de pintura que irá receber.

Cada demão de tinta só deverá ser aplicada quando a precedente estiver completamente seca. Da mesma forma deve-se proceder entre uma demão de tinta e massa.

Devem ser adotados cuidados especiais no sentido de evitar salpicos de tintas em superfícies não destinadas a pintura (esquadrias e ferragens, vidros, pisos etc.), utilizando-se mantas de tecido ou plástico, papel, fitas crepe e outros. Os salpicos que não puderem ser evitados deverão ser removidos enquanto a tinta estiver ainda fresca, utilizando-se um removedor específico.

Após toda etapa de lixamento, a superfície deverá ser limpa com escova de pelo e em seguida com pano seco, a fim de remover todo o pó antes da aplicação da demão seguinte.

Os serviços de pintura serão executados em PVA interna e tinta em pó nas paredes externas, no WC do escritório aplicar esmalte sintético até a altura de 1,80 m.

12. HIDRÁULICA

Serão executados serviços de limpeza e recuperação dos pontos e montagem do WC do escritório empregando louças e metais de 1ª qualidade.

13. DIVERSOS VIDROS

Os vidros serão empregados do tipo fantasia canelado somente trocando os danificados.

ESQUADRIAS

As janelas dos depósitos serão trocadas por basculhantes com vidro canelado e as portas em chapa metálica e basculhante seguindo o padrão dos outros blocos.

Nos demais blocos serão substituídas as fechaduras das portas de entrada e dos fundos em todas as casas.

(8)

• As ligações elétricas de alimentação serão feitas do poste ao rack já existente nas casas.

• Cada poste receberá uma luminária aberta pública com braço de 1 metro.

• O aterramento das tomadas (2P+T) deve ser feito com 03 hastes fechando o triângulo de 3m o mais próximo possível da edificação.

• O quadro de medição deverá ser fixado em poste de fácil acesso e visível a concessionária (CELPE).

14. LIMPEZA E ENTREGA DA OBRA

A obra deverá ser entregue completamente limpa. Os vidros e pisos serão lavados, não devendo existir qualquer vestígio de tinta, deixando as superfícies completamente limpas e perfeitas, sob pena de serem substituídos. Tudo quanto se refere a metais, maçanetas, etc., deverão ficar perfeitamente polidos, sem arranhões ou falhas.

Os procedimentos indicados acima se estendem também à área externa, implicando na limpeza do piso, gramado, jardins, gradis, ou seja, tudo que se refere à obra.

15. CONCLUSÃO

Todas as informações aqui apresentadas visam auxiliar aos licitantes no desenvolvimento de suas propostas, devendo, no entanto, estes, ficarem atentos e obedecerem a toda legislação, seja de ordem trabalhista, previdenciária, penal e outras, em vigor, que delimitem responsabilidades, não sendo, portanto, aceita alegações futuras de desconhecimento de legislação vigente, como forma de não atendimento das condições de desenvolvimento dos trabalhos e demais obrigações contratuais.

Referências

Documentos relacionados

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Avaliação técnico-econômica do processo de obtenção de extrato de cúrcuma utilizando CO 2 supercrítico e estudo da distribuição de temperatura no leito durante a

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar

Este artigo tem por objetivo a avaliação da vida marinha e terrestre na praia da vila no Município de Imbituba em Santa Catarina, o estudo traz uma avaliação da vida existente